Vous êtes sur la page 1sur 10

A pedido do Rei de Melinde, Vasco da Gama relata a Histria de Portugal.

Comea por descrever geograficamente o reino de Portugal "onde a terra se acaba e o mar comea", o que remete para o destino do povo portugus como um povo marinheiro. Vasco da Gama refere-se saudade que sente da sua Ptria, que deixara h uns meses e onde esperaria regressar.

Este um momento de saudosismo, bastante expressivo:"Esta a ditosa Ptria minha amada" Gama refere-se Ptria como o local onde deseja morrer: Ptria de luta e de vitrias, ligada a um destino histrico. Com o incio da narrao da Histria de Portugal, Vasco da Gama refere o nome do heri D. Afonso Henriques: este conquista, assegura o domnio da Ptria, desobedece ordem estabelecida (no esquecer que D. Afonso Henriques batalhou contra a sua prpria me, na batalha de S. Mamede) referido pelo poeta como heri e admirado pela sua bravura e coragem e pela sua atitude irreverente.

Trata-se de um episdio blico que relata a Batalha travada no baixo Alentejo ate o exrcito lusitano e os dos mouros que ocupavam a regio. A desproporo das foras em conflito, apario de Cristo a D. Afonso Henriques, a f inabalvel do rei e a sua capacidade de chefiar e inflamar os nimos dos combatentes so os aspetos que contribuem para a mistificao deste heri. No est em causa a fora anmica e a capacidade de chefia de D. Afonso Henriques, mas o cumprimento de uma misso que o transcende eu que foi confiada por deus ao povo de que era rei: a dilatao da f crist.

A determinao com que cumpriu esse objetivo deu ao primeiro rei de Portugal o estatuto de smbolo da luta contra os infiis.

NARRAO Comea no Canto I, est. 19 e constitui a ao principal que, maneira clssica, se inicia in medias res,isto , quando a viagem j vai a meio, J no largo oceano navegavam, encontrando-se j os portuguese sem pleno Oceano ndico. Este comeo da ao central, a viagem da descoberta do caminho martimo para a ndia, quando os portugueses se encontram j a meio do percurso do canal de Moambique vai permitir: A narrao do percurso at Melinde (narrador heterodiegtico); A narrao da Histria de Portugal at viagem (por Vasco da Gama); A incluso da narrao da primeira parte da viagem; A apresentao do ltimo troo da viagem (narrador heterodiegtico). A narrativa organiza-se em quatro planos: o da viagem, e o dos deuses, em alternncia, ocupam uma posio importante. A Histria de Portugal est encaixada na viagem. As consideraes

pessoais aparecem normalmente nos finais de canto e constituem, de um modo geral, a viso crtica do poeta sobre o seu

O episdio do Velho do Restelo integra-se na parte intermdia da Narrao, que comeara no Canto IV. Aps as despedidas de Belm, assistimos agora ao discurso de uma personagem que se ir manifestar contra a partida dos Portugueses. A parte que se segue a este episdio a narrao da viagem de Lisboa a Melinde feita por Vasco da Gama ao rei de Melinde, onde este ir contar alguns obstculos encontrados pelos nautas Portugueses, como por exemplo o Adamastor. O Velho do Restelo vem, ento, em primeiro lugar, dar nfase nOs Lusadas queles que ficaram em terra e aos que eram apologistas no da expanso martima, mas sim da expanso terrestre. Esta personagem representa a no-aceitao da ida dos Portugueses at ao Oriente. Defendia que se os Portugueses queriam lutar, deveriam ir para o Norte de frica onde se encontravam os Mouros. Em segundo lugar, o Velho do Restelo acaba por ser a voz da conscincia, alertando os nautas para os possveis riscos a enfrentar e preferindo assim a vida mediana e tranquila s promessas de riquezas que poderiam, muito bem, acabar em desgraas. O Velho do Restelo simboliza, deste modo, os ideais humanistas, aqueles que vo contra o esforo guerreiro e aventureiro, mas que so a favor das reduzidas ambies e de uma vida medocre baseada numa mera rotina.

Em suma, a presena do Velho do Restelo nas pginas dOs Lusadas parece contrariar o propsito desta obra enaltecimento, exaltao da nao no entanto, no deixa de ser um eco da conscincia de algumas pessoas da sua poca.

Velho Restelo Este episdio insere-se na narrativa feita por Vasco da Gama ao rei de Melinde. No momento em que a armada do Gama est prestes a largar de Lisboa para a grande viagem, uma figura destaca-se da multido e levanta a voz, para condenar a expedio.

O texto constitudo por duas partes: a apresentao da personagem feita pelo narrador (est. 94) e o discurso do Velho do Restelo (est. 95 a 104).

A caracterizao destaca a idade ("velho"), o aspeto respeitvel (" aspeito venerando "), a atitude de descontentamento (" meneando / Trs vezes a cabea, descontente "), a voz solene e audvel (" A voz pesada um pouco alevantando "), e a sabedoria resultante da

experincia de vida (" Cum saber s de experincias feito"; "experto peito ").

No foi certamente por acaso que Cames optou por esta figura e no outra. A figura do Velho do Restelo ressuma uma autoridade, uma respeitabilidade, que lhe permitem falar e ser ouvido sem contestao. As suas palavras tm o peso da idade e da experincia que da resulta. E a autoridade provm exatamente dessa vivida e longa experincia.

No seu discurso possvel identificar trs partes.

Na primeira (est. 95-97), condena o envolvimento do pas na aventura dos descobrimentos, a que se refere de forma claramente negativa ("v cobia", "vaidade", "fraudulento gosto", "dina de infames vituprios"). Denuncia de forma inequvoca o carter ilusrio das justificaes de carter heroico que eram apresentadas para esse empreendimento ("Fama", "honra", "Chamam-te ilustre, chamam-te subida","Chamam-te Fama e Glria soberana"), sendo certo que tudo isso so apenas "nomes com quem se o povo nscio engana". E apresenta um rol extenso de consequncias negativas dessa aventura: mortes, perigos tormentas, crueldades, desamparo das famlias adultrios, empobrecimento material e destruio

Esta primeira parte introduzida por uma srie de apstrofes (" glria de mandar", " v cobia". " fraudulento gosto"), com as quais revela que o que ele condena de facto a ambio desmedida do ser humano, neste caso materializada na expanso

ultramarina. O sentimento de exaltada indignao manifesta-se, sobretudo, pela utilizao insistente de exclamaes e interrogaes retricas

A segunda parte abrande as estrofes 98 a 101. introduzida por uma nova apstrofe, desta vez dirigida, no a um sentimento, mas aos prprios seres humanos (" tu, grao daquele insano"). Se na primeira parte manifestou a sua oposio s aventuras insensatas que lanam o ser humano na inquietao e no sofrimento, agora prope uma alternativa menos m, sugerindo que a ambio seja canalizada para um objetivo mais prximo - o Norte de frica

A estncia 99 toda ela preenchida com oraes subordinadas concessivas, anaforicamente introduzidas por "j que", antecedendo a sua proposta de forma reiterada e cobrindo todas as variantes dessa ambio: religiosa ("Se tu pola [Lei] de Cristo s pelejas?"), material ("Se terras e riquezas mais desejas?"), militar ("Se queres por vitrias ser louvado?"). E aproveita para apresentar novas consequncias malficas da expanso martima: fortalecimento do inimigo tradicional ("Deixas criar s portas o inimigo"), despovoamento e enfraquecimento do reino. E mais uma vez recorre s interrogaes retricas como recurso estilstico dominante.

Vem depois a terceira parte (est. 102-104). O poeta recorda figuras mticas do passado, que, de certo modo, representam casos paradigmticos de ambio, com consequncias dramticas. Comea por condenar o inventor da navegao vela - "o primeiro que, no mundo, / Nas ondas vela ps em seco lenho!".

Faz depois referncia a Prometeu, que, segundo a mitologia grega, teria criado a espcie humana, dando assim origem a todas as desgraas consequentes - "Fogo que o mundo em armas acendeu, / Em mortes, em desonras (grande engano!". Logo a seguir, narra os casos de Faetonte e caro, que, pela sua ambio, foram punidos. E os quatro versos finais da fala do Velho do Restelo sintetizam bem esse desejo desmedido de ultrapassar os limites:

Nenhum cometimento alto e Por fogo, ferro, gua, calma Deixa intentado a humana Msera sorte! Estranha condio! Simbologia do episdio do "Velho do Restelo"

nefando e frio, grao.

Naturalmente, o "Velho do Restelo" no uma personagem histrica, mas uma criao de Cames com um profundo significado simblico.

Por um lado, representa aquela corrente de opinio que via com desagrado o envolvimento de Portugal nos Descobrimentos, considerando que a tentativa de criao de um imprio colonial no Oriente era demasiado custosa e de resultados duvidosos. Preferiam que a expanso do pas se fizesse pela ampliao das conquistas militares no Norte de frica.

Essa ideia era, sobretudo, defendida pela nobreza, que assim encontravam possibilidades de mostrarem o seu valor no combate com os mouros e, ao mesmo tempo, encontravam nele

justificao para as benesses que a Coroa lhes concedia. A burguesia, por seu lado, inclinava-se mais para a expanso martima, vendo a maiores oportunidades de comrcio frutuoso

Por outro lado, se ignorarmos o contexto histrico em que o episdio situado, podemos ver na figura do Velho o smbolo daqueles que, em nome do bom senso, recusam as aventuras incertas, defendendo que prefervel a tranquilidade duma vida mediana promessa de riquezas que, geralmente, se traduzem em desgraas. Encontramos aqui um eco de uma ideia cara aos humanistas: a nostalgia da idade de ouro, tempo de paz e tranquilidade, de que o homem se viu afastado e a que pode voltar , reduzindo as suas ambies a uma sbia mediania ("aurea mediocritas", na expresso dos latinos), j que foi a desmedida ambio que lanou o ser humano na idade de ferro, em que agora vive (cf. est. 98). Neste sentido o episdio pode ser entendido como a manifestao do esprito humanista, favorvel paz e tranquilidade, contrrio ao esprito guerreiro da Idade Mdia

Assim, o episdio do "Velho do Restelo" est de certo modo em contradio com aquilo mesmo que Os Lusadas , no seu conjunto, procuram exaltar - o esforo guerreiro e expansionista dos portugueses. Essa contradio real e traduz, de forma talvez inconsciente, as contradies da sociedade portuguesa da poca e do prprio poeta. De facto, Cames soube interpretar, melhor que ningum, o sentimento de orgulho nacional resultante da conscincia de que durante algum tempo Portugal foi capaz de se destacar das demais naes europeias. Mas Cames era tambm um homem de slida formao cultural, atento aos valores estticos do classicismo literrio e imbudo de ideais humanistas.

Se, ao cantar os feitos dos portugueses, ele d voz a esse orgulho nacional, que sentia tambm como seu, na fala do "Velho do Restelo" e em outras intervenes disseminadas ao longo do poema, exprime as suas ideias de humanista.

No momento da largada ergue-se a voz de um respeitvel velho que sobressai de entre todas as que se tinham feito ouvir at ento. Ela representa todos aqueles que se opunham louca aventura da ndia e preferiam a guerra santa no Norte de frica. Se as falas das mes e das esposas representam a reaco emocional quela aventura, o discurso do velho exprime uma posio racional, fruto de bom senso da experincia (tais palavras tirou do experto peito) e do sentido das vozes annimas ligadas ao cultivo da terra, sobretudo no norte do pas, defensoras de uma poltica de fixao oposta a uma poltica de expanso com adeptos mais a sul. E assim, o Gama que representa este homem sempre insatisfeito e que est disposto a enfrentar os mais difceis obstculos e a suportar os mais duros sacrifcios para conseguir o seu objectivo, tinha perfeita conscincia da lgica, da verdade e sensatez das palavras do Velho do Restelo, da condenao moral da empresa mas no lhe podia dar ouvidos porque levava dentro de si um incentivo maior e mais forte, um dever a cumprir imposto pelo rei e pela ptria e at um imperativo tico e psicolgico. No entanto, as palavras pessimistas do velho acabam por evidenciar o herosmo daquele punhado de homens tanto maior quanto mais consciente. O Velho do Restelo fala como um poeta humanista que exprime desdm pelo povo nscio ou seja, o clssico horror ao vulgo. H portanto uma contradio entre o discurso pacifista do velho e a pica exaltao dos heris e seus feitos de armas. A personagem

seria um porta-voz da ideologia caracterstica da formao humorstica de Cames. O Velho do Restelo o prprio Cames erguendo-se acima do encadeamento histrico e medindo luz os valores do humanismo. Ele o humanista que torna a palavra, humanista para quem os acontecimentos que lhe servem de tema constituem apenas o material para um poema e que reserva constantemente a sua liberdade de juzo

Vous aimerez peut-être aussi