Vous êtes sur la page 1sur 7

Modelos de comunicao

Modelo de Lasswell

O modelo de Harold Lasswell : Quem? Comunicador; Diz o qu? Mensagem; Em que canal? Meio, A quem? Receptor; Com que efeito? Efeito O modelo de Harold Lasswell contribuiu certamente para a tendncia de exagerar os efeitos da comunicao de massas. Com base neste modelo foi, no entanto possvel dar incio a um trabalho mais sistemtico de pesquisa e experimentao empricas, revelando-se os seus resultados, inesperados e surpreendentes. A frmula de Lasswell torna como garantido que o comunicador quer influenciar o receptor, encara a comunicao como um processo de persuaso, tambm assume que as mensagens tm efeitos. Apesar deste modelo ter sido criticado por no incluir no seu estudo a retroaco, continua a ser um bom modelo de iniciao ao estudo do processo de comunicao.Lasswell- formulou o modelo comunicacional q corresponde aquele q defendido pla Teoria dos Efeitos: quem diz o que, a quem (receptor), porque canal, com que fim. Laswell tinha cm meio comprovar a eficcia da propaganda poltica. No modelo de Laswell h 1clara inteno da parte do emissor da mensagem, sendo q o receptor consiste n1 elemento passivo, q se limita a receber a msg, isto , a captar a intencionalidade da emisso.Laswell foi cm o primeiro e o +importante terico dos efeitos ilimitados/ balas magicas, isto dos efeitos totais,no entanto, o desenvolvimento do estudo da comunicao tem vindo a demonstrar o fracasso das ideias de Laswell cda x + se enfatiza, os efeitos limitados dos meios de comunicao.

Modelo de Defleur

FONTE TRANSMISSOR CANAL RECEPTOR DESTINATRIO (mensagem) (sinal) (rudo) FEEDBACK FEEDBACK FEEDBACK Defleur ir desenvolver o modelo de Schannon dizendo que se a mensagem se mantiver igual durante todo o processo comunicacional, a comunicao d-se com sucesso, Defleur acrescenta ao modelo a noo de Feedback acabando com a comunicao linear. Defleur acrescenta ao modelo a noo de Feedback acabando com a comunicao linear. Desenvolvimento de DeFleur: atravs da discusso sobre a correspondncia entre os significados da msg produzida e da msg recebida. Refere k no processo de comunicao o significado transformado em msg e demonstra como o transmissor transforma a msg em informao, k passa ento por um canal. O receptor descodifica a informao como uma msg, k por sua vez transformada em significado no destino. Se existir correspondncia entre os dois significados, o resultado comunicao. Mas, como diz DeFleur, esta correspondncia raramente perfeita. DeFleur acrescenta outro conjunto de componentes ao modelo original de Shannon e Weaver, de forma a mostrar como a fonte recebe o seu feedback, dando-lhe a

possibilidade de adaptar mais eficazmente o seu modo de comunicar c/ o destinatrio. Isto aumenta a probabilidade de se alcanar a correspondncia entre os significados. O modelo inicial era criticado pela sua linearidade e ausncia de feedback. Estes aspectos so tidos em conta na verso de DeFleur, embora no caso da comunicao de massas, as fontes ou comunicadores apenas recebem da audincia um feedback limitado ou indirecto.

Modelo George Gerbner

Elaborou um modelo de comunicao, tendo em vista a sua aplicao universal: explicar qualquer exemplo de comunicao e mostrar os elementoschave que so comuns a todo e qualquer acto de comunicao. Em relao ao modelo de Shannon e Weaver, Gerbner introduz duas alteraes significativas: relaciona a mensagem com a realidade a que ela se refere, permitindonos assim tratar questes de percepo e de significao; e v no processo de comunicao duas dimenses que se alternam: a perceptiva ou receptiva e a dimenso comunicante ou de meios e controlo. De acordo com o seu modelo, o processo de comunicao comea com um acontecimento A, com algo da realidade externa que percebido por M (pessoa ou mquina). A percepo que M tem de A a percepo A1. Esta a dimenso perceptiva que se encontra no incio do processo de comunicao. A relao entre A e A1 envolve uma seleco, na medida em que M no pode possivelmente perceber toda a complexidade de A. A percepo humana no uma simples recepo de estmulos, mas um processo de interaco ou negociao. Os estmulos externos so enquadrados em conceitos ou padres internos do pensamento. Este enquadramento permite-nos perceber algo e conferir-lhe um significado. Isto significa que o significado deriva do enquadramento de estmulos externos em conceitos internos. Este enquadramento controlado pela nossa cultura, na medida em que os nossos conceitos internos (ou padres de pensamento) se desenvolveram como resultado da nossa experincia cultural. Assim, pessoas de diferentes culturas percebero a realidade de maneira diferente. A percepo no somente um processo psicolgico, mas tambm uma questo cultural. O modelo permite abordar questes sobre a natureza e a inter-relao entre a percepo e produo. O modelo de Gerbner pode ser utilizado para diversos fins, por exemplo: descrever a comunicao mista entre humanos e maquinas. Este modelo tem uma verso verbal e outra grfica, embora nos concentremos na ltima. A sua frmula quase Lasswellina : 1- algum, 2 percepciona um acontecimento, 3 reage, 4 numa situao, 5- atravs de alguns meios, 6- de modo a tornar possveis materiais, 7- sob determinada frmula, 8 contexto, 9 transmitindo contedos, 10 com alguma consequncia. Gerbner usou o seu modelo para ilustrar e explicar os principais procedimentos de anlise de contedo. O carcter flexvel deste modelo confere-lhe utilidade em diferentes nveis. Ao nvel indivduo-indivduo, Ao nvel social, imaginemos que A uma notcia ou mesmo a realidade, M representa os mass media, DA o contedo meditico e M1 a audincia. Modelo aplicado a comunicao de massas.

Modelo ABX de Newcomb (modelo de co-orientao)

O Modelo ABX define a comunicao como a plataforma de entendimento. H uma ligao entre emissor e receptor que no depende apenas de acordo entre A e B sobre o objecto X. Newcomb inspirou-se nas teorias de Heiter. Este estudou o grau de consistncia ou de inconsistncia que duas pessoas podem ter em relao a uma terceira pessoa ou em relao a um objecto. A teoria de Heiter defende, se duas pessoas tm uma atitude de simpatia ou antipatia entre si e relativamente ao objecto externo, ento alguns padres nessa relao sero equilibrados e outros sero desequilibrados. O modelo toma a forma de tringulo: os indivduos esto orientados um para o outro e para X, considerando-se que a comunicao sobretudo o processo que apoia a estrutura de orientao no sentido da manuteno ou da melhoria da simetria da relao entre os trs elementos. O princpio bsico deste modelo diz-nos que existe uma presso no sentido da consistncia de atitudes. Isto quer dizer que, qualquer nova informao pertencia ao indivduo um sentimento de inconsistncia e esse sentimento psicologicamente desconfortvel. Este modelo revela o aspecto que at a tinha sido ignorado: a informao que procurada e que adquirida pelos elementos do pblico tem preferncia a experiencia pessoal, as fontes que visam a influncia, os media e, mais frequentemente, a combinao destes aspectos todos, como por exemplo, as diferenas entre a elite e o pblico na percepo do assunto, podem ser uma fonte de tenso, provocando esforos para obteno de informao a partir dos mdia. Esta tenso pode ser resolvida atravs do acrscimo de informao ou do controlo dos canais mediticos. uma representao simplificada da dinmica das relaes comunicacionais entre dois indivduos (tem a ver com as ideias sobre mudanas de atitude, opinio pblica e propaganda).O modelo apresentado foi formulado por Newcomb e uma extenso de um anterior psiclogo, Heider. Este estudou o grau de consistncia ou inconsistncia que duas pessoas podem ter em relao a uma terceira pessoa ou a um objecto. Heider preocupava-se sobretudo com os processos cognitivos internos dos 2 participantes, enquanto o desenvolvimento de Newcomb visou aplicar a teoria comunicao entre 2 ou mais pessoas. New. Partiu da hiptese de k a comunicao conretiza uma funo essencial, segundo a qual 2 ou mais indivduos se mantm simultaneamente orientados entre si e em relao a objectos exteriores. A comunicao assim uma resposta condicionada presso e provavelmente encontraremos maior actividade de comunicao em situaes de incerteza e desiquilbrio.O modelo torna-se um tringulo em que os vrtices so A, B e X que o objecto.Assim a comunicao apoia esta estrutura no sentido de tentar melhorar a simetria da relao entre os trs elementos, mostrando as mudanas e permitindo ajustamentos.Neste modelo defende-se que as pessoas prestam ateno s fontes de informao que concordam com os seus pontos de vista.D mais importncia s teorias da percepo selectiva e perspectiva, ou seja, opinio e tendncias comportamentais.

Modelo de Shannon De todos os modelos o mais importante o de Shannon, a comunicao aqui apresentada como um processo linear sentido nico. O modelo refere cinco funes a executar: o rudo. Em primeiro lugar no processo est a fonte de informao que produz uma mensagem ou uma cadeia de mensagens a comunicar. No passo seguinte a mensagem transformada em sinas por um transmissor. Os sinais devem ser adaptados ao canal que conduz ao receptor. A funo do receptor inversa da do transmissor. O receptor reconstri a mensagem a partir do sinal. A mensagem recebida chega ento ao destino. O sinal vulnervel na medida em que pode ser perturbado pelo rudo. O modelo de Schannon incluiu muitas formulaes matemticas; estas foram muito importantes na vertente tcnica da investigao da comunicao. As suas teorias e modelos envolvem questes como: Que tipo de canal pode transmitir a quantidade mxima de sinais? / Que quantidade de sinal transmitido ser destrudo pelo rudo enquanto viaja do emissor para o receptor? (estas perguntas tm, a ver com o campo da teoria de informao). Neste modelo de Schannon e do seu colaborador Weaver a comunicao surge como um processo linear, de sentido nico, com cinco funes a executar e a presena de um elemento perturbador o rudo.Shannon e Weaver fazem 1 distino entre fonte e emissor e entre receptor e destinatrio, ou seja, so executadas 2 funes no extremo correspondente transmisso e 2 na extremidade relativa recepo. No caso Schramm-Osgood, so praticamente realizadas as mesmas funes, apesar de nao serem referidos emissores e receptores. As partes actuantes so apresentadas como iguais, realizando funes identicas, nomeadamente codificando, descodificando e interpretando. Globalmente a funo codificao semelhante de transmisso e a de descodificao de recepo. A funo interpretao de Schramm e Osgood realizada no modelo de Shannon e Weaver pela fonte e pelo destinatrio. Este modelo particularmente util para descrever a comunicao interpessoal, mas menos adekuado a situaes sem feedback. Tal o caso da comunicao de massas, e Schramm, numa verso posterior, modificou o modelo de forma a adapt-lo comunicao de massas.

Modelo de Two-Step-Flow

O Modelo do fluxo em dois nveis envolve os seguintes pressupostos: 1. Os indivduos no esto socialmente isolados, sendo membros de grupos sociais, interagindo com outras pessoas. 2. A resposta e a reaco a uma mensagem meditica no directa e imediata, mas mediada por essas relaes sociais e por elas influenciada. 3. Os dois processos, um de recepo e ateno e outro de resposta sob a forma de aceitao ou rejeio da tentativa de influncia ou informao, esto relacionados. A recepo no significa resposta, nem a no-recepo significa no-resposta (devido admisso secundria de contactos pessoais). Os indivduos no so todos iguais perante as campanhas mediticas, possuem papis diferentes no processo de comunicao e, em particular, podem dividirse em indivduos activos na recepo e transmisso das ideias dos media e nos

que dependem essencialmente de outros contactos pessoais para a sua orientao.Paul Flix Lazarsfeld diz: Para nossa surpresa, que descobrimos que o efeito (da comunicao social na formao de atitudes eleitorais) era bem pequeno. Ficmos com a impresso de que as pessoas pareciam ser muito influenciadas nas suas decises polticas por contactos face a face com outras pessoas elemento da sua famlia, amigos, vizinhos, colegas de trabalho do que directamente pela comunicao de massas.Estes autores propuseram como provvel que as influncias transmitidas pelos meios de comunicao de massa alcanam primeiros os lderes de opinio e que estes, por sua vez, transmitem o que lem e ouvem a grupos que lhes so prximos na sua vida quotidiana, e sobre os quais exercem influncia. Esta hiptese foi designada fluxo de comunicao em dois nveisfluxo de comunicao em dois nveis, que implica o reconhecimento de redes de indivduos interligados, atravs das quais a comunicao de massa canalizada.O Modelo do Fluxo de Comunicao em dois nveis explica-se atravs da sua dupla funo: tanto ser retransmissor de mensagens dos meios de comunicao como ao mesmo tempo ter um trabalho selectivo sobre essas mensagens.A sua situao comunicativa caracterizada por baixa difuso de comunicao de massa, diferente de hoje em dia.Hoje h saturao do mass media. Com o aumento de nmero de meios de comunicao, a maior parte das comunicaes de massa ser recebida de forma directa no necessitando de ser difundida A eficcia das comunicaes de massa estuda-se em relao ao contexto de relaes sociais em que os mass media agem.

Modelo Espiral do Silncio

diz respeito aco recproca entre quatro elementos: comunicao de massas; comunicao interpessoal e relaes sociais, expresso individual de opinio; e percepo pelos indivduos do clima de opinio que os rodeia no seu ambiente social. A teoria baseia-se em princpios scio psicolgicos fundamentais referentes dependncia da opinio pessoal relativamente ao que os outros pensam. Os principais pressupostos da teoria so: 1 a sociedade ameaa com o isolamento os indivduos que se desviam; 2 os indivduos sentem continuamente o medo do isolamento; 3- este medo do isolamento leva aos indivduos a tentar avaliar constantemente o clima de opinio; 4- os resultados desta estimativa afectam o comportamento pblico, em especial no que respeita expresso aberta ou ocultao de opinies. Este ltimo ponto liga entre si os anteriores e todos eles so considerados os responsveis pela formao, defesa e mudana de opinio pblica. A teoria defende que para evitar o isolamento no que respeita assuntos pblicos importantes, muitas pessoas procuram, no seu ambiente, pistas sobre a opinio dominante e os pontos de vista que ganham fora ou esto em declnio. Algum que v os seus pontos de vista entre os que declinam, fica menos inclinada a expressa-lo abertamente. Como resultado, os pontos de vista considerados dominantes parecem ganhar ainda mais terreno e os alternativos decair mais rapidamente. Quanto mais os indivduos se apercebem desta tendncias e lhes adaptam as suas opinies mais uma faco parece dominar e outras surgem minimizadas.

Assim, a tendncia para um falar e outro silenciar desencadeia um processo em espiral que confirma crescentemente uma opinio como a dominante.

Modelo Circular de Osgood e Schramm

este modelo pode ser classificado como amplamente circular. Este modelo centra a sua discusso no comportamento dos principais actos do processo de comunicao so praticamente realizadas as mesmas funes de Cheannon apesar de no serem referidos emissores e receptores. As partes actuantes so apresentadas como iguais realizando funes idnticas nomeadamente codificando descodificando e interpretando. Globalmente a funo codificao semelhante de transmisso e de descodificao de recepo. O modelo particularmente til para descrever a comunicao interpessoal, mas menos adequado a situaes sem feedback. Uma critica possvel a este modelo transmitir um sentimento de igualdade na comunicao, pelo contrrio, a comunicao bastante desequilibrada quanto a recursos, capacidade e tempo disponveis para comunicar.

Gatekeeper

todos os media tm a sua prpria estrutura e exigem terem zonas de seleco (filtragem) da informao que entra. Estas zonas tm os seus cortejos, quem pode entrar e quem no pode; quem passa e quem no passa e o que se pode transformar em notcia ou no. ( espacial).O Gatekeeping estava ainda muito presente nas 1geraes no jornalismo online, enquanto que, o processo do Gatewatching tem vindo a ganhar importncia e torna-se decisivo com o aparecimento do blog esfera. todos os media tm a sua prpria estrutura e exigem terem zonas de seleco (filtragem) da informao q entra. Estas zonas tm os seus cortejos, quem pode entrar e quem pode; quem passa e quem passa e o q se pode transformar em notcia ou . ( espacial) GateWatching- Em x d s rejeitar a info q importa, classifica-s o interesse dessa info. Espao limitado em ambos. O gatewatching aparece hj cm evoluo (ou oposio) ao gatekeeping (processo em q h seleco dos factos a serem pub de acordo c/critrios de relevncia noticiados).O gatekeeping estava ainda mt presente nas 1geraes no jornalismo online, enquanto q, o processo do gatewatching tem vindo a ganhar imp e torna-s decisivo c/ o apareci/ do blog esfera.Se o gatekeeping faz sentido na anlise dos meios d com. de massa, no ciberespao ele tem fora explicativa.Devido h quantidade d info q circula nas redes, cria-s a necessidad d avali-lo+doke descart-lo.Alguns autores consideram q o gatewatching combinaria as funes d bibliotecrio e d reprter.Do porteiro passa-se para o vigia. Isso acontece pk ao contrrio dos mass media, sp constrangidos p/limitaes tcnicas e comerciais nos canais em uso, o espao da web virtual/ ilimitado.

Modelo conceptual de Westley e MacLean

Este modelo tem o objectivo de organizar os resultados da investigao at ento existentes e proporcionar um tratamento sistemtico particularmente adaptado investigao em comunicao de massa. Westley e MacLean preocuparam-se c/a elaborao de 1 modelo representativo de 1 situao to complexa como a da comunicao de massas mas mantendo simultaneament as caractersticas sistematicas e inter-relacionadas de 1 situao simples de co-orientao entre 2 pessoas e objectos externos

Modelos centrados na Audincia

Comunicao de massas que a audincia tem sido central, mas alguns dos modelos apresentados, que indicam um significativo desenvolvimento do estudo relativo a audincia. Inicialmente esta era vista como uma massa indiferenciada, um alvo passivo para persuaso e informao, ou um mercado de consumidores de produtos dos media.

Vous aimerez peut-être aussi