Vous êtes sur la page 1sur 11

Tringulo

Tringulo

Um tringulo

Tipo Arestas e Vrtices Smbolo de Schlfli rea

polgono convexo 3 {3} (se for equiltero) vrios mtodos; ver abaixo 60 (se for equiltero)

ngulo interno (graus)

No plano, tringulo (tambm aceito como triltero) a figura geomtrica que ocupa o espao interno limitado por trs linhas retas que concorrem, duas a duas, em trs pontos diferentes formando trs lados e trs ngulos internos que somam 180.[1] Tambm se pode definir um tringulo em superfcies gerais. Nesse caso, so chamados de tringulos geodsicos e tm propriedades diferentes. Tambm podemos dizer que o tringulo a unio de trs pontos no-colineares (pertencente a um plano, em decorrncia da definio dos mesmos), por trs segmentos de reta.[2] O tringulo o nico polgono que no possui diagonais e cada um de seus ngulos externos suplementar do ngulo interno adjacente.[2] O permetro de um tringulo a soma das medidas dos seus lados. Denomina-se a regio interna de um tringulo de regio convexa (curvado na face externa) e a regio externa de regio cncava (curvado na face interna).

ndice

[esconder]

1 Tipos de tringulos 2 Condio de existncia de um tringulo 3 Fatos bsicos 4 rea 5 Pontos, linhas e crculos associados a um tringulo o 5.1 Mediatriz o 5.2 Altura o 5.3 Mediana o 5.4 Bissetriz o 5.5 Reta de Euler o 5.6 Crculo dos Nove Pontos 6 Relaes de desigualdades entre lados e ngulos 7 Bibliografia 8 Ver tambm 9 Referncias

[editar] Tipos de tringulos


Os tringulos mais simples so classificados de acordo com os limites das propores relativas de seus lados e de seus ngulos internos:[1]

Um tringulo equiltero possui todos os lados congruentes, ou seja, iguais. Um tringulo equiltero tambm equingulo: todos os seus ngulos internos so congruentes (medem 60),[2] sendo, portanto, classificado como um polgono regular. Um tringulo issceles possui pelo menos dois lados de mesma medida e dois ngulos congruentes. O tringulo equiltero , consequentemente, um caso especial de um tringulo issceles, que apresenta no somente dois, mas todos os trs lados iguais, assim como os ngulos, que medem todos 60. Num tringulo issceles, o ngulo formado pelos lados congruentes chamado ngulo do vrtice. Os demais ngulos denominam-se ngulos da base e so congruentes. Em um tringulo escaleno, as medidas dos trs lados so diferentes. Os ngulos internos de um tringulo escaleno tambm possuem medidas diferentes.

Denomina-se base o lado sobre qual se apoia o tringulo. No tringulo issceles, considera-se base o lado de medida diferente. Todos esses tringulos so os mesmos encontrados num plano de duas dimenses, porem em grandes extenses, como na superfcie do planeta por exemplo, os ngulos para continuarem os mesmos necessrio que o comprimento dos lados sejam deformados ou seja ampliados em igual proporo ao permetro da esfera.

Tringulo equiltero

Tringulo issceles

Tringulo escaleno

Um tringulo retngulo possui um ngulo reto.[1] Num tringulo retngulo, denomina-se hipotenusa o lado oposto ao ngulo reto. Os demais lados chamamse catetos. Os ngulos agudos de um tringulo retngulo so complementares (ou seja, sua soma igual a 90). Um tringulo obtusngulo possui um ngulo obtuso e dois ngulos agudos. Em um tringulo acutngulo, os trs ngulos so agudos(formando 180).

Tringulo retngulo

Tringulo obtusngulo

Tringulo acutngulo

[editar] Condio de existncia de um tringulo


Para que se possa construir um tringulo necessrio que a medida de qualquer um dos lados seja menor que a soma das medidas dos outros dois e maior que o valor absoluto da diferena entre essas medidas.

[editar] Fatos bsicos


Fatos elementares sobre tringulos foram apresentados por Euclides nos livros 1-4 de sua obra Elementos aproximadamente em 300 a.C.. Um tringulo um polgono. Dois tringulos so ditos semelhantes se um pode ser obtido pela expanso uniforme do outro. Este o caso se, e somente se, seus ngulos correspondentes so iguais, e isso ocorre, por exemplo, quando dois tringulos compartilham um ngulo e os lados opostos a esse ngulo so paralelos entre si. O fato crucial sobre tringulos similares que os comprimentos de seus lados so proporcionais. Isto , se o maior lado de um tringulo duas vezes o maior lado do tringulo similar, diz-se, ento, que o menor lado ser tambm duas vezes maior que o menor lado do outro tringulo, e o comprimento do lado mdio ser duas vezes o valor do lado correspondente do outro tringulo.[2] Assim, a razo do maior lado e o menor lado do primeiro tringulo ser a mesma razo do maior lado e o menor lado do outro tringulo. Usando-se tringulos retngulos e o conceito de similaridade, as funes trigonomtricas de seno e cosseno podem ser definidas. Essas so funes de um ngulo que so investigadas na trigonometria. Nos casos a seguir, ser usado um tringulo com vrtices A, B e C, ngulos , e e lados a, b e c. O lado a oposto ao vrtice A e ao ngulo , o lado b oposto ao vrtice B e ao ngulo e o lado c oposto ao vrtice C e ao ngulo . Na geometria Euclidiana, de acordo com o Teorema angular de Tales, a 32 proposio de Euclides afirma que a soma dos ngulos internos de qualquer tringulo igual a dois ngulos retos (180 ou radianos). Isso permite a determinao da medida do terceiro ngulo, desde que sejam conhecidas as medidas dos outros dois ngulos. Por exemplo:[1]

Os ngulos A e A' so iguais (duas paralelas cortadas por uma transversal). Os ngulos B e B' so iguais por serem alternos internos. Os ngulos C e C' so iguais por serem opostos pelo vrtice. Assim v-se que a soma dos ngulos internos do tringulo 180. Existe um Corolrio desse Teorema, que afirma que a medida de um ngulo externo de um tringulo igual soma das medidas dos ngulos internos no-adjacentes. Ex: Sendo a medida do ngulo externo do tringulo que tem como vrtice o vrtice pode-se afirmar que:

Teorema de Pitgoras. Um teorema central o Teorema de Pitgoras, que afirma que em qualquer tringulo retngulo, o quadrado da medida da hipotenusa igual soma dos quadrados das medidas dos catetos. Se o vrtice C do exemplo dado for um ngulo reto, pode-se escrever isso da seguinte maneira:

Isso significa que, conhecendo as medidas de dois lados de um tringulo retngulo, pode-se calcular a medida do terceiro lado propriedade nica dos tringulos retngulos. O Teorema de Pitgoras pode ser generalizado pela lei dos cossenos:

Essa lei vlida para todos os tringulos, mesmo se no for um ngulo reto e pode ser usada para determinar o tamanho de lados e ngulos de um tringulo, desde que a medida de trs ou dois lados e de um ngulo interno sejam conhecidas. A lei dos senos diz:

onde d o dimetro da circunferncia circunscrita ao tringulo (uma circunferncia que passa pelos trs vrtices do tringulo). A lei dos senos pode ser usada para computar a medidas dos lados de um tringulo, desde que a medida de dois ngulos e de um lado sejam conhecidas. Existem dois tringulos retngulos especiais que aparecem frequentemente em geometria. O chamado "tringulo 45-45-90" possui ngulos com essas medidas e a proporo de seus lados : O "tringulo 30-60-90" possui ngulos com essas medidas e a proporo de seus lados :

[editar] rea
Produto Base Altura A rea de um tringulo a metade do produto da medida da sua altura pela medida da sua base. Assim, a rea do tringulo pode ser calculada pela frmula:

onde h a altura do tringulo, b a medida da base. Tringulos equilteros Se o tringulo for equiltero de lado l, sua rea A pode ser obtida com:

Ou ento usando sua altura h e a frmula da base vezes a altura. A altura h de um tringulo equiltero :

Vale notar que essas duas frmulas para os tringulos equilteros so obtidas usando as funes seno ou cosseno e usando a altura do tringulo, que o divide ao meio em dois tringulos retngulos iguais. Semipermetro Ver artigo principal: Teorema de Heron Outra maneira de calcular sua rea atravs do Teorema de Hero (ou Heron), tambm conhecido como frmula do semi-permetro:

onde:

o semi-permetro. Lados Tambm podemos calcular a rea a partir dos lados do tringulo. Sendo a e b dois lados quaisquer de um tringulo, e o ngulo entre eles, temos que a rea :

Raio circunscrito Ver artigo principal: Lei dos senos H ainda a frmula da rea do tringulo em funo das medidas dos lados e do raio da circunferncia circunscrita a esse tringulo demonstrada pela lei dos senos:

[editar] Pontos, linhas e crculos associados a um tringulo


[editar] Mediatriz

O circuncentro o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo. A mediatriz a reta perpendicular a um lado do tringulo, traada pelo seu ponto mdio. As trs mediatrizes de um tringulo se encontram em um nico ponto, o circuncentro,

que o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo, que passa pelos trs vrtices do tringulo. O dimetro dessa circunferncia pode ser achado pela lei dos senos. O Teorema de Tales (ou Lei angular de Tales) determina que se o circuncentro estiver localizado em um lado do tringulo, o ngulo oposto a este lado ser reto. Determina tambm que se o circuncentro estiver localizado dentro do tringulo, este ser acutngulo; se o circuncentro estiver localizado fora do tringulo, este ser obtusngulo.

[editar] Altura

O ponto de interseo das alturas o ortocentro. Altura um segmento de reta perpendicular a um lado do tringulo ou ao seu prolongamento, traado pelo vrtice oposto. Esse lado chamado base da altura, e o ponto onde a altura encontra a base chamado de p da altura. O ponto de interseo das trs alturas de um tringulo denomina-se ortocentro (H). No tringulo acutngulo, o ortocentro interno ao tringulo; no tringulo retngulo, o vrtice do ngulo reto; e no tringulo obtusngulo externo ao tringulo. Os trs vrtices juntos com o ortocentro forma um sistema ortocntrico. A altura de todo e qualquer tringulo dado pela frmula:

b = hipotenusa do tringulo retngulo formado com a altura do tringulo em questo. h = altura procurada. c = base do tringulo. x = parte da base C do tringulo que foi dividida pela altura.

[editar] Mediana

O ponto de interseo das trs medianas o baricentro ou centro de gravidade. Mediana o segmento de reta que une cada vrtice do tringulo ao ponto mdio do lado oposto. A mediana relativa hipotenusa em um tringulo retngulo mede metade da hipotenusa. O ponto de interseo das trs medianas o baricentro ou centro de gravidade do tringulo. O baricentro divide a mediana em dois segmentos.[2] O segmento que une o vrtice ao baricentro vale o dobro do segmento que une o baricentro ao lado oposto deste vrtice. No tringulo equiltero, as medianas, mediatrizes, bissetrizes e alturas so coincidentes.[1] No issceles, apenas as que chegam ao lado diferente, no escaleno, nenhuma delas. Ainda para o tringulo Issceles, vale ressaltar que a formao da bissetriz, coincidindo com o ponto mdio de sua base, divide trs semi-retas iguais, as quais so percebidas com a inscrio do crculo formado pelo incentro da bissetriz, onde h duas semi-retas, as quais sero o raios do crculo, sendo assim, dividindo-se em trs partes iguais a altura do tringulo (que tambm coincide com a mediana e a bissetriz, cada ), explicam-se as relaes de a semi-reta que parte do ponto central do crculo at e que o resto at o vrtice oposto

o lado do tringulo valer o mesmo que o raio, isto , a esse lado valer

Sntese para o tringulo issceles, propriedade baricentro: semi-retas divididas em dois segmentos, sendo que um o dobro do outro. Entende-se portanto no tringulo issceles que se uma parte vale a outra valer o dobro: =

[editar] Bissetriz

O ponto de interseo das trs bissetrizes o incentro. A bissetriz interna de um tringulo corresponde ao segmento de reta que parte de um vrtice, e vai at o lado oposto do vrtice em que partiu, dividindo o seu ngulo em dois ngulos congruentes. Em um tringulo h trs bissetrizes internas, sendo que o ponto de interseo delas chama-se incentro.

O crculo que tem o incentro como centro e tangente aos trs lados do tringulo denominado crculo inscrito. J a bissetriz externa o segmento da bissetriz de um ngulo externo situado entre o vrtice e a interseo com o prolongamento do lado oposto. As bissetrizes externas duas a duas tm um ponto de interseo, denominado exincentro relativo ao lado que contm os vrtices pelos quais passam essas retas. Dado um ex-incentro, o crculo que tem esse ponto como centro, e tangente a um lado e ao prolongamento dos dois outros lados do tringulo, denominado crculo exinscrito. Em um tringulo equiltero, o incentro, o ortocentro, o circuncentro e o baricentro so o mesmo ponto.

[editar] Relaes de desigualdades entre lados e ngulos


1 relao: Um ngulo externo de um tringulo o resultado da soma dos dois ngulos internos no-adjacentes. 2 relao: Se dois lados de um tringulo tm medidas diferentes, ao maior lado ope-se o maior ngulo e ao menor lado, ope-se o menor ngulo. 3 relao: Em todo tringulo, qualquer lado tem medida maior que a diferena entre as medidas dos outros dois.

Classificao do tringulo
Os tringulos classificam-se... Quanto aos lados

3 lados iguais o Tringulo Equiltero

2 lados iguais e 1 diferente o Tringulo Issceles

3 lados diferentes o Tringulo Escaleno

Quanto aos ngulos

3 ngulos agudos

1ngulo recto

1 ngulo obtuso

o Tringulo acutngulo

o Tringulo rectngulo

o Tringulo obtusngulo

Vous aimerez peut-être aussi