Vous êtes sur la page 1sur 6

PRODU O MECNICA

Escola Tcnica Jos Rodrigues da Silva Professor: Maykon Franchini Curso Tcnico em Mecnica Luan Tardelli de Andrade

FALTA DE FUSO
Esta descontinuidade a ausncia de unio por fuso entre passes adjacentes de solda ou entre a solda e o metal de base, resultante do no aquecimento adequado do metal presente na junta ou da presena de uma camada de xido suficiente para dificultar a fuso do metal. Isso ocorre devido falta de limpeza da junta, de energia de soldagem insuficiente, impossibilidade de o arco atingir certas regies da junta e entre outros fatores. A falta de fuso um concentrador de tenses muito grave, facilitando o aparecimento e a propagao de trincas. Em peas de responsabilidade, a existncia da falta de fuso no pode ser tolerada, exigindo-se a remoo da regio com defeito ou a resoldagem.

INCLUSO DE ESCRIA

Este termo usado ara descrever partculas de

xido e ouros slidos no metlicos aprisionados entre passes de solda ou entre a solda e o metal de base. Vrios processos de soldagem utilizam fluxos que formam escria que tende a se separar do metal lquido na poa de fuso. Alm disso, vrias reaes acontecem na poa, podendo gerar produtos insolveis no metal lquido a separar deste e tambm formar escria. Por vrios motivos, parte dessa escria pode ficar presa entre os passes de solda ou entre a solda e o metal de base. A manipulao incorreta do eletrodo, de tal forma que a escria flui para frente da poa de fuso, geralmente na soldagem fora da posio plana e na remoo incompleta da escria solidificada entre os passes de solda, pode causar esse tipo de defeito. As incluses alongadas formadas entre os passes de solda so concentradores de tenso relativamente graves e podem ajudar na propagao de trincas. Para que isso no ocorra, deve-se fazer a manipulao correta e a remoo adequada da escria dos passes de soldagem anterior.

POROSIDADE NA SOLDA
Essa descontinuidade se faz na evoluo dos gases durante a solidificao da solda. As bolhas de gs podem ser aprisionadas pelo metal solidificado medida que a poa de fuso deslocada. Os poros tm usualmente um formato esfrico, porm poros alongados (porosidade vermicular) possam ser formados, em geral, associados com o hidrognio.

Como causa desse tipo de descontinuidade, cita-se a contaminao por sujeiras, umidade, leo, graxa, ferrugem, entre outros na regio da junta soldada. Assim como tambm eletrodos e fluxos ou gs de proteo midos, correntes de ar durante a soldagem e ainda corrente ou tenso de soldagem inadequadas podem causar esse tipo de descontinuidade. Ainda assim, pequenas quantidades de poros no so consideradas prejudiciais. Mas acima de certos limites, estabelecidos por norma, a porosidade pode afetar as propriedades mecnicas, reduzindo a seo efetiva da junta soldada. Dentre as formas de porosidades, a alinhada pode ser mais prejudicial por favorecer o surgimento de trincas, haja vista que ainda existem mais trs formas que so: a distribuda, a agrupada e a vermicular. Como forma de correo, a porosidade pode ser minimizada pelo uso de materiais e secos, de equipamentos em boas condies e de parmetros de soldagem adequados.

MORDEDURA
Esta descontinuidade descreve o processo de reentrncias agudas formadas pela ao da fonte de calor do arco entre um passe de solda e o metal de base, ou outro passe adjacente. Isso ocorre devido a manipulao incorreta do eletrodo, do comprimento excessivo de arco e/ou corrente ou velocidade de soldagem muito elevadas. Isso traz a reduo da rea til e concentrao de tenses, alm de reduzir

a resistncia fadiga.

TRINCAS
Esta descontinuidade descreve o processo de reentrncias agudas formadas pela ao da fonte de calor do arco entre um passe de solda e o metal de base, ou outro passe adjacente. Isso ocorre devido a manipulao incorreta do eletrodo, do comprimento excessivo de arco e/ou corrente ou velocidade de soldagem muito elevadas. Isso traz a reduo da rea til e concentrao de tenses, alm de reduzir a resistncia fadiga.

Vous aimerez peut-être aussi