Vous êtes sur la page 1sur 6

Sistemas de Lubrificao

Tecnologia na dose certa

SOLUES ESPECIAIS
Lubrificao Hidrosttica
Aplicao: Guias deslizantes das mquinas. Linhas de pintura, fornos, tratamento superficial, instalaes de montagem, transportadores, sistemas de esterilizao e outras. Princpio: O leo bombeado em um fluxo constante s guias da mquina, formando um fino filme de lubrificante. Este filme garante que a mquina trabalhe suspensa por alguns m e, desta forma, deslize sobre as guias praticamente sem desgaste.

Lubrificao de Correntes
Aplicao: Correntes industriais. Princpio: Existem trs modos de aplicao da lubrificao de correntes: Sistema UC: um spray direcionado exatamente no ponto desejado da corrente; Sistema GPV: Um cabeote acopla momentaneamente na corrente e injeta uma quantia controlada de graxa diretamente sobre o local desejado; Vectolub: O sistema de controle posiciona um spray de leo exatamente sobre o local desejado e despeja gotculas de tamanho controlado e preciso.

Sistema leo + Ar
Aplicao: Ferramentas pneumticas, ferramentas de corte, mandril e placas que giram a alta velocidade, guias lineares e outras. Princpio: Lubrificao de mnima quantidade, onde o ar comprimido usado como meio de transporte para o lubrificante. Componentes: Injetor de leo; Unidade de bombeamento. Vantagens: Otimizao da lubrificao para cada ponto (mnima quantidade); Elementos dosadores podem ser atuados individualmente ou em grupos; Pulsos rpidos de ar; Fcil instalao devido dimenso pequena do sistema.

SOLUES CUSTOMIZADAS
Para qualquer aplicao, a SKF tem a soluo ajustada sua necessidade. Consulte-nos.

LUBRIFICAO CENTRALIZADA
Composto basicamente por bomba, distribuidores e controladores, um sistema de lubrificao centralizada visa atender s demandas individuais por ponto, na quantidade exata e momento certo. Com a lubrificao adequada, tm-se uma reduo da energia utilizada no processo, aumentando o rendimento da mquina, reduzindo paradas e tambm preservando o meio-ambiente por trabalhar com um sistema fechado de forma limpa e sem desperdcios. Os sistemas de lubrificao SKF so feitos de forma customizada de acordo com as necessidades do cliente, garantindo uma excelente performance na lubrificao da mquina.

Os sistemas de lubrificao SKF podem ser: Sistema de linha simples; Progressivo; Restritor; Linha dupla; Solues especiais.

SISTEMA DE LINHA SIMPLES


Aplicao: Mquinas de pequeno porte que requerem uma quantidade precisa de lubrificao. Exemplo: Mquinas operatrizes, mquinas de impresso, mquinas txteis, embaladoras e outras. Princpio: Sistema com uma linha nica de lubrificao ligada a dosadores individuais por ponto. Operam em sua maioria com leo, podendo utilizar em alguns casos graxa fluida NGLI000 ou 00. Componentes: Unidade de bombeamento (bomba de pisto ou engrenagens); Distribuidores e dosadores;

Unidades de controle e monitoramento do sistema. Vantagens: Componentes operam individualmente; Permite ampliao do sistema com relativa simplicidade.

RESTRITOR
Aplicao: Usualmente chamados de sistemas circulatrios, equipam mquinas de grande porte que requerem grandes vazes de lubrificante com funes adicionais, como resfriamento de mancais. Exemplo: Mquinas operatrizes, mquinas de impresso, mquinas txteis, embaladoras e outras. Princpio: Sistema que distribui leo com controle de vazo individual por ponto. Componentes: Central de bombeamento (incluindo tratamento de leo); Vlvulas medidoras de fluxo; Unidades de controle e monitoramento do sistema.

SISTEMA PROGRESSIVO
Aplicao: Mquinas que necessitam de uma lubrificao monitorada, com quantidades precisas em cada ponto. Exemplo: Mquinas de papel, mquinas impressoras, prensas, indstrias de bebidas, mquinas de construo, mquinas madeireiras, prensas, instalaes de energia elica e outras. Princpio: Sistema que lubrifica de forma seqencial, utilizando leo ou graxa at NLGI 2 (desde que aprovadas em teste). Cada distribuidor possui pistes internos que se movimentam com a entrada do lubrificante e assim

distribuem uma quantidade exata em cada ponto. Componentes: Bomba de pisto, engrenagens ou parafuso; Distribuidores progressivos; Limitadores, controladores e medidores de fluxo; Unidade de controle. Vantagens: Modo de operao contnuo; Monitoramento dinmico e medio do fluxo (independentemente da viscosidade); Design modular facilita a manuteno e combinao de peas; Monitoramento central das funes dos distribuidores.

LINHA DUPLA
Aplicao: Mquinas com um grande nmero de pontos de lubrificao, linhas longas ou condies severas de operao que exijam grandes quantidades de lubrificante. Exemplo: Siderrgicas e plantas de fundio contnua, laminadoras frio e quente, mineradoras e carvoarias, fbricas de cimento, gruas e guindastes porturios e outras. Princpio: Sistema com duas linhas principais de lubrificao, que operam de maneira alternada com presso e alvio. So designados para operar com leos de maior viscosidade ou tambm com graxa de maior consistncia. Componentes: Bomba com reservatrio; Inversores; Distribuidores de linha dupla; Unidades de controle. Vantagens: Monitoramento do diferencial de presso na linha; Sistemas com grande nmero de pontos e maiores distncias; Sistema opera com alta presso, necessitando maior ateno quanto segurana.

Willy Voel Uma empresa do Grupo SKF Contato: +55 11 4619-9240 www.vogelag.com www.skf.com Rod. Anhangera, km30 - Cajamar - So Paulo - Brasil Impresso no Brasil

Vous aimerez peut-être aussi