Vous êtes sur la page 1sur 17

17/03/13

Material de Estudo Comunidade Acadmica

Aulas - Direito das Obrigaes


Perguntas e Respostas
Buscar arquivos, pessoas, cursos

Renata

Aulas - Direito das Obrigaes


Enviado por: Marta Rosado | 0 comentrios Arquivado no curso de Direito na FACID

Dow nload

Tw eet

Curtir

ESTATSTICAS

414 visitas 68 downloads 0 comentrios

TAGS
Obrigaes

DESCRIO

Civil - Direito das Obrigaes


ARQUIVOS SEMELHANTES

10

11

12

Direito Tributrio
Anotaes de Aulas de Direito Tributrio no curso de Administrao de Empresas da PUCRS - Haver...

DIREITO DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL BRASILEIRO JOS AUGUSTO PAZ XIMENES FURTADO CONSIDERAES INICIAIS 1. Os contratos existem desde tempos imemoriais, desde que o ser humano passou a viver em sociedade. 2. A prpria palavra sociedade contm a idia de contrato. 3. Ainda que seja um ato jurdico bilateral, dependente de, pelo menos, duas declaraes de vontade, objetivando a CRIAO, ALTERAO, ou a EXTINO de direitos e deveres de contedo PATRIMONIAL, os contratos evoluram para a consecuo de interesses coletivos: funo social dos contratos . 4. O Cdigo Civil atual NO conceitua contrato, mas apenas as figuras contratuais em espcies: compra e venda, empreitada, fiana, entre outras. 5. O contrato fonte principal do DIREITO DAS OBRIGAES. POSIO DO DIREITO DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL

Caderno de Exerccios - Direito Empresarial II


Caderno de Exerccios - Direito Empresarial II

Icd II - material slide II


ICD II - MATERIAL SLIDE II

Teoria da constituio - aula resumo


TEORIA DA CONSTITUIO COM RESUMO

Revista - Constitucional
Critica a teoria das Geraes dos Direitos e Garrantias Fundamentais

Apostila de Direito Filosofia


Apostila

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

1/17

17/03/13
1. 1 NOES GERAIS

Aulas - Direito das Obrigaes

2. O Direito das Obrigaes disciplina as relaes jurdicas patrimoniais, em que so tratadas as relaes obrigacionais entre sujeitos credor e devedor.

Noes de Direito
3. A obrigao dever ser lcita, possvel, determinada ou pelo menos determinvel. 4. O vnculo obrigacional se d em razo de um negcio realizado entre credor e devedor tem carter transitrio. 5. Incidncia do princpio da boa-f objetiva. POSIO DO DIREITO DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL 1. Nas Institutas de Justiniano: A obrigao o vnculo jurdico ao qual nos submetemos coercitivamente, sujeitando-nos a uma prestao segundo o direito de nossa cidade. 2. Normalmente, para existir, a obrigao exige: 3. Sujeito ativo o credor, sujeito passivo o debitor; 4. Objeto que pode consistir em dar, prestar, ou fazer e no fazer alguma coisa; 5. Sano decorrente do vnculo jurdico. POSIO DO DIREITO DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL 1. Livro I Parte Especial CC: DO DIREITO DAS OBRIGAES: Das modalidades das obrigaes (de DAR, de FAZER, de NO FAZER, ALTERNATIVAS, DIVISVEIS e INDIVISVEIS, SOLIDRIAS) -> Do Contrato em Geral (art. 421 a 480, CC) -> Das vrias espcies de contrato (481 a 853, CC) -> Dos Atos Unilaterais (Promessa de Recompensa, gesto de negcios, pagamento indevido art. 854 a 886, CC) -> Ttulos de Crdito (art. 887 a 926, CC) -> Da Responsabilidade Civil (art. 927 a 964, CC). POSIO DO DIREITO DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL 1. Podem ser sujeitos na relao obrigacional as pessoas naturais e as pessoas jurdicas. 2. O vnculo jurdico (ou contedo da obrigao) advm da sujeio estabelecida pela relao dbito e crdito. 3. O vnculo jurdico decorre do poder do credor de exigir a prestao e a necessidade jurdica do devedor de cumpri-la (GOMES, Orlando). 4. Contedo da obrigao: o DBITO e a RESPONSABILIDADE. Posio do Direito das Obrigaes no Cdigo Civil 1. possvel haver dbito SEM responsabilidade. Exemplos: dvidas de jogo e crdito prescrito. 2. Pode haver responsabilidade SEM dbito. 3. Ainda que no tenha participado da formao da relao jurdica obrigacional originria, possvel que algum seja compelido a responder pelo dbito em certas circunstncias. Exemplo: o fiador. POSIO DO DIREITO DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL 1. 4 OBRIGAO CIVIL 2. Existe um vnculo jurdico que obriga o devedor a cumprir uma prestao para o credor. 3. Com o vnculo jurdico entre credor e devedor surgem o dever do obrigado (debitum) e sua responsabilidade em caso de inadimplemento (obligatio). 4. O credor pode recorrer interveno do Estado para obter a prestao 5. O patrimnio do devedor que garante suas obrigaes. MODALIDADES DAS OBRIGAES. CLASSIFICAO GERAL 1. 1 CLASSIFICAO DAS OBRIGAES EM GERAL:
"Noes de Direito", Professor Ricardo Maurcio (Arquivo PDF).

LIVROS RELACIONADOS

Coleo Saberes do Direito 1: Introduo ao Estudo do Direito


A Coleo Saberes do Direito uma nova maneira de aprender ou revisar as principais...

Curso de Direito Processual do Trabalho


Informativa e atualizada, a obra de Amauri Mascaro Nascimento enfoca todos os temas que,...

Eduardo Sabbag - Manual de Direito Tributrio


Manual de Direito Tributrio se destina aos operadores do Direito em geral, com nfase...

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

2/17

17/03/13
obrigao de NO FAZER.

Aulas - Direito das Obrigaes

2. O CC dividiu as obrigaes em: 1) Obrigao de DAR (coisa certa e coisa incerta); 2) Obrigao de FAZER; 3)

3. O sujeito ativo e o sujeito passivo compem o elemento pessoal da relao jurdica e podem ser representados por QUALQUER pessoa natural: (menor, capaz, solteiro, separado, incapaz, etc.) ou por pessoa jurdica (civil, comercial, sociedade, associao, etc.). MODALIDADES DAS OBRIGAES. CLASSIFICAO GERAL 1. Nas OBRIGAES CUMULATIVAS (ou conjuntivas) existe pluralidade de OBJETOS (prestaes) e o devedor est obrigado pela prestao de todos eles. 2. Nas OBRIGAES ALTERNATIVAS (ou disjuntivas) existe multiplicidade de OBJETOS (prestaes) e o devedor se liberta com a prestao de apenas um deles. 3. As OBRIGAES FACULTATIVAS so aquelas que apresentam uma nica prestao devida, mas que o devedor tem a faculdade de optar pelo cumprimento de outra prestao, de sua escolha. MODALIDADES DAS OBRIGAES. CLASSIFICAO GERAL 1. OBRIGAES CIVIS E NATURAIS A estrutura das obrigaes envolve: os sujeitos, o objeto e o vnculo jurdico. 2. As obrigaes que se apresentam com TODOS os seus elementos formadores so denominadas civis. H exigibilidade artigo 391, CC. 3. As OBRIGAES NATURAIS so compostas pelos elementos SUBJETIVOS (sujeito ativo e passivo), mas falta-lhes o vnculo jurdico. No h exigibilidade. O credor no poder exigir o cumprimento da prestao se inadimplente o devedor. MODALIDADES DAS OBRIGAES. CLASSIFICAO GERAL 1. OBRIGAES DE MEIO E OBRIGAES DE RESULTADO 2. DE MEIO: so aquelas que o devedor emprega todos seus esforos e diligncia para alcanar determinado fim, mas sem se responsabilizar por garanti-lo. 3. DE RESULTADO: so aquelas em que o devedor se desobriga atingindo determinado fim, conforme assumido, sob pena de tornar-se inadimplente. A obrigao satisfeita quando o devedor cumprir a finalidade. 4. A distino entre essas duas obrigaes importante para a apurao da responsabilidade civil. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR 1. 1 ASPECTOS GERAIS. A disciplina legal especfica sobre o Direito das Obrigaes no Cdigo Civil comea no artigo 233. 2. Trata-se de uma parte introdutria. 3. 2 OBRIGAO DE DAR 4. Tem como teor a entrega de uma COISA (mvel, imvel, fungvel ou infungvel, divisvel ou indivisvel). 5. Implica transferir a propriedade , a posse ou apenas a deteno de alguma coisa. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR 1. coisas fungveis: os mveis que podem substituir-se por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade. 2. Obrigao de DAR aquela em que prepondera o dever de entrega de DETERMINADA coisa pelo devedor ao credor. 3. Significa a obrigao tanto de TRANSFERIR a propriedade quanto a POSSE da coisa. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR COISA CERTA 1. H obrigao de DAR COISA CERTA quando seu objeto certo e determinado. 2. As obrigaes de DAR COISA CERTA abrangem seus acessrios, salvo disposio em contrrio artigo 92 a 97 e 233, CC.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

3/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

3. Nas obrigaes de DAR COISA CERTA o credor no pode ser obrigado a receber outra, ainda que mais valiosa artigo 313, CC nem o devedor pode ser obrigado a entregar outra, ainda que menos valiosa. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR COISA CERTA - O devedor o responsvel, na obrigao (existindo o vnculo obrigacional), de conservar a prestao pretendida pelo credor. 1. Pode ocorrer de a coisa perecer ANTES da entrega (transferncia), por culpa ou no do devedor. 2. Se NO houve culpa do devedor: a obrigao se resolve artigo 234, CC. 3. Se HOUVE culpa do devedor: responder pelo equivalente + perdas e danos artigo 234, parte final, CC. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR COISA CERTA 1. Se a obrigao for de RESTITUIR coisa certa, e esta, SEM culpa do devedor, se perder antes da tradio, sofrer o credor a perda, e a obrigao se resolver, ressalvados os seus direitos at o dia da perda artigo 238, CC. 2. Caso o devedor seja culpado pela perda do objeto, o mesmo responder pelo equivalente, mais perdas e danos artigo 239, CC. 3. O artigo 240, CC, versa a respeito da coisa restituvel, em caso de deteriorao COM ou SEM culpa do devedor. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR COISA CERTA 1. a) Sem CULPA do devedor: havendo perda , o obrigao resolve-se para ambas as partes, restituindo-se o preo mais correo monetria. 2. Exemplo: A compra o carro de B. B, aps receber o dinheiro e antes de entregar o carro, vem a ser assaltado, sendolhe roubado o veculo. Houve perda antes da tradio, sem culpa do devedor, B. Assim, B ter que restituir o dinheiro corrigido, extinguindo-se a obrigao. Caso B ainda no houvesse recebido o dinheiro, a obrigao simplesmente se resolveria (se extinguiria). MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR COISA CERTA 1. b) Com CULPA do devedor: Havendo perda , dar-se-a indenizao pelo valor da coisa, mais perdas e danos. 2. Exemplo: A compra uma moto de B, mas este, por imprudncia, envolve-se em acidente ocorrendo perda total da moto. A poderexigir de volta o dinheiro, mais indenizao pelos prejuzos causados pela no realizao do negcio. 3. - Se o caso fosse de deteriorao, o credor poderia exigir indenizao pelo valor da coisa OU receber a coisa no estado em que se achava, exigindo, em qualquer caso, perdase danos. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR COISA INCERTA 1. 2.2 OBRIGAO DE DAR COISA INCERTA 2. Coisa incerta aquela definida pelo gnero e quantidade. substituvel. 3. O credor no pretende, na obrigao de dar coisa incerta, aquele bem na posse ou propriedade do credor, mas o gnero. 4. Se o bem na posse do devedor perece ou deteriora a ele incumbe SUBSTITUI-LO, no podendo usar tal fato como escusa ao cumprimento de sua obrigao artigo 246, CC. 5. escolha: artigo 244, CC -> cabe, em princpio, ao devedor. Meio-termo. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE DAR COISA INCERTA 1. Podem as partes estipular a quem cabe a escolha. Se nada for estabelecido quanto a isso, a escolha caber ao devedor. 2. Artigo 246, CC: Antes da escolha, no poder o devedor alegar perda ou deteriorao da coisa, ainda que por fora maior ou caso fortuito. 3. A partir da escolha, os bens escolhidos se tornam coisas certas e a obrigao passa a ser regida pelas regras respectivas, quanto s obrigaes de dar coisa certa. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE FAZER

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

4/17

17/03/13
1. 1 OBRIGAO DE FAZER

Aulas - Direito das Obrigaes

2. Consiste naquela que sujeita o devedor (sujeito passivo) a uma prestao positiva em favor do credor (sujeito ativo). 3. Trata-se de prestao de fato que pode ser: 1) trabalho fsico ou intelectual; 2) trabalho determinado pelo produto; 3) fato determinado pela vantagem que traz ao credor (exemplo: guardar coisa). 4. Essas obrigaes devero ser permitidas, possveis, determinadas ou determinveis. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE FAZER 1. 3 OBSERVAO: A exceo ser in natura qdo. for exigida a realizao do fato pelo qual o devedor se obrigou. O CPC a regula artigo 632. 2. Assim, a obrigao de fazer se caracteriza pelo poder de o credor exigir do devedor a realizao de um comportamento preponderantemente diverso da entrega de coisa. 3. Chama-se infungvel a obrigao de fazer personalssima, que s pode ser cumprida pelo prprio devedor. 4. Chama-se fungvel quando pode ser realizada por qualquer pessoa indicada pelo devedor, ou por ele mesmo. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE FAZER 1. Podem ocorrer duas formas de incumprimento das obrigaes de fazer: 1) a impossibilidade de cumprimento da prestao; e 2) a negao de cumprir o que foi convencionado. 2. Se o devedor se negar a cumprir a obrigao ou estiver em mora, o credor tem o direito de determinar que um terceiro execute a prestao. Esta obrigao de fazer denominada fungvel. 3. Artigo 249, CC: Se o fato puder ser executado por terceiro, ser livre ao credor mand-lo executar custa do devedor, havendo recusa ou mora deste, sem prejuzo da indenizao cabvel. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE FAZER 1. A obrigao de fazer se revela em uma ao ou em uma atividade do devedor, comumente representada na prestao de atividade intelectual ou fsica. 2. Exemplos: 3. A contrata B para que este limpe seu jardim. 4. A contrata B para que este construa uma ponte na sua propriedade. 5. B assume perante A a promessa de contratar. 6. B se obriga perante A a celebrar um contrato de compra e venda com o mesmo. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE FAZER 1. O CC revogado artigo 878 determinava expressamente que o credor no estava obrigado a aceitar a prestao de terceiro, quando fosse convencionado que o devedor a faria pessoalmente , nas obrigaes de fazer. 2. O CC em vigor no reproduziu este preceito. Mas, essa espcie de vnculo jurdico-obrigacional continua a existir. Nela sobressaem as condies pessoais do devedor. 3. Exemplo: A contrata B, pianista famoso, para um concerto em sua casa noturna. 4. No exemplo acima o contrato tem carter personalssimo. MODALIDADES DAS OBRIGAES NO CDIGO CIVIL: OBRIGAO DE NO-FAZER 1. aquela em que o devedor se compromete a no praticar determinados atos em benefcio do credor ou de terceiro. 2. Em princpio, resulta de acordo contratual, de lei ou de deciso judicial. 3. A obrigao de no-fazer repercute no direito liberdade da pessoa artigo 5, caput, CF da no sendo admitido que essa obrigao seja constituda com contedo genrico, ou com prazo de alcance indeterminados, ou que violem direitos e garantias fundamentais.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

5/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

4. Exemplos: no poder se casar. No poder sair do municpio. No trabalhar. DAS OBRIGAES ALTERNATIVAS 1. CONCEITO Considera-se ALTERNATIVA a relao jurdica obrigacional constituda de DUAS OU MAIS PRESTAES, cujo pagamento recai em APENAS uma delas, definida por ocasio da escolha , pelo devedor ou pelo credor (ou terceiro). 2. H pluralidade de prestaes (com objetos distintos). 3. tambm chamada de obrigao disjuntiva . 4. O devedor estar liberado cumprindo uma das prestaes. 1.1 EXEMPLO I: B se obriga perante seu credor A a construir uma bancada ou a pagar quantia equivalente ao seu valor. 1. Artigo 252, CC: Nas obrigaes alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa no se estipulou. 1.2 EXEMPLO II: O contrato estabeleceu que o devedor deveria entregar vinte cabeas de gado ou 30 mil reais. Se a escolha couber ao credor, este poder, na data do pagamento, PREFERIR o valor em dinheiro ou a entrega do gado, se houver queda ou alta no valor do gado. DAS OBRIGAES ALTERNATIVAS 1. A escolha pode caber a um terceiro, se os contratantes assim decidirem. 2. Se, o terceiro escolhido, ficar impossibilitado de efetuar a escolha? O juiz decidir, se no houver acordo entre as partes contratantes. 3. Assim, o juiz poder interferir na escolha da prestao: hipteses previstas nos 3 e 4, artigo 252, CC. 4. Artigo 252, 1, CC: No pode o devedor obrigar obrigar o credor a receber parte em uma prestao e parte em outra. 1.3 EXEMPLO III: A e B firmaram contrato onde B, devedor, assumiu a obrigao de entregar ao credor, A, dez quilos de arroz e dez quilos de feijo. B no poder obrigar A a receber metade de arroz e metade de feijo. DAS OBRIGAES ALTERNATIVAS 1. Artigo 571, caput, CPC: Nas obrigaes alternativas, quando a escolha couber ao devedor, este ser citado para exercer a opo e realizar a prestao dentro de 10 (dez) dias, se outro prazo no lhe foi determinado em lei, no contrato, ou na sentena. 2. Artigo 571, 1, CPC: Devolver-se- ao credor a opo, se o devedor no a exercitou no prazo marcadon. 3. Artigo 571, 2, CPC: Se a escolha couber ao credor, este a indicar na petio inicial da execuo. 1.4 Impossibilidade de uma das prestaes: Na escolha (tanto do devedor, do credor, ou de terceiro), ocorrendo que a prestao venha a tornar-se inexeqvel, aplica-se o que dispe o artigo 253, CC: Se uma das duas prestaes no puder ser objeto de obrigao ou se tornada inexeqvel, subsistir o dbito quanto outra. DAS OBRIGAES ALTERNATIVAS 1.5 EXEMPLO IV: O devedor assume a obrigao de entregar um carro ou um terreno ao credor. Ocorrendo do imvel ser desapropriado, a obrigao deixa de ser complexa e torna-se simples. Concentra-se o dbito na entrega do automvel. - O mesmo ocorre ainda que a impossibilidade decorra de culpa do devedor. 1. No exemplo citado acima, caso o devedor aliene o imvel, fica concentrada a prestao remanescente, ou seja, a entrega do carro. Nada poder reclamar o credor, pois a escolha competia ao devedor. 2. Se, ao contrrio, a escolha coubesse ao credor? A impossibilidade de uma das prestaes por culpa do devedor poder acarretar prejuzos ao credor. A resposta est no artigo 255, CC. DAS OBRIGAES DIVISVEIS E INDIVISVEIS 1. Artigo 257, CC: Havendo mais de um devedor ou mais de um credor em obrgao divisvel, esta presume-se em tantas obrigaes, iguais e distintas, quantos os credores ou devedores.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

6/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

2. Artigo 258, CC: A obrigao indivisvel quando a prestao tem por objeto uma coisa ou um fato no suscetveis de diviso, por sua natureza, por motivo de ordem econmica, ou dada a razo determinante do negcio jurdico. 3. Divisveis (artigos 87 a 88: fracionam-se sem perder a sua substncia, diminuio de seu valor ou prejuzo de seu uso) diviso de uma saca de arroz. Segundo o artigo 88 os bens naturalmente divisveis podem tornar-se indivisveis por determinao da lei ou por vontade das partes. OBRIGAES DIVISVEIS E INDIVISVEIS Indivisveis art. 88. Compreendem os que podem ser: Indivisveis por natureza (fsica ou material) quando no puderem ser partidos sem alterao na sua substncia ou no seu valor. Ex: animal vivo e um terreno loteado. Indivisveis por determinao legal (jurdica) a lei determinando a indivisibilidade ex: servides, hipotecas. Indivisveis por vontade das partes convencional. Quando uma coisa divisvel poder transformar-se em indivisvel se assim acordarem as partes, mas a qualquer tempo poder voltar a ser divisvel. Aqui o acordo tornar a coisa comum indivisa por prazo no superior a 05 anos, suscetvel de prorrogao ulterior art. 1.320, 1 OBRIGAES DIVISVEIS E INDIVISVEIS DOS BENS NO CDIGO CIVIL PARTE GERAL LIVRO II 1. Introduo. Estudamos, inicialmente, a RELAO JURDICA. Em seguida, os SUJEITOS do direito. Agora, o OBJETO sobre o qual recai um direito: OS BENS.

1. Conceito de bem -> CC -> tudo aquilo material ou imaterial til pessoa, que possui ou no expresso econmica e que pode servir de objeto numa relao econmica.

1. Conceito de patrimnio -> conjunto de relaes ativas e passivas do sujeito, aferveis economicamente. uma universalidade de direito. O patrimnio reflete no Direito Obrigacional. Ningum pode ser preso por dvida, salvo a exceo do artigo 5, LXVII, da Constituio Federal. OBRIGAES DIVISVEIS E INDIVISVEIS 1. Critrios de utilizados para a classificao dos bens no Cdigo Civil. 2. Critrios utilizados pelo legislador: 1) os bens considerados na sua INDIVIDUALIDADE, independentemente de seus titulares; 2) os bens considerados uns em relao aos outros; 3) bens segundo sua TITULARIDADE. 3. OBSERVAO: o BEM DE FAMLIA passou a ser tratado no Direito de Famlia artigos 1.711 a 1.722, CC. OBRIGAES SOLIDRIAS 1. CONCEITO - So aquelas com pluralidade de credores (solidariedade ativa) ou de devedores (solidariedade passiva), cada um com direito, ou obrigao, dvida toda. 2. Se houver, ao mesmo tempo, pluralidade de credores e devedores: solidariedade mista. 3. A solidariedade nunca se presume artigo 265, CC. 4. A solidariedade resulta da lei ou da vontade das partes. 5. Na solidariedade existe uma relao jurdica externa : de um lado, credores, do outro, devedores. Uma relao jurdica interna : entre os cocredores e/ou entre os codevedores. 6. Na relao jurdica externa : qualquer dos credores pode exigir o pagamento total de qualquer dos devedores. OBRIGAES SOLIDRIAS 1. Na relao jurdica interna : aquele que pagou o dbito tem a faculdade de exigir o reembolso das quotas pelos coobrigados, e o credor que recebeu o pagamento total tem o dever de pagar aos cocredores as quotas que lhescabem. 2. ORIGEM A solidariedade caracteriza-se pela multiplicidade dos sujeitos ativos e/ou passivos da relao jurdica obrigacional, pela unidade da prestao e pela corresponsabilidade existente entre os interessados.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

7/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

3. SOLIDARIEDADE ATIVA a de vrios credores. Exemplos: contas bancrias conjuntas, depsitos conjuntos em poupana. Qualquer um dos credores pode movimentar a conta ou utilizar a poupana, B e C, advogados, constitudos por A, em um s mandato. OBRIGAES SOLIDRIAS 1. Cada um dos credores solidrios tem o direito de exigir do devedor o cumprimento da prestao por inteiro, independentemente da autorizao dos outros credores ou de cauo artigo 267, CC. 2. O pagamento total do dbito a um dos credores extingue a obrigao artigo 269, CC. 3. Enquanto alguns dos credores solidrios no demandarem o devedor comum, a qualquer daqueles poder este pagar artigo 268, CC. 4. SOLIDARIEDADE PASSIVA Quando, havendo multiplicidade de devedores, o credor pode exigir de qualquer destes o pagamento integral do dbito. - Com a solidariedade passiva h multiplicidade de patrimnios que respondero pela dvida, aumentando a segurana do credor. OBRIGAES SOLIDRIAS - Na relao jurdica externa cada devedor obrigado pela totalidade da dvida e, na relao jurdica interna , a lei lhe assegura o direito ao reembolso das quotas alheias pagas, mediante ao regressiva. 1. A solidariedade passiva resulta de disposies legais ou de declarao de vontade das partes interessadas. 2. Exemplos de solidariedade passiva resultante da lei: artigo 154, CC, artigo 104, da Lei n. 9.610/98 venda de obra impressa de modo fraudulento, so responsveis solidariamente o editor e o vendedor, entre outros. OBRIGAES SOLIDRIAS 1 INTRODUO. Quando numa obrigao indivisvel concorrem vrios devedores, todos esto obrigados pela dvida toda, como se existisse uma solidariedade entre eles artigo 259, CC. 1. Assim, se vrias pessoas devem coisa indivisvel, a obrigao tambm solidria. Mas pode haver obrigao solidria mesmo de coisa divisvel devida por vrias pessoas. 2 CONCEITO LEGAL: h solidariedade quando na mesma obrigao concorre mais de um credor, ou mais de um devedor, cada um com direito ou com responsabilidade pela dvida toda, como se fosse o nico artigo 264, CC. OBRIGAES SOLIDRIAS 1. As obrigaes solidrias e indivisveis tm conseqncias prticas semelhantes, mas so obrigaes diferentes: - A obrigao indivisvel impossvel pagar por partes, pois resulta da natureza da prestao (ex: cavalo, lote urbano, diamante, barco, fazer um quadro, etc). J a obrigao solidria at poderia ser paga por partes, mas por fora de contrato no pode, tratando-se de uma garantia para favorecer ao credor. - Na solidariedade cada devedor deve tudo, na indivisibilidade cada devedor s deve uma parte, mas tem que pagar tudo diante da natureza da prestao. Pelas suas caractersticas a solidariedade no se presume, decorre de contrato ou da lei artigo 265, CC. Exemplo de solidariedade decorrente de lei: pessoa que responde pelos danos causados a terceiros por sua empregada domstica (932, III, 942 e pragrafo nico, CC). OBRIGAES SOLIDRIAS 1. pode haver obrigao solidria de coisa divisvel (ex: dinheiro), de modo que todos os devedores vo responder integralmente pela dvida, mesmo sendo coisa divisvel. Tal solidariedade nas coisas divisveis serve para reforar o vnculo e facilitar a cobrana pelo credor. 2. o devedor a vrios credores de coisa indivisvel precisa pagar a todos os credores juntos - artigo260, I, CC, mas o devedor a vrios credores solidrios se desobriga pagando a qualquer deles artigo 269, CC. 3. se a coisa devida em obrigao solidria perece, converte-se em perdas e danos, torna-se divisvel, mas permanece a solidariedade (artigos 271 e 279, CC). Se a coisa devida em obrigao indivisvel perece, converte-se em perdas e danos e os co-devedores deixam de ser responsveis pelo todo artigo 263, CC. OBRIGAES SOLIDRIAS 1. o devedor de obrigao solidria que paga sozinho a dvida ao credor, vai cobrar dos demais co-devedores a quota de

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

8/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

cada um, sem solidariedade que no se presume artigos 265 e 283, CC. A, B e C devem solidariamente dinheiro a D. Se A pagar a dvida toda ao credor, A vai cobrar a quota de B e C sem solidariedade entre B e C. 3 ELEMENTOS DA OBRIGAO SOLIDRIA: a) multiplicidade de credores ou de devedores, ou ainda, de uns e de outros; b) unidade de prestao; c) co-responsabilidade dos interessados. OBRIGAES SOLIDRIAS 4 SOLIDARIEDADE ATIVA 1. Configura-se pela presena de vrios credores, chamados concredores, todos com o mesmo direito de exigir integralmente a dvida ao devedor comum - artigo 267, CC. 2. A solidariedade ativa rara porque na sua principal caracterstica est sua principal inconvenincia artigo 269, CC. Assim, o devedor no precisa pagar a todos os credores juntos, como na obrigao indivisvel artigo 260, I, CC. Pagando apenas a um dos credores solidrios, mesmo sem autorizao dos demais, o devedor se desobriga, e se este credor for desonesto ou incompetente, e reter ou perder a quota dos demais, os concredores nada podero reclamar do devedor. Tero que reclamar daquele que embolsou o pagamento. OBRIGAES SOLIDRIAS 1. Caso algum dos concredores j esteja executando judicialmente o devedor, o pagamento dever ser feito ao mesmo artigo 268, CC o que se chama de preveno, ficando tal credor prevento para receber o pagamento com prioridade em nome de todos os concredores. 2. Outro inconveniente que se um dos credores perdoar a dvida, o devedor fica liberado, e os demais concredores tero que exigir sua parte daquele que perdoou - artigo 272, CC. 3. Como se v, na solidariedade ativa cada credor fica sujeito honestidade dos outros concredores. Por estes inconvenientes a solidariedade ativa rara, afinal no interessa ao credor. OBRIGAES SOLIDRIAS 5 SOLIDARIEDADE PASSSIVA 1. Esta comum e importante, devendo ser estimulada j que protege o crdito, refora o vnculo, facilita a cobrana e aumenta a chance de pagamento, pois o credor ter vrias pessoas para cobrar a dvida toda. 5.1 CONCEITO: ocorre a solidariedade passiva quando mais de um devedor, chamado coobrigado, com seu patrimnio artigo 391, CC se obriga ao pagamento da dvida toda artigo 275, CC. OBRIGAES SOLIDRIAS Assim, havendo trs devedores solidrios, o credor ter trs pessoas para processar e exigir pagamento integral, mesmo que a obrigao seja divisvel. O credor escolhe se quer processar um ou todos os devedores artigo 275, pargrafo nico, CC. Aquele devedor que pagar integralmente a dvida, ter direito de regresso contra os demais coobrigados - artigo 283, CC. OBRIGAES SOLIDRIAS 1. Fiana e aval so exemplos de solidariedade passiva decorrente de acordo de vontades. Ento a Universidade quando financia o curso de um estudante, geralmente exige um fiador ou um avalista artigo 897, CC de modo que se o devedor no pagar a dvida no vencimento, o credor ir processar o devedor, o fiador ou o avalista. 2. Exemplos de solidariedade passiva decorrente da lei esto na responsabilidade civil artigo 932, CC no comodato artigo 585, CC e na gesto de negcios artigo 867, pargrafo nico, CC. Texto referente s Obrigaes Solidrias de autoria do Professor Rafael Menezes - UNICAP DA TRANSMISSO DAS OBRIGAES: CESSO DE CRDITO 1. 1 INTRODUO 2. A relao jurdica nasce entre sujeito ativo e sujeito passivo. 3. Tanto a posio do sujeito ativo quanto do sujeito passivo pode ser TRANSMITIDA a terceiro.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

9/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

4. 2 CESSO DE CRDITO Negcio jurdico bilateral, em virtude do qual o credor de uma obrigao transmite a terceiro (com todos os acessrios e garantias), a sua posio na relao contratual. 5. - D-se independentemente da anuncia do devedor. DA TRANSMISSO DAS OBRIGAES: CESSO DE CRDITO 1. 3 A CESSO DE CRDITO PODE SER: 2. 3.1 ONEROSA ou GRATUITA conforme o cedente tenha ou no pactuado contraprestao o cessionrio. 3. 3.2 VOLUNTRIA, NECESSRIA OU JUDICIAL CC, artigo 286, 1 parte. Voluntria se decorrer da livre manifestao de vontade dos interessados. DA TRANSMISSO DAS OBRIGAES: CESSO DE CRDITO 1. A cesso representa ato de disposio, j que o crdito deixa de pertencer ao cedente para integrar o patrimnio do cessionrio. 2. Na hiptese do cedente ser representado por procurao no ato de cesso de crdito, imprescindvel que no instrumento de mandato sejam conferidos poderes especiais e expressos ao mandatrio artigo 661, 1, CC. 3. Se o cedente for incapaz para a prtica de atos da vida civil, haver necessidade de autorizao judicial. DA TRANSMISSO DAS OBRIGAES: CESSO DE CRDITO 1. Existem tambm crditos que no podem ser objeto de cesso por expressa proibio legal. Exemplos: herana de pessoa viva artigo 426, CC o direito de preferncia artigo 520, CC os benefcios da assistncia judiciria gratuita Lei n. 1.060/50, artigo 10. 2. Tambm no podem ser objeto de cesso os crditos que convencionalmente se tornaram intransmissveis. 3. A cesso de crdito negcio no solene consensual (a lei no exige forma especial para sua celebrao). DA TRANSMISSO DAS OBRIGAES: CESSO DE CRDITO E CESSO DE DBITO 1. Alm da forma necessria (instrumento pblico ou particular), a eficcia da cesso em relao a terceiros depende, tambm, da inscrio no registro pblico respectivo artigo 221, CC. 2. Se for formalizada por instrumento pblico, desnecessrio ser o registro. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. 1 ASPECTOS GERAIS 2. O dever jurdico imposto ao devedor, em favor do credor, na relao obrigacional pode ser cumprido direta ou indiretamente , voluntria ou involuntariamente (WALD, 2010, p. 80). 3. O cumprimento da obrigao (pagamento ou soluo do dbito), a execuo da prestao pelo devedor na forma estabelecida no ato jurdico ou na lei, de acordo com as normas fixadas quanto ao modo, tempo e lugar de sua realizao (WALD, 2010, p. 80). ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES - Compensao extino do dbito do devedor em favor do credor em virtude da existncia de outro do credor em favor do devedor. 1. Transao acordo entre as partes para liquidao das obrigaes. 2. Confuso quando as situaes de credor e de devedor se confundem na mesma pessoa. 3. Remisso perdo da dvida. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. 2 ADIMPLEMENTO 2. Uma das principais caractersticas do direito obrigacional a temporalidade.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

10/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

3. Adimplemento constitui na quitao do dbito que extingue a obrigao. 4. H outras formas indiretas de pagamento. 5. O adimplemento a realizao do contedo da obrigao. 6. Com o descumprimento da obrigao o direito do credor incide sobre o patrimnio do devedor. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. O devedor s se desobriga da obrigao assumida quando satisfaz prestao ao credor no tempo, modo e lugar determinados. 2. 4 DE QUEM DEVE PAGAR 3. O principal interessado no pagamento da dvida o devedor. 4. O mais comum que o pagamento seja efetuado pelo devedor. 5. Pode haver terceiro interessado no pagamento da obrigao: avalista, fiador, herdeiro, adquirente de imvel hipotecado, entre outros. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. Artigo 305, CC: O terceiro no interessado, que paga a dvida em seu prprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar; mas no se sub-roga nos direitos do credor. 2. O terceiro no interessado poder cobrar o valor efetivo do que pagou por meio de uma ao denominada in rem verso, relativa ao enriquecimento sem causa. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. 5 DAQUELES A QUEM SE DEVE PAGAR. 2. O pagamento deve ser efetuado ao credor. 3. ou a quem de direito o represente com poderes, ao herdeiro ou ao cessionrio (em casos de cesso de crdito). 4. necessrio saber a quem se deve pagar. 5. As formas de representao do credor podem ser: convencional, legal e judicial. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. Credor putativo o mesmo que credor aparente . 2. O pagamento no vlido se for cientemente feito ao credor incapaz de quitar, porm, se provado que revestiu-se em favor do incapaz, cessa a ineficcia artigo 310, CC. 3. O portador da quitao est autorizado a receber o pagamento artigo 311, CC. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. Pode haver reviso judicial dos pagamentos quando existir desproporo entre a prestao devida e o momento do pagamento, objetivando-se assegurar o valor real da prestao artigo 317, CC. 2. Motivos imprevisveis podem suscitar essa situao de desproporcionalidade. O juiz pode corrigir o valor, a pedido do interessado. 3. Aplicao do princpio da onerosidade excessiva, evitando-se o enriquecimento injusto. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. importante que o credor PROVE o cumprimento da obrigao. 2. Tratando-se de dbitos representados por ttulo e tendo este se perdido, pode o devedor exigir do credor declarao que inutilize o ttulo perdido artigo 321,CC.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

11/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

3. Se o pagamento for em quotas perodicas deve-se observar o artigo 322, CC. 4. O devedor, se detentor do ttulo, firma a presuno do pagamento artigo 324, CC. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. Por domiclio compreende-se sempre o atual. 2. O pagamento dever ser feito no domiclio do devedor se no tiver sido convencionado pelas partes o contrrio, ou se o contrrio resultar da lei ou da natureza da obrigao artigo 327, CC. 3. No caso de serem designados dois ou mais lugares, cabe ao credor a escolha. 4. Artigo 328, CC: refere-se ao pagamento afeto a imvel. ADIMPLEMENTO E EXTINO DAS OBRIGAES 1. 8 DO TEMPO DO PAGAMENTO. 2. Tanto ao devedor quanto ao credor interessa conhecer a data do pagamento. 3. O credor poder exigir o pagamento imediatamente, caso no tenha sido ajustada poca artigo 331, CC. 4. O pagamento deve dar-se no vencimento da obrigao, e o credor no pode exigi-lo ANTES do vencimento do prazo. PAGAMENTO POR CONSIGNAO 1. Consiste numa maneira de o devedor exonerar-se do vnculo obrigacional. 2. um direito concedido por lei ao devedor. 3. Artigo 344, CC: Considera-se pagamento, e extingue a obrigao, o depsito JUDICIAL ou em ESTABELECIMENTO BANCRIO da coisa devida, nos casos e forma legais. 4. No atual CPC: Ao de Consignao em Pagamento artigo 890. PAGAMENTO POR CONSIGNAO 1. As hipteses de cabimento esto previstas no CC artigo 335. 2. A EXECUO desta modalidade de pagamento est prevista nos arigos 890 a 900, CPC. 3. Se o credor se recusar a dar quitao na prestao, ou quando constitudo em mora, o devedor, por meio de amparo legal, pode desobrigar-se do cumprimento da prestao devida, por meio da consignao em pagamento. PAGAMENTO COM SUB-ROGAO 1. 1 CONCEITO DE SUB-ROGAR Significa substituir, colocar uma pessoa ou uma coisa no lugar da outra. 2. Sub-rogar na relao jurdica obrigacional significa colocar uma coisa no lugar de outra (real) ou substituir uma pessoa por outra (pessoal). 3. 2 SUB-ROGAO REAL quando uma coisa substituda por outra, e garante ao credor os mesmos direitos que detinha sobre a coisa substituda. 4. - Exemplo: substituio do imvel gravado de impenhorabilidade convencional por outro, em razo de autorizao judicial. PAGAMENTO COM SUB-ROGAO 1. Outra situao de sub-rogao pessoal ocorre com o avalista que paga a dvida representada por nota promissria, e, em seguida, executa o emitente do ttulo de crdito que deixou de honr-lo. 2. 4 SUB-ROGAO LEGAL Quando decorre da lei. 3. - D-se quando ocorre qualquer das hipteses taxativas previstas no artigo 346, I, II, e III, CC: 4. I credor que paga a dvida do devedor comum o mesmo devedor tem duas ou mais dvidas com dois ou mais

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

12/17

17/03/13

Aulas - Direito das Obrigaes

credores, e um deste decide pagar uma das obrigaes do devedor comum, a outro credor. IMPUTAO DO PAGAMENTO 1. - Situao ftica : A de devedor de B relativamente a duas diferentes obrigaes deve aluguel do imvel no valor de R$ 600,00 e R$ 600,00 de emprstimo, representado por ttulo sem fora executiva. 2. Se A oferecer o pagamento para ambas as dvidas, as obrigaes se extinguem. 3. Mas, se A apresentar a B o pagamento de R$ 600,00, simplesmente, qual das dvidas ser considerada paga? IMPUTAO DO PAGAMENTO 1. 1 CONCEITO Imputar tem o sentido de atribuir. 2. o modo de determinao do pagamento quando houver, entre o mesmo devedor e o mesmo credor, duas ou mais obrigaes com prestaes fungveis. 3. A finalidade da Imputao do Pagamento dirimir eventuais dvidas acerca do adimplemento de uma obrigao, dentre duas ou mais, entre os mesmos sujeitos da relao jurdica obrigacional. IMPUTAO DO PAGAMENTO 1. 2 REQUISITOS: 2. - Para que possa ser feita a Imputao do Pagamento exige-se: 3. A existncia de, ao menos, duas dvidas (pluralidade); 4. A identidade de sujeitos das relaes obrigacionais no mesmo plo um s credor e um s devedor; 5. A presena de obrigaes da mesma natureza exemplo: dvidas em dinheiro desde que lquidas e vencidas; IMPUTAO DO PAGAMENTO 1. Trata-se de ordem a ser observada na apurao de qual das obrigaes deve ser considerada paga. 2. Em qualquer das espcies deve ser observada a regra do artigo 354, CC. 3. Artigo 353. No tendo o devedor declarado em qual das dvidas lquidas e vencidas quer imputar o pagamento, se aceitar a quitao de uma delas, no ter direito a reclamar contra a imputao feita pelo credor, salvo provando haver ele cometido violncia ou dolo. DA DAO EM PAGAMENTO 1. Artigo 356, CC: O credor pode consentir em receber prestao diversa da que lhe devida. 2. Artigo 357, CC: Determinado o preo da coisa dada em pagamento, as relaes entre as partes regular-se-o pelas normas do contrato de compra e venda. 3. - Consiste na entrega entrega pelo devedor, a ttulo de pagamento, de uma outra coisa (ou prestao), que no a devida, ao credor, com a concordncia deste. DA DAO EM PAGAMENTO 1. Na Novao substitui-se uma obrigao por outra, no havendo propriamente uma liberao, mas substituio de crditos. 2. J na Dao em Pagamento se verifica a liberao definitiva. 3. Provm a palavra dao de dar, dare, que dispor do que seu, entregar ou passar para outrem, mas no no alcance de doar, ou dar de presente. (RIZZARDO). DA NOVAO 1. o ato que cria uma nova obrigao, destinada a extinguir a precedente, substituindo-a. 2. a converso de uma dvida por outra para extinguir a primeira.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

13/17

17/03/13
3. , ao mesmo tempo, causa extintiva e geradora de obrigaes. DA COMPENSAO

Aulas - Direito das Obrigaes

- Compensao um meio especial de extino de obrigao, at onde se equivalerem, entre pessoas que so, ao mesmo tempo, devedoras e credoras uma da outra; - Seria a compensao o desconto de um dbito a outro ou a operao de mtua quitao entre credores recprocos; - Pode ser legal; convencional e judicial. DA COMPENSAO A convencional resulta do acordo de vontade entre as partes, que podem transigir, quando a ausncia de algum dos pressupostos da compensao legal impedir a extino dos dbitos por essa via, estipulando, livremente e dispensando alguns de seus requisitos, desde que respeite a ordem pblica. DA TRANSAO um negcio jurdico bilateral, pelo qual as partes interessadas, fazendo-se concesses mtuas, previnem ou extinguem obrigaes duvidosas ou litigiosas; Seria uma composio amigvel entre os interessados sobre seus direitos , em que cada qual abre mo de parte de suas pretenses, fazendo cessar as discrdias. DA TRANSAO A transao apresenta os seguintes caracteres: indivisvel, de interpretao restrita e negcio jurdico declaratrio; poder ser judicial, se se realizar no curso de um processo, recaindo sobre direitos contestados em juzo; DO COMPROMISSO o acordo bilateral, em que as partes interessadas, submetem suas controvrsias jurdicas deciso de rbitros, comprometendo-se a acat-la, subtraindo a demanda da jurisdio da justia comum; Pode ser judicial ou extrajudicial; seus pressupostos subjetivos so a capacidade de se comprometer e a capacidade para ser rbitro. DO COMPROMISSO/ DA CONFUSO b) atinente ao contedo do compromisso, que dever conter os requisitos legais, sob pena de nulidade. DA CONFUSO b) unio, na mesma pessoa, das qualidades de credor e devedor, pois apenas quando a pretenso e a obrigao concorrem no mesmo titular que se ter a confuso; c) ausncia de separao dos patrimnios, de modo que, por exemplo, aberta a sucesso, no se verificar a confuso enquanto os patrimnios do de cujus e do herdeiro permanecerem distintos, no incorporando o herdeiro, em definitivo, o crdito ao seu prprio patrimnio. DA REMISSO liberao graciosa do devedor pelo credor, que voluntariamente abre mo de seus direitos creditrios, com o escopo de extinguir a obrigao, mediante o consentimento expresso ou tcito do devedor. o perdo do credor que deve ser aceito pelo devedor. INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAES 1 CONCEITO o no cumprimento da obrigao ou o seu cumprimento fora do tempo, lugar ou forma pactuada. 1. Artigo 389, CC: No cumprida a obrigao, responde o devedor por perdas e danos, mais juros e atualizao monetria segundo ndices oficiais regularmente estabelecidos, e honorrios de advogado. 2. Artigo 391, CC: Pelo inadimplemento das obrigaes respondem todos os bens do devedor. INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAES 2.2 RELATIVO Quando a prestao, mesmo descumprida, ainda permanece til a credor. Exemplo: Locatrio paga o aluguel no dia seguinte ao seu vencimento.

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

14/17

17/03/13
2.3 VOLUNTRIO Quando houver culpa do devedor. 2.4 INVOLUNTRIO Quando no houver culpa do devedor. INADIMPLEMENTO DAS OBRIGAES

Aulas - Direito das Obrigaes

3.2 Inadimplemento Absoluto voluntrio Havendo culpa do devedor, o credor tem direito de ser indenizado pelas perdas e danos que sofreu, mais juros e atualizao monetria, alm de honorrios advocatcios artigo 389, CC. DA CLUSULA PENAL 1. Artigos 408 a 416, Cdigo Civil. 2. a obrigao ACESSRIA (pecuniria ou no), fixada pelos contratantes, que deve ser cumprida caso haja INADIMPLEMENTO da obrigao principal. 3. Tem por finalidade assegurar o fiel cumprimento da obrigao, desestimulando seu inadimplemento, bem como estabelecer antecipadamente as perdas e danos. DA CLUSULA PENAL 1. Pode ser: 2. Compensatria estabelecida para o caso de inadimplemento COMPLETO da obrigao. 3. Neste caso, assegurado ao credor o direito de exigir o cumprimento da prestao devida OU a aplicao da clusula penal. 4. Substitui as perdas e danos. ARRAS OU SINAL 1. Constitui quantia em dinheiro ou coisa mvel dada por uma das partes outra, em GARANTIA de CONCLUSO de um contrato. 2. As Arras tm natureza REAL e s existem com a TRADIO do objeto. 3. Podem ser: 4. Confirmatrias a regra. So a confirmao, a prova de que o contrato realmente foi firmado pelas partes. - Se dadas em dinheiro, so consideradas princpio de pagamento artigo 417, CC. REVISO OBRIGAO DE DAR: Para Clvis BEVILQUA: aquela cuja prestao consiste na entrega de uma coisa mvel ou imvel, seja para constituir um direito real, seja somente para facultar O uso, ou ainda, a simples deteno, seja finalmente, para restitu-la ao seu dono. - A definio compreende duas espcies de obrigaes: a) de dar, propriamente dita, e; b) de restituir. - Obrigao de dar coisa certa : Se o objeto da prestao j estiver certo e determinado, ter-se- que a obrigao de dar coisa certa, em que o devedor no se desobrigar oferecendo outra coisa, ainda que mais valiosa. (Princpio da Identidade da Coisa Certa). REVISO 1. O artigo 233 no inova o direito anterior. Trata-se de aplicao da regra geral do direito romano acessorium sequitur principale, segundo o qual o acessrio tem o mesmo destino do principal. 2. Art. 234. Se, no caso do artigo anterior, a coisa se perder, sem culpa do devedor, antes da tradio, ou pendente a condio suspensiva, fica resolvida a obrigao para ambas as partes; se a perda resultar de culpa do devedor, responder este pelo equivalente e mais perdas e danos. 3. Como ainda no houve a tradio, a coisa pertence ao devedor, que estar obrigado a devolver ao credor o que j houver recebido pelo negcio. 4. Havendo culpa do devedor, o credor que j houver pago o preo tem o direito de receber o equivalente do objeto

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

15/17

17/03/13
perecido, sempre em dinheiro. REVISO

Aulas - Direito das Obrigaes

Art. 235. Deteriorada a coisa, no sendo o devedor culpado, poder o credor resolver a obrigao, ou aceitar a coisa, abatido de seu preo o valor que perdeu. exerccios 1 A encomenda um quadro a um pintor B. Trata-se de obrigao? R De fazer. 1. No caso acima, podemos dizer que a obrigao de entregar o quadro pintado uma obrigao de fazer? R Sim. 1. Ainda no caso anterior, a obrigao de dar principal ou acessria? R Acessria. 1. Incluem entre as espcies de obrigaes de dar coisas certas a entrega ou restituio de ttulos de crdito? R Sim. 1. A, como devedor, est obrigado a pagar a B, seu credor, R$ 10.000,00. Podemos dizer que neste caso a prestao certa e que a coisa incerta? R Sim. Porque o dinheiro bem fungvel indicado pelo gnero e quantidade, caractersticas previstas no artigo 243, CC e tambm lquido o valor foi determinado. exerccios 1. A obrigao de dar coisa certa inclui tudo o que nela se contm, particularmente os denominados acessrios? R Sim artigo 92, CC. 1. Com fundamento na questo anterior, podemos afirmar que a compra de um determinado stio inclui as plantaes, cercados, equipamentos, construes, frutos, salvo se forem excludos expressamente? R Sim. 1. O que ocorre se a coisa se perder antes de sua entrega ou tradio ao credor? R Recorre-se idia de culpa. Podendo ocorrer: 1) se NO houve culpa, estar livre de responsabilidade. A obrigao se resolver entre ambos; 2) Se teve culpa, responder pelo valor da obrigao + perdas e danos. exerccios 1. amplo o espectro de realizaes [...], especialmente no mundo atual, que presencia a primazia econmica do setor de servios, [...]. o campo das prestaes de servios, dos contratos de trabalho, dos contratos de empreitada, dos contratos de depsito, dos transportes, dos direitos autorais, das comunicaes, informaes, inclusive mediante a internet (LOBO, Paulo, p. 104). O autor se refere a que obrigaes? R Obrigaes de fazer. 1. A prestao de fazer pode estar conjugada com uma prestao de dar? R Sim, como tal ocorre com o depsito. O depositrio deve guardar a coisa (prestao de fazer) e depois restitu-la quando o depositante o exigir (prestao de dar). 1. Em se tratando de obrigao de fazer, se a prestao no for realizada, o que poder ocorrer? R O devedor indenizar o credor por perdas e danos artigo 247, CC desde que s ele possa realiz-la. exerccios

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

16/17

17/03/13
custa do devedor? R Sim, quando for possvel e desde que ela no seja personalssima.

Aulas - Direito das Obrigaes

1. O direito brasileiro permite a possibilidade de o credor valer-se de execuo da obrigao por terceiro,

1. B aluga um imvel, e no contrato de locao ficou convencionado que o locador, A, construiria uma garagem. Se este no o faz, B poder contratar empreiteiro e cobrar de A, judicialmente, o custo pela obra? R Sim. Ou poder o locador abater o valor da despesa dos aluguis a pagar. 1. A obrigao de fazer se revela numa ao ou numa atividade do devedor, sendo comumente representada na prestao de uma atividade intelectual ou fsica. Est correta a afirmao? R Sim. 1. Podemos dizer que a regra a da possibilidade da constituio de obrigao de fazer sem carter personalssimo o objetivo do credor obter a prestao em si, sem qualquer considerao s condies pessoais do devedor? R Sim, mas admite-se que o contrato possa considerar as condies pessoais do devedor, tornando-o intuitu personae, fazendo com que a obrigao se torne infungvel.

0 Comentrios
Comentar...

Publicar no Facebook
P lug-in social do F acebook

Publicando como Renata Mendes (No voc?)

Comentar

Pesquisar

Sobre o Ebah: O que o Ebah?

Cursos: Agrrias Artes Biolgicas Engenharias Exatas Humanas e Sociais

Fique ligado:

O Ebah uma rede social dedicada exclusivamente ao campo acadmico e tem como principal objetivo o compartilhamento de informao e materiais entre alunos e professores. Saiba mais

Ajude-nos a melhorar Imprensa Direitos Autorais Termos e Privacidade Trabalhe no Ebah

Alguns direitos reservados. 2006-2013

www.ebah.com.br/content/ABAAAemqsAE/aulas-direito-das-obrigacoes#

17/17

Vous aimerez peut-être aussi