Vous êtes sur la page 1sur 15

Ttulo: Criminalidade econmica - consideraes sobre a lei 7.

492/86 (lei do colarinho branco), que define os crimes contra o sistema financeiro nacional.

Vanderson Roberto Vieira1

Sumrio: 1- O contexto atual: o Estado Social Democrtico de Direito Material; 2- Os crimes contra a ordem econmica; 3- Os crimes contra o sistema financeiro nacional: aspectos introdutrios e histricos; 4- Anlise da lei 7.492/86 - Lei do Colarinho Branco; 4.1- O texto legal; 4.2- Algumas consideraes; 4.2.1- O bem jurdico penalmente protegido nos crimes contra o sistema financeiro nacional; 4.2.2- O conceito jurdico-penal de instituio financeira art. 1; 4.2.3- Algumas consideraes sobre os tipos o penais incriminadores art. 2 ao 23; 4.2.3.1- Tipos dolosos; 4.2.3.2- Penas; 4.2.3.3- Art. 4 , caput; o 4.2.3.4- Art. 4 , pargrafo nico; 4.2.3.5- Art. 17; 4.2.4- Ao penal e competncia; 5- Consideraes finais.

1- O contexto atual: o Estado Social Democrtico de Direito Material Com a nomen Estado Social Democrtico de Direito Material queremos traduzir a idia de um modelo estatal calcado no pleno respeito dignidade, vida e liberdade humanas, que deve ter sempre como meta atingir a igualdade material (proporcional) nos mais diversos patamares da existncia social e pessoal do indivduo, buscando, assim, a Justia do caso concreto. O Estado de Direito, modernamente, deixou de ser em Estado meramente formal, individualista e neutro, para se transformar em Estado de Direito Material, pretendendo a justia material. Conforme nos mostra Mir Puig, o Estado de Direito Material - social e democrtico - busca, alm da afirmao das garantias jurdicas, alterar as relaes sociais, com vista a uma democracia real2. Figueiredo Dias ensina que o Estado Social Democrtico de Direito Material deve ser entendido como aquele que por um lado mantm inclume a sua ligao ao direito, e mesmo a um esquema rgido de legalidade, bem como ao respeito e garantia dos direitos de liberdade fundamentais das pessoas, mas que, por outro lado, se move, dentro deste esquema, por consideraes axiolgicas de justia na promoo e na

Graduado em Direito pela Unesp - FHDSS - campus de Franca. Mestre em Direito Penal pela mesma Instituio. Bolsista de Mestrado da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP), em 2003-2005. Advogado. Professor de Direito Penal do Curso de Direito da UNIFAIMI (Unio das Escolas do Grupo FAIMI de Educao Mirassol - SP) e da UNILAGO. 2 MIR PUIG, Santiago. Funcin de la pena y teoria del delito en el Estado social y democrtico del derecho. Barcelona: Bosch, 1979. p. 13 e ss.

realizao de todas as condies - sociais, culturais e econmicas - de livre desenvolvimento da personalidade de cada homem3. Esta moldura estatal a que deve ser vista como a estampada na nossa Constituio Republicana de 1988, voltada para a consagrao dos bens jurdicos constitucionais e essenciais ao ser humano nas mais diversas rbitas, despontando, assim, os bens jurdicos atingidos pela criminalidade econmica como um aspecto fundamental a ser resguardado para o alcance da Justia.

2- Os crimes contra a ordem econmica O conjunto dos crimes contra o sistema financeiro nacional um dos grupos que formam um conjunto mais amplo de delitos: os crimes contra a ordem econmica. Os crimes contra a ordem econmica englobam vrios conjuntos de delitos, dentre eles: a) crimes contra a dignidade, a liberdade, a segurana e a higiene do trabalho; b) crimes de abuso do poder econmico e contra a livre concorrncia; c) crimes contra a economia popular; d) crimes contra as relaes de consumo; e) crimes falimentares; f) crimes contra o ordenamento urbano; g) crimes contra os sistemas de processamento ou comunicao de dados; h) crimes contra o sistema financeiro nacional; i) crimes fiscais; e j) crimes cambiais e aduaneiros4. Antes de fazer algumas consideraes aos crimes contra o sistema financeiro nacional, obrigatrio e essencial se faz uma anlise da problemtica sobre os crimes contra a ordem econmica e a criminalidade que lhe nseta.. Sobre o tema da criminalidade econmica, que o Direito Penal Econmico pretende combater, Figueiredo Dias e Costa Andrade tecem consideraes de alto relevo, afirmando que pela dimenso dos danos materiais e morais que provoca, pela sua capacidade de adaptao e sobrevivncia s mutaes sociais e polticas, pela sua aptido para criar defesas frustrando as formas de luta que lhe so dirigidas, a criminalidade econmica uma ameaa sria a minar os alicerces de qualquer sociedade organizada. Da que a inveno de formas eficazes de luta seja hoje preocupao das instncias governativas, judiciais, policiais etc. de todos os pases5. Klaus Tiedemann se pronuncia sobre a importncia de existirem tipificaes de crimes contra a ordem econmica num modelo de Direito Penal Constitucional e ensina que a proteo penal da ordem econmica indispensvel numa sociedade moderna. Esta caracteriza-se pela fragilidade de seus subsistemas de produo e distribuio, por suas enormes necessidades de fora de trabalho e de capital, e pela multiplicidade de suas interdependncias e conflitos de interesses sociais. A necessidade de proteo eficaz faz-se sentir com mais fora, quando as normas jurdicas de maior hierarquia
FIGUEIREDO DIAS, Jorge. Direito Penal e Estado de Direito Material. Revista de Direito Penal. Rio de Janeiro: Forense, 1982. v. 31. p. 32. Cf, tambm do mesmo autor: Questes fundamentais do direito penal revisitadas. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999. p. 33. 4 Essa classificao dos delitos contra a ordem econmica pode ser encontrada na seguinte obra: ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Dos crimes contra a ordem econmica. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1995. 5 FIGUEIREDO DIAS, Jorge de; COSTA ANDRADE, Manuel da. Problemtica geral das infraces contra a economia nacional - in PODVAL, Roberto (organizador). Temas de direito penal econmico. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000. p. 64 e 65.
3

consagram princpios e diretrizes referentes atividade econmica e ao sistema financeiro nacional. Tal o caso da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, de 1988, que fundamenta a ordem econmica do pas nos valores do trabalho humano e da iniciativa privada (art. 170), e estabelece mandamentos explcitos para a legislao ordinria em matria econmica6. Nos delitos contra a ordem econmica, tanto a doutrina nacional quanto a estrangeira, entendem que so protegidos dois bens jurdicos fundamentais. Um deles o patrimnio individual e o outro a ordem econmica, que, conforme explica Joo Marcello de Arajo Jnior, possui carter supra-individual e se destina a garantir um justo equilbrio na produo, circulao e distribuio da riqueza entre os grupos sociais7. Como mencionado, o conjunto dos delitos contra o sistema financeiro so um captulo do Direito Penal Econmico, que pode ser descrito como o ramo do Direito Penal que se destina a realizar a indispensvel proteo dos bens jurdicos patrimnio e ordem econmica. de fundamental importncia ressaltar que qualquer dano contra a ordem econmica representa um grande dano para a sociedade, dano esse geralmente irreparvel, cujos efeitos decorrentes, em certos casos, no conseguem nem mesmo serem medidos por to nefastos que so. Em virtude disso, preciso instrumentos que combatam condutas que possam ocasionar o dano, com natureza notadamente preventiva. Conforme se pronuncia Joo Marcello de Arajo Jnior, sempre que possvel, o legislador h de usar tambm a tcnica do delito obstculo, uma vez que em matria econmica, quem faz a lei deve estar preocupado em impedir que os resultados violadores do bem jurdico ocorram. O recurso definio de crimes de perigo deve, portanto, ser empregado. Destaque-se, porm, que no prudente o uso de crimes de perigo abstrato8.

3- Os crimes contra o sistema financeiro nacional: aspectos introdutrios e histricos Os tipos penais financeiros se destinam a punir as condutas intolerveis, que importem em manobras lucrativas em prejuzo geral, mediante o aproveitamento da estrutura e organizao do sistema financeiro. No Brasil, desde h muitos anos, os juristas preocupam-se com as relaes entre economia e a criminalidade. Roberto Lyra, j nos idos de 1933, em sua tese - Economia e Crime9 - nos mostrava a relao intrnseca entre os desajustes da economia e a criminalidade. Podemos fixar como os marcos iniciais das nossas modernas investigaes cientficas sobre o ramo do Direito Penal Econmico os anos de 1973, com a obra de Manoel Pedro Pimentel intitulada Direito penal econmico, e 1981, com o livro de Gerson Pereira dos Santos, tambm de mesmo ttulo. No ano de 1982, o Grupo Brasileiro da Associao Internacional de Direito Penal organizou, sobre o tema do Direito Penal Econmico, no Rio de Janeiro, nas datas de
6 7

Cf. ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Dos crimes contra a ordem econmica..., cit., p. 17. ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Dos crimes contra a ordem econmica..., cit., p. 36. 8 ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Dos crimes contra a ordem econmica..., cit., p. 50. 9 LYRA, Roberto. Economia e crime. Rio de Janeiro: Tipografia do Jornal do Commercio, 1933.

20 a 23 de outubro, um Colquio Internacional, Preparatrio do XIII Congresso Internacional de Direito Penal, que seria realizado no Cairo (Egito), em 1984, durante o qual os estudos penais econmicos se corporificaram definitivamente. Na ocasio do Colquio, Joo Marcello de Arajo Jnior, Eduardo Novoa Monreal, Eugenio Ral Zaffaroni, Heleno Cludio Fragoso, Joo Mestieri, Juarez Cirino dos Santos, Miguel Reale Jnior, Nilo Batista, Ren Ariel Dotti e Virglio Luiz Donnici, discutiram longamente suas idias sobre o assunto. O debate intensificou-se e aprofundou-se durante o citado Congresso Internacional, momento no qual os especialistas brasileiros tiveram oportunidade de trocar, com penalistas do mundo inteiro, suas opinies e experincias. Posteriormente, no Brasil, depois de incessantes discusses em torno do Anteprojeto de Nova Parte Especial do Cdigo Penal, elaborado pela Comisso de Reforma instituda em 6.8.83, que continha um Ttulo novo que tratava dos crimes contra a ordem econmica, financeira e tributria, o trabalho dessa Comisso foi paralisado. Paralisados os trabalhos de reforma da Parte Especial do Cdigo Penal, o Presidente da Repblica, pelo Decreto 91.159/85, instituiu uma outra Comisso, a qual elaborou um Anteprojeto de Lei que dispunha sobre as instituies financeiras e definia os delitos financeiros. Joo Marcello de Arajo Jnior relata que era esse o quadro de elaborao cientfica e legislativa, quando o Dirio Oficial de 18.6.86 publicou a lei 7.492, de 16 do mesmo ms, que define os crimes contra o sistema financeiro nacional10. Afirma ainda que a Lei 7.492/86 foi sancionada com vetos. Na Mensagem 252, na qual as razes dos vetos foram comunicadas ao Congresso Nacional, o Sr. Presidente da Repblica afirmava que, em breve, enviaria ao Congresso Nacional um novo Projeto aperfeioando a matria. Tratava-se, portanto, a Lei 7.492/96, por assim dizer, de uma lei provisria. No bastasse isso para demonstrar a urgente necessidade da reforma da nossa legislao penal financeira, suficiente seria dizer que agora possumos uma nova Constituio, qual precisamos ajustar a normativa penal em vigor, pois de todos os ramos do Direito, o Penal o mais sensvel s modificaes polticas11. Arnaldo Malheiros Filho ao se pronunciar sobre a lei 7.492/86, chamada Lei do Colarinho Branco, que trata dos crimes contra sistema financeiro nacional, afirma que tal criao legislativa uma das piores leis cuja vigncia j assistimos no Brasil12 e prope a sua reformulao. Afirma o autor, em seu ensaio, que pretende submeter reflexo rumos para uma reforma dessa lei, caso nico de diploma sancionado pelo Presidente da Repblica com a ressalva de que o fazia na esperana de que fosse ela logo refeita, tais as suas impropriedades. Com essa qualidade, difcil ser pior-la13. O bom funcionamento do sistema financeiro essencial para uma sociedade que pretende desenvolver-se. O sistema financeiro brasileiro conta atualmente com grande
10

ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Os crimes contra o sistema financeiro no esboo de nova parte especial do Cdigo Penal de 1994. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, n. 11, jul./set. 1995, p. 147. 11 ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Os crimes contra o sistema financeiro no esboo de nova parte especial do Cdigo Penal de 1994..., cit., p. 147. 12 MALHEIROS FILHO, Arnaldo. Crimes contra o sistema financeiro na virada do milnio. Boletim IBCCRIM, So Paulo, n. 83 (esp.), out. 1999, p. 5. 13 MALHEIROS FILHO, Arnaldo. Crimes contra o sistema financeiro na virada do milnio..., cit., p. 5.

complexidade e deve merecer uma proteo eficaz. Nesta linha ensina Arnaldo Malheiros Filho que no h como ignorar que o Brasil tem um sistema financeiro que, a despeito de suas mazelas, ainda assim bastante desenvolvido, confivel e sofisticado, com executivos de nvel internacional em seus postos de direo14.

4- Anlise da lei 7.492/86 - Lei do Colarinho Branco 4.1- O texto legal A lei 7.492, de 16 de junho de 1986 define os crimes contra o sistema financeiro nacional e d outras providncias. No com o fim de avolumar indevidamente este breve artigo, mas sim com a inteno didtica e prtica de trazer o contedo da lei diretamente ao leitor, evitando interrupo da leitura para consulta da legislao, abaixo encontra-se a lei 7.492/86 em todo o seu breve contedo:
Art. 1. Considera-se instituio financeira, para efeito desta Lei, a pessoa jurdica de direito pblico ou privado, que tenha como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no, a captao, intermediao ou aplicao de recursos financeiros (Vetado) de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, ou a custdia, emisso, distribuio, negociao, intermediao ou administrao de valores mobilirios. Pargrafo nico. Equipara-se instituio financeira: I- a pessoa jurdica que capte ou administre seguros, cmbio, consrcio, capitalizao ou qualquer tipo de poupana, ou recursos de terceiros; IIa pessoa natural que exera quaisquer das atividades referidas neste artigo, ainda que de forma eventual. DOS CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL Art. 2. Imprimir, reproduzir ou, de qualquer modo, fabricar ou pr em circulao, sem autorizao escrita da sociedade emissora, certificado, cautela ou outro documento representativo de ttulo ou valor mobilirio: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem imprime, fabrica, divulga, distribui ou faz distribuir prospecto ou material de propaganda relativo aos papis referidos neste artigo. Art. 3. Divulgar informao falsa ou prejudicialmente incompleta sobre instituio financeira: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Art. 4. Gerir fraudulentamente instituio financeira: Pena - Recluso, de 3 (trs) a 12 (doze) anos, e multa. Pargrafo nico. Se a gesto temerria: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Art. 5. Apropriar-se, quaisquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta Lei, de dinheiro, ttulo, valor ou qualquer outro bem mvel de que tem a posse, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena qualquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta Lei, que negociar direito, ttulo ou qualquer outro bem mvel ou imvel de que tem a posse, sem autorizao de quem de direito. Art. 6. Induzir ou manter em erro, scio, investidor ou repartio pblica competente, relativamente a operao ou situao financeira, sonegando-lhe informao ou prestando-a falsamente: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Art. 7. Emitir, oferecer ou negociar, de qualquer modo, ttulos ou valores mobilirios: Ifalsos ou falsificados; II- sem registro prvio de emisso junto autoridade competente, em condies divergentes das constantes do registro ou irregularmente registrados; III- sem lastro ou garantia suficientes, nos termos da legislao; IV - sem autorizao prvia da
14

MALHEIROS FILHO, Arnaldo. Crimes contra o sistema financeiro na virada do milnio..., cit., p. 5.

autoridade competente, quando legalmente exigida. Pena - Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Art. 8. Exigir, em desacordo com a legislao (Vetado), juro, comisso ou qualquer tipo de remunerao sobre operao de crdito ou de seguro, administrao de fundo mtuo ou fiscal ou de consrcio, servio de corretagem ou distribuio de ttulos ou valores mobilirios: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Art. 9. Fraudar a fiscalizao ou o investidor, inserindo ou fazendo inserir, em documento comprobatrio de investimento em ttulos ou valores mobilirios, declarao falsa ou diversa da que dele deveria constar: Pena - Recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Art. 10. Fazer inserir elemento falso ou omitir elemento exigido pela legislao, em demonstrativos contbeis de instituio financeira, seguradora ou instituio integrante do sistema de distribuio de ttulos de valores mobilirios: Pena - Recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Art. 11. Manter ou movimentar recurso ou valor paralelamente contabilidade exigida pela legislao: Pena - Recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa. Art. 12. Deixar, o ex-administrador de instituio financeira, de apresentar, ao interventor, liqidante, ou sndico, nos prazos e condies estabelecidas em lei as informaes, declaraes ou documentos de sua responsabilidade: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Art. 13. Desviar (Vetado) bem alcanado pela indisponibilidade legal resultante de interveno, liqidao extrajudicial ou falncia de instituio financeira: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorra o interventor, o liqidante ou o sndico que se apropriar de bem abrangido pelo caput deste artigo, ou desvi-lo em proveito prprio ou alheio. Art. 14. Apresentar, em liquidao extrajudicial, ou em falncia de instituio financeira, declarao de crdito ou reclamao falsa, ou juntar a elas ttulo falso ou simulado: Pena Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Pargrafo nico. Na mesma pena incorre o exadministrador ou falido que reconhecer, como verdadeiro, crdito que no o seja. Art. 15. Manifestar-se falsamente o interventor, o liqidante ou o sndico, (Vetado) a respeito de assunto relativo a interveno, liquidao extrajudicial ou falncia de instituio financeira: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 8 (oito) anos, e multa. Art. 16. Fazer operar, sem a devida autorizao, ou com autorizao obtida mediante declarao (Vetado) falsa, instituio financeira, inclusive de distribuio de valores mobilirios ou de cmbio: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Art. 17. Tomar ou receber, qualquer das pessoas mencionadas no art. 25 desta Lei, direta ou indiretamente, emprstimo ou adiantamento, ou deferi-lo a controlador, a administrador, a membro de conselho estatutrio, aos respectivos cnjuges, aos ascendentes ou descendentes, a parentes na linha colateral at o 2 grau, consangneos ou afins, ou a sociedade cujo controle seja por ela exercido, direta ou indiretamente, ou por qualquer dessas pessoas: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem: I- em nome prprio, como controlador ou na condio de administrador da sociedade, conceder ou receber adiantamento de honorrios, remunerao, salrio ou qualquer outro pagamento, nas condies referidas neste artigo; IIde forma disfarada, promover a distribuio ou receber lucros de instituio financeira. Art. 18. Violar sigilo de operao ou de servio prestado por instituio financeira ou integrante do sistema de distribuio de ttulos mobilirios de que tenha conhecimento, em razo de ofcio: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Art. 19. Obter, mediante fraude, financiamento em instituio financeira: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de 1/3 (um tero) se o crime cometido em detrimento de instituio financeira oficial ou por ela credenciada para o repasse de financiamento. Art. 20. Aplicar, em finalidade diversa da prevista em lei ou contrato, recursos provenientes de financiamento concedido por instituio financeira oficial ou por instituio credenciada para repass-lo: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Art. 21. Atribuir-se, ou atribuir a terceiro, falsa identidade, para realizao de operao de cmbio: Pena - Deteno, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Pargrafo nico. Incorre na

mesma pena quem, para o mesmo fim, sonega informao que devia prestar ou presta informao falsa. Art. 22. Efetuar operao de cmbio no autorizada, com o fim de promover evaso de divisas do Pas: Pena - Recluso, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e multa. Pargrafo nico. Incorre na mesma pena quem, a qualquer ttulo, promove, sem autorizao legal, a sada de moeda ou divisa para o exterior, ou nele mantiver depsitos no declarados repartio federal competente. Art. 23. Omitir, retardar ou praticar, o funcionrio pblico, contra disposio expressa de lei, ato de ofcio necessrio ao regular funcionamento do sistema financeiro nacional, bem como a preservao dos interesses e valores da ordem econmico-financeira: Pena - Recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Art. 24. (VETADO). DA APLICAO E DO PROCEDIMENTO CRIMINAL Art. 25. So penalmente responsveis, nos termos desta Lei, o controlador e os administradores de instituio financeira, assim considerados os diretores, gerentes o (Vetado). 1 . Equiparam-se aos administradores de instituio financeira (Vetado) o o interventor, o liqidante ou o sndico. 2 . Nos crimes previstos nesta Lei, cometidos em quadrilha ou co-autoria, o co-autor ou partcipe que atravs de confisso espontnea revelar autoridade policial ou judicial toda a trama delituosa ter a sua pena reduzida de 1 (um) a 2/3 (dois teros). Art. 26. A ao penal, nos crimes previstos nesta lei, ser promovida pelo Ministrio Pblico Federal, perante a Justia Federal. Pargrafo nico. Sem prejuzo do disposto no art. 268 do Cdigo de Processo Penal, aprovado pelo Decreto-lei n. 3.689, de 3 de outubro de 1941, ser admitida a assistncia da Comisso de Valores Mobilirios - CVM, quando o crime tiver sido praticado no mbito de atividade sujeita disciplina e fiscalizao dessa Autarquia, e do Banco Central do Brasil quando, fora daquela hiptese, houver sido cometido na rbita de atividade sujeita sua disciplina e fiscalizao. Art. 27. Quando a denncia no for intentada no prazo legal, o ofendido poder representar ao Procurador-Geral da Repblica, para que este a oferea, designe outro rgo do Ministrio Pblico para oferec-la ou determine o arquivamento das peas de informao recebidas. Art. 28. Quando, no exerccio de suas atribuies legais, o Banco Central do Brasil ou a Comisso de Valores Mobilirios - CVM, verificar a ocorrncia de crime previsto nesta Lei, disso dever informar ao Ministrio Pblico Federal, enviando-lhe os documentos necessrios comprovao do fato. Pargrafo nico. A conduta de que trata este artigo ser observada pelo interventor, liqidante ou sndico que, no curso de interveno, liqidao extrajudicial ou falncia, verificar a ocorrncia de crime de que trata esta Lei. Art. 29. O rgo do Ministrio Pblico Federal, sempre que julgar necessrio, poder requisitar, a qualquer autoridade, informao, documento ou diligncia, relativa prova dos crimes previstos nesta Lei. Pargrafo nico. O sigilo dos servios e operaes financeiras no pode ser invocado como bice ao atendimento da requisio prevista no caput deste artigo. Art. 30. Sem prejuzo do disposto no art. 312 do Cdigo de Processo Penal, aprovado pelo Decreto-lei n. 3.689, de 3 de outubro de 1941, a priso preventiva do acusado da prtica de crime previsto nesta lei poder ser decretada em razo da magnitude da leso causada (Vetado). Art. 31. Nos crimes previstos nesta lei e punidos com pena de recluso, o ru no poder prestar fiana, nem apelar antes de ser recolhido priso, ainda que primrio e de bons antecedentes, se estiver configurada situao que autoriza a priso preventiva. Art. 32. (Vetado). 1. (Vetado). 2. (Vetado). 3. (Vetado). Art. 33. Na fixao da pena de multa relativa aos crimes previstos nesta Lei, o limite a que se refere o 1 do art. 49 do Cdigo Penal, aprovado pelo Decreto-lei n 2.848, de 7 de dezembro de.1940, pode ser estendido at o dcuplo, se verificada a situao nele cogitada. Art. 34. Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 35. Revogam-se as disposies em contrrio.

4.2- Algumas consideraes15 4.2.1- O bem jurdico penalmente protegido nos crimes contra o sistema financeiro nacional Atualmente, como aponta Jescheck e Mir Puig, os bens jurdicos deixaram de ser exclusivamente individuais, existindo uma grande tendncia para a sua coletivizao16. Nos delitos praticados contra o sistema financeiro nacional, de modo semelhante do que ocorre com seu gnero crimes contra a ordem econmica, existe a leso ou exposio perigo ao patrimnio individual. A diferena que nos crimes contra o sistema financeiro nacional, o outro bem jurdico est mais delimitado: o bom funcionamento do sistema financeiro nacional, espcie do bem jurdico mais geral ordem econmica. O sistema financeiro caracteriza-se como um bem jurdico supra-individual, no qual, como aponta Joo Marcello de Arajo Jnior17, se destacam os seguintes aspectos: 1) a organizao do mercado, 2) a regularidade dos seus instrumentos, 3) a confiana neles exigida, e 4) a segurana dos negcios. 4.2.2- O conceito jurdico-penal de instituio financeira art. 1 O art. 1o, caput, da lei 7.492/86 traz claramente o que se deve entender, para efeitos dessa lei, por instituio financeira (considera-se instituio financeira, para efeito desta Lei, a pessoa jurdica de direito pblico ou privado, que tenha como atividade principal ou acessria, cumulativamente ou no, a captao, intermediao ou aplicao de recursos financeiros (Vetado) de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, ou a custdia, emisso, distribuio, negociao, intermediao ou administrao de valores mobilirios). importante reparar que, segundo esse art. 1o, caput, no considerada instituio financeira a instituio que tenha como atividade a aplicao de recursos prprios, ainda que essa tenha sido a vontade do projeto de lei. Os termos prprios ou foram vetados pelo Presidente da Repblica com a justificativa de que no art. 1o, a expresso prprios ou, porque demasiado abrangente, atingindo o mero investidor individual, o que obviamente no o propsito do legislador. Na aplicao de recursos prprios, se prejuzo houver, no ser para a coletividade, nem para a sistema financeiro; no caso de usura, a legislao vigente j apena de forma adequada quem a praticar18. Assim, ensina Ren Ariel Dotti que evidentemente no podem, de modo algum, ser equiparadas instituio financeira as empresas que realizam a aplicao de recursos prprios19.
Para uma anlise completa sobre todos os artigos da lei, confira: COSTA JNIOR, Paulo Jos da; QUEIJO, Maria Elizabeth; MACHADO, Charles Marcildes. Crimes do Colarinho Branco. So Paulo: Saraiva, 2000; SILVA, Antnio Carlos Rodrigues da. Crimes do colarinho branco. Braslia: Braslia Jurdica, 1999. 16 Cf. ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Os crimes contra o sistema financeiro no esboo de nova parte especial do Cdigo Penal de 1994..., cit., p. 149. 17 Cf. ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Os crimes contra o sistema financeiro no esboo de nova parte especial do Cdigo Penal de 1994..., cit., p. 149. 18 Cf. Mensagem 69 de 1987 - CN - n. 252/86, na origem. 19 DOTTI, Ren Ariel. Interpretao da norma e a segurana jurdica: Lei 7492, 16.6.86 (parecer). Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, n. 9, jan./mar. 1995, p. 167.
15

O pargrafo nico do art. 1o traz consignado pessoas que se equiparam instituio financeira (I- a pessoa jurdica que capte ou administre seguros, cmbio, consrcio, capitalizao ou qualquer tipo de poupana, ou recursos de terceiros; II- a pessoa natural que exera quaisquer das atividades referidas neste artigo, ainda que de forma eventual). Ren Ariel Dotti comentando o art. 1o, caput, pargrafo nico e incisos assinala que a marca tpica da instituio financeira, em sua autntica conformao ou nas modalidades assemelhadas por fora da lei, a operacionalidade com recursos de terceiros20. O conceito jurdico-penal de instituio financeira trazido pelo art. 1o da lei 7.492/86 revogou, para os efeitos penais, definio anterior, que a prevista no art. 17 da lei 4.595/64. Referido art. 17 funcionava como norma complementar dos arts. 34, caput, inc. I e 1o e 38, caput, e 7o 21, que foram substitudos, com modificaes, pelos arts. 17 e 18 da lei 7.492/86, pois como sustenta corretamente Ren Ariel Dotti, incide, portanto, na espcie, o 1o do art. 2o do Dec.-lei 4.657, de 4.9.42 (Lei de Introduo ao Cdigo Civil), vlido para todo o sistema positivo: a lei posterior revoga a anterior quando expressamente o declara, quando seja com ela incompatvel ou quando regule inteiramente a matria de que tratava a lei anterior22. Manoel Pedro Pimentel considera o conceito de instituio financeira descrito neste art. 1, caput, pargrafo nico e incisos, um conceito excessivamente amplo23.

DOTTI, Ren Ariel. Interpretao da norma e a segurana jurdica..., cit., p. 168. Lei 4.595/64. Art. 17. Consideram-se instituies financeiras, para os efeitos da legislao em vigor, as pessoas jurdicas pblicas ou privadas, que tenham como atividade principal ou acessria a coleta, intermediao ou aplicao de recursos financeiros prprios ou de terceiros, em moeda nacional ou estrangeira, e a custdia de valor de propriedade de terceiros. Pargrafo nico. Para os efeitos desta Lei e da legislao em vigor, equiparam-se s instituies financeiras as pessoas fsicas que exeram qualquer das atividades referidas neste artigo, de forma permanente ou eventual. Art. 34. vedado s instituies financeiras conceder emprstimos ou adiantamentos: I- a seus diretores e membros dos conselhos consultivo ou administrativo, fiscais e semelhantes, bem como aos respectivos cnjuges; [...] o 1 . A infrao ao disposto no inciso I deste artigo constitui crime e sujeitar os responsveis pela transgresso pena de recluso de 1 (um) a 4 (quatro) anos, aplicando-se, no que couber, o Cdigo Penal e o Cdigo de Processo Penal. Art. 38. As instituies financeiras conservaro sigilo em suas o operaes ativas e passivas e servios prestados [...] 7 . A quebra de sigilo de que trata este artigo constitui crime e sujeita os responsveis pena de recluso, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, aplicando-se, no que couber, o Cdigo Penal e o Cdigo de Processo Penal, sem prejuzo de outras sanes cabveis. 22 DOTTI, Ren Ariel. Interpretao da norma e a segurana jurdica..., cit., p. 168. 23 PIMENTEL, Manoel Pedro. Crimes contra o sistema financeiro nacional. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1987. p. 28-29.
21

20

Na mesma linha afirma Paulo Jos da Costa Jnior et alli que da anlise do art. 1 da lei n. 7492, de 1986, verifica-se, desde logo, a amplitude do conceito de instituio financeira adotado, muito mais abrangente do que o rol de entes que compe o Sistema Financeiro Nacional retromencionado24.

4.2.3- Algumas consideraes sobre os tipos penais incriminadores art. 2 ao 23 4.2.3.1- Tipos dolosos Todas as previses tpicas possuem como elemento subjetivo o dolo, ou seja, a vontade e a conscincia de se realizar a conduta prevista no tipo. No so apenveis a ttulo de culpa stricto sensu (negligncia, imprudncia ou impercia), pois no h previso legal para isso. 4.2.3.2- Penas Verificando as penas cominadas em todos os tipos penais, constata-se que em todos eles, com exceo do art. 21, aparece cominada a pena de recluso e multa. A exceo prev pena de deteno e multa. Com isso, conclui-se, que a multa sempre cominada cumulativamente. Como conduta que lesa patrimnio, o legislador, seguindo tradio para os crimes que afetam o patrimnio, comina a pena de multa cumulativamente com a de priso em todos os tipos (arts. 2o ao 23). Aplica-se fixao do quantum da multa o art. 33, que prev que na fixao da pena de multa relativa aos crimes previstos na lei 7492/86, o limite a que se refere o 1 do art. 49 do Cdigo Penal, pode ser estendido at o dcuplo, se verificada a situao nele cogitada. 4.2.3.3- Art. 4o, caput O art. 4o, caput, um tipo penal que define a conduta denominada de gesto fraudulenta. Ali Mazloum, comentando a econmica redao do art. 4o, caput (gerir fraudulentamente instituio financeira), expe que ela tem ensejado acirradas discusses a respeito de sua constitucionalidade, porquanto, argumenta-se, sendo genrico o tipo penal, os princpios da legalidade e da reserva legal insculpidos no art. 5o, incisos II e XXIX, da Constituio Federal, teriam revogado o art. 4o da Lei de Regncia. Diz-se que, por carecer de descrio detalhada e especfica, imprescindvel em matria penal, referido tipo penal poderia abarcar os mais diversificados comportamentos humanos ao alvedrio do intrprete. Nesse aspecto, violar-se-ia a

COSTA JNIOR, Paulo Jos da; QUEIJO, Maria Elizabeth; MACHADO, Charles Marcildes. Crimes do Colarinho Branco...., cit., p. 63-64.

24

prpria funo dos tipos legais, que individualizar as condutas humanas penalmente proibidas. Estariam abertas as portas para a criao de tipos judiciais25. O art. 4o, caput, crime pluriofensivo, pois ofende a boa execuo da poltica econmica e causa prejuzos ao mercado financeiro ou seus investidores. Tem como sujeitos passivos o Estado, a empresa e os particulares26. crime doloso (o agente deve ter conscincia e vontade de gerir a instituio financeira de maneira fraudulenta), prprio (somente as pessoas que gerenciam a instituio financeira podero ser sujeito ativo - art. 25), formal e de perigo concreto. O fato tpico consiste em gerir fraudulentamente instituio financeira. Gerir significa exercer as atividades de mando, administrar, dirigir, regular, comandar, autorizado pelos poderes que so conferidos pela lei e pelo estatuto societrio. necessrio que essa gesto seja fraudulenta (elemento normativo do tipo). Gesto fraudulenta aquela em que existe fraude, que exercida atravs de artifcios ou manobras enganosos, ardilosos, engenhosos, maliciosos ou astuciosos, que visam ludibriar terceiros. Como nos mostra claramente Felipe Amodeo, existe divergncia quanto questo de se saber se o crime em questo habitual ou no. Expe que Tigre Maia afirma tratar-se a gesto fraudulenta de crime habitual imprprio, ou acidentalmente habitual, em que uma nica ao tem relevncia para configurar o tipo, inobstante sua reiterao no configure pluralidade de crimes. Seguem declaradamente esse pensamento Guilherme Calmom e Abel Fernandes. Ali Mazloum, em direo diametralmente oposta, afirma que quando quis o legislador punir determinado ato isolado, fraudulento ou temerrio, destacado da atividade de gesto, f-lo expressamente pelo que pode-se concluir que o crime do art. 4o no se perfaz com a prtica de um nico ato; exige, isso sim, certa habitualidade e deve ser extrado do conjunto de atos que compem a gesto de uma instituio financeira, considerada necessariamente dentro de perodo razovel de tempo. Neste mesmo sentido, Barboza da Silva afirma que o ncleo gerir, predicado verbal de natureza habitual, evidenciando condutas reiterativas, repetitivas no tempo e no espao at porque, constatando-se apenas um ato fraudulento na gesto de instituio financeira e no se podendo inferir da existncia do delito tentado, poder a conduta do agente evidenciar qualquer um dos tipos de fraude previstos no Cdigo Penal vigente 27. 4.2.3.4- Art. 4o, pargrafo nico Antnio Moraes Pitombo em comentrio sobre o art. 4o, nico, afirma que com palavras to sucintas, deixou-se ao aplicador da lei o dever de descobrir o valor

MAZLOUM, Ali. Crimes de colarinho branco: objeto jurdico, provas ilcitas, doutrina e jurisprudncia. Porto Alegre: Sntese, 1999. p. 64 e 65. 26 o Cf. AMODEO, Felipe. Gesto fraudulenta - crime contra o sistema financeiro nacional (art. 4 da Lei 7.492/86) - in SALOMO, Helosa Estellita (coordenadora). Direito penal empresarial. So Paulo: Dialtica, 2001. p. 89. 27 AMODEO, Felipe. Gesto fraudulenta..., cit., p. 88.

25

protegido pela norma penal e as caractersticas do comportamento ilcito. Violou-se, assim, o princpio da taxatividade28. Concordamos plenamente com essa posio. Paschoal Mantecca diz que a gesto temerria traduz-se pela impetuosidade com que so conduzidos os negcios, o que aumenta o risco de que as atividades empresariais terminem por causar prejuzos a terceiros, ou por malversar o dinheiro empregado na sociedade infratora29. O tipo penal que descreve a gesto temerria um tipo doloso, que exige do agente a vontade e conscincia de gerir a instituio financeira de modo temerrio. Como nos ensina Antnio Moraes Pitombo, o acusado s comete tal crime se chegou a prever os riscos audaciosos e, inescrupulosamente, os assumiu30. crime prprio. 4.2.3.5- Art. 17 Arnaldo Malheiros Filho se posiciona de modo crtico contra alguns delitos previstos na lei 7.492/86, dizendo que no passam de crimes de mero capricho, concluindo que no h razo para que nessas condutas se invoque a ultima ratio do Direito Penal, pois no envolvem dano ou perigo srio, real, concreto de ocorrncia de dano. Menciona como exemplo a conduta do presente art. 17, dizendo que, o emprstimo a diretor em princpio negcio de risco, mas no h sentido em proibir uma instituio de grande porte de oferecer a um diretor empregado um financiamento para aquisio de casa prpria ou de automvel que, alm da boa garantia, de montante insignificante frente financiadora31. 4.2.4- Ao penal e competncia O art. 26 da lei 7.492/86 diz que a ao penal, nos crimes contra o sistema financeiro nacional, ser promovida pelo Ministrio Pblico Federal, perante a Justia Federal. So todos delitos de ao penal pblica incondicionada. 5- Consideraes finais Muitas so as crticas lei 7.492/86 que, vindo para ser uma lei provisria, est dando ares de definitiva. Arnaldo Malheiros Filho afirma que a matria objeto dos crimes contra o sistema financeiro nacional tem que ser reelaborada tomando como parmetro o princpio da interveno mnima. Sustenta que entre esses defeitos sobressai a criminalizao de condutas sem maior potencial ofensivo, que melhor seriam coibidas com meras sanes administrativas32.
28

PITOMBO, Antnio Srgio Altieri de Moraes - Consideraes sobre o crime de gesto temerria de instituio financeira - in SALOMO, Helosa Estellita (coordenadora). Direito penal empresarial. So Paulo: Dialtica, 2001. p. 51. 29 MANTECCA, Paschoal. Crimes contra a economia popular e sua represso. So Paulo: Saraiva, 1989. p. 41. 30 PITOMBO, Antnio Srgio Altieri de Moraes - Consideraes sobre o crime de gesto temerria de instituio financeira..., cit., p. 52. 31 MALHEIROS FILHO, Arnaldo. Crimes contra o sistema financeiro na virada do milnio..., cit., p. 5. 32 MALHEIROS FILHO, Arnaldo. Crimes contra o sistema financeiro na virada do milnio..., cit., p. 5.

consenso entre os estudiosos que uma das grandes mazelas da sociedade atual so as condutas que lesam o bem estar da sociedade no mbito da economia. Klaus Tiedemann discorrendo sobre o modo mais eficaz de se combater a criminalidade econmica, nos ensina que uma vez que no Brasil no existe um inventrio criminolgico da delinqncia socieconmica e, dificilmente, este poder ser elaborado em poucos anos, temos que nos servir da experincia de outros Estados sobretudo de tradio latina - no combate aos delitos econmicos. Essa experincia prtica demonstrou claramente, que uma luta efetiva contra a criminalidade econmica depende de um Ministrio Pblico e de Tribunais especializados em assuntos econmicos. Tais modelos de especializao foram aplicados em vrios pases da Unio Europia e nos Estados Unidos. de particular importncia ter presente, que o Direito Penal Econmico se constitui num Direito prtico, que no est destinado a servir de instrumento legitimador do Estado social, mas sim, a ser aplicado na prtica das Promotorias de Justia e dos Tribunais. Por isso, a tcnica legislativa deve evitar aquelas solues, que embora sejam dogmaticamente brilhantes, provoquem graves dificuldades de prova na prtica jurdico-penal. Referimo-nos, em primeiro lugar, aos elementos subjetivos do tipo, especialmente aos da intencionalidade, os quais requerem a dificlima prova do dolo especfico. necessrio renunciar, na medida do possvel, a esses elementos de intencionalidade33. Rodolfo Tigre Maia, referindo-se aos crimes da lei 7.492/86, afirma que para esses ilcitos, alm de uma regulao jurdica defeituosa, constata-se que as foras da ordem desempenham uma funo repressiva insuficiente e, mesmo, 34 condescendente . Joo Marcello de Arajo Jnior diz que os delitos financeiros talvez sejam aqueles que, em nosso pas, causem mais danos economia. A necessidade de um tratamento srio e amplo de tais delitos manifesta, especialmente se atentarmos para o fato de que o nosso Direito Penal dispe de escassas e, lamentavelmente, imperfeitas normas, numa legislao fragmentria, elitista e seletiva, que tem como conseqncia, a impunidade35. Joo Marcello de Arajo Jnior traz uma completa e sistemtica proposta para que seja reformada a legislao penal econmica brasileira, trazendo dentro dela a proposta de alterao dos delitos contra o sistema financeiro nacional36. Felipe Amodeo, citando em parte Ela Wiecko de Castilho, nos mostra que a estigmatizao dos chamados crimes do colarinho branco foi e continua sendo enraizada na opinio pblica e no sentimento do homem mdio, entre tantas irreverncias sociais brasileiras com espao assegurado na crnica das mazelas do quotidiano, a partir da crena na impunidade dos agentes que participam desses escndalos causadores de prejuzos incalculveis e jamais ressarcidos coletividade brasileira37 38. Continua dizendo que a competente pesquisa de Ela Wiecko continua a
Cf. ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Dos crimes contra a ordem econmica..., cit., p. 20. MAIA, Rodolfo Tigre. Dos crimes contra o sistema financeiro nacional: anotaes Lei Federal n. 7.492/86. So Paulo: Malheiros, 1999. p. 11. 35 ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Os crimes contra o sistema financeiro no esboo de nova parte especial do Cdigo Penal de 1994..., cit., p. 149 e 150. 36 Cf. ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Dos crimes contra a ordem econmica..., cit., p. 163 e ss. 37 CASTILHO, Ela Wiecko Volkmer de. O controle penal nos crimes contra o sistema financeiro nacional. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. p. 14. 38 AMODEO, Felipe. Gesto fraudulenta..., cit., p. 77.
34 33

melhor expresso da lamentvel realidade do controle ou da falta de controle penal nos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional39. Paulo Jos da Costa Jnior et alli comentam que jamais se registrou, no Sistema Financeiro Nacional, nmero to significativo de escndalos financeiros. Ora por m gesto, ora por gesto fraudulenta, mas sempre com a conivncia dos rgos fiscalizatrios. S para se ter uma idia, nos ltimos 5 anos, cerca de 188 instituies financeiras sofreram liquidao ou interveno extrajudicial, perfazendo um passivo a descoberto de instituies liquidadas no valor de 75,5 bilhes, o que por si s j nos d a idia da inoperncia e defasagem dos instrumentos de controle e punio do mercado financeiro40. Notamos que imediatamente necessrio uma reformulao em toda a legislao que trata dos delitos econmicos, que incluem os delitos financeiros. Mas isto no basta, preciso que o Estado disponha de instrumentos de preveno e represso geis e eficazes. Lembre-se que os grandes delitos econmicos, que movimentam milhes, esto ligados na sua grande maioria criminalidade organizada. Destaque negativo tambm para a lavagem desse dinheiro que obtido ilicitamente.

Bibliografia
ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Dos crimes contra a ordem econmica. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1995. ____. Os crimes contra o sistema financeiro no esboo de nova parte especial do Cdigo Penal de 1994. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, n. 11, jul./set. 1995, p. 145 e ss. CASTILHO, Ela Wiecko Volkmer de. O controle penal nos crimes contra o sistema financeiro nacional. Belo Horizonte: Del Rey, 1998. CERVINI, Ral. Macrocriminalidad econmica: apuntes para una aproximacin metodolgica. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, n. 11, jul./set. 1995, p. 50 e ss. COSTA JNIOR, Paulo Jos da; QUEIJO, Maria Elizabeth; MACHADO, Charles Marcildes. Crimes do Colarinho Branco. So Paulo: Saraiva, 2000. DOTTI, Ren Ariel. Interpretao da norma e a segurana jurdica: Lei 7492, 16.6.86 (parecer). Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, n. 9, jan./mar. 1995, p. 164 e ss.

AMODEO, Felipe. Gesto fraudulenta..., cit., p. 92. COSTA JNIOR, Paulo Jos da; QUEIJO, Maria Elizabeth; MACHADO, Charles Marcildes. Crimes do Colarinho Branco..., cit., p. 60.
40

39

FIGUEIREDO DIAS, Jorge. Direito Penal e Estado de Direito Material. Revista de Direito Penal. Rio de Janeiro: Forense, 1982. v. 31. p. 31 e ss. ____. Questes fundamentais do direito penal revisitadas. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999. HENDLER, Edmundo S. Los delitos de la actividad financiera y el fuero federal. Doctrina Penal: teora y prctica en las ciencias penales, Buenos Aires, n. 29/32, 1985, p. 673 e ss. LYRA, Roberto. Economia e crime. Rio de Janeiro: Tipografia do Jornal do Commercio, 1933. MAIA, Rodolfo Tigre. Dos crimes contra o sistema financeiro nacional: anotaes Lei Federal n. 7.492/86. So Paulo: Malheiros, 1999. MALHEIROS FILHO, Arnaldo. Crimes contra o sistema financeiro na virada do milnio. Boletim IBCCRIM, So Paulo, n. 83 (esp.), out. 1999, p. 5-6. MANTECCA, Paschoal. Crimes contra a economia popular e sua represso. So Paulo: Saraiva, 1989. MAZLOUM, Ali. Crimes de colarinho branco: objeto jurdico, provas ilcitas, doutrina e jurisprudncia. Porto Alegre: Sntese, 1999. MIR PUIG, Santiago. Funcin de la pena y teoria del delito en el Estado social y democrtico del derecho. Barcelona: Bosch, 1979. MIRABETE, Jlio Fabbrini. Crimes contra a economia popular e contra o sistema financeiro nacional: parecer. Revista Brasileira de Cincias Criminais, So Paulo, n. 27, jul./set. 1999, p. 191 e ss. PIMENTEL, Manoel Pedro. Crimes contra o sistema financeiro nacional. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1987. PODVAL, Roberto (organizador). Temas de direito penal econmico. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000. SALOMO, Helosa Estellita (coordenadora). Direito penal empresarial. So Paulo: Dialtica, 2001. SILVA, Antnio Carlos Rodrigues da. Crimes do colarinho branco. Braslia: Braslia Jurdica, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi