Vous êtes sur la page 1sur 6

INTRODUO

Qualidade um conceito subjetivo, e o termo vem do latim. Qualidade est relacionada s percepes de cada indivduo, e diversos fatores como cultura, produto ou servio prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definio. Qualidade em relao a produtos e/ou servios, h vrias definies para qualidade, como o produto estar em conformidade com as exigncias dos clientes, valor agregado, algo que produtos similares no possuem relao custo/benefcio e etc. Existe tambm o controle da qualidade, garantia da qualidade e gesto da qualidade so conceitos relacionados com o de qualidade na indstria e servios. Os conceitos so usados em vrias reas, atravs de indicadores de qualidade e normas, como a ISO 9001, ISSO 14000, e outras.

HISTRIA
Como tudo comeou? H muito tempo, os produtos eram feitos artesanalmente, ou seja, uma nica pessoa pegava uma matria prima bruta e a transformava em um produto acabado. Naquela poca, no havia padronizao, dificilmente se encontraria dois produtos iguais feitos por arteses diferentes. No dava para entrar em uma loja e pedir um sapato nmero 42. Com a revoluo industrial, as indstrias comearam a crescer. No se fazia nada sozinho. Cada um fazia uma pequena parte e no fim, algum montava tudo. Vide a produo em srie do Ford. Para isso funcionar, as peas tinham que ser sempre iguais e de maneira padronizada. Para solucionar esse problema, empresas comearam a surgir com o intuito de editar normas e regras. ORIGEM DO NOME ISO "Isos", em grego, significa igual. Mas o nome ISO 14.000 relaciona-se sigla da ISO International Organization for Standardization, federao internacional civil de organizaes de normalizao. Com sede em Genebra, Sua, esta organizao de carter privado composta por cerca de 120 pases membros, representados em grande parte por instituies governamentais ou organizaes ligadas ao poder pblico. A empresa ISO escreve diversas normas e a cada uma dela, dado um nmero, ou cdigo. Nesse caso, estamos tratando da norma de cdigo 9001, editada pela ISO. As normas sofrem constantes revises, essas revises tambm so descritas pelo seu cdigo. Adotou-se colocar o ano em que a norma foi editada aps um sinal de dois pontos:. Em cada pas, existe um organismo acreditado que se responsabiliza pela traduo, divulgao e certificao da norma. No Brasil, esse organismo se chama ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, e as normas por ela editadas e distribudas a nvel nacional, levam o prefixo NBR Norma Brasileira. Como estamos tratando da ISO 9001, em Portugus do Brasil, adotamos aqui, a norma editada pela ABNT, que cpia fiel da ISO. Para essa identificao, colocamos o prefixo ABNT

NBR antes da norma. Ento, quando se l ABNT NBR ISO 9001:2008, entende-se: a norma escrita pela ISO; Sob o cdigo 9001; Cuja publicao se deu no ano de 2008; vlida em todo o Brasil NBR; E foi traduzida e divulgada pela ABNT. A misso desta federao promover o desenvolvimento da normalizao atravs de acordos tcnicos globais publicados como normas internacionais. A ISO procura se associar s diversas entidades de normalizao dos pases, respeitando a peculiaridade de cada um. Procura tambm facilitar as trocas internacionais de produtos e servios, e cooperar nas esferas intelectual, cientfica e tecnolgica.

DESENVOLVIMENTO
MODELO DE UM SISTEMA DE GESTO
- Quando os requisitos da norma so atingidos a organizao cosegue identificar e analisar as necessidades dos clientes e produzir e fornecer servios que atendam a esses requisitos e que garantam a melhoria contnua do sistema de gesto da empresa.

ISO 9001:2008 PARA TODOS A implementao da ISO 9001:2008 vem crescendo no Brasil, pois como em um ciclo vicioso, as empresas j certificadas esto exigindo que seus fornecedores e prestadores de servios tambm disponham deSistemas de Qualidade na linha da ISO 9000.

Esta cada dia mais fcil conseguir a sonhada certificao ISO 9001, que atualmente se encontra na verso 2008. Voc que micro ou pequeno empresrio e que deseja se certificar, necessita estar comprometido com o processo e assegurar que seu time estar motivado para esta nova etapa. A estratgia principal para a implementao justamente a MOTIVAO. Todos na empresa precisam estar motivados para alcanar o resultado esperado. Com a equipe motivada podemos comear a atender os requisitos normativos da ISO 9001. A norma traz regras mnimas que implementadas de forma correta, levam as organizaes a executarem suas atividades em harmonia com todas as outras atividades. Os requisitos da ISO 9001 padronizam, sistematizam, documentam e preservam a tecnologia de uma organizao. Tambm oferecerem ferramentas de gesto e ajudam a entender as necessidades de seus clientes e, mais importante, auxiliam a direo a visualizar as necessidade e oportunidades de melhoria. Uma organizao que adota o Sistema de Gesto da Qualidade ISO 9001 gera confiana na capacidade de seus processos e na qualidade de seus produtos. E a boa notcia que o SGQ pode ser aplicado a qualquer tipo de organizao. Controle de Documentos O Controle de Documentos um item obrigatrio na norma ISO 9001, que orienta a organizao a constituir um procedimento para aprovar, atualizar e reprovar documentos, providenciar que sejam disponibilizados aos interessados sempre em sua ltima reviso (evitando a utilizao de obsoletos), garantir que os atualizados sejam dispostos aos interessados e controlar aqueles externos que impactem na execuo do servio. Um documento qualquer meio, sobretudo grfico, que ensine, que comprove a existncia de um fato, a exatido ou a verdade de uma afirmao. Uma boa maneira de compreender: so todos os papis contendo informaes que ajudem a tomar decises e que sirvam de consulta. Na implementao da norma, os documentos so os Procedimentos, as Instrues de Trabalho, o Manual da Qualidade, a Poltica da Qualidade, a Definio do Escopo, o Mapeamento dos Processos, os Objetivos Indicadores e Metas da Qualidade e o Organograma Funcional, entre outros. Boas prticas em um procedimento para o Controle de Documentos incluem a determinao de um cabealho padro para os documentos, a determinao de contedos e objetivos em Procedimentos ou Instruo de Trabalho, a determinao da

periodicidade, a reavaliao dos documentos e a definio da sistemtica de backup e antivrus. Quais so os princpios da gesto da qualidade? A ISO 9001 baseada em 8 princpios, so eles: - Foco no cliente; Os olhares da empresa tem que est sempre no cliente, no que o cliente realmente precisa. - Liderana entre objetivos comuns; No adianta o setor de vendas ter objetivo de vender 100 unidades se o processo de produo s capaz produzir naquele perodo 50 unidades. Deve existir uma integrao desses objetivos, a empresa deve esta com o mesmo foco, com os mesmos objetivos para que todos consigam contribuir com as suas capacidades, com as suas caractersticas para aqueles objetivos comuns. - Envolvimento de todos; Este um principio fundamental. Como a norma ISO 9001 uma norma de Gesto, fica difcil voc fazer isso sem que todos participem. No adianta voc definir procedimentos, definir polticas, definir tarefas, se as pessoas no vo executar, ento, um dos grandes desafios e projetos de implementao da ISO 9001 conseguir a participao de todos e isso vai depender muito da capacidade das consultoras e das pessoas que esto implementando de envolver as pessoas nesse processo. - Abordagem de processos; Verificam quais so as entradas e sadas e os clientes dentro de uma empresa para que no final, o consumidor final tenha seu resultado de forma mais gil, de forma mais eficaz. Ento a abordagem de processos fundamental no contexto da norma ISO 9001. - Considerar o impacto de decises em outros processos; As decises da empresa tem que levar em considerao outros processos da empresa, isso claro vai ficar mais fcil, quando voc tiver um sistema de Gesto da Qualidade implementado. - Melhoria Contnua; um objetivo fundamental da ISO 9001, voc a cada dia tem que est melhorando o seu desempenho, melhorando seus resultados, melhorando seus processos para conseguir a longo prazo tambm esta melhorando a satisfao com seus clientes com a sua empresa. - Deciso baseada em dados; Analisar as coisas ao longo do tempo, por setor, por empresa, por filial, mas sempre atravs dos dados. - Benefcios mtuos entre clientes e fornecedores; Quanto mais benefcio existir entre os clientes e fornecedores, melhores sero as relaes, melhor vai ser o fornecimento e aquisio dos produtos e tendncia que isso se reflita nos clientes finais da cadeia. Ento os objetivos que toda cadeia produtiva, desde o primeiro produtor de matrias-primas at o ultimo consumidor final, que todos esses elos estejam ligados atravs de benefcios.

Quantos funcionrios so envolvidos? Todos os que exeram atividades dentro do escopo, que afetem a qualidade do produto ou servio, pessoal de Vendas, Engenharia , Produo, Controle de qualidade, Planejamento, Expedio, Assistncia Tcnica, Recursos Humanos e Compras.

POR QUE CRESCE O NMERO DE EMPRESAS BUSCANDO CERTIFICAO EM ISO 9001?


- Grandes empresas que, pela caracterstica especifica de seus produtos, necessitam de alto grau de atendimento a requisitos e exige de seus fornecedores esse mesmo comprometimento; Quando dentro de uma cadeia produtiva existe uma grande empresa que necessita de um alto grau de atendimento e requisitos, geralmente essa empresa exige que outras empresas tenham a certificao e no s na norma ISO 9001, mas em normas de Gesto de Segurana como a OHSAS 18001, norma de Gesto Ambiental como a ISO 14001 e outras normas especificas. Isso existe porque, imagine o caso da Petrobras, que um caso prximo. A Petrobras ela tem um processo de produo bastante complexo e que no pode ter falhas, o atraso de um dia significa milhes, ento ela depende da preciso dos seus fornecedores que tem que atender os requisitos da Petrobras com a maior qualidade possvel, ento isso gera em toda cadeia uma necessidade de implementao na norma ISO 9001 e com isso ns percebemos que a norma ISO 9001 uma norma fundamental para garantir o seu sucesso no mercado competitivo. - A ISO 9001 uma norma fundamental para garantir sucesso em mercados competitivos;

CONCLUSO
Quanto custa para implementar a ISO 9001? Normalmente a implementao da ISO 9001 implementada com auxilio de consultorias especializadas, este apoio fundamental para que o empresrio consiga trazer a cultura pela qualidade mantendo o foco na gerao de resultados durante a implementao.

Mtodo convencional com preos entre R$ 25.000 e R$ 55.000 Quanto tempo leva para certificar minha empresa com a ISO 9001? Na mdia, com o apoio de consultores, de 8 meses a 1 ano para adequar toda sistemtica de trabalho aos requisitos. Mas isso varia de empresa para empresa. Algumas conseguem se adaptar em 3 meses. O DIFERENCIAL DO PROFISSIONAL QUE CONHECE A NORMA

- Destaque profissional na empresa certificada ou que busca certificao; - Maiores chances e visibilidade no mercado de trabalho; - Possibilidade de desenvolver a capacidade empreendedora; - Maior conhecimento e viso dos processos empresariais; - Salrios geralmente acima da mdia.

Vous aimerez peut-être aussi