Vous êtes sur la page 1sur 21

PROVA DE FSICA VESTIBULAR UFMG 2007 QUESTO 01 Tnia observa um lpis com o auxlio de uma lente, como representado

do nesta figura:

Essa lente mais fina nas bordas que no meio e a posio de cada um de seus focos est indicada na figura. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que o ponto que melhor representa a posio da imagem vista por Tnia o A) P . SOLUO Esta questo possui imediatamente duas solues. A primeira se deve ao fato de que trata-se de uma lupa. Todo mundo que j observou uma lupa deve se lembrar que ela fina nas bordas e expessa no centro. Sabese tambm que em uma lupa a imagem se forma do lado contrrio ao observador alm, claro, de saber que a imagem aumenta o tamanho e na mesma posio do objeto. E isso tudo sem saber Fsica heim? Pois , mas se o frequs estudou fsica ao menos um pouquinho e ainda mais se foi meu aluno ele viu isso na sala de aula. A segunda soluo a mais clssica. Podemos pegar dois raios simples que so refratados ao passarem pela lente. A histria a seguinte: A luz ambiente ilumina o lpis e ele reflete luz pra tudo quanto lado. Os raios de luz que passam pela lente convergente ainda no formaro a imagem pois eles nunca se encontram como mostra a figura abaixo. B) Q . C) R . D) S .

Como os raios de luz direita da lente nunca se encontram para formar imagem, ento temos que verificar seus prolongamentos, (em tracejado). Os raios de luz que foram usados foram os seguintes: O raio de cima sai da ponta do lpis e vai paralelo ao eixo da lente, ao ser refratado ele vai em direo ao foco da lente. Voc deve saber que isso lei. Acontece isso com todo raio que vai paralelo ao eixo. O raio de baixo vai pelo centro tico da lente e a lei com ele diferente, ela diz que esse raio atravessa sem sofrer desvio. D pra fazer isso com uma lupa, um LASER de brinquedo e um pouco de p de giz dentro da sala de aula. A galera que estudou comigo ano passado sabe disso n moada? O sentido dos raios de luz da esquerda para a direita. As setas no so mostradas por dificuldades tcnicas, ou seja, burrice tecnolgica hehehe Esta imagem virtual, pois ela formada no encontro dos prolongamentos dos raios luminosos e no pode ser projetada. O fato de ser direta, ou seja, na mesma posio do objeto, tambm mostra isso pois toda imagem virtual direta. Ento a gente fica com a opo B, pois a imagem como pode ser visto se forma em Q.

QUESTO 02 Dois barcos I e II movem-se, em um lago, com velocidade constante, de mesmo mdulo, como representado nesta figura:

Em relao gua, a direo do movimento do barco I perpendicular do barco II e as linhas tracejadas indicam o sentido do deslocamento dos barcos. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a velocidade do barco II, medida por uma pessoa que est no barco I, mais bem representada pelo vetor A) P . B) Q . C) R . D) S . SOLUO Trata-se de uma questo de referencial, temos que entender um pouco de vetores. Em primeira mo, esta questo pode ser solucionada apenas com argumentos lgicos, ou seja, coloque-se no lugar do observador no barco I. Ele sabe que est se aproximando do barco II. Um observador no barco II tambm sabe que ele est se aproximando do barco I. Ento pronto. Se ambos percebem esta aproximao, no existe outro vetor que demosntra isso se no o vetor R. Contudo, se voc pegar o vetor velocidade do barco I e somar com o vetor velocidade do barco II voc ter como resultado o vetor P, mas no pode ser o vetor P porque ele estaria mostrando que os barcos esto se afastando quando na verdade eles esto se aproximando. Ento tudo no

passa de uma questo de referencial. O texto pede para identificar o vetor velocidade do barco II medida por um observador no barco I. Ento vamos fazer isso? Pois bem. Quem est no barco I encherga o seguinte vetor para o barco II: Concorda com isso? Tranquilo n? Ento t, agora o seguinte: O indivduo no barco I sabe que ele est se aproximando do barco II, ento para ele como se o barco dele estivesse parado e o barco II se aproximasse dele com uma velocidade identificada por um vetor que a partir do referencial de I aponta para baixo, ou seja se aproxima do barco I, assim oh!

Concorda? Espero que sim. Agora fregus, some este dois vetores:

No isso mesmo que temos? Ento pronto, a est. Uma questo de referencial. A gente tem que saber se colocar no lugar do outro e imaginar como o outro v uma situao. Isso na vida prtica dos nossos relacionamentos tambm legal. Ento, a opo correata a letra C. QUESTO 03 Um m e um bloco de ferro so mantidos fixos numa superfcie horizontal, como mostrado nesta figura:

Em determinado instante, ambos so soltos e movimentam-se um em direo ao outro, devido fora de atrao magntica. Despreze qualquer tipo de atrito e considere que a massa m do m igual metade da massa do bloco de ferro. Sejam ai o mdulo da acelerao e Fi o mdulo da resultante das foras sobre o m. Para o bloco de ferro, essas grandezas so, respectivamente, af e Ff . Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que A) Fi = Ff e af = af . B) Fi = Ff e ai = 2af . C) Fi = 2Ff e ai = 2af . D) Fi = 2Ff e ai = af .

SOLUO Esta uma das questes mais simples da prova. A Fora que o m faz no ferro igual Fora que o ferro faz no m, pois o sistema de corpos interage e compartilha a mesma fora. Isto est de acordo com 3 Lei de Newton. Trata-se de um par ao e reao. A segunda parte da resposta vem depois de analisar as massas. Quem tem maior massa acelera menos, e isso bastante lgico, nem precisa dizer que est de acordo com a 2 Lei de Newton. Como a massa do ferro duas vezes maior, ele acelera duas vezes menos, ou seja, a acelerao do m duas vezes maior pois ele possui massa duas vezes menor. Ficamos com a letra B. QUESTO 04 Antnio precisa elevar um bloco at uma altura h. Para isso, ele dispe de uma roldana e de uma corda e imagina duas maneiras para realizar a tarefa, como mostrado nestas figuras:

Despreze a massa da corda e a da roldana e considere que o bloco se move com velocidade constante. Sejam FI o mdulo da fora necessria para elevar o bloco e TI o trabalho realizado por essa fora na situao mostrada na Figura I. Na situao mostrada na Figura II, essas grandezas so, respectivamente, FII e TII . Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que

A) 2FI = FII e TI = TII . B) FI = 2 FII e TI = TII . C) 2 FI = FII e 2 TI = TII . D) FI = 2 FII e TI = 2 TII .

SOLUO Aquele povinho que se lembra vagamente das aulas de Fsica vai se lembrar que o professor falou que as roldanas dividem a fora em duas partes iguais, mas se esquecem que isso s acontece com roldanas mveis, que o caso da roldana da figura II. Nela, a Fora FII dividida em duas partes, so as Tenses nas corda da direita e da esquerda que so idnticas. No caso da figura I, como a roldana fixa ela no divide, mas apenas direciona a Fora aplicada, sendo as Tenses iguais para as cordas. J o caso do Trabalho, quase todo ano a mesma coisa n? Nos dois casos, a altura que os blocos eelevada a mesma, portanto sua Energia Potencial Gravitacional varia da mesma quantidade nos dois casos. O Trabalho realizado para elevar os blocos dado exatamente por esta Energia que a mesma nos dois casos, pois a gravidade a mesma, a massa a mesma e a altura deles a mesma. Ficamos com a opo B de novo! QUESTO 05 Nos diodos emissores de luz, conhecidos como LEDs, a emisso de luz ocorre quando eltrons passam de um nvel de maior energia para um outro de menor energia. Dois tipos comuns de LEDs so o que emite luz vermelha e o que emite luz verde. Sabe-se que a freqncia da luz vermelha menor que a da luz verde. Sejam verde o comprimento de onda da luz emitida pelo LED verde e Everde a diferena de energia entre os nveis desse mesmo LED. Para o LED vermelho, essas grandezas so, respectivamente, vermelho e Evermelho . Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que A) Everde > Evermelho e verde > vermelho . B) Everde > Evermelho e verde < vermelho . C) Everde < Evermelho e verde > vermelho . D) Everde < Evermelho e verde < vermelho .

SOLUO Quando o eltron passa de um nvel de maior para outro de menor energia ele s o faz se perder certa quantidade dessa energia para voltar um nvel. Sendo assim, o eltron emite luz visvel, ou seja, um fton de luz, para poder perder exatamente a quantidade de energia necessra para mudar de nvel.

No espectro visvel temos que a energia aumenta do vermelho para o violeta. Desse modo, a energia de um fton de luz vermelha menor que aenergia de um fton de luz verde. Considerando a luz como uma onda, ento ela possui comprimento de onda e frequncia f. De acordo com a teoria quntica, temos que a relao de energia e frequncia a seguinte: E = h f , claro que voc no precisaria saber esta frmula, precisaria apenas saber que quem tem maior energia porque possui maior frequncia, uma vez que o h nesta equao a constante de Planck que est relacionada apenas com fenmenos qunticos, ou seja, do comportamento da matria na sua condio mais fundamental, o que o caso de um eltron ou de um fton de luz. Sabendo ento que o fton de luz vermelha possui menor energia, ento sabemos que ele tambm possui frequncia menor. Mas quem tem menor frequncia possui maior comprimento de onda pois, v = f , onde v nesse caso o mesmo valor para qualquer ftons de luz, a prpria velocidade da luz. Ento voc sabe que quem tem menor frequncia (luz vermelha) possui maior comprimento de onda . Consequentemente, quem tem maior frequncia (luz verde) possui menor comprimento de onda . Ento temos a energia da luz verde maior que a energia da luz vermelha e o comprimento de onda da luz verde menor que o comprimento de onda da luz vermelha. A opo correta a letra B, outra vez QUESTO 06 Um reservatrio de gua constitudo de duas partes cilndricas, interligadas, como mostrado nesta figura:

A rea da seo reta do cilindro inferior maior que a do cilindro superior. Inicialmente, esse reservatrio est vazio. Em certo instante, comea-se a ench-lo com gua, mantendo-se uma vazo constante. Assinale a alternativa cujo grfico melhor representa a presso, no fundo do reservatrio, em funo do tempo, desde o instante em que se comea a ench-lo at o instante em que ele comea a transbordar.

SOLUO Talvez esta seja a questo mais difcil desta prova. muito provvel que a maioria dos candidatos tenha marcado a opo A, por se lembrar que a presso em um lquido depende apenas da altura da coluna de lquido. Isso verdade claro, porm, situaes distintas podem aparecer, eis ai uma delas. Por isso no se pode ficar decorando conceitos ou frmulas. Voc estuda Fsica para aprender a pensar. Ento vamos l. A presso aumenta linearmente com o tempo enquanto a gua est sendo depositada tanto no cilindro maior quanto no menor. A diferena nesta linearidade porm est no fato de que a vazo da gua permanece constante durante todo o processo. Sendo assim, quando a gua comea a subir pelo reservatrio de cima est sendoa aplicada a mesma Fora, que o prprio Peso da gua por unidade de tempo, a uma rea que agora menor. Quando uma mesma fora aplicada em uma rea menor, todo mundo sabe o que acontece, a presso aumenta. Ento foi isso a que pegou a galera. Desse modo, o grfico correto o da opo C que vai mostrar um aumento na linearidade do grfico ou seja, continua sendo linear, contudo passa a ser com uma inclinao maior para demostrar maior presso. Pra mim, esta foi uma das questes mais inteligentes de todos os tempos da Federal. A opo corereta a letra C. QUESTO 07 Trs satlites I, II e III movem-se em rbitas circulares ao redor da Terra. O satlite I tem massa m e os satlites II e III tm, cada um, massa 2m. Os satlites I e II esto em uma mesma rbita de raio r e o raio da rbita do satlite III r/2. Nesta figura (fora de escala), est representada a posio de cada um desses trs satlites:

Sejam FI , FII e FIII os mdulos das foras gravitacionais da Terra sobre, respectivamente, os satlites I, II e III . Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que A) FI = FII < FIII . B) FI = FII > FIII . C) FI < FII < FIII . D) FI < FII = FIII .

SOLUO Depois do temporal, vem a bonana, esta questo bem mais simples. A Fora Gravitacional que a Terra exerce nos satlites a mesma Fora Gravitacional que a Terra exerce sobre a Lua ou que o Sol exerce sobre os planetas do Sistema Solar. A Lei da Gravitao Universal do Tio Newton diz que esta Fora inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre os centros dos objetos e proporcional ao produto de suas massas, ou seja, se a massa por exemplo dobra, ento a Fora dobra tambm, mas se a distncia dobra, ento a Fora vai diminuir numa proporo inversa do quadrado, ou seja, vai ser dividida quatro vezes, observe a formulinha da Lei da Gravidade: F

proporcionalidade. Como voc v o efeito de se mexer na distncia entre os objetos superior ao efeito de se mexer em suas massas.

M m , onde uma constante de R2

Bom, ento vamos analisar as situaaes. O satlite III o que est mais perto da Terra, portanto ele sofrer a maior Fora Gravitacional. Somente sabendo isso, j esto discartadas as opes B e D certo? Pois , agora vamos olhar para as foras exercidas nos satlites II e I. O satlite II possui massa maior que o satlite I. Ento por causa de sua massa maior ele dever sofrer Fora maior tambm. Alm disso ele est mais perto da

Terra, portanto isso confirma que a Fora exercida nele mesmo maior que a Fora exercida em I. Ento, se FII precisa ser maior que FI, e FIII precisa ser maior que as outras duas, s nos resta marcar a opo C. QUESTO 08 Uma caminhonete move-se, com acelerao constante, ao longo de uma estrada plana e reta, como representado nesta figura:

A seta indica o sentido da velocidade e o da acelerao dessa caminhonete. Ao passar pelo ponto P, indicado na figura, um passageiro, na carroceria do veculo, lana uma bola para cima, verticalmente em relao a ele. Despreze a resistncia do ar. Considere que, nas alternativas abaixo, a caminhonete est representada em dois instantes consecutivos. Assinale a alternativa em que est mais bem representada a trajetria da bola vista por uma pessoa, parada, no acostamento da estrada.

SOLUO Essa pegou muita gente boa heim? Todo mundo acostumado a pensar nesse tipo de questo quando o sistema est com velocidade constante. Aqui diz que agora o carro est com acelerao constante, ou seja, sua velocidade aumenta de forma constante, aumenta sempre da mesma quantidade a cada segundo. Se fosse velocidade constante ento a resposta seria a opo A, que deve ter sido marcada por muita gente boa. O caso que quando a bolinha sai da caminhonete ela possui duas velocidades, uma na vertical para cima, que regida pela gravidade e outra na horizontal para direita que constante pois no existe acelerao da bolinha na direo horizontal, apenas a caminhonete est acelerada. Sendo assim, sua velocidade continua aumentando, mas a velocidade da bolinha no, esta constante. Vou dar um exemplo: Se no momento do lanamento a caminhonete estava a 40 km/h a bolinha saiu com uma velocidade horizontal exatamente de 40 km/h. Quando a caminhonete atingiu por exemplo a velocidade de 45 km/h ela passou frente da bolinha, esta ento, fica para trs pois no possui acelerao. A opo correta a letra B de novo! QUESTO 09 Numa aula de Fsica, o Professor Carlos Heitor apresenta a seus alunos esta experincia: dois blocos um de alumnio e outro de ferro , de mesma massa e, inicialmente, temperatura ambiente, recebem a mesma quantidade de calor, em determinado processo de aquecimento. O calor especfico do alumnio e o do ferro so, respectivamente, 0,90 J / (g oC) e 0,46 J / (g oC). Questionados quanto ao que ocorreria em seguida, dois dos alunos, Alexandre e Lorena, fazem, cada um deles, um comentrio: Alexandre: Ao final desse processo de aquecimento, os blocos estaro mesma temperatura. Lorena: Aps esse processo de aquecimento, ao se colocarem os dois blocos em contato, fluir calor do bloco de ferro para o bloco de alumnio. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que A) apenas o comentrio de Alexandre est certo. B) apenas o comentrio de Lorena est certo. C) ambos os comentrios esto certos. D) nenhum dos dois comentrios est certo.

SOLUO Nesta questo, medido o conhecimento do fregus sobre o importante tema Calor Especfico. Se voc se lembra da frmula, ento temos que Q = m c T , onde Q representa a quantidade de Calor Fornecido a um dado sitema e c representa o tal Calor Espcfico. Como se pode ver, isolando c temos:

c=

Q , onde m a massa do sistema e T sua temperatura. Dessa forma, fica claro ver que o Calor m T

Especfico estar relacionado apenas com a temperatura, uma vez que a quantidade de Calor fornecida a mesma nos dois casos e que as massas dos blocos so idnticas. Ento pense comigo: Quem tem maior Calor especfico, no caso, o alumnio dever atingir uma temperatura menor com a mesma quantidade calor fornecido, pois estas grandezas so inversamente proporcionais. Ao contrrio, quem tem menor calor especfico deve adquirir ao final do processo maior temperatura, que o caso do ferro. Deixando a frmula de lado, pois a maioria dos estudantes (infelismente) no saberia fazer esta anlise matemtica, temos simplesmente a definio de Calor Especfico que a quantidade de Calor que um grama de uma substncia precisa receber para elevar a sua temperatura em 1,0 oC. Sendo assim, vemos que o alumnio recebe 0,9 Joules para elevar sua temperatura de 1,0 oC equanto 1,0 grama de ferro recebe apenas 0,46 Joules para sofrer a mesma variao. Sendo assim, como o alumnio precisa receber maior quantidade de Calor para variar sua temperatura da mesma quantidade que o ferro, entendemos que o aluminio, ao final do processo estar a uma temperatura menor que o ferro. Finalmente, podemos afirmar como eu sempre digo em sala de aula: Quem tem maior Calor Especfico galera demora mais a aquecer e demora mais a esfriar. o caso da gua! Quem tem menor calor especfico aquece rpido e esfria rpido, o caso da areia, ou dos metais de uma forma geral. Ento, ao final do processo os dois blocos NO podem NUNCA estar mesma temperatura e o nosso amigo Alexandre, estava enganado. J a nossa amiga Lorena (as mulheres ho de dominar o mindo?), esta CORRETSSIMA pois quando os blocos forem colocados em contato, como o ferro estar a uma temperatura maior, ento fluir energia trmica (na forma de Calor) dele para o alumnio. S Lorena acertou, a opo correta a letra B de novo! QUESTO 10 Um fio condutor reto e vertical passa por um furo em uma mesa, sobre a qual, prximo ao fio, so colocadas uma esfera carregada, pendurada em uma linha de material isolante, e uma bssola, como mostrado nesta figura:

Inicialmente, no h corrente eltrica no fio e a agulha da bssola aponta para ele, como se v na figura. Em certo instante, uma corrente eltrica constante estabelecida no fio. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que, aps se estabelecer a corrente eltrica no fio, A) a agulha da bssola vai apontar para uma outra direo e a esfera permanece na mesma posio. B) a agulha da bssola vai apontar para uma outra direo e a esfera vai se aproximar do fio. C) a agulha da bssola no se desvia e a esfera permanece na mesma posio. D) a agulha da bssola no se desvia e a esfera vai se afastar do fio.

SOLUO Esta tambm uma questo que eu achei difcil, mas no tanto quanto a questo 06, na minha opinio. Ela muito parecida com oexperimento de Oerted, demosntrao esta que eu fiz pra todos os meus alunos do 3 ano e dos cursinhos tambm. A nica diferena que agora entra a tal esfera carregada. Ento, antes de falarmos nela, entendamos o que acontece com a bssola.

A bssola aponta normamlemte na direo Norte-Sul do planeta, atendendo ao Campo Magntico terrestre. Quando uma corrente se estabelece no fio, temos cargas eltricas em movimento, sendo assim, estabelecido ao redor do fio um Campo Magntico que supera o Campo Magntico terrestre exercendo fora sobre a agulha magntica da bssola e mudando sua direo. Se a corrente for fraca a bssola levemente desviada. No caso de uma corrente muito forte, nem mesmo sobra resqucios da influncia do Campo terrestre. Bom, de qualquer forma, no esse o caso aqui, pois as opes apenas dizem se a bssola ser ou no desviada. Ento, entendemos que ela ser sim, desviada, ou seja aponta para outra direo. Para entender isso basta utilizar a Regra do Abrao, ou Regra de Ampre. Voc lembra como ? O polegar aponta na direo da corrente eltrica, que nesse caso pode ser para baixo ou para cima, o problema no informa. O fato que os outros dedos da mo direita ao abraarem o fio determinam a direo do Campo Magntico. Esto eliminadas ento, as opes C e D. Falemos agora da tal bulinha eletrizada positivamente. O que tem de nego doido que marcou a opo B no t no gibi! O caso que o povo associou a corrente eltrica carga negativa que atrairia a carga positica da bolinha. Isso verdade sim, mas apenas para cargas eltricas em repouso! O caso aqui que as cargas eltricas em movimento geram sim, um Campo Eltrico, porm, este NO afetar a bolinha pois sua funo ser gerar um Campo Magntico! isso mesmo! O campo Eltrico gerado pela carga em movimento no atrai a bolinha positiva, ela gera um Campo Magntico que por sua vez gera outro Campo Eltrico e assim sucessivamente e dessa forma estabelecido o Campo Eletromagntico. A coisa acontece a grosso modo assim: Como o Campo Eltrico gera Campo amgntico e vice versa, no sobra energia para atrair a esfera eletrizada. Veja que eu coloquei o termo usado entre aspas, o que significa que isso se trata apenas de uma analogia e no de uma explicao precisa. A explicalo precisa eu deixo pro caso de voc se aventurar a estudar Fsica Quntica um diahehehe Ento isso. A esfera no sai do lugar, opo correta: letra A de abbora! QUESTO 11 Em seu laboratrio, o Professor Ladeira prepara duas montagens I e II , distantes uma da outra, como mostrado nestas figuras:

Em cada montagem, duas pequenas esferas metlicas, idnticas, so conectadas por um fio e penduradas em um suporte isolante. Esse fio pode ser de material isolante ou condutor eltrico. Em seguida, o professor transfere certa quantidade de carga para apenas uma das esferas de cada uma das montagens. Ele, ento, observa que, aps a transferncia de carga, as esferas ficam em equilbrio, como mostrado nestas figuras:

Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que, aps a transferncia de carga, A) em cada montagem, ambas as esferas esto carregadas. B) em cada montagem, apenas uma das esferas est carregada. C) na montagem I, ambas as esferas esto carregadas e, na II, apenas uma delas est carregada. D) na montagem I, apenas uma das esferas est carregada e, na II, ambas esto carregadas.

SOLUO Esta questo tambm facinha. O caso que as eferas so idnticas e em cada um dos casos uma delas letrizada por contato. Se o fio que as une condutor, ento esta conduzir a carga e as duas esferas ficaro eletrizadas por contato, ento ambas tero a mesma carga e passaro a se repelir como na figura I, aps o contato. Se as esferas se atraem, como na figura II, isso indica que o fio conector se tarta de um material isolante como um barbante por exemplo. O que acontece que a esfera eletrizada ento, atrai a esfera neutra por induzir nela cargas eltricas. claro que voc sabe que objetos eletrizados atraem objetos neutros n? Bom, se meus alunos tiverem errado eu vou dar porrada neles, pois eu fiz experincias mostrando esse aspecto em sala de aula. Ento isso, a opo correta a letra C.

QUESTO 12 Em uma experincia, Nara conecta lmpadas idnticas a uma bateria de trs maneiras diferentes, como representado nestas figuras:

Considere que, nas trs situaes, a diferena de potencial entre os terminais da bateria a mesma e os fios de ligao tm resistncia nula. Sejam PQ , PR e PS os brilhos correspondentes, respectivamente, s lmpadas Q, R e S. Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que A) PQ > PR e PR = PS . B) PQ = PR e PR > PS . C) PQ > PR e PR > PS . D) PQ < PR e PR = PS .

SOLUO Uma lmpada ligada bateria acende dissipando uma certa potncia, ou seja, com um certo brilho. Quando so conectadas duas lmpadas em paralelo como na figura do meio a voltagem da bateria permanece a mesma para cada lmpada o que faz com que seu brilho no se altere, ou seja, as duas lmpadas em paralelo brilham da mesma forma de um s lmpada. No caso da terceira situao j no o mesmo. As lmpadas esto ligadas em srie, o que indica que a voltagem ser dividida pelas duas, assim seu brilho diminui. Mais uma vez, quem assitiu s aulas do professor Doiderson pde ver este experimento em sala de aula. E olha que esse foi absolutamente idntico ao que fizemos! Ento como fica a resposta? As lmpadas Q e R possuem o meso brilho e estas duas brilham mais que a lmpada S. A opo correta a letra B de novo!

QUESTO 13 Para se realizar uma determinada experincia, coloca-se um pouco de gua em uma lata, com uma abertura na parte superior, destampada, a qual , em seguida, aquecida, como mostrado na Figura I; depois que a gua ferve e o interior da lata fica totalmente preenchido com vapor, esta tampada e retirada do fogo; logo depois, despeja-se gua fria sobre a lata e observa-se que ela se contrai bruscamente, como mostrado na Figura II.

Com base nessas informaes, CORRETO afirmar que, na situao descrita, a contrao ocorre porque A) a gua fria provoca uma contrao do metal das paredes da lata. B) a lata fica mais frgil ao ser aquecida. C) a presso atmosfrica esmaga a lata. D) o vapor frio, no interior da lata, puxa suas paredes para dentro.

SOLUO Esta questo linda demais! Ainda mais porque fizemos esta mesma experincia em sala de aula! A nica diferena era que a nossa latinha era de refrigerante e ao invs de ela ser tampada e derramar gua fria por cima, ns a mergulhvamos com a boca aberta dentro de uma vazilha com gua gelada, no mais, a descrio do texto diz o resto. Bom, quando a gua ferve e vaporiza, seu vapor expulsa grande parte das molculas de ar dentro da lata. Desse modo, quando a lata tampada e se joga gua fria, ou como no caso da verso usada nas minhas aulas, a latinha mergulhada na gua fria, o que acontece que o vapor dgua dentro da lata sofre condensao. A condensao acontece quando a gua vaporizada perde energia Ela ento volta ao seu estado lquido. A gua gelada recebe energia do vapor dgua, este ento condensa em gua lquida, o mesmo fenmeno que acontece quando os vidros do carro ficam embaados lembra? Pois , ento quando o vapor condensa faz-se baixa presso no interior da latinha pois boa parte do ar j foi expulso. A lata ento esmagada pela presso atmosfrica. lindo demais ver isso! Esta uma das experincias mais bacanas que a gente fez, a galera endoida! Bom, sei que muita gente boa marcou a opo A, mas acontece que a contrao do metal no seria suficiente para esmagar a latinha, as outras opes aqui pra ns so fracas demais n? Ou voc teve a ousadia de maracr uma delas? A opo correta a letra C. QUESTO 14 Uma bobina condutora, ligada a um ampermetro, colocada em uma regio onde h um campo magntico , uniforme, vertical, paralelo ao eixo da bobina, como representado nesta figura:

Essa bobina pode ser deslocada horizontal ou verticalmente ou, ainda, ser girada em torno do eixo PQ da bobina ou da direo RS, perpendicular a esse eixo, permanecendo, sempre, na regio do campo. Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que o ampermetro indica uma corrente eltrica quando a bobina A) deslocada horizontalmente, mantendo-se seu eixo paralelo ao campo magntico. B) deslocada verticalmente, mantendo-se seu eixo paralelo ao campo magntico. C) girada em torno do eixo PQ. D) girada em torno da direo RS.

SOLUO Voc sabe da histria! Um camarada chamado Hans Christian Oersted (experincia de Oersted) descobriu que carga eltrica em movimento (corrente eltrica) gera Campo Magntico. Depois disso outro camarada muito sabido das coisas chamado Michael Faraday (Lei de Faraday) descobriu, tambm experimentalmente que a recproca da experincia de Oersted era verdadeira, ou seja, Campo Magntico tambm pode fazer mover cargas eltricas, ou seja criar corrente eltrica. Para isso, basta que haja variao do fluxo do Campo Magntico dentro de um circuito, como esse a da bobina. O fluxo do Campo Magntico voc sabe o que . So aquelas linhas de induo que voc pode observar quando se joga limalha de ferro prximo a m m.

Pois , acontece que tudo que gera Campo Magntico tambm faz isso. No caso do nosso esquema acima, o tal Campo Magntco pode ter sido gerado por exemplo por doi ms em barra e paralelos, sendo que o de cima est com o Plo Norte voltado para baixo. As linhas de induo saem do Plo Norte e entram no Plo Sul, lembra disso? Pois . O caso a ento que se esse fluxo variar, ou seja variar o nmero de linhas de induo que passa atravs da espira, ento vai gerar corrente na bobina que o Ampermetro marca isso. Para variar o fluxo ento, a nica possibilidade nesse caso fazer a bobina girar em torno do eixo RS. A opo correta ento a letra D. QUESTO 15 Bernardo produz uma onda em uma corda, cuja forma, em certo instante, est mostrada na Figura I. Na Figura II, est representado o deslocamento vertical de um ponto dessa corda em funo do tempo.

Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a velocidade de propagao da onda produzida por Bernardo, na corda, de A) 0,20 m/s . B) 0,50 m/s . C) 1,0 m/s . D) 2,0 m/s .

SOLUO O primeiro grfico mostra o deslocamento horizontal (medido em centmetros). Um pulso completo nesse grfico nos fornece o famoso Comprimento de Onda (). O pulso completo vai de zero a 50 cm que onde comea e termina respectivamente uma crista e um vale dessa onda. O outro grfico fornece o tempo que demora o evento. O tempo de uma oscilao completa chamada de Perodo (T) e est representado neste grfico pelo nmero 0,50 segundos. Ou seja, uma crista e um vale (oscilao completa) na corda demora meio segundo. Para se calcular a velocidade de uma onda temos a relao entre Comprimento de Onda e Frequncia, dada pela expresso v = f , sabemos que a frequncia de uma onda dada pelo nmero de oscilaes em 1,0 segundo, mas tambm sabemos que esta grandeza o inverso do Perodo (T). Se temos o valor do Perodo (T) ento achamos o valor da frequncia assim: f = resultado: f =

1 . Aplicando esta formulinha colhemos o seguinte T

frequncia, agora podemos voltar na formulinha principal e simplesmente substituir os valores:

1 1 1 f = = = 2 Hz ou, duas vibraes por segundo. De posse desse valor da 0,5 1 T 2


1 2 = 1,0m / s . O processo matemtico muito simples e a frmula bem 2

v = f v = 0,5 2 =

conhecida de todo estudante. O que poderia pegar aqui a mau interpretao dos grficos, no mais, uma questo boa, mede conhecimento, esse conhecimento importante e enfim voc tem que saber. A opo correta a letra C. Como voc percebeu, a maior parte da prova da federal se baseia em fsica experimental. Na verdade so 11 situaes de experimentos que temos aqui. Que bom que os meus alunos viram 7 destes e que melhora ainda que trs foram praticamente idnticos. Isso mostra o que todo mundo j sabe. Decorar frmulas e conceitos no ajuda muito. Voc deve esquecer que tem que aprender Fsica, e aprender a usar a Fsica para pensar. S assim que voc vai conseguir uma vaga na federal. Ento isso! At o ano que vem galera! Abrao do Tio Doiderson

Vous aimerez peut-être aussi