Vous êtes sur la page 1sur 1

6

ATRIBUNA VITRIA, ES, QUARTA-FEIRA, 13 DE MARO DE 2013

Cidades
Inteno retirar 200 moradores de rua de reas pblicas e encaminh-los a abrigos e centros de recuperao
Yasmin Vilhena
Prefeitura de Vitria tem intensificado as abordagens junto aos moradores de rua da capital para que eles sejam recolhidos e encaminhados a abrigos, centros de recuperao para dependentes qumicos quando so usurios de drogas ou casas de familiares. As aes esto sendo feitas em diversas reas do municpio, principalmente em praas. Cerca de 200 moradores de rua foram mapeados em Vitria. Desse nmero, 103 j foram identificados e cadastrados pela prefeitura. Os 12 moradores de rua que se encontravam prximo ao Aquavirio de Vitria j no esto mais no local. Todas as pessoas que habitavam a rea optaram por se retirar de forma pacfica. Algumas foram para abrigos e outras continuam sendo monitoradas por tcnicos especializados ligados s reas de Sade e Assistncia Social. Um dos moradores foi encaminhado para tratamento. Parte da estrutura do Aquavirio foi demolida pela prefeitura para que esses mesmos moradores no retornem ao local. A demolio total da rea s ser feita pelo governo do Estado. A abordagem aos moradores de rua feita das 8h meia-noite, de segunda sexta-feira. Nos finais de semana, ela realizada at as 23h. A Guarda Municipal tambm tem ocupado determinadas reas da capital, de acordo com a prefeitura, para dar segurana populao e tambm aos moradores de rua. A partir de abril, ela passar a atuar 24 horas por dia. Segundo o prefeito Luciano Rezende, os abrigos tambm esto sendo reestruturados para acolhimento. Estamos reformando os abrigos da prefeitura e pretendemos aumentar o nmero de vagas para que a pessoa possa dormir e se alimentar com dignidade. A ordem acolher. Como temos 200 pessoas morando nas ruas possvel fazer uma abordagem individual. Para inserir esses moradores de rua no mercado de trabalho, ser montado ainda o projeto Escola da Vida. A primeira escola ser em So Pedro, dando capacitao profissional a essas pessoas e buscando emprego, garantido que elas possam ter uma ocupao, informou. Para aumentar a segurana da populao, o sistema de iluminao ser melhorado em alguns pontos da cidade. Obras de reparos e limpeza tambm sero feitas.

FALE COM A EDITORA

GIOVANA RANGEL E-MAIL: cidades@redetribuna.com.br

Prefeitura ocupa praas de Vitria


ADRIANO HORTA/AT

INTEGRANTES da equipe de abordagem social da prefeitura, que atua durante o dia e noite em locais pblicos
ANTES

AQUAVIRIO

Estrutura demolida
O Aquavirio de Vitria teve parte de sua estrutura demolida na segunda-feira. Antes disso, os 12 moradores de rua que habitavam o local foram recolhidos pacificamente pela Prefeitura de Vitria. Aqueles que no foram para abrigos esto sendo monitorados pela equipe de abordagem da prefeitura de Vitria. Um morador de rua, que usurio de drogas, foi encaminhado para um centro de tratamento para dependentes qumicos.

KADIDJA FERNANDES - 19/12/2012

SAIBA MAIS

A epidemia de crack mudou a relao dos moradores de rua com a cidade. Hoje h conflitos entre os usurios, homicdios e assaltos. Queremos mudar essa situao
Luciano Rezende, prefeito de Vitria

DEPOIS

O QUE AS PREFEITURAS FAZEM

Encaminhamento a emprego oferecido


Vila Velha
> A ASSISTNCIA SOCIAL tem um plan-

Equipes fazem visitas dirias


Como funciona
> AS AES para acolhimento de pes> O TEMPO em que ficam nas localida-

soas em situao de rua envolvem as secretarias de Sade, Assistncia Social, Cidadania e Direitos Humanos, Segurana, Esportes e Cultura. > A EQUIPE de abordagem tem uma rota de monitoramento. > DURANTE AS ABORDAGENS os moradores de rua so encaminhados para abrigos ou at mesmo para residncia de familiares. Usurios de drogas so encaminhados para centros de tratamento. > OS PONTOS so visitados e monitorados todos os dias, durante a semana no horrio das 8 horas at a meianoite. Nos finais de semana, a abordagem ocorre at as 23 horas.

des traadas depende muito de cada morador de rua e da necessidade de cada um deles.

Incio dos trabalhos


> A AO teve incio no ms passado. > NENHUM conflito e agresso foi re-

to que funciona 24 horas por dia. > AO TODO so seis equipes distribudas pela manh, tarde e noite. > O MUNICPIO tem dois abrigos. > OS MORADORES so direcionados ao Centro POP, onde feito um cadastro. Nele pode-se procurar emprego, fazer oficinas e ter atendimento jurdico e mdico. > DEPENDENTES QUMICOS so enca-

minhados para instituies filantrpicas. Trinta pessoas j foram encaminhadas para tratamento este ano.

> PARA REDUZIR o nmero de morado-

Cariacica
> NO ABRIGO a prefeitura realiza pro-

res de rua, a prefeitura tenta contactar as famlias para encaminh-los aos municpios de origem.

Serra
> O MUNICPIO tem um abrigo, com 30

jetos com grafite, literatura, artes e msica. > H UM PROJETO para implantao do Centro POP no municpio. Ser um local de atendimento intersetorial para pessoas em situao de rua.

vagas.
> SO OFERECIDAS oficinas, alm da

retirada de documentos e direcionamento profissional. > AS ABORDAGENS so dirias.

gistrado desde o incio da abordagem da prefeitura.

FALA, LEITOR!
FOTOS: ADRIANO HORTA/AT

Praas
> ALGUMAS praas j esto sendo mo-

Equipes
> QUATRO equipes atuam por dia.

nitoradas pela a equipe da prefeitura: Ubaldo Ramalhete, Getlio Vargas, General Osrio e Costa Pereira. > A REGIO da antiga Giacomin, no Centro, tambm est sendo monitorada. As praas dos Desejos e dos Namorados, na Praia do Canto, e a praa Regina Frigeri Furno, Jardim da Penha, tambm fazem parte da rota.

SINVAL PINHO, 37, contador

importante destinar esses moradores de rua a locais apropriados. Isso ir acabar com a marginalidade em Vitria

Muitos usurios de crack so moradores de rua. Eles precisam ser tratados em casas para dependentes

JERFERSON MARCHEZI, 23, balconista

As pessoas ficam muito inseguras com moradores de rua, principalmente se eles so usurios de drogas

ANDERSON SILVINO, 35, mecnico

Vous aimerez peut-être aussi