Vous êtes sur la page 1sur 25

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAO E COMUNICAO NA PRTICA PEDAGGICA DA ESCOLA

Autora: Bernadete Terezinha Pereira Orientadora: Dra. Eng. Maria do Carmo Duarte Freitas

RESUMO Este artigo baseia-se na percepo de que o desenvolvimento das Tecnologias de Informao e Comunicao, traz ao processo do ensino e da aprendizagem um conjunto significativo de alteraes, desde os suportes materiais s metodologias, at os modelos conceptuais da aprendizagem. Como ento, utilizar as Tecnologias da Informao e Comunicao para melhorar o processo ensino- aprendizagem? O objetivo investigar as prticas pedaggicas efetivas que conduzem qualidade no processo de ensino e de aprendizagem, verificando a funo e a importncia dos recursos tecnolgicos no processo. A pesquisa apresenta os dados coletados, por meio de um questionrio com o uso da tecnologia, com contedos do 2 bimestre, dos professores do Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade do municpio de Campo Largo, onde se ressalta a importncia do uso das TICs pelo aumento do interesse, participao e motivao dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinmica, facilitando a problematizao dos contedos. Evidenciase tambm, a necessidade da formao e o aperfeioamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informao e comunicao para que os professores sejam capacitados para assumir o papel de facilitador da construo do conhecimento pelo aluno e no um mero transmissor de informaes. Conclui-se que, o uso das tecnologias por si s no representa mudana pedaggica, se for usada somente como suporte tecnolgico para ilustrar a aula, o que se torna necessrio que ela seja utilizada como mediao da aprendizagem para que haja uma melhoria no processo ensino-aprendizagem. Palavras-Chave: Tecnologia da Informao e Comunicao. Processo ensinoaprendizagem. Aprendizagem significativa.

Professora da rede pblica de Educao, licenciada em Matemtica, ps graduada em Metodologia do Ensino de 1 e 2 graus, Cincias Matemticas e Formulao e Gesto de Polticas Pblicas Dra. Eng. Professora do Departamento de Cincias e Gesto da Informao da UFPR.

ABSTRACT This article is based on the perception that the development of Information and Comunication Technologies (ICTs) brings to the teaching-learning process significant changes, from the methodologies material support up to the conceptual models of learning. So, how could the ICTs be used to improve the teaching-learning process? The paper objective is to investigate the effective pedagogic usages that lead to a qualified teaching-learning process and to analyse the function and the importance of these technologies in the process. The research shows the data collected by a technological questionnaire, with contents given by the teachers on the 2 nd bimestes at Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade, in the city of Campo Largo, where the use of ICTs is emphasized once it causes the increase of students interest, participation and motivation, a more significant learning and more productive and dinamic classes, facilitating the contents problematization. It can be evidenced also the need of formation and perfectioning of the teachers concerning the use of the ICTs, if so they could be able to play the role of facilitators to the students knowledge construction and not only the role of information transmissors. The conclusion is that these technologies by themselves dont mean a pedagogic change if they are used just as a technological support to ilustrate the lesson, it is necessary to use them as a mediator to the learning so there could be an advance on the teaching-learning process. Key-words: Information and Comunication Technologis. Teaching-learning process. Significant learning.

1. INTRODUO

A Secretaria de Estado da Educao do Paran vem desenvolvendo aes para incorporao de tecnologias de informao e comunicao nas escolas pblicas estaduais, como recursos didticos dos professores e estratgia de Poltica Pblica de Incluso Digital. Este artigo apresenta uma reflexo sobre o porqu utilizar os recursos tecnolgicos e o que se pretende atingir, a importncia do uso pedaggico das tecnologias, de forma significativa, criativa e inteligente. Considerando-se um recurso auxiliar na prtica pedaggica do professor, a insero das tecnologias em sala de aula deve ser acompanhada por uma metodologia adequada s necessidades dos alunos, utilizando-se de maneira adequada e significativa, questionando o objetivo que se quer atingir, levando-se em considerao o lado positivo e as limitaes que apresentam.

A formao, o envolvimento e o compromisso de diretores, professores e pedagogos no processo educacional tornam-se fundamental, repensando o processo ensino aprendizagem. Considera-se importante ao professor conhecer as possibilidades

metodolgicas que as tecnologias trazem para trabalhar o contedo, atravs de atividades criativas, de um processo de desenvolvimento consciente e reflexivo do conhecimento, usando pedagogicamente os recursos tecnolgicos, com perspectiva transformadora da aprendizagem escolar. Pode-se dizer que as mdias tm grande poder pedaggico, pois se utilizam da imagem. Assim, torna-se cada vez mais necessrio que a escola se aproprie dos recursos tecnolgicos, dinamizando o processo de aprendizagem. Para que a sala de aula se torne um espao de aprendizagens significativas, torna-se necessrio que os dois atores, professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem. Do quadro de giz aos computadores ligados internet, passamos por tecnologias das mais diferenciadas que, utilizadas adequadamente, auxiliam no processo educacional. Professores e alunos j utilizam, h algum tempo, a TV, o vdeo, o DVD, o rdio e j esto fazendo uso dos computadores, internet e TVPendrive. Este artigo apresenta resultados de uso das Tecnologias de Informao e Comunicao no Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade, municpio de Campo Largo onde os professores trabalharam em suas disciplinas com recursos tecnolgicos. Pesquisa de natureza qualitativa onde obteve-se os dados por meio de um questionrio misto composto por perguntas abertas e fechadas, aplicado a professores do Ensino Fundamental e Mdio. Verificou-se, a importncia dos diversos recursos tecnolgicos no ensino, sob a tica do papel do professor na renovao da prtica pedaggica e da transformao do aluno como sujeito ativo na construo do conhecimento.

2. RECURSOS DIDTICOS PARA A EDUCAO Evidencia-se a necessidade de uma prtica de reflexo sobre a importncia dos recursos didticos, atravs de uma proposta que justifique a sua utilizao. Para LORENZATO (1991),

Os recursos interferem fortemente no processo de ensino e aprendizagem; o uso de qualquer recurso depende do contedo a ser ensinado, dos objetivos que se deseja atingir e da aprendizagem a ser desenvolvida, visto que a utilizao de recursos didticos facilita a observao e a anlise de elementos fundamentais para o ensino experimental, contribuindo com o aluno na construo do conhecimento. (LORENZATO, 1991)

Constata-se que, o quadro de giz, o livro didtico, aula expositiva e trabalho em grupo, so alguns dos recursos didticos muito utilizados. De acordo com Sancho (2001), o quadro de giz o meio mais acessvel, mais econmico, mais fcil de usar, apesar do inconveniente do professor ficar de costas para os alunos enquanto faz anotaes. Mas, tornase funcional para demonstraes.
Quanto ao livro didtico, sabe-se que o livro, como outros meios de comunicao, o jornal, a televiso, revistas e o computador apresentam contribuies, tendo o papel de construir conhecimentos e proporcionar aos alunos a anlise, compreenso e julgamento dos acontecimentos. Para Oliveira (1984), o livro didtico nada mais do que um material impresso, bem estruturado, que se destina utilizao no processo de aprendizagem. Ao se referir s aulas expositivas, Libneo (1994), afirma que, os conhecimentos, habilidades e tarefas so apresentadas, explicadas ou

demonstradas pelo professor e a atividade dos alunos receptiva, embora no necessariamente passiva. Diz tambm, que o mtodo expositivo bastante utilizado nas escolas, apesar das crticas, principalmente por no levar em conta o princpio da atividade do aluno e que apesar desta limitao, um importante meio de obter conhecimentos. Entre as formas de exposio, menciona a exposio verbal, a demonstrao, a ilustrao e a exemplificao. Essas formas, segundo o autor, em geral, podem ser conjugadas possibilitando o enriquecimento da aula expositiva. No trabalho em grupo, segundo Libneo (1994), o mtodo consiste basicamente em distribuir temas de estudo iguais ou diferentes a grupos fixos ou variveis. Esse tipo de atividade tem sempre um carter transitrio, ou seja, deve ser empregado eventualmente, conjugado com outros mtodos de exposio e de trabalho independente. Acrescenta tambm que dificilmente ser bem sucedido se no tiver uma ligao orgnica entre a fase de preparao e organizao dos contedos e a comunicao dos seus resultados para a classe toda.

Partindo desse pressuposto, a finalidade principal do trabalho em grupo obter a cooperao dos alunos entre si na realizao de uma tarefa. Para que cada membro do grupo possa contribuir na aprendizagem comum, necessrio que todos estejam familiarizados com o tema em estudo. Por essa razo, exige-se que a atividade grupal seja precedida de uma exposio, conversao introdutria ou trabalho individual.

2.1 TECNOLOGIAS APLICADAS EDUCAO

As tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender. Verifica-se que quando utilizadas adequadamente, auxiliam no processo educacional. LIBNEO (2007, p.309) afirma que: o grande objetivo das escolas a aprendizagem dos alunos, e a organizao escolar necessria a que leva a melhorar a qualidade dessa aprendizagem. Para as escolas e educadores, a necessidade criada pelo uso da TIC, saber como aplicar todo o potencial existente no sistema educacional, especialmente nos seus componentes pedaggicos e processos de ensino e de aprendizagem. Moran discute que, ensinar com as novas mdias ser uma revoluo se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantm distantes professores e alunos. Caso contrrio, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. (MORAN, 2000, p. 63) . 2.2 O USO DOS RECURSOS TECNOLGICOS NA SALA DE AULA

A insero dos recursos tecnolgicos na sala de aula requer um planejamento de como introduzir adequadamente as TICs para facilitar o processo didtico-pedaggico da escola, buscando aprendizagens significativas e a melhoria dos indicadores de desempenho do sistema educacional como um todo, onde as tecnologias sejam empregadas de forma eficiente e eficaz. A partir das concepes que os alunos tm sobre as tecnologias, sugere-se que as instituies educacionais elaborarem, desenvolvam e avaliem prticas pedaggicas que promovam o desenvolvimento de uma disposio reflexiva sobre os conhecimentos e os usos tecnolgicos.

Para MORAES, o simples acesso tecnologia, em si, no o aspecto mais importante, mas sim, a criao de novos ambientes de aprendizagem e de novas dinmicas sociais a partir do uso dessas novas ferramentas. (MORAES, 1997). preciso conhecer e saber incorporar as diferentes ferramentas

computacionais na educao. MASETTO (2000, p. 140), afirma, sobre o processo de ensino e de aprendizagem: considero haver uma grande diferena entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem quanto as suas finalidades e sua abrangncia, embora admita que possvel se pensar num processo interativo de ensinoaprendizagem. As mdias integradas em sala de aula passam a exercer um papel importante no trabalho dos educadores, se tornando um novo desafio, que podem ou no produzir os resultados esperados. DEMO (2008), sobre as Tecnologias de Informao e Comunicao, aponta: Toda proposta que investe na introduo das TICs na escola s pode dar certo passando pelas mos dos professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, no a mquina, o programa eletrnico, o software, mas o professor, em especial em sua condio socrtica. As tecnologias esto, a cada dia, mais presentes em todos os ambientes. Na escola, professores e alunos j esto utilizando a TV, o vdeo, o DVD, o rdio, os computadores e a Internet na prtica pedaggica, tornando o processo ensinoaprendizagem mais significativo. As mdias tm grande poder pedaggico visto que se utilizam da imagem. Assim, torna-se cada vez mais necessrio que a escola se aproprie dos recursos tecnolgicos, dinamizando o processo de aprendizagem. Para SANCHO,
Devemos considerar como ideal um ensino usando diversos meios, um ensino no qual todos os meios deveriam ter oportunidade, desde os mais modestos at os mais elaborados: desde o quadro, os mapas e as transparncias de retroprojetor at as antenas de satlite de televiso. Ali deveriam ter oportunidade tambm todas as linguagens: desde a palavra falada e escrita at as imagens e sons, passando pelas linguagens matemticas, gestuais e simblicas. (SANCHO, 2001, p. 136).

A tecnologia educacional est presente nas escolas para melhoria do processo ensino aprendizagem.

2.1.1 Rdio

Meio de comunicao simples e de fcil acesso usado como instrumento pedaggico, o rdio prope uma alternativa de ensino-aprendizagem para transformar o ambiente escolar, capaz de resgatar e valorizar a voz dos membros da comunidade, articulando o pensamento e expressando emoes,

independentemente das condies sociais, econmicas e culturais das pessoas envolvidas nos processos de formao. H dcadas o rdio educa, aproxima, apaixona, entretm, informa, sugere, mobiliza, confunde, liberta e anima. (ARAJO, 2003) O rdio representa um instrumento rico em possibilidades pedaggicas e de grande abrangncia, atingindo todas as camadas da populao. Uma das formas de trabalhar com o rdio estimular os alunos a ouvir programas e discutir as notcias, propagandas, msicas e outros servios. Um projeto importante o rdio na escola, o qual precisa ser concebido como um projeto comunitrio, envolvendo diretores, pedagogos, professores, alunos e todos os integrantes da comunidade educativa.

2.2.2 Mquina Fotogrfica De acordo com DUARTE, o uso da cmera fotogrfica e sua explorao na produo de diferentes tipos de registros e de materiais pedaggicos um bom comeo, pois, mesmo em contextos de privao material possvel encontrarmos cmeras fotogrficas e estudantes e professores com relativa intimidade com a fotografia. Preparar os professores para lidar com esse recurso, de forma criativa e original, contribui para que venham a desenvolver alternativas de trabalho em sua prtica profissional. Com a utilizao da mquina fotogrfica na educao possvel trabalhar com aulas mais criativas, mais motivadoras, despertando nos alunos a curiosidade e o desejo de aprender, conhecer e fazer descobertas. Segundo BARROS, CORTES E BASTOS (2003) as fotografias de foro familiar, que tematizam aspectos da escola, apresentam um olhar "menos oficial" quando so assumidas pelos prprios alunos:

Essas fotos, de extrema riqueza, porque menos policiadas pelos valores institucionais, falam de uma outra escola e, nelas, de uma outra histria, tambm cotidiana apenas mais informal, vivida pelos alunos entre si e que convive no oficialmente com os horrios, as aulas, as provas, as disciplinas, que caracterizam o tempo escolar oficial." (BARROS; CORTES; BASTOS, 2003, p. 127).

2.2.3 Retroprojetor

Conforme SANCHO (2001, p.131), o uso do retroprojetor proporciona a divulgao dos conhecimentos por fonte visual e auditiva. Segundo a autora, esse tipo de tecnologia requer a utilizao de sntese, ou seja, a capacidade de transmitir uma mensagem com interao. Apresenta como vantagens o fato de permitir que o professor permanea de frente para os alunos, podendo ser utilizado em local iluminado e permitir o reaproveitamento das transparncias. Pode-se dizer que o retroprojetor surgiu para auxiliar a exposio do contedo e sistematizar as apresentaes em um modo visual mais atrativo. O uso de retroprojetor deve ser bem planejado, tendo-o como um recurso de apoio comunicao.

2.2.4 TV e Vdeo/DVD

A chegada dos meios de comunicao como a TV, o vdeo e o DVD na escola proporcionou ao educador e educando, alm de fontes de informao, a possibilidade de incorporar e produzir novas aes e descobertas na construo do conhecimento na escola. Essas mdias integradas em sala de aula passam a exercer um papel importante no trabalho dos educadores, se tornando um novo desafio, que podem ou no produzir os resultados esperados. DEMO (2008), sobre as Tecnologias de Informao e Comunicao, aponta: Toda proposta que investe na introduo das TICs na escola s pode dar certo passando pelas mos dos professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, no a mquina, o programa eletrnico, o software, mas o professor (...). Quanto televiso, a qualidade da programao fundamental e faz-se necessrio uma anlise crtica, pois nem sempre adequada.

Segundo MORAN (2000, p.33), A criana tambm educada pela mdia, principalmente pela televiso. A televiso e o vdeo/DVD so recursos tecnolgicos bastante usados na Educao Distncia. Moran (2000, p.39-40) apresenta algumas propostas de utilizao da televiso e do vdeo na educao escolar: comear por vdeos mais simples; vdeo como sensibilizao; vdeo como ilustrao; vdeo como simulao; vdeo como contedo de ensino; vdeo como produo; vdeo integrando o processo de avaliao; televiso/ Vdeo-espelho.

2.2.5 Computador

Um nmero cada vez maior de setores da sociedade se beneficia do uso do computador como recurso tecnolgico. De acordo com MORAN,
Cada vez mais poderoso em recursos, velocidade, programas e comunicao, o computador nos permite pesquisar, simular situaes, testar conhecimentos especficos, descobrir novos conceitos, lugares, idias. Produzir novos textos, avaliaes, experincias. As possibilidades vo desde seguir algo pronto (tutorial), apoiar-se em algo semidesenhado para complement-lo at criar algo diferente, sozinho ou com outros. (MORAN, 2000, p.44)

Enfatizando a insero dos computadores na escola, TAJRA (1998, p.34), diz que, a insero dos computadores na escola, deve dar conta de um duplo desafio social: preparao dos futuros cidados e pedaggico melhor atendimento s necessidades de aprendizagem dos sujeitos. Supe-se dos professores, segundo PERRENOUD (1999, p.62), competncia em produzir e trabalhar com situaes problemas, utilizando-se preferencialmente de softwares didticos, aplicativos como editores de texto, programas de desenho ou de gesto de arquivos, planilhas e calculadoras, que so os auxiliares dirios das mais diversas tarefas intelectuais.

2.2.6 Pendrive

O pen drive um dispositivo porttil. Por meio desse dispositivo se transfere dados e informaes que podem ser visualizados na tela da TV e de

10

microcomputadores. A entrada para carto de memria uma conexo para dispositivos como os usados em mquinas fotogrficas e filmadoras, principalmente para armazenar imagens. O pen drive um dispositivo capaz de armazenar arquivos digitais, entre eles imagens, vdeos, udios. Possui uma conexo USB, isto , uma conexo universal que permite que o pen drive receba dados para armazenamento, ou transfira dados j armazenados para outro equipamento. Entre as vantagens do pen drive a que se destaca a reusabilidade, que permite a utilizao e a reutilizao dos dados armazenados em vrias bases tecnolgicas e plataformas.

(www.diaadiaeducacao.pr.gov.br) Segundo dados do Portal Dia a Dia Educao da Secretaria de Estado da Educao do Estado do Paran, os professores podem por meio do pen drive, salvar objetos de aprendizagens para serem utilizados em sala de aula. Esses objetos so recursos que podem complementar e apoiar o processo de ensino-aprendizagem. Com a TV Pendrive, instaladas em todas as escolas da rede estadual de ensino, os professores podero utiliz-las para o planejamento e execuo das aulas. Com ela, o professor vai poder gravar em um pen drive, trabalhos, exerccios, atividades e outros materiais didticos para expor em sala. Para repassar o material para os alunos, basta conectar o pendrive em um aparelho de televiso adaptado e ministrar a aula. Esta tecnologia pode fortalecer e potencializar a aprendizagem dos alunos.

2.2.7 Internet

O uso da Internet, seja na sala de aula ou como ferramenta de apoio ao aluno, pode proporcionar o melhoramento do ensino e da aprendizagem. A Internet oportuniza desenvolver a prpria aprendizagem baseado na construo do conhecimento, compartilhando suas descobertas. As informaes adquiridas atravs da Internet podem ser transformadas em conhecimento, para isso necessrio que o professor conduza seus alunos a construir esses conhecimentos. Dispondo sobre informao e conhecimento, MORAN nos diz:
H uma certa confuso entre informao e conhecimento. Temos muitos dados, muitas informaes disponveis. Na informao, os dados esto

11

organizados dentro de uma lgica, de um cdigo, de uma estrutura determinada. Conhecer integrar a informao no nosso referencial, no nosso paradigma, apropriando-a, tornando-a significativa para ns. O conhecimento no se passa, o conhecimento cria-se, constri-se (MORAN, 2007, p.54)

A sala de aula tem deixado de ser o nico espao de busca e acesso ao conhecimento com a crescente utilizao da internet. Assim, entende-se que a sala de aula no o nico lugar onde ocorre a aprendizagem e que a comunicao pode proporcionar, atravs de variados meios, a formao de diferentes ambientes de aprendizagem e uma maior participao dos alunos nas relaes de ensino. Para MORAN (2000, p.53), a internet uma mdia que facilita a motivao dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotveis de pesquisa que oferece. A Internet oportuniza interaes significativas, atravs dos e-mails, as listas de discusso, os fruns, os chats, os blogs, as ferramentas de comunicao instantnea, os sites de relacionamentos. O professor precisa informar e orientar os alunos sobre a utilizao da Internet, sobre as vantagens e os perigos que ela oferece.

2.2.8 Jogos: Objetos de Aprendizagem

Por trabalharem com desafios e envolver crianas e jovens, os jogos de computador costumam atrair os alunos. Tanto os jogos simples como os complexos podem ser utilizados pedagogicamente. Com os softwares, sendo de boa qualidade, pode-se trabalhar de forma ldica e com desafios nas diversas disciplinas, estabelecendo estratgias na resoluo de problemas e desenvolvendo o raciocnio lgico. O uso de jogos pelo professor ainda no constitui uma prtica frequente. Para MORAIS (1994, p. 61), A adoo de caractersticas ldicas no relacionamento em sala de aula tambm encontra resistncia. Talvez a principal delas seja a crena equivocada de que o brinquedo, o jogo, trazem em si elementos perturbadores da ordem, levando a atitudes de indisciplina.

12

Deve-se ter clareza, por parte do professor, do tipo de software usar, sabendo diferenciar suas utilidades e seus recursos, para aplicao nos contedos pedaggicos. Para Almeida,
O jogo um procedimento didtico altamente importante; mais que um passatempo; um meio indispensvel para promover a aprendizagem, disciplinar o trabalho do aluno e incutir-lhe comportamentos bsicos, necessrios formao de sua personalidade. (ALMEIDA, 1984, p.32)

2.3 PROFESSOR E ALUNO NUM PROCESSO EDUCACIONAL MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS

Para que a sala de aula se torne um espao de aprendizagens significativas, necessrio que os dois atores, professor e aluno, estejam presentes e atuantes, desencadeando o processo de ensino e aprendizagem. Para Libneo (2007, p. 309), o grande objetivo das escolas a aprendizagem dos alunos, e a organizao escolar necessria a que leva a melhorar a qualidade dessa aprendizagem. Ao se pensar o professor como sendo o principal ator no processo ensinoaprendizagem onde procura fazer uso das tecnologias investigando e buscando caminhos que transformem a maneira de se apresentar os contedos, atravs da diversidade e inovao na sala de aula ele assume o papel de facilitador da construo do conhecimento pelo aluno e no um mero transmissor de informaes. LIBNEO (2007, p.310), ressalta: o exerccio profissional do professor compreende, ao menos, trs atribuies: a docncia, a atuao na organizao e na gesto da escola e da produo de conhecimento pedaggico. Realizar um trabalho em grupo, com troca de experincias entre os professores, fundamental. De acordo com ALMEIDA & FONSE CA JR, o professor que ensina a trabalhar em conjunto tambm algum que trabalha com os demais professores na construo de projetos em parcerias com diferentes reas e com diferentes agentes sociais. (PROINFO, 2000, p.96) Estes autores acrescentam tambm, que o domnio de tcnicas inovadoras e a atualizao contnua de conhecimentos fazem parte de sua rotina de trabalho. Nesse sentido, o professor fundamental no processo de aprendizagem. A mais

13

nobre funo do professor ser um criador de ambientes de aprendizagem e de valorizao do educando. preciso destacar que as tecnologias e as metodologias incorporadas ao saber docente modificam o papel tradicional do professor, o qual v no decorrer do processo educacional, que sua prtica pedaggica precisa estar sendo sempre reavaliada. A inovao no est restrita ao uso da tecnologia, mas tambm maneira como o professor vai se apropriar desses recursos para criar projetos metodolgicos que superem a reproduo do conhecimento e levem produo do conhecimento (BEHRENS, 2000, p. 103). O objetivo principal da prtica docente, o aprendizado, fica mais fcil para o aluno quando existe uma reflexo flexvel e verdadeira com o professor. Quando existe o dilogo, compreenso, respeito mtuo e a afetividade, h interao e consequentemente a esperada aprendizagem. O aluno precisa de afeto em relao ao professor e aos colegas, para sentir prazer de ir escola e de aprender. De acordo com Moran,
As mudanas na educao dependem tambm dos alunos. Alunos curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lcidos e parceiros de caminhada do professor-educador. Alunos motivados aprendem e ensinam, avanam mais, ajudam o professor a ajud-los melhor. Alunos que provm de famlias abertas, que apiam as mudanas, que estimulam afetivamente os filhos, que desenvolvem ambientes culturalmente ricos, aprendem mais rapidamente, crescem mais confiantes e se tornam pessoas mais produtivas. (MORAN, 2000, p.17-18)

Observa-se tambm, que cada vez mais tem merecido ateno dos educadores, o papel das interaes aluno-aluno no processo ensino e

aprendizagem. O uso das tecnologias torna-se importante na motivao, participao e interao entre os alunos. Conforme MORAN (2000, p. 29): A aquisio da informao, dos dados, depender cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer, hoje, dados, imagens, resumos de forma rpida e atraente. O papel do professor o papel principal ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacion-los, a contextualiz-los.

14

A respeito da habilidade dos alunos em relao aos recursos tecnolgicos, Almeida diz:
Os alunos por crescerem em uma sociedade permeada de recursos tecnolgicos, so hbeis manipuladores da tecnologia e a dominam com maior rapidez e desenvoltura que seus professores. Mesmo os alunos pertencentes a camadas menos favorecidas tm contato com recursos tecnolgicos na rua, na televiso, etc., e sua percepo sobre tais recursos diferente da percepo de uma pessoa que cresceu numa poca em que o convvio com a tecnologia era muito restrito. (ALMEIDA, 2000c, p. 108)

As tecnologias introduzem diferentes formas de atuao e interao entre as pessoas. Todo processo de aprendizagem requer a condio de sujeito participativo, envolvido, motivado, na posio ativa de desconstruo e reconstruo de conhecimento e informao, jamais passiva, consumista, submissa. (DEMO, 2008) O projeto coletivo com proposta de educao organizada levar a prticas pedaggicas colaborativas, flexveis e dinmicas, respeitando as relaes de aprendizagem que tornam o sujeito um ser ativo no seu processo de formao.

2.4 A IMPORTNCIA DA FORMAO E CAPACITAO DOS PROFESSORES PARA USO DAS TECNOLOGIAS

Para atualizar e qualificar os processos educativos necessrio capacitar os professores, buscando conhecer e discutir formas de utilizao de tecnologias no campo educacional. Segundo a teoria de MORAN, dcadas atrs, bastava ser competente em apenas uma habilidade; agora a complexidade da tarefa muito maior. Por isso, o domnio de tcnicas inovadoras e a atualizao contnua de conhecimentos precisam fazer parte da rotina do professor; tornando-se um criador de ambientes de aprendizagem e de valorizao do educando. Torna-se fundamental a reflexo, levando-se a repensar o processo do qual participa dentro da escola como docente, para que consiga visualizar a tecnologia como uma ajuda e vir, realmente, a utilizar-se dela de uma forma consistente. Conforme MORAN (2000, p. 23), um dos grandes desafios para o educador ajudar a tornar a informao significativa, a escolher as informaes

verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreend-las de

15

forma cada vez mais abrangente e profunda e a torn-las parte do nosso referencial. As tecnologias da informao e comunicao podem contribuir

significativamente nesse contexto, cabendo ao professor conhecer e avaliar o potencial das diversas mdias ao seu alcance e oportunizar o uso consciente por seus alunos, com o objetivo de envolv-los e apoi-los na construo do conhecimento. Para Moran, cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de integrar as vrias tecnologias e os muitos procedimentos metodolgicos. Mas tambm, importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicao interpessoal/grupal e as de comunicao audiviosual/telemticas. (MORAN, 2000, p. 32) Ainda, de acordo com MORAN (2000, p. 56): haver uma integrao maior das tecnologias e das metodologias de trabalhar com o oral, a escrita e o audiovisual. No precisaremos abandonar as formas j conhecidas pelas tecnologias telemticas, s porque esto na moda. Integraremos as tecnologias novas e as j conhecidas. Iremos utiliz-las como mediao facilitadora do processo de ensinar e aprender participativamente. necessrio uma nova postura do professor, renovando sua prtica pedaggica. BEHRENS discorre sobre o acesso tecnologia:
Num mundo globalizado, que derruba barreiras de tempo e espao, o acesso tecnologia exige atitude crtica e inovadora, possibilitando o relacionamento com a sociedade como um todo. O desafio passa por criar e permitir uma nova ao docente na qual professor e alunos participam de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinmica, encorajadora e que tenha como essncia o dilogo e a descoberta. (BEHRENS, 2000, p. 77)

Ao assumir essa postura, vai propiciar aos alunos a formao de sua identidade, o desenvolvimento de sua capacidade crtica, de sua autoconfiana e de sua criatividade (ALMEIDA, 2000b, p. 79) Para MORAN, somente podemos educar para a autonomia, para a liberdade com processos fundamentalmente participativos, interativos, libertadores, que respeitem as diferenas, que incentivem que apiem orientados por pessoas e organizaes livres (MORAN, 2000, p. 16).

16

No concomitante formao do trabalhador em educao, GADOTTI (2000, p. 251), descreve: "Hoje, o importante na formao do trabalhador (tambm do trabalhador em educao) saber trabalhar coletivamente, ter iniciativa, gostar do risco, ter intuio, saber comunicar-se, saber resolver conflitos, ter estabilidade emocional". Pode-se dizer que no a tecnologia em si que causa a aprendizagem, mas a maneira como o professor e os alunos interagem com ela.

3. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS

Utilizou-se como metodologia uma pesquisa-ao de natureza qualitativa, por meio da pesquisa bibliogrfica e estudo de caso. Adotou-se um questionrio com questes fechadas e abertas, tendo como pblico alvo professores do Ensino Fundamental e Mdio do Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade, localizado no municpio de Campo Largo. O objetivo foi investigar prticas pedaggicas efetivas que conduzem melhor qualidade no processo de ensino e de aprendizagem pelo uso das Tecnologias da Informao e Comunicao. Participaram da pesquisa dezoito professores do colgio, fazendo uso dos recursos tecnolgicos para desenvolvimento dos contedos do 2 bimestre. Na elaborao do questionrio levou-se em considerao os seguintes aspectos: srie que desenvolveu o projeto, contedos trabalhados, recursos tecnolgicos utilizados. Em relao ao uso da tecnologia no contedo trabalhado foi analisado o interesse dos alunos, disciplina, motivao, participao, aprendizagem, dificuldade em trabalhar o contedo, resultados da utilizao dos recursos tecnolgicos para o processo ensino-aprendizagem, indicao de recursos tecnolgicos que gostaria de utilizar na prtica pedaggica que ainda no domina, se aconselha os colegas a utilizar tecnologia em sala de aula pelos resultados obtidos no processo ensino-aprendizagem, se considera importante mudar a metodologia e utilizar mais vezes os recursos tecnolgicos e a nota que daria a sua aula utilizando tecnologia. No incio do trabalho foram realizadas reunies com os diretores, pedagogos e professores da escola para fazer uma explanao dos objetivos, a importncia da utilizao das TICs para o processo ensino-aprendizagem, baseado em citaes de

17

autores diversos, e o que se esperava com a pesquisa. Aps a implantao do projeto, foi solicitado aos professores responderem ao questionrio relatando as experincias com o uso das tecnologias nos contedos trabalhados.

4. ESTUDO DE CASO

A deciso de refletir e investigar sobre a prtica educativa e a utilizao dos recursos tecnolgicos de maneira consciente e significativa, onde as tecnologias introduzem diferentes formas de atuao e interao entre as pessoas e ainda a motivao, participao e interao entre os alunos, melhorando o processo ensinoaprendizagem, levou-se a implementao de um projeto com o uso da tecnologia. A escola que fez parte desta pesquisa est situada no municpio de Campo Largo, tem como mantenedora a Secretaria de Estado da Educao atravs do Governo do Estado do Paran e vinculada ao Ncleo Regional de Educao da rea Metropolitana Sul.

4.1 ESCOLA O projeto foi desenvolvido no Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade Ensino Fundamental e Mdio, localizado na Estrada do Cerne, km 33, no Distrito de Bateias, municpio de Campo Largo. O colgio conta com 692 alunos no ano de 2009, sendo 12 turmas pela manh, 11 turmas no perodo da tarde e 03 turmas no perodo da noite, num total de 26 turmas. No perodo da manh esto matriculados 376 alunos, sendo 256 alunos no Ensino Fundamental e 120 no Ensino Mdio. tarde esto matriculados 255 alunos, sendo 194 no Ensino Fundamental e 61 no Ensino Mdio e no perodo noturno 61 alunos esto matriculados no Ensino Mdio. A demanda do colgio est suprida com 01 diretor, 01 diretor auxiliar, 04 pedagogos, 12 funcionrios, sendo 05 administrativos e 07 servios gerais e 42 professores. Quanto aos resultados da participao dos alunos nas avaliaes institucionais, o colgio no participou nos anos anteriores da Prova Brasil, participar neste ano. No Exame Nacional do Ensino Mdio, obteve no ano de 2008, os seguintes resultados:

18

Modalidades Matriculas

Participantes

Prova Objetiva

Mdia Geral

Objetiva com correo

Mdia Geral com correo

EMR

85

49

40,30

49,18

39,94

48,89

Fonte: www.inep.gov.br

4.2 METODOLOGIA DE PESQUISA Utilizou-se a pesquisa bibliogrfica e tambm o estudo de caso. A pesquisa bibliogrfica desenvolvida com base em material j elaborado, constitudo principalmente de livros e artigos cientficos. (GIL, 2009, p.44) Quanto ao estudo de caso, GIL (2009, p.54) define como: uma modalidade de pesquisa amplamente utilizada nas cincias biomdicas e sociais. Consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.

5. TRATAMENTO DOS RESULTADOS

Participaram da pesquisa, relatando suas experincias com o uso das tecnologias, dezoito professores do Ensino Fundamental e Mdio do Colgio Estadual Otalpio Pereira de Andrade. Percebe-se no relato dos professores que estes reconhecem a importncia de utilizar as tecnologias na prtica pedaggica, mesmo que, algumas vezes sem a devida conscincia dos objetivos e da interao que deve ser feita. Observou-se que foram trabalhados os contedos com as turmas do Ensino Fundamental e Mdio, sendo que trabalhou utilizando recursos tecnolgicos 5,5% dos professores com a 5 srie, a mesma porcentagem de professores com a 6, 8 e 3 sries, 11,2% dos professores com a 7 srie e a mesma porcentagem com a 2 srie, 16,7%com a 1 srie. Alguns professores trabalharam os contedos utilizando as tecnologias com mais de uma turma, 5,5 % dos professores trabalhou com a 1 e 3 sries e a mesma porcentagem com a 8 e 3 sries, 16,7% com a 5 e 6 sries e 11,2% com a 7 e 8 sries, conforme grfico 1.

19

Grfico 1 Utilizao de Tecnologias


Fonte: Trabalho de pesquisa

Os contedos trabalhados foram: Primeira Guerra Mundial, Egito, Ciclos Biogeoqumicos, Paisagens Naturais da Europa, Diviso Celular, Leis de Incentivo ao Esporte, Climatologia, Obra Literria, Esporte e Dana, Equaes do 2 grau, Geometria, Textos, msica e pronncia em Ingls, Elementos formais, linguagens visuais, cores-sensaes cromticas, gneros da pintura, Tecidos, gentica, sistema digestrio, sistema solar, rochas, ecologia, relaes ecolgicas, As quatro operaes fundamentais, Capitalismo, Carto-postal, poesia, produo de texto, Motivao, lutas-competies, Incio da colonizao no Brasil. Os recursos tecnolgicos mais utilizados foram a TVPendrive com 27,8% dos professores utilizando este recurso no contedo trabalhado e tambm, 27,8% dos professores utilizaram o computador, a internet e a tvpendrive em sua aula, como mostra o grfico 2.

20

Grfico 2 Recursos Tecnolgicos utilizados


Fonte: Trabalho de pesquisa

Tambm foi possvel observar, que quanto ao interesse dos alunos na aula que foi utilizado as tecnologias, 100% dos professores responderam que os alunos demonstraram mais interesse no contedo trabalhado. Na disciplina dos alunos, 94,4% dos professores responderam que os alunos ficam mais disciplinados e 5,6% dos professores que no houve diferena na disciplina dos alunos na aula com o uso das tecnologias. Quanto motivao e participao dos alunos no contedo trabalhado, 88,9% dos professores responderam que perceberam os alunos mais motivados e participativos na aula utilizando as tecnologias e 10,1% dos professores que no houve diferena. Em relao aprendizagem dos alunos, observao realizada atravs de avaliaes, 83,3% dos professores relatou haver melhor aprendizagem, 5,5% dos professores que no houve aprendizagem e 11,2% no perceberam diferena na aprendizagem dos alunos ao utilizar a tecnologia no desenvolvimento dos contedos. Os resultados da utilizao dos recursos tecnolgicos para o processo ensino-aprendizagem foram melhores para 94,4% dos professores e no houve

21

diferena no relato de um professor (5,6%). Quanto dificuldade de fazer uso dos recursos tecnolgicos, 61,1% dos professores tiveram um pouco de dificuldade para trabalhar o contedo utilizando os recursos tecnolgicos e 38,9% dos professores disseram no ter nenhuma dificuldade. Todos os professores que fizeram uso dos recursos tecnolgicos na sua prtica pedaggica, disseram estar conscientes da melhoria na qualidade do ensino, e 22% deles disseram ainda sentir dificuldade para trabalhar com o data-show, converso de vdeos, Internet e TV multimdia. Todos relataram que aconselham seus colegas a utilizar tecnologias em suas aulas pelos resultados obtidos no processo ensino-aprendizagem. Comparando o contedo da aula trabalhada utilizando os recursos tecnolgicos e o mesmo contedo trabalhado sem o uso das tecnologias, 38,9% dos professores responderam que foi muito melhor e 61,1% dos professores responderam que o resultado foi melhor. A maioria, 88,9% dos professores, considera importante mudar sua metodologia e utilizar mais vezes os recursos tecnolgicos. A nota dada pelos professores na aula utilizando as tecnologias foi de 03 a 05 para 5% dos professores, 06 a 08 para 67% dos professores e 09 a 10 para 28% dos professores (grfico 3)

Grfico 3 Mdia da aula utilizando tecnologias


Fonte: Trabalho de pesquisa

22

Os professores fizeram algumas consideraes a respeito do uso das tecnologias, relatando que refora os contedos trabalhados, amplia o

conhecimento, os documentrios enfocam e direcionam o assunto, a necessidade da internet ser mais veloz e de curso de informtica bsica aos alunos. Com o uso dos recursos tecnolgicos as aulas ficam mais interessantes e os alunos mais motivados e interessados. Tambm relataram da necessidade de ter cursos de capacitao para domnio dos programas necessrios para a produo de materiais e que as tecnologias favorecem a aplicabilidade de contedos que necessitam ser mais bem detalhados. Foi citada a necessidade de dominar as tecnologias e ter os recursos tecnolgicos disponveis e eficientes, em condies de uso. Relataram tambm que as tecnologias, hoje, so necessrias para incentivar a aprendizagem, porm, faltam cursos prticos para uso dessas tecnologias tanto para os professores quanto para os alunos. Mesmo nos tempos modernos, existem alunos que desconhecem as tecnologias, dificultando o rendimento do processo ensino-aprendizagem. Segundo os professores, quando se utiliza o visual e o sonoro os alunos prestam mais ateno, pois o diferente sempre traz maior interesse, h tambm um melhor entendimento no contedo trabalhado em sala. Disseram tambm que so recursos de grande valia, dado s multidisciplinas e opes que se fazem importantes na viabilizao de pesquisas e novos conhecimentos. Finalizaram relatando que o uso das tecnologias indispensvel, que as vantagens em seu uso so indiscutveis e a grande necessidade de cursos de capacitao.

6. ANLISE DOS RESULTADOS Verificou-se um bom empenho dos professores, no colgio pesquisado, buscando inovar sua prtica pedaggica, atravs do uso das tecnologias da informao e comunicao para melhoria do processo ensino-aprendizagem. Apesar de todo empenho, tambm se percebeu que alguns professores sentem dificuldades, outros ainda no trabalham com os recursos tecnolgicos existentes na escola.

23

Os professores que participaram do projeto inserindo a tecnologia no contedo trabalhado relataram a motivao, interesse, participao e a melhoria na aprendizagem dos alunos. Discutiu-se ainda, sobre a necessidade de cursos de capacitao para uma prtica pedaggica mais eficiente e eficaz no uso das tecnologias da informao e comunicao.

7. CONCLUSO

Atravs deste trabalho conclui-se que as tecnologias usadas com fim educacional / pedaggico ampliam as possibilidades de o professor ensinar e o aluno aprender. Quando utilizada com significado e critrio, a tecnologia pode contribuir para a produo do conhecimento e a melhoria do processo ensino aprendizagem. O professor precisa buscar conhecer e estar consciente de que a adoo de tecnologias da informao e da comunicao na rea educacional tem reflexos na sua prtica docente e nos processos de aprendizagem, conduzindo para a apropriao de conhecimentos. Atravs da pesquisa realizada verificou-se, atravs do relato dos professores, a importncia do uso das TICs pelo aumento do interesse, participao e motivao dos alunos, a aprendizagem mais significativa e a aula produtiva e dinmica, facilitando a problematizao dos contedos. Para um uso significativo das tecnologias, que traga resultados no processo de ensino e de aprendizagem, evidencia-se a necessidade da formao e o aperfeioamento dos docentes quanto ao uso das tecnologias da informao e comunicao.

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini de. ProInfo: Informtica e Formao de Professores. vol. 1. Srie de Estudos Educao a Distncia. Braslia: Ministrio da Educao, Seed, 2000b. ___________. ProInfo: Informtica e Formao de Professores. vol. 2 Srie de Estudos Educao a Distncia Braslia: Ministrio da Educao, Seed, 2000c.

24

BARROS, Armando Martins de; CORTES, Erica; BASTOS, Patrcia. Notas sobre as prticas discursivas ao olhar: os lbuns de famlia com motivos escolares. Rio de Janeiro: Epapers, 2003. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Dinmica ldica: jogos pedaggicos para escolas de 1 e 2 graus 4.ed. So Paulo: Loyola, 1984. ARAJO, S. K. Escolas no Ar: a gesto de sistemas educomunicativos para o uso pedaggico do rdio. Natal, RN: UFRN, 2003. BEHERENS, Marilda Aparecida, "Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente", em MORAN, Jos Manuel. Novas tecnologias e mediao pedaggica, Campinas: Papirus, 2000. DEMO, Pedro. TICs e educao, 2008 http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br DUARTE, Roslia. Mdia audiovisual e formao de professores. http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/midiajuventude/textaudioeformaprof.htm Acessado em [16 de novembro de 2009]. GADOTTI, Moacir. Perspectivas Atuais da Educao. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. 12. Reimpr. So Paulo: Atlas, 2009. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Editora Cortez, 1994. ____________ et al. Educao escolar: polticas, estrutura e organizao. 5.ed. So Paulo : Cortez, 2007. LORENZATO, S. Porque no ensinar geometria? Educao Matemtica em Revista. Sociedade brasileira em Educao Matemtica SBEM. Ano III. 1 semestre 1995. MASETTO, Marcos T. Mediao pedaggica e o uso da tecnologia. In: Moran, Jos Manuel (org.). Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas, SP: Papirus, 2000. MORAES, M. C. Subsdios para Fundamentao do Programa Nacional de Informtica na Educao. Secretaria de Educao Distncia, Ministrio de Educao e Cultura, Jan/1997. MORAIS, R. de (org.) Sala de aula Que espao esse? 7. ed. Campinas: Papirus, 1994 MORAN, Jos Manuel et al. Novas tecnologias e mediao pedaggica. 6. ed. Campinas: Papirus, 2000.

25

_____________. Novas tecnologias e mediao pedaggica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2007. OLIVEIRA, J.A.; OLIVEIRA, Joo Batista Arajo; GUIMARES, Sonia Dantas Pinto; BOMRY, Helena Maria Bousquet. A poltica do livro didtico. So Paulo: Summs/Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1984. PERRENOUD, Philippe. Construindo as competncias desde a escola. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. PORTAL DIA A DIA EDUCAO, disponvel em www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, acesso em 04 de novembro de 2009. PROINFO: Informtica e formao de professores / Secretaria de Educao a Distncia. Braslia: Ministrio da Educao, Seed, 2000. SANCHO, J. M. (org.). Para uma tecnologia educacional. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. TAJRA, Sanmya Feitosa. Informtica na educao: professor na atualidade. So Paulo: rica, 1998.

Vous aimerez peut-être aussi