Vous êtes sur la page 1sur 19

TIC COMO AUXLIO NO ESTUDO DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL

http://dialogos.ftc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=323&Itemid=1

Civilizao egpcia

Observao sistemtica
Conceito de hora Construo do calendrio

Terceiro ciclo: variao diria e conceito de hora

Quarto ciclo: variao anual e estaes do ano

ERROS CONCEITUAIS

Estaes do ano

Lua e fases
Movimento Terra Inclinao Terra Eixo

Aspectos de histria e filosofia da Astronomia Nascimento ocaso do Sol Pontos Cardeais e

Planetas: satlites e anis

EXPLICANDO AS ESTAES DO ANO...

ROTEIRO ATIVIDADE PRTICA

PR-TESTE
1. A altura mxima que o Sol atinge em relao ao horizonte varia com as estaes do ano (primavera, outono, vero e inverno)? 2. O Sol sempre atinge a altura mxima em relao ao horizonte ao meio dia? 3. O Sol nasce sempre no leste e se pe no oeste? 4. Onde voc mora o Sol nasce todo dia mesma hora? 5. No incio da primavera, do outono, do vero ou do inverno o sol nasce sempre no mesmo local? 6. A sombra de um objeto muda de direo e de tamanho durante o dia?

DETERMINAO DIREO NORTE/SUL

DETERMINAO DA ALTURA DO SOL

h = atan (y/x)

ACOMPANHAMENTO ANUAL

RESULTADOS

RESULTADOS

RESULTADOS
PS-TESTE 1. A altura mxima que o Sol atinge em relao ao horizonte varia com as estaes do ano (primavera, outono, vero e inverno)? 2. O Sol sempre atinge a altura mxima em relao ao horizonte ao meio dia? 3. O Sol nasce sempre no leste e se pe no oeste? 4. Onde voc mora o Sol nasce todo dia mesma hora? 5. No incio da primavera, do outono, do vero ou do inverno o sol nasce sempre no mesmo local? 6. A sombra de um objeto muda de direo e de tamanho durante o dia?

CONSIDERAES FINAIS

Os estudantes devem ser orientados para articular informaes com dados de observao direta do cu, utilizando as mesmas regularidades que nossos antepassados observaram para orientao no espao e para medida do tempo, o que foi possvel muito antes da bssola, dos relgios e do calendrio atual, mas que junto a eles ainda hoje organizam a vida em sociedade em diversas culturas, o que pode ser trabalhado em conexo com o tema transversal Pluralidade Cultural. Dessa forma, os estudantes constroem o conceito de tempo cclico de dia, ms e ano, enquanto aprendem a se situar na Terra, no Sistema Solar e no Universo. (Brasil, 1998, p. 40)

REFERNCIAS
AFONSO, G. B. Experincias Simples com o Gnmon. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 18, n. 3, p. 149154, 1996. BRASIL. Ministrio da Educao e do desporto. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Cincias. Braslia, DF: MEC/SEF, 1998. CANALLE, J. B. G.; TREVISAN, R. H.; LATTARI, C. J. B. Anlise do contedo de astronomia de livros de geografia de primeiro grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica. v. 14. n. 3. p. 254 263, 1997. CONAN, C.A. A Histria Ilustrada da Cincia: das origens Grcia. V. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. GONZAGA, E.P.; VOELZKE, M.R. Anlise das concepes astronmicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais. Revista Brasileira de Ensino de Fsica, v. 33, n. 2, p. 2311, 2011. LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades Interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relao ao Ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educao em Astronomia. n. 2, p. 75-92, 2005.

LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino de astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didticos de cincias. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica. v. 24, n. 1, p. 87111, 2007. MORN, J. M. O Vdeo na Sala de Aula. Comunicao e Educao, v. 1, n. 2, p. 27-35, 1995. OLIVEIRA FILHO, K. S.; SARAIVA, M. F, Astronomia e Astrofsica, 2a ed, So Paulo: Livraria da Fsica, 2004. REZENDE, L. A.; STRUCHINER, M. Uma Proposta Pedaggica para Produo e Utilizao de Materiais Audiovisuais no Ensino de Cincias: anlise de um vdeo sobre entomologia. Revista de Educao em Cincia e Tecnologia, v. 2, n. 1, p. 45-66, 2009. SALVADOR, J. A. Cincias e Matemtica do Sol e do Gnomon. 8 Jornada Cientfica e Tecnolgica. SOBREIRA, P. H. A. Astronomia no ensino de geografia (anlise crtica nos livros didticos de geografia). 2002. 276 f.. Dissertao (Ps-Graduao em Geografia Fsica, como requisito parcial obteno do ttulo de Mestre). Universidade de So Paulo, So Paulo, 2002. THOMAS, B. e WILKERSON, J. UNL Atronomy Education. The Nebraska Astronomy Applet Project. Disponvel em: <http://astro.unl.edu/naap/> Acesso em: 08 maio 2012.

Agradecemos a ateno!

E-MAILS: andressarossinigoulart@gmail.com cmdutra@gmail.com

Vous aimerez peut-être aussi