Vous êtes sur la page 1sur 3

A Meditao do Sorriso Interno Um poderoso instrumento para se atingir um profundo relaxamento e comunho.

Por Ely Britto. H milhares de anos atrs, velhos sbios na antiga China, sentaram se em silncio para observar a natureza e o corpo humano e desvendar os seus mistrios. Suas descobertas formaram uma cultura e uma cincia nica no mundo. H setenta anos atrs os ocidentais perceberam o quanto temos que aprender com esta sabedoria milenar transmitidas pelos livros clssicos chineses. A Medicina Chinesa, a acupuntura e as prticas de preveno de doenas atravs de exerccios simples, crescem e criam milhes de adeptos em todo o mundo ocidental. A Alquimia Interna Chinesa uma das menos conhecidas, e uma das mais eficientes por ser a origem bsica de todas as outras, junto com os conhecimentos do I Ching. Isto se deve ao carter hermtico destas tcnicas e o ordem tcita de mant-las em segredo que perdurou na China por milhares de anos. No ocidente, os primeiros contatos com esta cincia mais pura aconteceu h 20 anos atrs nos Estados Unidos atravs do trabalho pioneiro de Mantak Chia autor de mais de 15 livros sobre o assunto. A Meditao do Sorriso Interno uma das primeiras prticas reveladas por Mantak Chia. Estudei com ele na Tailndia durante 6 meses, aps ter praticado seu sistema durante trs anos.. Os hospitais dos pases mais avanados j esto utilizando a fora do sorriso, para ajudar o restabelecimento de seus pacientes, mesmo sem conhecer a Alquimia Interna Chinesa. Grandes pesquisadores em todo mundo se debruam sobre o poder das emoes positivas na conservao da sade e da longevidade. Sabe-se que o simples ato de abrirmos os lbios em um sorriso, movimenta 73 msculos da face e envia ao crebro um comando de bem estar e segurana. Todos conhecemos o poder e a fora de um sorriso genuno, e as respostas positivas que atraem daqueles a quem o dirigimos. O que nos falta aprender como construir um sorriso interno que leve os rgos vitais do corpo, esta mesma sensao de bem estar, relaxamento e confiana, to necessrios a nossa sade do corpo e do espirito. Neste artigo vou ensinar parte do material do programa de meus cursos, A Meditao do Sorriso Interno. Basta pratica-la todos os dias assim que acordar, para receber seus inmeros benefcios: aprender a amar a si mesmo e aos outros, transformar emoes negativas, aumentar a vitalidade e relaxar profundamente. Esta prtica diria ativa o seu sistema imunolgico e retira o nervoso e o cansao to comum nos homens que vivem em grandes cidades. Procurem fazer a meditao bem cedo pela manh sentados para o Leste, onde o sol nasce. A Meditao do Sorriso Interno Importante: Sente-se na ponta do assento da cadeira, bem ereto, com a coluna alongada Os ps devem estar bem apoiados no cho. Coloque parte do peso do corpo nos ps. O queixo deve estar apontado para o cho, o pescoo bem reto. Coloque a palma da mo direita sobre a palma da mo esquerda, e descanse as mos no colo. Vire os olhos e os ouvidos para dentro. Sente-se bem calmo.

Mantenha grande parte de sua ateno nos ps enquanto faz esta meditao, para evitar nuseas ou desateno. Enquanto passeia sua ateno pelos rgos gire seus olhos em espiral em volta do rgo como se acariciasse Homens Gire Mulheres Gire os olhos no sentido anti-horrio Comece sempre a Meditao do Sorriso com o movimento de cavalgar: balance sua coluna para os lados a partir do osso do assento e do sacro. Sorria internamente e balance cada vrtebra desde a base at o crnio. Sinta sua coluna relaxada e morna, absorvendo uma luz dourada. Balance a coluna para frente e para trs inclinando levemente a cabea. Sinta-se como um bambu oco. (Quando voc inclina a cabea empurrando o queixo contra o pescoo, voc sente a cabea conectada vrtebra lombar.) Antes de terminar o movimento de cavalgar, sorria do topo da cabea at o incio da coluna e dali de volta at a parte de cima da coluna. O movimento de cavalgar e sorrir para a coluna um exerccio muito importante para relaxar a coluna e o sistema nervoso. Se queremos relaxar, precisamos comear pelo relaxamento da coluna. Enquanto a coluna estiver dura e tensa o relaxamento no acontece. 1 - A primeira forma da Meditao do Sorriso, tem por objetivo energizar a coluna e o crebro. Iniciamos sorrindo para a bexiga, o tero, os ovrios, os testculos e a prstata, gerando com isto muita energia. Cavalgue levemente sorrindo para a bexiga, o tero, os ovrios, a prstata e os testculos, imagine estes rgos, sinta-os e se conecte com eles. Sinta a conexo deste rgos com o crebro. Sinta que eles esto ligados ao crebro e que dali sobe uma energia pela coluna alimentando seu crebro. Entre em contato com cada rgo do corpo sentindo verdadeiramente sua presena dentro do seu corpo. Rins Imagine o imenso oceano azul e um fogo se acendendo embaixo deste oceano. Visualize uma bonita luz azul evaporando do oceano. Sorria esta luz azul para dentro da bexiga, do tero, ovrios, da prstata, dos testculos e rins. Sinta estes rgos se expandirem com esta luz azul. Permita que uma sensao de delicadeza e serenidade se estenda pelo seu corpo inteiro, especialmente no fgado. Fgado Sorria para o seu fgado. Imagine seu fgado e estabelea uma comunicao com ele. Veja o sol iluminando uma floresta. Imagine uma luz verde. Sorria esta luz verde de cura e a qualidade da bondade para dentro do seu fgado. Sinta o fgado se expandir com esta luz verde. Deixe-a irradiar-se para todos os outros rgos, especialmente para o corao. Sinta que esta luz verde est energizando seu corao Corao os olhos no sentido horrio cada um deles..

Sorria para o corao. Imagine o corao e se comunique com ele. Tome conscincia da luz vermelha, um pr de sol sobre o oceano irradiando uma luz vermelha. Sorria esta luz vermelha com o amor, a pacincia e a alegria interna para o corao. Sinta o corao se expandir cheio de luz vermelha e amor. Deixe ela se irradiar do corao para dentro de todo o corpo, especialmente para o estmago, bao e pncreas. Sinta que a luz vermelha est energizando estes rgos. Bao e Pncreas Sorria para o estmago, o bao e o pncreas. Imagine-os e se comunique com eles. Imagine os raios maravilhosos do sol do alto vero (sem calor) enchendo estes rgos com uma luz dourada. Sorria esta luz dourada para dentro do estmago, do bao e do pncreas. Sinta uma sensao de calma serenidade e equilbrio. Permita que esta luz harmoniosa se irradie pelo seu corpo inteiro, especialmente pelos pulmes. Sinta que a luz dourada est energizando o seu pulmo. Pulmo Sorria para os pulmes. Imagine-os e se comunique com eles. Sinta e inale a pura luz branca e fresca das altas montanhas. Sorria esta luz dentro dos pulmes, do nariz, da pele e do intestino grosso. Permita que ela se irradie por todo o corpo, especialmente pelos rins.

Repita duas vezes este ciclo da meditao do sorriso interno. Depois armazene esta energia do sorriso dentro da bexiga, do tero e da prstata, e permita que esta energia suba pela coluna at o crebro. Segure esta energia a, girando os olhos internos em espiral para um lado e depois para o outro . Sinta como a energia do sorriso esta energizando seu crebro, sua coluna, os nervos e todos os rgos e glndulas. Sinta os msculos de seu corpo ligados ao sistema nervoso. Descanse. Concentre-se na energia dentro do crebro e na coluna. Sinta a conscincia e a energia se expandindo. Ao terminar a meditao, faa crculos na altura do umbigo girando as duas mos (uma sobre a outra) para recolher a energia gerada e armazen-la na cavidade (tan tien) inferior. Homens: Gire as mos no sentido horrio -36 vezes e anti-horrio-24 vezes

Mulheres: Gire as mos no sentido anti-horrio -36 vezes e horrio-24 vezes

Descanse por uns segundos, relaxando os olhos fechados, atento s transformaes internas causadas pela meditao do sorriso interno. Sinta todas as clulas do seu corpo sorrindo. Lembrem-se que muito importante sorrir com os lbios enquanto praticam. No inicio voc poder sentir que seu sorriso um sorriso falso, no deixe que esta impresso pare com sua prtica. Logo mais voc vai perceber que tudo comea a ser verdadeiro e que um sorriso interno constante comea a ficar presente em seu corpo, criando ondas de bem estar durante todo o seu dia. Recebam este artigo como um presente vindo l da antiga China, para lhe ajudar a construir uma vida melhor para voc e para todas as pessoas com quem se relaciona.

Vous aimerez peut-être aussi