Vous êtes sur la page 1sur 3

Emoes Bsicas do Ser Humano

Compilado por Ftima Corga, Terapeuta do Instituto Luz Segundo Eric Berne so cinco as emoes bsicas do ser humano: RAIVA, MEDO, TRISTEZA, ALEGRIA, AFETO. Diante de um estmulo, o nosso corpo reage de acordo com a circunstncia e intensidade, desencadeando uma das cinco emoes bsicas. Desde a detonao da carga emocional at seu efeito corporal, podemos identificar trs tempos da emoo: O SENTIR, O EXPRESSAR VERBAL, O ATUAR CORPORAL.

1 Tempo: O SENTIR um processo intrapsquico. Todo ser humano vem programado para sentir as cinco emoes bsicas. natural e normal que tanto o homem quanto mulher sintam: Raiva, Medo, Tristeza, Alegria e Afeto. Embora alguns homens garantam que no sentem medo, isto balela, pode at ser que o processo educacional tenha sido repressor do medo, alis, veremos adiante que assim comeam as emoes de disfarce: proibio de uma emoo autntica e imposio para que voc no sinta o que sente, e sinta o que o outro quer que voc sinta. 2 Tempo: O EXPRESSAR VERBAL traduzir a emoo por palavras. humano, e at onde sabemos, somente os humanos tm a possibilidade de exprimir o que esto sentindo atravs das palavras, o processo verbal, o grande diferencial do homem para os demais animais: o poder da palavra. Sendo as palavras smbolos mentais, a expresso verbal algo de extraordinrio na vida humana: a palavra tem o poder de CURAR se expressam de modo adequado, como tambm podem FAZER ADOECER e at MATAR se expressar de modo inadequado. H palavras que alegram e as que entristecem, assim como induzir ao medo, a raiva ou podem aclamar, algumas trazem dvidas ou esperana, outras negam e outras afirmam determinados sentimentos. Enfim, as palavras tm substncia e poder, representam o fio de ouro do pensamento, das crenas dos sentimentos. 3 Tempo: O ATUAR CORPORAL a expresso corporal das emoes, ou seja, o modo como a emoo sentida ou verbalizada se exprime atravs da linguagem do corpo. Sabemos que a energia da emoo se espalha por todo o corpo, atingindo determinados setores, e que ao alcanar nossos msculos, as emoes produzem movimentos diversos: finalista e no finalistas, repentino ou calmamente, aproximativos ou separativos, espontneas ou provocativas. A TABELA ABAIXO MOSTRA A ESSNCIA DO QUE FOI DITO, CORRELACIONANDO CADA EMOO AOS FATORES: ESTMULOS, EFEITOS E CONSEQNCIAS: Estmulo (Causa) Obstculo Perigo Efeito (Emoo) RAIVA MEDO Conseqncia (Conduta) Agresso/Superao/Defesa Fuga ou Luta

Perda Conquista Contato

TRISTEZA ALEGRIA AFETO

Paralisao/Recuperao Aproximao Conjugao

AS EMOES BSICAS DO SER HUMANO: RAIVA, MEDO, TRISTEZA, ALEGRIA, AFETO. EMOO DA RAIVA: Induz movimentos violentos de ataque ou de defesa, aumentando a fora corporal, gera fora e energia para superar obstculos, todas as vezes que houver ameaa sua vida, ou condio de vida a raiva se apresenta como defesa natural, uma espcie de fora vital. Como no existe uma emoo chamada coragem, a raiva funciona como antdoto natural contra o medo. FACETAS DA RAIVA: Agressivo, Crtico, Irado, Histrico, Invejoso, Rabugento, Decepcionado, Chocado, Exasperado, Frustrado, Arrogante, Ciumento, Agoniado, Hostil, Vingativo, Colrico, Sentido, Indignado, Chateado, Revoltado.

EMOO DO MEDO: O medo um impulso, geralmente desqualificado pelos seres humanos. muito comum nos referirmos ao medo como um impulso negativo, ou at mesmo como uma falha grave ou defeito nas pessoas. O medo nos ensina o respeito ao limite, precisa ser eliminado ou superado, quando ele ou se torna patolgico. FACETAS DO MEDO: Tmido, Apavorado, Medroso, Horrorizado, Desconfiado, Incrdulo, Envergonhado, Embaraado, Afeito, Surpreso, Culpado, Ansioso, Prudente, Indeciso, Constrangido, Modesto.

EMOO DA TRISTEZA: Leva a cesso dos movimentos. O medo e a tristeza levam a baixa estima, a tristeza a negao da alegria. A alegria foi frustrada aparece uma raiva impotente e logo dar lugar a uma tristeza: tristeza por perda real ou condio de vida. O positivo expressar a tristeza por palavras e gestos, entre em contato com o sentimento e permita-se chorar e ou recolher-se. Voc precisa de um tempo para recuperar a energia e avaliar a extenso da perda e se redirecionar para outras emoes: passar a contatar como uma emoo autntica subjacente e ir fundo nela. Longo perodo de tristeza leva a depresso, como j dissemos, baixa estima, baixa nos nveis de anticorpos, predispondo o ser a infeco com maior facilidade, uma das mais perigosas a sade quando muito prolongada. As modificaes corporais provocadas pela tristeza so menos evidentes do que as das demais emoes. FACETAS DA TRISTEZA: Triste, Desesperado, Desgostoso, Depressivo, Entediado, Solitrio, Ferido, Desolado, Meditativo, Estafado, Retrado, Apiedado, Concentrado, Deprimido, Melanclico, Nostlgico.

EMOO DA ALEGRIA: a emoo mais boicotada, a alegria expande o ego e contagia. A alegria salutar, desfrutar a vida com prazer e compartilhar com os amigos, parentes, entes queridos. Ter alegrias por suas

vitrias, seus feitos e suas realizaes auto-estima. Os efeitos da alegria so impulsos fortalecedores da energia geral. Sendo a alegria uma emoo contagiante h tendncia a aproximao fsica, toques, abraos afagos. FACETAS DA ALEGRIA: Alegre, Contente, Confiante, Feliz, Satisfeito, Animado, Interessado, Deslumbrado, Otimista, Aliviado, Eufrico, Embriagado, Espirituoso, Numa Boa.

EMOO DO AFETO: Emoo presente nos estados de amor, em seus diversos rtulos, amor maternal, paternal, filial, fraternal e romntico. O afeto expande a alma engrandecendo-a, correlaciona-se ao prazer, sexo e ao amor, induzindo-nos a uma aproximao fsica to grande que permite ou traz proteo e reproduo. FACETAS DO AFETO: Amoroso, Apaixonado, Solidrio, Malicioso, Deslumbrado, Vidrado, Saudoso, Encabulado, Indiferente, Curioso, Enternecido, Comovido, Esperanoso.

Vous aimerez peut-être aussi