Vous êtes sur la page 1sur 68

EAN BRASIL

Passo a Passo para a Aplicao dos Cdigos de Barras EAN/UCC


Pode-se dividir a aplicao do cdigo de barras EAN/UCC em etapas distintas:

1 a Etapa: Estruturar as numeraes exclusivas para cada item comercial; 2 a Etapa: Escolher , produzir e aplicar o cdigo de barras adequado para representar a numerao de identificao dos itens.

Numerao EAN/UCC-13 exclusiva para cada item comercial, deve ser atribuda pelo detentor da marca do produto

Cdigo de barras EAN-13 (padro EAN/UPC requerido para leitura ptica nos check-outs das lojas no varejo)

7 898888 880011 >

Dgito verificador

Prefixo EANUCC de Empresa (pode variar entre 7 e 12 dgitos; esta definio ocorrer no momento do licenciamento pela EAN BRASIL)

Numerao de cada item comercial (pode variar sua capacidade de combinaes conforme o prefixo, que a antecede.Ex.: prefixo de 9 dgitos permite a identificao de 1.000 itens diferentes. Prefixo de 8 dgitos permite a identificao de 10.000 itens diferentes. Prefixo de 7 dgitos permite a identificao de 100.000 itens diferentes.

A estrutura EAN/UCC-13 composta por 13 dgitos, que jamais deve ser separada no cadastro e referncia gerais dos itens, pois somente a combinao completa dos dgitos garante a exclusividade das numeraes no mercado.

1 a Etapa: Estrutura das numeraes exclusivas para cada item comercial.


Como obter a estrutura de numerao exclusiva para cada item comercial? As empresas que detm a marca de produtos devem obter com a EAN BRASIL um PREFIXO EANUCC de EMPRESAS por meio de filiao entidade. Este prefixo vai compor os primeiros dgitos da estrutura de numerao EAN/UCC-13.

Numerao EAN/UCC-13

7 898888 880011 >

EAN BRASIL

A seqncia da numerao dever ser atribuda pelas empresas de forma seqencial e crescente diferenciando cada produto, conforme suas caractersticas de modelo, cor, tamanho, peso e fragrncia. Veja Captulo 3 -Identificao de itens comerciais (Manual do Usurio). O ltimo dgito um dgito verificador obtido por clculo algoritmo. Veja Anexo 1 Clculo do Dgito Verificador Padro de Estrutura de Numerao EANUCC (Manual do Usurio).

Como o nmero EAN passar a ser a identidade do item comercial? Aps criadas, as numeraes dos itens devero ser cadastradas pela empresa responsvel por sua atribuio em banco de dados seguro, e comunicadas para todos os parceiros comerciais com as respectivas descries dos itens. Somente aps o cadastramento dos itens e suas respectivas numeraes EAN, os parceiros comerciais podero utiliz-las como referncia aos itens nos pedidos de compra, catlogos de preos, identificao no momento da venda, etc. Por isso fundamental que seja rigorosa a gesto das numeraes por parte de quem as atribui. Veja Captulo 4 Critrios para Modificar ou Manter o GTIN (No Global de Item Comercial EAN), e Captulo 6 Processando o GTIN (Manual do Usurio).

2 a Etapa: Escolher, produzir e aplicar o cdigo de barras adequado para representar a numerao de identificao dos itens.
O cdigo de barras uma forma de representar a numerao que viabiliza a captura automtica dos dados, por meio de leitura ptica nas operaes automatizadas. O Sistema EANUCC reconhece trs simbologias de cdigo de barras para representar as estruturas de numerao padronizada. Os seres humanos compreendem as letras do alfabeto que, combinadas, podem representar uma mensagem, desde que respeitem as regras dos idiomas. De nada adianta combinarmos as letras em ingls se o receptor de mensagem s reconhece o idioma portugus. O mesmo pode ser aplicado para os cdigos de barras em relao aos scanners. Os cdigos de barras correspondem s letras, ao alfabeto para o scanner, mas para que eles possam entender a mensagem, os cdigos de barras devem estar no idioma reconhecido por cada leitor ptico. Isso significa que no qualquer scanner que consegue ler qualquer tipo de cdigo de barras; os leitores pticos devem estar habilitados para leitura a fim de poderem interpretar um cdigos de barras. Desta forma, o Sistema EANUCC indica os tipos de simbologias, que podem ser reconhecidas nos diferentes ambientes conforme apontado nos quadros: Cdigos de Barras EAN/UPC

Uso Geral

EAN -13
7 898888 880011 >

Exportao para USA e Canad

UPC A
0

12345 68789

EAN BRASIL

Uso Geral EAN-8

< 7 8 9 9 9992 >

A maioria dos scanners de frente de loja do varejo (check-out) est configurada para interpretar somente a simbologia EAN/UPC; desta forma, todos os produtos que forem vendidos ao consumidor de varejo devem ser identificados com esta simbologia, pois, caso contrrio, os cdigos de barras no sero reconhecidos pelo leitor ptico. Para escolher o cdigo de barras adequado para cada embalagem deve-se visualizar o processo logstico (movimentao) do produto na cadeia de distribuio. Veja captulo 7- item 7.2 Cdigos de Barras usados no Sistema EANUCC; item 7.3 Consideraes sobre o uso das simbologias ; item 7.4 Selecionado um cdigo de barras ; item 7.5 rvore de decises de opes de Cdigos de Barras (Manual do Usurio).

A simbologia EAN/UPC interpretada na sada de loja e varejo (check-out), assim como em todas as etapas de movimentao de mercadorias (atacado, armazns, centros de distribuio, etc.). Exportao para USA e Canad UPC-E

345678 1

As simbologias ITF e UCC/EAN-128 so interpretadas nas etapas de movimentao de mercadorias (recebimento e expedio em geral, em armazns e centros de distribuio, pelas transportadoras, etc.). Estes cdigos de barras no so interpretados pelos scanners de frente de loja do varejo.

Cdigos de Barras ITF

1 78 98888 88001 8
Cdigos de Barras UCC/EAN-128

( 0 1 )

0 7 8 9 8 8 8 8

8 8 0 0 1 1

Nota: Todas as numeraes e cdigos de barras nos exemplos so meramente ilustrativos.

EAN BRASIL

Como gerar os cdigos de barras?


Os cdigos de barras podem ser gerados e aplicados nas embalagens por diferentes maneiras; descrevemos, abaixo, as mais comuns: 1) Filme Master Fotolito especial para o cdigo de barras, necessrio para gravao das matrizes de impresso em processos grficos convencionais (offset, flexografia, fotogravura, serigrafia, etc.). Estes filmes no devem ser reproduzidos aleatoriamente por cpias fotogrficas, nem ampliados ou reduzidos. Nos originais dos Filmes Master de cada smbolo, dever vir identificado o nome do produto que o cdigo corresponde, a magnitude que o smbolo estiver representado, tido de filme (negativo ou positivo), fator de BWR compensado, marco da margem clara, marco de suporte quando aplicvel e marcas de corte. O filme no dever apresentar risco ou m revelao. O fornecedor grfico dever estar totalmente envolvido na solicitao deste fotolito no mercado, caso ele mesmo no o produza, pois cada grfica saber as condies das mquinas de impresso, podendo definir o perfil de distoro, conforme as variveis de velocidade de impresso, temperatura, viscosidade de tinta, entre outros fatores que interferem na qualidade dos cdigos de barras. 2) Softwares e impresso Os cdigos de barras, quando no pr-impressos nas embalagens ou rtulos, podem ser aplicados por etiquetas geradas por impressoras automticas de cdigos de barras (trmicas ou termotransferncia), ou ainda por meio de softwares de gerao dos smbolos e impressoras a laser ou jato de tinta (quanto maior a definio da impressora, melhor ser a qualidade das barras). Neste caso, deve-se avaliar o desempenho do software na gerao dos tipos de cdigos de barras e tambm nas diferentes magnitudes dos smbolos. Os smbolos gerados devem seguir as especificaes EAN/UCC de qualidade. 3) Ink-Jet (jato de tinta) Equipamentos programveis para a impresso de cdigos de barras nas linhas de produo por meio de jatos de tinta. Um uso freqente deste tipo de equipamento a impresso de data de validade e no de lotes nas embalagens. As empresas devero avaliar a melhor opo de aplicao do cdigo de barras em seus produtos. A EAN BRASIL no dispe de software de gerao de cdigo de barras, nem tempouco comercializa qualquer tipo de recurso para gerao de smbolos. O departamento tcnico da EAN BRASIL oferece gratuitamente orientao tcnica para o uso dos padres EAN, alm do servio de anlise e qualidade dos cdigos de barras EAN/UCC, agindo como facilitador na implantao destes padres pelas empresas associadas. Consulte o Guia Nacional de Fornecedores de Equipamentos e Servios para Automao publicado pela EAN BRASIL, onde h uma lista de fornecedores para sua consulta. Seja qual for a opo de gerao do cdigo de barras, ela dever ser submetida verificao de qualidade para garantir eficincia no mercado. Crie um mtodo para controle de qualidade e use o laboratrio da EAN BRASIL para os casos que necessitem de apoio.

Por que alguns cdigos de barras so ilegveis aos scanners?


7) excessivo engrossamento ou afinamento das barras, altura insuficiente das barras, invlucro impedindo o acesso do feixe de luz do scanner (solda da embalagem, tarjas, etc.), cdigo deteriorado (manchas, borres, amassamento, etc.), posio do smbolo inadequada (principalmente em embalagens cilndricas), m impresso do cdigo - falha ou sobrecarga de tinta, entupimento entre as barras, etc.

Considerando que o equipamento de leitura ptica esteja habilitado para decodificar a simbologia a ele submetida, e mesmo assim o cdigo de barras no seja decodificado, h uma lista de ocorrncias, na qual a causa do problema pode estar inserida: 1) 2) dgito verificador errado, as margens de silncio do smbolo no foram preservadas, contraste insuficiente entre barras e fundo, aplicao errada das cores de fundo e barras, erro na construo das barras (paridade do cdigo de barras), magnitude do smbolo fora das especificaes,

8) 9)

10)

3) 4) 5)

11)

12)

6)

EAN BRASIL

O captulo 7- item Aspectos dos Cdigos de Barras em item 7.2 Cdigos de Barras usados no Sistema EANUCC (Manual do Usurio) mostram as recomendaes referentes ao tamanho dos cdigos de barras (= magnitudes),margens de silncio, cores e contraste, qualidade de impresso e localizao do smbolo. Consulte tambm os anexos: 1) Clculo do Dgito Verificador Padro de Estruturas de Numerao EAN/UCC, 2) Tabelas de magnitudes , 3) Tabela de orientao para aplicao dos smbolos EAN/UPC na posio horizontal em embalagens cilndricas, 4) Clculo do Dgito Verificador da Estrutura UCC/EAN-128 O sucesso da identificao EANUCC depende da correta administrao dos Nmeros Globais de Itens Comerciais, assim como da representao grfica dos

cdigos de barras adequados para cada processo. Qualquer desvio na qualidade de um ou outro afetar o gerenciamento automatizado da cadeia de suprimentos. Por isso recomendado que toda comunicao referente a cdigos de barras, numeraes e suas respectivas descries de produtos sejam revisadas e registradas pelos responsveis a fim de impedir problemas tais como: numerao no correspondente ao item identificado, troca de fotolito na montagem de matriz de impresso de embalagens e numeraes diferentes atribudas a produtos idnticos, entre outros erros. O uso de formulrio para comunicao com os fornecedores grficos e de embalagens, agncias de criao, fornecedores de fotolito entre outros deve ser adotado para o controle de processo. O formulrio deve conter toda a especificao referente numerao, descrio do produto, de cdigos de barras, magnitude, posio, e indicao de valor de BWR para filme master, observaes gerais que orientem todos os envolvidos na produo e impresso de embalagens e etiquetas para itens comerciais.

Servios da EAN BRASIL


SAA Servio de Atendimento ao Associado Orientao para filiao, dvidas sobre cdigo de barras e mensagens EANCOM, solicitao de materiais,inscrio em eventos e informaes gerais sobre a entidade. Servio de Atendimento ao Associado (SAA) 0800.11.0789 e-mail: ean@eanbrasil.org.br Assessoria Tcnica Aplicao setorial do Sistema EANUCC, orientao sobre construo e qualidade de cdigos de barras, orientaes gerais nas diferentes etapas de implantao das margens eletrnicas (EANCOM) e cdigos de barras EANUCC e licenciamento de numeraes EAN/UCC-8. e-mail: ean@eanbrasil.org.br Eventos Cursos sobre o Sistema EANUCC, aplicados em codificao de produtos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, comrcio eletrnico e automao comercial . A EAN BRASIL participa de congressos e feiras e organiza seminrios em todo o pas. Consulte nosso calendrio para saber quando estaremos em cada estado. Publicaes A EAN BRASIL oferece ao associado a "Revista Automao" - uma publicao bimestral, o "Guia Nacional de Fornecedoresde Equipamentos e Servios para Automao", assim como "Encartes Tcnicos e Guias Tcnicos Setoriais" e "Sistema de Gerenciamento de Nmeros".

Visite nosso Centro de Servios: www.eanbrasil.org.br

Boa Leitura

Expediente:
Manual do Usurio EANUCC - 3 Edio Novembro/2002 Contedo desenvolvido pela EAN International e UCC. Produzido pela EAN BRASIL - Associao Brasileira de Automao em adaptao do Global User Manual rev. 4. Redao: Cludia A. Monteiro de Carvalho Ferreira Solues de Negcios EAN BRASIL Revisado por: Adriano Bronzatto Solues de Negcios EAN BRASIL Superviso Geral: Roberto Matsubayashi Solues de Negcios EAN BRASIL 2001-2002 EAN BRASIL. Todos os direitos reservados. Proibida a reproduo total ou parcial sem prvia autorizao da EAN BRASIL, Associao Brasileira de Automao.

EAN BRASIL

NDICE
Prefcio ...................................................................................................................................................................... 10 Declarao .................................................................................................................................................................. 10 1. Introduo .............................................................................................................................................................. 10 2. Fundamentos e Princpios do Sistema EANUCC. ................................................................................................ 11 2.1. reas de Aplicao .................................................................................................................................... 11 2.2. Sistema de Numerao ............................................................................................................................. 12 Nmero Global de Item Comercial (GTIN) ................................................................................................. 12 Cdigo de Srie de Unidade Logstica (SSCC) ............................................................................................ 12 Nmero Global de Localizao (GLN) ........................................................................................................ 12 2.3. Simbologias do Cdigo de Barras ............................................................................................................ 13 3. IDENTIFICAO DE ITENS COMERCIAIS ............................................................................................................... 14 3.1. AS ESTRUTURAS DE NUMERAO ........................................................................................................... 16 Indicador ...................................................................................................................................................... 16 Prefixo EAN/UCC de Empresa ..................................................................................................................... 17 Referncia de item ...................................................................................................................................... 17 Dgito Verificador ........................................................................................................................................ 17 3.2. QUEM RESPONSVEL PELA NUMERAO DE ITENS COMERCIAIS ..................................................... 17 Regra Geral .................................................................................................................................................. 17 Excees ....................................................................................................................................................... 18 Itens sem marca e genricos ....................................................................................................................... 18 3.3. O QUE LEVAR EM CONTA AO NUMERAR UM ITEM COMERCIAL ........................................................... 18 Configurao da embalagem ..................................................................................................................... 19 Os usos do GTIN .......................................................................................................................................... 20 Itens com preo prefixado .......................................................................................................................... 20 Exemplo ....................................................................................................................................................... 20 4. CRITRIOS PARA MODIFICAR OU MANTER O GTIN ............................................................................................. 22 4.1. QUANDO MODIFICAR O NMERO ........................................................................................................... 22 4.2. VARIANTES DO ITEM COMERCIAL ............................................................................................................ 22 Alteraes do produto ................................................................................................................................ 22 Variantes do item comercial para agrupamento ...................................................................................... 23 4.3. PROMOES .............................................................................................................................................. 23 4.4. T ABELA DE RESUMO ................................................................................................................................. 24 4.5. MODIFICAES NO STATUS DE UMA EMPRESA QUE POSSUI ITENS ...................................................... 26 Aquisio ou fuso ...................................................................................................................................... 26 Aquisio parcial ......................................................................................................................................... 26 Ciso ou trmino de fuso ......................................................................................................................... 26 4.6. INTERVALO DE TEMPO DE REUTILIZAO DE UM GTIN ......................................................................... 27 5. PRODUTOS PEQUENOS ...................................................................................................................................... 27 6. PROCESSANDO O GTIN ...................................................................................................................................... 28 6.1. CONTEDO DO BANCO DE DADOS ......................................................................................................... 28 6.2. TRANSMISSO DAS INFORMAES SOBRE O PRODUTO ....................................................................... 29 6.3. COMO DEVEM SER TROCADAS AS INFORMAES ................................................................................. 30 6.4. QUANDO DEVE OCORRER A COMUNICAO ......................................................................................... 30 7. MARCAO DE ITENS COMERCIAIS COM O CDIGO DE BARRAS ................................................................ 31 7.1. ASPECTOS DOS CDIGOS DE BARRAS ..................................................................................................... 31

EAN BRASIL

Tamanhos (magnitudes) ............................................................................................................................. 31 Margens claras ............................................................................................................................................ 31 Cores e Contraste ........................................................................................................................................ 32 Qualidade de impresso ............................................................................................................................. 32 Localizaes ................................................................................................................................................. 33 7.2. CDIGOS DE BARRAS USADOS NO SISTEMA EANUCC ......................................................................... 35 Smbolos EAN/ UPC ..................................................................................................................................... 35 Smbolos ITF-14 ........................................................................................................................................... 36 Smbolo UCC/ EAN-128 ............................................................................................................................... 37 7.3. CONSIDERAES SOBRE O USO DAS SIMBOLOGIAS .............................................................................. 37 7.4. SELECIONANDO UM CDIGO DE BARRAS ............................................................................................... 37 7.5. RVORE DE DECISES DE OPES DE CDIGOS DE BARRAS ................................................................ 39 8. IDENTIFICADORES DE APLICAO (AIS) ............................................................................................................... 40 9. UNIDADES LOGSTICAS .......................................................................................................................................... 42 9.1. O SSCC ........................................................................................................................................................ 42 9.2. A ETIQUETA LOGSTICA............................................................................................................................. 43 Representao das informaes ................................................................................................................. 43 Layout da etiqueta logstica ....................................................................................................................... 43 Seo do fornecedor ................................................................................................................................... 43 Seo do cliente .......................................................................................................................................... 43 Seo da transportadora ............................................................................................................................ 43 Exemplos de etiquetas ................................................................................................................................ 43 10. PRODUTOS COM MEDIDAS VARIVEIS .............................................................................................................. 47 10.1. UNIDADE DE CONSUMO DE MEDIDA VARIVEL .................................................................................. 47 Destinada ao check out do varejo ............................................................................................................. 47 10.2. ITEM COMERCIAL DE MEDIDA VARIVEL NO-DESTINADO AO VAREJO........................................... 48 Codificao em barras ................................................................................................................................ 48 10.3. IDENTIFICAO DE ITEM COMERCIAL DE MEDIDA VARIVEL PARA PROPSITO DE EDI .................. 49 11. CASOS ESPECIAIS ................................................................................................................................................. 49 Livros e publicaes em srie ..................................................................................................................... 49 Partituras musicais ...................................................................................................................................... 50 Numerao interna da empresa em loja ou depsito .............................................................................. 50 Numerao de cupons ................................................................................................................................ 50 12. NMEROS GLOBAIS DE LOCALIZAO-GLN ...................................................................................................... 51 13. EDI ........................................................................................................................................................................ 51 14. DVIDAS MAIS FREQENTES .............................................................................................................................. 52 15. GLOSSRIO ........................................................................................................................................................... 54 16. ANEXOS ............................................................................................................................................................. 57 ANEXO 1- Clculo do Dgito Verificador Padro de Estruturas de Numerao EANUCC ..................... 57 ANEXO 2- Tabelas de magnitudes ............................................................................................................. 58 ANEXO 3- Tabela de orientao para aplicao dos smbolos EAN/ UPC na posio horizontal em embalagens cilndricas .................................................................... 60 ANEXO-4 Identificadores de Aplicao EAN/UCC ..................................................................................... 61 ANEXO-5 Clculo do Dgito Verificador da Estrutura UCC/EAN-128 ....................................................... 65 ANEXO-6 Conjunto de Caracteres do Cdigo UCC/EAN-128 .................................................................... 66

EAN BRASIL

PREFCIO
O objetivo do Manual do Usurio proporcionar aos membros das Organizaes EAN e UCC instrues de compreenso para a aplicao do Sistema EANUCC. Este material baseado nas Especificaes Gerais EANUCC que constituem documento de referncia padro em nvel internacional. Os exemplos escolhidos vm principalmente do setor varejista, porm, os princpios e padres aqui apresentados aplicam-se a todos os setores dispostos a beneficiar-se do Sistema EANUCC. Declarao Declaramos que os smbolos de cdigo de barras contidos neste manual so somente exemplos e no tem o escopo de serem interpretados ou reproduzidos. Apesar de todos os esforos feitos para assegurar que os padres EANUCC contidos neste manual estejam corretos, a EAN International, o UCC, as Organizaes Membro EAN e as partes de alguma forma envolvidas na criao ou reproduo destas diretrizes, no garantem expressa ou implcita exatido ou convenincia nos padres aqui publicados. Declaramos ainda que no se responsabilizam direta ou indiretamente por prejuzos, perdas ou danos provenientes do uso e aplicao das diretrizes contidas neste Manual do Usurio EANUCC. Este Sistema no sobrepe determinaes especficas estabelecidas setorialmente referentes a prticas comerciais dos diferentes pases, estando a EAN BRASIL e as demais Organizaes Membro EAN isentas de comunicar s empresas associadas, informaes sobre prticas comerciais ou quaisquer outras medidas que no tratem diretamente do Sistema EANUCC. Estas diretrizes podero ser modificadas de tempos em tempos sem prvio aviso, sempre que o desenvolvimento tecnolgico, alteraes dos padres ou novos requerimentos o exigirem. A dinmica da conduo de negcios alterou-se mais rapidamente nos ltimos anos do que durante toda a era ps-guerra. A rpida evoluo dos papis representados na cadeia de valor, novos canais de distribuio, mudanas nos padres da demanda e maiores expectativas de servio elevaram a importncia decisiva da tecnologia de informao nos processos de negcios.

1INTRODUO
Os padres EANUCC facilitam a comunicao nacional e internacional entre todos os parceiros comerciais que fazem parte de qualquer cadeia de suprimento, inclusive fornecedores de matriaprima, atacadistas, distribuidores, varejistas, hospitais e clientes finais ou consumidores. Muitas empresas esto expandindo seus canais de distribuio no que diz respeito a mercados e clientes em setores e atividades, que antes no eram usuais para elas. Uma empresa que optar por um padro especfico de algum setor, vai se defrontar com os custos potencialmente elevados da manuteno de dois ou mais sistemas de identificao e comunicao, se quiser vender seus produtos ou servios, ou simplesmente relacionar-se fora do seu nicho. Muitas operaes essenciais eficincia do comrcio e otimizao da cadeia de suprimento dependem da preciso de identificao dos produtos trocados, servios prestados e/ou localizaes envolvidas. O Sistema EANUCC um conjunto de padres que possibilita a gesto eficiente de cadeias de suprimentos globais e multissetoriais, identificando com exclusividade produtos, unidades logsticas, localizaes, ativos e servios. Ele facilita os processos de comrcio eletrnico, viabilizando a total rastreabilidade das operaes. Os nmeros de identificao podem ser representados por meio de smbolos do cdigo de barras para possibilitar a leitura eletrnica (ptica) no ponto-devenda, no recebimento nos depsitos ou em qualquer outra etapa em que seja necessria a captura de dados nos processos de negcios. O Sistema projetado para superar as limitaes decorrentes do uso de codificaes especficas (restritas) de um setor, organizao ou empresa, e tornar o comrcio muito mais eficiente e reativo aos clientes.

EAN BRASIL

10

Esses nmeros de identificao tambm so usados em mensagens de intercmbio eletrnico de dados (EDI) para aumentar a velocidade e a preciso das comunicaes. O Sistema EANUCC oferece padres de mensagens estruturadas para EDI, baseadas na simplificao do EDIFACT elaborado pela ONU. Este manual fornece apenas informaes sobre o Sistema de numerao e cdigos de barras para leitura ptica. Para obter informaes sobre o EDI, consulte o manual EANCOM. Alm de fornecer nmeros exclusivos de identificao, o Sistema tambm proporciona informaes adicionais, tais como datas de validade, nmeros de srie e nmeros de lote mostrados na forma de cdigo de barras. Seguir os princpios e o projeto do Sistema EANUCC significa que os usurios podem projetar os aplicativos para processar automaticamente os dados EANUCC. A lgica do Sistema garante que os dados capturados a partir dos cdigos de barras produzam mensagens eletrnicas inequvocas e que seu processamento possa ser totalmente pr-programado.

A aplicao dos diferentes padres EANUCC pode resultar em significativas melhorias nas operaes logsticas, na reduo dos custos com a papelada, na diminuio dos tempos de espera do processamento do pedido e da entrega, no aumento da preciso e na melhor gesto de toda a cadeia de suprimento. Enormes economias de custos so obtidas diariamente por empresas usurias que adotaram o Sistema EANUCC, porque estas aplicam a mesma soluo para comunicar-se com todos os seus parceiros comerciais ao mesmo tempo, os quais permanecem inteiramente livres para executar aplicativos internos a seu critrio. As simbologias do Sistema EANUCC e a lista de todos os Als so padres ISO (International Organization for Standardization) e CEN (European Committee for Standardization ). Este manual descreve as regras internacionais relacionadas identificao de produtos e servios e os smbolos do cdigo de barras associados a elas usados para representar os dados em um formato legvel por mquina.

2Fundamentos e princpios do Sistema EANUCC


2.1 reas de Aplicao
Diversas aplicaes esto cobertas pelo Sistema EANUCC. Incluem: itens comerciais, unidades logsticas, ativos e localizaes. Essas aplicaes dependem de estruturas de numerao padronizadas, por meio das quais podem ser identificados todos os itens envolvidos e seus dados. Os nmeros que so as chaves para acessar os bancos de dados e identificar de forma inequvoca os itens tratados em todas as mensagens de uma transao comercial; destinam-se puramente identificao, no contendo nenhum significado. Todas as informaes, que descrevem um produto ou servio, sero encontradas em bancos de dados. Elas so comunicadas do fornecedor ao usurio uma vez, antes da primeira transao, seja por meio de mensagens padronizadas ou pela consulta de catlogos eletrnicos. O meio de informar tais dados dever ser acordado entre os parceiros comerciais. Os nmeros so representados em cdigos de barras, que permitem a captura automtica dos dados em cada ponto automatizado, onde um item for movimentado. Os cdigos de barras, geralmente, so aplicados no processo de produo na fbrica e podem estar primpressos junto com outras informaes na embalagem, ou ainda serem aplicados por meio de uma etiqueta afixada sobre o item na linha de produo. Existe tambm aplicao por ink-jet (jato de tinta). Os mesmos nmeros tambm so usados em mensagens de EDI para permitir que todas as informaes sobre a transao dos itens comercializados sejam transferidas aos parceiros envolvidos. As estruturas de numerao EANUCC garantem exclusividade mundial na identificao dos itens dentro da rea de aplicao do Sistema.

EAN BRASIL

11

2.2 Sistema de numerao


Os trs principais elementos do Sistema de numerao cobertos por este manual so: Nmero global de item comercial (GTIN) O GTIN utilizado para a identificao exclusiva de itens comerciais em todo o mundo.

Cdigo de srie de unidade de logstica (SSCC ou unidade de despacho) O SSCC um nmero de identificao padro usado na identificao de unidades logsticas (transporte e/ou armazenagem). A leitura ptica do SSCC marcado em cada unidade logstica permite a movimentao fsica das unidades que devam ser rastreadas individualmente, proporcionando um elo entre a movimentao fsica dos itens e o fluxo de informaes associado a estes. Tambm abre a oportunidade de implementar leitura ptica numa vasta gama de aplicaes, tais como o cross docking, roteamento de despacho, recebimento automatizado, etc. A empresa responsvel pelos produtos e organizao das unidades logsticas que emite o SSCC para identific-las.

Item comercial qualquer item (produto ou servio) sobre o qual exista necessidade de recuperar informaes predefinidas e que possa receber um preo, ser encomendado ou faturado, para comrcio entre participantes de qualquer ponto de qualquer cadeia de suprimento.

A identificao e aplicao do cdigo de barras de itens comerciais possibilita a automao do ponto-de-venda do varejo: por meio de arquivos de consulta de preos, do recebimento de produtos, gesto de estoque, recolocao automtica de pedidos, anlise de vendas e uma ampla gama de outras aplicaes de negcios. Exemplo de itens comerciais: uma lata de tinta (destinada ao consumidor de varejo), uma caixa com 6 latas de tinta (destinada ao atacado), uma caixa contendo 24 pacotes de 1 quilo de fertilizante para gramado (destinada ao atacado), um multipack com 1 xampu e 1 condicionador para cabelo (destinada ao varejo).

Exemplos: Uma caixa contendo 12 saias de tamanhos e cores variados e 20 palets em tamanhos e cores variadas pode ser uma unidade logstica, um palete com 40 caixas contendo 12 latas de tinta cada, ta mbm pode ser uma unidade logstica. Nestes exemplos, cada unidade logstica poder receber um SSCC para o registro e controle nos sistemas informatizados do contedo delas, alm de informaes referentes sua movimentao logstica. Nmer o global de localizao (GLN) O GLN usado para identificar uma empresa ou organizao como pessoa jurdica. Os GLNs tambm so usados para identificar locais fsicos ou entidades funcionais dentro da empresa. Em todos os casos esto vinculados apresentao de um endereo. O GNL um nmero de identificao que denota entidades fsicas (ex.: armazm), funcionais (ex.: guich de informaes ao cliente) ou legais (ex.: Indstria W Ltda.) Seu uso um prrequisito para a eficincia nas operaes EDI.

Unidade logstica um item de qualquer composio, estabelecido para o transporte e/ ou armazenagem que precisa ser gerenciado pela cadeia de suprimento.

EAN BRASIL

12

2.3 Simbologias do cdigo de barras


Atualmente trs diferentes simbologias de cdigos de barras so aprovadas pelo Sistema EANUCC. Para a leitura no ponto-de-venda do varejo, devem ser usados somente os cdigos de barras EAN/UPC. Em outras aplicaes, no recebimento/retaguarda de loja ou em depsitos, podem ser usadas trs simbologias diferentes: EAN/UPC, ITF-14 ou UCC/EAN128. Recomendaes sobre a escolha entre elas so dadas no captulo 7.4.

Simbologia EAN/UPC EAN-13 UPC-A

7 898888 880011 >

12345 68789

EAN-8

UPC-E

< 7 8 9 9 9992 >

345678 1

O uso de simbologia ITF-14 (Interleaved Two of Five) est restrito codificao em barras dos nmeros de identificao de itens comerciais que no esto destinados a passar pelo check-out do varejo. Essa simbologia mais adequada impresso direta sobre papelo ondulado (ex.:flexografia).

A simbologia UCC/EAN-128 uma variante da simbologia do Code 128. Seu uso licenciado com exclusividade para a EAN Internacional e o UCC. Ela no se destina a ser lida em itens que passam pelo check-out do varejo. Essa a nica simbologia endossada pelo Sistema EANUCC que permite a codificao de informaes adicionais identificao do GTIN.

Simbologia ITF

1 78 98888 88001 8
Simbologia UCC/EAN-128

( 0 1 )

0 7 8 9 8 8 8 8

8 8 0 0 1 1

Os itens com medida varivel esto sujeitos a regras especficas descritas no captulo 10.

EAN BRASIL

13

3IDENTIFICAO DE ITENS COMERCIAIS


Item comercial definido como qualquer item (produto ou servio) sobre o qual haja uma necessidade de recuperar informaes predefinidas e que possa receber um preo, ser encomendado ou faturado, para o comrcio entre participantes em qualquer ponto de qualquer cadeia de suprimento. Essa definio cobre desde a matria-prima at o produto para o usurio final e tambm inclui servios, tendo, todos eles, caractersticas predefinidas. Os itens comerciais devem ser identificados por uma das estruturas GTIN (Global Trade Item Number): EAN/UCC-8, UCC-12, EAN/UCC-13 e EAN/ UCC-14. Caso sejam incorporados a um banco de dados, todos eles sero armazenados em um campo com 14 dgitos. A escolha da estrutura de numerao depende da natureza do item e do mbito das aplicaes do usurio. Uma das principais aplicaes do Sistema EANUCC a identificao de itens destinados leitura ptica no ponto-de-venda do varejo, tambm conhecidos como unidades de consumo. Estes devem ser identificados com uma numerao EAN/UCC-13 (ou um nmero UCC-12, caso sejam vendidos na Amrica do Norte). Para itens muito pequenos, pode ser usado um nmero EAN/UCC-8 (ou um UCC-12 com supresso de zeros), embora para estas aplicaes seja necessria a aprovao tcnica e licenciamento especfico da organizao Membro da EAN correspondente (ex.: EAN BRASIL e UCC). Embora janeiro de 2005 tenha sido fixado como data limite para a aceitao global do EAN/UCC13, a estrutura de numerao padro UCC-12 representada em cdigo de barras UPC-A ou UPCE ainda obrigatria para itens vendidos no ponto-de-venda do varejo nos Estados Unidos e no Canad. Isso ocorre porque muitos usurios norte-americanos ainda no podem acomodar os nmeros de identificao EAN/UCC-13 em seus arquivos informatizados. Nota: H tambm a possibilidade de identificar o palete apenas referenciando os itens comerciais nele contidos, sem atribuir um GTIN exclusivo ao prprio palete. Veja: Itens 3.3. Exemplo e Nota H tambm regras especficas para livros, publicaes em srie, partituras musicais ou produtos, que no so vendidos em ambientes abertos. Esses casos especiais so tratados no captulo 11. Os itens comerciais que no so vendidos por meio de lojas do varejo podem ser apresentados em uma ampla variedade de formas fsicas: uma caixa de papelo, um palete coberto ou envolto em uma faixa, bandeja coberta com filme plstico, engradado com garrafas, etc. A identificao desses itens pode ser feita: atribuindo-se um nmero EAN/UCC-13 especfico; ou atribuindo-se um nmero EAN/UCC-14 formado pelo nmero atribudo ao item comercial contido, precedido de um indicador, que se pode assumir o valor de 1 a 8. Essa soluo s est disponvel para agrupamentos homogneos de itens comerciais padronizados nos quais todas as unidades contidas so idnticas. Por meio da aplicao do indicador, pode-se atribuir uma nova descrio do item, considerando a quantidade de unidades de consumo contidas na nova embalagem.

Os itens com medida varivel esto sujeitos a regras especficas descritas no captulo 10.

EAN BRASIL

14

Exemplo: 1 Frasco de xampu 789 888888 001 1 (EAN/UCC-13) 1 Caixa contendo 6 frascos de xampu = 1 789 888888 001 8*(EAN/UCC-14) O indicador 1 torna toda a numerao diferente e o * dgito verificador recalculado . Lembramos que a numerao EAN/UCC-14, representada pelo cdigo de barras ITF-14 ou UCC/EAN-128 (pelos Identificadores de Aplicao), no pode ser

interpretada na sada de loja do varejo (checkout). Uma empresa pode utilizar uma mistura de solues, conforme o contexto logstico do item comercializado; veja os exemplos: A forma mais usual de interpretar a hierarquia das embalagens a partir do item comercial unidade de consumo, identificado por um EAN/UCC-13, aplicar EAN/UCC-14 nas unidades logsticas, que contm as unidades de consumo e a etiqueta logstica EANUCC (UCC/EAN-128) no palete.

1 Frasco de xampu EAN/UCC-13: 789 888888 001 1

1 Multipack contendo 6 frascos de xampu EAN/UCC-14: 1789 888888 001 8 ou EAN/UCC-13: 789 888888 002 8

XAMPU XAMPU A A
7 899999 990019 >

XAMPU A

XAMPU A

Palete contendo 144 frascos de xampu EAN/UCC-14: 2789 888888 001 5 ou EAN/UCC-13: 789 888888 003 5

Nota: H tambm a possibilidade de identificar o palete apenas referenciando os itens comerciais nele contidos, sem atribuir um GTIN exclusivo ao prprio palete. Veja: Itens 3.3. Exemplo e Nota

EAN BRASIL

15

3.1 As estruturas de numerao


As quatro estruturas de numerao abaixo representam os Nmeros Globais de Item Comercial (GTIN) . Uma vez selecionada uma estrutura e alocado um nmero para um item, no permitido alocar outro nmero ou outra estrutura para o mesmo item.

Estrutura EAN/UCC-14

Indicador

Identificao EANUCC dos itens contidos EAN/UCC-13 ou UCC-12 ou EAN/UCC-8 (sem o dgito verificador) N 2; N3; N 4; N 5; N 6; N 7; N8; N 9; N 10; N 11; N 12; N1 3

Dgito Verificador Dv

I1

Estrutura EAN/UCC-13
N 1;

Identificao EANUCC de empresa e referncia de item

Dgito Verificador Dv

N 2;

N 3;

N 4;

N5;

N 6;

N7;

N 8;

N 9;

N 10; N 11;

N1 2

Estrutura UCC-12
N 1;

Prefixo UCC de empresa e referncia de item N 2; N 3; N4; N 5; N6; N 7; N 8; N 9; N 10; N 11;

Dgito Verificador Dv

Estrutura EAN/UCC-8

Prefixo EANUCC e referncia de item N 1; N2; N 3; N 4; N 5; N 6; N7

Dgito Verificador Dv

Indicador (tambm conhecido como VL Variante Logstica) Usado apenas no nmero EAN/UCC-14. Assume o valor de 1 a 8 para itens comerciais de quantidade fixa. A forma mais simples atribuir o indicador de forma seqencial, ou seja, 1,2,3... a cada agrupamento de um item comercial. Sendo que para cada nova numerao originada pelo acrscimo do indicador, poder ser vinculada a descrio de quantidade de itens contidos na unidade logstica (caixa, fardo, etc.) Indicador 9: Indica que o nmero de item identificado denota um item comercial de medida varivel. (Veja item 10. Produtos com Medida Varivel)

EAN BRASIL

16

Prefixo EANUCC de Empresa Os dois ou trs primeiros dgitos N1, N 2, N3 constituem o prefixo EANUCC, co-administrado pela EAN International e pelo UCC. Isso no significa que o item seja produzido ou distribudo no pas da codificao. O nmero EANUCC de empresa que o sucede alocado pela Organizao Membro da EAN local. O prefixo EANUCC e o nmero de empresa formam o prefixo EANUCC de empresa, que atribudo a cada usurio do Sistema por uma Organizao Membro da EAN ou pelo UCC, dependendo da necessidade da empresa. A EAN BRASIL licencia prefixos EANUCC de empresa que variam entre 7 e 12 dgitos.

Prefixo EANUCC de empresa com 7 dgitos e referncia de item com 5 dgitos : EANUCC-13 = 789 5555 00001 Dv; Prefixo EANUCC de empresa com 8 dgitos e referncia de item com 4 dgitos: EAN/UCC-13 = 789 77777 0001 Dv; Prefixo EANUCC de empresa com 9 dgitos e referncia de item com 3 dgitos: EAN/UCC-13 = 789 888888 001 Dv;

Dgito verificador Referncia de Item A referncia de item tem geralmente de 1 a 6 dgitos e um nmero no-significativo, ou seja significa que os dgitos individuais no nmero no se relacionam com nenhuma classificao ou transmitem nenhuma informao especfica. A maneira recomendada de alocar referncias de item seqencial, ou seja, 001, ...002, ...003, etc. Veja o exemplo no item 3.3 deste captulo. No Brasil, os nmeros de referncia de itens podero variar de 1 a 5 dgitos, conforme o prefixo EANUCC de empresa licenciada. Observe os exemplos: Dgito verificador o ltimo dgito (na extrema direita) do GTIN. Ele calculado a partir de todos os outros dgitos que o antecedem e usado para garantir que o cdigo de barras tenha sido corretamente capturado ou que o nmero esteja composto corretamente.

Aviso! O nmero deve ser sempre usado por completo. Nenhum processamento de dados deve basear-se em partes isoladas do GTIN.

3.2 Quem responsvel pela numerao de itens comerciais?

Regra geral O proprietrio da marca, a organizao que detenha a propriedade sobre as especificaes do produto, independente de onde e quem o fabricou, deve ser o responsvel pela atribuio do GTIN. Associando-se EAN BRASIL (ou s demais Organizaes EAN ou ao UCC), o proprietrio da marca recebe um prefixo EANUCC de empresa, que ser somente de uso da companhia que recebeu a licena. O prefixo EANUCC de empresa no pode ser vendido, emprestado, arrendado ou dado, por completo ou em parte (ranges) a nenhuma outra empresa. Uma empresa 1 detentora da marca do produto poder ser:

o fabricante ou o fornecedor, caso a empresa fabrique o produto ou o encomende em qualquer pas e venda sob uma marca pertencente a ela mesma; o importador ou o atacadista, caso o importador ou o atacadista encomende o produto em qualquer pas e venda sob uma marca pertencente a ele; caso o importador ou o atacadista modifique o produto (por exemplo, caracterize a embalagem do artigo), deixando-o com apresentao exclusiva; o varejista, caso o varejista encomende o produto em qualquer pas e o venda sob uma marca (prpria) que lhe pertena.

1 - A palavra empresa neste documento inclui organizaes no-lucrativas.

EAN BRASIL

17

Excees

Itens que no so codificados na origem pelo detentor da marca. Caso um item no receba o GTIN do detentor da marca, o importador ou intermedirio pode, por solicitao de seus clientes, atribuir um GTIN temporrio, desde que este seja representante exclusivo da marca para determinado pas. Entretanto, prefervel que o detentor da marca atribua o nmero porque a alterao de GTIN deve ser evitada. Por outro lado, o varejista pode atribuir um nmero interno, a ser usado dentro da loja, a um item que ainda no possua um GTIN. O prefixo EANUCC para uso interno em loja o 2 . Veja a estrutura de numerao sugerida no item 10.1 deste manual. Itens sem marca e genricos Os itens sem marca e os genricos - com etiquetas que no so privadas - so codificados na origem.

Como diferentes fornecedores podem fornecer itens idnticos, tal como so vistos pelo cliente, possvel que itens aparentemente idnticos possuam GTINs diferentes. Isso pode afetar a organizao dos arquivos de computadores. Os exemplos desses itens so placas de gesso, velas, copos, etc. Uma das possibilidades de tratamento destes casos diferenciar a descrio do item no banco de dados, por meio da identificao do fornecedor.

Aviso! Algumas empresas produzem o mesmo artigo em vrios pases ou em vrias fbricas, e no h diferena comercial quanto origem entre eles, para o abastecimento do mercado. Isto , produes de localidades diferentes, mas de produto idntico, podem compor um mesmo pedido de cliente. Nesse caso, o GTIN deve ser alocado centralmente e gerenciado por uma das empresas do grupo ou uma de suas fbricas.

3.3 O que levar em conta ao numerar um item comercial?


A regra geral define que necessrio um GTIN separado exclusivo para cada item comercial diferente. Isso implica que cada item deve receber um nmero diferente sempre que a variao for, de qualquer forma, aparente e significativa para qualquer parceiro na cadeia de suprimento, para que o usurio final ou para o cliente do varejo (consumidor final). O que se entende como variao aparente e significativa pode diferir de setor para setor. No entanto, existem regras que devem ser respeitadas. As caractersticas bsicas de um item comercial so: o tipo e a variedade do produto, a marca, as dimenses e a natureza da embalagem, a quantidade do produto, caso um item comercial seja um agrupamento, o nmero de itens bsicos contidos e sua subdiviso em unidades de sua embalagem, a natureza do agrupamento (caixa, palete, caixa-palete, etc.) Esta lista no limitada. ser alterado, desde que as caractersticas do item comercial no se alterem. Uma grande modificao em um dos elementos bsicos, que caracterizam o item comercial geralmente leva a uma alterao no GTIN (consulte o item 4). Um multipack composto de vrios itens comerciais idnticos (multipack homogneo) ou diferentes (multipack heterogneo), destinado venda como uma unidade de consumo, tambm um item comercial. Ele identificado por outro GTIN. Quando um produto for colocado em embalagem para presente, o GTIN codificado em barras sobre o produto deve ser diferente daquele impresso sobre a embalagem para presente. Ex: Uma garrafa de usque diferente da mesma garrafa em caixa para presente. As diferentes safras de um vinho, a edio anual de um mapa rodovirio, um guia, dirio ou agenda so itens comerciais diferentes e, em geral, para produtos nos quais a data importante, so necessrios nmeros de item comercial diferentes, pois esta informao estar contida na descrio do produto nos bancos de dados informatizados. Ex: Agenda de Couro Preto Marca YY Ano 1999 diferente da Agenda de Couro Preto Marca YY Ano 2000 .

A empresa responsvel pela alocao de nmeros de item deve certificar-se de que cada item comercial corresponda a um e apenas um GTIN. Uma vez definido, o GTIN do item comercial no deve

EAN BRASIL

18

Configurao da embalagem Um item comercial pode estar contido em outro. Cada nvel de um item comercial deve ter seu prprio GTIN: EAN/UCC-13 ou EAN/ UCC-14, dependendo se o item uma unidade de consumo (disponvel para o consumidor de SIM

varejo) ou no, de acordo com a opo de numerao adotada pela empresa. As empresas devem levar em conta os canais nos quais os produtos so vendidos, e quais so os requisitos. O fluxograma de decises, a seguir, apresenta a seleo de opes para a estrutura de numerao. Muito pequeno? SIM NO

Varejo?

EAN/UCC-13 ou UCC-121

NO EAN/UCC-8 ou UCC-12 1

EAN/UCC-14 ou EAN/UCC-13 ou UCC-12 1

Nota: Este fluxograma refere-se estrutura de numerao do GTIN. Para a escolha do cdigo de barras veja item 7.5 deste manual.

Neste exemplo, todas as numeraes so EAN/UCC13, e se simbolizadas em cdigos de barras EAN-13, podero passar no check-out das lojas de varejo como unidade de consumo. Nota-se que geralmente o palete no ser identificado assim, porque no

considerado unidade de consumo de varejo pela maioria das empresas. Veja a tabela Exemplo na seqncia.

EAN/UCC-13: 789 66666 0001 1

EAN/UCC-13: 789 66666 0002 8

EAN/UCC-13: 789 66666 0003 5 EAN/UCC-13: 789 66666 0004 2


1 - Para produtos vendidos nos Estados Unidos e Canad.

EAN BRASIL

19

Os usos do GTIN Seja qual for o pas onde o item for vendido, seu GTIN permanecer vlido, independente de preos e mtodos de fornecimento. O GTIN o nmero, que aparece em catlogos, planilhas de produtos, listas de preos e documentos ou mensagens eletrnicas trocadas na transao (pedidos, avisos de despacho ou notificaes de entrega e faturas). Um GTIN tambm alocado a servios que podem ser faturados, tais como transporte, armazenagem em favor de um cliente, etc. Nota: As unidades logsticas que no so vendidas aos consumidores de varejo, podem receber GTIN (EAN/UCC-14), isto , no precisam obrigatoriamente ser identificadas com EAN/UCC-13, otimizando, desta forma, a combinao das numeraes, por meio dos indicadores. O mesmo ocorre para o palete, que somente ser identificado por um GTIN, quando ele mesmo completo, for um item comercial, passvel a pedidos de compra, e por isso relacionado a um preo. Itens com preo prefixado A prefixao de preo desestimulada como prtica

comercial, visto que introduz uma complexidade na manuteno do arquivo de itens comerciais pela cadeia de suprimento. Caso, no entanto, seja impresso na prpria embalagem do item, o GTIN deve ser modificado quando este for alterado. Observao: Regulamentos nacionais, federais ou municipais podem aplicar-se nesses casos e ter precedncia sobre esta diretriz. No Brasil, no prtica atrelar o preo do item comercial a seu GTIN. A atribuio de preo praticada por cada lojista, sendo que a descrio do item mantm-se inalterada, uma vez cadastrada e vinculada a um GTIN. O preo administrado nos sistemas informatizados das lojas. Exemplo Neste exemplo, a empresa recebeu o prefixo EANUCC de empresa: 789 888888 Todos os itens no sortimento so relacionados e codificados seqencialmente. O ltimo dgito o dgito verificador .

Consulte o (Anexo 1 cap. 16 para obter o clculo do dgito verificador.


Amarelo Vermelho Verde 100 ml 250 ml 500 ml 100 ml 250 ml 500 ml 100 ml 250 ml 500 ml 3x100 ml 3x250 ml 3x500 ml 789 888888 001 789 888888 002 789 888888 003 789 888888 004 789 888888 005 789 888888 006 789 888888 007 789 888888 008 789 888888 009 1 8 5 2 9 6 3 0 7

Uma fbrica produz trs cores de tinta. Cada cor feita em trs unidades de consumo. Os itens so codificados da seguinte maneira: Venda ao consumidor de varejo Numerao: EAN/UCC-13

Tambm existe um multipack contendo uma Lata de cada cor. Esse multipack pode ser vendido para o consumidor: Venda ao consumidor de varejo Numerao: EAN/UCC-13 A fbrica fornece tinta a seus clientes unicamente em caixas com 6 a 12 latas: As latas no so dispostas para venda ao consumidor de varejo; elas tm funo de proteger e utilizar a carga na movimentao e armazenamento das unidades. Numerao: EAN/UCC-14 A tinta verde em 500 ml, a) quando comercializada em palete fechado com 48 latas (o palete consta como item comercial no catlogo de produtos da empresa): Numerao EAN/UCC-13 ou EAN/UCC-14; b) quando acondicionada em paletes com 48 Latas apenas para movimentao logstica: Numeraes Identificadas atravs do cdigo UCC/EAN-128

Amarelo + Vermelho + Verde

789 888888 010 3 789 888888 011 0 789 888888 012 7

Amarelo

6x100 ml 6x250 ml 6x500 ml 12x100 ml 12x250 ml 12x500 ml

1 789 888888 001 8 1 789 888888 002 5 1 789 888888 003 2 2 789 888888 001 5 2 789 888888 002 2 2 789 888888 003 9

Verde

48x500 ml

a) 789 888888 0134 ou 1 789 888888 009 4 b) (02) 0789 888888 (37) 48

Aplicao mais freqente para paletes: AI (02) contedo AI (37) quantidade AI (00) SSCC

EAN BRASIL

20

No Brasil, comum a prtica de identificao das unidades de consumo com GTIN EAN/UCC13 (cdigo de barras EAN-13) e das unidades logsticas que embalam as unidades de consumo (itens individuais, ou multipacks ) com GTIN EAN/UCC-14 ( cdigo de barras ITF). J na identificao dos paletes, referencia-se o GTIN do item imediato contido (geralmente caixas identificadas com EAN/UCC-14) e a quantidade de unidades (exemplo: a quantidade de caixas empilhadas no palete), usando-se o cdigo de barras UCC/EAN-128 e seus identificadores de aplicao EANUCC. Isso ocorre porque geralmente o item comercial, considerado pelas lojas pedidos de compra, so as caixas de papelo, os fardos engrada-

dos , no sendo comum a prtica de pedidos por paletes fechados (completos), estes vistos e at solicitados como forma de utilizao de carga para facilidade nas movimentaes logsticas. Uma evidncia disso que muitos fornecedores permitem o picking dos paletes para atender, em quantidade, o pedido do cliente. Optando por uma forma ou outra de identificao, conforme a funo comercial da unidade logstica, o usurio deve atentar -se para a gerao de numeraes inequvocas, que permitem a apresentao fiel da carga, por meio das numeraes de seus cdigos de barras e correspondente registro nos bancos de dados.

A Hierarquia na Identificao Item comercial Unidade de Consumo


(Cdigo de barras EAN/UPC) EAN/UCC-13 ou UCC-12*
*EUA/Canad

Unidade Logstica*
EAN/UCC-14 (Cdigo de barras ITF) e/ou UCC/EAN 128 com Identificadores de Aplicao (AIs)
*quando unidade de consumo (varejo), aplicar opes do quadro acima.

Unidade Logstica*
Cdigo de barras UCC/EAN-128 com Identificadores de Aplicao (AIs)

EAN BRASIL

21

4CRITRIOS PARA MODIFICAR OU MANTER O GTIN


4.1 Quando modificar o nmero?
A regra geral determina que uma grande modificao em um dos elementos bsicos que caracterizam o item, cria um novo produto e, em conseqncia, envolve a atribuio de um novo GTIN. Mas em alguns setores, como o de produtos para a sade, por exemplo, at mesmo aquilo que pode ser considerado como uma pequena alterao na composio vai requerer um outro nmero. Caso no esteja claro se uma modificao justifica ou no uma alterao do nmero, as perguntas a seguir devem ser levadas em conta: A nova verso do item comercial destina-se a cancelar e substituir a antiga verso? O impacto sobre as vendas do item comercial levemente diferente significativo? Como sero levadas em conta modificaes temporrias resultantes de uma operao promocional? O peso bruto ou as dimenses da embalagem foram alterados?

Estas diretrizes baseiam-se no princpio de reduzir as alteraes no item comercial, sempre que for possvel e adequado. A tabela na seo 4.4 orienta quanto deciso de alterar um nmero ou no.

4.2 Variantes do item comercial


Alteraes do produto Alteraes do produto significa qualquer modificao ou melhoria durante a vida do produto decidida pelo fabricante do item. Nos casos descritos a seguir, pressupe-se que o novo produto substitui o antigo: Caso o fabricante decida criar uma variante (ex: com um ingrediente diferente) paralelamente fabricao do produto padro, preciso alocar um nmero exclusivo pare esse novo produto. Pequenas alteraes ou melhorias ao produto no exigem a alocao de um GTIN diferente. Ex: um novo projeto da etiqueta; pequena alterao na descrio do produto com o contedo, que no afeta o cadastro, rejuvenescimento da programao visual da embalagem. Nestes casos, no h alterao no cadastro do produto nos bancos de dados. Quando as alteraes afetarem a quantidade do produto, suas dimenso, o tipo de embalagem, o nome, a marca ou as descries do produto, deve ser alocado um novo GTIN exclusivo. Diferentes idiomas na embalagem normalmente exigem a alocao de um GTIN diferente. Entretanto, se um item puder ser substitudo por outro, o mesmo GTIN pode ser usado. Ex: um produto marcado em francs s pode ter o mesmo GTIN que um produto marcado em francs e alemo, caso o mercado alemo, tambm aceite rtulos em francs (1 tipo); caso contrrio responsabilidade do fabricante distinguir os mesmos GTINs para embalagens marcadas em idiomas diferentes.

EAN BRASIL

22

Variantes do item comercial para agrupamento Os itens comerciais, que so um agrupamento padronizado e estvel de uma srie de unidades identificadas por um GTIN, tambm devem receber um GTIN separado sempre que houver uma modificao no GTIN de qualquer umas das unidades contidas ou uma modificao na composio desse agrupamento.Para os itens comerciais que so variantes promocionais ou pequenas variantes de produto de itens comerciais cujos GTINS permanecem inalterados, a regra a seguinte: Caso o item comercial tenha de ser discriminado para a colocao do pedido, manuseio e rastreio, deve ser alocado a ele um GTIN separado. Ex: promoes limitadas a certas reas geogrficas, promoes com data especfica, diferentes idiomas na embalagem;

Caso a identificao de pequenas variantes do produto seja relevante apenas para o fabricante, este deve discrimin-las usando o atributo Variante de Produto (AI 20). Ex: pequenas alteraes no desenho da embalagem e caixas que devem ficar lado a lado em vez de empilhadas. Quando uma nova apresentao de um artigo cancelar e substituir a anterior de uma forma que possa levar o consumidor a pensar que o produto diferente, o GTIN da nova apresentao deve ser diferente do antigo. Para todos os casos duvidosos, sugerimos consultar a EAN BRASIL, mas a deciso final cabe empresa responsvel pela numerao do produto, pois somente ela pode visualizar o cenrio em que o item encontra-se no mercado.

4.3 Promoes
Neste contexto, promoo uma modificao temporria em um item comercial, que altere visivelmente a apresentao do produto. Ela determinada pelo fornecedor para o benefcio do consumidor final. Ela geralmente coexiste com o produto padro. As variantes promocionais de itens comerciais que afetem o tamanho ou o peso do produto devem receber um GTIN exclusivo. Ex: quantidade grtis, brinde anexo. As promoes sazonais de um item comercial devem receber um GTIN exclusivo. Ex: doces embalados em filme plstico para a Pscoa. As variantes promocionais de itens comerciais nas quais est explicitamente especificada na embalagem uma reduo de preo devem receber um GTIN exclusivo, a menos que as prticas comerciais locais ou a legislao de marcao de preos local exijam que seja feito de outra forma. Ex: 10 centavos de desconto, identificado em destaque pelo fabricante na embalagem. Outras variantes promocionais no devem receber um GTIN separado. Ex: cupom de desconto, brinde no interior da embalagem como figurinhas, ofertas (lembre-se! O preo no uma condio de alterao do GTIN de produtos, pois no se trata de atributo de item no est atrelado descrio dele. No caso especificado no pargrafo anterior, o desconto impresso como parte integrante no visual da embalagem; trata-se de prtica pouco comum no Brasil).

EAN BRASIL

23

4.4 - Tabela de Resumo

Nova apresentao do produto mantendo a verso anterior

Variao do produto

Promoo

Atinge todos parceiros

Afeta o fornecedor

Mudana de preo primpresso

Contedo extra

Outras promoes

Atinge at o nvel do varejo

Atinge os parceiros envolvidos na distribuio / movimentao

Gerais

Especficas
(afetam a movimentao logstica)

Nvel da Un. de Consumo

Novo GTIN

Mesmo GTIN

Mesmo GTIN

Novo GTIN

Novo GTIN

Mesmo GTIN

Mesmo GTIN

Nvel do Grupo

Novo GTIN

Novo GTIN

Mesmo GTIN (AI 20)

Novo GTIN

Novo GTIN

Mesmo GTIN

Novo GTIN

Exemplos

Novo detergente verso antialrgico

Cupom de desconto dentro do pacote do produto

Cantos arredondados da caixa (processo produtivo em geral)

Desconto R$ 0,50 impresso na embalagem

20% a mais de produto grtis

Ilustrao sazonal nas embalagens: Copa do Mundo; Natal; Olmpada

Cupons para troca apenas em supermercado

EAN BRASIL

24

Nova apresentao do produto substituindo a verso anterior

Mudana no nome da Marca

Mudana na quantidade: - Peso lquido - Volume lquido - Nmero de pedaos

Mudana no nome da Marca do produto

Mudana na composio do produto

Mudana no tipo de embalagem

O preo por medida tem de ser impresso na etiqueta de gndola

O preo por medida no obrigatrio na gndola

Novo nome traz impacto para o uso do produto

Novo nome no traz impacto para o uso do produto

Alterao traz impacto para o uso do produto

Alterao no traz impacto para o uso do produto

Mudana na embalagem Cores Layout Melhoria tcnica Incluso de logo Incluso ou supresso de informaes

Mudana visvel para o consumidor

Mudana no visvel para o consumidor

Nvel de Unidades de consumo e grupos de itens

Novo GTIN

Novo GTIN

Novo GTIN

Mesmo GTIN

Novo GTIN

Mesmo GTIN

Novo GTIN

Mesmo GTIN

Novo GTIN

Mesmo GTIN

Exemplos

Caixa de lenos mudou de 36 para 20 unidades

Creme dental ganhou 5g no tubo Nota 1

Desinfetante neutro em vez de suave

pouco sal em vez de menos sal

Alterao de15% p/ 20% de calorias. Enriquecido em carnes

pouco sal em vez de menos sal Nota 2

- Incluso de informao com protenas da seda num spray de cabelo. - Mudana na tampa de presso para rosca

Nota 1 Cada setor deve seguir a legislao vigente para o tipo de produto que comercializa. Nas questes de pequenas variaes de peso recomenda-se atualizar a descrio de produto para evidenciar a alterao ao mercado, principalmente nos casos de diminuio de quantidade (Consultar Lei de Defesa do Consumidor).

Nota 2 Cabe ao fabricante analisar e decidir se pequenas alteraes na frmula do produto geram ou no novos itens comerciais.

EAN BRASIL

25

4.5 Modificaes no status legal de uma empresa, que possui itens comerciais identificados
Abaixo relacionamos algumas situaes possveis na organizao legal das empresas, e como tratar as estruturas de numerao dos itens nestes casos. Lembre-se, devido os prefixos EANUCC de empresas serem licenciadas pela EAN BRASIL, atravs de acordo formal de licenciamento, qualquer deciso por parte de uma empresa (Licenciada), que envolva o uso deste prefixo por outra(s) empresa(s)- terceira parte, dever ser acordado diretamente com a EAN BRASIL (Licenciante) Aquisio ou fuso Os estoques existentes disponveis que forem identificados com estruturas e cdigos de barras EANUCC, antes de aquisies ou fuses mantm os mesmos GTINS. Porm, os p rodutos fabricados aps a aquisio ou fuso apenas podero manter o GTIN atribudo antes dela, caso a empresa incorporadora assuma com a EAN BRASIL o direito de uso do prefixo EANUCC da empresa incorporada, sendo para isso, necessrio o endosso desta ltima. A EAN BRASIL deve ser notificada, por carta, sobre a aquisio ou fuso da empresas para atualizao do cadastro de associados, quando o fato refletir na identificao EANUCC dos itens comerciais. Uma empresa deve ter cuidado ao centralizar a gesto de todos os nmeros sob um prefixo EANUCC de empresa, modificando com isso, os nmeros dos produtos j existentes que permanecem em suas apresentaes inalterados. Isso deve ser evitado, pois resulta em trabalho adicional e na manuteno de arquivo de dados para os clientes. Porm, quando a empresa incorporada optar centralizar toda a gesto das numeraes necessrias nova identificao dos itens em seu prprio prefixo EANUCC de empresa, esta dever ser realizada e comunicada ao mercado bem antes dos produtos serem distribudos com as novas numeraes. Aquisio parcial Quando uma empresa compra uma diviso, uma marca ou uma faixa de itens de outra empresa, ela pode, num primeiro momento, manter os nmeros alocados anteriormente pela empresa vendedora. As regras relativas ao uso de GTINS devem ser levadas em conta na redao do contrato de compra. Entretanto, na primeira oportunidade, ela deve iniciar a introduo de novos nmeros por etapas, a partir de sua prpria faixa de nmeros. Dever fazer isso, por exemplo, j na primeira linha de produtos fabricados a partir da aquisio, ou assim que as embalagens forem redesenhadas ou reimpressas, mesmo que a regra normal seja manter o antigo nmero na caixa. Os parceiros comerciais devem ser notificados previamente sobre as alteraes de nmeros. Durante esse perodo, e durante os quatros anos seguintes, a companhia vendedora, cujo direito do prefixo EANUCC de empresa lhe garantido pelo licenciamento da EAN BRASIL, no deve utilizar as numeraes envolvidas para outros itens fabricados por ela. Todavia este acordo deve estar formalizado entre as partes e preferencialmente ser comunicado EAN BRASIL. Ciso ou trmino de fuso Quando uma empresa se divide em duas ou mais empresas independentes, necessrio que o prefixo EANUCC de empresa licenciado empresa original seja transferido para uma, e apenas uma, das novas empresas. Uma ou mais companhias que restarem sem prefixo EANUCC de empresa precisaro requerer sua obteno com a EAN BRASIL. Ser preciso decidir qual das novas empresas deve ficar com o prefixo EANUCC da empresa originais, a fim de minimizar o nmero de alteraes que viro a ser necessrias nos GTINS. As decises devem fazer parte das providncias legais tomadas para definir as novas empresas.

EAN BRASIL

26

No necessrio que os cdigos de barras EANUCC, existentes nos itens em estoque, sejam invalidados. No entanto, quando qualquer uma das empresas que fizeram parte de fuso anteriormente tiver de comercializar itens codificados a partir de um prefixo de empresa, que esta deixou de obter, esses itens devem ser identificados com seu prprio (novo) prefixo de empresa ao serem produzidas novas etiquetas ou embalagens. Os clientes devem ser previamente notificados sobre as alteraes, para que possam atualizar seus sistemas de dados. As empresas que participaram anteriormente da fuso e que herdaram um prefixo de empresa

devem manter um registro dos GTINS criados a partir da nova gesto, assim como todas as numeraes atribudas a itens que no lhes pertencem mais. Esses GTINS no devem ser reutilizados por um perodo de, no mnimo, quatro anos depois que a empresa que cindiu a fuso detendo esses itens forneceu pela ltima vez as mercadorias identificadas por meio desses GTINS. Portanto, a antiga empresa do grupo, que no mais retiver o referido prefixo, precisa manter a companhia detentora do prefixo informada das datas nas quais as mercadorias foram fornecidas pela ltima vez, ou garantir uma data na qual ser efetuada a alterao do nmero, para libertao dos GTINS.

4.6- Intervalo de tempo de reutilizao de um GTIN


Os GTINS alocados a itens comerciais que se tornaram obsoletos no devem ser reutilizados para outro item comercial, at que tenham decorrido no mnimo 48 meses a partir da data em que o item comercial original foi for necido pela ltima vez pelo proprietrio da marca. No caso de peas de vesturio o perodo mnimo reduzido para 30 meses. Pode ser necessrio um perodo mais longo, dependendo do tipo das mercadorias. Por exemplo, vigas de ao podem ser armazenadas durante muitos anos antes de entrarem na cadeia de suprimento. Os detentores de marcas devem deliberar sobre qual seria o perodo razovel para que o item comercial permanea no ciclo da cadeia de suprimento antes de reutilizarem os GTINS. Mesmo que o produto no esteja mais na cadeia de suprimento, seu nmero ainda pode estar sendo usado em bancos de dados para registros histricos, o que pode gerar conflito no mercado, caso outro item seja distribudo com o GTIN anteriormente designado para um item descontinuado, sem prvia comunicao aos parceiros.

5PRODUTOS PEQUENOS
O licenciamento de nmeros EAN/UCC-8 est restrito a itens que verdadeiramente no possam comportar um cdigo de barras EAN-13 ou UPC-A. Os nmeros de identificao EAN/UCC-8 so atribudos individualmente pela EAN BRASIL aps solicitao da empresa interessada. Antes de se decidir a usar um nmero de identificao EAN/UCC-8,o usurio deve levar em conta todas as opes disponveis para utilizar um nmero de identificao EAN/UCC13. Estas podem incluir: se o smbolo pode ser reduzido em tamanho, ou seja, impresso em uma magnitude inferior, levando em conta os requisitos mnimos de qualidade de impresso dos cdigos de barras; se o rtulo pode ser razoavelmente modificado (etiqueta significando a superfcie impressa total, seja ela, ou no afixada separadamente ) possibilitando que seja includo o tamanho recomendado do smbolo padro EAN/UPC pela grfica. Por exemplo: redesenhando o rtulo, aumentando o tamanho da etiqueta, especialmente quando a etiqueta existente pequena em relao rea da embalagem, ou utilizando uma etiqueta adicional;

EAN BRASIL

27

se pode ser usado um smbolo truncado. O smbolo truncado (um smbolo de comprimento normal, mas com a altura reduzida) s pode ser usado se no houver absolutamente nenhuma possibilidade de imprimir o smbolo em seu tamanho total. O truncamento remove a capacidade de leitura omnidirecional do smbolo. Um smbolo com truncamento excessivo no ter uso prtico. Aconselhamos os usurios que estiveram pensando em adotar essa opo, a consultar seus clientes com o intuito de saberem se pode ser alcanado um compromisso aceitvel. As opes possveis, no que diz respeito s restries do tamanho da embalagem, so: Um nmero EAN/UCC-8 s pode ser usado, quando o smbolo do cdigo de barras EAN-13, no tamanho requerido como resultado de estudos da qualidade da impresso, superar 25% da maior lateral da etiqueta impressa ou 12,5% da rea total a ser impressa; Um nmero EAN/UCC-8 s pode ser usado quando a maior lateral da etiqueta impressa for <40cm 2 ,ou rea total a ser impressa <80cm2 Um nmero EAN/UCC-8 s pode ser usado em produtos cilndricos com um dimetro <3cm.

Para produtos pequenos destinados ao mercado norte-americano, s podem ser usados prefixos UCC de empresa iniciadas com zero para construir smbolos UPC-E. A distribuio de prefixos UCC de empresa nessa faixa restrita apenas necessidade comprovada, (exemplo: para itens cuja embalagem no inclui espao disponvel suficiente para permitir o uso de outro smbolo). As empresas que utilizam esses prefixos so estimuladas a administrar cuidadosamente seu recurso limitado. Os detalhes tcnicos da representao UPC-E dos nmeros UCC-12 esto descritos no Manual UCC, fornecido pela EAN BRASIL.

6PROCESSANDO O GTIN
6.1 Contedo do banco de dados
O GTIN um nmero de identificao exclusivo para um item comercial. Essa exclusividade alcanada seja qual for a estrutura de numerao usada, entre as quatro descritas no captulo 3.1. Essas estruturas devem ser armazenadas em um campo com 14 dgitos, tal como mostrado a seguir: N = Nmero Estrutura de Nmerao Qtd de dgitos EAN/UCC-14 EAN/UCC-13 UCC-12 EAN/UCC-8 T1 N1 0 0 0 Nmero de Item Comercial Global (GTIN)com 14 dgitos T2 N2 N1 0 0 T3 N3 N2 N1 0 T4 N4 N3 N2 0 T5 N5 N4 N3 0 T6 N6 N5 N4 0 T7 N7 N6 N5 N1 T8 N8 N7 N6 N2 T9 N9 N8 N7 N3 T10 T11 T12 T13 T14 N 10 N 11 N 12 N 13 N 14 N9 N8 N4 N 10 N 11 N 12 N 13 N9 N5 N 10 N 11 N 12 N6 N7 N8

EAN BRASIL

28

Todos os nmeros devem ser justificados direita em um campo de 14 dgitos preenchido com zeros na extrema esquerda para os que tenham menos de 14 dgitos. O GTIN uma chave de acesso a todos os dados relacionados com um item comercial especfico, armazenados nos arquivos de dados ou em mensagens de transao.

preciso criar conexes entre itens comerciais correlatos: ou seja, entre cada unidade e todos os itens comerciais, que contenham essa unidade especfica famlia de itens. Por exemplo, relacionar a famlia de embalagens de uma lata de tinta, a caixa com dez latas de tinta e o palete de 24 caixas com dez latas de tinta. Isso vai possibilitar aos clientes um controle sobre sua manuteno de estoque, comparando as vendas no check-out e o nmero de unidades em caixas, que receberam ou que possuem no estoque.

6.2 Transmisso das informaes sobre o produto


A transmisso de informaes sobre o item uma etapa muito importante no relacionamento entre fornecedor e clientes, e todos os terceiros envolvidos. Essas informaes so usadas em uma ampla gama de processos na cadeia de valor ou de suprimento. A maioria dos processos no pode ser efetuada corretamente se as informaes adequadas sobre o item no estiverem disponveis, como ocorre quando o operador de caixa captura por meio do scanner o cdigo de barras de um produto, e o sistema do check-out exibe a mensagem item desconhecido. Mas existem muitos outros processos, como a confeco do pedido, faturamento e operaes de almoxarifado, nos quais essencial possuir as informaes corretas sobre o item. Portanto, alm do fluxo de mercadorias, h a necessidade de um fluxo de informaes entre os parceiros comerciais. Devem ser estabelecidos acordos entre os parceiros comerciais sobre o perodo de tempo adequado dentro do qual as informaes devem ser fornecidas. Esse perodo pode diferir de setor para setor. Devem ser transmitidas informaes abrangentes: o nome do fornecedor e o GLN da empresa; a data de aplicao (data a partir da qual os parceiros comerciais podem usar as informaes); o GTIN do produto; sua descrio: deve ser completa para mensagens de EDI ou para os documentos da transao, e a descrio abreviada para o tquete de compra; suas caractersticas fsicas (dimenso, peso lquido); a descrio dos diferentes agrupamentos padro desse item comercial; os nmeros alocados a esses itens (14 posies). o nmero de itens comerciais isolados em itens maiores; as caractersticas fsicas dos itens comerciais (dimenses, peso); o padro de paletizao; para cada item comercial, o nmero e a quantidade de unidades do nvel mais baixo (caso haja).

EAN BRASIL

29

6.3 Como devem ser trocadas as informaes


Os mtodos preferidos so mensagens de EDI enviadas do fornecedor a todos os seus clientes ou por meio de um catlogo eletrnico central. Em ambos os mtodos, os dados so estruturados em mensagens padronizadas enviadas automaticamente. Caso esses meios ainda no estejam disponveis, pode ser usado um disquete com mensagens padronizadas, ou, se no, um documento em papel contendo as diferentes caractersticas e condies de compra do produto.

6.4 Quando deve ocorrer a comunicao?


As comunicaes sobre GTINs so essenciais em alguns casos; abaixo encontram-se enumerados os principais. Em todas as circunstncias, que necessria a comunicao cadastral sobre GTINS, as informaes devem ser enviadas com a antecedncia previamente acordada entr e as partes, para que o parceiro comercial tenha condies de process-las em tempo suficiente. Quando deve ocorrer a comunicao? Nova relao comercial. Todos os GTINS dos produtos envolvidos, ao iniciar um relacionamento comercial, devem ser enviados junto com os dados dos associados. Novo item no sortimento. O GTIN deve ser enviado rotineiramente durante o primeiro contato entre o gerente de atendimento e o comprador. Novo GTIN alocado. Caso uma alterao no produto necessite um novo nmero, o novo GTIN deve ser notificado imediatamente durante os primeiros contatos relativos s alteraes do item. A informao deve ser enviada ao parceiro comercial, com bastante tempo antes que as mercadorias envolvidas sejam fornecidas ao centro de distribuio ou depsito. Promoes com um GTIN diferente. Muitos varejistas planejam ofertas especiais promocionais com bastante antecedncia. As ofertas especiais tambm costumam ser precedidas de um cadastramento, e por isso fundamental que os GTINS sejam notificados com bastante antecedncia. Recomendamos que isso seja feito assim que forem feitos os primeiros contatos relativos a essa oferta especial. Substituio temporria de um item por outro com GTIN diferente. Caso um fabricante fornea um item com o GTIN diferente daquele que era esperado pelo parceiro comercial, seja qual for o motivo, essencial que o cdigo seja inserido no banco de dados a tempo. Reposio de prateleiras no estoque. possvel que um repositor estoque um item nas prateleiras que possua um GTIN diferente, ainda no inserido no banco de dados. Portanto, os repositores devem sempre verificar se o GTIN do item o mesmo geralmente apresentado na prateleira. Caso no o faa, a pessoa responsvel na loja deve ser notificada da alterao. Quando o GTIN de um item comercial for modificado, os nmeros de toda a hierarquia de embalagem devem ser modificados, e essas alteraes devem ser comunicadas a todos os parceiros comerciais.

EAN BRASIL

30

7MARCAO DE ITENS COMERCIAIS COM


O CDIGO DE BARRAS
7. 1 Aspectos dos cdigos de barras
Existem vrias maneiras de aplicar um cdigo de barras em um item, tais como: integrando o cdigo de barras ao projeto da embalagem impresso grfica; afixando uma etiqueta pr-impressa (por processo grfico convencional, ou software especfico e impressora, ou ainda impressora automtica de cdigo de barras); por impresso direta sobre a embalagem em linha de produo jato de tinta (ink-jet). Tamanhos (magnitudes) O tamanho, para cada tipo de cdigo de barras, pode variar entre um mnimo e um mximo. Para a impresso direta, ele determinado pela grfica aps testes. O equipamento que cria cdigos de barras a partir de pixels ou pontos no poder produzir cdigos de barras em toda a faixa de tamanhos prevista para cada simbologia. Margens de Silncio (Margens Claras) Todos os tipos de cdigos de barras devem ter margens de silncio antes da primeira e depois da ltima barra. Essa margem extremamente importante e deve ser respeitada. O tamanho da rea da margem de silncio varia dependendo do tamanho do cdigo de barras e do tipo de smbolo. Qualquer elemento impresso dentro das margens de silncio pode impedir a leitura do smbolo do cdigo de barras. As margens de silncio tambm so conhecidas como margens claras ou zonas de silncio. Nota: A medida total da magnitude j inclui as margens de silncio de ambos os lados.

Os cdigos de barras podem ser impressos em diversos tamanhos. O tamanho a ser selecionado depende das condies da impresso. Um cdigo de barras pequeno pode ser usado se a boa qualidade da impresso juntar -se a um substrato de boa qualidade. No permitido selecionar um tamanho arbitrrio do smbolo apenas para adequar a um espao predeterminado da embalagem.

MARGENS DE SILNCIO Cdigo de Barras EAN-13 EAN-8 UPC-A UPC-E ITF-14 UCC/EAN-128 Margem Esquerda (antes de comear o cdigo) 11X 7X 9X 9X 10X 10X Margem direita (aps a ltima barra do cdigo) 7X 7X 9X 7X 10X 10X X = qtd. de mdulos (ver anexo 2)

EAN BRASIL

31

Cores e contraste Os scanners trabalham medindo a reflexo de luz. Deve haver suficiente contraste entre as barras escuras e os espaos claros (barras claras) para que os leitores pticos capturem o contraste entre os bits representados. Cores compostas no so adequadas para imprimir cdigos de barras: melhor usar cores slidas. Os scanners utilizam um feixe de luz vermelha. O contraste que satisfatrio para os olhos humanos pode ser insuficiente para os scanners. Os cdigos de barras podem ser impressos em diversas cores; uma indicao geral que as cores claras, incluindo o amarelo, laranja, vermelho, rosa, bege, branco, so adequadas para as barras claras (bits) e as margens de silncio. As cores escuras, incluindo o preto, azul e verde escuro, so adequadas para as barras escuras (bits1). Os substratos muito brilhantes/metlicos podem variar a reflexo da luz conforme luminosidade do ambiente, e para garantir o contraste devem ser efetuadas verificaes de reflexo de luz antes da impresso. Como medida de segurana, recomenda-se evitar a impresso de barras claras e escuras com cores metalizadas, isto , diretamente nas latas ou usando-se cores como dourado, prateado e afins. Envoltrios transparentes tambm podem apresentar diferentes tonalidades, e por isso recomenda-se verificaes sobre a embalagem contendo o produto, para deteco da reflexo de luz (ex.: frascos de xampu, produtos de limpeza, garrafas plsticas de bebidas, etc.). Nota-se que sobre o papelo ondulado cor kraft (parda), o melhor contraste obtido com a impresso de barras escuras na cor preta, porque compensado na cor das barras escuras, o fundo (barras claras) que no to claro e sofre variaes de tonalidades nos diferentes lotes de papelo. O importante no contraste o intervalo de reflexo entre a cor clara e a escura. Logo, se o fundo no muito claro, devemos usar a cor mais escura possvel para as barras, e vice-versa. No se deve aplicar uma cor recomendada para barras claras (fundo) para impresso das barras escuras, ou vice-versa, porque o smbolo no ser interpretado pelos leitores. Lembremos que os cdigos de barras so compostos por combinaes binrias (bits 0 e 1), determinados nas normas de cada simbologia. As cores sero veculos para traduo destas combinaes pelos equipamentos leitores. Ao inverter as cores de barras e fundo a combinao original descaracterizada, e o smbolo no ser decodificado (ex.: fundo preto e barras brancas no oferecem leitura, o mesmo ocorre para fundo azul e barras amarelas, etc). Veja tabela ilustrativa de cores na contra capa do manual onde a tarja vermelha representa a interpretao do leitor ptico das cores. Na primeira coluna, evidencia-se que as cores aplicadas, conforme a recomendao, oferecem o contraste desejvel: barras escuras (bit1) barras claras (bit0). A segunda coluna mostra o resultado de combinaes incorretas das cores nos cdigos de barras, que no podem ser interpretadas pelos leitores pticos. Qualidade de impresso As condies da impresso devem ser verificadas regularmente no decorrer da triagem, para garantir que no se tenham deteriorado desde que foi feita a avaliao inicial. Existem diversos meios para avaliar a qualidade de um cdigo de barras. A EAN BRASIL dispe do servio de verificao de smbolos para apurao de qualidade do cdigo de barras; porm, cada empresa deve criar uma rotina de controle de qualidade dos cdigos emitidos, para assegurar-se da legibilidade dos smbolos distribudos em seus produtos para o mercado. Podem ser usadas maneiras visuais simples. Por exemplo, a impresso de um H com determinadas dimenses dentro da moldura de suporte de um ITF14. Permite a medio do H depois da impresso e controle do nvel de distoro. O teste de BWR (Bar Width Reduction) ou compensao na largura das barras , tambm um recurso para compensar no fotolito (filme Master) do cdigo de barras, as distores previstas no processo grfico. O critrio de compensao da barras, determinado no BWR, baseia-se em aplicar no filme a mdia de distoro que a impresso apresenta; ex.: ser observado que as barras do cdigo, que deveriam estar aproximadamente com 330 micras aps impressas, apresentam-se na mdia com 450 micras, o BWR a ser compensado no filme de menos 120 micras (330-450= - 120) pois, sabe-se que aps a impresso haver

EAN BRASIL

32

engrossamento e, desta forma, j se programou a compensao. Consulte seu fornecedor grfico para conhecer cuidados com a qualidade na impresso dos cdigos de barra que ele adota. As tcnicas, acima mencionadas, de qualidade no se aplicam para cdigos gerados por meio de softwares e impressoras. Localizaes A produtividade e a preciso da leitura ptica melhoram consideravelmente quando a localizao do cdigo de barras previsvel. A consistncia na localizao do cdigo alcana o mximo de produtividade em qualquer ambiente onde haja operao de scanners. (1) Localizaes do cdigo de barras em itens para var ejo O cdigo de barras , incluindo os dgitos humanolegveis sob ele (nmero de identificao), deve ser visvel e ntido. Nunca permita que dois cdigos com nmeros de identificao diferentes sejam visveis numa embalagem. Isso especialmente relevante no caso de multipacks, principalmente os que so apresentados dentro de um envoltrio transparente. Os multipacks devem levar um nmero separado exclusivo, e todos os cdigos de barras neles contidos devem ser escondidos. Caso o item seja embalado aleatoriamente (corte louco), aceitvel que o mesmo cdigo de barras esteja impresso mais de uma vez sobre a embalagem. Isso garante que um cdigo da barras completo ser sempre visvel.

A leitura ptica bem-sucedida quando o cdigo de barras impresso sobre uma superfcie razoavelmente lisa. Evite imprimir em torno dos cantos ou dobras, vincos, junes e outras reas desiguais da embalagem. s vezes, o formato irregular da embalagem impede o cdigo de barras de ter um contato plano (paralelo) com a superfcie de leitura dos scanners. Isso se aplica em especial a itens embalados em cartes, em blisters ou a itens cncavos. Ao determinar a orientao da impresso do cdigo de barras, leve em conta o processo de impresso envolvido. Por exemplo, ao usar um processo flexogrfico, essencial imprimir o cdigo de barras no sentido da impresso por causa da expanso da tinta associada a esse processo de impresso. Ao usar um processo litogrfico, a expanso da tinta costuma ser insignificante. Consulte seu fornecedor grfico em todos os casos. Em produtos cilndricos, quando a direo da impresso permitir, geralmente desejvel que as barras sejam horizontais, quando se coloca o item sobre sua base natural. Isso soluciona os problemas associados a itens curvos, tais como latas e garrafas. A posio das barras na horizontal imperativa para superfcies curvas com um raio pequeno. Veja anexo 3. A localizao preferida do smbolo do cdigo de barras no quadrante inferior direito da face posterior, respeitando-se as margens de silncio adequadas em smbolo em cdigo de barras e a regra de borda. A alternativa no quadrante inferior de outro lado da embalagem. Regra de borda: O smbolo do cdigo de barras no deve se localizar a menos de 8mm ou mais de 102mm de nenhuma borda da embalagem/recipiente.

XAMPU A

Face posterior

7 899999 990019 >

Bordas

Face frontal

Face posterior (lateral inferior direita)

EAN BRASIL

33

( 2 ) Localizaes do cdigo de barras em itens que no se destinam ao varejo. (a) Sobr e caixas O ideal que duas etiquetas iguais contendo os cdigos de barras sejam aplicadas em dois painis adjacentes da caixa. O mnimo uma etiqueta num dos painis laterais da caixa. Nunca localize o cdigo de barras embaixo (na base) ou em cima da caixa, pois isto impede a leitura pelo scanner, quando a caixa estiver empilhada.

A borda inferior da barra no deve estar a menos de 32mm da base da caixa. A borda externa da margem de silncio do cdigo de barras deve situar-se a uma distncia mnima de 19mm das laterais da caixa. Ao usar um cdigo de barras ITF-14, a borda externa esquerda ou direita da moldura de suporte do cdigo de barras deve situar-se a uma distncia mnima de 19mm das bordas verticais da lateral da caixa.

Painis

Zozo

Borda vertical lateral

( 0 1 )

0 7 8 9 9 9 9 9

9 9 0 0 1 9

(b) Sobre paletes Ou sobre uma unidade com mais de um metro de altura, as etiquetas devem ser colocadas a uma altura entre 400mm e 800mm da superfcie a qual colocado o palete, incluindo sua base, e a no menos de 50mm de distncia da borda vertical.

Base

Borda vertical lateral

Base

Nota: todos os smbolos de cdigos de barras representados neste material so meramente ilustrativos.

EAN BRASIL

34

7. 2- CDIGOS DE BARRAS USADOS NO SISTEMA EANUCC


Smbolos EAN/UPC Smbolo UPC-E Os itens comerciais vendidos por meio de lojas do varejo devem ser codificados com um dos smbolos EAN/UPC: EAN-13, EAN-8, UPC-A ou UPC-E. Esses smbolos tambm podem ser usados em itens comerciais que no so vendidos pelas lojas do varejo. Caso as condies de impresso e/ou a qualidade do substrato no sejam adequadas, pode ser necessrio utilizar etiquetas com o cdigo de barras. Os cdigos de barras a seguir so mostrados aqui em dimenses ilustrativas. So fornecidos os tamanhos mnimo e mximo para cada tipo de cdigo de barras. Consulte o Anexo 2 para obter uma tabela detalhada de dimenses dos smbolos EAN/UPC. Smbolo EAN-8

345678 1

Tamanho Min.: 17,69 mm (larg.) x 20,73 mm (alt.) Tamanho Mx.: 44,22 mm (larg.) x 51,82 mm (alt.)

< 7 8 9 9 9992 >

Tamanho Min.: 21,38 mm (larg.) x 17,05 mm (alt.) Tamanho Mx.: 53,46 mm (larg.) x 42,62 mm (alt.)

Os smbolos EAN/UPC podem ser impressos com um fator de magnitude que varia de 8% a 200%. Para garantir a leitura eficiente em qualquer ambiente, incluindo a leitura ptica sobre esteiras rolantes, deve ser usado o fator de magnitude mnimo de 150%, quando a embalagem tambm tiver a funo de unidade logstica (caixa de papelo, fardos, etc.). O smbolo projetado para ser lido em todas as direes. O truncamento, reduo da altura do smbolo, remove a capacidade do smbolo de ser lido omnidirecionalmente. O truncamento deve ser o ltimo recurso, quando o espao for pequeno para a aplicao do menor smbolo, pois reduzir a eficincia na leitura do cdigo. recomendvel o uso de um indicador de margem clara: caractere > com a ponta da seta coincidindo com o limite da margem clara, como segurana para que no haja interferncia neste espao.

Smbolo EAN-13

7 898888 880011 >


Tamanho Min.: 29,83 mm (larg.) x 20,73 mm (alt.) Tamanho Mx.: 74,58 mm (larg.) x 51,82 mm (alt.)

Usar
7 898888 880011 >

Smbolo UPC-A

Evitar
0

12345 68789

Tamanho Min.: 29,83 mm (larg.) x 20,73 mm (alt.) Tamanho Mx.: 74,58 mm (larg.) x 51,82 mm (alt.)

7 898888 880011 >

EAN BRASIL

35

Smbolo ITF-14

1 78 98888 88001 8
Para empresas que desejam imprimir o cdigo de barras diretamente sobre a caixa, especialmente sobre o papelo corrugado, o smbolo ITF-14 o mais adequado. As tolerncias de impresso so menos severas. Pode ser possvel a pr-impresso ou impresso direta por meio de transferncia trmica ou jato de tinta. As dimenses fornecidas aqui incluem a moldura de suporte. Tamanho Mn.: 44,725mm(larg.) x22,30mm (alt.) Tamanho Mx.: 152,40mm (larg.)x 41,40mm (alt.) So usadas duas larguras para a barra clara e a escura: larga e estreita. A razo entre as barras estreitas e as largas de 2,5 para 1. Os smbolos ITF-14 podem ser impressos com um fator de magnitude entre 25% e 100%. Para garantir a leitura eficiente em qualquer ambiente, incluindo a leitura ptica sobre esteiras rolantes, a EAN BRASIL recomenda as aplicaes desta simbologia utilizando as magnitudes de 0.625 a 1.0, conforme Anexo 2 Tabelas de Magnitudes - Smbolo ITF

Apenas para ilustrao, abaixo a frmula de clculo que determina as larguras do smbolo ITF, numeraes EAN/ UCC-14 conforme tabela de magnitudes. A largura (L*) em milmetros do smbolo ITF-14 (incluindo as margens claras) pode ser obtida pela seguinte frmula:

L= [ P( 4N + 6) + N + 6 ] X + 2Q

Onde: P = Quantidade de pares de caracteres (ITF-14 = 7 pares) N = razo entre barras largas e estreitas ( = 2,5) X = largura da barra estreita em mm (Mag.100% = 1,016mm) Q = largura da margem clara em mm ( Mag.100% = 10,16mm) L mag 100% = [7x(4x2,5+6) + 2,5+6] x 1,016+2x10,16 L mag 100% = [120,5] x 1,016+2x10,16 L mag 100% = 122,428+20,32 L mag 100% = 142,748mm

EAN BRASIL

36

Smbolo UCC/EAN- 128

( 0 1 )

9 7 8 9 8 8 8 8 8 8 0 0 3 8 ( 3 1 0 3 ) 0 1 8 7 5 0

O UCC/EAN-128 tem comprimento varivel, dependendo do nmero e do tipo de caracteres representados, alm da qualidade de impresso alcanada, que flexibiliza a escolha da magnitude. Para um determinado comprimento de dados, o tamanho do smbolo pode ser diferente, considerando a dimenso do mdulo (1 barra) da magnitude escolhida. O smbolo projetado para ser interpretado bidirecionalmente por scanners fixos ou portteis.

Os smbolos UCC/EAN-128 podem ser impressos por um fator de magnitude que varia de 25% (mdulo=0,25mm) a 100% ( mdulo = 1,016 mm). Para garantir a leitura eficiente em qualquer ambiente, incluindo a leitura sobre esteiras rolantes, sugere-se optar pelo fator magnitude de 50% ( mdulo = 0,5 mm).

7.3 Consideraes Sobre o Uso das Simbologias


A simbologia UCC/EAN-128 a nica que pode ser usada caso sejam necessrios atributos de dados, alm da identificao do item. O UCC/EAN-128 pode ser usado com o identificador de aplicao 01 para codificar as numeraes UCC-12 , EAN/UCC-8, EAN/UCC-13 ou EAN/UCC-14 Caso, por qualquer motivo, haja a necessidade de imprimir informaes adicionais alm da identificao (nmero de srie, etc) e o item comercial j esteja marcado com um smbolo EAN-13 ou ITF-14, possvel uma das seguintes alternativas: aplicar uma etiqueta com informaes adicionais em um smbolo UCC/EAN-128, alm do EAN-13 ou ITF-14 previamente marcado. Todos os smbolos devem, ento, ser alinhados horizontalmente. Essa soluo deve ser usada caso os clientes ainda no estejam prontos para o UCC/EAN-128; aplicar uma etiqueta cobrindo o smbolo existente. O nmero de identificao (GTIN) representado no smbolo original deve ser impresso na etiqueta com os outros atributos de dados selecionados, preferivelmente no UCC/EAN-128.

7.4 Selecionando um cdigo de barras


A criao lgica e registro da numerao de itens (GTIN) e a aplicao fsica do cdigo de barras so duas operaes separadas. bastante possvel que diferentes empresas as realizem em locais diferentes. A origem a detentora da marca atribui o GTIN ao item e o fabricante ou impressor grfico que o aplica sobre a embalagem. Tambm possvel numerar um item sem aplicar um cdigo de barras. Isso pode ocorrer , quando praticamente impossvel aplicar um cdigo de barras, por exemplo, em uma unidade de eletricidade, uma carga de areia, etc. Nesse caso, seria possvel utilizar o nmero em mensagens eletrnicas: no intercmbio eletrnico de documentos (EDI), por exemplo.

EAN BRASIL

37

Os usurios devem levar em conta as consideraes a seguir ao selecionar entre as diferentes simbologias: espao disponvel no item a ser codificado em barras; tipo de informaes a serem codificadas em barras: se somente o nmero de identificao ou se alm do nmero de identificao, h informaes adicionais (atributos).

ambiente operacional onde o cdigo de barras ser capturado por leitura ptica: ponto-de-venda do varejo ou distribuio geral (ex.: docas, centros de distribuio, armazns, etc.).

Estrutura de numerao

Cdigos de Barras que podem representar cada uma das estruturas

EAN-8 EAN/UCC-8

EAN-13 UPC-A UPC-E EAN/UCC-13 ou UCC-12 ITF-14

EAN/UCC-14 UCC/EAN-128

Lembre-se: Os check-outs das lojas de varejo esto configurados para capturar estruturas EAN/UPC, portanto, toda embalagem disponvel para venda ao consumidor de varejo de ser identificada por cdigos de barras nesta simbologia. Os centros de distribuio, atacadistas, armazns gerais, transportadoras e docas de recebimento (retaguarda) de lojas de

varejo devem aceitar e tratar todas as estruturas de dados e cdigos de barras do Sistema EANUCC (EAN/ UPC; ITF;UCC/EAN-128).

O diagrama a seguir vai ajudar os usurios a selecionar o cdigo de barras entre as opes.

EAN BRASIL

38

7. 5 rvore de decises de opes de cdigos de barras


Os dados adicionais no precisaro ser lidos no PDV. Ateno qualidade ao imprimir o UCC/EAN-128 em papelo corrugado.

Item para gndola de varejo?


NO

SIM

Item muito pequeno?

SIM

EAN-8 ou UPC-E

NO

Distribuio Geral?

Algum dado extra requerido?

SIM

EAN-13 ou UPC-A+ UCC/EAN-128

SIM

NO

EAN-13 ou UPC-A

Impresso direta no papelo ondulado?

SIM

Algum dado extra requerido?

SIM

ITF-14+/ou UCC/EAN-128

NO

NO

NO

ITF-14

Algum dado extra requerido?

SIM

ITF-14+/ou UCC/EAN-128

NO

EAN-13 ou UPC-A ou ITF-14 ou UCC/EAN-128

EAN-8 ou EAN-13; ou UPC-A; ou UPC-E; ou ITF-14 ou UCC/EAN-128

EAN BRASIL

39

8IDENTIFICADORES DE APLICAO (Als)


O smbolo UCC/EAN-128 uma simbologia extremamente flexvel. Permite a representao de dados de comprimento varivel e possibilita codificar vrias informaes em um smbolo do cdigo de barras. Isso se denomina concatenao. Este tipo de cdigo de barras iniciado por um caractere START indicando a tabela code A, B ou C que permite a identificao de 128 caracteres ASCII, seguido do caractere FNC1, ex: START (Code C) FNC1. Este caractere duplo inicial no visvel para as pessoas, mas deve estar no incio das barras para que seja possvel o reconhecimento e tratamento da estrutura da simbologia: os Indicadores de Aplicao, caractere separador, Dgito Verificador e Stop. Os Als so cdigos que anunciam com exclusividade os dados que os sucedem, seu significado e seu comprimento. Os dados que aparecem aps um AI podem abranger caracteres alfabticos e/ou numricos de qualquer comprimento, chegando em alguns formatos at trinta caracteres. Os campos de dados tm comprimento fixo ou varivel, dependendo do AI. Os atributos de dados relacionam-se com um item: um item comercial ou de transporte, e no possuem significado caso sejam isolados. Podem ser representados no UCC/EAN-128 usando-se AIs. Existe uma faixa de AIs para medidas de itens comerciais, nos quais o peso descrito o peso lquido, e uma faixa de AIs para medidas de unidades de transportes, denominadas unidades logsticas, nas quais o peso descrito o peso bruto. A tabela a seguir foi extrada da lista completa como exemplo dos AIs. Observe que um deles representa um significado contedo , uma senha ttulo de dados para sua identificao na aplicao; e um formato para a representao dos dados n (numricos) ou em an (alfanumricos), fixos ou variveis (consulte o Anexo 4 para obter a lista completa de Identificadores de Aplicao). A representao de AIs numa mesma linha do cdigo de barras possvel desde que respeitadas as regras de concatenao:  Mximo de 48 caracteres numa mesma seqncia de dados (incluindo os AIs e caracter(es) separador(es) se tiver(em), mas excluindo os caracteres auxiliares e o dgito verificador);  Mximo de 165mm do smbolo, incluindo as margens de silncio (para uma mesma linha de cdigo de barras);  Uso do caractere separador FNC1 depois de um AI de dado varivel, quando concatenado com outro AI. A tabela a seguir identifica todos os AIs reconhecidos como tendo formato de dados fixos. Os Identificadores de Aplicao que no aparecem nesta tabela devero receber caractere separador (FNC1), quando anteceder qualquer outro AI numa concatenao. O caractere separador de dados FNC1 no aparece na representao humano-legvel, mas dever estar contido nas barras, a menos que o AI varivel for o ltimo representado no cdigo, pois neste caso o caractere STOP determina o final de representao.

AI 00 01 02

TTULO COMPLETO (CONTEDO) Cdigo de Srie de Unidade de Logstica Nmero Global de Item Comercial GTIN de Itens Comerciais contidos em uma Unidade Logstica Nmero de Batch ou de Lote Data de produo (AAMMDD)

TTULO DE DADOS SSCC GTIN

FORMATO N2+n18 N2+n14

CONTENT BATCH/LOT PROD DATE NET Weight (kg)

N2+n14 N2+an..20 N2+n6 N4+n6

10 11

310X Peso lquido (quilos) X = indicao do decimal

EAN BRASIL

40

TABELA DE FORMATO DE DADOS DE LARGURA PREDEFINIDA USANDO IDENTIFICADORES DE APLICAO


Qtd de caracteres AI + Primeiros 2 dgitos do A l campo de dados Primeiros 2 dgitos do Al Qtd de caracter es AI + campo de dados

00 01 02 (03) (04) 11 (12) 13 (14) 15 (16)

20 16 16 18 8 8 8 8 8 8 8

17 (18) (19) 20 31 32 33 34 (35) (36) 41

8 8 8 4 10 10 10 10 10 10 16

Esta tabela limitada aos AIs acima listados e no ser alterada. Os AIs em parnteses ainda no foram publicados. Existem AIs que devem sempre ser utilizados com outros: por exemplo, o AI 02 deve sempre estar concatenado com o AI 37 numa mesma linha de cdigo de barras. Alguns

Exemplo de um UCC/ EAN-128 representando um GTIN, uma data de validade e um nmero de lote

( 0 1 )

0 7 8 9 8 8 8 8 8 8 0 0 1 1 ( 1 5 ) 9 9 1 2 2 4 ( 1 0 ) L V 1 1 1

AIs nunca devem ser usados juntos, por exemplo, o AI 01 e o AI 02. As empresas devem respeitar as regras bsicas de concatenao e combinao lgica de AIs. Recomenda-se que os AIs de formatos fixos apaream na frente de dados variveis para otimizar a largura total do smbolo.

O dgito de extenso usado para aumentar a capacidade do SSCC. Ele atribudo pela empresa que aloca o SSCC.

EAN BRASIL

41

9UNIDADES LOGSTICAS
Unidade logstica um item de qualquer composio estabelecido para transporte e/ou armazenagem e que precisa ser gerenciado por meio da cadeia de suprimento. O rastreamento de unidades logsticas na cadeia de suprimento uma das principais aplicaes do Sistema EANUCC. Com esse fim, um nmero de identificao padro EAN, conhecido como Serial Shipping Container Code - SSCC (Cdigo de Srie de Unidade Logstica/Despacho) - identifica as unidades logsticas. Esse nmero exclusivo de cada unidade logstica especfica e, em princpio, suficiente para todas as aplicaes logsticas. Caso todos os parceiros comerciais, incluindo transportadoras e terceiros, troquem entre si mensagens eletrnicas (EDI) com descries completas das unidades logsticas e tenham o arquivo envolvido on-line, ao capturarem o SSCC para acessar essas descries, no ser necessria nenhuma informao alm do AI (00) SSCC. Mas todas essas condies ainda so raramente cumpridas, sendo ento reconhecido que alguns atributos do SSCC so teis na forma de cdigo de barras nas unidades logsticas. J que cada unidade logstica deve receber seu prprio SSCC, a pr-impresso do smbolo do cdigo de barras contendo o SSCC sobre a embalagem da unidade logstica no prtica. Deve ser criada uma etiqueta que ser anexada unidade logstica no momento em que esta criada. Alm disso, uma unidade logstica tambm pode ser uma unidade de comercializao e, portanto, estar sujeita s especificaes EANUCC para itens comerciais . Se esse for o caso, lgico gerar uma etiqueta isolada contendo todas as informaes necessrias codificadas em barras. A EAN International e o UCC, junto com os representantes de fabricantes, atacadistas, transportadores e das Organizaes Membros da EAN, desenvolveram um padro voluntrio para aplicaes da etiqueta do cdigo de barras. O SSCC, e sua aplicao em unidades logsticas, o foco central da etiqueta de logstica EANUCC.

9.1 - SSCC
Identificador de Aplicao Dgito de extenso 00 N1 Cdigo de Srie de Unidade Logstica Prefixo EANUCC de Empresa + Referncia de item N2 N3 N4 N5 N6 N7 N8 N9 N10 N 11 N12 N 13 N 14 N15 N 16 N17 Dgito verificador N18

O prefixo EANUCC de empresa atribudo por uma Organizao Membro da EAN (no caso EAN BRASIL) ao usurio do Sistema que, normalmente, a empresa que monta a unidade logstica. Ele torna o nmero exclusivo em todo o mundo, mas no identifica a origem da unidade. A referncia do item um nmero de srie selecionado pela companhia que recebeu um prefixo de empresa para completar a cadeia de dgitos de N2 A N17. A maneira mais simples de alocar a referncia de item seqncial, ou seja, 000..., 001..., 002..., 003...

O SSCC o nmero que identifica todas as unidades logsticas, sejam elas padronizadas ou no, homogneas ou mistas. Uma empresa que deseja diferenciar suas fbricas no SSCC pode faz-lo alocando blocos de SSCC a cada fbrica. O SSCC declarado no aviso de despacho, na notificao de entrega e em todas as mensagens relativas ao transporte. Veja o clculo para o dgito verificador no Anexo 1, cap. 16.

EAN BRASIL

42

9.2 - A ETIQUETA LOGSTICA


Representao das informaes A informao apresentada na etiqueta logstica deve ser representada em duas formas: a informao orientada a leitura por pessoas, que composta por textos e grficos e a informao desenhada para leitura para captura automtica de dados, que composta por cdigo de barras. A etiqueta logstica EANUCC estruturada em trs sees:  aseo topo da etiqueta de formato livre (sugere-se a identificao da empresa responsvel pelo produto embalado e informaes codificadas logotipo/marca, endereo, etc);  a seo central da etiqueta contm texto e contedo referentes ao que est tambm representado em cdigo de barras.  a seo inferior contm o cdigo de barras. Nota: Os caracteres humano-legveis embaixo do cdigo de barras so obrigatrios. Layout da Etiqueta Logstica O layout da etiqueta logstica d suporte ao processo da cadeia de suprimento agrupando informaes em trs sees lgicas para o fornecedor, o cliente e a transportadora. Cada seo da etiqueta pode ser aplicada em um momento diferente, medida que se tornarem conhecidas informaes que sejam relevantes. Dentro de cada seo, alm dos cdigos de barras, so segregadas informaes em texto para facilitar o processamento em separado por mquinas e pessoas. O etiquetador, organizao responsvel pela impresso e aplicao da etiqueta, determina o contedo, o formato e as dimenses dela. O SSCC o nico elemento obrigatrio para todas as etiquetas logsticas EANUCC. Outras informaes, quando necessrias, devem estar em conformidade com as especificaes gerais e regras dos identificadores de Aplicao. Uma seo um agrupamento lgico de informaes geralmente conhecidas em um determinado momento. Existem trs sees na etiqueta, cada qual representando um grupo de informaes. Geralmente, a ordem das sees, de alto a baixo, aplicadas nas unidades logsticas : transportadora, cliente, fornecedor. Entretanto, essa ordem e o alinhamento de alto a baixo podem variar dependendo do tamanho da unidade logstica e do processo de negcio que est sendo atendido. Seo do fornecedor As informaes contidas nessa seo geralmente so conhecidas pelo fornecedor no momento da embalagem. O SSCC obrigatrio aplicado aqui como identificador da unidade. A identificao do item comercial (GTIN) tambm aplicada aqui, quando utilizada. Outras informaes que podem ser de interesse bsico do fornecedor, mas que tambm podem ser teis a clientes e transportadoras, podem ser aplicadas. Isso inclui informaes relacionadas com o produto, tais como a variante do produto, datas como a de produo, embalagem, validade e utilizao, alm de nmeros de lote, batch e srie. Seo do cliente As informaes contidas nessa seo geralmente so conhecidas no momento da confeco do pedido e de seu processamento pelo fornecedor. As informaes mais comuns incluem o local de despacho, nmero do pedido de compra e informaes especficas de roteiro e manuseio da carga. Seo de transportadora As informaes contidas nessa seo geralmente so conhecidas no momento do despacho e, em geral, relacionam-se com o transporte. As informaes mais comuns incluem cdigos postais de despacho, nmeros de consignao e informaes especficas para a transportadora.

EAN BRASIL

43

Exemplos de etiquetas

Etiqueta bsica: SSCC

( 0 0 ) 1 7 8 9 8 8 8 8 8 8 0 0 0 0 0 0 1 8

O AI (00) dever sempre ser representado na magnitude 50% (mdulo = 0,50mm), e altura de 32mm. Quando representado junto com outros

Identificadores de Aplicao, dever estar sozinho na parte inferior da etiqueta, e no poder ser concatenado com outros AIs; veja o exemplo abaixo.

Etiqueta com sees para o fornecedor e o cliente - contm dados concatenados G-104

EAN BRASIL

44

Os smbolos devem ser representados com 27mm de altura (SSCC=32mm) para a eficincia nas operaes de leitura ptica no processo de distribuio. Apenas em casos onde no houver espao fsico para aplicao dos smbolos na dimenso recomendada, o mnimo permitido para aplicao em etiquetas logsticas 13mm (e no dever ser menor que isso, pois prejudicar o processo de captura automtica distncia em armazns, centros de distribuio, etc.) .

Recomenda-se que os caracteres humano-legveis embaixo do cdigo de barras tenham no mnimo 3mm de altura, e os textos correspondentes s informaes que esto no cdigo e barras tenham 7mm. Textos gerais sem equivalncia em cdigo de barras, como logotipo da empresa, endereo, etc., no devem ser menores que 3mm. A etiqueta deve apresentar as sees de identificao da empresa, dados e textos humano-legveis e o cdigo de barras, conforme modelo acima.

Etiqueta com sees para o fornecedor e a transportadora

(00) 178988888800000018

EAN BRASIL

45

Etiquetas com sees para o fornecedor , o cliente e a transportadora

EAN BRASIL

46

10PRODUTOS COM MEDIDAS VARIVEIS


O termo produtos com medidas variveis usado para descrever produtos vendidos, encomendados ou produzidos em quantidades que podem variar continuamente , tais como peixes, carnes, aves, queijos, cordas, tecidos, carpetes em rolo, etc. A identificao desses produtos para o uso em documentos ou mensagens de EDI, tais como formulrio de pedidos, notificaes de entrega e faturas, efetuada de acordo com as regras gerais, usando a estrutura de numerao EAN/UCC-14.

10.1 UNIDADE DE CONSUMO DE MEDIDA VARIVEL

Destinada ao check-out do varejo O peso, a contagem ou o preo devem ser includos no cdigo de barras interno de loja para ser lido no check-out. Nos smbolos EAN/ UPC estrutura interna de loja no h espao para um GTIN, portanto, deve ser definido um nmero mais curto para identificar o produto. A medida ou o preo podem ter 4 ou 5 dgitos da moeda; com um dgito verificador especial para preo, ou no.

O nmero curto pode ser alocado: pelo varejista ou pela Organizao Membro da EAN, caso tenha sido definido um nmero nacional genrico para esse tipo de item (Ex. PLU para frutas, legumes e verduras). O prefixo EANUCC selecionado pela Organizao Membro da EAN na faixa 02 (UCC) e de 20 a 29 (EAN).

10.1 Unidade de Consumo de Medida Varivel


Estrutura - 2 IU XXXXXXXXXX Dv 2 - Prefixo EANUCC para uso restrito de loja (circulao interna de loja) IU Indicadores de uso sugeridos para organizao da codificao interna: 0 a 4 = produtos de peso varivel 5 e 6 = uso interno de loja 7 e 9 = reservado para a EAN BRASIL X Cdigo interno da loja Dv Dgito verificador Os cdigos internos de loja s tm validade para o ambiente restrito da loja e, portanto, podem seguir qualquer estrutura escolhida pelo administrador dela. A EAN BRASIL e as outras Organizaes Membro da EAN International recomendam o uso do prefixo EANUCC 2 para a garantia de que os cdigos internos no sejam coincidentes a nenhuma numerao GTIN EANUCC de produtos nacionais ou importados; o restante da estrutura uma sugesto de uso. A reserva dos prefixos de 27 a 29 pela EAN BRASIL considera a aplicao futura de cdigos PLU padronizados para determinados itens comerciais Ex.: frutas, legumes e verduras. O uso da identificao interna de loja em cdigo de barras EAN/ UPC facilita tambm a leitura ptica no check-out pois trata-se da mesma simbologia EAN13; EAN-8 e UPC.

EAN BRASIL

47

No caso dos itens de peso varivel, reidentificados em loja, como os fracionados (queijos, aves, etc.) pode-se adotar as seguintes estruturas: 2 IU PPPPP KKKKK Dv ou 2 IU PPPP $$$$$ Dv

Onde: IU - Identificador de Uso - 0 a 4 para identificao de peso varivel P - Cdigo de Produto seqencial definido pela loja K - peso do produto $ - preo do produto Dv - Dgito Verificador

Regras Gerais
Destinadas ao EDI Um GTIN normal deve ser alocado sob o prefixo de empresa do fornecedor (detentor da marca) mesmo que haja um nmero interno da loja para a codificao em barras. As solues para a codificao em barras de produtos com medidas variveis so solues nacionais. As empresas que exportam devem adotar as solues em vigor no pas de destino.

10.2 ITEM COMERCIAL DE MEDIDA VARIVEL NO-DESTINADO AO VAREJO


Para completar a identificao de um item comercial de medida varivel que no se destina ao varejo, obrigatria a presena da medida especfica do item. O nmero de identificao EAN/UCC-14 com o indicador 9 usado para identificar um item comercial da medida varivel. O dgito 9 na primeira posio parte integrante do nmero de item comercial com 14 dgitos. Ele especifica que uma medida adicional ou informao de contagem est anexada ao nmero de identificao para torn-lo completo. Quando, para determinado item comercial do varejo com medida varivel, houver vrios itens comerciais com medida varivel no-destinados ao varejo, cada um deles deve receber seu prprio GTIN iniciado com um 9. O nmero de identificao completo na forma codificada em barras compe-se da seguinte maneira para a medida em quilos. Para outras medidas, consulte a lista completa de AIs - anexo 4, cap. 16. Codificao em barras Existem duas maneiras de traduzir essas informaes para o cdigo de barras. De preferncia com um UCC/ EAN-128 para codificar o nmero de identificao e a medida em nico smbolo, usado o identificador de aplicao 01 para o GTIN e um dos AIS entre 3100 e 3169, ou o AI 8001 para a medida. Mas tambm possvel mostrar o GTIN em um smbolo ITF-14 e a medida em um smbolo UCC/ EAN-128.

A medida sempre expressa em 6 dgitos na unidade de medida definida pelo AI. A posio do ponto decimal indicada pelo ltimo dgito (x) do AI. Caso este tenha o valor 0, isso significa que no h ponto decimal, valor 2*, isso significa que h dois dgitos decimais. * Por exemplo, 005250 precedido do identificador 3103 significa 5,25 quilos.

*Ponto decimal

AI 01

GTIN 9 N 1 N2 N 3 N 4 N 5 N 6 N 7 N 8 N9 N 1 0 N 1 1 N 1 2 Dv

AI 310X*

Medida M1 M2 M3 M4 M5 M6

EAN BRASIL

48

10.3 IDENTIFICAO DE ITENS COMERCIAIS DE MEDIDAS VARIVEIS PARA O PROPSITO DE EDI


A identificao de itens comerciais de medidas variveis em documentos eletrnicos (EDI) como Pedido de Compra, Informaes de Entrega e Fatura deve seguir o critrio da estrutura GTIN atribuda pelo proprietrio da marca do item, conforme padres EANUCC. Nota-se, que para o cadastramento e processamento de dados todos os GTINS devero conter 14 dgitos. As numeraes, que no correspondem em suas estruturas a 14 dgitos, devero receber zeros a esquerda para efeito de cadastro. O mesmo nmero (contedo de dado) que representado em cdigo de barras ser transportado via EDI, pois nas mensagens eletrnicas padronizadas h segmentos de dados estruturados, que identificam o dado trafegado. Note que Identificadores de Aplicao EANUCC, no so transportados nas mensagens eletrnicas, pois estes anunciam o contedo de dados no cdigo de barras UCC/EAN -128. Em mensagens eletrnicas, h segmentos prprios para este fim. GTINS devero ser atribudos para itens de medida varivel e produtos em geral, mesmo que estes venham a receber cdigos internos no ambiente restrito de loja.

11CASOS ESPECIAIS
Livros e publicaes em srie As editoras tm duas opes para identificar os livros ou publicaes: Como qualquer outro item comercial, utilizando a estrutura de numerao EAN/UCC-13 ou UCC12, por meio de um prefixo EANUCC de empresa licenciado pela EAN BRASIL; Ou utilizando os nmeros ISBN ou ISSN j existentes (sem seu dgito verificador) embutidos em um GTIN. ISBN (Inter national Standard Book Number ) numerao contendo 10 dgitos. Para compor a estrutura EAN/UCC-13 dever ser eliminado o ltimo dgito (que o verificador do ISBN) e acrescentando prefixo EANUCC 978; um novo dgito verificador ser calculado conforme algoritmo (anexo1 cap.16) ISSN (International Standar d Serial Number) numerao contendo 8 dgitos. Para compor a estrutura EAN/UCC 13 dever ser eliminado o ltimo dgito (que o verificador do ISSN) e acrescentado na seqncia os dgitos 00; como prefixo EAN/UCC receber o 977, e no final um novo dgito verificador ser calculado conforme algoritmo (anexo1 cap.16)

Publicaes em srie Cdigo ISSN 9 7 7 0* 0* Dv

*Estes dgitos, quando diferentes de zero, estaro indicando variaes da publicao

Livros Cdigo ISBN 9 7 8 Dv

Informaes adicionais ao ttulo podem ser impressas em um cdigo adendo de 2 ou 5 dgitos. Ele emitido sob responsabilidade da editora, e utilizado no controle da edio para gerenciamento das devolues das publicaes peridicas (encalhe nas bancas). Para a identificao de agrupamentos de livros ou revistas, em que no h registro ISSN ou ISBN, uma numerao GTIN poder identificar o grupo.

Nota: o prefixo EANUCC 979 tambm pode ser aplicado para a composio de ISBN.

EAN BRASIL

49

*NOTA: O cdigo ISBN fornecido pela Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro, RJ ) e o ISSN pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia Braslia, DF). Estes rgos so independentes da EAN BRASIL, porm as numeraes por eles controladas so exclusivas para cada um dos ttulos das publicaes e, por isso, podem compor os cdigos EAN/UCC-13, conforme anteriormente referenciados. PARTITURAS MUSICAIS As partituras musicais podem ser identificadas da mesma forma que qualquer outro item comercial, usando-se uma estrutura de numerao EAN/UCC-13, ou UCC-12. A segunda opo identific-las usando o sistema de numerao ISMN (International Standard Music Number) com o prefixo 979, substituindo o M do ISMN por 0 e aplicando os primeiros oito dgitos do ISMN; o ltimo dgito o verificador conforme algoritmo - Anexo 1.

Numerao de cupons A identificao de cupons organizada no plano nacional e, portanto, no inequvoca em nvel mundial. Os cupons so numerados usando-se um nmero EAN/UCC-13 iniciado pelo prefixo 99. Para smbolos UPC, o UCC alocou o prefixo 05 e tambm 99 aos cupons. A Estrutura definida por cada Organizao Membro da EAN. Os prefixos 981 e 982 foram liberados para empresas que usam uma moeda comum a vrios pases (ex. Euro).

A EAN BRASIL recomenda as seguintes estruturas para cupom: 99 99 (IU) (2) EEEEE EEEEE CCCC D

$$$$$ D

Partitura musical

99 Cdigo ISMN (IU) Dv (0) (1)

= PREFIXO EAN PARA CUPONS = Indicador de uso = Indstria emissora = Gesto interna do comrcio = Indicao de 2 casas decimais para identificao de valor em centavos de reais

Numerao inter na da empresa em loja ou depsito

(2)

As empresas podem precisar numerar itens para seu uso interno. Elas podem faz-lo usando nmeros EANUCC-13 iniciados por um dos prefixos reservados para essa finalidade na faixa que abrange: 20 a 29. Esses nmeros no podem ser alocados fora da empresa que os criou. Os nmeros internos podem ser representados em cdigo de barras EAN/UPC para leitura ptica dentro da empresa que os controla. No podem ser utilizados para o EDI, nem para cadastramento em bancos de dados de terceiros, pois no so nmeros exclusivos do fornecedor. O uso de nmeros internos pode causar conflito em caso de fuso de empresas, e deve ser estimulado que cada fornecedor envie os itens codificados pelas estruturas EAN/UCC-13 (GTIN). Alm da estrutura acima, nas indstrias, as numeraes internas para insumos podem ser representadas nos AIs de (91) a (99) aplicaes internas que permitem representao alfanumrica, at que todos os fornecedores enviem os itens codificados conforme numerao do proprietrio da marca. Neste caso, o cdigo de barras o UCC/EAN-128.

(3) a (9) = Futuras expanses E = C = $ = D = Indicao Empresa (Licena da EAN BRASIL) Identificao do Desconto Valor Monetrio Dgito Verificador

Consulte na Biblioteca Tcnica do Centro de Servios EAN BRASIL (www.eanbrasil.org.br) os guias especficos para codificao de livros, peridicos, partituras e cupons.

EAN BRASIL

50

12NMEROS GLOBAIS DE LOCALIZAO - GLN


O Nmero Global de Localizao (GLN) possibilita a identificao exclusiva e inequvoca de pessoas fsicas, jurdicas e entidades funcionais. Uma relao comercial envolve vrias empresas: a fornecedora, a cliente e, possivelmente, uma prestadora de servio logstico, etc. Em cada empresa, vrios departamentos podem estar envolvidos. Os parceiros comerciais precisam identificar com preciso, em seus respectivos arquivos, todos os locais e as funes envolvidas nessa relao. A estrutura de numerao padro EAN/UCC-13 usada com esse objetivo e os nmeros so no significativos. No h restrio alocao do mesmo nmero de identificao EAN/UCC-13 a um produto e a um local. Isso no origina confuso porque as aplicaes so totalmente separadas. Cada empresa ou organizao detentora de um prefixo EANUCC de empresa pode atribuir Nmeros Globais de Localizao EAN a seus prprios locais. Cada endereo diferente e cada funo que precisa ser discriminada devem receber um nmero diferente. responsabilidade de uma empresa que utiliza GLNs manter seus parceiros comerciais informados sobre todos os nmeros emitidos e seus detalhes correspondentes. Em uma comunicao de EDI, o GLN ser usado em mensagens para identificar todos os locais fsicos envolvidos. Os GLNs tambm so usados na forma codificada em barras: vrios identificadores de aplicao so definidos para local De entrega (AI=410), local de faturamento (Al=411), local De compra (AI=412), entre outros. A nica simbologia de cdigo de barras que pode ser utilizada para codificar um GLN a UCC/EAN-128.

13EDI
Diariamente, os negcios geram e processam um assombroso volume de documentos em papel. Esses documentos, que abrangem de pedidos de compra e fatura, a catlogos de produtos e relatrios de vendas, fornecem as informaes fundamentais que precedem, acompanham ou sucedem as mercadorias fsicas em uma transao comercial. O EDI Intercmbio Eletrnico de Documentos proporciona aos parceiros comerciais uma eficiente ferramenta de negcios para a transmisso automtica de dados comerciais de um Sistema de computadores diretamente para outro. No EDI, todos documentos enviados na forma de papel entre as companhias so substitudos por mensagens, adequados para intercmbio por meios eletrnicos, entre aplicaes em sistemas informatizados. O EDI a transferncia de dados estruturados por meio de padres de mensagens combinados de uma aplicao de computador a outro atravs de meios eletrnicos e com um mnimo de interveno humana. Esse intercmbio diz respeito a transaes comerciais, com suas implicaes comerciais, logsticas e financeiras. Para cada organizao, a implementao bem-sucedida do EDI ser um projeto multidisciplinar, que exigir um alto nvel de compromisso no apenas da alta administrao, mas de um largo espectro de gerentes funcionais responsveis por diferentes reas de atividade. As normas e os procedimentos corporativos precisaro ser examinados, os procedimentos funcionais correntes podem exigir uma reviso e sero estabelecidas e administradas novas relaes de negcios. No mago do Sistema encontra-se o melhor uso e a partilha de informaes internamente e entre parceiros comerciais para que a dependncia entre estes, seja mais baseada na informao e mais confivel. Existem duas grandes reas onde o EDI padronizado no Sistema EAN/UCC: EANCOM e XML. O EANCOM uma diretriz de implementao das mensagens padronizadas UN/EDIFACT. Ele abrange

EAN BRASIL

51

47 mensagens com definies e explicaes claras sobre o uso de todos os campos de dados, permitindo que os parceiros comerciais troquem entre si documentos comerciais de uma forma simples, precisa e barata. Existem diversos tipos de mensagens para atender todos os requisitos de negcios nas diversas etapas de uma relao comercial. As mensagens de alinhamento de dados-mestres descrevem as partes e os produtos envolvidos. A transao comercial tem incio com a mensagem de pedido e termina com a de aviso mltiplo de dbito ou a de aviso mltiplo de crdito, seguindo a seqncia lgica do ciclo comercial. So usadas mensagens de relatrio e planejamento para informar o parceiro comercial sobre a atividade comercial ou para planejar para futuras necessidades, agilizando, assim, a cadeia de suprimento. Instrues para prestadores de servios logsticos ou para transportadoras, e relatrios, permitem a automao de todas as etapas da cadeia de suprimento. O EANCOM no apenas um conjunto de mensagens padro, mas ele tambm se baseia no uso de nmeros de identificao internacionais EAN/UCC, ao invs de nmeros combinados bilateralmente entre dois parceiros comerciais. O uso de nmeros EANUCC (na identificao de itens, locais, servios e processos) ir naturalmente simplificar a implementao com futuros parceiros comerciais. O GTIN descrito neste manual para identificar itens comerciais o nico Sistema de numerao internacional e multissetorial, que fornece um nmero de

identificao exclusivo e inequvoco a cada item e suas variantes, seja qual for seu local de origem e de importncia em ambientes abertos. As empresas no tero de manter complicadas referncias cruzadas de acordo com nmeros internos de seus parceiros comerciais. O GLN proporciona o meio mais eficiente para comunicar locais ou identificao de empresas. Alm de ser usado nas prprias mensagens EANCOM, ele tambm pode ser usado por redes para rotear mensagens de EDI para a caixa postal, estao de trabalho ou aplicativo a que se destinam. As mensagens EANCOM foram desenvolvidas para aproveitar ao mximo os padres associados, que so a numerao de produto e de local e a codificao em barras, a fim de proporcionar o mximo de eficincia e de benefcios ao usurio. Seu uso est se desenvolvendo em todo o mundo. O EDI levado cabo por meio de mensagens EANCOM requer uso de conexes dedicadas providas por VAN (Value Added Network) ou provedores de Redes Privadas de Valor Agregado, e o uso de softwares de traduo e comunicao especializados. Existe um custo associado ao investimento em tal infra-estrutura, e hoje est concentrado principalmente em grandes companhias. Boa parte das pequenas e mdias empresas continuam usando os velhos documentos comerciais baseados em papis suscetveis a erros durante a sua troca. Com o rpido desenvolvimento da Internet, empresas manifestaram a necessidade de utilizar tambm este meio para o intercmbio de documentos eletrnicos. A resposta a esta necessidade foi o XML eXtensible Mark-up Language, usado para a troca de informaes comerciais entre aplicaes, via Internet. Existem diversas mensagens padronizadas em XML desenvolvidas pela EANUCC. Todas elas utilizam os nmeros de referncia padronizados, tais como GTIN ou GLN. Os usurios interessados em obter maiores informaes acerca destes novos padres, podem estar contatando a EAN BRASIL.

14DVIDAS MAIS FREQUNTES


H respostas para as dvidas mais freqentes. Elas se destinam a esclarecer algumas interpretaes incorretas existentes h muito tempo. 2) Os smbolos EAN-13 sero aceitos nos Estados Unidos e Canad? Embora uma data-limite, janeiro de 2005, tenha sido definida para a aceitao global do EAN/ UCC-13, a estrutura de numerao padro UCC-12 representada em um smbolo UPC-A ou UPC-E exigida para itens vendidos no ponto-de-venda do varejo nos Estados Unidos ou Canad. Isso ocorre porque muitos usurios norte-americanos ainda no podem acomodar os nmeros de identificao EAN/UCC-13 em seus arquivos informatizados. 3) Os primeiros dgitos dizem o pas de origem do produto? No. Os primeiros dgitos referem-se ao pas de filiao da empresa que atribui o nmero. Os

1) Os cdigos de barras UPC-A e UPC-E americanos sero aceitos fora dos Estados Unidos? Sim. O Sistema EAN foi projetado em torno do Sistema UPC americano, por isso, os smbolos americanos funcionaro perfeitamente em todos os pases que adotam Sistema EAN. As empresas dos Estados Unidos e do Canad exportam para o resto do mundo, aplicando cdigos UPC em todos os seus produtos e no tm problemas por isso.

EAN BRASIL

52

produtos podem ser feitos em qualquer local do mundo. Por exemplo, as numeraes iniciadas por 50 foram licenciadas pela EAN do Reino Unido, 789 pela EAN BRASIL,779 pela EAN Argentina, etc., mas as empresas-membro da associao (detentoras das marcas), podem no ter a fbrica estabelecida no pas onde est filiada. O mesmo se aplica a todas as outras Organizaes EAN e a seus nmeros de prefixo. Todavia, vale ressaltar que so poucas as empresas que possuem o registro das marcas em pases diferentes do de fabricao dos produtos, isto , geralmente a empresa est cadastrada na EAN local do pas que fabrica. 4) A descrio e o preo do item esto includos no cdigo de barras? Em geral, isso no ocorre. O cdigo de barras representa os nmeros mostrados abaixo dele, os quais simplesmente identificam o item com exclusividade. Todas as informaes sobre o produto so mantidas num banco de dados de computador. As nicas excees so os nmeros EAN/UCC-13 e UCC-12 para medida varivel (uso interno de loja) e nmeros de cupons, que incluem o preo, a medida do item ou o valor de um cupom. 5) Os primeiros sete dgitos de um GTIN so o nmero de identidade do fabricante? No obrigatoriamente. As Organizaes Membro da EAN no mundo (tambm o UCC) licenciam prefixos de empresas que podem variar entre seis e doze dgitos. Os primeiros dois ou trs dgitos indicam o pas da Organizao EAN que licenciou o nmero de empresa, que vem a seguir . A EAN BRASIL licencia prefixos que variam entre 7 e 12 dgitos conforme a necessidade de cada empresa. 6) Os cdigos de barras precisam ser impr essos o mais prximo possvel de 100 por cento de seu tamanho nominal? No. O processo de impresso e os materiais usados determinaro o tamanho do cdigo de barras mais adequado dentro da escala de magnitudes. As barras claras e escuras devem ser reconhecidas pelo leitor ptico, como fazendo parte de um smbolo preciso. A qualidade de impresso inferior exige smbolos maiores. Quanto maior a magnitude do smbolo, maior a tolerncia para distores, isto , menor probabilidade de problemas por engrossamento ou afinamento de barras. 7) Os cdigos de barras em caixas de transporte e armazenamento (unidades logsticas) fazem parte de um Sistema diferente? No. O Sistema EANUCC permite que trs diferentes simbologias de cdigo de barras sejam usadas EAN/UPC, ITF-14 e UCC/EAN-128 em caixas de transporte e armazenamento usadas na movimentao, mas que no atravessam um ponto-de-venda de varejo. O sistema de numera-

o foi projetado para ser usado em todas as configuraes da embalagem e os diferentes smbolos so usados de acordo com os requisitos de informao e os materiais de impresso aplicados. 8) O meu sistema de codificao interno vai se encaixar na parte da referncia de item do nmer o do artigo? Ele no se destina a isso. O Sistema EANUCC projetado especialmente para a comercializao aberta e ser usado freqentemente em paralelo com um sistema interno (pode ser necessria uma tabela de traduo). Algumas empresas substituiro o seu sistema interno, mas usar o EANUCC (que projetado para ser usado facilmente por computadores) no significa necessariamente abandonar o cdigo interno, de uso restrito. Outro aspecto que a referncia de item comercial das numeraes EANUCC deve ser atribuda de forma seqencial, respeitando a quantidade de dgitos conforme capacidade do prefixo EANUCC de empresa, e muitas vezes, os cdigos internos das indstrias so extensos, contm classificao e em alguns casos at so alfanumricos. 9) Os cdigos de barras tm de ser impressos em pr eto sobre um fundo branco? No. importante que a barra aparea escura sobre um fundo claro, quando iluminada pela luz vermelha usada pelos scanners. As cores frias, como o azul, verde (escuro) ou preto, podem ser usadas sobre os fundos com cores quentes, como o vermelho, laranja e amarelo, bem como sobre o branco. importante ter contraste suficiente entre as barras e os espaos (=barras claras), portanto decisivo que seja verificado com a grfica as melhores combinaes de cores. Ateno: nem tudo que mostra um contraste para o olho humano, tem o mesmo efeito para o leitor ptico. 10) Os cdigos EAN/UCC so adequados apenas para o ponto-de-venda do varejo? No. O Sistema EANUCC um Sistema totalmente neutro que pode ser usado para identificar qualquer coisa comercializada entre empresas, bem como as unidades de consumo individuais no ponto-de-venda. Os cdigos de barras das mercadorias so capturados ao sarem da fbrica, no manuseio pelos distribuidores, na entrada de depsitos e almoxarifados, outra vez na contagem do estoque, quando os pedidos so selecionados, e assim por diante. O sistema usado por empresas, que operam em todos os setores do comrcio e da indstria. 11) Todos os cdigos de barras so iguais? No. A combinao binria, que constitui as barras claras e escuras dos cdigos so baseados em critrios diferentes a cada simbologia. H cdigo de barras que combina 7 mdulos para representao de um caractere; outro pode representar o mesmo caractere baseando-se na

EAN BRASIL

53

combinao de 11 mdulos. Alm disso, os cdigos de barras EAN, UPC e UCC/EAN-128 possuem um contedo de dados padronizado, isto , h uma organizao nas numeraes a serem representadas, como exemplo o GTIN, e tambm nos formatos de dados anunciados pelos AIs EANUCC. Isso significa que estes cdigos podem ser usados por qualquer empresa com um Sistema baseado no EANUCC, e podem ser facilmente processados. Outros cdigos de barras, como por exemplo o cdigo 39, no tm uma abordagem padronizada para os dados que carregam, e, por isso, s so

realmente teis em sistemas restritos a grupos definidos de usurios, capazes de process-los sem interpretao confusa sobre o contedo que representam. Lembre-se: os scanners s conseguem decodificar as simbologias se estiverem configurados para tal. Por outro lado, os softwares aplicativos das empresas s podem interpretar o contedo dos dados capturados dos cdigos de barras, se estes seguirem um padro estruturado de dados, exceto se tenha sido previamente programado entre as partes.

15GLOSSRIO
Expresso
Al Alfanumrico (an)

Significado
Abreviao para Identificao de Aplicao. Descreve um conjunto de caracteres que contm caracteres alfabticos ( letras), dgitos numricos e outros caracteres tais como marcas de pontuao. normalmente usado para indicar os caracteres permitidos em smbolo do cdigo de barras UCC/EAN-128. Frao de informao, que reflete uma caracterstica relacionada com um nmero de identificao. Frao de dados definida em estrutura e significado, compreendendo uma parte de identificao ( prefixo ou identificador de aplicao) e uma parte de dados representada num portador de dados endossado pela EANUCC. Algoritmo da EANUCC para clculo de um dgito verificador a fim de verificar a preciso dos dados decodificados a partir de smbolos EAN/UPC ou a correo de nmeros de identificao padro EANUCC decodificados a partir de outras simbologias Menor parte de um dado numa seqncia de dados, que necessita ser distinguida . Grupo de barras e espaos num smbolo, que capturado como unidade isolada. Pode representar um dgito individualmente: letra, marca de pontuao, indicador de controle ou at mltiplos caracteres. Identificao exclusiva de uma unidade logstica que utiliza uma estrutura de numerao padro de 18 dgitos. Identificador de Aplicao EAN/UCC- AI (00)

Atributo Cadeia de elementos

Clculo de dgito verificador padro

Campos de dados Caractere de smbolo

Cdigo de Srie de Unidade Logstica/ ou de Despacho (SSCC) Comrcio eletrnico

Procedimento de comunicaes comerciais e gerenciamento por meio de mtodos eletrnicos, tais como o intercmbio eletrnico de documentos e sistemas automatizados para coleta de dados. Representao de vrias seqncias de dados num nico smbolo de cdigo de barras Trata-se da parte que recebe, compra ou consome um item ou servio. Valor de refletncia entre barras escuras e os espaos claros de um smbolo do cdigo de barras legvel por mquina Comprovante que pode ser resgatado no ponto-de-venda em troca de dinheiro (desconto) ou de um item gratuito Trata-se do primeiro dgito na composio da numerao SSCC - AI (00), atribudo pelo usurio a fim de aumentar a capacidade de referncias seriais.

Concatenao Consumidor Contraste Cupom

Dgito de extenso

EAN BRASIL

54

Dgito verificador

Dgito calculado a partir dos outros dgitos do dado, usado para verificar se os dados foram compostos corretamente (Consulte Clculo do dgito verificador padro) Significa que os dados do sistema a que se referem podem ser aplicados em mercadorias a serem processadas em qualquer ponto do mundo sem restrio quanto a pas, empresa, setor, etc Significa que tais dados de sistema podem ser aplicados em mercadorias a serem processadas apenas em determinados ambientes, definidos pela Organizao Membro da EAN apropriada, tais como um pas, uma empresa, um setor, etc. Padro internacional para EDI fornecido pela EAN International, em conformidade com o padro UN/ EDIFACT Organizao sediada em Bruxelas, na Blgica, a qual as Organizaes Membros EAN esto filiadas. A EAN International junto com o UCC gerencia o Sistema EANUCC Intercmbio Eletrnico de Documentos

Distribuio irrestrita

Distribuio restrita

EANCOM

EAN International EAN

EDI

Estrutura de Dados

Estrutura EANUCC de numerao definida em vrios formatos e para diferentes propsitos de identificao, que dividem uma composio hierrquica. Tal composio engloba as necessidades do controle internacional e as necessidades da empresa usuria

Estrutura de numerao padro EAN/UCC-13 Estrutura de numerao padro EAN/UCC de 13 dgitos composta de um prefixo EAN/UCC de empresa, um nmero de referncia do item e um dgito verificador Estrutura de numerao padro EAN/UCC-14 Estrutura de numerao padro EAN/UCC de 14 dgitos composta de um indicador combinado com os 12 dgitos de um nmero de identificao EAN/UCC-13 (ou EAN/UCC-8) ou ainda UCC-12 e um dgito verificador Estrutura de numerao padro EAN/UCC-8 Estrutura de numerao padro EAN de 8 dgitos composta de um prefixo EAN/UCC, nmero de referncia do item e dgito verificador Estrutura de numerao padro UCC-12 Estruturas de numerao padro Estrutura de numerao padro do UCC com 12 dgitos , composta de um prefixo UCC de empresa, nmero de referncia de item e dgito verificador Estruturas de numerao UCC e EAN definidas nos diversos comprimentos necessrios para diferentes fins de identificao que partilham uma composio hierrquica. Sua composio combina as necessidades de controle internacional com as necessidades dos usurios Formato de 14 dgitos em que os Nmeros Globais de Itens Comerciais devem ser representados como campo chave nos arquivos de computador para assegurar a exclusividade dos nmeros de identificao Parte que produz, prov ou fornece um item ou servio Abreviao para EAN/UCC Global Location Number (Nmero Global de Localizao EAN/UCC), que utiliza a estrutura de numerao padro EAN/UCC-13 Abreviao para EAN/UCC Global Trade Item Number (Nmero Global de Item Comercial EAN/UCC). Um GTIN pode usar a estrutura de numerao padro EAN/UCC-8, UCC-12, EAN/UCC-13 OU EAN/UCC-14 Caracteres que podem ser lidos por pessoas, como letras e nmeros, ao contrrio do cdigo de barras Campo com dois ou mais caracteres no incio de um dado codificado em um smbolo UCC/EAN-128, que define com exclusividade seu formato e significado Processo no qual a impressora imprime o smbolo tendo contato fsico com o substrato, por exemplo, flexografia. Dgito para completar um determinado nmero de identificao ou adicionar algum tipo de significado a determinados dados Caractere maior que (>) ou menor que (<) impresso no campo humano-legvel de um smbolo do cdigo de barras, com a porta alinhada com a borda externa da margem clara Qualquer item (produto ou servio) sobre o qual haja necessidade de recuperar informaes predefinidas e que pode receber um preo, ser encomendado ou faturado em qualquer ponto da cadeia de suprimento Item sempre produzido na mesma verso predefinida (tipo, tamanho, peso, contedo, desenho, etc.) que pode ser vendido em qualquer ponto da cadeia de suprimento Item sempre produzido na mesma verso predefinida (tipo, medidas, desenho, embalagem, etc.) que pode ser vendido em qualquer ponto da cadeia de suprimento, podendo variar em peso/tamanho por sua natureza ou ainda ser comercializado sem peso/tamanho/comprimento predefinido

Formato GTIN

Fornecedor GLN

GTIN

Humano-legveis Identificador de Aplicao

Impresso direta

Indicador

Indicador de margem clara Item comercial

Item comercial de medida fixa

Item comercial de medidas variveis

EAN BRASIL

55

ITF Magnitude/ ou Magnificao

Simbologia Interleaved two of five Diferentes tamanhos dos smbolos do cdigo de barras, expressos como um percentual ou equivalente decimal de um tamanho nominal Espao claro, que no contm nenhuma marca legvel por mquina, que antecede o caractere inicial de um smbolo do cdigo de barras e sucede o caractere final. s vezes chamada rea livre ou zona de silncio ou margem de silncio Medidas lquidas de itens comerciais de medidas variveis usadas para o faturamento do item comercial Medidas que indicam as dimenses externas, o peso total ou o volume, incluindo o material de embalagem de uma unidade logstica. Tambm conhecidas como medidas brutas Composio de diferentes informaes provenientes de dados capturados e informaes de transao reunidas para a validao dos dados e o processamento inequvoco em um aplicativo do usurio A largura especfica do menor elemento (barra mais fina), que compe um smbolo de cdigo de barras Moldura em volta de um cdigo de barras para prevenir erros de leitura e melhorar a qualidade de impresso do smbolo Agrupamento de vrias unidades de consumo idnticas ou diferentes, que so embaladas e formam uma nova unidade de consumo Trata-se de um componente do prefixo EANUCC de empresa. Cada Organizao Membro EAN, assim como o UCC, estabelece e controla um critrio de licenciamento dos prefixos EANUCC de empresa Nmero de identificao EAN/UCC que compreende 13 dgitos Nmero de identificao EAN/UCC que compreende 14 dgitos Nmero de identificao EAN/UCC que compreende 8 dgitos Nmero de identificao do UCC que compreende 12 dgitos Nmero de identificao para denotar pessoas fsicas ou jurdicas, ou entidades fsicas e funcionais Membro da EAN International responsvel pelo Sistema EAN/UCC em seu pas (ou rea atribuda) e pela educao da correta aplicao do Sistema EAN/UCC pelas empresas associadas a ela Ponto de venda. Refere-se ao tipo de check-out do v arejo no qual os smbolos de cdigo de barras EAN/ UPC normalmente so lidos Meio de representar dados em uma forma legvel por mquina, usado para possibilitar a leitura automtica de cadeias de elementos Nmero ndice com dois ou mais dgitos, co-administrado pela EAN International e pelo UCC, denotando o formato e o significado de determinados dados codificados em um smbolo do cdigo de barras EAN/UPC Parte das estruturas de numerao EAN/UCC internacionais que consiste em um prefixo EAN/UCC e em nmero de empresa alocado pelo UCC ou por uma Organizao Membro da EAN Nmero ndice com 1 dgito administrado pelo UCC, que denota o formato e o significado de uma determinada cadeia de elementos codificada em um smbolo UPC-A ou UPC-E Parte da estrutura de numerao padro UCC-12 que consiste em um prefixo UCC e um nmero de empresa, alocada pelo UCC Parte responsvel em atribuir numeraes e cdigos de barras EANUCC num item comercial. Trata-se do administrador de um prefixo EANUCC de empresa Parte das estruturas de numerao padro alocada pelo usurio Inclui ambientes de captura fixa ( scanning) e sem operador, onde os itens so escaneados automaticamente, assim que passam pela correia transportadora

Margem clara

Medidas comerciais

Medidas logsticas

Mensagem eletrnica

Mdulo Moldura de Suporte

Multipack

Nmero de Empresa Nmero de identificao EAN/UCC-13 Nmero de identificao EAN/UCC-14 Nmero de identificao EAN/UCC-8 Nmero de identificao UCC-12 Nmero de localizao Organizao Membro EAN

PDV

Portador de dados

Prefixo EAN/UCC

Prefixo EAN/UCC de empresa Prefixo UCC Prefixo UCC de empresa Proprietrio da Marca Referncia de item

Scanner Genrico de Distribuio

EAN BRASIL

56

Seqncia de Dados (ou elemento de Dados)

Trata-se de uma informao definida em estrutura e significado, abrangendo uma parte de identificao (prefixo ou AI) e uma parte de dados (contedo) representada num suporte de dados endossado pelo Sistema EANUCC Dispositivo eletrnico para ler cdigo de barras e convert-los em sinais eltricos que possam ser compreendidos por um computador Combinao de caracteres e caractersticas, requeridas numa simbologia, incluindo Margens de Silncio, caracteres de Start e Stop, carateres de dados e padres auxiliares que juntos tornam-se legveis pelo scanner , um exemplo de simbologia e estrutura de dados Smbolo EAN/UPC usado para codificar informaes complementares ao smbolo EAN/UPC principal Smbolo do cdigo de barras da simbologia EAN/UPC que compreende 13 dgitos Smbolo do cdigo de barras da simbologia EAN/UPC que compreende 12 dgitos. Difere do smbolo EAN13 no que diz respeito impresso do nmero contido na forma humano-legvel Smbolo do cdigo de barras da simbologia EAN/UPC que representa um nmero de identificao UCC-12 em 6 (ou 8) dgitos explicitamente codificados Mtodo definido de representao de caracteres alfabticos ou numricos em um cdigo de barras. (Um tipo de cdigo de barras.) Famlia de cdigo de barras incluindo EAN-8 e EAN-13 as verses UPC-A e UPC-E. Apesar do UPC-E no ter um Identificador de Simbologia exclusivo, ele atua como uma siimbologia diferente dos softwares de aplicao de leitura Abreviao para serial shipping container code (cdigo de srie de unidade logstica) Material sobre o qual impresso um smbolo do cdigo de barras um meio de representar dados, em formato legvel por mquina, usado para viabilizar leitura automtica de uma seqncia de dados Informao (no parte do Sistema EANUCC), denotando a operao na qual a captura de dados pelo scanner foi realizada Parte que oferece servio de transporte de frete Impresso do smbolo com uma altura menor do que a recomendada pela especificao para um smbolo daquele comprimento, que pode dificultar a captura ptica bem-sucedida de ponta a ponta Consult Unifom Code Council Item destinado venda ao consumidor em loja do v arejo. A unidade de consumo definida como a unidade mais elementar na qual o produto , ou pode ser, proposto ao consumidor em uma determinada apresentao. Isso implica, especialmente, que o produto deve incluir, forma claramente legvel, todas as informaes legais compulsrias para que possa ser oferecido ao consumidor na venda Item de qualquer composio, estabelecido para o transporte e/ou armazenagem, que precisa ser gerenciado pela cadeia de suprimento Organizao de Numerao dos Estados Unidos destinada a fornecer e administrar os padres do Sistema EAN/UCC nos Estados Unidos e no Canad Verificao dos dados capturados a fim de determinar se estes cumprem as regras de aplicao para a lgica e a consistncia do Sistema e/ou requisitos de um determinado ususrio, antes do processamento em aplicaes de dados

Scanner
Smbolo

Smbolo Adendo Smbolo do cdigo de barras EAN-13 Smbolo do cdigo de barras UPC-A Smbolo do cdigo de barras UPC-E Simbologia Simbologia EAN/UPC

SSCC Substrato Suporte de Dados Tipo de transao Transportador Truncamento UCC Unidade de consumo

Unidade logstica Uniform Code Council

Validao de dados

EAN BRASIL

57

16ANEXOS
Anexo1: Clculo do Dgito Verificador Padro de Estruturas de Numerao EANUCC Posio dos dgitos EAN/UCC- 8 UCC-12 EAN /UCC-13 EAN/UCC-14 SSCC N1 N2 N3 N1 N4 N5 N1 N2 N6 N1 N2 N2 N3 N3 N4 N7 N8 N3 N4 N5 N9 N4 N5 N6 N1 N5 N6 N7 N2 N6 N7 N8 N3 N7 N8 N9 N4 N5 N8 N9 N6 N7 N8

N 10 N 11 N12

N 9 N 10 N 11 N 12 N13 N 10 N 11 N 12 N 13 N14

N10 N11 N12 N13 N 14 N 15 N 16 N 17 N18

Multiplicar o valor de cada posio por 3 1 3 1 3 1 3 1 3 1 3 1 3 1 3 1 3

Somar os produtos (resultados) das multiplicaes Subtrair o resultado da soma anterior, do mltiplo de dez superior mais prximo = Dgito verificador

Dv

Exemplo do clculo do dgito verificador para um campo com 18 dgitos Posies Nmero sem o dgito verificador Passo 1: Multiplicar por: Passo 2: Somar todos os resultados N1 1 x 3 = 3 N2 7 x 1 = 7 N3 8 x 3 = 24 N4 9 x 1 = 9 N5 8 x 3 = 24 N6 8 x 1 = 8 N7 8 x 3 = 24 N8 8 x 1 = 8 N 9 N 10 N 11 N12 N13 N14 N 15 N16 N 17 N18 8 x 3 = 24 8 x 1 = 8 0 x 3 = 0 0 x 1 = 0 0 x 3 = 0 0 x 1 = 0 0 x 3 = 0 0 x 1 = 0 1 x 3 = 3 =142

Passo 3: Subtrair a soma, do mltiplo de dez superior mais prximo (150-142)= Dgito verificador (8)

Nmero com o dgito verificador

Nota: Se o resultado obtido no passo 3 for igual a dez( exemplo: 160-150=10) o dgito verificador ser zero

EAN BRASIL

58

ANEXO 2: Tabelas de magnitudes.


Smbolos: EAN-13; UPC-A e EAN-8

Fator de magnitude 0,80 0,85 0,90 0,95 1,00 1,05 1,10 1,15 1,20 1,25 1,30 1,35 1,40 1,45 1,50 1,55 1,60 1,65 1,70 1,75 1,80 1,85 1,90 1,95 2,00

Largura do mdulo (ideal) [mm] 0,264 0,281 0,297 0,313 0,330 0,346 0,363 0,379 0,396 0,412 0,429 0,445 0,462 0,478 0,495 0,511 0,528 0,544 0,561 0,577 0,594 0,610 0,627 0,643 0,660

Dimenses do EAN-13/ UPC-A [mm] Largura 29,83 31,70 33,56 35,43 37,29 39,15 41,02 42,88 44,75 46,61 48,48 50,34 52,21 54,07 55,94 57,80 59,66 61,53 63,39 65,26 67,12 68,99 70,85 72,72 74,58 largura Altura 20,73 22,02 23,32 24,16 25,91 27,21 28,50 29,80 31,09 32,39 33,68 34,98 36,27 37,57 38,87 40,16 41,46 42,75 44,05 45,34 46,64 47,93 49,23 50,52 51,82

Dimenses do EAN-8 [mm] Largura 21,38 22,72 24,06 25,39 26,73 28,07 29,40 30,74 32,08 33,41 34,75 36,09 37,42 38,76 40,10 41,43 42,77 44,10 45,44 46,78 48,11 49,45 50,79 52,12 53,46 Altura 17,05 18,11 19,18 20,24 21,31 22,38 23,44 24,51 25,57 26,64 27,70 28,77 29,83 30,90 31,97 33,03 34,10 35,16 36,23 37,29 38,36 39,42 40,49 41,55 42,62

altura

Distncia das barras e a numerao deve ser de 1 a 11/2 mdulo. Mag.1.0 = 0,33mm Altura dos nmeros na Mag.1.0 = 2,75mm

7 898888 880018 >

EAN BRASIL

59

Magnitude Mdulo (mm) 0,625 0.7 0.8 0.9 1.0 0,635 0,711 0,813 0, 914 1,016

Dimenses do Smbolo ITF para EAN/UCC-14 Medidas em milmetros M3 e M4 (mnimo cada) 6,3 7,1 8,1 9,1 10,2 Largura (L*) (M3+M1+M4) 89,2 99,9 114,2 128,4 142,7 Altura (M2) 19,8 22,3 25,4 28,7 31,8
Largura (M3+M1+M4) com Moldura

Altura com Moldura 29,4 31,9 35,0 38,3 41,4

98,8 109,5 123,8 138,0 152,3

Nota: Moldura de Suporte = 4,8 mm constante (soma-se 9, 6 mm na largura, quando aplicada moldura nas laterais do smbolo, assim como na altura). Margens de silncio = 10 Mdulos cada

EAN BRASIL

60

ANEXO 3: Tabela de orientao para aplicao dos smbolos EAN/ UPC na posio horizontal em embalagens cilndricas: Dimetro da Embalagem (mm) 30 35 40 45 50 55 60 65 70 75 80 85 90 95 100 105 110 115 120 Mais de 120 Magnitude mxima para a posio horizontal EAN-13 * * * * 0,83 0,92 1,00 1,08 1,17 1.25 1.34 1.42 1.50 1.59 1.67 1.75 1.84 1.92 2.00 2.00 EAN-8 * 0.83 0.95 1.07 1.18 1.30 1.42 1.54 1.66 1.78 1.90 2.00 2.00 2.00 2.00 2.00 2.00 2.00 2.00 2.00

EAN BRASIL

61

ANEXO 4: Identificadores de aplicao EANUCC AI 00 01 02 10 111 121 13 15


1 1

Ttulo Completo Cdigo de Srie de Unidade Logstica Nmero Global de item Comercial GTIN de itens comerciais contidos em uma unidade logstica Nmero de Batch ou de lote Data de Produo (AAMMDD) Data de Vencimento/ Pagamento (AAMMDD) Data de Embalagem (AAMMDD) Data de Durabilidade Mnima (AAMMDD) Data de Durabilidade Mxima (AAMMDD) Variante do Produto Nmero de Srie Dados Secundrios para Produtos Especficos do Setor de Sade
2

Formato n2 +n18 n2+n14 n2+n14 n2 + an..20 n2+n6 n2+n6 n2+n6 n2+n6 n2+n6 n2+n2 n2+an20 n2+an..29 n3+n..19 n3+an..30 n3+an..30 n3+an..30 n3+an..30 n2+n..8 n4+n6 n4+n6 n2+n..8 n4+n..15 n4+n3+n..15 n4+n..15 n4+n3+n..15 n3+an..30 n3+an..30 n3+n17 n3+an..30 n3+n13 n3+n13 n3+n13 n3+n13 n3+n13 n3 + n13

Ttulo dos Dados SSCC GTIN CONTENT BATCH/LOT PROD DATE DUE DATE PACK DATE BEST BEFORE OR SELL BY USE BY OR EXPIRY VARIANT SERIAL QTY/ DATE / BATCH BATCH/LOT ADDITIONAL ID CUST. PART No SECONDARY SERIAL REF TO SOURCE VAR. COUNT **Consulte as prximas pginas** KG PER m2 COUNT AMOUNT AMOUNT PRICE PRICE ORDER NUMBER CONSIGNIMENT SHIPMENT N ROUTE SHIP TO LOC BILL TO PURCHASED FROM SHIP FOR LOC LOC N PAY TO

171 20 21 22 23 240 241 2504 251 30


3 4

Nmero de lote (Uso Transitrio) Identificao Adicional do Produto Atribuda pelo Fabricante Nmero de Cliente Nmero de Srie Secundrio Referncia da Entidade de Origem Contagem Varivel

310n - Medidas Comerciais e Logsticas 369n3 3373 37 390n


3

Quilos por metro quadrado Contagem de itens Comerciais Contidos numa Unidade Logstica Valor a Pagar rea monetria isolada

391n3 Valor a Pagar com o cdigo ISO de moeda 392n3 Valor a Pagar por um item de medida varivel rea monetria isolada 393n 400 401 402 403 410 411 412 413 414 415
3

Valor a Pagar por um item de medida varivel com o cdigo ISO de moeda Nmero de Ordem de Compra do Cliente Nmero de Consignao Nmero de Identificao do Despacho Cdigo de Rota Nmero de Localizao Global EAN/UCC Despachar para Entregar para destino imediato Nmero Global de Localizao EAN/UCC Faturar para Cobrar de Nmero Global de Localizao EAN/UCC Comprado de Nmero Global de Localizao EAN/UCC Despachar para Entregar para destino final Identificao de Local Fsico, Nmero Global EAN/UCC de Localizao Nmero Global de Localizao EAN/UCC da Parte que fatura

1. Quando forem necessrios apenas ano e ms, DD deve ser preenchido com 00. 2. Mais um dgito para a indicao de comprimento.

3. Estes Als compreendem 4 dgitos. Os trs primeiros dgitos identificam o objetivo do AI, e o quarto dgito indica a posio do ponto decimal. 4. O ttulo do dado vigente deve ser especificado pelo emissor da informao.

EAN BRASIL

62

AI 420 421 422 423 424 425 426 7001 7002 8001 8002 8003 8004 8005 8006 8007 8008 8018 8020 8100 8101 8102 904

Ttulo Completo Cdigo Postal dentro de uma nica Autoridade Postal Despachar para - Entregar para Cdigo Postal com Cdigo isso de Pas com 3 Dgitos Despachar para - Entregar para Pas de Origem de um Item Comercial Padro ISO 3166 Pas de Processamento Inicial Pas de Processamento Pas de Fracionamento /ou Desmontagem Pas que envolve todos os processos da cadeia Nmero OTAN de armazenagem Classificao da carcassa e corte da carne pelas Naes Unidas (UN/ECE) Produtos em Rolo Largura, Comprimento, Dimetro do Centro, Direo e Junes Identificador Eletrnico em Srie para Telefones Celulares Mveis Identificador Global de Ativo Retornvel Identificador Global de Ativo Individual Preo por Unidade de Medida Identificao do Componente de um Item Comercial Nmero de Conta de Banco Internacional Data e hora da produo Nmero de Relao de Servio Global Nmero de Referncia de Boleto de Pagamento Cdigo Estendido de Cupom NSC+ Cdigo de oferta (USA/Canad) Cdigo Estendido de Cupom NSC+ Cdigo de oferta + final do cdigo de oferta (USA/Canad) Cdigo Estendido de Cupom NSC (USA/Canad) Informao Combinada Mutuamente entre Parceiros Comerciais (Incluindo FACT DIs)

Formato n3+an20 n3+n3+an9 n3+n3 n3+n3+n..9 n3+n3 n3+n3 n3+n3 n4+n13 n4+an..30 n4+n14 n4+an..20 n4+n14+an..16 n4+an..30 n4+n6 n4+n14+n2+n2 n4+an..30 n4+n8+n..4 n4+n..18 n4+an..25 n4+n1+n5 n4+n1+n5+n4 n4+n1+ n1 n2 +na..30 n2+na..30

Ttulo dos Dados SHIP TO POST SHIP TO POST ORIGIN COUNTRY INITIAL PROCESS COUNTRY PROCESS COUNTRY DISASSEMBLY COUNTRY FULL PROCESS NSN MEAT CUT DIMENSIONS CMT N o GRAI GIAI PRICE PER UNIT GCTIN IBAN PROD TIME GSRN REF N o INTERNAL INTERNAL

91-99 4 Informao interna de Empresa

Medidas comerciais mtricas AI 310 (n) 311 (n) 312 (n) 313 (n) 314 (n) 315 (n) 316 (n) Ttulo completo n4+n6 Peso lquido Comprimento ou 1 dimenso comercial Largura, dimetro ou 2 dimenso, comercial Profundidade, espessura, altura ou 3 dimenso, comercial rea, comercial Volume lquido Volume lquido Unidade de medida Quilos Metros Metros Metros Metros Litros Metros cbicos Ttulo de dados NET WEIGHT (kg) LENGTH (m) WIDTH (m) HEIGHT (m) quadrados AREA (m2) NET VOLUME (l) NET VOLUME (m3)

(n) Indica a posio do ponto decimal.

EAN BRASIL

63

Medidas comerciais no-mtricas Al 320 (n) 321 (n) 322 (n) 323 (n) 324 (n) 325 (n) 326 (n) 327 (n) 328 (n) Ttulo completo n4+n6 Peso lquido Comprimento ou 1 dimenso, comercial Comprimento ou 1 dimenso, comercial Comprimento ou 1 dimenso, comercial Largura, dimetro ou 2 dimenso, comercial Largura, dimetro ou 2 dimenso, comercial Largura, dimetro ou 2 dimenso, comercial Profundidade, espessura, altura ou 3 dimenso, comercial Profundidade, espessura, altura ou 3 dimenso, comercial Profundidade, espessura, altura ou 3 dimenso, comercial rea, comercial rea, comercial rea, comercial Peso lquido Volume lquido Volume lquido Volume lquido Volume lquido Volume lquido Volume lquido Unidade de medida Libras Polegadas Ps Jardas Polegadas Ps Jardas Polegadas Ps Formato dos dados NET WEIGHT (Ib) LENGTH (i) LENGTH (f) LENGTH (y) WIDTH (i) WIDTH (f) WIDTH(i) HEIGHT (f) HEIGHT (f)

329 (n) 350 (n) 351 (n) 352 (n) 356 (n) 357 (n) 360 (n) 361(n) 364 (n) 365 (n) 366 (n)

Jardas Polegadas quadradas Ps quadrados Jardas quadradas Onas Troy Onas (U.S) Quartos Gales (U.S) Polegadas cbicas Ps cbicos Jardas cbicas

HEIGHT (y) AREA (i2) AREA (f) AREA (y 2) NET WEICHT (t) NET VOLUME (oz) NET VOLUME (lb) NET VOLUME (g) NET VOLUME (i3) NET VOLUME (f3) NET VOLUME (y3)

(n) Indica a posio do ponto decimal.

Medidas lgisticas mtricas Al 330(n) 331(n) 332 (n) 333 (n) 334 (n) 335 (n) 336 (n) Ttulo completo n4+n6 Peso bruto Comprimento ou 1 dimenso, logstica Largura, dimetro ou 2 dimenso, logstica Profundidade, espessura, altura ou 3 dimenso, logstica rea, logstica Volume bruto Volume bruto Unidade de medida Quilos Metros Metros Metros Metros quadrados Litros VOLUME Metros cbicos Formato dos dados GROSS WEIGTH (kg) LENGTH (m), log WIDTH (m), log HEIGHT (m), log AREA (m2), log (l), log VOLUME (m3), log

(n) Indica a posio do ponto decimal.

EAN BRASIL

64

Medidas logsticas no-mtricas Al 340 (n) 341 (n) 342 (n) 343 (n) 344 (n) 345 (n) 346 (n) 347 (n) Ttulo completo n4+n6 Peso bruto Comprimento ou 1 dimenso, logstica Comprimento ou 1 dimenso, logstica Comprimento ou 1 dimenso, logstica Largura, dimetro ou 2 dimenso, logstica Largura, dimetro ou 2dimenso, logstica Largura, dimetro ou 2dimenso, logstica Profundidade, espessura , altura, ou 3 dimenso, logstica Profundidade, espessura, altura, ou 3 dimenso, logstica Profundidade, espessura, altura, ou 3 dimenso, logstica rea, logstica rea, logstica rea, logstica Volume bruto Volume bruto Volume bruto Volume bruto Volume bruto Unidade de medida Libras Polegadas Ps Jardas Polegadas Ps Jardas Polegadas Formato dos dados GROSS WEIGHT (Ib) LENGTH (i), log LENGTH (f), log LENGTH (y), log WIDTH (i), log WIDTH (f), log WIDTH (y), log HEIGHT (i), log

348 (n) 349 (n) 353 (n) 354 (n) 355 (n) 362 (n) 363 (n) 367 (n) 368 (n) 369 (n)

Ps Jardas Polegadas quadradas Ps quadrados Jardas quadradas Quartos Gales (U.S) Polegadas cbicas Ps cbicos Jardas cbicas

HEIGHT (f), log HEIGHT (y), log AREA (i), log AREA (f), log AREA (y), log VOLUME (q), log VOLUME (g) log VOLUME (i ) log VOLUME (f)log VOLUME (y),log

(n) Indica a posio do ponto decimal.

EAN BRASIL

65

ANEXO 5: Clculo do Dgito Verificador da Estrutura UCC/EAN-128 No UCC/EAN-128, sempre includo no cdigo de barras um caractere de verificao do smbolo ( check character), precedendo o caractere stop, mas que no visvel na identificao humano-legvel. O caractere de verificao do smbolo calculado pelo algartimo Mdulo 103, a partir de todos os caracteres do smbolo exceto o cdigo de trmino (stop) - mas incluindo o caractere inicial (start). Para o clculo ser necessrio buscar os valores dos caracteres na tabela - Anexo 6. Procedimento de Clculo: Passo 1: Pondere os caracteres do smbolo, multiplicando por 1 o valor do caractere de incio start , o valor do FNC1 por 1, o valor do primeiro caractere de dados por 2, e cada um dos caracteres de dados seguintes e caracteres auxiliares com pesos ascendentes: 3, 4, 5, e assim por diante. Passo 2: Some todos os valores ponderados. Passo 3: Divida o resultado do passo 2 por 103. Passo 4: O caractere de verificao aquele cujo valor (no Anexo 6) igual ao resto da diviso do Passo 3. Notas: 1. Se o restante for = 102, ento o caractere de verificao equivalente ao FNC1. 2. Os identificadores de aplicao tambm so considerados no clculo.

Exemplo: O nmero de lote 2503X45 pode ser representado da seguinte maneira:

Start C FNC 1 10 2503 Cdigo B

X45

Passo 1: Start C: FNC1: 10 25 03 Cdigo B X: 4: 5: Passo 2: Passo 3:

Valor 105 Valor 10 Valor 25

x1 = x 2 = x 3 =

105 102 20 75 12 500 336 140 168 1458 103 428 412 016 103 14

Valor 102 x 1 =

Valor 3 x 4 = Valor 100 x 5 = Valor 56 Valor 20 Valor 21 x 6 = x 7 = x 8 =

= 1458 divididos por 103 = 14 resto= 16

*Nota: Os caracteres, representados aos pares na tabela code C, devem ter o valor do par, multiplicado pelo peso correspondente, como mostra o exemplo. Passo 4: O valor do caractere de verificao de 16, logo na tabela code A e B o dgito verificador ser interpretado como 0 , j na tabela code C ser 16.

EAN BRASIL

66

ANEXO 6: Conjunto de Caracteres do Cdigo UCC/EAN-128

Valor 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51

Code-A ! # $ % & ( ) * + , . / 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 : ; < = > ? @ A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S

Code-B ! # $ % & ( ) * + , . / 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 : ; < = > ? @ A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S


Valor 103 104 105

Code-C 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51
Caracteres de incio

Comb. De barras B E B E B E 2 12 2 2 2 2 2 2 1 2 2 2 2 2 2 2 1 1 2 1 2 2 3 1 2 1 3 2 2 1 3 1 2 2 2 1 2 2 2 1 3 1 2 2 3 1 2 1 3 2 2 1 2 2 2 1 2 1 3 2 2 1 3 1 2 2 3 1 2 1 2 1 1 2 2 3 2 1 2 2 1 3 2 1 2 2 2 3 1 1 1 3 2 2 2 1 2 3 1 2 2 1 2 3 2 2 1 2 2 3 2 1 1 2 2 1 1 3 2 2 2 1 2 3 1 2 1 3 2 1 2 2 2 3 1 1 2 3 1 2 1 3 1 3 1 1 2 2 2 3 2 1 1 2 2 3 2 1 2 2 1 3 1 2 2 1 2 3 2 2 1 1 2 3 2 2 2 1 1 2 1 2 1 2 3 2 1 2 3 2 1 2 3 2 1 2 1 1 1 1 3 2 3 1 3 1 1 2 3 1 3 1 3 2 1 1 1 2 3 1 3 1 3 2 1 1 3 1 3 2 3 1 1 2 1 1 3 1 3 2 3 1 1 1 3 2 3 1 3 1 1 1 1 2 1 3 3 1 1 2 3 3 1 1 3 2 1 3 1 1 1 3 1 2 3 1 1 3 3 2 1 1 3 3 1 2 1 3 1 3 1 2 1 2 1 1 3 3 1 2 3 1 1 3 1 2 1 3 1 1 3
B E B E B E

Valor 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102

Code-A T U V W X Y Z [ \ ] ^ _ NUL SOH STX ETX EOT ENQ ACK BEL BS HT LF VT FF CR SO SI DLE DC1 DC2 DC3 DC4 NAK SYN ETB CAN EM SUB ESC FS GS RS US FNC 3 FNC 2 SHIFT CODE C CODE B FNC 4 FNC 1

Code-B

Code-C

T 52 U 53 V 54 W 55 X 56 Y 57 Z 58 [ 59 \ 60 ] 61 ^ 62 _ 63 _ 64 a 65 b 66 c 67 d 68 e 69 f 70 g 71 h 72 i 73 j 74 k 75 l 76 m 77 n 78 o 79 p 80 q 81 r 82 s 83 t 84 u 85 v 86 w 87 x 88 y 89 z 90 { 91 I 92 } 93 ~ 94 DEL 95 FNC 3 96 FNC 2 97 SHIFT 98 CODE C 99 FNC 4 CODE B CODE A CODE A FNC 1 FNC 1

Comb. De barras B E B E BE 2 1 3 3 1 1 2 1 3 1 3 1 3 1 1 1 2 3 3 1 1 3 2 1 3 3 1 1 2 1 3 1 2 1 1 3 3 1 2 3 1 1 3 3 2 1 1 1 3 1 4 1 1 1 2 2 1 4 1 1 4 3 1 1 1 1 1 1 1 2 2 4 1 1 1 4 2 2 1 2 1 1 2 4 1 2 1 4 2 1 1 4 1 1 2 2 1 4 1 2 2 1 1 1 2 2 1 4 1 1 2 4 1 2 1 2 2 1 1 4 1 2 2 4 1 1 1 4 2 1 1 2 1 4 2 2 1 1 2 4 1 2 1 1 2 2 1 1 1 4 4 1 3 1 1 1 2 4 1 1 1 2 1 3 4 1 1 1 1 1 1 2 4 2 1 2 1 1 4 2 1 2 1 2 4 1 1 1 4 2 1 2 1 2 4 1 1 2 1 2 4 2 1 1 4 1 1 2 1 2 4 2 1 1 1 2 4 2 1 2 1 1 2 1 2 1 4 1 2 1 4 1 2 1 4 1 2 1 2 1 1 1 1 1 4 3 1 1 1 3 4 1 1 3 1 1 4 1 1 1 4 1 1 3 1 1 4 3 1 1 4 1 1 1 1 3 4 1 1 3 1 1 1 1 3 1 4 1 1 1 4 1 3 1 3 1 1 1 4 1 4 1 1 1 3 1

START (CODE A) START (CODE B) START (CODE C)

2 1 1 4 1 2 2 1 1 2 1 4 2 1 1 2 3 2

B E STOP 2 3

B 3

E 1

B 1

E B 1 2

Nota:

B = Barra E = Espao (combinao de barras )

EAN BRASIL

67

Vous aimerez peut-être aussi