Vous êtes sur la page 1sur 12

FRAES: EXPERINCIAS SOBRE SEU ENSINO E APRENDIZAGEM.

Resumo: O presente trabalho resultado do projeto de monografia desenvolvido no curso de licenciatura em matemtica e tem por objetivo propor uma discusso a respeito de um dos contedos mais aclamados entre os alunos quando se remete s dificuldades. A discusso proposta tomou corpo a partir de projetos de extenso e pesquisa, o contedo foi posto em pauta e investigado o seu ensino dentro das salas de aula do ensino fundamental e magistrio. Os resultados compilados apontam para a necessidade de uma discusso na formao de professores de Matemtica nos anos inicias e incluir esta discusso nos cursos de licenciatura em Matemtica. Palavras-chave: Fraes, Ensino, Educao Matemtica. 1. Introduo

Fraes, eis que surge um murmrio na sala de aula. Alguns alunos tendem a pedir para ir ao banheiro repentinamente, outros ficam mais calados que anteriormente, outros no reagem de uma forma nem outra. Escrevemos isso para representar o que mais acontece quando entramos em sala de aula e mencionamos o tema. Apesar de muitos autores defenderem que seu estudo no deve ser abordado em uma unidade distinta dos demais contedos, as fraes surgem como captulo particular dentro dos livros didticos, dando impresso de dissociao aos demais temas do currculo. Os estudos em Matemtica sempre enfrentaram diferentes resistncias no que se refere a sua aplicao no dia a dia das pessoas. Ao citarmos esta disciplina encontramos forte resistncia dos alunos na educao bsica, sendo vista na maioria dos casos como a causadora de reprovaes. Concordamos que Matemtica no o tema preferido da maioria dos alunos, difcil explicar o que est por trs disso. Ao estarmos inseridos nos ambientes de sala de aula, algumas experincias por ns realizadas refletem a rejeio aos contedos programticos trabalhados, seja pela sua forma de apresentao ou pelo simples fato de haver alguma espcie de pr-conceito sobre o tema. Na sua grande maioria os estudantes concordam com a importncia da Matemtica em seus currculos escolares, porm, consideram-na complicada de entender. Com as experincias vivenciadas, pudemos constatar o importante papel do professor durante a aprendizagem de seu aluno, e o quanto ele ser responsvel pela compreenso do contedo ministrado.

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

A interpretao faz parte do processo de ensino e aprendizagem e o desconhecimento especfico em relao a determinados contedos dentro do ensino da Matemtica pode acarretar em um ciclo de desentendimentos, ou seja, o que no for bem compreendido no incio pode prejudicar uma aprendizagem futura, em um contedo que se apie em pr-requisitos da matria. Entenda aqui, no de forma definitiva, que o queremos dizer com pr-requisito, no a necessidade obrigatria de entend-lo para prosseguir o contedo, mas que seu aprendizado pode sim auxiliar, e fazer que de uma forma mais natural os novos conhecimentos sejam assimilados. Intrigados por esta questo, entre outras, enxergamos nas fraes um dos tpicos mais debatidos e preocupantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemtica. Rotulada como inimiga de muitos alunos um dos contedos mais citados entre aqueles nos quais se encontram dificuldades. Durante os anos passados dentro do curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Estadual do Oeste do Paran, a Educao Matemtica se fez sempre presente durante nossos estudos. Pesquisando a rea e suas contribuies nos surgiram vrios questionamentos sobre as principais questes educacionais que afetam nossos alunos ao se estudar tal disciplina. Os projetos de pesquisa, ensino e extenso presentes durante o curso propiciaram investigar profundamente o ambiente de trabalho. Durante a realizao de tais projetos as fraes sempre se mostraram de difcil compreenso tanto por parte do professor quanto dos alunos. Na tentativa de sanar dvidas e buscar alternativas de metodologias para o processo de ensino -aprendizagem deste tema que nos voltamos para o referido contedo.
2. Obstculos a cerca do contedo.

Segundo Boyer (1979), o estudo de fraes surgiu no Egito s margens do rio Nilo, pela necessidade de se realizar a marcao das terras que se encontravam a margem do mesmo. No perodo de Junho a Setembro, o rio inundava essas terras, levando parte da marcao. Logo, os proprietrios destas terras tinham que remarc-las. Adelimitao destas terras era realizada pelos gemetras dos faras, que utilizavam cordas como unidade de medida, denominados estiradores de corda. Realizar a abordagem histrica do contedo, trabalhar ludicamente e incentivar a formao e o interesse pela pesquisa, podem trazer uma gama de ferramentas para que o professor consiga transmitir os assuntos envolvendo o contedo de fraes, de forma que

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

esclarea as dvidas frequentes dos estudantes a respeito. DAmbrosio analisa a questo da seguinte forma:
O ponto de partida o exame da histria das cincias, das artes, das religies e de outras formas de conhecimento de vrias culturas. , portanto, necessrio uma postura externalista, o que procurar relaes entre o desenvolvimento das disciplinas cientificas, das escolas artsticas, das doutrinas religiosas e o contexto sociocultural em que tal desenvolvimento se deu. (DAMBRSIO, 2005, p.18.)

As fraes esto presentes no cotidiano das pessoas, trabalhar com elas resulta em uma srie de obstculos no processo de ensino e aprendizagem dos quais o professor tem importante papel na transmisso das informaes aos alunos. Segundo Lopes (2008) a notao das fraes constitui-se em um obstculo, no qual separar dois nmeros por um trao no um fato simples para o estudante. O estudo segue regras, no conclusivas e que pouco esto acrescendo em seu conhecimento. Trabalhar com este tema est se tornando rotina para ns. Durante o estgio supervisionado no ano de 2011 encontramos professores que pediam regncias envolvendo tal tema, e o caso no era apenas em salas de aula da 5 srie ou 6 ano, e sim em todos os anos do ensino fundamental. Vale salientar aqui que os estudos em fraes tm incio no Brasil, formalmente, a partir do segundo ciclo do Ensino Fundamental, estendendo-se at o final do terceiro ciclo (MAGINA; CAMPOS, 2008) Atravs de projetos de extenso, alguns minicursos foram aplicados envolvendo o tema aps apelo de professores da rede estadual de ensino da regio de Foz do Iguau com o intuito de conhecer novas metodologias para ensinar fraes. Levamos propostas de metodologias para se ensinar o contedo, tendo em vista que a maioria no teve contato com nenhum mtodo pedaggico durante suas formaes:

A maioria dos professores e autores de materiais didticos desconhecem a histria do conceito de fraes, bem como suas componentes, epistemolgica e cognitiva. O ensino de fraes tem sido praticado como se nossos alunos vivessem no final do sculo XIX, um ensino marcado pelo mecanismo... (LOPES, 2008, p.20).

Essa falta de conceito sobre o tema evidenciada ao constatarmos que a representao fracionria dos nmeros racionais, evidenciam que o contato dos alunos com

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

essa representao pouco frequente em seu contexto dirio, pois se limita a metades, teros, quartos, na maioria das vezes pela via da linguagem oral do que das representaes (VENCATO, 2004. p.13). Trabalhar com o tema no simples, e no se tem uma frmula pronta de faz-lo, so muitas as concepes sobre o contedo, partindo de incio da palavra frao que possui diversos significados. Portanto, neste trabalho traremos de uma viso sobre o atual panorama dos estudos em fraes, buscando trazer possibilidades de ensino para os constructos delas e de suas operaes. 3. Resultados da Pesquisa No ano de 2011 teve incio o projeto intitulado Universidade e Sociedade: Superando as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da Matemtica. A fim de criar um elo entre colgios que formam professores para as sries iniciais e a universidade, especificamente na disciplina de matemtica, este projeto teve por objetivo principal auxiliar os profissionais da rea durante sua formao e, consequentemente, melhorar o ensino nos primeiros ciclos. O projeto fora formado por cinco acadmicos bolsistas do curso de Licenciatura em Matemtica da Universidade Estadual do Oeste do Paran, campus de Foz do Iguau, trs docentes da mesma Universidade tambm do curso de Licenciatura em Matemtica. Esse grupo sempre buscou criar e recriar atividades relacionadas aos contedos bsicos: nmeros e operaes, grandezas e medidas, espao e forma, tratamento da informao e atividades relacionadas aos Temas transversais. Este trabalho, em conjunto, permite no apenas contribuir na formao dos alunos do ensino mdio (magistrio), como tambm na formao dos acadmicos envolvidos. Incentivando a troca de experincias entre os diferentes nveis de ensino, permitindo refletir sobre os obstculos do ensino da matemtica. Alm de aproximar os acadmicos com o seu futuro ambiente de trabalho, aproximar a universidade da comunidade e incentivar o ingresso aos cursos superiores de licenciatura. (BEZERRA, SOUZA E LBECK, 2012, p.3)

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Gostariamos de enfatizar tambm o fomento do Parque Tecnolgico de Itaipu, atravs do Projeto Cincia e Tecnologia que forneceu as bolsas durante todo o desenvolvimento das atividades. Com base em textos de diversos autores, o projeto buscou a reflexo e anlise em conjunto destes dados. Atravs de reunies semanais foram realizadas discusses que giravam em torno da formao de profissionais voltados ao ensino da matemtica, e posteriormente desenvolvemos as atividades que viriam auxili-los. Norteados pelas sugestes dos Parmetros Curriculares Nacionais as atividades foram criadas e recriadas com base nos temas por ele citado. Cada um dos bolsistas foi designado para trabalhar com um dos cinco eixos dos parmetros, e embora focados no desenvolvimento de um deles, ambos se ajudavam, e o contato com os demais assuntos eram constantes. Aps um perodo de embasamento terico, ocorreram as primeiras visitas ao Colgio Estadual Baro do Rio Branco. Inicialmente, foram aplicados questionrios em turmas do 1, 2, 3 e 4 ano do magistrio, a fim de conhecer melhor as dificuldades que os alunos enfrentam em relao Matemtica e cujos resultados seriam os norteadores dos prximos encontros. Esses questionrios possuam o teor de enquete, sendo constitudos de seis questes, buscava abranger e identificar as dificuldades dos alunos do magistrio. Durante esta etapa, nossas visitas ao colgio eram semanais e geralmente nas quartas-feiras. oportuno comentar aqui, a tamanha receptividade que tivemos no colgio, tanto por parte da direo e funcionrios quanto dos professores de cada ano do magistrio. Ao propor o preenchimento dos questionrios os estudantes se mostraram muito contentes em poder expor suas ideias e dvidas referentes ao ensino da Matemtica. O ambiente foi descontrado, conforme o nosso objetivo, j que buscvamos respostas sinceras e no tendenciosas. Aps responderem as perguntas criava-se quase que automaticamente uma mesa de debates, em certo ponto at efusiva. Os argumentos foram variados, haviam alunos desinteressados pelo futuro do magistrio, e tambm os animados com a ideia. Um dos pontos mais importantes que gostamos de comentar o fato de muitos declaradamente assumirem no gostar de Matemtica e que por outro lado se tornavam os mais interessados em conhecer novas metodologias de ensino e aprendizagem da mesma. Eram preocupados com sua formao mesmo no gostando da disciplina, queriam saber mais sobre a Matemtica.

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Salientamos novamente que o preenchimento dos questionrios foi opcional e tambm no identificado, o que aumentou ainda mais a tranquilidade e liberdade de expor os verdadeiros pensamentos e dvidas, o que no tirou em nenhum momento o comprometimento dos alunos durante esta atividade. Mesmo contendo perguntas muito abrangentes, o nosso objetivo aqui mostrar alguns tpicos interessantes onde se sobressaem as fraes no contexto escolar. Pela anlise dos dados obtidos atravs dos questionrios aplicados, verificamos que os alunos do 1 ano consideram a Matemtica uma disciplina muito importante, embora seja difcil. Um total de 52 alunos deste ano foram entrevistados, havendo um equilbrio entre o percentual dos alunos que gostam de estudar Matemtica e o dos que no gostam. A justificativa dos que gostam que o professor explica o contedo de forma que eles entendam, e os que no gostam alegam ter dificuldades em entender os contedos. Julgam que o professor ideal de Matemtica deve ter boas metodologias de ensino, saber explicar o contedo, ser dinmico, inovador, atencioso e preocupado com a aprendizagem de seus alunos. Quanto s dificuldades, foram citadas as fraes (5), estudo de sinais, equaes exponenciais e potenciao. O grfico das sugestes pode ser expresso da seguinte maneira:

Grfico 1- Sugestes de atividades do primeiro ano do curso de magistrio. Fonte: Dados dos questionrios, grfico construdo pelos autores.

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Note aqui que o contedo das fraes j comea a ser citado, mesmo que em baixa escala. A classificao outros refere-se aos contedos que foram mencionados no mximo duas vezes. Os alunos do 2 ano tm a mesma opinio que os do 1 ano quanto a Matemtica. Novamente um total de 52 alunos foram entrevistados, onde o percentual dos alunos que gostam e dos que no gostam de estudar Matemtica houve um equilbrio, sendo que a justificativa para os que gostam o fato de seu professor atual explicar bem o contedo, e os que no gostam afirmam ter dificuldades em alguns contedos. A maioria apresenta facilidade com as operaes bsicas e dificuldade em fraes e trigonometria. Entre os contedos sugeridos para serem trabalhados nos prximos encontros os que mais se destacam so sobre trigonometria e fraes. Podemos expressar os dados das sugestes da seguinte forma:

Grfico 2- Sugestes de atividades do segundo ano do curso de magistrio. Fonte: Dados dos questionrios, grfico construdo pelos autores .

Podemos perceber que no 2 ano o apelo por atividades que envolvam fraes foi imenso. A categoria Outros refere-se a contedos que no atingiram at duas sugestes. Os alunos do 3 ano consideram a Matemtica uma disciplina muito importante, porm difcil. Destacaram-se fraes e geometria espacial, como maiores dificuldades. Mais da metade dos alunos pretendem exercer o magistrio, mesmo que seja por algum tempo. Em relao aos contedos que os alunos gostariam que fossem trabalhados nos prximos encontros destacam-se os de lgica, probabilidade e fraes.

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Por fim, os alunos do 4 ano tambm compreendem a importncia de se estudar Matemtica. Os alunos apresentavam facilidade com geometria e equaes do 1 e 2 grau, e dificuldade em fraes, trigonometria e polinmios. O perfil do professor de Matemtica deve ser dinmico e dominar o contedo. Frao foi o tema mais solicitado para ser trabalhado nos encontros.

Grfico 3- Sugestes de atividades do quarto ano do curso de magistrio. Fonte: Dados dos questionrios, grfico construdo pelos autores.

Atravs da anlise e tabulao dos dados coletados durante o preenchimento dos questionrios, podemos concluir que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos, so as fraes e suas operaes. Em sua maioria, as respostas continham o interesse no querer aprender sobre este contedo, dito por eles temido e desconhecido. Pensando em auxiliar estes estudantes, foi que durante uma reunio semanal do projeto que decidimos focalizar este tema, buscar fundamentaes e posteriormente criar e (ou reinventar) atividades voltadas ao ensino/aprendizagem das fraes. Durante toda a semana seguinte, pesquisas foram realizadas e algumas atividades foram elaboradas com o propsito de se criar um minicurso, com tempo estipulado em torno de quatro horas aula. A ideia era desenvolver estas atividades durante um perodo de dois dias em semanas diferentes. Atravs das pesquisas, atividades envolvendo o Tangram no contexto fraes foram produzidas. Outros materiais tambm foram estudados e serviram como apoio ao apresentar os conceitos das operaes fracionrias.

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

Alm do mais, nosso objetivo foi concretizar os conceitos de fraes, o processo operacional de resoluo de questes, atravs do material manipulvel e aguar a abstrao e compreenso das continhas feitas algebricamente. As atividades por ns propostas foram em parte adaptaes ou sugestes na integra devidamente referenciadas. Nosso compromisso foi a insero de ideias para fim de conhecimento prtico sobre os processos que envolvem as fraes e esperamos ter auxiliado os estudantes de magistrio do Colgio Baro Rio Branco nos seus estudos sobre assunto, apresentando-os diversas ferramentas de ensino. Ainda em 2011, o minicurso sobre as fraes e suas operaes foi realizado como planejado. Trabalhamos atravs do Tangram as figuras equivalentes, a atividade Corrida das Fraes como alternativa de mostrar o conceito de medida e construmos materiais manipulveis (eram frutas feitas com isopor e EVA) afim de mostrar a ideia de nmeros mistos. O projeto continuou em 2012 e como proposto no ano anterior os minicursos com as sugestes dadas pelos alunos foram realizados. Apesar do tema de trabalho (do primeiro autor deste artigo) dentro do projeto ser Grandezas e Medidas sempre que possvel procuramos fazer um elo entre os contedos. Sendo assim, no ltimo minicurso realizado em 20 de outubro de 2012 propusemos s alunas presentes mais uma discusso sobre o contedo das fraes. Tendo em vista que esse contedo j havia sido trabalhado anteriormente, procuramos saber quais eram as opinies a cerca do tema e as dificuldades que ainda existiam. Ao propor a discusso sugerimos que ficassem a vontade em escrever exatamente o que pensavam, e cinco gentilmente dissertaram sobre o tema. So alunas do terceiro ano do magistrio e seus nomes aqui no sero divulgados. Ao analisar os textos visualizamos toda a pesquisa e tantas ideias tratadas por diversos autores concentradas em algumas linhas. Primeiramente o fato do ensino das fraes concentrado no 5 e 6 anos na queixa da Aluna C em que o ensino das fraes muito curto, para algo to complexo. No s esse, mas todos os outros contedos estruturantes da Matemtica deveriam ser ensinados em todas as sries. Mas o ensino tambm esbarra no despreparo e falta de tempo como aborda a Aluna A que diz passamos de uma parte das fraes para outra sem ter entendido a anterior e no to dizendo aqui que a culpa dos professores, classe essa to desvalorizada, e pode ser tambm o que aponta a Aluna C o problema das fraes que so ensinadas numa fase que no prestamos ateno. Essa ltima fala salienta a questo de trabalhar atravs da cognio dos estudantes, como o caso dos autores GUERRA E SILVA (2008) e suas justificativas para as operaes. Todavia, se foi requisitado o contedo das fraes nas outras sries porque

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

alguma defasagem anterior existia. Veja bem, no estamos querendo de forma alguma dizer que os alunos deveriam ter aprendido tudo. A questo est em termos dado exatamente o mesmo contedo no stimo e oitavo ano. O que significa? O que foi passado no sexto foi esquecido para o stimo e por consequncia no oitavo ano? Tambm no estamos afirmando que por termos dado aula de fraes no sexto ano, eles no tero dificuldades. Alguns dos fatos apresentados durante este trabalho podem justificar essas questes. Tempo, preparo, despreparo, falta de material e outras. O que concluo aqui de que realmente o descrito pelos autores fundamentadores desse trabalho condiz com a realidade do ensino de fraes. Tivemos a oportunidade de trabalhar durante cerca de trs meses com alunos do oitavo ano, todas as sextas-feiras tarde. Sempre que tivemos a oportunidade falamos sobre as fraes, seja usando o Tangram, ciclos fracionrios ou outras atividades trazidas do projeto, de certa forma percebemos que a viso deles mudou um pouco em relao a Matemtica e principalmente quanto ao contedo explorado, tendo em vista que a quantidade de alunos aumentava regularmente. Durante os projetos muitas oportunidades so oferecidas aos bolsistas e dentre elas est a possibilidade de vivenciar o futuro ambiente de trabalho. Aps o primeiro contato com o Colgio Estadual Baro do Rio Branco, no curso de magistrio, tabulao e concluso dos dados e incio das atividades com o tema das fraes um minicurso tambm foi realizado na cidade de Medianeira, Paran. Com esta oportunidade pudemos apresentar nossas sugestes de atividades para o ensino de fraes diretamente aos professores que lidam diariamente com o contedo e assim poder ajud-los em suas aulas. As atividades levadas foram as mesmas j anteriormente trabalhadas com os alunos do magistrio e tiveram grande aceitao. Porm nem tudo simples, tentar trazer mudanas a algo esttico a algum tempo no fcil. Tivemos resistncia com alguns professores, porm no os condenamos, j que levvamos apenas sugestes.

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

4. Consideraes Finais Estudar as fraes est sendo muito gratificante e desde o incio, sempre expusemos que o objetivo era fazer um trabalho de leitura leve, que fosse interessante aos nossos estudos e servisse de apoio para outros interessados pelo tema. Outra justificativa para a escolha do tema foi a baixa produo bibliogrfica sobre as fraes no acervo da Universidade Estadual do Oeste do Paran. Em visita ao Campus de Cascavel, tivemos a oportunidade de conhecer a biblioteca e l entramos no sistema para pesquisar trabalhos que pudessem auxiliar quela altura, encontramos apenas um, o de VENCATTO (2004) no campus de Foz do Iguau, que j estavamos utilizando na fundamentao do trabalho. As pesquisas chegaram a um desfecho onde o panorama visto durante os projetos realmente condizeram com os trabalhos estudados pelos autores aqui citados, transmitindonos o sentimento de que estamos no caminho certo. A srie de dificuldades j contidas desde a palavra frao se verifica quando sugerimos o tema aos estudantes e o motivo da introduo ter iniciado descrevendo reaes desses alunos foram suas constantes queixas quando apresentamos os projetos e o desejo que tnhamos de ajud-los. Para ns enquanto no papel de professor estava sendo frustrante no ter uma fundamentao, mesmo que mnima para auxiliar e ensinar de forma diferente daqueles macetes que ns mesmos aprendemos durante toda a nossa vida. Por fim, este trabalho uma proposta de futuro, incio de uma pesquisa mais aprofundada a cerca do tema das fraes. Esperamos que os relatos trazidos aqui sirvam de incentivo para interessados em estudar o tema e que possa auxiliar em suas pesquisas.

5. Referncias BEZERRA, Renata Camacho. LBECK, Kelly Roberta Mazutti. SOUZA, Jos Ricardo. Avaliando e Intervindo junto Sociedade na tentativa de superar as Dificuldades no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemtica. In: XII Seminrio de Extenso da Unioeste. 2012, Cascavel.

BOYER,C. B.Histria da matemtica. So Paulo: Edgar Blcher, 1979. XI Encontro Nacional de Educao Matemtica Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

XI Encontro Nacional de Educao Matemtica


Curitiba Paran, 18 a 21 de julho de 2013

CAMPOS, Tnia. MAGINA, Sandra. A frao nas perspectivas do professor e do aluno dos dois primeiros ciclos do ensino fundamental. . Boletim de Educao Matemtica, Rio Claro, SP, Ano 21, n 31, p. 23-40, abril, 2008. DAMBRSIO, Ubiratan. Um enfoque transdisciplinar educao e histria da matemtica. Educao Matemtica: pesquisa em movimento. ed 2. p.13-30. So Paulo: Cortez, 2005.

GUERRA, Renato Borges. SILVA, Francisco Hermes Santos da. As operaes com fraes e o princpio da contagem. Boletim de Educao Matemtica, Rio Claro, SP, Ano 21, n 31, p. 41-54, abril, 2008.

LOPES, Antnio Jos. O que nossos alunos podem estar deixando de aprender sobre fraes, quando tentamos lhes ensinar fraes. . Boletim de Educao Matemtica, Rio Claro, SP, Ano 21, n 31, p. 1-22, abril, 2008.

SILVA, Maria Jos Ferreira da. ALMOULOUD, Saddo Ag. As operaes com nmeros racionais e seus significados a partir da concepo parte-todo. . Boletim de Educao Matemtica, Rio Claro, SP, Ano 21, n 31, p. 55-78, abril, 2008. VENCATO, Edinia Luiza Coeli. Material Pedaggico na Aprendizagem de Fraes. 2004, p.42. Monografia de Concluso de Curso (Licenciatura em Matemtica) Universidade Estadual do Oeste do Paran, Foz do Iguau, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi