Vous êtes sur la page 1sur 72

Curso de Tecnologia de Redes

Redes de computadores
Definio
Sistema de comunicao de dados interconectando usurios e estaes servidoras atravs de um conjunto de regras (protocolos), que possibilita a troca de informaes e o compartillhamento de recursos.

Objetivos
acesso compartilhado a perifricos (disco, impressoras, fax, etc.). acesso compartilhado a aplicaes: conjunto de procedimentos que permitem realizar servios para usurios utilizando aplicaes distribudas ou no. acesso compartilhado a dados (servidores de arquivos / banco de dados). acesso compartilhado a comunicaes ( modems, bridges, etc.). correio eletrnico (troca de mensagens).

Redes locais (Local Area Networks, LAN)


Permitem trfego de informaes, na forma de dados, voz ou imagem, entre diferentes dispositivos eletrnicos: computadores de pequeno, mdio e grande portes, impressoras, telefones, cmeras de vdeo, monitores, etc. rea geogrfica limitada, expansvel com uso de recursos e/ou tecnologias adequadas. Altas taxas de transmisso (Gbps, giga bits por segundo). Os maiores benefcios so o compartilhamento de recursos e informaes, diminuindo trfego de papis e evitando a duplicidade de informaes. Implantao do meio de acesso corresponde a aproximadamente 30% do custo total: Cobre: cabos coaxiais blindados, par tranado blindado ( STP: shield twisted pair ) ou no (UTP: unshield twisted pair). O problema maior a atenuao do sinal, que aumenta com a taxa de transmisso, reduzindo o alcance. suscetvel a interferncias. possvel o uso da rede eltrica como meio de transmisso, mas no uma tcnica utilizada comercialmente. Fibra tica: filamentos translcidos de vidro, ou plstico, que transportam sinais luminosos a maiores distncias, pois a atenuao menor. As taxas de transmisso tambm so maiores (os sinais luminosos so de alta freqncia), alm de possuir uma maior capacidade de canais e ser insensvel a rudos eletromagnticos e descargas eltricas. Seu custo caiu bastante nos ltimos anos, o que tornou sua implantao vivel. Meios no fsicos: rdio difuso ou difuso de sinais luminosos. Possuem limitaes de distncia devido a potncia disponvel nas estaes para a gerao dos sinais; a interposio de obstculos; e a interferncia eletromagntica. No caso de difuso de sinais luminosos (infravermelho) o grande obstculo a necessidade de direcionamento do feixe de luz, que prejudica a mobilidade das estaes, que a grande vantagem deste tipo de meio de acesso.

Tcnicas de transmisso utilizadas: Baseband (banda base): a variao digital de um sinal gera trem de pulsos que carrega a informao, interpretada no destino por um circuito de recepo. A capacidade total do meio usada para um nico sinal, implicando na disputa do meio por vrias fontes de informao. Tal disputa requer a adoo de regras de compartilhamento seguidas de forma uniforme por todas as estaes (mtodos de acesso). Broadband (banda larga): a informao modula o sinal analgico em freqncia, amplitude ou fase, com demodulao no destino para interpretao. O meio pode ser utilizado por vrias estaes simultaneamente. uma tcnica mais sofisticada, e mais cara, apropriada para ISDN e wireless networking. Tcnicas de codificao So as formas de representao dos estados digitais no meio de transmisso. Codificao digital : NRZ: os nveis eltricos do sinal representam os nveis lgicos transmitidos. A possibilidade de transferncia de seqncias longas de 1's ou 0's causam problemas de sincronizao e atenuao. Uma variao possvel o NRZI (NRZ invertido).

Manchester: as variaes dos nveis eltricos do sinal representam os nveis lgicos transmitidos. uma tcnica que embute as informaes de sincronizao e de dados no mesmo sinal (self-cloking), o que facilita a sincronizao. a mais usada atualmente.

Codificao analgica: PSK (phase shift keying) e FSK (frequency shift keying): transmitem a informao por deslocamento de fase (180) ou freqncia de um sinal. Podem utilizar todo espectro de freqncias, sendo apropriadas para uso em sistemas com comunicao por radiodifuso (wireless), atravs de rdio, celular, etc.. Multiplexao utilizada quando se quer compartilhar um meio de comunicao por mais de uma estao em rede. Os mtodos mais utilizados so o FDM (frequency division multiplexing), onde a banda de freqncias dividida em canais para uso das estaes; e o TDM (time division multiplexing), onde o tempo disponvel para o uso do meio dividido em intervalos que so divididos entre as estaes para a implementao de seus canais de comunicao.

Topologias
Mesh: a interconexo total garantindo alta confiabilidade, porem a complexidade da implementao fsica e o custo inviabilizam seu uso comercial.

Estrela : a conexo feita atravs de um n central que exerce controle sobre a comunicao. Sua confiabilidade limitada confiabilidade do n central, cujo mal funcionamento prejudica toda a rede. A expanso da rede limitada capacidade de expanso do n central, o cabeamento complexo e caro pois pode envolver um grande nmero de ligaes que envolvem grandes distncias.

Barramento: as estaes so conectadas atravs de um cabo de cobre (coaxial ou par tranado), com difuso da informao para todos os ns. necessria a adoo de um mtodo de acesso para as estaes em rede compartilharem o meio de comunicao, evitando colises. de fcil expanso mas de baixa confiabilidade, pois qualquer problema no barramento impossibilita a comunicao em toda a rede.

Anel: o barramento toma a forma de um anel, com ligaes unidirecionais ponto a ponto. A mensagem repetida de estao para estao at retornar estao de origem, sendo ento retirada do anel. Como o sinal recebido por um circuito e reproduzido por outro h a regenerao do sinal no meio de comunicao; entretanto h tambm a insero de um atraso mnimo de 1 bit por estao. O trfego passa por todas as estaes do anel, sendo que somente a estao destino interpreta a mensagem. de fcil expanso, obtida atravs da ligao de mdulos que implementam anis independentes e que tornam -se um grande anel quando conectados. Pode ter sua confiabilidade incrementada pela adoo de dispositivos que realizam o bypass da estao no anel em caso de falha nos circuitos de conexo da mesma.

rvore: a expanso da topologia em barra herdando suas capacidades e limitaes. O barramento ganha ramificaes que mantm as caractersticas de difuso das mensagens e compartilhamento de meio entre as estaes.

Topologias mistas: combinam duas ou mais topologias simples. Alguns exemplos so o de estrelas conectadas em anel e o rvores conectadas em barramento. Procuram explorar as melhores caractersticas das topologias envolvidas, procurando em geral realizar a conexo em um barramento nico de mdulos concentradores aos quais so ligadas as estaes em configuraes mais complexas e mais confiveis. Mtodos de acesso: o conjunto de regras que permitem o compartilhamento do meio de comunicao entre diversas estaes. Este compartilhamento reduz os custos e simplifica a implantao da rede. So responsabilidades do mtodo de acesso: escolher a estao a transmitir em determinado momento; notificar a estao que deve realizar a transmisso; notificar a estao quando o meio estiver disponvel para transmisso; colocar o dado binrio no meio de comunicao em forma de sinal digital, adicionando o header; ativar procedimentos de recuperao em caso de falha.

Existem duas formas bsicas de se efetuar o controle de acesso das estaes ao meio de comunicao: Controle centralizado: o processamento do algoritmo de acesso feito pela unidade central, que determina a seqncia e o tempo de acesso das estaes ao meio de comunicao. Controle distribudo: o controle efetuado por cada estao na rede. Este tipo de controle implica na existncia de recursos e capacidade de processamento nas estaes que permitam mesma saber o estado do meio de comunicao, identificar situaes de erro e acionar procedimentos de recuperao. Todas ou muitas destas funes so geralmente codificadas no firmware, cdigo residente das placas de interface de rede. Protocolos de acesso: Alocao fixa: uma poro predeterminada do meio reservada para uma estao em uma base que pode variar com o tempo, a freqncia ou numa combinao dos dois. Divide-se em: FDMA (frequency division multiple access): cada estao transmite em uma faixa de freqncias prpria, utilizando a mesma como um canal de transmisso dedicado. TDMA (time division multiple access): cada estao tem acesso exclusivo ao meio de transmisso durante um intervalo de tempo predeterminado. CDMA (code division multiple access): a transmisso do sinal pelas estaes varia em diferentes faixas de freqncias em intervalos de tempo pr determinados. Tais tcnicas so chamadas de spread spectrum e envolvem chaves de codificao e decodificao que devem ser iguais entre as estaes, para que a estao receptora saiba qual faixa de freqncias deve monitorar para captar o sinal transmitido em determinado instante. Pode ser em sequenciamento direto ou em sequenciamento com saltos (Hops).

Alocao por demanda: requer algoritmo de controle que gerncia a permisso do uso da rede pelas estaes. Usa um mecanismo de seleo que ignora estaes sem trfego para transmisso. Polling: um mtodo de acesso no qual uma estao central, controladora, pede mensagens das estaes componentes da rede em uma seqncia preestabelecida ou associada dinamicamente. A estao que est sendo questionada transmite as mensagens que precisar e sinaliza ao final, liberando o acesso, para que a estao central possa questionar a prxima estao na cadeia, num ciclo repetido. Se a estao central cair, toda a rede para. Token passing ( passagem de ficha ): aloca permisso de acesso ao meio de forma cclica, onde cada estao transmite baseada na possesso de um token, que um padro de bits que informa se o meio est livre ou ocupado. Pode ser adaptativo, onde os tempos de reteno de token so influenciados pelo trfego na rede. As duas principais variaes deste mtodo so: Token ring: opera em uma topologia em anel. Quando uma estao recebe um token vazio e no tem nada a transmitir, repassa este token para a prxima estao na rede. Se a mesma possui uma mensagem a transmitir ela marca o token como ocupado e o repassa para a prxima estao na rede, colocando sua mensagem na rede logo aps. As estaes que recebem o token ocupado repassam o mesmo, e a mensagem que o acompanha, para a estao adjacente, lendo -a se o destino da mensagem for ela prpria. Quando o token retorna estao origem, esta o marca como livre e passa o mesmo adiante, retirando a sua mensagem do anel.

Token bus: similar ao anel, mas o token e a mensagem so recebidos simultaneamente por todas estaes. A passagem do token feita de forma predeterminada, atravs de um ring lgico, sem obedecer a uma seqncia por ordenao fsica. Uma das estaes eleita dinamicamente a controladora do fluxo. No h regenerao do sinal, sendo possvel a existncia de estaes que s recebem, sem permisso de transmitir.

Alocao randmica: no h controle central. A competio pelo meio de comunicao implica na existncia de conteno. Aloha: Desenvolvido na universidade do Hava para uso em enlaces de rdio entre as ilhas. A transmisso feita sem monitorao do meio de comunicao. A verificao de recepo com sucesso em funo do retorno de uma mensagem de confirmao (ACK). Se no houver resposta dentro de um predeterminado tempo limite, efetuada uma retransmisso aps um tempo randmico. Uma variao do protocolo o Slotted Aloha, que atravs da sincronizao entre as estaes, divide o tempo de utilizao do meio em parcelas com o mesmo tamanho dos pacotes.

Barra de conteno: possvel em redes com baixo tempo de propagao. Cada estao 'escuta' o meio antes de transmitir para saber se o mesmo est desocupado. A 'escuta' se resume na deteco do sinal (portadora), sendo por isto o mtodo chamado de CSMA (Carrier Sense Multiple Access). CSMA no persistente : estaes esperam perodo de tempo randmico ( backoff ) para transmitir, cuja durao cresce exponencialmente. Aps a espera, feita a deteco da portadora. Se o meio est livre, a estao transmite o quadro. Se o meio est ocupado, realizada uma nova espera com tempo maior. CSMA 1-persistente: estaes escutam o meio e caso o mesmo esteja ocupado, permanecem em estado de monitorao. No caso de sentirem o meio desocupado, transmitem imediatamente. CSMA p-persistente : semelhante ao 1-persistente, com a diferena de que a transmisso no efetuada imediatamente aps o meio estar desocupado. Ao perceber o meio livre a estao espera um tempo randmico calculado com base em uma probabilidade P. CSMA/CD (CSMA com deteco de coliso): similar ao CSMA p-persistente, mas as estaes escutam o meio enquanto transmitem. Caso detectem uma coliso (transmisso simultnea com outra estao), interrompida a transmisso. A deteco de coliso implica em um aumento de confiabilidade. Anel de conteno: topologia em anel com ligaes ponto-a-ponto. Anel segmentado: o tempo de utilizao do meio segmentado. As estaes esperam por um perodo livre para realizarem a transmisso atravs de monitorao do meio. Anel por insero de registro: semelhante ao anel segmentado, com a adio de registros de recepo, insero e transmisso. A recepo s efetuada se o endereo destino da mensagem o da estao. Se o endereo destino no o da estao os dados so repassados para o registro de transmisso. Se a estao comea a transmitir dados e chega um quadro que no destinado a ela, o quadro recebido colocado em um registro de insero para retransmisso aps a transmisso dos seus dados. Caso o registro de insero fique cheio e haja mais dados a transmitir, a transmisso destes dados deferida. Capacidade de circulao de dados do anel acrescida pela capacidade de armazenamento do registro de insero.

============================================================

Modelo OSI / ISO


Interconectividade: a padronizao implica em benefcios para usurios e vendedores (facilidade de expanso). ISO (International Standards Organization): modelo de arquitetura para interconexo de redes abertas: OSI (Open Systems Interconnection ). Definio de procedimentos de comunicao (protocolos) com comportamento predeterminado. A arquitetura em nveis adotada pelo modelo ISO uma soluo estruturada para problema complexo.

Cada nvel desempenha um grupo de funes relacionadas com um conjunto de servios que sua misso oferecer. Cada nvel oferece um conjunto de servios para o nvel que est acima e para isto usa os servios do nvel imediatamente abaixo. Cada nvel isola o imediatamente acima dos detalhes dos nveis inferiores. Assim, as caractersticas de um nvel podem mudar sem afetar o resto do sistema. Execuo dos Funes: primitivas com ou sem parmetros que especificam endereos ou qualidade de servio. servios

Legenda: Request: requisio de servios ao nvel N Indicate: indicao da requisio de servios pelo nvel M Response: resposta do servio executado Confirm: confirmao do servio executado ou no

Descrio dos nveis:


1 - Fsico: executa a transferncia transparente de uma seqncia de bits sobre um meio fsico. Fornece ao nvel de enlace servios de conexo, manuteno e desconexo dos circuitos fsicos para trfego dos dados. Gerncia interfaces eltricas e mecnicas, alm dos procedimentos de acesso ao meio. responsvel pela sincronizao dos bits e sua interpretao. responsvel pela gerao dos sinais eltricos (cabos coaxiais e par tranado), luminosos (fibra tica) e de RF (radio comunicao). Exemplo: RS-232. 2 - Enlace : responsvel pela transferncia confivel de informao sobre um enlace ponto a ponto ou multiponto estabelecido no nvel fsico, trocando para isto mensagens de dados e controle. Suas funes so o estabelecimento, controle e finalizao de conexes lgicas, alm do controle de fluxo de dados, deteco (ACK/NACK) e recuperao de erros e condies anormais e a sincronizao de quadros. Reconhece endereo de mquina. Exemplo: HDLC, IEEE 802.2 (LLC). 3 - Rede: seleciona e gerencia uma rota para os dados escolhida entre os diferentes enlaces estabelecidos na rede. Suas funes so o roteamento, comutao e sequenciamento dos dados, controle de fluxo e recuperao de erros no seu nvel. Isola os nveis superiores da preocupao com o caminho dos dados. Reconhece endereo de rede. Exemplo: IP (Internet Protocol) 4: Transporte: responsvel pela integridade da transferncia de informao end -to-end, isolando o usurio de qualquer atividade relacionada com o movimento da informao ( o nvel mais alto que efetua estas atividades). A complexidade depende dos nveis inferiores: protocolos simples podem ser usados se os protocolos de rede (inferiores) oferecem servios de alta qualidade; e protocolos complexos podem ser requeridos se os protocolos de rede no oferecem os nveis de servios requeridos pelos nveis superiores. A complexidade classificada em nveis de 0 (simples) a 4 (mais complexo). Exemplos: ISO 8073, TCP. 5: Sesso: coordena a comunicao entre dois processos de aplicao durante determinado perodo de tempo. Pode oferecer dois tipos de servio: administrativo (estabelecimento e suspenso da sesso) e de dilogo (controle e superviso da troca de informaes). Sesso simples pode usar vrias conexes de transporte e vice-versa. Exemplos: ISO 8327, Netbios. 6: Apresentao: assegura sintaxe compatvel entre processos que se comunicam atravs de ajuste de estruturas de dados, formatos e cdigos. Adapta as caractersticas da informao de um processo para outro, como estruturao de campos em telas, controle de formato para impressoras e protocolos de terminais virtuais. Exemplos: ISO DIS 8823. 7: Aplicao: ponto de acesso aos servios de comunicao da pilha OSI para as aplicaes. Suas atividades so a identificao dos processos, autenticao, verificao da autorizao e da disponibilidade de recursos. Oferece diretivas tais como: OPEN, CLOSE, READ, WRITE, LIST, etc. Exemplos: ISO DIS 8571 (transferncias de arquivos), ISO DIS 9040 (protocolo de terminal virtual), FTP (file transfer protocol).

Transferncia de dados:

Legenda: Fases: conexo: request connect indicate confirm transferncia: request send indicate confirm desconexo: request clearing indicate confirm PDU API PPI SPI TPI NPI LPI. protocol data unity application protocol information presentation protocol information session protocol information transport protocol information network protocol information link protocol information

10

Padres em redes locais


Padronizao: seu maior objetivo permitir a interconexo de redes atravs do uso de arquiteturas abertas. Padres de direito so especificaes criadas por entidades especializadas e adotadas comercialmente; padres de fato so especificaes criadas por entidades independentes cuja aceitao e disseminao pelo mercado as transformam em padro. Padres IEEE 802: criados pelo comit de mesmo nome do Institute of Electrical and Electronic Engineers, criado em 1980, especifica padres nos nveis fsicos e de enlace do modelo OSI. LLC Nveis MAC controle de acesso ao meio

Outros padres: IEEE 802.7 : redes broadband. IEEE 802.8 : redes fibra tica ( FDDI ). IEEE 802.9 : redes RDSI. IEEE 802.10: segurana.

IEEE 802.1: Interconexo e gerenciamento de redes


Interface com nveis superiores, trata de recomendaes de interconexo e gerenciamento de redes.

11

Nveis MAC
So os nveis que permitem o compartilhamento de um nico meio de transmisso por vrias estaes em rede.

IEEE 802.3: Ethernet


Desenvolvido pela XEROX (com participao posterior da DEC e INTEL) e adotada pelo comit IEEE.

Cabo paralelo de 15 vias com 2 conectores DB15 Transceiver

Interface AUI deve ser capaz de propagar o sinal por um mnimo de 50 m de cabo. Interface AUI deve suportar dispositivos para conexo de cabo coaxial baseband e broadband, e fibra tica baseband. Utiliza algortmo CSMA / CD. Tempo de backoff funo de nmero de colises. IEEE 802.3 e ETHERNET possuem formatos de quadro diferentes:

12

Campos: prembulo: seqncia de bits para sincronizao, composta de 56 bits para baseband e 45 bits para broadband. SFD (Start of Frame Delimiter ): seqncia de bits que marca o incio do quadro (01111110). endereo destino: endereo da estao que deve receber o quadro. Pode ser nico, de grupo ou global, com 2 ou 6 bytes (tamanho deste campo deve ser o mesmo para todas estaes na rede). endereo origem: o endereo do transmissor. Segue as mesmas regras de formao do endereo destino. comprimento: tamanho da parte de dados em bytes. dados: dados fornecidos pelo nvel de enlace para transmisso ou passados para o nvel de enlace por recepo. PAD: seqncia de bits que no faz parte da mensagem em si, utilizada para estender (se necessrio) o tamanho do quadro at o comprimento mnimo exigido para deteco de coliso. FCS (Frame Check Sequence ): valor de CRC computado em relao a todos os bytes do quadro (exceto o prprio FCS). Valores recomendados: tamanho mnimo quadro : 520 bits. tamanho mximo quadro: 1518 bytes. tamanho endereo : 48 bits.

Opes de nvel fsico:


Nomenclatura: XX YYYY ZZ XX = Velocidade, taxa de transferncia em Mbs. YYYY = Tipo de transmisso, BASEBAND ou BROADBAND. ZZ = Tamanho mximo de segmento (em centenas de metros) ou tipo de meio fsico utilizado. 1 Base 5 (STARLAN): Topologia em estrela com taxa de transferncia de 1 Mbps e tamanho mximo de segmento de 500 m em par tranado no blindado (UTP). 10 Base 5 (ETHERNET): Topologia em barra com taxa de transferncia de 10 Mbps e tamanho mximo de segmento de 500 m em cabo coaxial grosso tipo RG-8 (yellow cable) de 50. Mximo de 5 segmentos conectados por repetidores, mximo de 100 conexes por segmento. Balanceamento de cargas no cabo exige o uso de terminadores de 50 ohms nas extremidades. Tamanho mnimo de segmento de 2,5 metros. Cabo caro e difcil de passar por no ser flexvel. A conexo da estao ao cabo feita atravs de um transceiver do tipo "vampiro".

13

10 Base 2 (CHEAPERNET, tambm conhecido como THIN ETHERNET): Topologia em barra com taxa de transferncia de 10 Mbps e tamanho mximo de segmento de 185 m em cabo coaxial fino tipo RG-58 de 50. Mximo de 30 conexes por segmento, mximo de 5 segmentos com repetidor sendo que dois deles devem ser despovoados, isto , sem estaes de trabalho conectadas. Tamanho mnimo de segmento de 0,5 m. Cabo barato e fcil de instalar, porem mais vulnervel a rompimentos. Est ficando em desuso para redes grandes. Conexo ao barramento via conectores do tipo "T", utilizando nas extremidades terminadores de 50 ohms para balanceamento. Extended thin coax: especificao proprietria com segmento mximo de 300 m e at 100 estaes por segmento. Em redes deste tipo todas estaes devem estar configuradas para funcionar dentro desta especificao. 10 Base T (TWISTED PAIR): Topologia em rvore fsica e barramento lgico com taxa de transferncia de 10 Mbps e tamanho mximo de segmento de 100 m em par tranado no blindado (UTP: unshielded twisted pair). Mximo de 5 segmentos com repetidor.

A arquitetura confivel e de fcil manuteno. A conexo via conectores RJ-45, ponto-a-ponto. O repetidor multiporta (concentrador ou HUB ) recebe sinal em uma das portas e repete para as outras. Caso receba mais de um sinal de entrada simultaneamente transmite um sinal de reforo de coliso para todos os enlaces, com difuso entre todos repetidores. Permite configuraes mistas com 10BASE5 ou 10BASE2. Podem ser utilizados repetidores em verso caixa externa ou placa interna em micro.

14

10BROAD36: Topologia em estrela conectada por barramento com taxa de transferncia de 10 Mbps e tamanho mximo de segmento de 3.750 m, em cabo coaxial de 75 ohms, tipo CATV, nico com canais de ida e volta em freqncias diferentes ou em cabo duplo com mesma freqncia. O MAU (concentrador) recebe dados da estao via interface AUI, modula em freqncia de rdio e transmite para outros MAUs, que demodulam o sinal RF e enviam os dados recuperados s estaes. A comparao dos dados de ida com os de retorno determina se houve coliso ou no. No caso de coliso o MAU que originou a transmisso suspende a transmisso dos dados e passa a transmitir um sinal de reforo de coliso (collision enforcement ) em banda separada. O sinal de coliso garante que todos os MAUs percebam a coliso e que o difundam atravs desta banda.

O padro prev banda passante para os sinais de dados de 14 MHz e para o sinal de coliso de 4 MHz, implicando em uma largura de canal total de 18 MHz . A taxa de erros mdia deve se situar abaixo de 10 8. Mais utilizado para redes metropolitanas geograficamente dispersas ( MAN).

10BASEF: Define caractersticas funcionais, eltricas e mecnicas de: MAUs ativos assncronos para enlaces em fibra tica (10BASEFL). MAUs ativos sncronos para redes backbone em fibra tica ( 10BASEFB ). MAUs passivos assncronos, sem repetidor, para enlaces em fibra tica ( 10BASEFP). MAUs 10BASEFL e 10BASEFP conectam estaes e concentradores e MAUs 10BASEFB s conectam concentradores.

15

A Taxa de transferncia de 10 Mbps em banda base, com comprimento mximo de segmento de 2 Km para os enlaces 10BASEFB e 10BASEFL e 1 Km para os enlaces 10BASEFP. 100BASET (FAST ETHERNET): Vantagens: operao com taxa de transferencia maior sem necessidade de mudanas significativas na infraestrutura existente. Padro definido entre julho de 1993 e junho de 1995. Mantm mtodo de acesso CSMA/CD (IEEE 802.3u 100base T), o que implica que dispositivos que fazem conexo de redes 100baseT com redes 10baseT no necessitam de translao de protocolo, evitando mudanas na formatao do quadro, no tamanho de pacote e no controle de erros. Cabeamento utilizado: 100baseTx: UTP/STP categoria 5, com utilizao de 2 pares de fios de qualidade de dados. 100baseFx: fibra tica multimodo 62,5 / 125 micrmetros. 100baseT4: UTP categorias 3, 4 e 5, com utilizao de 4 pares de fios de qualidade voz/dados, sendo 3 paraTX/RX e 1 para coliso.

MII, Media Independent Interface : interface definida para comunicao com os transceivers utilizando conector de 40 pinos com funo equivalente da interface AUI para redes 10baseT. 16

Utilizao dos cabos para comunicao: 100baseTx: sinal de 125 Mhz com eficiencia de 80% e codificao 4B5B/MLT-3 1 par para transmisso 1 par para recepo/coliso 100baseFx: 1 par para transmisso 1 par para recepo/colisao 100baseT4: taxa de transferencia em cada par de 33 Mbps. 3 pares para transmisso 1 par para coliso Distancias: 100baseTX / 100baseT4 : 100 metros em operao half ou full duplex. 100baseFx: 2 Km para operao full duplex e 400 m para operao half duplex. Full duplex: operao no dobro da taxa de transferencia original pela desabilitao das funes de deteco de coliso e loopback. Auto-negotiation: a deciso de operao a 10 ou 100 Mbps tomada em funo de resposta a uma seqncia de inicializao, onde enviado um fast link pulse para o receptor na outra ponta do cabo, deciso funo da possibilidade de operao em 100baseTx, 100baseT4 ou 10baseT, half ou full duplex.

17

Switched Ethernet
Segmentao de redes atravs de bridges ou routers: o processo de repassar e filtrar pacotes feito por software, implicando em um tempo de latncia alto, com reduo do desempenho. Switching hub: estabelecimento de circuitos dedicados momentneos, cuja taxa de transferncia das portas dedicada de forma total a estes circuitos para a transferncia de um pacote entre estaes conectadas a estas portas. O processador de pacotes identifica o endereo destino de um pacote e verifica em sua tabela de filtragem qual a porta correspondente, estabelecendo uma conexo dedicada entre as estaes associadas quelas portas, a uma taxa equivalente taxa total de transferncia das portas , sem disputa pelo meio de comunicao. Existe uma independncia para estabelecimento simultneo de vrios circuitos virtuais, visando a reduo no tempo de acesso. Uso de circuitos paralelos dedicados evita atrasos de conteno. Baixa latncia: o uso de operao por hardware diminui significativamente o atraso de propagao inserido, de 1200 microssegundos em um bridge ou router tpico para 40 microssegundos. Bons para isolamento do trfego, suportam gerenciamento SNMP em geral.

A taxa de transferncia no hub multiplicada pelo nmero de conexes estabelecidas, no caso de conexes ponto -aponto.

Componentes: MCIP (matriz central de interconexo de pontos ): cria caminhos dedicados entre as portas do concentrador, baseada no endereo destino dos pacotes. No envolve bufferizao, no inserindo desta forma o atraso tpico do transporte de pacotes em bridges ou routers. Mdulo gerenciador: composto por uma interface Ethernet e um processador encarregado das funes de diagnstico, gerenciamento de rede e atualizao de tabelas, sem interferir no estabelecimento de circuitos e processamento dos pacotes. Processadores de pacotes: interfaces dedicadas, com a funo de conectar um segmento Ethernet ou uma nica estao. Implementa as funes de transmisso, recepo, leitura por hardware de endereo destino do pacote recebido e roteamento baseado na comparao deste endereo em uma tabela de filtragem, tambm por hardware.

18

Configurao fixa ou baseada em chassis (stackable ), utilizando backplane de alta velocidade. Permitem a utilizao de uma arquitetura chamada collapsed backbone (backbone compactado): utilizao de uma porta de alta velocidade num switching hub para incrementar desempenho de acesso segmentos especiais da rede, tais como um backbone de servidores (server farm ).

Problemas: Translao de quadros em meio de alta velocidade, tais como converso de quadros para sistemas diferentes fragmentao de pacotes entre meios de tamanhos mximos de pacotes diferentes (inserir um pacote FDDI de 4500 bytes em um segmento Ethernet com capacidade mxima de 1518 bytes). A soluo vai depender do protocolo utilizado, podendo acarretar perda de performance. As solues possveis so: Fim-a-fim: protocolo que est acima da camada fsica limita tamanho de pacotes. Um exemplo de implementao o protocolo AppleTalk , da Apple, que limita tamanho de pacotes em 512 bytes (560 com o cabealho). Negociada: servidores e estaes negociam o tamanho mximo de pacotes durante a fase de conexo. Um exemplo de utilizao o do protocolo IPX, da Novell. Fragmentao: particionamento de pacotes em fraes de tamanho mximo permitido. A fragmentao deve ser implementada pelo concentrador/switch e o protocolo utilizado deve permitir a fragmentao (como o caso do IP, Internet Protocol ). Porm, dispositivos que fragmentam pacotes so geralmente mais caros. Opes de projeto: Estrutura Estrutura Estrutura Estrutura 10/100 Mbps assimtrica. 10/100 Mbps com virtual LANs e server farm. 100 Mbps shared. 100 Mbps switched.

19

20

Comparao entre Switches e Roteadores


Switches operam filtrando pacotes em funo do endereo MAC (nvel 2), enquanto roteadores operam atravs do roteamento de pacotes em funo do endereo de rede (nvel 3), executando a interconexo de redes. Uma tendncia na evoluo da tecnologia de switches a incorporao de funes de roteamento ( nvel 3). Algumas vantagens dos switches: Custo; desempenho; configurao simplificada, pois envolve apenas o nvel de enlace. Roteadores ainda dominam o ambiente de integrao de redes ( WAN) e so capazes de suportar mltiplos protocolos. Switches possibilitaram o surgimento das chamadas redes locais virtuais , onde as estaes formam um domnio lgico mesmo quando esto conectadas a segmentos fsicos independentes, atravs do agrupamento do trfego de rede entre as portas do dispositivo. Switches associam endereos a segmentos conectados s suas portas fazendo o trfego de uma rede virtual fluir por um caminho lgico que pode envolver mltiplos segmentos. Limitao: no cria bloqueio de mensagens broadcast por desconhecer protocolo de nvel 3. Soluo: redes virtuais de nvel 3, com switches que podem ser comparados a roteadores simplificados, mais lentos e mais caros que os switches comuns, pois envolvem uma maior complexidade devida necessidade de realizao de tratamento de protocolos acima do nvel 2. Para interconexo de redes locais virtuais preciso tratamento de nvel 3 em algum ponto da rede. Opes: roteamento interno (nos switches): level 3 switching. Switches com funes de roteamentos internos so solues complexas e caras. roteamento externo (uso de roteadores), com os dispositivos atuando como servidores de rotas. Agrupamento de usurios possvel pela utilizao de endereos MAC e IP simultaneamente. Redistribuio em redes locais virtuais implica em interveno do administrador.

21

IEEE 802.4: Token Passing Bus

Desenvolvimento estimulado pela General Motors e pelo grupo de usurios MAP (Manufacturing Automation Protocol) para atender a especificaes de tempo real em aplicaes industriais. Caractersticas determinsticas em topologia com difuso. Opera bem em baseband e broadband. Funes do MAC: Temporizao para token perdido. Inicializao distribuda. Temporizao de posse de token. Reconhecimento de endereo. Preparao de token e de quadro de dados. Gerao e verificao de FCS. Adio de novas estaes a um anel lgico. Recuperao de erros.

Quadros de 8.191 bytes de tamanho mximo.

Prembulo: responsvel pela sincronizao e separao entre quadros, tem durao mnima de 2 ms, tempo de processamento do quadro. SFD: start of frame delimiter, NN00NN00, onde N so nveis intermedirios de codificao Manchester, que no representam dados. Controle: representa a classe do quadro, podendo ser: informao MAC, informao de nvel superior, informao de gerenciamento ou dado de funo especial. Endereo de destino: o endereo da estao que deve receber o quadro. Endereo de origem: o endereo da estao que originou o quadro. 22

Dados: so os dados a serem transportados pelo quadro.

23

FCS: frame check sequence , CRC. So os bytes de controle de integridade do quadro. EFD: end of frame delimiter, de formato NN1NN1IE, onde: N nveis intermedirios de codificao Manchester, no representam dados. I quadro intermedirio (1 representa mais quadros a serem transmitidos e 0 representa o fim da transmisso dos quadros). E existncia de erros (1 representa quadro com erros e 0 representa quadro sem erros). Estao guarda 3 endereos: predecessor, sucessor e endereo da estao. Passagem de token para sucessor feita com confirmao. Se aps duas tentativas no houver confirmao a estao transmite mensagem broadcast questionando quem a prxima estao, com seu endereo e o da estao sucessora em falha. Se no h resposta, manda mensagem convidando uma estao qualquer a ser a prxima, normalmente a estao monitora manda a resposta e faz uma nova reconfigurao do anel lgico da rede. Se todas as tentativas falharem, pra o processo e entra em estado de espera. Protocolo prev tempo de resposta aps a transmisso da informao para que admita um pedido de insero de uma estao. Se houver conflito de sucessor na tentativa de insero, este resolvido baseado em comparao dos dois primeiros bits de endereo mais significativos, dos prximos dois bits e assim por diante, at se detectar o de menor endereo. Caso se resolva a conteno, os registros de sequncia so alterados. A prioridade, definida por nveis superiores, determina a possibilidade de segurar o meio por um tempo mximo (token holding time ) para transmitir mensagens. Pode ser usada por estaes com atividades crticas. Existem quatro tipos diferentes de nvel fsico, sendo trs especificados com cabo coaxial e um com fibra tica utilizando topologia em estrela com uso de acopladores ou concentradores ( HUB s).

IEEE 802.5: Token Ring


Proposta originalmente em 1969, ganhou impulso com sua adoo como padro de redes locais pela IBM. A transferncia da informao pelo anel, feita em ligaes ponto -a-ponto com regenerao do sinal. As estaes ganham acesso ao meio ao capturar um token vazio. O token ento marcado como ocupado e a estao adiciona a informao ao final do token. A mensagem circula pelo anel e copiada ou no pela estao destino. Ao retornar estao origem a mensagem retirada do anel e o token marcado como vazio, sendo repassado para a estao seguinte. Podem ser inseridos mltiplos quadros no anel por uma mesma estao, mas ao final de um tempo mximo de reteno do token a liberao do mesmo obrigatria. Ao inserir a ltima mensagem de um quadro e at o retorno do token a estao insere no meio sequncia de 1's e 0's alternados.

24

Formato das mensagens: 1 1 1 2/6 2/6 N 4 1 1 Bytes

Quadro do token um quadro somente com os campos SD, AC e ED. SD: start delimiter, campo delimitador de inicio de quadro, 1 octeto no formato JK0JK000 , onde J e K so nveis intermedirios de codificao Manchester, que no representam dados. AC: campo de controle de token com formato PPPTMRRR, com o seguinte significado dos bits: PPP Prioridade do token corrente, indica quais estaes tero o direito de usar o prximo token (estaes com prioridade maior ou igual do token).Pode variar de 0 a 7. T Token bit, marcado com 0 se um token livre, e com 1 se a mensagem contm informao. As estaes recebem o token com T=0, se tem dados a transmitir, com prioridade igual ou maior do token, adicionam seus dados mensagem, mudando ento T para 1. M B it de monitorao, inicializado com 0, pela estao que originou a mensagem. Entre as estaes da rede h uma estao monitora (a primeira a ser ativada) que troca para 1 este bit ao repassar esta mensagem. Se a estao monitora receber uma mensagem com M=1 percebe que a estao origem desta mensagem no a retirou do anel, realizando ento ela mesma a operao de retirada desta mensagem do anel. Isto impede a circulao de mensagens no anel por tempo indefinido. RRR Utilizado por estaes com prioridades mais alta, para ter acesso mais rpido ao token. Ela coloca no RRR a sua prioridade, as demais que tiverem prioridade inferior, deixam passar o token livre sem utiliza-lo, mesmo que fossem a prxima a transmitir. uma reserva de prioridade, pedida por uma estao que possui mensagens a transmitir. Quando a mesma recebe o token com prioridade maior que a sua. Estaes que alteram a prioridade do token devem sempre retornar a prioridade ao nvel original ao final da transmisso de suas mensagens.

FC: campo de controle de quadro com formato FFZZZZZZ, onde: FF define se o quadro de controle do nvel MAC (FF=00) ou de dados do nvel de enlace (FF=01). ZZZZZZ se FF=00 define qual o tipo de quadro de controle e se FF=01 o campo pode ser utilizado pelo protocolo de nvel superior para insero de informaes de protocolo. DA: endereo destino com 2 ou 6 bytes. SA: endereo origem com 2 ou 6 bytes. INFO: pode conter nenhum, um ou mais bytes. Pode ser utilizado para envio de informao do nvel de enlace, conter informaes de manuteno da rede ou informaes da camada MAC. FCS: frame check sequence , CRC dos campos anteriores, a partir do DA, so os bytes de controle de integridade do quadro.

25

ED: campo delimitador de fim de quadro com formato JK1JK1IE, onde: JeK so nveis intermedirios de codificao Manchester, que no representam dados. I indica se o quadro o ltimo de uma sequncia (I=0) ou no (I=1). A quantidade de quadros transmitidos funo do tempo mximo de reteno do token por uma estao. E indica se alguma estao por onde passou este quadro encontrou algum erro de CRC. Neste caso, este quadro dever ser descartado. FS: campo de estado do quadro com formato ACrrACrr, onde: rr bits reservados para uso futuro. A endereo destino reconhecido, transmitido como 0 e colocado em 1 pela estao destino se a mesma reconhecer o DA como seu endereo. C quadro copiado, recebido em 1 significa que a estao destino recebeu e copiou o quadro. Se recebido em 0 significa que a estao destino no possua recursos para a recepo do quadro (memria, etc.). Opo de token mltiplo (Early Token Release ) incorporada para permitir maior eficincia, onde a estao envia token livre assim que termina de transmitir seus quadros, sem esperar o retorno dos mesmos. Estao monitora cria o token, fornece a sincronizao do anel e recupera alguns tipos de erro como recuperao de token perdido (timeout), retirada de token duplicado e a retirada de mensagens da rede que no foram retiradas pelas estaes que as originaram (h a emisso de novo token neste caso). Monitor emite de tempos em tempos o quadro AMP ( Active Monitor Present ). Se alguma estao deixa de detectar este quadro durante intervalo de tempo pr -definido comea o procedimento de recuperao, onde enviado o quadro Claim Token. Se no houver contestao de estao de endereo superior a mesma vira estao monitora. Nvel fsico: O nvel fsico da especificao IEEE 802.5 utiliza codificao Manchester diferencial, onde os smbolos J e K (no dados) so transmitidos como smbolos sem transio de nvel LL e HH respectivamente. Par tranado blindado (STP) com 150 ohms operando a 4 ou 16 Mbps; ou par tranado no blindado (UTP) com 100 ohms operando a 4 ou 16 Mbps, ambos com um mximo de 250 repetidores ligados ao anel.

26

TCU insere ou retira estaes do anel. Concentradores ( HUB s ou MAUs) contm conjunto de TCUs ligados em srie.

HUB passivo (8228), no regenera o sinal entre TCU e a estao. HUB ativo regenera, atuando mesmo se todos os TCUs do HUB estiverem em modo bypass. Um HUB passivo com todos TCUs no modo bypass pode tornar a rede inoperante, se os HUB s adjacentes a ele estiverem a uma distncia superior mxima permitida.

IEEE 802.6: Metropolitan Area Networks (MAN)


Especificao comeou no final de 1981 e tomou forma no final de 1987 a partir de uma proposta da Australian Telecom. Prove servios integrados multimdia (voz, textos e imagem) em rea geograficamente dispersa, podendo funcionar como backbone metropolitano para interconexo de redes. Topologia em barramento duplo com fluxos opostos, em duas configuraes principais: barra aberta e barra fechada. Arquitetura em barra fechada pode ser reconfigurada para barra aberta em caso de falha na estao geradora dos slots (maior confiabilidade). Arquitetura Distributed Queue Dual Bus (DQDB ). Na transmisso, a barra DQDB segmentada em intervalos de tempo de tamanho fixo (tempo de transmisso de 53 bytes) para transferncia dos quadros. Em cada barra a primeira estao na direo do fluxo responsvel pela gerao dos slots. Algoritmo de fila distribuda: quadros tm bit de ocupao ( slot ocupado em 1, desocupado em 0) e bits de requisio. Estaes mantm contador de requisies com nmero de requisies pedidas pelas estaes sua frente. Requisies so canceladas medida que a estao deixa passar slot vazio. Uma estao querendo transmitir, envia, na primeira oportunidade, pedido de requisio na barra reversa e transfere o contedo do contador de requisies para o contador auxiliar com o nmero de requisies sua frente que devero transmitir primeiro. A estao s pode transmitir seu quadro quando este contador chegar a zero. Operaes de envio de quadro e de requisio so independentes podendo ser feitas vrias requisies para vrias transmisses independentes, no sendo necessrio se esperar a transmisso para se fazer outra requisio.

27

Topologia em barra aberta

Topologia em barra fechada Servios oferecidos: acesso ao meio MAC para a camada superior segundo padro IEEE 802; servio orientado conexo com uso de canais virtuais sem garantia de tempo de transferncia determinstico. Quadros de nvel superior so segmentados e sequenciados na origem em unidades de tamanho fixo de 44 bytes com remontagem no destino.

Padro ANSI X3T9.5: FDDI


Utiliza fibra tica devido alta taxa de transmisso. A arquitetura em anel devida a facilidade de ligao ponto a ponto para este tipo de meio de transmisso. FDDI II: variao com capacidade de chaveamento de circuitos. Em estudos a utilizao de outros meios fsicos com a definio de seus protocolos: fibra tica monomodo (para atingir maiores distncias), fibra tica de baixo custo, par tranado. Rede em duplo anel com emisso de feixes de luz por LEDs em fibra tica a 100 Mbps.

28

Estaes classe A se ligam diretamente aos dois anis; estaes de classe B utilizam conexes simples mas so conectadas a rede atravs de um concentrador por questo de confiabilidade.

Confiabilidade funo de trs tcnicas: chaves de bypass: desconecta da rede as estaes em falha. duplo anel: um dos anis s funciona em caso de falha de uma das estaes ou de um enlace. Aps a reconfigurao o novo anel tem o dobro do comprimento do original. concentradores: permitem que estaes de classe B se liguem ao anel permitindo a reconfigurao da rede em caso de falha na mesma ou em sua ligao ao concentrador. Permite a conexo de at 500 estaes (cada uma com duas conexes fsicas) ligadas por um anel de at 100 Km. A distncia mxima entre dois ns de 2 Km para fibra multimodo, para fibra monomodo, pode chegar a 3 Km no mximo. Como no padro IEEE 802.5 (token ring), estao que insere o quadro no anel responsvel por retir -lo do mesmo.

A correspondncia com a arquitetura OSI demonstrada na figura, onde o nvel MAC compatvel com o protocolo padro IEEE 802.5:

Codificao de transmisso NRZI, onde 1 representado por presena de transio e 0 por ausncia de transio. Codificao especial (4 entre 5) com smbolos de 5 bits garante a no existncia de mais de trs zeros seguidos em uma transmisso, propriedade usada para sincronismo entre receptores e transmissores. 29

O formato dos quadros mostrado a seguir:

PA: prembulo com mais de 16 smbolos (80 bits). SD: campo delimitador de incio de quadro com formato JK, onde J e K so smbolos especiais. FC: campo de controle de quadro formado por dois smbolos que representam o tipo de quadro (dados, controle ou gerenciamento). DA: endereo destino com 2 ou 6 bytes. SA: endereo origem com 2 ou 6 bytes. INFO: campo de dados com tamanho mximo de 4500 bytes. FCS: 4 bytes de frame check sequence, CRC dos campos anteriores a partir do DA. ED: campo delimitador de fim de quadro com um smbolo T especial. Delimitador do token so 2 smbolos T. FS: campo de estado do quadro com 3 smbolos que indicam se a estao destino reconheceu o endereo, se o quadro foi copiado e se alguma estao detectou erro no quadro.

IEEE 802.2: Logical Link Control (LLC)


Oferece servios de estabelecimento, manuteno e finalizao de enlaces lgicos para o nvel de rede. Trs tipos de operao: Tipo 1 Conexo Confirmao Tipo 1: o servio voltado para a troca de datagramas, sem estabelecimento de conexo e sem confirmao de recepo de mensagens. a ausncia de procedimentos de estabelecimento de conexo torna a transferncia de dados mais rpida. no possui mecanismos de controle de fluxo, os pacotes no so numerados. no possui mecanismos de deteco de erros. a confiabilidade deve ser implementada por nveis superiores. deteco de endereos fsicos duplicados. executa teste de conexo com estaes remotas. Tipo 2 X X Tipo3 X

30

Tipo 2: orientado conexo. com estabelecimento de conexo e confirmao de recepo da mensagem. o servio confivel, devido a utilizao do conceito de circuitos virtuais. funes de: estabelecimento de conexo: pedido ou notificao da conexo. uso da conexo: transferncia de dados, seqnciamento, controle de fluxo e recuperao de erros. inicializao da conexo: retorno da conexo ao estado inicial. finalizao da conexo: pedido ou confirmao de desconexo. Tipo 3: o servio voltado para a troca de datagramas com confirmao de recepo de mensagens, porem, sem estabelecimento de conexo. o servio confivel, mesmo sem a utilizao de circuitos virtuais.. protocolo "stop and go" (espera de confirmao) com controle de fluxo. mais utilizado em automao industrial por ser rpido e confivel. Tipos de pacotes: Pacote I: a mensagem que carrega comandos e respostas para transferncia de informaes em operao tipo 2. Possui campos de sequenciamento e controle de fluxo. Pacote S: a mensagem que carrega comandos e respostas para superviso e controle , em operao tipo 2. Possui campos de seqenciamento e controle de fluxo para serem associados com os pacotes I. Pacote U: a mensagem no numerada que carrega comandos e respostas para operaes do tipo 1, 2 ou 3. Formato do quadro: DSAP (1 byte) SSAP (1 byte) Tipo do quadro (1 byte) Tamanho dos dados (2 bytes) Dados Onde: DSAP: SSAP: Tipo do quadro: Ponto de acesso de servio destino Ponto de acesso de servio origem Pacote I, S ou U

Tamanho dos dados: Tamanho da rea de dados do pacote em bytes

31

Ligao inter-redes
Elementos que interligam fsica e logicamente duas ou mais redes: gateways. Converso de protocolo em redes heterogneas. Classificao quanto camada de interconexo:

Classificao quanto ao grau de conectividade: ligaes locais. ligaes remotas.

Repetidores:
Elementos de nvel fsico que atuam regenerando o sinal entre diversos segmentos de uma rede local.

Pontos a serem considerados: em redes com conteno repetidor detecta coliso e simula a mesma no outro segmento. gerao de loops causa trfego infinito e colises em redes baseadas em conteno (com consequente degradao do desempenho). se MAC faz reconhecimento de estao destino ativa no prprio quadro (como no IEEE 802.5) esta caracterstica se perde pela possibilidade de existncia de mltiplos repetidores no caminho do quadro (quem marca o quadro? A estao destino estar realmente ligada?). gerao de trfego intil quando quadro destinado a uma estao no mesmo segmento.

32

33

Pontes:
Elementos intermedirios que atuam no nvel de enlace.

Os mtodos de acesso das redes interligadas so independentes, permitindo a coexistncia entre redes heterogneas. Sofrem dos mesmos problemas dos repetidores no que diz respeito sua utilizao em redes baseadas em conteno e a seu uso em protocolos com reconhecimento automtico. Como problemas adicionais podemos citar: valores dos temporizadores das camadas mais elevadas deve considerar tempo de trfego entre redes diferentes (at de baixa velocidade) para evitar falsa interpretao de falha. protocolos de acesso com diferena no tamanho mximo dos quadros devem prever descarte de quadros com tamanho maior que o permitido se no houver facilidades para fragmentao e remontagem de quadros. esquemas de prioridade dos protocolos de acesso so perdidos se houverem diferenas que inviabilizem sua converso nas pontes. Pontes s repassam os pacotes endereados s redes por elas ligadas direta ou indiretamente: so individualmente endereveis. Possui funo de armazenamento de mensagens em buffers para compatibilizao de acesso (conteno, velocidade) entre os nveis fsicos, utilizando tcnica de store and forward. So individualmente controlveis, podendo coletar dados para gerenciamento. Falha em uma das redes interconectadas no se propaga. Segmentao por pontes favorece desempenho se no houver trfego inter -redes significativo. O conjunto de segmentos interconectados constitui uma nica rede local. Endereos de grupo e de broadcasting so vlidos para todo o conjunto de segmentos de rede interconectados. Independncia dos protocolos superiores. Transparncia para os protocolos superiores deve ser mxima, devendo ser mnima a influncia de atrasos e de corrupo de mensagens. 34

Pontes incrementam o tamanho fsico da rede (regenerao do sinal com independncia dos nveis fsicos), alm de incrementar o nmero mximo de estaes na rede (ponte representa N estaes na competio pelo meio). Servio Simples Disponibilidade Perda de quadros Perda de ordem Duplicao de quadros Tempo de vida Taxa de erros Comprimento dos dados Vazo Legenda: F P imposto pelo nvel fsico obtido por protocolo = F F P = = Tipo de Rede Mltiplas (com bridge) + = P P P = = +

Problema na interconexo por pontes: loops ativos.

Solues: Redes com topologia em rvore, roteamento spanning tree (pontes transparentes). Roteamento pela fonte, source routing. Pontes transparentes ou spanning tree: LAN's no sofrem nenhuma modificao ao serem interconectadas por este tipo de ponte. ligao da ponte com uma rede local especfica atravs de portas, com um endereo MAC para cada porta. portas com dois estados possveis: blocking state e forwarding state. pontes operam com base em tabela de rotas que associa um endereo de destino a uma porta de sada. pontes escutam todos os quadros das redes s quais esto conectadas, se o endereo destino do quadro est associado a uma porta diferente da porta de entrada. Se o endereo no for encontrado na tabela o quadro retransmitido para todas as portas, exceto aquela pela qual o quadro entrou. Se o endereo for encontrado, o quadro retransmitido somente para a porta associada quele endereo. tabela de rotas pode ser esttica (criada por funo de gerenciamento disponvel na ponte) ou dinmica, onde as entradas least recently used so descartadas e a tabela criada gradativamente com base nos endereos de origem dos quadros recebidos. loops so evitados pela utilizao de algoritmo spanning tree , que garante a no existncia de caminhos fechados em uma rvore lgica construda com base neste algoritmo. algoritmo distribudo com seleo da ponte raiz da rvore com base no endereo (menor endereo, por exemplo). Uma vez determinada a raiz, a rvore (tabela) construda, com cada ponte determinando o menor caminho para a ponte raiz. manuteno da rvore envolve a difuso peridica por uma ponte de uma mensagem para todas as redes s quais est conectada, com seu endereo.

35

estados blocking e forwarding de uma porta permitem a construo da rvore. algoritmo adaptativo: aprende caminhos analisando o trfego de mensagens circulantes e detecta loops enviando mensagens peridicas de uma ponte para a prpria ponte e verificando se estas mensagens retornam por outro ramo. Mais utilizado em redes Ethernet. Exemplo:

aps aplicao do algoritmo:

algoritmo no usa caminhos mais curtos. Caminhos alternativos ficam como reserva. Source routing: pontes transparentes so de fcil instalao mas no otimizam caminhos de comunicao. No source routing, estao que envia a mensagem define as pontes e os segmentos de rede que ela vai atravessar. inserido nos quadros o campo routing information, formado por designadores de rota, que por sua vez so compostos por um identificador de segmento e um identificador de ponte. rota determinada por uma sequncia de designadores de rota.

36

primeiro bit do endereo de origem dos quadros cujo destino no est na mesma rede da estao origem igual a 1. pontes que recebem quadros com este bit em 1 analisam a informao de roteamento do quadro. Se nesta informao o identificador de segmento pelo qual a mensagem chegou associado ao seu identificador de ponte, o quadro retransmitido para a rede cuja identificao vem a seguir. Seno, o quadro descartado. estao sabe o caminho para uma outra atravs de algoritmo que envolve difuso de mensagens para a estao destino por todos os caminhos possveis na rede. medida que as pontes vo retransmitindo estas mensagens, elas adicionam s mesmas informaes de rota. A estao destino receber vrias mensagens, uma delas com a menor rota. Esta rota informada estao origem atravs da transmisso de uma mensagem de resposta. pressupe manuteno de tabela de roteamento em cada estao, com atualizao peridica utilizando intervalos que permitam boa adaptabilidade flutuaes da rede sem gerar trfego de controle excessivo. variaes: aprendizado das rotas pela escuta do trfego, mensagem de aprendizado para todas as estaes. Mais utilizado em redes token ring. Diagrama em blocos de uma ponte:

Legenda: IEP informao de estado de porta EPP entidade de protocolo de ponte TF tabela de filtragem Pontes so pontos privilegiados para observao de uma rede, pois permitem escuta de trfego local e entre segmentos de rede. So bastante utilizadas como centros de gerenciamento, isto , estaes dedicadas ao processamento, apresentao e controle dos dados gerenciais em uma rede. possvel a utilizao de pontes remotas (ligao de LAN's com WAN's), devendo entretanto serem analisados os seguintes pontos: custo do meio de comunicao no deve ser crtico, pois a conexo deve estar permanentemente ativa. devem ser utilizados protocolos diferentes, apropriados s caractersticas dos meios de comunicao. deve ser implementada a filtragem de trfego na ponte para no sobrecarregar a conexo remota com trfego local.

37

Gateways:
So classificados em dois tipos: gateways conversores de meio ou roteadores: so os mais simples, bastante utilizados em interconexo de redes com servios de datagrama. Recebem um pacote do nvel inferior e tratam o cabealho inter -redes do pacote, descobrindo o roteamento necessrio. Com esta informao pode construir novo cabealho inter redes e enviar o pacote ao prximo destino segundo o protocolo da rede local em que este se encontra.

gateways tradutores de protocolos: atuam traduzindo mensagens de uma rede em mensagens de outra rede com a mesma semntica de protocolo. Note -se que nem todos os protocolos podem ter as funes mapeadas entre si, e que os servios que so oferecidos para os nveis superiores que devem ditar o mapeamento. Tais gateways so bastante complexos e de difcil realizao, sendo pouco utilizados, podendo atuar em qualquer nvel acima do nvel de enlace. Para simplificar a implementao de um gateway o mesmo pode ser dividido em duas partes denominadas half-gateways, onde cada uma implementa o protocolo de comunicao entre elas e abaixo deste protocolo construda a pilha de protocolos requerida por qualquer estao da rede qual est acoplado. As duas partes se comunicam atravs de um sistema de comunicao mais adequado velocidade de comunicao e distncia entre as redes.

A utilizao de gateways para a conexo de redes locais idnticas no sofre nenhuma das restries apresentadas para pontes e repetidores, devido separao lgica das redes envolvidas. As desvantagens so a maior complexidade e a exigncia de um protocolo inter -redes.

38

Conjunto de Protocolos TCP/IP


A arquitetura TCP/IP baseia-se em um servio de transporte orientado conexo chamado TCP (Transmission Control Protocol ) e em um servio de rede orientado a datagrama chamado IP (Internet Protocol ). Desenvolvimento patrocinado pelo DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency ) e efetuado atualmente pelo IAB (Internet Activity Board ). Padro aberto, qualquer pessoa pode propor protocolos. nfase interconexo de redes heterogneas atravs de Internet Gateways ou Internet Routers, que mantm tabelas de rotas que descrevem a topologia da rede para distribuir corretamente as mensagens. Para entregar dados entre dois hosts necessrio mover dados atravs da rede para o host correto, e no host, para o processo ou usurio correto. O TCP/IP utiliza os esquemas a seguir para realizar estas tarefas: Endereamento - Endereos IP, que identificam hosts na Internet, entregam os dados para o host correto. Roteamento - Gateways se encarregam de entregar os dados na rede correta. Multiplexing - Identificadores de portas e protocolos entregam dados para o modulo de software correto no host. As quatro camadas deste protocolo so: Aplicao: programas que interagem com o nvel de transporte para enviar e receber dados. Podem interagir com o TCP (Transmission Control Protocol ) ou com o UDP (User Datagram Protocol ) neste nvel. Exemplos: SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ): servio store-and -forward para mensagens. FTP (File Transfer Protocol ): transferncia de arquivos. TELNET: servio de emulao de terminais virtuais. DNS (Domain Name System ): mapeamento de nomes em endereos de rede.

Transporte: o TCP (Transmission Control Protocol ) permite comunicao confivel entre aplicaes, com servio de controle de erros, controle de fluxo, sequenciao de quadros e multiplexao do acesso ao nvel inter -redes. O UDP (User Datagram Protocol ) considerado uma simplificao sua, provendo somente servios de multiplexao do acesso para o nvel inter -redes. Inter-redes: efetua o roteamento de mensagens entre ns pelas diferentes redes, de acordo com as tabelas armazenadas. Nvel de interface de rede : transmite os datagramas IP para uma rede com arquitetura especfica, atravs da traduo de endereos lgicos para endereos fsicos para as mensagens fornecidas pelo IP.

39

Comparao OSI x TCP/IP:

Diferena principal est no nmero de camadas. OSI tem servios opcionais (por exemplo, nveis de enlace, rede e transporte, podem oferecer servios orientados conexo ou no), o que pode ocasionar impossibilidade de comunicao entre dois sistemas que obedeam s regras de construo do modelo OSI. Pilha TCP/IP mais prtica, onde o equivalente aos nveis de enlace, fsico e parte do nvel de rede do modelo OSI so agrupados no nvel intra -rede, no sendo tratados pela arquitetura TCP/IP, que se limita a definir a interface de rede entre os nveis inter -rede e intra -rede. Nvel fsico no especificado na pilha TCP/IP. Usurios podem utilizar qualquer modo de transmisso fsica, desde os de rede local at os de rede remota, como por exemplo o X.25 e o Ethernet. Servio IP a nica opo de nvel de rede na Internet, simplificando seu uso. Camada de aplicaes Internet segmentada na pilha OSI, dando maior flexibilidade ao desenvolvimento de aplicaes distribudas. TCP/IP foi a primeira opo de soluo no proprietria para interconexo de sistemas abertos. TCP/IP padro de fato, OSI padro de direito. Utilizado tanto em redes locais como em redes globais, podendo oferecer servios de interconexo de redes locais atravs de uma rede global por meio de um protocolo nico - rede das redes. Redes globais devem adotar padronizao de endereos de acesso para garantir unicidade e possibilitar comunicao entre empresas ou organizaes. Fornecedores de produtos devem garantir mxima flexibilidade de configurao de seus equipamentos para facilitar comunicao entre diferentes equipamentos. Primeira rede TCP/IP foi a ARPANET, que ainda um importante backbone Internet, com sua interface primria sendo uma rede X.25. Outras redes importantes: CSNET (Computer Science Network), que interconecta universidades e rgos de pesquisa; NSFnet (National Science Foundation Network), utiliza primariamente facilidades T1 para interconexo de seu backbone.

40

Protocolo IP
Protocolo que no oferece servios orientados a conexo, transportando datagramas no confiveis entre estaes (somente com informaes de checksum no cabealho, para garantir roteamento correto). Servios oferecidos: fragmentao e remontagem de datagramas para adaptao dos mesmos s caractersticas de transmisso das diversas redes conectadas; endereamento hierrquico; prioridade em pacotes; campo especial indicando qual o protocolo de transporte a ser utilizado no nvel superior; roteamento adaptativo; controle de nmero de saltos em pacotes (tempo de vida til). Origem e destino dos datagramas so especificados atravs de endereos IP. Endereos com 32 bits, escritos como quatro bytes em notao decimal (128.4.6.1), sendo que a primeira parte identifica a rede qual o n est conectado, e as partes restantes a identificao do n (host) nesta rede. Endereo IP lgico. Cada dispositivo na rede ainda mantm seu endereo fsico, que associado a este endereo lgico. Toda interface de host ou n em uma rede TCP/IP identificada por um endereo IP exclusivo. Esse endereo ser utilizado para identificar o host em uma rede; ele especifica tambm informaes de roteamento em interredes. Dessa forma, um endereo IP contm duas parcelas de informao: o identificador da rede e o identificador do host. O identificador de rede identifica um grupo de computadores e outros dispositivos, todos localizados em uma mesma rede lgica, separados ou conectados entre si por roteadores. Em redes globais formadas por um conjunto de redes interconectadas, h um identificador de rede exclusivo para cada rede. As redes conectadas com a Internet devero obter um ID de rede oficial na InterNIC para garantir uma exclusividade de ID de rede IP. Depois de receber o ID de rede, o administrador da rede local dever atribuir IDs de host exclusivos aos computadores da rede local. Embora as redes privativas no conectadas com a Internet possam escolher utilizar seus prprios identificadores de rede ( retirados de preferncia de uma faixa especial de endereos reservada para tal), um ID de rede vlido da InterNIC permitir que uma rede privativa estabelea conexo com a Internet posteriormente sem que seja preciso atribuir endereos novamente. Servio de domnio de nomes ( DNS - Domain Name Services ) associa endereos IP a nomes para evitar que usurios tenham que memorizar endereos. A tabela de associao de nomes a endereos pode ser pesquisada em servidores de domnio na rede. Endereos IP e nomes so fornecidos por rgo especfico (InterNIC) para garantir unicidade. Exemplo: 128 128.100 128.100.100 128.100.100.100 rede companhia rede local n comunidade empresa localizao n

EDU UNITEC.EDU RIO.UNITEC.EDU SYS1.RIO.UNITEC.EDU

Endereos em uma sub-rede devem ser administrados localmente.

41

Endereos especiais: Endereo default identificador de rede, com todos os bits do campo identificador de host em 0. Endereo global com todos os bits em 1 (octeto 255), para difuso de mensagens globais para todos os hosts localizados na mesma rede do host origem do datagrama. Endereos 127.0.0.0 e 127.0.0.1, utilizado para teste ( loopback ) e comunicao entre processos de uma mquina, no computador local. Os endereos 224 e acima so reservados para protocolos especiais (IGPM multicast ) e no podem ser utilizados como endereos de host. A comunidade Internet definiu classes de endereos, de forma a acomodar redes de diferentes tamanhos. Cada classe de rede poder ser identificada a partir do primeiro octeto de seu endereo IP. apresentado a seguir um resumo do relacionamento entre o primeiro octeto de um endereo especfico e seus campos de ID de host e ID de rede, alm do nmero total de IDs de rede e IDs de hosts para cada classe de endereo. Classes de endereos: associadas ao tamanho da rede (locais, pblicas ). Classe A: o bit mais significativo 0, os prximos 7 bits identificam a rede e os 24 bits restantes identificam o endereo local. Utilizada para redes de grande porte, endereando de 1 a 126 redes com 1 a 16 milhes de hosts (ARPANET). Classe B: os dois primeiros bits do endereo IP so 10. So dois bytes para o nmero da rede e dois bytes para o nmero do host. Endereos de rede variam na faixa de 128.1 a 191.255, podendo serem endereados em cada rede at aproximadamente 65 mil hosts. Classe C: os trs primeiros bits so 110. So trs bytes para identificar a rede e um para o host. Endereos de rede variam na faixa de 192.1.1 a 223.254.254 e nelas podem ser endereados at 254 hosts. Classe D: os trs primeiros bits so 111. Este um endereo especial, reservado. Os nmeros deste intervalo so endereos de multicast, utilizados para indicar um grupo de computadores ao mesmo tempo. Classe A B C Valores w 1-126 128-191 w.x 192-223 w.x.y ID de rede w y.z z ID de host Redes Disp. Host/Rede x.y.z 126 16.777.214 16.384 65.534 2.097.151 254

Um host de rede utiliza um ID de rede e um ID de host para determinar qual pacote deve receber ou ignorar e para determinar o escopo de suas transmisses (apenas os ns com o mesmo ID de rede suportam broadcast no nvel do IP). Pelo fato de o endereo IP do remetente estar includo em todos os pacotes IP de sada, ser til para o computador de destino obter o ID de rede de origem e o ID de host do campo de endereo IP. Isso ser feito atravs de mscaras de sub-rede. IP assume que acesso rede feito atravs de mdulo de interface de software ( device driver), com chamadas especficas. Mapeamento de endereos de rede em endereos de sub-rede (fsica) feita por protocolo denominado ARP (Address Resolution Protocol ). Host querendo identificar outro envia mensagem de enlace na sub -rede com endereo de difuso (global) e com campo type com cdigo especfico de requisio de endereo. Host destino responde identificando seu endereo na sub-rede.

42

Protocolo RARP (Reverse Address Resolution Protocol ) adaptao que pressupe existncia de servidor de endereos IP na rede. Servidor recebe mensagem de requisio com endereo de sub -rede (fsico ), e envia resposta com endereo IP associado. Permite que mquinas identifiquem endereo IP de outras e delas prprias.

Mscaras de Sub-rede - Sub-net mask A estrutura padro de um endereo IP pode ser modificada localmente utilizando-se bits de endereamento de host como bits adicionais de endereos de rede. Resumidamente, a linha de separao entre os bits de endereo de rede e os bits de endereo de host movida, criando-se redes adicionais, mas reduzindo-se o numero mximo de hosts pertencentes a cada rede. Estes bits dividem as redes em sub-redes. Sub-redes normalmente so utilizadas para solucionar problemas organizacionais ou de topologia. Atravs de subredes, o administrados pode delegar a atribuio de endereos IP para departamentos dentro da organizao. Subredes tambm podem ser utilizadas para superar diferenas de hardware e limitaes de distancias. Roteadores IP podem conectar redes fisicamente distintas apenas se cada rede fsica possui um endereo de rede nico. As mscaras de sub-rede so valores de 32 bits que permitem que os destinatrios de pacotes de ID distingam a parte ID da rede do endereo IP do ID do host. Assim como um endereo IP, o valor de uma mscara de sub-rede representado em notao de decimais separados por ponto. As mscaras de sub-rede so determinadas pela atribuio de bits 1 aos bits que pertencem ID da rede e de 0 aos bits que pertencem ID do host. A sub-rede s conhecida localmente, para o resto da Internet o endereo interpretado normalmente. Mscaras de sub-rede padro para classes de endereos IP padro: Classes A B C Bits 11111111 00000000 00000000 00000000 11111111 11111111 00000000 00000000 11111111 11111111 11111111 00000000 Mscara de Sub-rede 255.0.0.0 255.255.0.0 255.255.255.0

Embora a configurao de um host com a mscara de sub-rede possa parecer redundante depois de examinar a tabela anterior (j que a classe do host pode ser facilmente determinada), as mscaras de sub-rede tambm sero utilizadas para segmentar uma ID de rede atribuda entre diversas redes locais.

43

Exemplos de mscara de rede: Endereo IP 128.66.12.1 130.97.16.132 192.178.16.66 132.90.132.5 18.20.16.91 Mascara de rede Interpretao 255.255.255.0 host 1 na rede 128.66.12 255.255.255.192 host 4 na rede 130.97.16.128 255.255.255.192 host 2 na rede 192.178.16.64 255.255.240.0 host 4.5 na rede 132.90.128.0 255.255.0.0 host 16.91 na rede 18.20

Por exemplo, suponha que seja atribuda a uma rede o endereo 144.100 de Classe B . Esse um dos mais de 16000 endereos da classe B capazes de servir a mais de 65000 ns. No entanto, a rede corporativa internacional qual essa ID foi atribuda composta por 12 redes locais internacionais com 75 a 100 ns cada. Em vez de solicitar mais 11 IDs de rede, ser melhor utilizar a sub-rede para fazer um uso mais eficiente da ID 144.100 atribuda. O terceiro octeto do endereo IP poder ser utilizado como uma ID de sub-rede, para definir a mscara de sub-rede 255.255.255.0. Isso dividir o endereo de Classe B em 254 sub-redes; 144.100.1 at 144.100.254, cada uma delas com 254 ns. (As IDs de host 0 e 255 no devero ser atribudas a um computador; elas so usadas como endereos de broadcast, em geral reconhecidas por todos os computadores). Qualquer um desses 254 endereos de rede poder ser atribudo s redes locais internacionais nesse exemplo. Dentro de cada rede local, ser atribuda uma nica ID de host exclusiva, e todas tero a mscara de sub-rede 255.255.255.0. O exemplo anterior demonstrou um esquema de sub-rede simples (e comum) para endereos de Classe B. Eventualmente ser necessrio segmentar apenas parte de um octeto utilizando apenas alguns bits para especificar as IDs de sub-rede (como quando as sub-redes excedem 256 ns). Cada usurio dever verificar com o administrador de rede local para determinar a diretriz de sub-rede da rede e a mscara de sub-rede correta. A mscara de sub-rede dever ser a mesma para essa ID de rede em todos os sistemas da rede local. Formato do datagrama IP:

VERS: verso do protocolo IP que montou o quadro. HLEN: comprimento do cabealho do datagrama em palavras de 32 bits. SERVICE TYPE: qualidade do servio requerido pelas redes onde passa o datagrama. TOTAL LENGTH : tamanho do datagrama (cabealho + dados). IDENTIFICATION: usado em fragmentao, identifica todos os fragmentos de um mesmo datagrama. FLAGS: usado em fragmentao, possui bits DF (don't fragment - no fragmentar ) e MF (more fragments existem mais fragmentos ). FRAGMENT OFFSET: (contador de fragmentos ) usado na fragmentao para remontar datagramas com mltiplas fragmentaes. TIME TO LIVE: inicializado com certo valor e decrementado quando o datagrama passa por um gateway. Quando atinge o valor zero o quadro descartado (para evitar circulao eterna de um datagrama). PROTOCOL: identifica o protocolo de transporte que gerou e dever receber o datagrama no destino. HEADER CHECKSUM: CRC do cabealho, verifica consistncia do mesmo (consistncia da rea de dados funo dos nveis superiores). SOURCE IP ADDRESS e DESTINATION IP ADDRESS: endereos IP dos hosts origem e destino respectivamente. IP OPTIONS: informaes de segurana, source routing, relatrios de erro, depurao, sincronizao de hora, etc. DATA: dados do datagrama. PADDING: completa o cabealho com a quantidade de bytes que faltam para que o mesmo tenha um nmero inteiro de palavras de 4 bytes.

44

Fragmentao e remontagem de datagramas: TCP/IP utilizado para interconectar redes de tecnologias diferentes, com tamanhos mximos de quadro variveis. Fragmentao utilizada para transportar quadros atravs de redes com tamanho mximo de quadro menor que o tamanho do prprio quadro. Bits DF do campo FLAGS em 1 impedem fragmentao. Neste caso pacote deve ser re -roteado ou descartado. Fragmentao de D0 em D1 e D2: D1 e D2 mantm campos IDENTIFICATION, SOURCE IP ADDRESS, DESTINATION IP ADDRESS e PROTOCOL com os valores do cabealho do datagrama original e so utilizados para identificar os fragmentos de um mesmo datagrama. Reutilizao de IDENTIFICATION obedece a tempo mnimo em funo do TIME TO LIVE. D0 dividido em blocos de 64 bits, com o primeiro bloco D1 tendo um nmero inteiro destes blocos, denominado NFB (number of fragment blocks ). TOTAL LENGTH do novo datagrama ajustado, flag MF carregado com 1 (more fragments). D2 tem TOTAL LENGTH ajustado, flag MF carregado com valor do flag MF do datagrama original (que pode ter sido previamente fragmentado) e o campo FRAGMENT OFFSET carregado com valor que tinha em D0 mais NFB (nmero de blocos transportados nos datagramas anteriores, no caso D1). D0 utilizado para o caso de ter havido fragmentao prvia. Remontagem feita com relao ao posicionamento do FRAGMENT OFFSET para os fragmentos que compe um mesmo datagrama. Primeiro fragmento possui FRAGMENT OFFSET igual a 0 e ltimo tem flag more fragments igual a 0.

Roteamento hierrquico, gateways cuidam do transporte do datagrama rede destinatria. Roteamento no IP baseia-se exclusivamente no identificador de rede do endereo de destino. Tabelas de roteamento IP tm pares de endereo: endereo de rede e endereo de roteador. IP recebe datagrama e verifica se host destino est conectado mesma rede do host origem. Caso positivo, endereo IP do datagrama mapeado no endereo fsico do host destino (atravs do protocolo ARP) e o datagrama IP ento transmitido ao host destino encapsulado em um cabealho do nvel MAC da rede. Se a rede destino diferente, a tabela vasculhada para se localizar a entrada com endereo de rede igual ao endereo de destino do datagrama. Nesta entrada consta o endereo do roteador associado, o datagrama enviado para o mesmo atravs de um caminho pr construdo na tabela de roteamento. Esquema pode envolver tabelas de roteamento muito grandes. Soluo possvel uso de roteadores default. Se os mesmos no forem o melhor caminho para o datagrama, podem informar ao roteador origem qual este caminho, podendo o mesmo ser ento adicionado tabela do roteador origem para futuras transmisses. Atualmente o crescimento da Internet ocasiona problemas de espao de endereos, tais como m distribuio da classificao de endereos para redes de pequeno e mdio porte, ocasionando sub utilizao de classes de endereo de maior capacidade nas mesmas e manuteno de tabelas de roteamento, por serem muito grandes. Soluo redefinio do procedimento de atribuio de endereos.

45

Roteamento
Introduo
A funo da camada de rede realizar a entrega consistente de pacotes fim-a-fim, para aplicaes ou outras camadas de protocolos, atravs de uma infraestrutura de redes interconectadas. Para isso, a mesma executa funes de determinao de caminhos de comunicao, de comutao de pacotes por estes caminhos e de processamento de rotas para um determinado sistema de comunicao. A funo de determinao de caminhos (ou roteamento) permite que os roteadores selecionem qual sua porta mais apropriada para repassar os pacotes recebidos. O servio de roteamento permite que o roteador avalie os caminhos disponveis para um determinado destino e estabelea qual o caminho de preferncia para o envio de pacotes para este destino. Na determinao de caminhos de comunicao, os servios de roteamento executam: Inicializao e manuteno de tabelas de rotas; Processos e protocolos de atualizao de rotas; Especificao de endereos e domnios de roteamento; Atribuio e controle de mtricas de roteamento.

As informaes de rotas para a propagao de pacotes podem ser configuradas de forma esttica pelo administrador da rede ou serem coletadas atravs de processos dinmicos executando na rede, chamados protocolos de roteamento. Note-se que roteamento o ato de passar adiante pacotes baseando-se em informaes da tabela de roteamento. Protocolos de roteamento so protocolos que trocam informaes utilizadas para construir tabelas de roteamento. importante distinguir a diferena entre protocolos de roteamento ( routing protocols)e protocolos roteados (routed protocols). Protocolo roteado aquele que fornece informao adequada em seu endereamento de rede para que seus pacotes sejam roteados, como o TCP/IP e o IPX. Um protocolo de roteamento possui mecanismos para o compartilhamento de informaes de rotas entre os dispositivos de roteamento de uma rede, permitindo o roteamento dos pacotes de um protocolo roteado. Note-se que um protocolo de roteamento usa um protocolo roteado para trocar informaes entre dispositivos roteadores. Exemplos de protocolos de roteamento so o RIP (com implementaes para TCP/IP e IPX) e o EGRP.

Roteamento esttico e roteamento dinmico


A configurao de roteamento de uma rede especfica nem sempre necessita de protocolos de roteamento. Existem situaes onde as informaes de roteamento no sofrem alteraes, por exemplo, quando s existe uma rota possvel, o administrador do sistema normalmente monta uma tabela de roteamento esttica manualmente. Algumas rede no tm acesso a qualquer outra rede, e portanto no necessitam de tabela de roteamento. Dessa forma, as configuraes de roteamento mais comuns so: Roteamento esttico: uma rede com um nmero limitado de roteadores para outras redes pode ser configurada com roteamento esttico. Uma tabela de roteamento esttico construda manualmente pelo administrador do sistema, e pode ou no ser divulgada para outros dispositivos de roteamento na rede. Tabelas estticas no se ajustam automaticamente a alteraes na rede, portanto devem ser utilizadas somente onde as rotas no sofrem alteraes. Algumas vantagens do roteamento esttico so a segurana obtida pela no divulgao de rotas que devem permanecer escondidas; e a reduo do overhead introduzido pela troca de mensagens de roteamento na rede. Roteamento dinmico: redes com mais de uma rota possvel para o mesmo ponto devem utilizar roteamento dinmico. Uma tabela de roteamento dinmico construda a partir de informaes trocadas entre protocolos de roteamento. Os protocolos so desenvolvidos para distribuir informaes que ajustam rotas dinamicamente para refletir alteraes nas condies da rede. Protocolos de roteamento podem resolver situaes complexas de roteamento mais rpida e eficientemente que o administrador do sistema. Protocolos de roteamento so desenvolvidos para trocar para uma rota alternativa quando a rota primria se torna inopervel e para decidir qual a rota preferida para um destino. Em redes onde existem vrias alternativas de rotas para um destino devem ser utilizados protocolos de roteamento. 46

Protocolos de roteamento
Todos os protocolos de roteamento realizam as mesmas funes bsicas. Eles determinam a rota preferida para cada destino e distribuem informaes de roteamento entre os sistemas da rede. Como eles realizam estas funes, em particular como eles decidem qual a melhor rota, a principal diferena entre os protocolos de roteamento. Algumas das caractersticas que diferenciam os protocolos de roteamento so: Convergncia : quando a topologia de uma rede muda graas a crescimento, reconfigurao ou falha, a base de conhecimento da topologia da rede, representada pelas tabelas de roteamento nos roteadores, deve tambm mudar para se adaptar nova topologia. Esta adaptao ou convergncia deve ser to rpida quanto possvel, para reduzir o perodo de instabilidade de uma rede. Overhead : o processo de roteamento no deve consumir recursos excessivos para atingir seus objetivos. A necessidade de se propagar as informaes de roteamento entre os roteadores de maneira rpida e eficiente deve considerar a banda adicional dos enlaces de comunicao utilizada para tal, bem como a complexidade dos algortmos envolvidos deve considerar a capacidade de processamento dos roteadores que ser desviada do tratamento dos pacotes para a implementao destes algortmos. Clculo das mtricas : a mtrica de um determinado caminho para o envio de pacotes atravs de uma rede a medida da qualidade deste caminho, sendo que quanto menor a mtrica de um caminho, melhor ele . Os algortmos de roteamento calculam a mtrica baseando-se em uma nica caracterstica de um caminho ou combinando vrias caractersticas, como: Capacidade de trfego de um enlace (ou banda disponvel) Atrasos envolvidos no enlace, que podem ser influenciados pela banda disponvel ou por possveis congestionamentos no mesmo; Confiabilidade, referente taxa de erros presente no enlace; Carga, que demonstra a ocupao do enlace; Hop count, ou o nmero de roteadores pelos quais um pacote passa at chegar ao destino. A implementao de um protocolo de roteamento envolve a execuo de um algortmo para a determinao das rotas para envio de pacotes. Estes algortmos podem ser classificados em dois tipos principais: distance-vector e link-state.

Algortmos distance-vector
Os algortmos distance-vector mantm uma base de dados de informao de topologia que permite a determinao da direo (vector) e distncia para qualquer enlace na rede. Tais algortmos no permitem a um roteador conhecer a exata topologia de uma inter-rede, pois armazenam nas tabelas de rotas somente a informao da sua porta ou do roteador (direo) para o qual o pacote deve ser enviado e da distncia (mtrica) que o mesmo deve percorrer at o destino. As atualizaes de rotas destes algortmos envolvem o envio da tabela de rotas inteira de um roteador para os roteadores vizinhos, e so executadas periodicamente ou toda vez que for detectada uma mudana na topologia da rede. Quando um roteador recebe uma atualizao de um roteador vizinho, ele verifica se esta atualizao envolve informao de uma melhor rota para alguma das redes por ele conhecidas. Caso positivo, ele atualiza sua prpria tabela de rotas.

Algortmos link-state
Os algortmos link-state (tambm conhecidos como shortest-path-first) mantm uma base de dados complexa com informaes de todos os roteadores e como eles se interconectam. Estas informaes permitem a recriao da exata topologia da inter-rede. As atualizaes de rotas destes algortmos em um roteador envolvem o envio para seus roteadores vizinhos de mensagens chamadas LSP(link state packets ) que descrevem o estado corrente de todos os enlaces aos quais ele est conectado. Os roteadores vizinhos por sua vez armazenam estas informaes em uma base de dados de estado de conexes e repassam estes LSP para todos os seus vizinhos, e assim sucessivamente. Desta forma todo roteador na inter-rede recebe o original ou uma cpia do LSP enviado por qualquer outro roteador. Cada vez que um LSP causa uma mudana na base de dados de estado de conexo de um roteador, o algortmo recalcula os melhores caminhos e atualiza a tabela de rotas deste roteador.

47

Protocolos de roteamento interno


Protocolos de roteamento so divididos em dois grupos gerais: protocolos internos e externos. Protocolos internos so utilizados dentro de sistemas de rede independentes. Na terminologia TCP/IP, estes sistemas independentes so chamados de sistemas autnomos (AS - autonomous systems). Em sistemas autnomos, informaes so trocadas atravs do protocolo interno escolhido pelo administrador do sistema autnomo. Existem vrios protocolos internos, como por exemplo RIP e Hello. Rounting Information Protocol (RIP) o protocolo interno mais comum. RIP seleciona a rota com o menor hop count (mtrica) como a melhor rota. O Hop count representa o nmero de gateways atravs do qual os dados devem passar para chegar ao destino. RIP assume que a melhor rota a que utiliza o menor nmero de gateways. Esta forma de escolher a melhor rota algumas vezes chamado de algoritmo distance-vector . O caminho mais longo que RIP aceita so 15 hops. Se a mtrica de uma rota maior que 15, RIP considera o destino unreachable e descarta a rota. Por isso, RIP no pode ser utilizado em sistemas autnomos onde as rotas ultrapassam 15 hops. Alm disso, RIP assume que o menor caminho o melhor, sem considerar o congestionamento da rota. Existem protocolos internos que superam estas limitaes. Hello um protocolo interno desenvolvido para calcular a melhor rota baseado no delay como o fator decisivo para escolher a melhor rota. Delay o tempo que um pacote leva para fazer a viagem entre a origem e o destino, atravs da rota. Um pacote Hello contm a hora em que foi enviado. Quando o pacote chega ao destino, o sistema receptor subtrai a hora registrada no pacote da hora atual do sistema, para estimar quanto tempo o pacote levou para chegar. Hello no muito utilizado, o protocolo original do backbone NSFNET, mas hoje foi substitudo.

Protocolos externos
Protocolos de roteamento externos so utilizados para trocar informaes de roteamento entre sistemas autnomos. As informaes de roteamento que passam entre sistemas autnomos so chamadas de informaes de alcanabilidade (reachability ). Informaes de alcanabilidade so informaes sobre quais redes podem ser alcanadas atravs de um sistema autnomo especfico. Exterior Gateway Protocol (EGP) um dos protocolos de roteamento externos mais comum. Implementaes de EGP no tentam escolher a melhor rota para um destino. EGP atualiza informaes de distance-vector , mas no avalia estas informaes. Os valores de distance-vector de sistemas autnomos distintos no so comparados diretamente, porque cada sistema autnomo pode utilizar um critrio diferente para desenvolver estes valores. EGP deixa a deciso da melhor rota para outro protocolo. Um outro protocolo de roteamento, Border Gateway Protocol (BGP), est comeando a substituir EGP. Assim como EGP, BGP troca informaes de alcanabilidade entre sistemas autnomos, mas BGP pode fornecer mais informaes sobre cada rota, e pode utilizar estas informaes para selecionar a melhor rota. BGP chama estas informaes de atributos de caminho. Estes atributos podem incluir informaes utilizadas para selecionar rotas baseando-se em preferncias administrativas. Este tipo de roteamento (algumas vezes chamado de policy based routing) utiliza razes no tcnicas (por exemplo, poltica, organizacional ou de segurana) para fazer decises de roteamento. BGP necessrio para implementar uma nova estrutura de rede composta de sistemas autnomos equivalentes que mais expansvel que a estrutura hierrquica antiga. importante lembrar que a maioria dos sistemas no precisam de um protocolo de roteamento externo. Protocolos de roteamento externo s so necessrios sistemas autnomos precisam trocar informaes entre si. Somente o gateway que conecta os dois sistemas autnomos precisam executar um protocolo de roteamento externo.

48

Escolha do protocolo de roteamento


Embora existam vrios protocolos de roteamento normalmente fcil fazer uma escolha. Para redes locais, RIP a escolha mais comum. Se voc precisa de protocolo de roteamento externo, observe que, para que sistemas autnomos se comuniquem, eles devem utilizar o mesmo protocolo. Portanto, se j existe um sistema autnomo funcionando, o novo sistema autnomo deve utilizar o mesmo protocolo de roteamento que o sistema autnomo existente. A seguir so apresentados dois protocolos de roteamento: RIP e EGP.

RIP - Rounting Information Protocol


Na inicializao do protocolo RIP de um roteador, ele envia um pedido para atualizao de informaes de roteamento, e ouve as respostas ao seu pedido. Quando um sistema configurado para fornecer informaes RIP ouve o recebe um pedido, ele responde com um pacote de atualizao baseado nas informaes de sua tabela de roteamento. O pacote de atualizao contm o endereo destino da tabela de roteamento, e a mtrica associada com cada destino. Pacotes de atualizao so emitidos freqentemente, para informaes de roteamento atualizadas. Quando uma atualizao RIP recebida, o roteador atualiza a tabela de roteamento baseado nas informaes da resposta. Se a atualizao de roteamento contm uma rota para um destino que no consta na tabela local, a nova rota acrescentada. RIP tambm remove rotas da tabela de roteamento. Existem duas maneiras disso ser feito. A primeira acontece quando o gateway para um destino indica que a rota possui mais que 15 hops, a rota removida. A segunda que RIP assume que um gateway que no envia informaes de atualizaes por um perodo excessivo de tempo no est operacional.

EGP - Exterior Gateway Protocol


EGP um protocolo para troca de informaes de roteamento com gateways de outros sistemas autnomos. Antes de enviar informaes de roteamento, o sistema deve trocar mensagens EGP Hello e EGP I-Heard-You (I-H-Y) com o gateway. Hello e I-H-Y so pacotes EGP especiais utilizados para estabelecer um dilogo entre dois gateways que falam EGP. Computadores que comunicam-se atravs de EGP so chamados de EGP neighbors, e a troca de mensagens Hello e I-H-Y so chamadas adquirindo um vizinho. Uma vez que o vizinho adquirido, o sistema pede informaes de roteamento do vizinho. Este pedido de informaes chamado de poll. O vizinho responde enviando um pacote de informaes de alcanabilidade chamado update. Se o sistema recebe um poll de um vizinho, ele responde com seu pacote update. Quando o sistema recebe um pacote update de seu vizinho, ele inclui as rotas do update na sua tabela de roteamento. Mas se o vizinho no responder em trs poll consecutivos, o sistema assume que o vizinho no est ativo e remove a rota para o vizinho da tabela de roteamento.

49

IP Next Generation (IPv6)


Introduo
Com o aumento exponencial da utilizao da Internet por usurios de todo o tipo e com o surgimento de outras redes associadas a esta como a Intranet e Extranet, o nmero de endereos IP, definidos por 32 bits, j no mais capaz de acompanhar o crescimento da demanda. Portanto, tornou-se imprescindvel o desenvolvimento de uma nova estrutura para o endereamento IP com capacidade muito maior do que o IP atual denominado IP verso 4. Este novo IP foi designado como verso 6 e especificado pela RFC 1883 Internet Protocol Version 6 Specification de dezembro de 1995. A RFC 1883 lista 5 questes pelas quais o IPv6 foi criado. So elas: 1. Expanso da capacidade de endereamento: Os endereos no IPv6 usam um campo de 128 bits no cabealho do pacote IP. A verso 4 possui apenas 32 bits. O endereo de 128 bits permite 3,4 x 10 38 endereos IP nicos enquanto o endereo com 32 bits permite apenas 4,3 x 10 9 endereos de IP nicos. 2. Simplificao do formato do cabealho: Como o tamanho do cabealho ir aumentar como resultado do tamanho do endereo de origem e destino no IPv6, o cabealho foi simplificado para tentar reduzir o overhead do novo cabealho IP com objetivo de manter o custo de utilizao de banda o mais baixo possvel. 3. Suporte melhorado para extenses e opes: Aumento da flexibilidade do datagrama IP e reduo do overhead atravs da utilizao de codificao nas opes de cabealho IP. 4. Capacidade de marcar o fluxo: Isto adiciona a habilidade de designar caractersticas de manuseio para tipos especficos de trfego de dados, como por exemplo aplicaes em tempo real que demandam qualidade de servio. 5. Capacidade de autenticao de dados e privacidade: O IPv6 inclui extenses que fornecem suporte a autenticao, integridade dos dados e garantia de sigilo. As ltimas 4 questes mesmo conjuntas no teriam fora para impulsionar o desenvolvimento de uma nova verso de IP. O ponto fundamental como j mencionado foi a necessidade do aumento de endereos IP.

50

Cabealho do IPv6 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1
Version Prio. Payload Length Flow Label Next Header Source address Destination address Data Cabealho do IP Verso 6 Hop Limit

O cabealho formado pelos seguintes campos: Verso: Indica o nmero 6, relativo a verso do IP. A RFC1700 define os nmeros designados ao protocolo internet. Nela encontramos associado ao nmero 6 o SIP (Simple Internet Protocol) que foi de grande influncia para o esboo inicial do IPv6. Prioridades: Campo de 4 bits que usado para permitir a administrao da prioridade sobre o trfego de uma mesma fonte que possui 16 valores distintos permissveis variando de zero a quinze. A metade inferior desses valores usada para priorizao do trfego para o qual a fonte fornece controle de congestionamento. Os seguintes valores so recomendados: 0- Trfego no caracterizado 1- Trfego para preenchimento (ex: NETNEWS) 2- Transferencia de arquivo no controlado (ex: E-MAIL) 3- Reservado 4- Transferencia controlada (ex: FTP) 5- Reservado 6- Trfego interativo (ex: TELNET) 7- Trfego de controle Internet (ex: Protocolo de roteamento, SNMP) A metade superior varia de 8 a 15 e usada para priorizar o trfego para o qual a fonte no fornece o controle de congestionamento. No h recomendaes para estas prioridades. Marcao do fluxo: Este um valor de 24 bits usado para identificar unicamente o trfego que deve ser manipulado atravs de caractersticas similares. Tamanho da Informao: Campo de 16 bits que representa o comprimento em octetos do datagrama IP menos o cabealho. Prximo cabealho: Campo de 8 bits que define o prximo cabealho logoaps o do IPv6 que equivale ao protocolo mais elevado encontrado na poro de dados do datagrama IP. O valor esperado neste campo o mesmo que o usado para o campo de protocolo do cabealho do IPv4, com exceo do valor 58. O ICMPv6 uma extenso do ICMP da verso 4 combinado com o protocolo IGMP. Como mostrado abaixo:

51

DECIMAL 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 17 18 27 29 46 58 88 89 101-254 255

PALAVRA CHAVE ICMP IGMP GGP IP ST TCP UCL EGP IGP BBN-RCC-MON UDP MUX RDP ISO-TP4 RSVP ICMPv6 IGRP OSPFIGP

PROTOCOLO Reservado Internet Control Message Internet Group Management Gateway to Gateway IP em IP (encapsulado) Stream Transmission Control UCL Exterior Gateway Protocol Any private interior gateway BBN RCC monitoring User Datagram Multiplexing Reliable Data Protocol ISO Transport Protocol Class 4 Reservation Protocol Internet Control Message Protocol (verso 6) IGRP OSPFIGP No designado Reservado

Tabela 1: Exemplo de valores do IPv6 para prximos cabealhos Limite de HOPS: Esta uma formalizao do fato que o campo TTL (Time to Live) de cabealho do IPv4 possui uma denominao errada. O campo TTL decrementado de um ao passar por um roteador que transmite o pacote. Renomeando o TTL para limite de HOPs removemos qualquer ambiguidade da nomenclatura. Este campo tem a funo de limitar o percurso que um pacote pode percorrer antes de ser descartado, tambm conhecida como limitao do escopo. Endereo de Origem: Campo de 128 bits usado para definir o n que originou o pacote. Endereo de Destino: Campo de 128 bits usado para definir o n que o candidato a receber o pacote. Dados: Este o campo de informao do IPv6, que varivel.

Representao de Endereos no IPv6


No IPv4 h duas maneiras de representar um endereos IP. possvel representar um endereo na base hexadecimal ou na notao decimal com separao por pontos. Com certeza, de ambas as formas, o endereo IPv4 mais fcil de lidar do que o IPv6. Para facilitar o uso dos endereos IPv6 existem algumas notaes. A forma mais agradvel a com octetos agrupados em pares, representados na base hexadecimal e separados pelo smbolo de dois pontos. Por exemplo: O endereo 0x4A3F56E466EA210729FEAE67E65FF230 seria representado por: 4A3F:56E4:66EA:2107:29FE:AE67:E65F:F230 Uma vantagem desta notao que os zeros no comeo no precisam ser escritos e que qualquer grupo de zeros pode ser substitudo por :: que deve ser nico num endereo IPv6. O nmero de zeros pode ser deduzido pelo nmero total de dgitos no endereo completo. No perodo de transio enquanto tanto os endereos IPv4 quanto IPv6 so utilizados existe um mecanismo que permite identificar endereos IPv4 a partir do IPv6. Neste caso os ltimos 32 bits podem ser referenciados numa notao decimal com separao por pontos, como usado na verso IPv4. bvio que com 128 bits num endereo qualquer representao, no importa quo eficientemente esta possa ser reduzida, seria melhor representada com um nome atravs de servios de nomes de domnio (DNS).

52

Endereamento IPv6
O endereo IPv6 tem 16 octetos ou 128 bits de tamanho. Como as classes de endereos de A a E do IPv4, um prefixo de formato (FP) no endereo define sua utilizao. Allocation Reserved Unassigned Reserved for NSAP Allocation Reserved for IPX Allocation Unassigned Unassigned Unassigned Aggregatable Global Unicast Addresses Unassigned Unassigned Unassigned Unassigned Unassigned Unassigned Unassigned Unassigned Unassigned Unassigned Link-Local Unicast Addresses Site-Local Unicast Addresses Multicast Addresses Prefix (binary) 0000 0000 0000 0001 0000 001 0000 010 0000 011 0000 1 0001 001 010 011 100 101 110 1110 1111 0 1111 10 1111 110 1111 1110 0 1111 1110 10 1111 1110 11 1111 1111 Tabela 2: Alocao dos prefixos - Endereo de Unicast: H 6 alocaes do pool de endereos inteiro que so usadas por alguma forma de endereamento unicast: 1.Alocao NSAP - Ponto de acesso ao servio de rede OSI sobre endereos IPv6. 2.Alocao IPX - IPX sobre endereo IPv6. 3.Endereos de unicast baseados no provedor - A alocao para ISPs (Internet Service Providers) para subalocao a outros provedores e assinantes. 4.Endereos de unicast baseados geograficamente - A alocao para autoridades de registro geografico para sub-alocao. 5.Endereos de uso local - Endereos usados apenas para uso local (os roteadores no transmitem pacotes com estes endereos no campo de destino) usados em um nico enlace. 6.Endereo de uso local em um site - Endereos usados num nico site que no so transmitidos por um roteador para um enlace que no seja uma subrede IP da rede do site local em uso. A grosso modo, endereos de site local so anlogos aos endereos alocados para uso privado pela RFC1597 Address Allocation for Private Subnets, a diferena que os roteadores no inibem a transmisso de pacotes fora da rede do site local no IPv4. H apenas 2 endereos de unicast especiais definidos no IPv6: Endereo no especificado - :: e Endereo de loopback - ::1. O primeiro usado da mesma forma que o endereo de zeros no IPv4, denota este host e deveria ser usado apenas como endereo de origem no datagrama IPv6.O endereo de loopback usado para permitir que um host envie um datagrama IPv6 para si mesmo. Este tem o mesmo propsito que o endereo de loopback 127.x.x.x usado no IPv4. Pacotes IPv6 contendo endereos de loopback no devem ser enviados para fora da interface de rede do n. Fraction of Address Space 1/256 1/256 1/128 1/128 1/128 1/32 1/16 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/8 1/16 1/32 1/64 1/128 1/512 1/1024 1/1024 1/256

53

- Endereo de Multicast: Um endereo IPv6 que possui binrios 1111 1111 nos bits de ordem mais alta um endereo de multicast. Trs campos so definidos no endereo de multicast do IPv6: 1.flgs: 4 flags binrios usados para controlar o tratamento do endereo multicast. 0 0 0 T

As 3 flags de maior ordem so reservadas e devem ser inicializadas com o valor zero, o qual indica que o endereo multicast bem conhecido e designado pela autoridade de numerao global da Internet. J a quarta flag possui valor varivel T que tambm pode ser (T=0) ou (T=1) que indica aqueles endereos de multicast que so transientes ou no so permanentemente designados. 2.scop: Um campo de 4 bits usado para especificar ao algoritmo de transmisso como o pacote multicast deve ser limitado em escopo. No IPv4, o nico modo de fazer isso setar o TTL no cabealho IP para um valor baixo. O campo limite de hops no IPv6 pode ser usado desta maneira, entretanto, o valor de escopo inserido no endereo de multicast tem a capacidade de limitar o escopo do pacote multicast a um nvel organizacional mais abstrato. Os valores para este campo so definidos por: VALOR 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F CAMPO Reservado N - escopo local Enlace - escopo local No designado No designado Site - escopo local No designado No designado Organizao - escopo local No designado No designado No designado No designado No designado Escopo Global Reservado

Tabela 3: Valores do campo de escopo do endereo multicast 3.ID de grupo: Um campo de 112 bits no endereo de multicast que identifica o grupo de multicast que o destino para o pacote de multicast do IPv6. Os endereos de multicast mais conhecidos definidos para o IPv6 pela RFC1884 P Version 6 Addressing Architecture so: - Endereo de multicast reservado - FF0x:0:0:0:0:0:0:0 - Endereo de todos os ns - FF0x:0:0:0:0:0:0:1 - Servidor DHCP - FF02:0:0:0:0:0:0:C - Endereo de n solicitado - FF02:0:0:0:0:1:xxxx:xxxx O IPv6 no define um endereo para ser usado para broadcast, em vez disso usa um multicast para todos para realizar a mesma funo. - Endereo Anycast: O endereamento de anycast um novo conceito introduzido no IPv6 que permite que um dispositivo envie um pacote para uma ou mais interfaces de rede (usualmente a mais prxima), s quais foi designado um mesmo endereo de anycast. Portanto, o endereo de anycast um caso especial de endereo de unicast. Se voc designar o mesmo endereo de unicast a mltiplas interfaces de dispositivos diferentes voc estar definindo um endereo de anycast. Um pacote enviado para um endereo de anycast ser entregue a apenas um dos dispositivos que possui o endereo. Um aplicao para este endereo seria fornecendo um endereo de anycast para cada ISP de tal forma que vrios roteadores deste tivessem o mesmo endereo, otimizando o trasporte da informao.

54

Alocao de Endereos IPv6


O IPv6 resolve por um bom tempo o problema do nmero de endereos IP disponveis, mas h um outro problema que foi reconhecido e chamado de Classless Interdomain Routing (CIDR), relativo ao crescimento explosivo de tabelas de roteamento nos roteadores da Internet. O IPv6 no faz muito para resolver este problema, mas houve algum planejamento dentro do projeto do IPv6 que, ao ser acoplado a uma metodologia de alocao planejada, vai reduzir este problema.

55

Protocolo TCP
Protocolo que oferece servios orientados a conexo, transportando dados de forma confivel entre estaes. TCP responsabiliza -se pela recuperao de dados corrompidos, perdidos, duplicados ou entregues fora de ordem pelo protocolo inter -redes. Pacotes tm nmero de seqncia para controle de fluxo e ordenao, carregando tambm ( piggybacking ) nmero de seqncia de reconhecimento para os pacotes trafegando na direo reversa. Reconhecimento com nmero de seqncia X indica que os pacotes anteriores, com nmeros de seqncia menores que X, foram recebidos com sucesso, e que esperada a recepo do prximo pacote com nmero de seqncia X. Pacotes transmitidos tm cpia colocada em fila de retransmisso. Se reconhecimento no for recebido em um intervalo de tempo apropriado feita a retransmisso; caso contrrio o pacote retirado da fila de retransmisso. Reconhecimento tambm carrega informao de janela de recepo para ajuste da janela de transmisso da estao que est enviando os pacotes (controle de fluxo). Receptor usa nmeros de seqncia para ordenar pacotes e eliminar pacotes duplicados. CRC para controle de erros. Multiplexao de acesso para os nveis superiores atravs de portas, cujo identificador concatenado ao endereo IP para que possa ser associado um endereo nico a esta porta na rede (chamado socket ). Processos servidores mais comuns tm portas fixas: FTP TELNET SMTP DNS - porta 21 - porta 23 - porta 25 - porta 42

Conexes TCP so identificadas por um par de sockets e so full duplex . Nmeros de seqncia de pacotes de estabelecimento de conexo so baseados em temporizadores para evitar que haja duplicao de pacotes com pedido de abertura de conexo e provoque o estabelecimento de conexes invlidas. Aplicaes utilizam API's (Application Program Interfaces ) para fazer chamadas ao TCP passando como parmetros os endereos de buffers de memria onde esto os dados a serem transmitidos. Estes so empacotados e passados ao IP para transmisso ao TCP destino. API's para acesso TCP/IP mais conhecidas: Berkeley Sockets e TLI (System V Transport Layer Interface ) chamadas em linguagem C. TCP assume que mdulo do sistema operacional, e que o acesso aos seus servios feito atravs de chamadas para abrir (open) ou fechar (close) conexes, verificar o estado de uma conexo ( status), enviar (send) ou receber (receive ) dados.

56

Formato do cabealho TCP:

SOURCE PORT: Nmero da porta na extremidade origem da conexo. DESTINATION PORT: Nmero da porta na extremidade destino da conexo. SEQUENCE NUMBER: Inserido pelo transmissor para numerao do pacote. ACKNOWLEDGEMENT NUMBER : ltimo octeto recebido mais 1, derivado do nmero de seqncia original recebido. OFF.: Nmero de linhas de 4 octetos do cabealho (data offset). RES.: Reservado para uso futuro. CODE: 6 bits caracterizados como flags especficos: SYN - Initiate connection. FIN - Close connection RST - Reset connection ACK - Acknowledgement field is valid . URG - Urgent field is valid PSH - Data pushed by APPL WINDOW: Tamanho da janela suportada pelo host. CHECKSUM : Clculo utilizado para verificao de erros. O receptor executa o mesmo clculo e compara os resultados. URGENT POINTER: Localizao (offset) do final dos dados urgentes (urgent data). OPTIONS: Requisio do tamanho do segmento. Default: 536 octetos de dados. Receptor pode retornar nmero menor. Outras opes: dgitos de verificao de erros alternativos, etc. PADDING: completa o cabealho. DATA: dados a serem transmitidos

57

Formato do cabealho UDP:


Porta origem (2 bytes) Porta destino (2 bytes) Tamanho total (2 bytes) Checksum (2 bytes) Dados

Onde: Porta origem: Porta destino: Tamanho total: Nmero da porta que originou o pacote Nmero da porta que dever receber o pacote Tamanho total do pacote em bytes

Checksum: Clculo utilizado para verificao de erros. O receptor executa o mesmo clculo e compara os resultados Data: Dados a serem transmitidos

58

Nvel de Aplicao Internet TCP/IP


Aplicaes trocam dados utilizando diretamente a camada de transporte ( TCP ou UDP) por meio de API's. Muitas das aplicaes exploram o modelo cliente -servidor, onde uma aplicao cliente em uma estao requisita um servio atravs da rede a uma aplicao servidora em outra estao. Esta por sua vez executa o servio solicitado e envia de volta o resultado aplicao cliente (tamanho dos pedidos e respostas diminui a ocupao da rede). DNS (Domain Name System ): Servio de gerenciamento de nomes. Os nomes, construdos de forma hierrquicas, so associados a atributos (como o endereo IP por exemplo) atravs de banco de dados e algoritmo distribudos. Conjunto de servidores de nomes mantm banco de dados com nomes e endereos das mquinas conectadas Internet. Este conjunto tambm organizado hierarquicamente. Acesso ao n HOST1.REDES.UNITEC-RIO.BR pode implicar no acesso at quatro servidores de nomes: consulta a um servidor raiz para localizao de servidores de nomes BR. O resultado da consulta informa endereo IP de um ou mais servidores de nome para o nvel BR; consulta a um servidor do nvel BR para identificao do endereo IP do servidor UNITEC-RIO; consulta ao servidor UNITEC-RIO para obteno do endereo do servidor REDES; consulta ao servidor REDES para obteno do endereo da mquina HOST1. HOST1.REDES.UNITEC-RIO.BR , REDES.UNITEC-RIO.BR , UNITEC-RIO.BR e BR so chamados nomes de domnio. Servidores de nomes em geral possuem informaes acerca de mais de um nvel de domnio, diminuindo o nmero de consultas. Cliente DNS local pode guardar os ltimos acessos feitos e associar os endereos localmente. Outros servios DNS: manuteno de registros com caractersticas de mquinas e usurios, associao de apelidos (alias). Presta importante servio para o sistema de correio eletrnico, identificando a mquina que manipula as correspondncias relativas a um dado nome. FTP (File Transfer Protocol ): Permite a mudana de nome, transferncia e remoo de arquivos remotos; ou a mudana de nome, criao e remoo de diretrios remotos. Exige identificao (userid) e autenticao ( password) do usurio para o servidor. Abre dois tipos de conexo: controle e dados. Conexo de controle permanece aberta enquanto durar a sesso FTP. Podem existir mltiplas conexes de dados para a transferncia de vrios arquivos, do tipo texto (cadeias de caracteres ASCII ou EBCDIC) ou binrios (cadeia de bytes). FTP cuida da compatibilizao de cdigos de caracteres e controle entre mquinas onde os dados tm representao diferente (por exemplo, converso de caracteres ASCII em EBCDIC). TFTP (Trivial FTP): simplificao do FTP que oferece somente servios de transferncia de arquivos em conexo nica sobre o UDP utilizando blocos de tamanho fixo. menos confiavel que o FTP, porem mais rpido.

59

NFS (Network File System): Desenvolvido pela Sun Microsystems para oferecer servios de acesso transparente a arquivos remotos (utilizando os mesmos procedimentos de acesso a arquivos locais) atravs da montagem de dispositivos virtuais. Insero de um processo redirecionador que verifica se um pedido de acesso se referencia a um dispositivo local ou remoto e o encaminha para o sistema de arquivos correspondente (local ou da mquina remota). Acessos remotos so feitos atravs de um processo cliente NFS que utiliza o UDP para solicitar os servios ao servidor NFS. Divide-se em trs componentes: o protocolo NFS propriamente dito, a ferramenta RPC (Remote Procedure Call) e a ferramenta XDR (External Data Representation ). Diviso permite uso das ferramentas adicionais por outras aplicaes que no o NFS. RPC executa a chamada de rotinas (procedures) para sua execuo na mquina remota que oferece o servio. Chamadas locais ou remotas so resolvidas em tempo de compilao, sendo que os argumentos de uma chamada remota so entregues a um cliente RPC para passagem dos mesmos rotina apropriada no servidor RPC. O resultado da execuo entregue pelo caminho inverso. XDR compatibiliza formatos diferentes de representao de dados em diferentes mquinas. Procedimento envolve converso da representao local dos dados para uma representao de transferncia padronizada, transmisso destes dados para a mquina remota e sua converso para a representao de dados desta mquina. Telnet: Transporta usurios de posies remotas para uma mquina local, de forma que todos os comandos digitados a partir do terminal remoto so processados na mquina local como se o usurio estivesse conectado localmente a ela. Mdulo cliente permite a escolha do n remoto pelo nome ou pelo endereo IP (til quando o servidor de nomes est inoperante). Representaes de tela padronizada permitem que mquinas de diferentes sistemas sejam utilizadas sem a necessidade de conhecimento das caractersticas das mesmas. Negociao de parmetros (como a representao de caracteres e operao full ou half duplex) permite a compatibilizao de caractersticas entre terminal e n hospedeiro, podendo ser iniciativa de qualquer das duas partes. Cliente pode ser processo de aplicao trocando informaes atravs do TCP. SMTP (Simple Mail transfer Protocol ): Aplicao de correio eletrnico para TCP/IP, tanto para usurios como para aplicaes.

Spool de transmisso armazena cpia da mensagem com horrio de transmisso e identificao de remetente e destinatrio, efetuando a transferncia em background para liberar usurio para outras tarefas.

60

Processo de transferncia em background mapeia nome em endereo IP para estabelecer conexo TCP com servidor de correio eletrnico no n destino. Servidor recebe mensagem, armazena em spool e avisa cliente que originou a mensagem que recebeu e armazenou a mesma. Ao receber a confirmao, cliente retira a cpia do spool local. Se no houver confirmao o cliente suspende a tentativa e anota o horrio. Periodicamente cliente realiza varredura na rea de spool para verificar transmisses pendentes. Aps se esgotar um perodo mximo de tentativas a mensagem devolvida ao usurio com a informao de que a mensagem no foi transmitida. Entrada do usurio no sistema dispara pesquisa automtica em sua caixa postal para verificao de eventuais mensagens recebidas. Caso existam, usurio avisado e pode receb-las quando for mais conveniente. Mensagens so compostas por cabealho e corpo separadas por linha em branco. Cabealho formado por linhas que contm palavra chave ( to:, por exemplo) e os valores correspondentes (endereo IP, por exemplo). Formato do texto no corpo livre. Par de identificadores para usurios (nome de usurio e caixa postal), com composio de endereamento no formato nome@domnio, onde nome identifica a caixa postal e domnio identifica grupo de mquinas gerenciado por um servidor de correio eletrnico. A interface com o usurio e a forma como as mensagens so armazenadas no so especificados no SMTP. WWW (World-Wide Web): Permite acesso a informaes na forma de hipertexto, em que estas informaes so encadeadas, podendo ser distribudas em servidores espalhados por toda inter -rede. Processo cliente executado na mquina do usurio e mostra (em geral) documento com texto e imagens sendo algumas das informaes em destaque ( highlight). A seleo de uma rea destacada (ncora) faz com que processo cliente busque outro objeto WWW possivelmente localizado em servidor WWW. Este objeto normalmente outro hipertexto, sendo que esta navegao pode prosseguir por um perodo bastante extenso. Objetos WWW podem ser menus, documentos, imagens, etc., e so endereados atravs de identificadores denominados URI's (Universal Resource Identifiers ), ou URLs (Universal Resource Locations), como por exemplo: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html Onde: http: info.cern.ch: /hypertext/WWW/TheProject : html: protocolo de transferncia utilizado endereo do servidor WWW sub-endereo do objeto WWW linguagem para interpretao do objeto WWW

Prefixo http (HyperText Transfer Protocol ) indica espao de endereamento e define a interpretao do restante do identificador. No exemplo, utilizado o protocolo http, indicando que o restante do identificador contm o endereo do servidor e um sub -endereo que entregue ao servidor para que ele possa localizar determinado objeto. Podem ser utilizados outros protocolos de identificao, como o FTP e o Gopher, que um padro de pesquisa.

61

Dados transferidos pelo http podem ser texto no estruturado, hipertextos, imagens ou outro tipo de dados. Http utiliza conexo TCP para transferncia de objetos Cliente envia lista com formatos que sabe manipular ao solicitar a transferncia de uma cpia de um objeto. Servidor envia objeto codificado em um dos formatos informados pelo cliente. Linguagem bsica do WWW para intercmbio de hipertextos o HTML (HyperText Markup Language ), compatvel com um padro genrico de linguagem hipertexto chamado SGML (Standard General Markup Language). SNMP (Simple Network Management Protocol ): Protocolo em que se baseia o sistema de gerenciamento de redes da arquitetura Internet TCP/IP. Opera na camada de aplicao, atravs de agentes que coletam junto aos objetos gerenciados as informaes relevantes ao gerenciamento da rede, como informaes de falhas, desempenho e estado dos componentes da rede. Estes componentes podem ser mquinas, como gateways ou ns, ou processos de comunicao, como os programas que implementam os protocolos de comunicao envolvidos. Tais informaes so utilizadas para se contornarem eventuais problemas na rede atravs de interveno remota ou local. Cada componente da rede visto como um objeto que possue variveis cujo valor pode ser lido ou alterado. Gerente envia comandos aos agentes solicitando leitura destas variveis ou alteraes em seus valores. Alterao de valores pode disparar a execuo de processos nos agentes que alterem seu estado (uma reinicializao, por exemplo). Troca de informaes atravs do protocolo SNMP envolve autenticao para evitar interferncia no autorizada. SNMP define formato e ordem de intercmbio de informaes de gerenciamento, que so armazenadas em uma MIB (Management Information Base ) no agente, que contm informaes sobre seu funcionamento. Gerente pode solicitar informaes sobre ou modificar o estado de uma varivel de um objeto na MIB . Eventos urgentes tambm podem ser informados pelos agentes ao gerente na forma de traps (mensagens assncronas que podem ser enviadas sem a existncia de um pedido especfico). Protocolo hbrido de gerenciamento, CMOT (CMIP over TCP/IP) permite que padro de gerenciamento de redes OSI (CMIP ou Common Management Information Protocol ), funcionando sobre conexo TCP/IP, seja utilizado para gerenciar redes com arquitetura Internet.

62

Convivncia entre mltiplas pilhas de protocolo


Apesar da larga disseminao de produtos e servios baseados na pilha de protocolos TCP/IP, outras pilhas de protocolos tambm so bastante utilizadas. Isso implica na adoo de tcnicas que permitam sua coexistncia e interconexo. As formas de convivncia entre mltiplas pilhas de protocolos se classificam basicamente em:

Mtua ignorncia: convivncia sem interferncia. As pilhas convivem em um mesmo meio, formando
redes lgicas distintas que no se interferem.

Downgrade compatibility: converso de protocolos para compatibilizao. Normalmente implica na


perda de funcionalidade quando da converso do cabealho de um protocolo mais poderoso no cabealho equivalente de um protocolo mais simples.

Simbiose: tcnicas de encapsulamento (tunneling), onde adicionado ao pacote original o cabealho de


um outro protocolo que vai passar a transportar aquele pacote em uma rede diferente da original.

Algumas solues de interconexo so: Pilha dupla e servios de aplicao:

Gateways de aplicao:

Dificuldade maior est na diferena de servios oferecidos pelas aplicaes, que implica em perdas de informao (OSI mais rico que TCP/IP). Exemplo converso MMS (Multi Media Services ) para SMTP (Simple Mail Transfer Protocol ). Dividem-se em: Staging gateways: converso s ocorre quando gateway conhece todos os detalhes da operao. Desvantagens so a grande utilizao de recursos de disco e a insero de atrasos (processamento no primeiro e no segundo estgios de operao). FTP FTAM

STOR OPEN DISCO SEND DATA | CLOSE - - - - - - GATEWAY - - - - - F-SELECT F-OPEN F-WRITE F-DATA F-DATA-END F-TRANSFER-END F-CLOSE F-DESELECT 63

In-situ gateways: gateway opera simultaneamente com os dois ambientes. FTP STOR OPEN ----GATEWAY FTAM

- - - - - F-SELECT F-OPEN F-WRITE SEND DATA - - GATEWAY - - - - - F-DATA CLOSE - - - - - GATEWAY - - - - - F-DATA-END F-TRANSFER-END F-CLOSE F-DESELECT Gateways de transporte: Pilha dupla parcial (partial dual stack):

RFC 1006: funo de convergncia (empacotamento). RFC's so documentos que especificam padres funcionais na arquitetura Internet TCP/IP. Encapsulamento na camada de rede:

Abordagem do tipo sem conexo, servio fim -a-fim cuida da confiabilidade (sem redundncia). Exemplo de interconexo de redes heterogneas:

VT100 ACS M RNTP PAD N NPSI

emulao de terminal assncrono asyncronous communications server - gateway assncrono modem rede nacional de telefonia pblica packet assembler disassembler n de acesso ao host - DNA ponto de acesso X.25 da rede SNA 64

NETBIOS
Desenvolvido inicialmente pela Sytec, em implementao residente em uma placa IBM PC Network (2 Mbps), foi introduzida pela IBM em 1984 e usada pela Microsoft no sistema operacional de rede MS -Net. Fornece servios de transmisso confiveis orientados conexo, servios de associao de nomes para identificao de usurios servios de transmisso de datagrama no confivel, operando sobre os mais diversos nveis de protocolos (LLC tipo 1, TCP/IP, IPX/SPX, etc.). NetBeui implementao de driver de protocolo monoltico que opera diretamente sobre o driver de uma placa de rede (muito utilizado pela Microsoft). Tal implementao gera um protocolo chamado no rotevel , pois no incorpora em sua funcionalidade a capacidade de interpretao de endereos de rede, apenas de endereos MAC. A comunicao com o NetBios feita atravs de NCB's ( Network Control Blocks ), que so estruturas formadas por campos onde so passados os parmetros para a execuo de funes e onde so retornados os resultados de processamento destas funes. No DOS as chamadas ao NetBios so executadas atravs da ativao da interrupo 5C (hexadecimal) com a passagem do endereo do NCB. NCB NCB_COMMAND (1) NCB_RETCODE (1) NCB_LSN (1) NCB_NUM (1) NCB_BUFFER (4) NCB_LENGTH (2) NCB_CALLNAME (16) NCB_NAME (16) NCB_RTO (1) NCB_STO (1) NCB_POST (4) NCB_LANA_NUM (1) NCB_CMD_CPLT (1) Cdigo do comando Cdigo de retorno Nmero local da sesso (CALL/LISTEN) Identificador de nome (ADD [GR] NAME) Ponteiro para buffer de dados (seg:off) Tamanho do buffer de dados Nome destino Nome origem Timeout de recepo Timeout de transmisso Endereo da post routine Identificao da placa de rede Status do comando (pendente,sucesso,erro) rea reservada

NCB_RESERVE (14)

Comandos dividem-se em comandos de servio genrico (reset, cancel, adapter status), comandos de suporte a nomes nicos (add group name, add name, delete name, find name), comandos de suporte ao servio de datagrama (send datagram, receive datagram, send broadcast datagram, receive broadcast datagram), e comandos de suporte sesses (call, listen, hang up, send, receive, chain send, receive any, session status). Nome permanente (primeiro de uma tabela de 16 nomes armazenada localmente) o endereo fsico da estao (invertido segundo padro IBM) precedido por 10 bytes em zero. Tamanho mximo das mensagens de 65535 bytes. Comandos poden ser sncronos (WAIT) ou assncronos (NOWAIT), podendo estes ltimos serem monitorados por polling (NCB_CMD_CPLT) ou por post routine (NCB_POST). NCB's no podem ser reutilizados at o final do comando.

65

IPX/SPX
O driver IPX/SPX contm a implementao dos protocolos bsicos dos sistemas operacionais de redes da Novell, e baseia-se em protocolos definidos pela Xerox na pilha de protocolos XNS ( Xerox Network Systems). O protocolo IPX (Internetwork Packet Exchange ) define o nvel de rede original da Novell. O IPX oferece servios de datagrama no confivel, sendo seus endereos formados por trs componentes: o endereo de rede a qual est conectada a estao, o endereo da estao na rede e o endereo de uma porta ( socket ) que identifica o processo que est executando na estao ao qual o pacote est associado. O roteamento baseado em tabelas de rotas localizadas nos roteadores. O SPX (Sequenced Packet Protocol) define o nvel de transporte original da Novell. Ele implementa servios de circuito virtual, com sequenciao de pacotes e controle de erros e de fluxo. Acima do SPX tambm pode ser utilizado um emulador NetBios desenvolvido pela Novell para compatibilizao com aplicaes que se utilizam deste padro para comunicao em rede. Uma aplicao pode se utilizar desta forma de vrias opes para o transporte de seus dados: dos servios do sistema operacional de rede ( workstation shell interface ), do emulador NetBios (session interface ), do SPX (virtual connection interface ) e do IPX (datagram interface ).

66

Os protocos Novell executam um subconjunto das funes das camadas do modelo OSI. O formato dos quadros dado por:

Cabealho IPX
bit 0 bit 7 bit 8 Checksum = FFFF Length Transport Control Destination Network Destination Host Destination Socket Source Network Source Host Source Socket Cabealho SPX Dados (0-1495 bytes) bit 15 Packet Type

Cabealho SPX
bit 0 bit 7 bit 8 Connection Control Source Connection ID Dest Connection ID Sequence Number Acknowledge Number Allocation Number Dados (0-1495 bytes) bit 15 Datastream Type

- Quadro IPX/SPX encapsulado em IEEE 802.3

Prembulo (7 bytes) SFD (1 byte) Destination Address (6 bytes) Source Address (6 bytes) Length (2 bytes) DSAP - E0h (1 byte) SSAP - E0h (1 byte) Control (1 byte) IPX Header (30 bytes) SPX Header (12 bytes) NCP Packet - data (1 a 1455 bytes) PAD FCS (4 bytes)

67

Sistemas Operacionais de Redes


- Sistema operacional: conjunto de rotinas que fornecem servios bsicos de uso geral que simplificam a utilizao dos recursos de hardware de uma mquina (processador, memria, entrada e sada ou I/O, armazenamento em arquivos). - Sistema operacional de rede: extenso do conceito de sistema operacional que permite o uso transparente de recursos em rede atravs do sistema de comunicao, como se os mesmos fossem locais (recursos virtuais). - Redirecionador intercepta as chamadas ao sistema operacional local e desvia as que dizem respeito a recursos remotos para o mdulo do sistema operacional de rede - interface das aplicaes para acesso aos recursos permanece inalterada.

- Classificao dos servios: - Estrutura cliente-servidor: estaes com mdulo servidor disponibilizam para estaes com mdulo cliente o acesso a seus recursos atravs da rede. Estaes com mdulo servidor podem opcionalmente executar funes do mdulo cliente. - Estrutura ponto-a-ponto ou peer-to-peer: todas as estaes possuem os mdulos servidor e cliente, podendo realizar operaes tanto de cliente como de servidor. - Servidores podem ser dedicados ou no dedicados - dedicados implicam em custo adicional com acrscimo de segurana.

68

- Exemplo: Netware.

- Servidor de arquivos: gerenciamento de sistema de arquivos em servidor em adio ao sistema de arquivos local da estao cliente. Possuem em geral estrutura hierrquica de diretrios e oferecem servios de segurana de acesso e garantia de integridade em caso de falhas. - Servidor de arquivos genrico armazena dados independente do sistema operacional do cliente, convertendo os arquivos para padro prprio de armazenamento - no h compartilhamento de informaes. - Pode haver mais de um servidor em uma mesma rede, podendo ser os arquivos distribudos ou no. - Diviso em subsistemas: - Subsistema de gerncia de arquivos: controla o acesso fsico aos meios de armazenamento. Pode utilizar servios prprios ou do sistema operacional local da mquina. - Subsistema de cache de disco: aumenta desempenho do acesso a disco mantendo em memria RAM grandes blocos de dados, o que permite a reduo do nmero de acessos ao disco. - Subsistema de acesso compartilhado e segurana: controla o acesso simultneo aos arquivos. No modelo share level os recursos e seus direitos de acesso so associados e obtidos por meio de uma ou mais senhas de acesso (Windows for Workgroups). Modelo user level restringe o acesso aos recursos de forma individualizada, podendo as permisses de acesso serem especficas para um usurio ou grupo de usurios. Estes modelos tambm so utilizados no acesso a outros tipos de servidores, como o de impresso. - Servidor de banco de dados: utilizao de sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) executado no cliente e armazenando arquivos do banco de dados num servidor de arquivos ineficiente - difcil manuteno e alto trfego na rede. Alternativa utilizao de servidor de banco de dados, que alm de armazenar arquivos do banco de dados tambm executa funes de processamento de consultas, permitindo centralizao de funes de concorrncia e consistncia e facilitando assim a manuteno. - SGBD local operando como cliente de um servidor de arquivos implica em leitura de todos os registros de uma base de dados no caso de uma seleo para emisso de relatrio, sendo os mesmos transferidos atravs da rede. - SGBD local operando como cliente de SGBD em servidor de banco de dados codifica pedido em consulta SQL (por exemplo), envia esta consulta para o SGBD servidor e recebe pela rede somente os registros selecionados pela seleo local no servidor - diminuio de trfego. - concentrao de recursos de processamento e armazenamento no servidor SGBD e consequente compartilhamento aumenta desempenho e dilue custo.

69

- Servidor de impresso: similar ao servidor de arquivos mas voltado ao compartilhamento de uma ou mais impressoras. Sistema de pr-alocao de impressora ou utilizao de spooling. - Pr-alocao implica em alocao da impressora atendendo a pedido de estao cliente, at liberao pela estao que efetuou o pedido ou por esgotamento de tempo limite. Se impressora estiver ocupada quando do pedido o cliente avisado e pode ser colocado em fila de espera caso deseje. - Adoo de spooling implica no envio do documento para uma fila, sendo o mesmo impresso no momento adequado. O armazenamento dos documentos na fila feito na forma de arquivos no prprio servidor de impresso ou em um servidor de arquivos associado, que pode estar ou no na mesma mquina do servidor de impresso. - Utilizao de filas de impresso libera processamento na estao cliente, podendo serem utilizadas mensagens de aviso ao final da impresso. - Servidor de comunicao: permite o compartilhamento e uso otimizado de recursos de comunicao em uma rede. Utilizado geralmente no compartilhamento de conexes de acesso entre uma rede local e estaes ou redes remotas, bem como conexes de acesso entre uma rede local e computadores de grande/mdio porte. Podem utilizar para isso linhas de baixa ou alta velocidade, de acordo com os protocolos utilizados. - Gateways so exemplos de servidores de comunicao em uma rede. - Servidor de gerenciamento: centraliza as tarefas de gerenciamento de uma rede ou de vrias redes interconectadas, utilizando para isso informaes de gerenciamento fornecidas por dispositivos gerenciveis (estaes, concentradores ou gateways com agentes de gerenciamento) atravs de protocolos especficos (SNMP em redes TCP/IP ou CMIS/CMIP em redes ISO). - Servidor realiza tarefas de anlise e controle, tomando decises quanto ao dimensionamento da rede, tarifao, isolamento de falhas, etc. - Servidor pode ser capaz de analisar todos os pacotes que transitam pela rede qual est conectado se o mtodo de acesso utilizado permitir endereamento promscuo. Note -se que neste tipo de rede deve ser utilizado algum mecanismo de segurana de dados (criptografia, por exemplo) se necessrio. - Servidores de fax: permitem a centralizao de acesso recursos de recepo e envio de fac -smile, implementando filas de transmisso e caixas de recepo. Para isso so utilizados dispositivos fax/modem conectados uma ou mais portas de entrada e sada disponveis no servidor. Podem incluir servios de retentativa, scheduling , interface direta com editores de texto ou pacotes de editorao, envio para mltiplos destinos, etc. - Existem ainda outros tipos de servidores, como servidores de CD -ROM, etc. - Para redes onde se requer alto grau de disponibilidade deve ser prevista a existncia de estaes que funcionem como mquinas de contingncia dos servidores mais crticos. Estas mquinas devem ser projetadas de forma a passar a atuar como servidores de emergncia no caso de falha nos servidores principais, com pouca ou nenhuma necessidade de alterao em suas caractersticas. - Sistemas operacionais de redes e o modelo OSI: para que uma estao em rede possa compartilhar recursos e informaes com outras so necessrios recursos adicionais de hardware e software que complementam seus dispositivos e seu sistema operacional local. A interao entre estes recursos obedece regras de interao que seguem um modelo de empilhamento que em geral se encaixa com alteraes ou no nas regras estabelecidas no modelo OSI.

70

- No exemplo so apresentados os componentes geralmente utilizados e uma possvel correlao com os nveis do modelo OSI:

- Placa de rede (NIC - Network Interface Card): efetua as atividades de transmisso e recepo dos sinais que trafegam no meio fsico, executando em geral funes do nvel fsico e da subcamada de controle de acesso ao meio (MAC). composta em geral de blocos de componentes que realizam funes de processamento de protocolo (bloco do microprocessador de comunicao), interface com o meio fsico (compatibilizao de sinais por exemplo), interface com as linhas de controle e dados da estao e memria (RAM para buffers de recepo e transmisso e ROM para firmware dos protocolos). Podem ser executadas na placa funes de outros nveis acima do fsico (enlace, por exemplo). - Drivers da placa de rede: o software bsico que manipula o hardware de interface da estao com a placa de rede. Para que os protocolos de comunicao no necessitem conhecer detalhes especficos de implementao de uma determinada placa de rede, como endereos de entrada e sada (I/O) e cdigos de controle/estado, foram desenvolvidos programas (device drivers) que procuram facilitar a operao destas placas atravs de chamadas simplificadas e tambm padronizar estas chamadas para os sistemas operacionais de redes. Apesar desta padronizao diferentes fabricantes podem utilizar diferentes tipos de driver, o que fora a maioria dos fabricantes de placas de redes a fornecer em conjunto com as mesmas device drivers para os sistemas operacionais de rede mais vendidos. Os padres de interface entre device drivers e drivers de protocolo mais conhecidos so: - NDIS (Network Driver Interface Specification ): desenvolvida pela 3Com em conjunto com a Microsoft, implementa um conjunto de primitivas que possibilita o uso de arquitetura multiprotocolo, isto , um ou mais drivers de protocolo controlando uma ou mais placas de rede. Um driver de protocolo pode estar ligado a mais de um driver de placa de rede (MAC) mas um driver MAC s pode estar ligado a um nico driver de protocolo. A ligao entre os drivers de protocolo e de placa feita atravs de procedimento de binding (quem fala com que). Para permitir a associao de um driver MAC a mais de um driver de protocolo foi criada uma camada intermediria chamada vector, que efetua a multiplexao de acesso de acordo com identificadores gerados durante o processo de binding. Ex.: TCP/IP Ex.: NETBIOS

71

- ODI (Open Data Link Interface ): desenvolvida pela Novell em conjunto com a Apple Computers, englobou o nvel de enlace com a definio da camada LSL ( Link Support Layer ) e definiu duas interfaces adicionais: a MLI (Multiple Link Interface ) e a MPI (Multiple Protocol Interface ). A interface MLI se situa entre o driver MAC da placa e a camada LSL, que a correspondente ao LLC IEEE 802.2, sendo que os drivers compatveis com essa interface so denominados drivers MLID (MLI Drivers). A interface MPI se situa entre a camada LSL e a camada de rede. A camada LSL permite a utilizao de um ou mais drivers de protocolo e de um ou mais drivers de placa (MLID's) simultaneamente. A multiplexao efetuada no nvel de enlace atravs de SAP's (Service Access Points, pontos de acesso ao enlace) para os drivers de protocolo e para os drivers MLID.

- Drivers de protocolo: implementam o cdigo das vrias opes de protocolo de comunicao disponveis na estao, como por exemplo o TCP/IP, o IPX/SPX e o NetBios. Atualmente os principais sistemas operacionais de redes j trazem implementaes de drivers da pilha TCP/IP, como o Netware 5 da Novell, o OS/2 Warp Server da IBM e o Windows NT 5.0, da Microsoft. Isto em conjunto com os drivers disponveis para as vrias implementaes de Unix existentes e com a disponibilidade de interfaces para ambientes de mainframe (IBM e outros) torna este protocolo uma opo natural para a conexo de ambientes de rede heterogneos - Protocolos e aplicaes cliente-servidor: implementam a troca de requisies de servios e respostas atravs de um protocolo de transporte. - SMB (Server Message Blocks ): utilizado pela Microsoft e IBM, envolvem a troca de SMB's atravs do NetBios (preferencialmente ou TCP/IP) para requisio de servios e envio de respostas. Comandos: Start/End Connection, Create/Remove Directory, Create/Delete/Rename File, Open, Close, Read/Write/Lock/Unlock Byte Block, Lseek, Creat/Close Spool File, Spool Byte Block, Send Single Block Message, Send Broadcast Message, Send Start, Text, End of Multi-Block Message e Forward User Name. - Netware Shell e NCP (Netware Core Protocol ): o Netware Shell o redirecionador da Novell que atua atravs do NCP. O NCP utiliza o servio de datagrama do IPX para transmisses de mensagens, com um mecanismo prprio de controle de conexo e o reconhecimento (ACK) de pacotes IPX recebidos. No permite solicitaes simultneas de servio e as mensagens possuem nmero de sequncia para identificao e associao com respostas. Servios de estabelecimento e encerramento de conexes entre clientes e servidores; manipulao de diretrios, arquivos e semforos para concorrncia; modificao de parmetros de controle de segurana; e servios de impresso de dados. Permite a associao de objetos (usurios, grupos de usurios, servidores) a nomes e o armazenamento de atributos dos mesmos em banco de dados no servidor denominado bindery , que utilizado para implementar servios de nomes, contabilizao de uso de recursos e mecanismos de segurana, com a associao de permisses para requisio de servios.

72

Vous aimerez peut-être aussi