Vous êtes sur la page 1sur 4

ANEXO 5 - LEGISLAO Transcrio dos artigos da legislao

INTRODUO - Notificao ao Centro de Informao Antivenenos


Ao contrrio do que seria desejvel, a imposio legal da comunicao ao Centro de Informao Antivenenos (CIAV) das composies dos produtos existentes no mercado portugus no est reunida num documento nico. Essa imposio tem sido contemplada nos documentos referentes legislao referente aos diversos tipos de produtos. Junta-se a actualizao das referncias legislativas existentes:

PRODUTOS DE LAVAGEM, CONSERVAO E LIMPEZA:


Decreto - Lei : 397/86 (25 de Novembro) Artigo 8.
Composio

Para preveno dos riscos decorrentes de uma utilizao anormal e outras situaes no previstas, o produtor ou importador dever comunicar ao Centro de Informao Antivenenos, do Instituto Nacional de Emergncia Mdica, os dados toxicolgicos relativos ao produto, as substncias txicas ou perigosas que entram na sua composio e informao sobre primeiros socorros em caso de acidente por utilizao inadequada. ANEXO Lista indicativa por categorias de produtos De lavagem, conservao e limpeza Produtos para a roupa (detergentes, amaciadores, gomas, tira-ndoas e outros). Produtos para a loua e talheres (detergentes, secantes, abrilhantadores e outros). Produtos para o couro e calado (pomadas, cremes e outros). Ceras, encusticos e preparados semelhantes para tratamento de mveis, madeiras, soalhos e outros revestimentos de solo. Lixvias, abrasivos e ps branqueadores. Desinfectantes no farmacuticos. Produtos desodorizantes e purificadores do ambiente. Produtos para arear. Produtos para metais, vidros e revestimentos. Abrasivos (sanitrios / azulejos) Desincrustantes de calcrio e outros. Produtos para alcatifas. Produtos para usos gerais (pavimentos e outros).

SUBSTNCIAS PERIGOSAS:
Decreto Lei : 82/95 (22 de Abril) Artigo 7.
Obrigao de prestao de informaes

2 Os notificadores das substncias qumicas perigosas e os responsveis pela comercializao das substncias perigosas devem fornecer ao Centro de Informao Antivenenos, do Instituto Nacional de Emergncia Mdica, as informaes pertinentes relativas, respectivamente, s substncias qumicas perigosas notificadas e s substncias perigosas colocadas no mercado, nomeadamente a ficha de dados de segurana. Portaria : 732 - A/96 ( 11 Dezembro) Artigo 9.
Confidencialidade

7 - As informaes fornecidas ao Centro de Informao Antivenenos, do Instituto Nacional de Emergncia Mdica, ao abrigo do disposto no artigo 7. do Decreto-Lei n. 82/95, de 22 de Abril, so confidenciais e s podem ser utilizadas para responder a qualquer solicitao de ordem mdica, com vista tomada de medidas, tanto preventivas como curativas, e, nomeadamente, em casos de urgncia. Decreto-Lei n. 72-M/2003 (14 de Abril) ANEXO ANEXO X
Guia de elaborao das fichas de dados de segurana

1.4 - Nmero de telefone de emergncia. - Para alm das informaes acima mencionadas, fornecer tambm o nmero de telefone de emergncia da empresa e ou do Centro de Informao Antivenenos do Instituto Nacional de Emergncia Mdica

PRODUTOS FITOFARMACUTICOS:
Decreto - Lei : 94/98 (15 de Abril) Artigo 27. 1 Os responsveis pela comercializao de produtos fitofarmacuticos devem fornecer ao Centro de Informao Antivenenos informaes referentes aos produtos respectivos, incluindo a respectiva composio qumica. 2 As informaes referidas no nmero anterior so confidenciais e s podem ser utilizadas para responder a qualquer solicitao de ordem mdica, com vista tomada de medidas, tanto preventivas como curativas e, nomeadamente, de urgncia.

PRODUTOS COSMTICOS E DE HIGIENE CORPORAL:


Decreto - Lei : 296/98 (25 de Setembro) Artigo 3.
Proteco da sade

4 Para efeito de tratamento mdico, rpido e apropriado, os fabricantes ou os responsveis pelo lanamento no mercado de produtos cosmticos e de higiene corporal devem transmitir ao Centro de Informao Antivenenos, do Instituto Nacional de Emergncia Mdica, todas as informaes adequadas e suficientes relativas s substncias nele contidas, que apenas sero utilizadas para os citados fins de tratamento mdico. 5 No prazo de 30 dias a contar da transmisso a que se refere o nmero anterior devem os fabricantes ou os responsveis pelo lanamento no mercado de produtos cosmticos e de higiene corporal enviar ao INFARMED comprovativo daquela transmisso, bem como da sua recepo pelo Centro de Informao Antivenenos.

PRODUTOS BIOCIDAS
Decreto - Lei : 121/2002 (3 de Maio) Artigo 29.
Controlo de produtos venenosos

1 Para efeitos de tratamento mdico rpido e apropriado, os responsveis pela colocao no mercado de produtos biocidas devem transmitir ao Centro de Informao Antivenenos, do Instituto Nacional de Emergncia Mdica, na data daquela colocao no mercado, todas as informaes adequadas e suficientes, incluindo a respectiva composio qumica, que apenas podem ser utilizadas para os citados fins de tratamento mdico. 2 Em relao aos produtos biocidas j introduzidos no mercado em 14 de Maio de 2000, os responsveis pela colocao no mercado de produtos biocidas devem transmitir as informaes a que se reporta o nmero anterior quele Centro de Informao Antivenenos at 14 de Maio de 2003. 3 - No prazo de 30 dias a contar da transmisso a que se referem os nmeros anteriores, os responsveis pela colocao no mercado de produtos biocidas devem enviar AC o comprovativo daquela transmisso, bem como da sua recepo pelo Centro de Informao Antivenenos.

PREPARAES PERIGOSAS:
Decreto - Lei : 82/2003 ( 23 de Abril ) Artigo 4. Obrigao de prestao de informaes 1 Os responsveis pela colocao no mercado de uma preparao considerada perigosa devido aos seus efeitos na sade ou aos seu efeitos fsico-qumicos devem fornecer ao Centro de Informao Antivenenos, do Instituto Nacional de Emergncia Mdica, as informaes, incluindo a respectiva composio qumica, necessrias para responder a qualquer solicitao de ordem mdica, com vista tomada de medidas, tanto preventivas como curativas, nomeadamente, em caso de emergncia. 2 - As informaes referidas no nmero anterior so confidenciais e no podem ser utilizadas para outros fins. Artigo 8.
Contra-ordenaes

2 A violao do disposto no artigo 4. constitui contra-ordenao punvel com as seguintes coimas a) De 500 a 2500, se o infractor for pessoa singular; b) De 1250 a 25 000, se o infractor for pessoa colectiva ANEXO Regulamento para a classificao, embalagem, rotulagem e fichas de dados de segurana de preparaes perigosas Artigo 6.
Avaliao dos Perigos para a Sade

6 Alm disso, quando puder ser demonstrado: a) Atravs de estudos epidemiolgicos, de casos cientificamente vlidos tal como foi especificado no anexo VI da Portaria n. 732-A/96, de 11 de Dezembro, ou de experincias apoiadas em elementos estatsticos, tais como avaliao de dados provenientes de centros de informao sobre intoxicaes ou relativos a doenas profissionais, que os efeitos toxicolgicas nos seres humanos diferem dos indicados pela aplicao dos mtodos previstos no n. 1, a preparao ser classificada em funo dos seus efeitos seres humanos; Artigo 15.
Segurana dos Trabalhadores ANEXO VIII Guia de elaborao das fichas de dados de segurana

1.4 - Nmero de telefone de emergncia. - Para alm das informaes acima mencionadas, fornecer tambm o nmero de telefone de emergncia da empresa e ou do Centro de Informao Antivenenos do Instituto Nacional de Emergncia Mdica
2004

Vous aimerez peut-être aussi