Vous êtes sur la page 1sur 14

Sistema - pressupostos

Teoria Geral dos Sistemas

H coisas comuns nas diferentes reas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com solues similares.

Universidade de Braslia Faculdade de Economia, Administrao, Contabilidade e Cincia da Informao e Documentao Departamento de Cincia da Informao e Documentao Disciplina: Planejamento e Gesto de Instituies Arquivsticas Prof.: Lillian Alvares

Sistema

Histrico

Aps essa percepo, surge a definio de Sistema, que um

Karl Ludwig von Bertalanffy (1901-1972) foi o fundador da Teoria Geral dos Sistemas. Fez seus estudos em biologia e interessou-se desde cedo pelos organismos e pelos problemas do crescimento. Cidado austraco, desenvolveu a maior parte do seu trabalho nos Estados Unidos.

Um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum

Isto quer dizer que todas as reas do conhecimento possuem sistemas. E que os sistemas possuem caractersticas e leis comuns independentemente da rea onde se encontram.

Histrico

Histrico

Bertalanffy tentou fazer aceitar a ideia de que o organismo um todo maior que a soma das suas partes.

Criticou a viso de que o mundo dividido em diferentes reas, como fsica, qumica, biologia, psicologia, etc.

Histrico

Definio de Sistema

Ao contrrio, sugeria que se deve estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependncias, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem caractersticas que no se encontram em seus componentes isolados.

Sistema uma entidade que tem a capacidade de manter um certo grau de organizao em face de mudanas internas ou externas, composto de um conjunto de elementos, em interao, segundo determinadas leis, para atingir um objetivo especfico.

Sistema
Exemplos de sistemas:

Definio de Sistema

Um conjunto de partes inter-relacionadas que trabalham na direo de um objetivo.

Carro, corpo humano, computador, uma empresa, etc.

Contra-exemplo: pessoas caminhando na rua (pois no possuem objetivo comum)

Definio de Sistema

Definio de Sistema

O Sistema um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitrio com determinado objetivo e efetuam determinada funo.

Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente.

Definio de Sistema

Sistemas Abertos

Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relaes entre as partes e o comportamento do todo seja o foco de ateno.

Os Sistemas so abertos e sofrem interaes com o ambiente onde esto inseridos. A interao gera realimentaes que podem ser positivas ou negativas, criando assim uma auto regulao regenerativa, que por sua vez cria novas propriedades que podem ser benficas ou malficas para o todo independente das partes.

Realimentaes

Realimentaes

Os organismos em que as alteraes so benficas so absorvidas e aproveitadas sobrevivem Os sistemas onde as qualidades malficas predominam resultam em dificuldade de sobrevivncia e tendem a desaparecer caso no haja outra alterao que neutralize aquela primeira interveno. Assim, de acordo com Bertalanffy a evoluo permanece ininterrupta enquanto os sistemas se autoregulam.

Um sistema realimentado necessariamente um sistema dinmico. Em um ciclo de retroao uma sada capaz de alterar a entrada que a gerou, e, consequentemente, a si prpria.

Contextualizao
Todo sistema um sub-sistema de um sistema maior

Conceitos Fundamentais
Limites: Talvez esse seja um dos pontos mais difceis de ser definido, isto qual a fronteira de um sistema? Como delimitar o que est dentro ou fora do sistema.

Conceitos Fundamentais
Interfaces: A maneira como os subsistemas se relacionam atravs de entradas e sadas.

Conceitos Fundamentais
Pontos de Vista: Todo sistema pode ser entendido ou observado de diferentes ngulos ou pontos de vista. A TGS considera que um sistema pode ser influenciado por pontos de vista.

Conceitos Fundamentais
Nvel de Abordagem (abstrao): Todo sistema tem um nvel de detalhe. O importante assegurar que o nvel de detalhe utilizado condizente com o propsito do sistema.

Conceitos Fundamentais
Hierarquia: A idia de dividir um problema grande (sistema) em problemas menores (subsistemas) intrnseca a idia de sistemas.

Funo Bsica de um Sistema

Converter seus insumos:

Materiais, Energia, Trabalho, Informaes

Retirados de seu ambiente Em produtos

Bens, Servios, Informaes

Diferente de seus insumos, para serem ento devolvidos para seu ambiente.

Funo Bsica de um Sistema

Funo Bsica de um Sistema

A quantidade de produtos gerados por um sistema deve ser suficiente para o funcionamento de todos os seus subsistemas.

Os sistemas que no tm condies de continuadamente atender a essa condio, comprometem sua capacidade de sobrevivncia a curto prazo (caso no atendam s necessidades de "produo"), a mdio prazo (caso no atendam s necessidades de "manuteno") ou a longo prazo (caso no atendam s necessidades de "adaptao").

Caractersticas de Sistemas
Todo sistema deve possuir 4 caractersticas bsicas:

Tipos de Sistemas
H diversas classificaes para sistemas. a) Concretos X Abstratos Sistemas concretos existem fisicamente e os abstratos, so modelos ou representaes do mundo fsico b) Naturais X Artificiais Sistemas naturais existem na natureza e artificiais foram criados ou inventados pelo homem. c) Abertos X Fechados Sistemas abertos realizam trocas com o meioambiente; sistemas fechados, no.

Elementos Relaes entre Elementos Objetivo Comum Ambiente

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas


Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Um sistema maior que a soma de suas partes. Assim, seu entendimento requer identificar cada parte componente do mesmo. Entender um sistema significa fazer as devidas conexes entre seus elementos, de modo que se ajustem logicamente em um todo.

A investigao de qualquer parte do sistema deve ser sempre realizada em relao ao todo.

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Embora cada subsistema possa ser visto como uma unidade autocontida, ele faz parte de uma ordem maior e mais ampla, que o contm.

Qualquer sistema deve ser visto como um sistema de informaes. A gerao e transmisso de informaes so essenciais para sua compreenso.

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Um sistema aberto e seu ambiente esto em permanente inter-relao.

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Um sistema altamente complexo pode ser melhor entendido se for dividido em subsistemas menores, que possam ser mais facilmente analisados e posteriormente - recombinados no todo.

Um sistema compe-se de uma rede de elementos inter-relacionados

Uma mudana em um dos elementos provocar mudanas nos demais ou na totalidade do sistema.

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Em sistemas seriais, a sada de um subsistema a entrada de outro Assim, alteraes de processamento em um subsistema provocam alteraes em outros subsistemas.

O analista de um sistema, em muitos casos, tem condies de redesenhar sua fronteira.

Princpios Bsicos da Abordagem de Sistemas

Expresses-chave

Sistemas para serem viveis a longo prazo, devem perseguir com clareza seus objetivos, serem governados por retroalimentao e apresentar a capacidade de adaptar-se a mudanas ambientais.

Entrada, Input A energia e insumos transformados pelo sistema Matrias-primas, energia, trabalho humano, informaes, tempo, etc

Expresses-chave

Expresses-chave

Processamento, Throughput O processo usado pelo sistema para converter os insumos retirados do ambiente, para obteno de produtos para consumo do prprio sistema ou serem devolvidos ao ambiente Planejamento, tomada de deciso, comunicao, coordenao, armazenamento, transporte, transformao, distribuio fsica, etc.

Sada, Output O produto ou servio resultante do processo de transformao do sistema Bens extrativos ou silvcolas, bens agropecurios, bens industriais, bens de consumo, servios comerciais, servios pblicos, idias, leis, etc.

Expresses-chave

Expresses-chave

Retroalimentao, Feedback Informaes sistemticas sobre algum aspecto do sistema, que possam ser utilizadas para avaliar e monitor-lo, de modo a melhorar seu desempenho Nmero de unidades produzidas, qualidade do produto, relao entre a quantidade produzida e os insumos gastos, outros tipos de relaes entre esforo e resultado, tempestividade das atividades, etc.

Controle, Control As atividades e processos usados para avaliar as entradas, processamentos e sadas, de modo a permitir as aes corretivas Sistemas de informao, testes de controle de qualidade, exames, avaliao de desempenho, controladoria contbil, pesquisas scio-econmicas, etc.

Expresses-chave

Sistemas Abertos, Open systems Sistemas que interagem com o ambiente, realizando trocas de energia materiais e informaes. Autoregulados, capazes de crescimento, desenvolvimento e adaptao

Expresses-chave

Expresses-chave

Sistema Dinmico, Dynamic System Sistemas que mudam e so mudados pelo ambiente com freqncia

Sistemas Fechados, Closed systems Sistemas com relaes fixas e automticas entre seus componentes, sem muita flexibilidade nas suas interaes com o ambiente.

Expresses-chave

Expresses-chave

Sistema Esttico, Static System Nem o sistema nem suas partes mudam bastante em relao ao seu ambiente.

Subsistema, Subsystem Um sistema que parte de um sistema maior. O sistema nervoso em relao ao corpo humano; o sistema de informaes e o sistema gerencial; em relao ao sistema-empresa; o sistema de produo e o sistema de comercializao, em relao ao sistemaempresa

Expresses-chave

Expresses-chave

Fronteira, Boundary A demarcao que permite a diferenciao entre o sistema ou subsistema e seu ambiente ou outros subsistemas

Objetivo, Goal O propsito geral da existncia do sistema. Sua razo de ser. Sua misso.

Expresses-chave

Expresses-chave

Eqifinalidade, Equifinality Objetivos semelhantes podem ser conseguidos com uma grande variedade de insumos e de diferentes formas.

Entropia, Entropy A tendncia dos sistemas de perderem sua energia, sua vitalidade e dissolver-se no caos, ao longo do tempo.

Expresses-chave

Leis Universais dos Sistemas


a) Todo sistema se contrai, ou seja, composto de subsistemas (e isto ocorre infinitamente).

Entropia Negativa, Negative Entropy A tendncia do sistema de desenvolver ordem e energia ao longo do tempo para manter-se em funcionamento

Os elementos de um sistema so tambm sistemas. Por exemplo, o motor de um carro tambm um sistema. E se os elementos so sistemas, ento eles tambm so formados por subsistemas (e isto se repete infinitamente).

Leis Universais dos Sistemas


b) Todo sistema de expande, ou seja, parte de um sistema maior (e isto ocorre infinitamente).

Leis Universais dos Sistemas

c) Quanto maior a fragmentao do sistema (ou seja, o nmero de subsistemas), maior ser a necessidade para coordenar as partes.

O nmero de subsistemas arbitrrio e depende do ponto de vista de cada pessoa ou de seu objetivo.

Leis Universais dos Sistemas


e) Homeostase

Leis Universais dos Sistemas


f) Sinergia

Este princpio diz que os sistemas sempre procuram o equilbrio. Isto quer dizer que, se uma parte no est funcionando bem, outras tero que trabalhar mais para manter o equilbrio e para que o sistema consiga atingir seu objetivo.

Tal princpio tambm pode ser entendido atravs da frase O todo no a mera soma das partes.

10

Abordagem Sistmica
A abordagem sistmica uma maneira de resolver problemas sob o ponto de vista da Teoria Geral de Sistemas.

Dicas da Abordagem Sistmica


a) Dividir para conquistar Procure dividir o problema em problemas menores.

Muitas solues surgem quando observamos um problema como um sistema e, desta foram, sendo formado por elementos, com relaes, objetivos e um meio-ambiente.

Dicas da Abordagem Sistmica


b) Identificar todas as partes do sistema Procure identificar tudo o que faz parte do sistema.

Dicas da Abordagem Sistmica


c) Observar os detalhes

Dicas da Abordagem Sistmica


d) Olhar para o todo (viso holstica)

Dicas da Abordagem Sistmica


e) Analogias A analogia consiste em utilizar uma soluo S num problema P, similar a uma soluo S que j teve sucesso num problema P similar a P.

11

CARACTERSTICAS DOS SISTEMAS SOCIAIS


Tendncia da Abordagem Sistmica.


Parsons As diversas partes de um sistema so integradas pelas leis e regras de funcionamento geral do sistema.

Funcionalismo: Cada elemento de um subsistema tem um papel a desempenhar num sistema mais amplo. Holismo: O sistema s pode ser explicado como uma globalidade e no como uma simples soma das partes. O holismo ope-se ao elementarismo, que v o todo como a soma das partes individuais. O HOMEM FUNCIONAL O indivduo comporta-se em um papel dentro das organizaes, interrelacionando-se com os outros, como um sistema aberto.

Latncia Sustentao, reproduo e transmisso de valores e cultura de um sistema. Integrao Busca coerncia e coordenao entre os grupos e indivduos do sistema. Gerar e Atingir Objetivos Estabelece as metas e adota os meios para atingir.

Funes do sistema

Adaptao Busca meios de se manter no sistema inserido.

Funes do sistema - Organizao

PRINCPIOS DA ABORDAGEM CLSSICA

Adaptao Busca de recursos no meio para sua sobrevivncia .


PENSAMENTO ANALTICO decompor o todo em partes simples interdependentes indivisveis. (Explicar e facilitar a soluo). Aplicar as partes para explicar o todo. A explicao do todo a soma da explicao das partes. Ex. Diviso do trabalho e especializao do operrio.

Gerar e Atingir Objetivos A forma como a empresa atinge seus


resultados Normas, regras, autoridade.

Integrao O meio de buscar no todo organizacional as funes


das partes. Polticas e prticas comuns.

Latncia Valores, culturas, comportamentos, papis que


contribuem no contexto organizacional.

MECANICISMO princpio que relaciona a causa e efeito entre dois fenmenos. Resultado de um fenmeno constitui a causa de outro fenmeno. Os fins justificam os meios. Os efeitos so determinados pelas causas viso determinstica das coisas.

PRINCPIOS DA ABORDAGEM SISTMICA

REVOLUO ABORDAGEM SISTMICA


EXPANSIONISMO todo fenmeno parte de um fenmeno maior. O desempenho de um sistema depende de sua relao com as partes dele componentes. Enfatiza o todo importncia para as partes. Transfere viso das partes para viso do todo Abordagem Sistmica

Abordagem Clssica Reducionismo Pensamento Analtico Mecanicismo

Abordagem Sistmica

Expansionismo Pensamento Sinttico Teleologia

PENSAMENTO SINTTICO qual o papel que desempenha as partes para o todo. Como se comporta o todo em funo da mudana das partes. Interesse em juntar as partes e no separar.

12

PRINCPIOS DA ABORDAGEM SISTMICA

AS COMPLEXIDADES DE UM SISTEMA

relaes entre meios e fins; estudo dos fins humanos. . Causa condio necessria, no suficiente para surgir o efeito. A relao causa-efeito no determinstica mas sim probabilstica. Estudo do comportamento dos fenmenos com finalidade de alcanar objetivos.

TELEOLOGIA Doutrina que considera o mundo como um sistema de

Simples dinmico, pouco complexo (poucos elementos). Descritivo - dinmico, muitos elementos e pode ser descrito em sua totalidade. Hipercomplexo muito dinmico, muitos elementos e no pode ser descrito em sua totalidade. Os sistemas muito complexos e probabilsticos no podem ser descritos nem previstos. Para entend-los e tentar prever uma parte de seu comportamento, deve-se construir modelos. Modelos so representaes da realidade, com algum grau de abstrao.

Mecanicismo causa efeito Teleolgica propsito ou objetivo de produzir. Sistemas com entidades funcionais e globais em busca de objetivos e finalidades.

Princpios que levaram o surgimento da Ciberntica e P.O

ABORDAGEM SISTMICA
SISTEMAS DETERMINSTICOS e PROBABILSTICOS

CLASSIFICAO DOS SISTEMAS Sistemas Determinsticos Simples Complexos Hipercomplexos


Jogo Bilhar Motor de um carro Layout da fbrica Computador Sistema planetrio Automao

Universo

Sistemas fechados (determinstico - previsveis) No apresentam intercmbio com o meio a rigor, no existem sistemas fechados; tem-se dado o nome para sistemas determinsticos aos que operam com pouqussimo intercmbio de matria e energia. Sistemas abertos (probabilstico no previsveis) Apresentam relaes com o meio trocam matria e energia regularmente; so adaptativos para garantir sua sobrevivncia; por meio da interao ambiental, restauram a prpria energia e evitam a entropia (homeostase). Tem capacidade de crescimento, mudana, adaptao ao ambiente e at auto-reproduo. Compete com outros sistemas.

Probabilsticos

Jogos dados Estoque da Movimento empresa do corpo Lucratividade Custos Controle estatstico

Economia Nacional e Internacional Crebro Empresa

CLASSIFICAO DOS SISTEMAS

IDIAS CENTRAIS HOMEM FUNCIONAL

DETERMINSTICO SIMPLES poucos componentes, comportamento dinmico e previsvel. Ex. planejar jogo de bilhar. DETERMINSTICO COMPLEXO - Ex. computador comportamento no for previsvel, estar funcionando mal. seu

A organizao vista como comportamentos que se inter-relacionam;

Os papis desempenhados so delineados pelos cargos; Dentro dos papis so exercidas as aes das pessoas de acordo com seu comportamento; Os papis desempenhados por uma pessoa pode ou no interessar a outra na organizao. Ex. Cria expectativas; A pessoa altera ou refora comportamento de acordo com suas expectativas; As variveis dos papeis so de ordem: Organizacionais; de Personalidades e Interpessoais; Para buscar a identificao necessrio estabelecer critrios de iniciativa, autonomia e poder de deciso.

SISTEMA PROBABILSTICO SIMPLES - simples e previsvel. - jogar uma moeda. CEQ - sistema probabilstico. SISTEMA PROBABILSTICO COMPLEXO - embora complexo pode ser descrito. Ex. Controle de estoque, Conceito de lucratividade. SISTEMA PROBABILSTICO EXCESSIVAMENTE COMPLEXO to complicado que no pode ser descrito. Ex. o crebro humano, a economia nacional. O sistema orgnico. (Empresa).

13

TEORIA GERAL DE SISTEMAS E A ORGANIZAO

Modelo Genrico dos Sistemas Abertos

A organizao vista como um sistema aberto veja porque? Importao de Energia Recebe insumos do ambiente; Processamento So transformados em produtos ou servios; Exportao de energia A organizao disponibiliza para o ambiente; Ciclo de Eventos Retorna organizao para nova transformao; Entropia Negativa A organizao importa mais que exporta; Feedback O sistema alimenta a organizao com informaes para possveis alteraes; Homeostase Relao existente a entradas e sadas evitando processo entrpico, busca da estabilidade ou expanso; Diferenciao Multiplicao e elaborao de funes buscando interao com o meio; Eqifinalidade No h uma nica maneira de atingir resultados.

AMBIENTE
ENTRADA Informao Energia Recursos Materiais

PROCESSAMENTO

SADAS Informao Energia Recursos Materiais

INPUTS

RETROAO
OUTPUTS

14

Vous aimerez peut-être aussi