Vous êtes sur la page 1sur 11

Maquinas Eltricas Aula 01

Magnetismo:
como qualquer forma de energia, originado na estrutura fsica da matria, ou seja, no tomo. O eltron gira sobre seu eixo (spin eletrnico) e ao redor do ncleo de um tomo (rotao orbital) como mostra a Figura 1.

Na maioria dos materiais, a combinao entre direo e sentido dos efeitos magnticos gerados pelos seus eltrons nula, originando uma compensao e produzindo um tomo magneticamente neutro. Porm, pode acontecer uma resultante magntica quando um nmero de eltrons gira em um sentido e um nmero menor de eltrons gira em outro sentido, produzem um efeito magntico em uma mesma direo que resulta na expresso magntica externa. Esta expresso conhecida como campo magntico permanente e representado pelas linhas de campo.

Campo Magntico e Linhas de Campo Magntico


Campo magntico a regio ao redor de um im, na qual ocorre uma fora magntica de atrao ou de repulso. A representao visual do campo feita atravs de linhas de campo magntico, tambm conhecidas por linhas de induo magntica ou linhas de fluxo magntico, que so linhas envoltrias imaginrias fechadas, que saem do plo norte e entram no plo sul. A Figura 2 mostra as linhas de campo representando visualmente o campo magntico.

caractersticas das linhas de campo magntico:


so sempre linhas fechadas: saem e voltam a um mesmo ponto; as linhas nunca se cruzam; fora do m, as linhas saem do plo norte e se dirigem para o plo sul; dentro do m, as linhas so orientadas do plo sul para o plo norte; saem e entram na direo perpendicular s superfcies dos plos; nos plos a concentrao das linhas maior: quanto maior concentrao de linhas, mais intenso ser o campo magntico numa dada regio.

Magnetizao e Desmagnetizao
Magnetizao: Ao expor um metal durante algumas horas a um
forte campo magntico, ele adquire propriedades magnticas. Isso ocorre porque as molculas do material exposto so foradas a se orientar segundo as linhas de fora do campo magntico, permanecendo assim mesmo aps cessada a fora orientadora.

Desmagnetizao: Para desmagnetizar preciso devolver a


desordem s molculas desse material, sendo possivel: 1) Aquecer o material at a temperatura de Curie, que para o ferro 770C 2) Gerar uma fora magntica de polaridade inversa magnetizadora.

Fluxo e Densidade Magntica


O fluxo magntico, simbolizado por , definido como a quantidade de linhas de campo que atingem perpendicularmente uma dada rea, como mostra a Figura 5. A unidade de fluxo magntico o Weber (Wb), sendo que um Weber corresponde a 1x108 linhas do campo magntico.

A densidade de campo magntico, densidade de fluxo magntico ou simplesmente campo magntico, cuja unidade Tesla (T), uma grandeza vetorial representada pela letra B e determinada pela relao entre o fluxo magntico e a rea de uma dada superfcie perpendicular direo do fluxo magntico. Assim: B = /A
onde: B: densidade fluxo magntico, Tesla [T] : fluxo magntico, Weber [Wb] A: rea da seo perpendicular perpendicular ao fluxo magntico, metro quadrado [m2] 1T = 1Wb/m2

Permeabilidade Magntica
Se um material no magntico, como vidro ou cobre, for colocado na regio das linhas de campo de um m, haver uma imperceptvel alterao na distribuio das linhas de campo. Entretanto, se um material magntico, como o ferro, for colocado na regio das linhas de campo de um m, estas passaro atravs do ferro em vez de se distriburem no ar ao seu redor porque elas se concentram com maior facilidade nos materiais magnticos, como mostra a Figura abaixo

Este princpio usado na blindagem magntica de elementos (as linhas de campo ficam concentradas na carcaa metlica no atingindo o instrumento no seu interior) e instrumentos eltricos sensveis e que podem ser afetados pelo campo magntico.

Eletromagnetismo
Descoberta de Oersted Em 1820, um professor e fsico dinamarqus chamado Hans Christian Oersted observou que uma corrente eltrica era capaz de alterar a direo de uma agulha magntica de uma bssola. Oersted verificou que a agulha magntica se movia, orientando-se numa direo perpendicular ao fio, evidenciando a presena de um campo magntico produzido pela corrente. Este campo originava uma fora magntica capaz de mudar a orientao da bssola. Este campo magntico de origem eltrica chamado de campo eletromagntico.

Lei da Atrao e Reao de Newton


Da Lei da Ao e Reao de Newton, pode-se concluir que se um condutor percorrido por corrente provoca uma fora de origem magntica capaz de mover a agulha da bssola, que um m, ento um im deve provocar uma fora num condutor percorrido por corrente. Alm disso, os cientistas concluram que, se uma corrente eltrica capaz de gerar um campo magntico, ento o contrrio verdadeiro, ou seja, um campo magntico capaz de gerar corrente eltrica. So trs os principais fenmenos eletromagnticos e que regem todas as aplicaes tecnolgicas do eletromagnetismo: I. condutor percorrido por corrente eltrica produz campo magntico; II. campo magntico provoca ao de uma fora magntica sobre um condutor percorrido por corrente eltrica. III. fluxo Magntico variante sobre um condutor gera (induz) corrente eltrica.

Prxima Aula
Campo Magntico criado por Corrente Eltrica Regra de Ampre Regra da mo direita:

Campo Magntico gerado em torno de um Condutor Retilneo


Campo Magntico gerado no centro de uma Bobina Longa ou Solenide Fora Eletromagntica

Vous aimerez peut-être aussi