Vous êtes sur la page 1sur 7

16 dicas para se tornar um timo fotgrafo

Por Ana Nemes Fonte: www.tecmundo.com.br/18698-16-dicas-para-se-tornar-um-otimo-fotografo.htm Tera-Feira 31 de Janeiro de 2012


O que preciso fazer para se tornar um bom fotgrafo? Conhea alguns passos que podem ajudar voc a encontrar o seu caminho dentro da fotografia. Ns j falamos bastante sobre como se preparar para tirar melhores fotografias, com artigos e tutoriais sobre o tema. Se voc quer relembrar um pouco do que foi dito e aprender mais ainda, confira essa lista com 16 dicas para melhorar a qualidade das suas fotos. A lista original do PhotographyTalk e esta uma compilao com os principais passos para se tornar um bom fotgrafo.

Tornar-se um fotgrafo um processo que precisa ser levado srio (Fonte da imagem: Flickr/Jordan)

1- Estabelea um objetivo
O primeiro passo para se tornar um bom fotgrafo saber aonde voc pretende chegar e como voc pode conseguir isso. Voc pode querer se tornar um profissional e ganhar dinheiro com isso ou pode querer apenas tirar fotos melhores para a sua satisfao pessoal.

Seja qual for a sua aspirao, o caminho bem parecido. No por que voc talvez no tenha a ambio de se tornar um profissional que aprender a fotografar vai ser mais fcil, a nica diferena quanto dinheiro voc vai gastar e ganhar com isso. Portanto, para alcanar o seu objetivo final preciso saber exatamente aonde voc quer chegar e traar planos para isso.

2- Conhea totalmente a sua cmera

Conhea todas as partes da sua cmera (Fonte da imagem: Mohylek) No importa se voc usa uma compacta ou uma SLR profissional. Para se tornar um bom fotgrafo preciso que voc saiba tudo sobre o equipamento que voc est usando para que, na hora de fotografar, voc no perca tempo tentando descobrir o que cada parte da cmera faz. Isso inclui os botes, as funes internas e tudo o que a sua mquina fotogrfica pode oferecer.

3- Aprenda tcnicas fotogrficas


Se voc no tiver o domnio das tcnicas fotogrficas mais comuns impossvel evoluir e conseguir o seu prprio estilo. Mesmo com um equipamento simples importante saber o que voc pode fazer com ele. Leia este artigo que fala um pouco mais sobre o assunto.

4- Aprenda a editar as suas fotografias


A maior parte dos grandes fotgrafos usa editores de imagem como o Photoshop para deixar as suas fotos com uma aparncia melhor. Voc pode corrigir as cores, iluminao, textura e muito mais, deixando no final a fotografia com um ar bem mais profissional. Ns fizemos este artigo com dicas de edio para o Photoshop e este, com algumas funes que podem ser emuladas no GIMP ou no Picnik. Se voc for usar o editor online, no entanto, faa isso j, pois a Google estar fechando o Picnik no ms de Abril.

5- Desenvolva o seu olhar

Desenvolver o olhar saber para onde olhar e como recortar a cena (Fonte da imagem: Ana Nemes) Esse uma das dicas mais importantes, no entanto ela bastante subjetiva e pode ser difcil compreend-la profundamente. Desenvolver um olhar fotogrfico saber ver as coisas ao seu redor e perceber o que pode vir a se tornar uma boa imagem. , tambm, saber enxergar alm do que se est acostumado, saber ver beleza nos lugares mais comuns. Alm disso, desenvolver o olhar tambm treinar tcnicas de enquadramento como a Regra dos Teros e o Retngulo de Ouro. Veja este artigo sobre como fotografar arquitetura para entender um pouco mais sobre o olhar do fotgrafo.

6- Estude a histria da fotografia e conhea os principais fotgrafos


Esse passo essencial. No por que voc hoje utiliza um equipamento digital que no preciso estudar a histria para saber como a fotografia evoluiu at ser a arte que hoje. Isso muito importante e saber conceitos histricos pode ajudar a entender melhor o que, de fato, a fotografia. Essa uma das maiores diferenas entre fotgrafos tcnicos e aqueles que entendem o que esto fazendo.

Linda McCartney, fotgrafa (Fonte da imagem: Divulgao/Taschen) Importante tambm conhecer o trabalho dos importantes fotgrafos do passado e do presente. Nomes como CartierBresson, Sebastio Salgado, Linda McCartney, Irina Werning e muitos outros so quase obrigatrios para quem quer aprender a fotografar. Conhea as fotografias e projetos fotogrficos desses e de muitos outros profissionais para saber qual estilo combina mais com o seu.

7- Entre - ou funde - um grupo de fotografia


Se voc mora em uma grande cidade muito possvel que exista um desses grupos de fotgrafos que compartilham experincias. Se voc no souber de nenhum, pode criar o seu, tudo o que voc precisa de algumas pessoas dispostas, algum mais experiente e tempo livre. Trocar conhecimento e ver o trabalho de outras pessoas pode ajudar bastante!

8- Tenha um parceiro de fotografia


Treinar sozinho possvel, porm se voc tiver um parceiro nessa empreitada tudo se torna mais fcil. Escolha um amigo para sair fotografar com voc, mais seguro e agradvel, alm de que o incentivo de outra pessoa pode fazer com que voc no desista do seu objetivo to facilmente.

Fotografar em dupla bem mais divertido! (Fonte da imagem: Louish Pixel)

9- Encontre algum mais experiente para ajudar


Por melhor que seja o aprendizado sozinho, a ajuda de um mentor que entenda mais do assunto essencial tambm. No preciso ter aulas regulares, mas importante ter algum bem mais experiente para quem recorrer em caso de dvidas. Alm disso, essencial ter algum para analisar as suas fotos e passar uma opinio sincera sobre o seu trabalho.

10- Frequente o mximo de eventos sobre o assunto


Essa dica vale principalmente para quem quer se tornar um profissional. Saber o que a indstria fotogrfica est preparando vital para saber como se programar para acompanhar esse desenvolvimento tecnolgico. Visite o maior nmero de eventos ligados fotografia que voc puder, como feiras, convenes, conferncias e palestras.

11- Visite museus e galerias


Isso muito importante: se voc quer um dia estar entre as exposies de uma galeria preciso conhecer esses espaos para saber qual o tipo de trabalho que mais aparece por l. Ver as tendncias e tcnicas usadas muito vlido. No para que voc copie o trabalho daqueles fotgrafos, mas para que voc tenha novas ideias para as suas fotos. Se a sua cidade no possui esses espaos, use a internet e fique por dentro!

Visite museus e galerias em busca de referncias fotogrficas (Fonte da imagem: Cuba Gallery)

12- Tenha um site


No basta ver os outros, preciso ser visto tambm. Mesmo que voc queira se tornar um fotgrafo amador especialista, ainda assim preciso ser visto pelos outros. O mais recomendado que voc crie o seu prprio site pessoal, mas, se isso no possvel, mostre o seu portflio em locais como o Flickr ou outros sites parecidos.

13- Saiba usar a internet a seu favor


Esquea a pesquisa de imagens do Google: para conhecer aas tendncias fotogrficas e ver fotografias que realmente valem a pena preciso saber usar a internet mais a fundo. Conhea os principais sites, como o Flickr e o Olhares, que trazem o trabalho de fotgrafos amadores, semiprofissionais e profissionais. Alm disso, use a internet como fonte para pesquisar os sites pessoais dos seus fotgrafos favoritos.

14- Participe de concursos


Ainda no objetivo de ser visto, participar de concursos uma forma de colocar o seu trabalho para ser testado. Existem eventos como esses para todos os nveis, desde os mais amadores at aos mais profissionais, portanto veja

em qual deles voc se encaixa e inscreva-se!

15- Reserve tempo para fotografar


Se voc quer progredir como um fotgrafo est na hora de priorizar isso. Separe um tempo semanal (ou, se voc puder, dirio) para mexer com a sua cmera e fotografar. Voc pode sair de casa ou no, mas importante treinar as tcnicas aprendidas recentemente para no perder a prtica. Assim como um escritor precisa escrever e um pintor precisa pintar, um fotgrafo de verdade precisa exercitar a sua arte sempre!

Programe sadas fotogrficas com frequncia para aprimorar a sua tcnica (Fonte da imagem: Ana Nemes)

16- Tenha prazer naquilo que voc faz


O ltimo passo , quem sabe, um dos mais importantes. Se voc fotografa por paixo e tem prazer no que voc faz, o resultado tende a ser muito melhor do que se voc fizer isso de uma maneira forada. A fotografia precisa revelar um pouco da alma do fotgrafo e s possvel que isso acontea se voc se doar completamente enquanto estiver com a cmera. Para encontrar esta satisfao, tente criar objetivos para voc mesmo. Existem os chamados desafios fotogrficos e voc pode experimentar um deles, como o 365 Days (tirar uma foto por ano) ou o 52 Weeks (uma fotografia por semana). Escolha um tema para o seu desafio e encontre a sua motivao!

Vous aimerez peut-être aussi