Vous êtes sur la page 1sur 14

CURSO DE CIPA

GESTO DE CIPA 2011/2012 SESMT

CONHECENDO A SEGURANA DO TRABALHO


1700 - Relao Doena/trabalho; 1760 Revoluo Industrial; 1802 - lei da Moral dos Aprendizes 1834 -Lei das Fbricas; 1919 OIT Organizao Internacional do Trabalho;

BRASIL
Criao da CLT - 1943;
Institui a obrigatoriedade legal das empresas que admitem trabalhadores como empregados de constiturem a CIPA.

ORGANIZAA DA CIPA
DEVEM ORGANIZAR A CIPA ?
Empresas Privadas; Pblicas, Sociedades de Economia Mista, rgos da Administrao Direta e Indireta, Instituies Beneficentes, Associaes Recreativas, Cooperativas e outras instituies que admitam trabalhadores como empregados.

ORGANIZAA DA CIPA
A CIPA composta :
Representantes do empregador (indicados) ; Representantes empregados (eleitos), nmero iguais; Composta de Titulares e Suplentes; O nmero definido pelo grau de risco, CNAE N de Funcionrios da Empresa; Secretrio e seu substituto.

PROCESSO ELEITORAL
Compete ao empregador convocar eleies para escolha dos representantes dos empregados da CIPA, at 60 dias antes do trmino do mandato em curso;

PROCESSO ELEITORAL
O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA constituiro dentre seus membros, com no mnimo 55 dias do incio do pleito, a Comisso Eleitoral C.E., que ser a responsvel pela organizao e acompanhamento do processo eleitoral.

PROCESSO ELEITORAL
Publicao e divulgao de Edital, no mnimo 45 dias antes da data de eleio; Inscrio e eleio individual, sendo que o perodo mnimo para inscrio ser de 15 dias;

PROCESSO ELEITORAL
Liberdade de inscrio para todos os empregados da empresa, com fornecimento de comprovante; Garantia de emprego para todos os empregados da empresa at a eleio; Realizar eleio no mnimo 30 dias antes do trmino do mandato.

PROCESSO ELEITORAL
Realizar eleio em dia normal de trabalho, respeitando os horrios dos turnos; Voto secreto; Apurar os votos em horrio normal de trabalho, com acompanhamento de representantes do empregador, empregados e comisso eleitoral.

TREINAMENTO
A empresa dever promover treinamento para todos os membros, titulares e suplentes, inclusive a secretria e sua substituta, antes da posse; O treinamento dever conter:
a) estudo do ambiente e condies de trabalho; b) investigao e anlise dos acidentes; c) noes sobre acidentes do trabalho; d) noes sobre AIDS; e) noes sobre legislao trabalhista e previdenciria; f) princpios gerais de higiene do trabalho; g) organizao da CIPA.

OBJETIVO
Preveno de Doenas e Acidentes de Trabalho, mediante o controle dos Riscos presentes:
No ambiente; Nas condies; Na organizao do Trabalho.

COMPOSIO DA CIPA
Representantes dos Empregados; Representantes do Empregador; Secretrio e suplentes.

O QUE RISCO?
a probabilidade de ocorrncia de um evento causador de leses s pessoas e ou danos ao ambiente , sua conseqncias podem ser:
Leves; Graves; Temporrios ou permanentes; Parciais ou totais.

Vous aimerez peut-être aussi