Vous êtes sur la page 1sur 5

AS DISCIPLINAS ARQUITETURA.

CONTEXTUALIZANTES

ENSINO

DA

Milton Luz da Conceio

O homem criou o seu cosmos a partir da construo do seu primeiro abrigo e, conseqentemente, da utilizao do espao arquitetnico gerado. Desde ento os que se dedicam a conceber e construir este espao so conhecidos na sociedade como arquitetos (do grego Arch=principal/Tkton=construo) e sua formao, ou seja, a transmisso de conhecimentos neste campo objeto de estudo. Porm, estes conhecimentos at o final do sculo XVIII englobavam alm da arquitetura as outras chamadas belas-artes, a escultura e a pintura. A partir do sculo XIX os conhecimentos j no englobam todas as artes. O ltimo estilo global o Neo-classico. A partir de 1820/30 a arquitetura segue uma evoluo prpria, a escultura, e, sobretudo a pintura, tomam rumos distintos. O ensino da arquitetura como disciplina esta marcado pela bifurcao de sua estrutura docente neste mesmo perodo. Inspirada pelas idias iluministas e pelo positivismo cientifico em 1794 se cria em Paris a Escola Politcnica para formar engenheiros com a racionalidade cartesiana exigncia destas idias. Em 1806 se cria tambm em Paris, a Escola de Belas Artes onde se formam arquitetos. Num primeiro momento nascer uma engenharia identificada com novos materiais (ferro, vidro e cimento), e tcnicas apropriadas as necessidades de transformaes do momento. A arquitetura que nasce neste perodo est mais identificada com o passado, o historicismo e o ecletismo do o tom preocupado com os cdigos artsticos e com os materiais tradicionais como o tijolo e a pedra. Esta dualidade, engenharia nova x arquitetura tradicional existir durante todo o sculo XIX e implicar numa cisma docente com reflexos
1

at nossos dias. A arquitetura tradicional encanta ento a burguesia comercial, industrial, capitalista, j conservadora por sua chegada ao poder, legitimando estes cdigos artsticos antigos vendo neles a arquitetura como arte, e como funo o embelezamento da cidade burguesa. O desenho serve tanto para a arquitetura como para o urbanismo. O estudo desta arquitetura visto dentro do maior esforo urbanstico do sculo XIX, a remodelao de Paris, mostra a fora do poder econmico da burguesia que enquanto classe dominante exige o desenho de cidade que melhor lhe agrade. Esta aproximao entre arquitetura e urbanismo, como disciplinas, vo nortear o elenco de conhecimentos necessrios a formao do arquiteto, agora j dentro de uma educao formal. O ensino formal das escolas de arquitetura e urbanismo espalhadas por todo o mundo, inclusive no Brasil, estabelecem a partir do sculo XX um currculo mnimo para a formao de seus arquitetos baseados em disciplinas de: desenho, geometria, calculo, estruturas, esttica, projeto de arquitetura, instalaes, planejamento urbano, paisagismo, historia da arquitetura, teoria da arquitetura, controle ambiental, pratica profissional etc... Porem, este elenco de disciplinas, pertinentes a atividade do arquiteto, se ministrado sem um fio condutor que estabelea a interdisciplinaridade e suas interfaces com a realidade, teremos uma formao fragmentada e distante de seu objetivo maior que apresentar a sociedade em forma de projetos de arquitetura e urbanismo propostas de interveno no espao fsico e social que sejam respostas a uma profunda investigao cientifica tendo como ponto de partida a temtica, o levantamento das questes a respeito da mesma, as referencia tericas, a sistematizao dos dados, enfim enquadrando-se na epistemologia e na metodologia prprias da profisso. Este fio condutor interdisciplinar est nas disciplinas que estudam a prpria sociedade, mas propriamente a sociologia e a filosofia, tidas, por esta funo, como disciplinas contextualizantes. O desenvolvimento do esprito crtico fundamental ao arquiteto que mais do que ningum precisa se perceber no como um produto do meio em que vive, mas como potencial protagonista das transformaes deste meio.
2

A formao de profissionais com viso crtica da realidade, dificultada pela viso tecno-racional da maioria dos arquitetos. A viso tecno-racional busca responder atravs do projeto de arquitetura e urbanismo as exigncias de um dito mercado regido pelo pensamento nico onde o econmico prevalece sobre o poltico e o valor simblico das relaes humanas, individuais ou coletivas. O produto final obedece a cartesianidade de princpios como ordem, regularidade, controle, otimizao etc.. estabelecendo o ponto de partida da arquitetura na tcnica, ou seja submetendo o conhecimento filosfico e cientifico pobreza intelectual pragmtica do modelo econmico hegemnico. A desvalorizao das disciplinas contextualizantes comea no Brasil e no mundo a partir do horror que as ditaduras tinham de profissionais com viso critica. A percepo da cidade proporcionada pela arquitetura e o urbanismo formal das universidades a partir dos anos de exceo no Brasil, limitaram a atuao dos profissionais s solues dos problemas materiais, o resultado desta atuao limita-se a um viaduto aqui, um trevo ali, uma via expressa acol. Estas propostas se materializam sobre o territrio atravs de solues tcnicas economicamente corretas, gerando, sobretudo nas regies perifricas das cidades, amargas caricaturas dos desejos reais da populao envolvida. A estabilidade e a qualidade das relaes do habitante com os objetos fsicos e com o espao social so fatores mais enriquecedores e significativos para a vida humana e urbana. Dentro desta tica a cidade precisa ser percebida por suas qualidades espaciais e sociais, que a arquitetura e o urbanismo ortodoxos tentam eliminar em nome da tcnica e da eficcia. A percepo do espao fsico e social necessita de reflexes cientficas plurais para a percepo da especificidade do objeto da teoria urbana, reflexes estas que vamos encontrar no s nas j citadas filosofia e sociologia, mas tambm em outras cincias sociais, e que de certa forma delineiam a difcil separao entre tcnica e cincia nos estudos urbanos.

Assim, acreditamos que as cincias sociais complementam cientificamente a formao tcnica dos arquitetos urbanistas. Dentro da gama das cincias sociais a Geografia Humana a que oferece estudos empricos mais relevantes para o entendimento da problemtica urbana. Estes estudos oferecem uma nova perspectiva transformando o espao urbano em um produto social, reflexo dos conflitos e cenrio das contradies do modo de produo. O ensino da arquitetura e do urbanismo visto desta perspectiva um desafio que precisa ser retomado pelas escolas de arquitetura mesmo que corram o risco de serem vistas por alguns como divulgadoras de velhas idias. A crena na viso critica como opo que melhor capta os contedos polticos do conhecimento cientfico e das cincias sociais com o objetivo de gerar alternativas transformadoras para a realidade dos novos espaos em formao, num intento de contrastar com as chamadas novas ideias da inovao e do desenvolvimento tecnolgico que atualmente empobrecem, marginalizam e destroem inclusive os velhos espaos, o caminho.

COMENTARIOS SOBRE O LIVRO DE DOMENICO DE MAIS E FREI BETO DIALOGOS CRIATIVOS.

Apesar da importncia dos dois autores no contexto das criticas ao modo de produo e a organizao dos mercados no processo de globalizao da economia, os mesmos so muito conservadores ao discutir os processos pedaggicos tema do livro. Embaso esta critica por toda a conduo do dialogo (intermediado por Jose Ernesto Bologna), dialogo este que demonstra um Frei Beto muito arraigado ao existencialismo cristo da educao convencional afastando-se da pedagogia da libertao e suas propostas de transformao efetiva da sociedade rumo ao socialismo real. Por sua vez a postura europesta e elitista de De Masi do a tonica ao seu discurso, chegando em certa altura a afirmar que um europeu mais feliz e civilizado do que um ndio da Amaznia que jamais conheceu as cidades atuais. Talvez a pergunta mais interessante do livro e com respostas mais pertinentes a contribuio a uma nova pedagogia esta na pag. 73 da Ed. Sextante, quando o intermediador coloca a questo a De Masi: Quais os valores, os obstculos aos valores e os facilitadores desses valores, e como enfrenta-los, ou promove-los, no sentido de ajudar os educadores e a prpria educao? Sucedendo a uma bela interveno de Frei Belo a respeito de educao e poltica. Em sua colocao De Mais desce de seu pedestal europesta e no s reconhece todo o trabalho de grande qualidade feito pelos educadores brasileiros na luta com as dificuldades polticas econmicas e geogrficas, como tambm leva a questo ao contexto da pos modernidade alongando-se num rica e proveitosa teorizao.

Vous aimerez peut-être aussi