Vous êtes sur la page 1sur 23

Curso de farmcia

ETAPAS DE PRODUO; ETAPAS DE PRODUO-CAPSULAS; ETAPAS DE PRODUO DE DRGEAS; ETAPAS DE PRODUO DE PS; ETAPAS DE PRODUO DE GIS; CONTROLE DE QUALIDADE NA PRODUO, CLCULOS E DILUIO EM PRODUO- FARMCIA; E CARACTERSTICAS FSICO QUMICAS DO PRODUTO ACABADO.

KEROLAINE ARAJO DE SOUSA.

Boa Vista - RR Maro- 2013

Curso de farmcia KEROLAINE ARAJO DE SOUSA

ETAPAS DE PRODUO; ETAPAS DE PRODUO-CAPSULAS; ETAPAS DE PRODUO DE DRGEAS; ETAPAS DE PRODUO DE PS; ETAPAS DE PRODUO DE GIS; CONTROLE DE QUALIDADE NA PRODUO, CLCULOS E DILUIO EM PRODUO- FARMCIA; E CARACTERSTICAS FSICO QUMICAS DO PRODUTO ACABADO.

Trabalho da disciplina farmacutica


FAR07A

apresentado Salazar turma de tecnologia da

ao Professor Sebastio

, turno integral do

curso de farmcia.

Boa Vista - RR Maro- 2013

Curso de farmcia

RESUMO

O Controle de Qualidade das matrias-primas e produtos acabados baseia-se nas especificaes estabelecidas para cada material, de acordo com as monografias oficiais vigentes e aquelas estabelecidas pela empresa, quando cabveis. So redigidas especificaes adequadas, de forma precisa, completa, com detalhes especficos dos mtodos de ensaios, tipo de instrumento a ser utilizado, mtodos de amostragem. Palavra chave: Produo; Controle de qualidade.

Curso de farmcia

1-INTRODUO A tecnologia farmacutica pode ser definida pelo conjunto de estudos e mtodos cientficos e de produo que visam o desenvolvimento de novos medicamentos, novas formas farmacuticas para os princpios ativos j existentes, bem como o aprimoramento das formulaes j existentes. A tecnologia farmacutica tambm visa desenvolver e melhorar os adjuvantes e excipientes utilizados nessas formulaes. Ponto chave para as grandes industrias farmacuticas, a tecnologia farmacutica o caminho de manuteno no mercado, uma vez que a expirao de patentes de medicamentos no mercado obrigam as indstrias a sempre inovar, desenvolver novas frmulas. Neste trabalho sera abordados as etapas de produo de capsulas, drgeas, ps, gis, o controle de qualidade na produo, clculos e diluies em produo e as caracterstica fsico qumicas do produto acabado. Tendo como objetivos mostra o que ocorre em cada etapa ciada logo acima,sendo o seu desenvolvimento na industria farmacutica.

1. Etapa da produo e aquisio de matria prima.

Curso de farmcia O controle da matria prima na indstria farmacutica subdividida em e etapas: recebimento, armazenagem e distribuio. 1.1 RECEBIMENTO A entrada de materiais corresponde primeira etapa do processo de recebimento, onde este local deve ser coberto para assegurar a adequada manuteno/conservao dos produtos recebidos e tem como objetivo a recepo dos veculos de transporte, realizar a verificao da documentao suporte do recebimento, encaminh-los para a descarga e realizar o cadastramento dos dados no sistema. 1.2 DESCARGA As aquisies cujas documentaes no recebimento estejam de acordo com o planejamento da empresa tm sua entrada permitida na empresa e encaminhada para o almoxarifado. O cadastramento dos dados efetuados na recepo dever constar as informaes necessrias para entrada dos materiais em estoque como: pendncias com fornecedores, atualizao de saldos e baixa dos processos de compra e informaes para o controle da entrada de materiais. No almoxarifado so realizadas as conferncias de volumes, comparando com a nota fiscal do fornecedor e com os registros de controles de compra.

1.3 DISTRIBUIO Os trabalhadores deste grupo desempenham diversas tarefas relacionadas guarda e movimentao de materiais. Suas funes consistem em: manter o estoque de material necessrio s atividades de uma empresa e movimentao de materiais como a requisio solicita para assegurar a manuteno do estoque necessrio ao abastecimento das reas de produo; controla a recepo dos materiais, confrontando tipo e quantidades com os dados contidos nas requisies. 2. Etapas de produo de cpsulas

Curso de farmcia Podemos definir cpsula como preparaes farmacuticas constitudas por um invlucro de natureza, forma e dimenses variadas, contendo substncias medicinais slidas, pastosas ou lquidas. Classifica-se em cpsulas duras, que quando o invlucro apenas constitudo por gelatina, e em cpsulas moles ou elstica que aquele formado por gelatina adicionada de emoliente. Os invlucro das cpsulas de gelatina dura so exclusivamente constitudos por gelatina hidratada, enquanto que os das cpsulas moles possuem, alm daquela substancia, produto emolientes, como a gelatina, o sorbitol, a sacarose, o propilenoglicol entre outros compostos similares. 2.1 Cpsulas duras A preparao dos invlucros inteiramente do domnio industrial. Fundamentalmente, a preparao se consegue por imerso de punes cilndricos, arredondados nos extremos, em solues aquosas de gelatina, aquecidas a 57C, as quais contem vrios excipientes no emolientes. Os punes so, geralmente, de bronze e parece ser importante a existncia de pequena quantidade de magnsio na sua composio. A preparao das cpsulas duras consiste, fundamentalmente, no seu enchimento, j que os respectivos invlucros so adquiridos no comercio. evidente que, para uma pequena preparao, bastaria escolher os invlucros de capacidade adequada ao volume ocupado pelo peso do p e enche-los, com auxilio de funis e calcadores, ou por meio de compressores-dose adores. Geralmente, o processo de enchimento baseia-se numa distribuio volumtrica, em que o p cai, pela ao da gravidade, sobre um hemi-invlucro aberto que funciona como receptculo. Compreende-se que este escoamento do p, recipiente para cpsulas vazias, possa apresentar dificuldades de vria ordem, principalmente devidas s foras de atrao entre as partculas que constituem o p. Segundo CZETSCH-LINDENWALD a dosificao correta das cpsulas duras depende de trs fatores fundamentais:

Curso de farmcia 1) Escolha de invlucros de capacidade exata; 2) Mtodos de enchimento; 3) Produto a encapsular. 1) Escolha de invlucros de capacidade exata Normalmente escolhida a capacidade do invlucro, o p a acondicionar adicionado de ps-inertes que funcionam como diluente, os quais contem substancias lubrificantes. A diluio executada de tal forma que o volume aparente do p permita encher, perfeitamente, os recipientes, os receptculos escolhidos. A escolha da cpsula a ser utilizada pode se fazer avaliando o volume aparente de um dado peso de p a acondicionar. Para esta medio pode usar-se uma proveta de pequeno dimetro, procedendo-se como foi indicador no artigo ps. Em funo do volume aparente e do peso fcil calculada a sua densidade aparente, que se exprime em g por ml. 2) Mtodo de enchimento O mtodo de enchimento de cpsulas muito varivel, podendo ser manual, automtico ou semi-automtico. Se atendermos, exclusivamente, preciso dos resultados, no h dvidas que o melhor mtodo de enchimento manual consiste. Na pratica podem disporse os hemi-receptculos numa placa de madeira, plstico, carto, metal, etc., com as extremidades abertas voltadas para cima. O p , seguidamente, lanado por meio de um funil, o que diminui as perdas e constitui um processo relativamente higinico de enchimento. A indstria farmacutica tem ao seu dispor vrios tipos de maquinas de enchimento que se baseiam num dos seguintes princpios: _O p granulado lanado no invlucro de cpsulas, procedendo-se ao seu nivelamento com uma superfcie rasante. _O p lanado no invlucro mediante a fora dada por um parafuso sem-fim. _O p lanado por meio de compressores-doseadores.

Curso de farmcia 3) Produto a encapsular O produto a encapsular influencia, novamente, o enchimento. Na pratica, consideram-se como escoando sem dificuldade todos os ps que fluem livremente de um funil cujo tubo tenha um calibre de 4 mm de dimetro interno. As cpsulas duras contm, preferentemente, compostos slidos. Entretanto, podem acondicionar-se nos invlucro gelatinosos substancias pastosa ou liquidas. No caso dos medicamentos serem pastoso conveniente preparar com ele uma massa que se rola de modo a formar um cilindro de dimetro ligeiramente menor que o dos invlucros escolhidos. 2.2 Cpsulas moles As cpsulas moles ou elsticas so constitudas por invlucro de gelatina em cuja massa se incluiu substancias emolientes, como a glicerina, o propilenoglicol, o sorbitol, os polietilenoglicois, etc. 1) Preparao por imerso A preparao por imerso baseia-se no processo de fabrica inicialmente exposto por MOTHER, em 1833. Este processo, que pode satisfazer s necessidades da pequena oficina, comporta quatro fases principais: preparao da massa de gelatina; preparao dos invlucros; enchimento dos receptculos; fecho das cpsulas. a) Preparao da massa As paredes das cpsulas so constitudas por gelatina adicionada de gua e de glicerina ou outro emoliente adequado. Para a preparao da massa principia-se por macerar as folhas de gelatina, durante cerca de doze horas, em gua. Ao fim disse tempo escorrem-se e mergulham-se na soluo de gua glicerinada. Todas estas operaes que so, na aparncia, muito simples carecem de bastante prtica para se obterem invlucros perfeitos.

Curso de farmcia b) Preparao dos invlucros Funde-se a massa de glicerina gelatinada numa cpsula de porcelana larga, a uma temperatura compreendida entre 45-60C, e no lquido resultante mergulham-se, repetidas vezes, moldes com a forma dos invlucros desejados. Os moldes so constitudos por um corpo de alumnio ou de estanho, o qual deve apresentar a forma esfrica ou ovide e o volume que se pretende conferir ao invlucro. Estes moldes esto, habitualmente, fixos num prato por meio de uma haste de 2-3 cm de comprimento, permitindo, assim serem mergulhados simultaneamente na massa fundida. Os moldes se untam, cuidadosamente, com produtos hidrfobos dotados de elevada viscosidade, como a parafina lquida, o leo de rcino, os silicones, etc. c) Enchimento dos receptculos Obtidos os invlucros da forma e capacidade desejada, a operao imediata consiste no seu enchimento, que se efetua atravs da abertura de que ficam providos. O enchimento pode executar se com substncias lquidas solidas ou pastosas. O acondicionamento de ps ou de produtos pastosos efetua-se adaptando pequenos funis abertura das cpsulas por onde se fazem transitar as substncias medicamentosas, mediante preso exercida com esptulas ou calcadores adequados. d) Fecho das cpsulas As cpsulas fecham-se por intermdio de uma gota da soluo de glicerina gelatinada que serviu para preparar. Pode ainda fundir-se o que resta do seu colo com auxlio de uma esptula aquecida. Posteriormente, imergem-se as cpsulas, pelo ponto de colagem, num banho da mesma soluo gelatinada e so retiradas com cuidado. A fim de proteger as paredes das cpsulas moles. 2) Preparao por compresso o mtodo mais divulgado para se obter cpsulas moles. As cpsulas obtidas por compresso so preparadas com massas gelatinosas ligeiramente mais duras do que as que se empregam no processo de irmeso.

Curso de farmcia O processo de preparao por compresso se baseia no aprisionamento de quantidades estabelecidas de substncias medicamentosas slidas ou lquidas entre folhas de gelatina glicerinada que, depois, se soldam por compresso e se recotam. So essencialmente, duas variantes do mtodo de obteno de cpsulas pelo processo de compresso. A tcnica mais simples consiste no uso de um capsulador constitudo por duas placas perfuradas, cuja forma e dimenses dos respectivos orifcios condicionam o formato e a capacidade das cpsulas. Uma das placas provida de uma espcie de goteira, que a circunda, a qual se destina a receber o excesso de medicamento quando se procedem ao enchimento de um dos hemi-receptculos. 2.3 Microencapsulao um mtodo de envolvimento de pequenas entidades por intermdio de revestimento individuais que liberam o frmaco em funo da umidade, pH, foras fsicas ou por outros processos, tudo dependendo da natureza e espessura da parede envolvente. A microencapsulao pode conseguir-se por diversas tcnicas, algumas baseadas em processos qumicos que envolvem modificaes ou mudanas de fase; outras so mecnicas e carecem de equipamentos sofisticados a fim de produzir a modificao fsica necessria. 2.4 Incompatibilidade So de dois tipos de principais as incompatibilidades observadas na preparao das cpsulas: 1) as que resultam da ao dos constituintes sobre o invlucro gelatinoso; 2) as que se devem a ao dos constituintes entre si. 2.5 Ensaios das cpsulas H certo nmero de verificaes que sempre se devem efetuar nas cpsulas gelatinosas, designadamente o peso, o tempo de desagregao e a umidade. Em casos especiais convir executar outros ensaios, como a pesquisa de arsnio na gelatina, a avaliao das cinzas e a identificao do corante utilizado. Na indstria farmacutica, ao lado destas

Curso de farmcia determinaes prprias da forma medicamentosa, deve ainda proceder-se a caracterizao e dosagem das cpsulas das substncias ativas. 1) Peso No se encontram muitos estudos que digam respeito s exigncias de exatido de peso dos ps, lquidos ou substncias pastosas acondicionados em receptculos gelatinosos. 2) Tempo de dissoluo ou de desagregao A desagregao das cpsulas de gelatina processa-se em duas fases distintas. Na primeira o invlucro dissolve-se parcialmente no seu ponto mais frgil e liberta o contedo da cpsula. Num segundo tempo opera-se a dissoluo dos receptculos gelatinosos. 3) gua Para determinar o teor de gua existente nos invlucro das cpsulas de gelatina podem ser utilizados trs mtodos fundamentais; - Aquecimento na estufa at peso constante; - Mtodo de KARL-FISCHER; - Mtodo de destilao azeotrpica com xileno ou tolueno. 2.6 Acondicionamentos das cpsulas A escolha judiciosa de embalagem para cpsulas deve ter em ateno regio onde o produto e consumido, cujo clima influi na estabilidade do mesmo, e a sensibilidade relativa da preparao. So especialmente de temer os climas midos e quentes, devendo ser acondicionadas de tal modo que sejam pouco ou nada influenciadas pelas condies deletrias de conservao as cpsulas que se destinem a essas regies. 2.7 Formulrios das cpsulas

Curso de farmcia Embora fossem relativamente poucas as frmulas inscritas nas farmacopias sob a forma de cpsulas de gelatina h alguns anos atrs, esta preparao farmacutica tem vindo a adquirir, progressivamente, grande prestgio, sendo muito numerosos os produtos especializados que assim se dispensam, bem como as frmulas inscritas nas farmacopias. 3. Etapas de produo de drgeas. 3.1 Aparelhagem Para realizar a drageificao usam-se turbinas ou bacias especiais, girando em volta de um eixo inclinado e possuindo uma abertura centrada com esse eixo. A forma das bacias varivel, podendo estas ser esfricas ou piriformes. A relao entre o dimetro mdio das bacias e a sua profundidade anda volta de 1,4 ou 1,5:1. Se a bacia for muito grande, essa relao pode ir at 1,8:1. Em regra, uma bacia com cerca de 90 cm de dimetro pode servir para revestir 120 000 comprimidos de 10 mm e de 0,3 g de peso ou 250 000 comprimidos de 7,5 mm, pesando 0,15 g. 3.2 Fases da drageificao Normalmente, uma drageificao compreende trs fases: 1. fase: Camada isolante (facultativa); Camada elstica; Camada alisante. 2. fase: Adio de xarope simples (corado ou no). 3. fase: Polimento. 1. fase Camada isolante: Usa-se, em geral para comprimidos contendo compostos higroscpicos, tendo em vista impedir-se a sua alterao pelo contacto com a umidade. Este processo tem tambm a vantagem de isolar o comprimido das restantes camadas, podendo proteger as substncias medicamentosas de incompatibilidades entre si e at de oxidaes.

Curso de farmcia Camada elstica: Passa-se, em seguida, para a camada elstica, assim chamada por entrar na sua composio a gelatina, que vai conferir drgea certa elasticidade. Esta camada conseguida custa da adio alternada de um xarope de gelatina e de um p fino que contm, em regra, um lubrificante, como o talco. Camada alisante: Tem por fim tornar a superfcie das drgeas lisas. Com essa finalidade empregam-se suspenses aucaradas. 2. fase Para a obteno de drgeas coradas deve se aplicar um xarope comum, previamente adicionado do corante solvel pretendido. As cores mais usadas, por serem mais fcil aplicadas, so a amarela e a vermelha. 3. fase Para efetuar o polimento das drgeas se empregam parafinas ou ceras, geralmente dissolvidas em lcool, ter ou tetracloreto de carbono, dissolvente que, embora tecnicamente seja bom, apresenta o inconveniente de ser txico. 3.3 Processos especiais de revestimentos Outros mtodos so empregados entre os quais podemos referir o revestimento por meio de pelculas, o revestimento por compresso, o revestimento entrico, etc. 3.3.1 Processos rpidos de drageificao clssica Um dos mtodos considerado entre os mais prticos para uma rpida drageificao e o devido a SVANVIK, o que tem a vantagem de possibilitar a execuo de todo o ciclo de revestimento dos comprimidos em cerca de 8 horas de trabalho. 3.3.2 Revestimentos especiais Revestimentos metlicos: Os revestimentos metlicos executam-se normalmente sobre comprimidos previamente revestidos, isto , sobre verdadeiras drgeas a que apenas no se deu o polimento. A sua finalidade , pois, melhorar a sua apresentao.

Curso de farmcia Revestimento com polietilenoglicis: H mais de trs dezenas de anos G ANS e CHAVKIN propuseram a utilizao dos carbowaxes como revestimentos para comprimidos, o que teria a vantagem de se poder executar muito mais rapidamente a operao. Revestimento com derivados da celulose: O emprego de hidroxietilcelulose a 5% em soluo alcolica de 50 como meio de revestimento. Os comprimidos assim revestidos mantm a forma dos ncleos e quase no aumentam de peso, notando-se ainda por baixo da pelcula as gravaes que eventualmente aqueles apresentem. Este sistema, que foi patenteado pelo laboratrio Abbot, origina comprimido muito bem protegidos e com excelente aparncia. Revestimento com zeina: Como base, a zeina e uma protena extrada do glten de milho, que se utiliza em diversas indstrias, como a da fabricao de filmes. Revestimento com PVP: O emprego de polivinilpirrolidona a 10-20-30% em lcool absoluto ou isoproprlico, para formar pelculas em comprimidos, tem-se difundido bastante, especialmente quando associada goma laca ou aos PEG. Revestimento com silicones: Da mesma forma citada anteriormente, as pelculas podem ser utilizados diversos silicones que protegero os comprimidos contra a umidade, oxignio do ar, etc. Revestimentos gastro-resistentes: Destinam-se a evitar que o comprimido se desagregue no estmago, sendo, pelo contrrio, facilmente desagregado no intestino. Drgeas nestas condies resistem pelo menos 2 horas em contato com o suco gstrico, devendo ser desagregado ao fim de 1 hora no intestino. 3.4 Drageificao por compresso A drageificaao a seco ou por compresso consiste em aplicar aos comprimidos derteminadas capas, o que se consegue mediante maquinas adequadas de compresso. Este mtodo de drageificaao apresenta ntidas vantagens sobre o processo elstico: os comprimidos no sofrem qualquer ao do calor ou da umidade; possvel associar em num mesmo comprimido substncias que reajam entre si; podem conseguir-se drgeas

gastro-resistentes

com

Curso de farmcia espessuras exatas de cobertura

entrica;

diminui-se,

apreciavelmente, a esse respeito, como se tratasse de comprimidos; esta tcnica da maior rendimento do que a drageificaao clssica, que e muito demorada. 3.5 Drageificao por suspenso no ar Esse processo, devido a WURNTER, susceptvel de ser aplicado drageificao de comprimidos. Para isso, basta substituir o p por comprimidos e as solues de granulao por solues de drageificao. 3.6 Drageificao por fixao eletrosttica de ps A completa ausncia de dissolventes, a rapidez de execuo e a igualdade de espessura de camada de revestimento so algumas das vantagens do processo. Entre os materiais utilizados neste tipo de drageificao podemos citar os polmeros vinlicos e acrlicos, os derivados da celulose e os polioxietilenoglicis. 3.7 Drageificao automatizada LACHMAN idealizou um sistema automatizado de drageificao, no qual permite executar todo o revestimento em cerca de trs horas. Entre aas vantagens desse novo processo figura a facilidade de reproduo dos resultados obtidos, j que o fator humano eliminado, ou pelo menos, minimizados. Ou seja, o autor conseguiu por em pratica um mtodo que, devido automatizao introduzida, torna possvel preparar drgeas sem pratica variao de peso e com idntico aspecto. 3.8 Verificao de comprimidos revestidos Podemos dizer que o controle dos comprimidos revestidos muito semelhante ao que se efetua com os comprimidos. H, no entanto, que considerar a presena da camada de revestimento, a qual lhes pode conferir caractersticas prprias. 4. Etapas de produo de ps. Os ps so em quase todos os aspectos da farmcia, tanto na indstria quanto na pratica. Frmacos e outros ingredientes, quando em estado solido durante o processamento para

Curso de farmcia uma forma farmacutica, geralmente esto num estado mais ou menos finamente dividido. 4.1 Mtodos de produo 4.1.1 Agregao Molecular Precipitao e cristalizao Os processos de precipitao e cristalizao so fundamentalmente semelhantes e dependem da presena de trs condies em sucesso: um estado de supersaturao, formao de ncleos e crescimento de cristais ou partculas amorfas. A supersaturao pode ser obtida pela evaporao de solvente numa soluo, resfriamento da soluo se o soluto tiver um calor positivo de soluo, produo de soluto adicional como resultado de uma reao qumica ou uma alterao no meio do solvente pela adio de varias substancias secundarias solveis. Dependendo das condies de cristalizao, possvel controlar ou modificar a natureza dos cristais obtidos. 4.1.2 Reduo do tamanho da partcula So operaes extremamente complexas. Os slidos podem sofrer vrios tipos de solicitaes, dos quais quatro so utilizados industrialmente: - Compresso; - Impacto; - Atrito (abraso); - Corte e/ou dilaceramento. Os equipamentos podem funcionar empregando um ou mais tipos de atuao da fora simultaneamente. Equipamentos: - Britadores: grande para mdio;

Curso de farmcia - Trituradores: para graus mdios de diviso; - Moinhos: reduzir mdios a p. 4.2 Medida e classificao do tamanho da partcula 4.2.1 Tamanho e distribuio 4.2.1.1 Parmetros estatsticos Os sistemas de monodispero de partculas do formato regular, tais como cubos ou esferas perfeitas, podem ser descritos completamente atravs de nico parmetro: o comprimento de um lado ou dimetro. 4.2.1.2 Distribuio de tamanho As distribuio de tamanhos so muitas vezes complexas, e nenhum parmetro de tamanho partcula suficiente para caracterizar ou permitir a previso de muitas propriedades a granel de interesses farmacuticos, tais como caracteriscas de fluxo, densidades de impactao compressibilidade, ou tendncia de segregao. 4.2.2 Medida do tamanho Frequentemente, as medidas de tamanho das patculas so feitas juntamente com separao do p em fraes com base no tamanho. Mtodo que levam primariamente a anlise de distribuio de tamanho somente so discutidos primeiro, seguidos pelo mtodo nos quais a classificao por tamanho e um aspecto central. Os processos bsicos empregados para medida, classificao ou fracionamento de partculas soldas finas envolvem tcnicas diretas e indiretas. Os mtodos diretos medem as dimenses rais da partcula, usando-se uma escala de calibrao, como na microscopia e peneiragem. As medidas indiretas fazem uso de alguma caracterstica da partcula que pode estar relacionada com o tamanho, como ndices de segmentao, permeabilidadde e propriedaddes pticas. 4.2.3 Classificao por tamanho

Curso de farmcia 4.2.3.1 Peneiragem A peineragem representa um dos mtodos mais simples e provavelmete mais frequentemente usado para determinao da distribuio de tamanho de partculas. A tcnica basicamente envolve a classificao por tamanho seguida pela determinao do peso de cada. 4.3 Mistura dos ps O misturador ideal deve produzir rapidamente uma mistura completa e com ao de mistura suave possvel para evitar leso do produto. Todas essas qualidades geralmente no so encontradas em nenhum equipamento isolado, demandando assim certo meiotermo na escola de um misturador. Que so: Misturadores Rotating-Shell; Misturadores de Carcaa Fixa; Misturadores Sigma-Blade e Planetary Paddle; Misturadores com Impulsionador Vertical; Misturadores sem Movimentao. 5. Etapas de produo de gis. Os gis so sistemas semi-slidos, que consistem em suspenses formadas por pequenas partculas inorgnicas ou por grandes molculas orgnicas penetradas por um lquido. Quando a massa do gel e formada por um sistema de pequenas partculas individuais, o gel classificado como um sistema de duas fases. Em um sistema de duas fases, se o tamanho das partculas da fase dispersa for relativamente grande, a massa do gel e algumas vezes chamada de magna. Os gis de fase nica consistem em macromolculas orgnicas distribudas uniformemente atravs de um lquido, de maneira que no existem limites aparentes entre as macromolculas sintticas. A definio da BP afirma que os gis so lquidos que assumiram a forma de gel atravs da ao de agentes gelificantes adequados. Existem duas classes, a saber: Geis hidrofbicos- As bases dos gis hidrofbicos geralmente consistem em parafina lquida com polietileno ou leos gordurosos gelificados com slica coloidal, sabes de alumino ou zinco.

Geis hidroflicos-

Curso de farmcia As bases dos gis hidroflicos geralmente consistem em gua,

glicerol ou propileno glicol gelificado com agentes gelificantes adequados como o tragacanto, o amido, a celulose, derivados, polmeros de carboxivilnil e silicatos se magnsio-alumino. 6. Controle de qualidade na produo. A indstria farmacutica, como um segmento vital d sistema de cuidado de sade, conduz a pesquisa e fabrica e comercializa os produtos farmacuticos e biolgicos e os dispositivos mdicos utilizados para o tratamento agudo/crnico e para diagnsticos de doenas. A garantia da qualidade (GQ) e o controle de qualidade (CQ) desenvolvem e seguem padres operacionais internos voltados para garantir a qualidade, a segurana, a pureza e a eficacia do suprimento medicamentoso. A FDA publicou um regulamento primrio para a indstria, intitulado Current Good Manufacturing Practive for Finish Phamaceuticals. Inmeras diretrizes foram elaboradas com relao a formas farmacuticas e operaes especificas, as quais aumentaram a orientao e o direcionamento da indstria para se planejar e permanecer abertos a elas. 7. Clculos e diluies em produo farmcia. Densidade: definida como a massa de uma substncia por unidade de volume. Ela tem as unidades de massa sobre o volume. d= massa (peso) volume Porcentagem: escrita como %, significa por centro. Porcentagem um tipo de ndice e no tem unidade. Diluio e concentrao: As solues de estoque podem se diludas, para formar um produto com uma concentrao mais baixa; tambm as misturas de ps ou de semislidos podem ser diludas, proporcionando um produto de concentrao mais baixas da

Curso de farmcia droga. O diluente um slido ou um semi-slido ou uma base inerte que no contm quaisquer ingredientes ativos. 8. Caractersticas fsico-qumicas do produto acabado. 8.1 Mtodos Fsico-Qumicos 8.1.1Determinao da massa Para se efetuar a medio da massa, as balanas devem apresentar capacidade e sensibilidade de acordo com o grau de preciso requerido e certificado de calibrao atualizado.Tratando-se de atividades que exijam pesagens exatas, na determinao de massas iguais ou maiores que 50 mg utilizar balana analtica de 100 a 200 g de capacidade e 0,1 mg de sensibilidade. Para quantidades inferiores a 50 mg utilizar balana analtica de 20 g de capacidade e 0,01 mg de sensibilidade. Aparelhagem As balanas analticas a serem utilizadas nesse ensaio As balanas devem possuir dispositivo adequado que possibilite a verificao da carga aplicada, desde que sejam calibradas periodicamente por meio de massas de referncia aferidas. As balanas analticas devem apresentar as seguintes caractersticas: - armrio ou caixa de proteo, com aberturas apropriadas para possibilitar operaes em seu interior e excluir correntes de ar; - estar instalada sobre base de material compacto e resistente (mrmore, granito, metal ou borracha, por exemplo); - indicador de nvel (gravimtrico ou hidrulico) e dispositivo que possibilite seu nivelamento; estar instalada sobre sistema amortecedor (magntico, pneumtico ou hidrulico, por exemplo) para restabelecer prontamente o equilbrio; - sistema que possibilite a leitura da massa (por intermdio de mostradores e/ou projeo ptica de escala etc.).

Curso de farmcia Devem, tambm, suportar sua carga total sem sofrer tenses inadequadas que possam comprometer sua sensibilidade em pesagens sucessivas nessas condies. 8.2 Determinao do ponto ou intervalo de fuso Temperatura ou ponto de fuso de uma substncia a temperatura corrigida na qual esta se encontra completamente fundida.Intervalo de fuso de uma substncia aquela compreendida entre a temperatura corrigida na qual a substncia comea a fluidificar-se ou a formar gotculas na parede do tubo capilar e a temperatura corrigida na qual est completamente fundida, o que evidenciado pelo desaparecimento da fase slida. Existem, basicamente, quatro mtodos para determinao do ponto ou intervalo de fuso. 8.3 Determinao da viscosidade Viscosidade a expresso da resistncia de lquidos ao escoamento, ou seja, ao deslocamento de parte de suas molculas sobre molculas vizinhas. A viscosidade dos lquidos vem do atrito interno, isto , das foras de coeso entre molculas relativamente juntas. Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cintica mdia das molculas, diminui (em mdia) o intervalo de tempo que as molculas passam umas junto das outras, menos efetivas se tornam as foras intermoleculares e menor a viscosidade. Caractersticas fsico-qumicas:- Cristalinidade e polimorfismo;;Ponto de fuso ;Solubilidade ;Fluidez do p ;Estabilidade e Compatibilidades fsico-qumica. 3- CONCLUSO

Cada vez mais esta evidente o quando a indstria farmacutica vem se aprimorando ao londos anos. A medida que desponha de nova tecnologia, a indstria necessita de proposicionais habilitados e capacitados para exercer esta responsabilidade. Atravs das boas pratica de fabricao de medicamento que a parte da garantia da qualidade que assegura que os produtos sejam fabricados em conformidade e controlados em relao

Curso de farmcia aos padres de qualidade solicitados pelo registro sanitrio do produto. As BPF de medicamentos esto relacionadas com os procedimentos de fabricao e de controle da qualidade.

4- BIBLIOGRAFIA Livros: PRISTA, Nogeira; ALVES, Correira; MORGADO, Rui; LOBO,Sousa. Tecnologia farmacutica (6 ed., Vol. 1). Servio de educao e bolsas FUNO CALOUSTE GULBENKIAN. GENNARO, A. R. (2000). Remington A Cincia e a pratica da farmcia (20 ed.). Rio de janeiro: Guanabara Koogan LTDA.

Curso de farmcia Farmacopeia: Brasil. Farmacopeia Brasileira, volume 2 / Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria. Braslia: Anvisa, 2010.546p., 1v/il. Site: controle de estoque e armazenamento de matria-prima - Inesul. (n.d.). Retrieved Marco 01, 2013, from www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arqidvol_4_1241552968.doc Fragmentao de Slidos. (n.d.). Retrieved Marco 01, 2013, from www.enq.ufsc.br/disci/eqa5313/Fragmentacao%20de%20Solidos.htm Polimorfismo e Farmacocintica. (n.d.). Retrieved marco 01, 2013, from www.intecq.com.br/files/artigos/polimorfismo_e_farmacocinetica.pdf PORTAL EDUCAO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado, http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/7691/tecnologiafarmaceutica#ixzz2MYJ8DS7Y.

Vous aimerez peut-être aussi