Vous êtes sur la page 1sur 5

C. E. B. R. B.

Prof Carla Gomes _ Qumica Lista 1 (Equilbrio Qumico) 1) Escreva corretamente as expresses de Kc e Kp, para os seguintes equilbrios: a) CO(g) + NO2(g) CO2(g) + NO(g) b) NH4NO3(g) N2O(g) + 2H2O(g) c) C(s) + CO2(g) N2O(g) + 2H2O(g) d) 2NO(g) + O2(g) 2NO2(g) e) 2SO2(g) + O2(g) 2SO3(g) f) CO(g) + 2H2(g) CH3OH(g) g) 3Fe(s) + 4H2O(g) Fe3O4(s) + 4H2(g) 2) No equilbrio: N2 + O2 2NO, o que acontecer se aumentarmos a concentrao molar de N2? a) o equilbrio se deslocar para a direita; b) o equilbrio se deslocar para a esquerda; c) a constante de equilbrio (Kc) aumentar; d) a constante de equilbrio (Kc) diminuir; e) no haver mudanas no equilbrio e na constante. 3) Dada a reao N2O4 2NO2 assinale a alternativa correta: a) a adio de N2O4 desloca o equilbrio para a esquerda; b) a adio de N2O4 desloca o equilbrio para a direita; c) a adio de NO2 desloca o equilbrio para a direita; d) a retirada de N2O4 desloca o equilbrio para a direita; e) a retirada de NO2 desloca o equilbrio para a esquerda. 4) No equilbrio: N2 + 3H2 2NH3 , o aumento da presso far com que esse equilbrio: a) se desloque para a direita; b) se desloque para a esquerda; c) permanea inalterado; d) aumente sua concentrao de H2; e) aumente sua concentrao de NH3. 5) Dada a reao: 2NO N2 + O2 H= -43,5 Kcal, aumentando a sua temperatura: a) haver aumento de O2; b) haver diminuio de O2; c) o equilbrio deslocar para a direita; d) o equilbrio deslocar para a esquerda; e) o equilbrio deslocar para os dois lados. 6) (UC-MG) Seja a reao qumica em equilbrio: PCl5(g) PCl3(g) + Cl2(g)

possvel deslocar-se o equilbrio para a direita: a) adicionando Cl2; b) aumentando a concentrao de PCl3; c) aumentando a presso do sistema; d) diminuindo a concentrao do PCl5; e) diminuindo a concentrao do Cl2. 7) (FMU-SP) Considere o sistema em equilbrio: NH4HS(g) NH3(g) + H2S(g) Adicionando-se certa quantidade de NH4HS a esse equilbrio, haver: a) deslocamento de equilbrio para a esquerda; b) aumento da concentrao de NH3 no equilbrio; c) diminuio da concentrao de H2S no equilbrio; d) aumento no valor da constante de equilbrio (Kc); e) diminuio no valor da constante de equilbrio (Kc). 8) (FATEC) A equao abaixo representa um sistema em equilbrio: H2(g) + Cl2(g) 2HCl(g) H= -22Kcal A concentrao de equilbrio do HCl poder ser aumentada, se houver: a) aumento da temperatura; b) aumento da presso; c) diminuio da presso; d) adio de HCl; e) aumento da concentrao de H2. 9) Assinale abaixo qual alternativa incorreta acerca de um equilbrio qumico: a) A velocidade da reao direta igual velocidade da reao inversa. b) Ambas as reaes (direta e inversa) ocorrem simultaneamente (trata-se de um equilbrio dinmico). c) As caractersticas macroscpicas do sistema (desde que fechado) no mais se alteram. d) Os sistemas se deslocam espontaneamente para o estado de equilbrio. e) Obrigatoriamente, as concentraes de todas as substncias participantes do equilbrio devem ser iguais.

10) (FATEC) Nas condies ambientes, exemplo de sistema em estado de equilbrio uma: a) xcara de caf bem quente; b) garrafa de gua mineral gasosa fechada; c) chama uniforme de bico de Bunsen; d) poro de gua fervendo em temperatura constante; e) tigela contendo feijo cozido.

11) (UFAL) Na expresso da constante de equilbrio da reao H2(g) + Br2(g) 2 HBr(g) esto presentes as concentraes em mol/L das trs substncias envolvidas. Isto porque a reao: a) envolve substncias simples, como reagentes; b) envolve molculas diatmicas; c) envolve molculas covalentes; d) se processa em meio homogneo; e) se processa sem alterao de presso, a volume constante.

12) (PUC-RIO 2008) Reaes qumicas dependem de energia e colises eficazes que ocorrem entre as molculas dos reagentes. Em sistema fechado, de se esperar que o mesmo ocorra entre as molculas dos produtos em menor ou maior grau at que se atinja o chamado equilbrio qumico. O valor da constante de equilbrio em funo das concentraes das espcies no equilbrio, em quantidade de matria, um dado importante para se avaliar a extenso (rendimento) da reao quando as concentraes no se alteram mais. Considere a tabela com as quantidades de reagentes e produtos no incio e no equilbrio, na temperatura de 100C, para a seguinte reao:

A constante de equilbrio tem o seguinte valor: a) 0,13 b) 0,27 c) 0,50 d) 1,8 e) 3.0 13) (UDESC 2010) O processo industrial de produo de amnia (NH3) envolve o seguinte equilbrio qumico: N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g). O grfico abaixo mostra, aproximadamente, as porcentagens de amnia em equilbrio com os gases nitrognio e hidrognio na mistura da reao.

De acordo com o grfico e as informaes acima, analise as proposies: I A formao da amnia favorecida em condies de alta presso e baixa temperatura. II A reao de formao da amnia um processo endotrmico. III Em um recipiente fechado, presso constante, o aumento da temperatura favorece a decomposio da amnia.

IV Um aumento na concentrao de gs nitrognio causar um deslocamento do equilbrio qumico no sentido dos reagentes. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas II e IV so verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e III so verdadeiras. c) Somente as afirmativas III e IV so verdadeiras. d) Somente as afirmativas I e IV so verdadeiras. e) Somente as afirmativas I e III so verdadeiras. 14) Numa das etapas da obteno industrial do cido sulfrico ocorre a transformao do dixido em trixido de enxofre, de acordo com: 2 SO2(g) + O2(g) 2 SO3(g) H = 198 kJ Medindo-se as concentraes dos componentes da reao temperatura constante em funo do tempo, obtm-se o seguinte grfico:

Pergunta-se: As curvas A, B e C pertencem a qual componente da reao e qual o valor de Kc para a reao? Justifique.

15) A reao de ons ferro III com ons tiocianato pode ser representada pela equao: Fe+3(aq) + SCN-1(aq) FeSCN+2(aq) Nesta reao a concentrao dos ons varia segundo o grfico abaixo sendo a curva I correspondente ao on Fe+3(aq).

a) A partir de que instante podemos afirmar que o sistema entrou em equilbrio? Explique. b) Calcule a constante de equilbrio para a reao de formao do FeSCN+2(aq).

16) O bicarbonato de sdio slido usado como fermento qumico porque se decompe termicamente, formando gs carbnico, de acordo com a reao representada pela equao qumica: 2 NaHCO3(s) Na2CO3(s) + CO2(g) + H2O(g) a) Escreva a expresso matemtica para a constante de equilbrio expressa em termos de concentrao (Kc).

17) Refrigerantes possuem grandes quantidades de gs carbnico dissolvido. A equao abaixo representa simplificadamente, o equilbrio envolvendo esse gs em soluo aquosa. CO2 (g) + 2 H2O(L) HCO3-1(aq) + H3O+(aq) A dissoluo de gases em lquidos favorecida pelo aumento da presso e diminuio da temperatura. Por outro lado, a concentrao de ons hidrognios no estmago elevada. luz desses fatos explique a eructao (arroto) provocada pela ingesto do refrigerante.

18)

Vous aimerez peut-être aussi