Vous êtes sur la page 1sur 68

Introduo s Funes

Uma funo uma aplicao entre conjuntos. As funes descrevem fenmenos numricos e podem representar-se atravs de grficos sobre eixos cartesianos. O grfico de uma funo permite ver, muito facilmente, toda a sua evoluo. Porm, por vezes, pode ser mais cmodo trabalhar com a equao ou frmula da funo, j que com ela temos nossa disposio o conjunto de operaes que devemos aplicar varivel independente, normalmente representada por X, para obter a varivel dependente, normalmente representada por y. Podemos imaginar que uma funo uma mquina em que introduzimos um nmero X do conjunto de partida, dela saindo o nmero f(X).

Uma funo uma aplicao entre conjuntos numricos. Para indicar que entre dois conjuntos A e B h uma funo utilizaremos a notao:

f:A

EXistem vrias formas de eXpressar uma funo: y = aX + b

f (X) = aX + b
entre outras.

Se f for uma funo e f(X) = y, diremos que y a imagem de X pela funo e que X o original, anti-imagem ou objecto de y pela funo. Em toda a funo entre dois conjuntos A B os elementos do conjunto A recebem o nome de varivel da funo. EXemplificando, tomemos a funo:

f:N

f(X) = 5X + 2 f (2) = 5 x 2+2 = 12, 2


N

diremos que 12 a imagem de 2, e que 2 o objeto ou anti-imagem de 12.

Funes Reais de Varivel Real


Uma funo real de varivel real uma funo em que tanto os elementos do conjunto de partida ou conjunto dos objetos como os do conjunto de chegada ou conjunto imagem so nmeros reais, isto , pertencem ao conjunto R, e representa-se por:

f:R

As funes f(X) = X + 3, f(X) = X2 + 2X + 1, f(X) = 3X + 1/2, so exemplos de funes reais de varivel real. Se dermos a X um valor real, ao realizar as operaes obteremos sempre um nmero real f(X). Pode acontecer que nem todos os nmeros reais tenham imagem pela funo. O conjunto formado pelos nmeros reais que tm imagem chamase domnio. Em geral, uma funo real de varivel real tem a seguinte expresso:

f:A

sendo A um subconjunto de R, que ir corresponder ao domnio da funo.

Representao Grfica de uma Funo


Dado que o conjunto dos nmeros reais se pode representar sobre uma reta, o mtodo de coordenadas cartesianas serve para representar funes.

Observemos os grficos das figuras. Como podemos observar, a varivel independente X representada sobre o eixo das abcissas e a varivel dependente y sobre o eixo das ordenadas.

Operaes com funes Inverso da funo e funo inversa Funo par e funo mpar Funo linear e funo afim

Operaes com Funes


1. Produto de uma funo por um nmero real

(kf )(X) = k x f(X) O produto uma nova funo, de forma que a cada valor de X corresponde k vezes o valor de f. Exemplo:

f:R

f(X) = 3X + 2
5f : R R

(5f)(X) = 5 x f(X) = = 5 x (3X + 2) = 15X + 10 2. Soma de funes Temos f(X) = 2X + 2 e g(X) = - X - 1. Se somarmos membro a membro obtemos:

f(X) + g(X) = (2X + 2) + (-X - 1) = 2X - X +2 -1 = X + 1


(f + g) (X) = X + 1 Vamos verificar o que obtivemos:

f(1) = 2 x 1 + 2 = 4 g(1) = - (1) - 1 = -1 - 1 = -2 f(1) + g(1) = 4 + (-2) = 4 - 2 = 2


(f + g) (1) = (1) + 1 = 2 Vemos que, para cada objecto X, somando as respectivas imagens de f(X) e de g(X) obtemos exatamente o mesmo valor que obtemos ao calcular (f + g) (X).

Ento, em geral, podemos escrever: (f + g) (X) = f(X) + g(X)

3. Produto de funes Seguindo o mesmo procedimento que para a soma de funes, considerando f(X) = X e g(X) = -X + 2, o produto das funes ser: (f x g) (X) = f(X) x g(X) = X x (-X + 2) = -X2 + 2X (f x g) (X) = -X2 + 2X Verificamos que:

f(1) = 1 g(1) = - (1) + 2 = -1 + 2 = 1 f(1) x g(1) = 1 x 1 = 1


(f x g) (1) = -(1)2 + 2 x 1 = -1 + 2 = 1 Vemos que, de forma anloga ao que ocorre com a soma de duas funes, para cada objecto X, multiplicando as respectivas imagens de f(X) e de g(X) obtemos exatamente o mesmo valor que obtemos ao calcular (f x g) (X). Em geral, escrevemos: (f x g) (X) = f(X) x g(X)

4. Composio de funes

A composio de uma funo f com outra funo g uma nova funo, representada por g f, definida por: (g f) (X) = g [f(X)] Primeiro determinamos f(X) e o resultado obtido o objecto para a funo g. EXemplificando, seja f(X) = X + 1 e g(X) = X2 , temos (g f) (X) = g [f(X)] =g [X + 1] = (X + 1). Mas ateno, diferente se tivermos: ( f g) (X) = f [g(X)] = f [X] = X + 1.

Inverso da funo e funo inversa


Quando temos uma funo f, tal que para qualquer X do domnio verificamos que f(X) 0, podemos dizer que eXiste o inverso da funo de f, e representamo-la por 1/f. Podemos ver um eXemplo representado na figura seguinte:

Se f for uma funo injectiva, a funo inversa de f uma nova funo, que se representa por dadas por f. , em que os objectos so as imagens

Seja f a funo definida por y = 3X - 5, a eXpresso que define determina-se resolvendo a equao y = 3X - 5 em ordem a X: y = 3X - 5 <=> 3X = y + 5 <=> X = (y + 5)/3

logo vem:

O domnio da funo inversa o contradomnio ou conjunto das imagens da funo f. O grfico da funo inversa simtrico do grfico de f em relao bissectriz y = X.

Funo par e funo mpar


Damos o nome de funo par que simtrica em relao ao eixo das ordenadas, ou seja, que verifica:

f(-X) = f(X)
O grfico de uma funo par fica determinado se conhecermos a forma que assume para os nmeros positivos. Para visualizar este facto vejamos as seguintes figuras:

Damos o nome de funo mpar funo que simtrica em relao origem das coordenadas, ou seja, quando se verifica que:

f(-X) = - f(X)
O grfico de uma funo mpar fica determinado se conhecermos a forma que assume para valores positivos. Vejamos as figuras:

Funo linear e funo afim


As funes da forma f(X) = kX so chamadas funes lineares ou funo de proporcionalidade, onde k uma constante numrica e nos d o declive da recta. O grfico deste tipo de funes uma recta que passa pelo centro de coordenadas (0,0).

As funes da forma f(X) = kX + p recebem o nome de funes afins. O seu grfico uma recta que no passa pelo centro de coordenadas (0,0) e paralela correspondente funo linear g(X) = kX. p a ordenada na origem ou ponto de interseco da recta com o eixo das ordenadas.

As funes lineares e afins so chamadas funes polinomiais do primeiro grau.

Tipos de Funes
Vamos agora fazer um breve resumo das caractersticas principais dalguns dos tipos mais estudados a nvel do ensino secundrio. Vamos focar a funo exponencial, a funo logartmica e funes polinomiais do segundo grau.

Funo Exponencial
A expresso matemtica que define a funo exponencial uma potncia. Nesta potncia a base constante e o expoente uma varivel. Chamamos exponencial de base b > 0 funo R R

de maneira que temos:

ou ento:

ou ainda:

Vejamos as principais caractersticas da funo exponencial: 1. f contnua, o seu domnio R e o seu contradomnio 2. ;

f crescente se b > 1 e decrescente se b < 1;

3. f (0) = 1 e f (1) = b; 4. Os grficos de

e de

so simtricos em relao ao eixo OY; Como exemplo, observemos os grficos seguintes:

5. Os limites de qualquer funo exponencial so:

Estes limites tambm sero diferentes conforme os valores de b. Observemos os seguintes grficos, onde encontramos funes cujo valor de b maior do que 1 ou est compreendido entre 0 e 1, e vejamos como se comporta cada tipo de funo quando os valores de x aumentam ou diminuem:

No primeiro grfico, se o valor de x aumentar cada vez mais, a funo tomar valores cada vez maiores. Se o valor de x diminuir cada vez mais, a funo assume valores cada vez mais pequenos e mais prximos de 0, sempre pelo lado positivo do eixo OY.

No segundo grfico, se o valor de aumentar cada vez mais, a funo

assume valores cada vez mais peque eixo OY. Se o valor de x diminuir a

mais prximos de 0 pelo lado positiv

funo assume valores cada vez ma

Funo Logartmica
A expresso matemtica que define a funo logartmica um logaritmo. No logaritmo a base constante e o valor de x o termo varivel. Chamamos logaritmo de base b > 0 funo:

de maneira que:

ou ento:

Podemos definir a funo logaritmo como a funo inversa da funo exponencial, sempre que b > 1. Os grficos destas funes so simtricos em relao bissectriz y = x, como podemos ver na figura:

Observando o grfico da funo logartmica, verificamos que as principais caractersticas deste tipo de funes sero:

1. Sobre o eixo X existem trs regies ou espaos diferentes:

onde a funo logartmica no est definida,

onde o logaritmo negativo,

onde o logaritmo tem um valor positivo; 2. A funo contnua e crescente; 3. O seu domnio o conjunto dos nmeros reais positivos e o seu conjunto de imagens o conjunto de todos os nmeros reais; 4. O logaritmo de 1 na base b igual a 0; 5. Se o valor de x se aproximar de zero pelo lado positivo do eixo OY, a funo assume valores cada vez mais pequenos, ou seja:

Se o valor de x aumentar cada vez mais a funo assumir valores cada vez maiores, isto :

Os logaritmos podem tambm definir-se de forma mais "aritmtica", de forma a facilitar o seu clculo. Temos que o logaritmo de um nmero numa base b > 1 o expoente a que se tem de elevar a base para obter o nmero, isto ,

Por ltimo, vamos enunciar algumas das propriedades algbricas particulares dos logaritmos: 1. Logaritmo de um produto:

2. Logaritmo de um quociente:

3. Logaritmo de uma potncia:

4. Logaritmo de uma raz:

5. Mudana de base de logaritmos:

Funes Polinomiais do Segundo Grau


Uma funo polinomial de segundo grau uma funo expressa por um polinmio de segundo grau, ou seja, com uma expresso da forma:

f(x) = ax + bx + c,
onde a no nulo. Estas so sempre funes contnuas. Da mesma maneira que os polinmios podem ser completos ou incompletos, temos funes do segundo grau incompletas. Vamos estudar em pormenor cada um desses casos. 1. Funo incompleta y = ax:

Podemos observar que: - A curva simtrica em relao ao eixo das ordenadas; - Tem um mnimo absoluto no ponto (0,0), que o vrtice da funo; - O sinal do coeficiente determina a orientao da parbola: a > 0: a parbola abre-se para valores de y positivos a < 0: a parbola abre-se para valores de y negativos - O valor absoluto de a determina a abertura da funo, ou seja, quanto maior for |a| mais fechada a parbola. 2. Funo incompleta y = ax+c: O grfico da funo y = ax+c transladando c unidades, na direco do eixo OY, o grfico y = ax, ou seja, aplicando a translao segundo o vector (0,c). Observando as imagens, vemos que estas funes tm as seguintes caractersticas: - O seu eixo de simetria o eixo OY; - So funes simtricas em relao ao eixo OY; - Para a > 0 o grfico abre-se para as coordenadas positivas. Para a < 0 o grfico abrese para as coordenadas negativas; - O vrtice da parbola o ponto V(0,c);

- O grfico desloca-se verticalmente em funo de c.

3. Funo completa y = ax + bx + c:

Estas, geralmente, podem expressar-se da forma

f(x) = a (x - h), que uma translao horizontal


sobre o eixo OX da funo y = ax. Em geral, os grficos das funes

f(x) = (x - h) so idnticos a

f(x) = x, mas com vrtice em (h,0). Estas funes


obedecem aos mesmos critrios que f(x) = ax, com a diferena de que o eixo de simetria passa pelo vrtice (h,0) e paralelo ao eixo das ordenadas. Como exemplo, observemos a figura seguinte:

Nos casos em que a funo f(x) = ax + bx + c no puder expressar-se nesta forma, temos que tentar escrev-la na forma f(x) = a (x - h) + k. Estas continuam a obedecer aos mesmos critrios gerais, com as excepes: - O vrtice encontra-se no ponto (h,k); - O eixo de simetria da parbola a recta que passa pelo vrtice (h,k) e paralela ao eixo das ordenadas.

Funes Trigonomtricas
Vamos estudar as funes trigonomtricas seguintes:

y = sen x y = cos x y = tg x
e tambm os inversos destas funes, ou seja:

y = 1/sen x = cosec x

y =1/ cos x = sec x y = 1/tg x = cotg x


O ngulo x a varivel independente e o valor da funo a varivel dependente. importante recordar que a medida dos ngulos pode expressar-se em graus ou em radianos. Assim, vemos que: 0 360 0 rad 2 rad

Observemos agora as principais caractersticas das funes j mencionadas: 1. Funo y = sen x: a) A funo seno peridica, j que:

sen (x + 2 ) = sen x
em que o perodo da funo t = 2 ; b) O domnio da funo todo o conjunto R, e o contradomnio da funo [-1,1]; c) O valor mximo da funo 1 em x = funo -1 em x = 3 /2; /2 e o valor mnimo da

d) A funo contnua em todo o seu domnio; e) uma funo crescente no intervalo [0, /2] e [3 /2,2 ], e decrescente no intervalo [ /2,3 /2]; f) A funo mpar, j que:

sen (-x) = - sen x


e o grfico simtrico em relao origem (0,0).

2. Funo y = cos x: a) A funo co-seno peridica, pois:

cos (x + 2 ) = cos x
e o perodo da funo T = 2 ; b) O domnio todo o conjunto dos nmeros reais R, e o contradomnio da funo [-1,1]; c) O valor mximo da funo 1 em x = 0 ou x = 2 da funo -1 em x = ; d) A funo contnua em todo o seu domnio; e) uma funo crescente no intervalo [ ,2 ] e decrescente no intervalo [0, ]; f) A funo par, j que: e o valor mnimo

cos x = cos (-x)


e o grfico simtrico em relao ao eixo das ordenadas.

3. Funo y = tg x: a) A funo tangente peridica, j que:

tg (x + ) = tg x
em que o perodo da funo t = ; Z }, e o contradomnio da

b) O domnio da funo R/ { /2 - k , k funo todo o conjunto R; c) Esta funo no tem extremos locais;

d) A funo contnua em todo o seu domnio; e) uma funo crescente em todos os pontos do domnio; f) A funo mpar, pois:

tg (-x) = - tg x
e o grfico simtrico em relao origem (0,0).

4. Funo y = cosec x: a) A funo co-secante peridica, j que:

cosec (x + 2 ) = cosec x
em que o perodo da funo t = 2 ; b) O domnio da funo R/ {0 + k , k funo o conjunto R/ [-1,1]; /2; Z }, e o contradomnio da

c) Esta funo tem um mximo local em 3 /2 e um mnimo local em d) A funo contnua em todo o seu domnio;

e) uma funo crescente onde a funo sen x decrescente e decrescente onde a funo sen x crescente; f) A funo mpar, pois:

cosec (-x) = - cosec x


e o grfico simtrico em relao origem (0,0).

5. Funo y = sec x: a) A funo secante peridica, j que:

sec (x + 2 ) = sec x
em que o perodo da funo t = 2 ; b) O domnio da funo o conjunto R/{ /2 - k , k contradomnio da funo R/ [-1,1]; 0; c) A funo tem um mximo local em x = Z },eo

e um mnimo local em x =

d) A funo contnua em todo o seu domnio; e) uma funo crescente onde a funo cos x decrescente e decrescente onde a funo cos x crescente; f) A funo par, pois:

sec x = sec (-x)

e o grfico simtrico em relao origem (0,0).

6. Funo y = cotg x: a) A funo co-tangente peridica, j que:

cotg (x + ) = cotg x
em que o perodo da funo t = ; Z}, e o contradomnio da funo

b) O domnio da funo R/ {k , k todo o conjunto R;

c) Esta funo no tem quaisquer extremos; d) A funo contnua em todo o seu domnio; e) uma funo decrescente em todos os pontos do domnio; f) A funo mpar, pois:

cotg (-x) = - cotg x


e o grfico simtrico em relao origem (0,0).

Estudo de Funes - Alguns Critrios

A observao do grfico e da forma analtica d-nos toda uma srie de propriedades que configuram os elementos que temos de ter em conta quando estudamos qualquer funo. Nos critrios que devero ser observados no estudo de uma funo incluem-se a continuidade, critrios de crescimento e decrescimento, os extremos locais, concavidade, convexidade e pontos de inflexo.

Continuidade
A ideia intuitiva de continuidade implica uma ligeira variao da funo, sem saltos bruscos que desiquilibrem o grfico. A definio formal de continuidade diz-nos que uma funo f(x) contnua no ponto x = a quando se verifica:

A continuidade de f(x), em x = a, obriga a que se verifiquem as seguintes condies: 1. Existe o limite da funo em x = a; 2. Existe f(a); 3. O limite e f(a) coincidem. Por tudo isto dizemos que a continuidade ou descontinuidade de uma funo num ponto exige que a funo esteja definida nesse ponto. Observando estas trs condies, vemos que uma funo descontnua se: 1. No existir

2. No existir f(a); 3. Se existirem o limite e f(a), mas estes no coicidirem.

Crescimento e Decrescimento
Quando temos uma funo pode acontecer que, ao aumentar os valores de x, os valores das imagens tambm aumentem. Neste caso, diremos que a funo cresce. Podemos v-lo claramente na figura seguinte:

Critrios de Crescimento de uma Funo: 1. Uma funo estritamente crescente num intervalo se, para dois valores quaisquer a e b, se verifica que:

a<b

f(a) < f(b)

Podemos verificar este primeiro critrio observando o grfico da figura seguinte:

2. Uma funo crescente num intervalo se, para dois valores quaisquer a e b, se verifica que:

a<b

f(a)

f(b)

Como no basta comparar dois pontos extremos, j que a amplitude entre esses dois pontos pode ter um comportamento diferente (ver figura anterior), temos de estabelecer um critrio vlido para o crescimento num ponto. 3. Uma funo f(x) crescente num ponto a se existir um intervalo que contenha a de maneira que os x deste intervalo verifiquem: se x < a se x > a

f(x) < f(a) f(x) > f(a)

Podemos verificar este terceiro critrio de crescimento de uma funo observando o grfico da figura seguinte :

Ao contrrio do que acontece com as funes crescentes, numa funo decrescente, quando aumentam os valores de x, diminuem os valores de y. Esta particularidade fica perfeitamente definida observando o grfico da figura seguinte:

Critrios de Decrscimo de uma Funo: 1. Uma funo estritamente decrescente num intervalo se, para dois valores quaisquer a e b, se verifica que:

a<b

f(a) > f(b)

2. Uma funo decrescente num intervalo se, para dois valores quaisquer a e b, se verifica que:

a<b

f(a)

f(b)

semelhana do que fizemos para o crescimento, temos de definir decrscimo num ponto. 3. Uma funo f(x) decrescente num ponto se existir um intervalo que contenha a de modo que os x deste intervalo verifiquem: se x < a se x > a

f(x) > f(a) f(x) < f(a)

Verificamos este terceiro critrio de decrscimo de uma funo observando o grfico da figura seguinte:

Extremos Locais
Encontramos os extremos locais de uma funo num ponto, por exemplo, entre dois pontos a e b, onde a funo contnua e em que se regista o crescimento e decrscimo da funo.

Neste grfico podemos ver que a funo cresce nuns intervalos e decresce noutros. A fronteira ou limite desta inflexo assinalada pelo ponto c. No primeiro grfico a funo tem um mximo em c. No segundo grfico a funo tem um mnimo em c. O clculo da derivada para os pontos de um intervalo de uma funo informa-nos sobre o crescimento e decrscimo da funo. Para

determinarmos os extremos da funo basta derivar a funo e igualar a derivada obtida a zero, ou seja, calcular:

f '(x) = 0
Temos que: se f '(x) > 0 num intervalo ]a,b[ se f '(x) < 0 num intervalo ]a,b[

f(x) crescente em ]a,b[

f(x) decrescente em ]a,b[

Nos pontos em que f '(x) = 0 teremos um mximo ou um mnimo da funo, conforme a funo seja crescente ou decrescente nos intervalos contguos.

Esta tabela mostra a determinao dos extremos uma funo a partir da prime derivada.

Concavidade, Convexidade e Pontos de Inflexo


Podemos encontrar funes que so crescentes mas que no crescem da mesma forma. O que as torna realmente diferentes a concavidade. Para o verificarmos podemos observar os seguintes grficos:

Concavidade Diremos que uma curva cncava no intervalo [a,b] onde tem apenas um minimo, quando o grfico da curva fica por baixo da corda que une os pontos a e b.

Podemos verificar a definio de

concavidade de uma curva observando o


grafico:

Convexidade Diremos que uma curva convexa no intervalo [a,b] onde tem apenas um mximo, quando o grfico da curva fica por cima da corda que une as imagens a e b.

Podemos verificar a definio de convexidade de uma curva observando o grafico:

Critrios de Concavidade e Convexidade

Ao observar o grafico dizemos que a funo de uma curva alterna intervalos cncavos e convexos. Deste modo, temos de estabelecer o critrio de concavidade e critrio convexidade.

1. Para estabelecer o critrio de concavidade, podemos observar o grafico:

Dado um ponto a diremos que a curva cncava nesse ponto, se conseguirmos encontrar uma vizinhana de a (a-x, a+x) em que a curva seja cncava. 2. Para estabelecer o critrio de convexidade podemos observar a evoluo da curva do grafico:

Dado um ponto a, diremos que a curva convexa nesse ponto, se conseguirmos encontrar uma vizinhana de a (a-x, a+x) em que a curva seja convexa. Pontos de inflexo Os pontos de inflexo de uma curva so os pontos em que a curva passa de cncava a convexa, ou de convexa a cncava, como podemos observar nos graficos.

Nesta tabela est represe a determinao dos pontos inflexo da funo e da su concavidade a partir da segu derivada.

Usando as Calculadoras Grficas


Podemos usar as calculadoras grficas para desenhar estas funes, para depois podermos efectuar quer operaes com essas funes, quer fazer o estudo dessas funes. Como exemplo, vamos ver como podemos usar as opes da calculadora Texas TI 83 como suporte no estudo de soma, produto, composio e inversas de funes, zeros, extremos, sinal e derivada de uma funo.

Operaes com Funes


1. Soma algbrica de duas funes: Sendo f(x) = x2 e g(x) = 1/x, representar graficamente e por uma tabela a funo soma, isto , f + g.

Teclas a Premir

Descrio

Ecr

Visualizar o men Y = .

Escrever em Y1 a expresso x2. Escrever em Y2 a expresso 1/x Escrever em Y3 a expressoY1+Y2. A expresso Y1+Y2 define a funo soma das funes Y1 e Y2
Visualizar o men ZOOM e escolher a opo 4.

A calculadora mostra imediatamente os grficos das funes Y1, Y2 e Y3 = Y1+Y2. Visualizar o men Y = . Com as teclas de direco posicionar o cursor sobre o sinal de = de Y1, premindo de seguida a tecla ENTER. Desactivamos, assim, o grfico correspondente a Y1. Com as teclas de direco, posicionar o cursor sobre o sinal de = de Y2, premindo de seguida a tecla ENTER. Desactivamos, assim, o grfico correspondente a Y2. Deste modo, fica apenas activo o grfico correspondente a Y3.

Visualizar o grfico correspondente a Y3, que o grfico da funo soma. Observe-se, pelo grfico, que a funo soma no est definida em x = 0. Algebricamente, verifica-se que (f+g)(x)= x3+1 /x, com x diferente de 0. Visualizar o menu Y = . Com as teclas de direco, posicionar o cursor sobre o sinal de = de Y1, premindo de seguida a tecla ENTER. Activamos, assim, o grfico correspondente a Y1. Com as teclas de direco posicionar o cursor sobre o sinal de = de Y2, premindo de seguida a tecla ENTER. Activamos, assim, o grfico correspondente a Y2. Deste modo, ficam activos os grficos correspondentes a Y1, Y2 e Y3. Visualizar o menu TABLE SETUP. Neste estabelecemos o valor -5 para incio da tabela e o valor 1 para incremento.

Visualizar a tabela.

Para visualizar os valores X, Y1, Y2 e Y3 necessitamos de quatro colunas. Consequentemente, porque cada ecr da calculadora s tem trs colunas, necessrio recorrer a dois ecrs da calculadora para visualizar todos os quatro valores. Por observao dos valores de Y1(x) e Y2(x) verifica-se que os valores de (Y1+Y2)(x) resultam de adicionar Y1(x) com Y2(x). Note-se, ainda, que Y2 e Y1+Y2 no esto definidas em x = 0.

Se pretendermos definir graficamente e atravs de uma tabela a funo diferena de f com g, isto , f-g, usamos um procedimento semelhante quele que utilizmos anteriormente para a soma f+g.

2. Produto de duas funes: O produto das funes processa-se de modo idntico soma de funes.

3. Composta de duas funes: Sendo f(x) = x


1/2

e g(x) = x2, vamos representar graficamente e por

uma tabela a funo composta de f com g, isto , a funo

g o f.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x1/2. Escrever em Y2 a expresso x2. Escrever em Y3 a expresso Y2(Y1). A expresso Y2(Y1) define a funo composta das funes Y2 e Y1 e l-se "Y2 aps Y1". Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentados de imediato os grficos das funes Y1, Y2 e Y3 = Y2(Y1). Algebricamente, verifica-se que (g o f) (x) = x, com x 0. Visualizar o menu TABLE SETUP. Neste menu estabelecemos o valor -3 para incio da tabela e o valor 1 para incremento.

Ecr

Visualizar a tabela. Por observao dos valores de Y1(x) e Y2(x) verifica-se que os valores de (Y2 o Y1)(x) resultam de determinar a imagem de Y1(x) por Y2.

Deve-se ter uma especial ateno ao escrever na calculadora a expresso que define a composta de duas funes. No caso da definio da funo composta Y2 aps Y1, isto , Y2 o Y1, a expresso Y2(Y1) que a define diferente das expresses Y2 x (Y1) e Y2 x Y1. Qualquer destas duas ltimas expresses define a funo produto de Y1 por Y2. Agora, sendo f(x) = x1/2 e g(x) = x2, vamos representar graficamente a funo composta de g com f, isto , a funo

f o g.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Com as teclas de direco, posicionar o cursor sobre o sinal de = de Y3, premindo de seguida a tecla ENTER. Desactivamos, assim, o grfico correspondente a Y3. Escrever em Y4 a expresso Y1(Y2). A expresso Y1(Y2) define a funo composta das funes Y1 e Y2 e lse "Y1 aps Y2".

Ecr

Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentados de imediato os grficos das funes Y1, Y2 e Y4 = Y1(Y2). Algebricamente, verifica-se que (f o g)(x) = lxl, com x pertencente a R. Visualizar o menu TABLE SETUP. Neste menu estabelecemos o valor -3 para incio da tabela e o valor 1 para incremento.

Visualizar a tabela. Por observao dos valores de Y1(x) e Y2(x), verifica-se que os valores de (Y1 o Y2)(x) resultam de determinar a imagem de Y2(x) por Y1.

A considerao dos dois exemplos antes estudados permite concluir que g o f diferente de f o g. Por conseguinte, em geral, a operao de composio de funes no comutativa, como foi visto na Introduo s Funes. Todavia, h funes f e g para as quais se tem g o f = f o g. Quando tal acontece diz-se que as funes f e g so permutveis. Sendo f(x) = x 3e g(x) = x2, vejamos atravs das suas representaes grficas que estas so funes permutveis.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x3. Escrever em Y2 a expresso x2. Escrever em Y3 a expresso Y2(Y1). A expresso Y2(Y1) define a funo composta Y2 aps Y1.

Ecr

Escrever em Y4 a expresso Y1(Y2). A expresso Y1(Y2) define a funo composta Y1 aps Y2.

Visualizar o menu Y = . Com as teclas de direco, posicionar o cursor sobre o sinal de = de Y1, premindo de seguida a tecla ENTER. Desactivamos, assim, o grfico correspondente a Y1. Com as teclas de direco, posicionar o cursor sobre o sinal de = de Y2, premindo de seguida a tecla ENTER. Desactivamos, assim, o grfico correspondente a Y2. Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentados de imediato os grficos das funes compostas Y3 = Y2(Y1) e Y4 = Y1(Y2). Observando o ecr vemos uma nica representao grfica. Na realidade existem dois grficos sobrepostos. No sentido de obtermos evidncia acerca da existncia dos dois grficos sobrepostos recorremos, com a funo TRACE activa, s teclas de direco vertical para deslocar o cursor de um grfico para o outro e s teclas de direco horizontal para deslocar o cursor ao longo de cada um dos grficos.

4. Funo Inversa: Sendo a funo f(x) = x3, vamos representar graficamente a funo f e a sua inversa f-1.

Usamos a opo 8: DrawInv do menu DRAW, que permite obter uma representao grfica da funo inversa. Neste menu existem vrias facilidades de desenho. Contudo, os desenhos obtidos atravs do DRAW no podem ser percorridos com o cursor quando a funo TRACE est activa e desaparecem logo que se alteram os grficos das funes no obtidos com o DRAW ou se escolhe de novo a mesma janela ou uma janela diferente para visualizao dos grficos.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x3.

Ecr

Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentado de imediato o grfico da funo. Aceder ao ecr de texto de limpar esse ecr. Visualizar o menu DRAW e seleccionar a opo 8: DrawInv.

Escrever a varivel dependente Y1.

Premindo a tecla ENTER visualiza-se imediatamente o grfico da funo, j obtido anteriormente, e o da funo inversa.

Visualizar o menu Y = . Com as teclas de direco, posicionar o cursor sobre o sinal de = de Y1, premindo de seguida a tecla ENTER . Desactivamos, assim, o grfico correspondente a Y1. Aceder ao ecr de texto. Repetir a ltima expresso escrita. Premindo a tecla ENTER obtm-se imediatamente o grfico da funo inversa. Observe-se que no se tem o grfico da funo correspondente a Y1, pois a respectiva expresso foi desactivada.

Sendo a funo f(x) = x2 uma funo no injectiva, ela no tem inversa. Ser que a calculadora ainda desenha o grfico da relao inversa de f?

Teclas a Premir

Descrio

Ecr

Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x2.

Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentado de imediato o grfico da funo.

Aceder ao ecr de texto e limpar esse ecr. Visualizar o menu DRAW e seleccionar a opo 8: DrawInv.

Escrever a varivel dependente Y1.

Premindo a tecla ENTER visualiza-se imediatamente o grfico da funo inversa, j obtido anteriormente, e o da relao inversa.

Este exemplo mostra que a opo 8: DrawInv do menu DRAW permite desenhar o grfico da relao inversa de uma dada funo, quer esta relao inversa seja ou no funo. Portanto, se estivermos interessados em estudar se uma dada funo tem ou no inversa devemos verificar se a funo dada ou no injectiva, pois a calculadora a partir da opo 8: DrawInv do menu DRAW no distingue as funes que tm inversa daquelas que no tm.

Estudo de Funes
A calculadora dispe de vrias facilidades de clculo com especial interesse para o estudo de funes. Estas facilidades de clculo, acessveis no menu CALC, podem ser executadas a partir do ecr de texto ou interactivamente sobre o prprio grfico.

Teclas a Premir

Descrio

Ecr

Visualizar o menu CALCULATE. Descrio de cada uma das opes do menu: 1. value (calcula o valor de uma funo num ponto); 2. zero (determina um zero de uma funo); 3. minimum (calcula o mnimo relativo de uma funo); 4. maximum (calcula o mximo relativo de uma funo); 5. intersect (determina as coordenadas de um ponto de interseco de dois grficos correspondentes a outras duas funes); 6. dy/dx (determina a derivada numrica de uma funo num ponto); 7. f(x)dx (determina o integral numrico de uma funo entre dois pontos).

Deve observar-se que a funo TRACE, alm de permitir percorrer o grfico de uma funo, tambm permite calcular o seu valor num ponto. Em consequncia, a funo value pode ser substituda com vantagem pela funo TRACE, pois esta de utilizao mais imediata. A opo 7: f(x)dx, que permite calcular o integral numrico de uma funo, no ser objecto de estudo uma vez que esse assunto no faz parte dos actuais programas do Ensino Secundrio.

1. Zeros de uma Funo: Vamos determinar o zero da funo f(x) = x3 - 4.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x3 - 4, a qual define a funo.

Ecr

Seleccionar a opo 6: ZStandard do menu ZOOM, sendo apresentado de imediato o grfico da funo.

Seleccionar a opo 2: zero do menu CALCULATE.

Premindo vrias vezes as teclas de deslocao horizontal, colocar o cursor sobre o grfico e esquerda do zero. Premindo, de seguida, a tecla ENTER fixamos o limite inferior de um intervalo em que se encontra o zero. Premindo vrias vezes as teclas de deslocao horizontal, colocar o cursor sobre o grfico e direita do zero. Premindo, de seguida, a tecla ENTER fixamos o limite superior de

um intervalo em que se encontra o zero.

Premindo novamente a tecla ENTER obtm-se um valor aproximado do zero. Obteve-se x = 1,5874011 para valor aproximado do zero.

Este procedimento pode ainda ser usado para resolver equaes. Vamos resolver a equao 2x3 + x 2= 6x + 3. Para resolver esta equao basta considerar duas funes cujas expresses so os membros da equao, isto , y = 2x 3 + x2 e y = 6x + 3. As solues da equao so, ento, as abcissas dos pontos de interseco dos grficos das duas funes.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso 2x3 + x2, a qual corresponde ao primeiro membro da equao.

Ecr

Escrever em Y2 a expresso 6x + 3, a qual corresponde ao segundo membro da equao.

Visualizar o menu WINDOW. Estabelecer o intervalo [-5,5] no eixo dos xx, com o incremento 1, e o intervalo [-20,20] no eixo dos yy, com o incremento 2. Assim, [-5,5] x [-20,20] define o rectngulo de visualizao do grfico.

Visualizar os grficos das funes Y1 e Y2.

Seleccionar a opo 5: intersect no menu CALCULATE.

Premindo vrias vezes as teclas de deslocao horizontal, deslocar o cursor sobre um dos grficos de modo a que fique suficientemente prximo do ponto de interseco dos grficos que se pretende estudar. Seguidamente, premir de novo a tecla ENTER. Observe-se que o cursor se deslocou para o outro grfico.

Seguidamente, premir de novo a tecla ENTER. Deve notar-se que, quando temos mais de dois grficos, pode existir a necessidade de deslocar o cursor de um grfico para o outro de modo a relacionar os dois grficos pretendidos. Consegue-se isso premindo as teclas de deslocao vertical. Finalmente, premindo a tecla ENTER obtm-se as coordenadas do ponto de interseco dos grficos. Obteve-se x = 1,7320508 para valor aproximado da raiz da equao.

O procedimento utilizado para determinar uma das razes da equao pode ser repetido para determinar as outras duas razes da equao. Em alternativa, observando que a equao 2x3 + x2 = 6x + 3 equivalente equao 2x3 + x2 - 6x - 3 = 0, conclui-se que as suas solues so os zeros da funo y = 2x3 + x2 - 6x - 3, bastando ento repetir o procedimento j observado para calcular os zeros desta funo.

2. Valores mximo e mnimo de uma funo num intervalo:

A possibilidade da calculadora determinar o valor mximo e o valor mnimo de uma funo num intervalo pode ser explorada para determinar extremos relativos de uma funo. Vamos determinar os extremos relativos da funo Y = x 4 - 4x2 - 5.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x4 + 4x2 - 5. Visualizar o menu WINDOW. Estabelecer o intervalo [-4,7;4,7] no eixo dos xx, com o incremento 1, e o intervalo [-15,15] no eixo dos yy, com o incremento 3. Assim, [4,7;4,7] x [-15,15] define o rectngulo de visualizao do grfico.

Ecr

Visualizar o grfico da funo Y1.

Seleccionar a opo 3: minimum do menu CALCULATE.

Premindo vrias vezes as teclas de deslocao horizontal, colocar o cursor sobre o grfico e esquerda do primeiro mnimo. Premindo, de seguida, a tecla ENTER fixamos o limite inferior de um intervalo em que se encontra o mnimo. Premindo vrias vezes as teclas de deslocao horizontal, colocar o cursor sobre o grfico e direita do primeiro mnimo. Premindo, de seguida, a tecla ENTER fixamos o limite superior de um intervalo em que se encontra o mnimo. Premindo novamente a tecla ENTER obtm-se um valor aproximado do mnimo. Obteve-se y = -9 para o valor do mnimo e x = -1,414213 para valor do minimizante. Note-se que o mnimo da direita tambm y = -9 e ocorre para x = -1,414213, pois a funo par.

Seleccionar a opo 4: maximum do menu CALCULATE.

Premindo vrias vezes as teclas de deslocao horizontal, colocar o cursor sobre o grfico e esquerda do mximo. Premindo, de seguida, a tecla ENTER fixamos o limite inferior de um intervalo em que se encontra o mximo. Premindo vrias vezes as teclas de deslocao horizontal, colocar o cursor sobre o grfico e direita do mximo. Premindo, de seguida, a tecla ENTER fixamos o limite superior de um intervalo em que se encontra o mximo. Premindo novamente a tecla ENTER obtm-se um valor aproximado do mximo. Obteve-se y = -5 para o valor do mximo e x = 1,5938 x 10-6 para o valor do maximizante. Em termos exactos, o mximo -5 e o maximizante o 0.

3. Sinal e Variao de uma Funo: A partir da observao do grfico de uma funo podemos tirar concluses acerca do sinal e da variao de uma funo. Para tal, consideram-se os seus zeros e os seus extremos. Vamos estudar o sinal e a variao da funo y = x5 - 3x4 - x + 3.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x5 3x4 - x + 3. Visualizar o menu WINDOW. Estabelecer o intervalo [-4,7;4,7] no eixo dos xx, com o incremento 1, e o intervalo [-25,20] no eixo dos yy, com o incremento 4. Assim, [4,7;4,7] x [-25,20] define o rectngulo de visualizao do grfico.

Ecr

Visualizar o grfico da funo Y1.

Determinando o valor da funo em x = -1, verifica-se que -1 um zero da funo. Determinando o valor da funo em x = 1, verifica-se que 1 um zero da funo. Determinando o valor da funo em x = 3, verifica-se que 3 um zero da funo. Note-se que os zeros podiam ser obtidos recorrendo opo 2: zero do menu CALCULATE.

Seleccionar a opo 4: maximum do menu CALCULATE. Depois de definido um intervalo que contenha o mximo, premindo a tecla ENTER obtm-se os valores do mximo e do maximizante. Seleccionar a opo 3: minimum do menu CALCULATE. Depois de definido um intervalo que contenha o mnimo, premindo a tecla ENTER obtm-se os valores do mnimo e do minimizante. Seleccionar a opo 3: minimum do menu CALCULATE. Depois de definido um intervalo que contenha o mnimo, premindo a tecla ENTER obtm-se os valores do mnimo e do minimizante.

4. Derivada de uma Funo: Com a calculadora conseguimos calcular o valor da derivada de uma funo num dado ponto do seu domnio. Vamos calcular a derivada da funo y = x2 em x = 0 e x = -1.

Teclas a Premir

Descrio

Ecr

Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x2.

Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentado de imediato o grfico da funo.

Calcular a derivada da funo no ponto x = 0.

Calcular a derivada da funo no ponto x = -1.

Porm, existem casos em que a calculadora no determina correctamente o valor da derivada da funo num ponto. Isto resulta de a calculadora determinar a derivada de uma funo num ponto pelo mtodo das diferenas simtricas. Este mtodo considera para valor aproximado da derivada o declive da recta secante definida pelos pontos (x - h, f(x h)) e (x + h, f(x + h)), isto , o valor do quociente [f(x + h) - f(x - h)]/2h, com h positivo e o mais prximo possvel de zero. Como exemplo, calculemos a derivada da funo y = lxl no ponto de abcissa x = 0.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso abs(x).

Ecr

Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentado de imediato o grfico. Calcular a derivada da funo no ponto x = 0. Obteve-se y'(0) = 0 para valor da derivada de y em x = 0. Note-se que a funo y = lxl no tem derivada em x = 0, pelo que a calculadora apresentou uma resposta errada.

Neste exemplo, em x = 0 tem-se f(x - h) = f(x + h), para qualquer valor de h > 0. Ento, [f(x + h) - f(x - h)]/2h = 0 e, em consequncia, quando x tende para zero temos que [f(x + h) - f(x - h)]/2h tende tambm para zero, de onde sai y'(0) = 0, como foi apresentado pela calculadora.

5. Grfico da Funo Derivada: Dada uma funo f, definida por uma expresso algbrica, a calculadora no permite determinar a expresso algbrica que define a funo derivada. Todavia, em relao ao grfico da funo derivada a situao diferente. Recorrendo ao comando nDeriv(Y1,x,x) em que Y1 define a funo f, x define a varivel em relao qual se pretende calcular a

derivada e o segundo x estabelece a abcissa do ponto em que se determina a derivada da funo, obtm-se a derivada da funo em sucessivos pontos do intervalo do eixo dos xx, intervalo esse definido pela janela de visualizao do grfico. Finalmente, unindo os sucessivos pontos por segmentos de recta obtm-se um esboo do grfico da funo derivada de f. Como exemplo, vamos determinar um esboo do grfico da funo derivada de f(x) = x3- 2x.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Escrever em Y1 a expresso x3 - 2x e colocar o cursor em Y2. Visualizar o menu MATH e seleccionar a opo 8: nDeriv(. Escrever a expresso Y1,x,x), em que Y1 define a funo, x a varivel relativamente qual vai ser calculada a derivada e o segundo x o ponto em que vai ser calculada a derivada. Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentados de imediato os grficos da funo e da funo derivada. Observe-se que, sendo a funo dada uma funo cbica, a funo derivada uma funo quadrtica que tem por grfico uma parbola.

Ecr

Repetindo o processo anterior, considerando agora a funo derivada de f, obtm-se o grfico da funo segunda derivada de f. Usando a simbologia

da calculadora, trata-se de escrever em Y3 a expresso nDeriv(Y2,x,x) e obter o seu grfico.

Teclas a Premir

Descrio
Visualizar o menu Y = . Colocar o cursor em Y3.

Ecr

Visualizar o menu MATH e seleccionar a opo 8: nDeriv(. Escrever a expresso Y2,x,x), em que Y2 define a funo, x a varivel relativamente qual vai ser calculada a derivada e o segundo x o ponto em que vai ser calculada a derivada. Seleccionar a opo 4: ZDecimal do menu ZOOM, sendo apresentados de imediato os grficos da funo, da funo primeira derivada e da funo segunda derivada. Observe-se que, sendo a funo dada uma funo cbica, a funo segunda derivada uma funo afim que tem por grfico uma recta.

Tarefas
Agora vamos ver se estiveram com ateno... Divirtam-se com estes exerccios e problemas!

Calculando as imagens...
Nas seguintes funes, qual a imagem f(x) quando x = 4 e para x = -2? a) f(x) = 2/(x-3) b) f(x) = 1/x c) f(x) = (x3 + 6)/3 d) f(x) = 20/(x2 - 4) e) f(x) = x3 - 9x2 + 15x

Solues

Domnio
Qual o domnio das funes do exerccio anterior?

Solues

Operaes com Funes


1. Expressa a funo p(x), que se obtm a partir do produto de f(x) = 1/(x-2) e g(x) = (x2-4)/(x-1). Qual o domnio de f, de g e de p?

2. Sejam as funes h(x) = 2x - 3 e k(x) = 3x2 + 4. Escreve as expresses que definem as funes compostas ( h o k) e (k o h). 3. Calcula a expresso que define a funo inversa das seguintes funes: a) f(x) = 2x - 4 b) f(x) = x2, com x c) f(x) = x3/8 d) f(x) = 2/(x-1) 0

Solues

A horta beira do rio

O Sr. Antnio pediu-nos ajuda: Tem 100 metros de rede para vedar um terreno rectangular beira do rio. S quer vedar os trs lados que no do para o rio. Mas quer que a rea da horta fique o maior possvel...

a) Qual a funo a maximizar, que nos d a rea do terreno? b) Qual a expresso da rea numa s varivel? Define o seu domnio. c) Procura os extremos relativos da funo recorrendo derivada. d) Interpreta os resultados obtidos no contexto do problema.

Solues

Volta a Portugal

Observe o grfico abaixo, publicado no Expresso a) Justifica que a funo no tem derivada nos pontos assinalados com 1,2,3. b) Dos locais assinalados indica dois entre os quais a funo montona. c) Dos troos de declive positivo, indica o de maior declive e o de menor. d) Indica trs mximos e trs mnimos.

Solues

Praia
Observa a figura:

O tripulante do barco B tem de levar uma mensagem urgente a um ponto a 12 km de A, que o ponto da praia mais prximo de B. O barco s d 6 km/h mas o tripulante pode correr na orla da praia a 10 km/h. Exprime o tempo que leva de B a P em funo da distancia x de A ao ponto D de desembarque na praia. Resoluo

Problema dos Moinhos

Temos quatro moinhos dispostos nos vrtices de um quadrado. Pretendemos construir uma estrada que ligue os quatro moinhos, de forma a gastar o mnimo de alcatro possvel, ou seja, que a estrada construda tenha o menor comprimento possvel. Pretendemos saber como dever ser construda a estrada. A estrada no tem de voltar ao ponto de partida. Resoluo

SOLUES
Calculando as imagens... a) Para x = 4, f(x) = 2; para x = -2, f(x) = -2/5. b) Para x = 4, f(x) = 1/4; para x = -2, f(x) = -1/2. c) Para x = 4, f(x) = 70/3; para x = -2, f(x) = -2/3. d) Para x = 4, f(x) = 5/3; para x = -2, f(x) no existe. e) Para x = 4, f(x) = -20; para x = -2, f(x) = -74.

Domnio a) Todos os nmeros reais menos o 3. Se x = 3 a funo no existe. D = R/ {3}. b) Todos os nmeros reais menos o 0. Se x = 0 a funo no existe. D = R/ {0}. c) Todos os nmeros reais. D = R. d) Todos os nmeros reais, excepto -2 e 2. Se x = -2 ou se x = 2 a funo no existe, dado que a diviso por 0 no foi definida. D = R/{-2,2}. e) Todos os nmeros reais. D = R.

Operaes com Funes 1. p(x) = (x + 2)/(x-1). O domnio de f so todos os nmeros reais menos o 2. O domnio de g so todos os nmeros reais menos o 1. O domnio de p so todos os nmeros reais menos o 1 e o 2. 2. (h o k)(x) = 6x2 + 5. (k o h)(x) = 12x2 - 36x + 31. 3. a) b) c) (x) = 1/2x + 2. (x) = x1/2. (x) = (8x)1/3. A horta beira do rio

a) A = y.x

b) O melhor chamar x a um dos lados iguais. O outro ser 100 - 2x. A rea expressa em funo de x: A = (100 - 2x).x = 100x - 2x2 Encontramos a funo f: x A = 100x - 2x2 cujo domnio definido pelas condies x 0 e 100 - 2x 0: d = [0;50]

c) A/= 100 - 4x

d) A funo A(x) tem dois mnimos (rea nula) e um s mximo que corresponde s dimenses 25*50, que d uma rea de 1250 m2 , o que satisfaz o problema.

Volta a Portugal a) Nesses pontos no possvel traar tangentes a curva (derivadas laterais diferentes). b) Penhas da Sade e Torre; Nave e Torre (crescente). c) Nave, Torre, Penhas - mximos Mnimos - pode-se escolher qualquer um dos pontos mais baixos dos "vales" da serra.

Praia Como se tem , e ,

O barco demora

e o tripulante

horas.

O tempo perdido irracional f (x) =

que corresponde funo

O domnio de t Dt = [0,12] visto que x < 12km e 16 + x2 >0

x.

Problema dos Moinhos Esquematizando, temos que o caminho mais curto que podemos definir da forma:

Chamemos agora d ao comprimento da estrada. Por aplicao do Teorema de Pitgoras a cada tringulo como o definido na figura, a hipotenusa h desse tringulo dada por:

Como temos r = 1 2x e d = r + 4h , podemos definir a funo:

queremos determinar o menor comprimento, vamos calcular o mnimo da funo d(x). Temos:

Ento, os extremos da funo so

, Pelo estudo da funo verifica-se que o mnimo da funo

Ento temos:

Ento, o comprimento mais curto que a estrada poder ter :

d = 2,732 Km

Vous aimerez peut-être aussi