Vous êtes sur la page 1sur 5

A Dimenso Antropolgica 1 SLIDE - A ps-modernidade surge a partir de uma sociedade ps-industrial.

Daniel Bell socilogo e professor da Universidade de Harvard, afirma que existem trs marcas dessa sociedade ps-industrial: 1 Est foto de uma criana numa fbrica aps a revoluo industrial. 2 est foto representa de forma humorada a evoluo e no final dela tem o homem sentado no computador, essa a nfase na tecnologia de informao.

Um rpido crescimento do setor de servios, em oposio ao manufaturado (Estabelecimento industrial que fabrica seus produtos em grande quantidade)

Um rpido aumento da tecnologia de informao, frequentemente levando ao termo Era da Informao.

Conhecimento e criatividade tornam-se as principais foras na economia da produo.

2 SLIDE Essas trs caractersticas valorizam demasiadamente a individualidade do homem, criando um pensamento antropocntrico. Acredita-se que dento do ser de todo homem existe um enorme poder para resolver todos os problemas, essa crena distancia a cada o individuo da imagem de Deus em sua existncia. O homem cr nele mesmo, nas suas foras, poder e realizaes. 1 FIGURA Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci apesar de ser uma figura que representa o Renascimento no incio da Idade Moderna a imagem representa o h humanismo uma filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importncia. 2 FIGURA IMAGEM DA INTERNET

SLIDE 3 Esta inverso cria uma das mais graves crises existenciais no homem, no que diz respeito s relaes humanas em diversos setores, sociais, culturais, econmicos e religiosos. Se na modernidade o homem era visto como sujeito da histria, na psmodernidade ele visto como objeto do mercado.

1 FIGURA O homem se torna mercadoria O modelo moderno apresentava um homem triunfalista na ps-modernidade desenvolve-se uma viso altamente pessimista do ser humano. Existe uma enorme descrena nas instituies trazendo como resultado uma falta de f na construo de uma sociedade melhor, por medo extremo de um envolvimento e comprometimento em todo o processo histrico. A f agora antropocntrica e, por consequncia, uma f nos projetos individualistas. Como resultado dessa individualizao, o homem ps-moderno se afasta das ideologias e se torna pragmtico e utilitarista. Pragmtico - hbito de ter suas aes, atos e atitudes frente a vida, na praticidade das solues, O QUE funciona na prtica o correto , o que devo utilizar 2 FIGURA - Utilitarismo ( seres humanos como produtos tanto na rea da medicina ( inseminao artificial), quanto nos relacionamentos ( utiliza o bem que existe no outro at que aquilo acabe, ento este relacionamento abandonado, e a busca predatria continua. Relacionamentos - "Seus olhos se cruzam na sala lotada; o brilho da atrao est l. Voc conversa, dana, ri,compartilha um drinque ou uma piada, e quando se d conta um dos dois pergunta: 'Na sua casaou na minha?' Nenhum dos dois est a fim de nada srio. Guardian Weekend, 12 jan 2002. Amor Lquido Zygmunt Bauman.

Um belssimo exemplo dessa preocupao voltada para si mesmo descrita por Zygmunt Bauman (2005, p.9): As preocupaes mais intensas e obstinadas que assombram este tipo de vida so os temores de ser pego tirando uma soneca, no conseguir acompanhar a rapidez dos eventos, ficar para trs, deixar passar as datas de vencimento, ficar sobrecarregado de bens agora indesejveis, perder o momento que pede mudana e mudar de rumo antes de tomar o caminho de volta.

SLIDE 4 Este individualismo ps-moderno desloca de forma acentuada a objetividade humana para sua subjetividade, criando imagens heterclitas (fora de ordem), descentradas, multiformes, instveis, subversivas. 1 FIGURA Subjetividade - o que se passa no intimo do individuo. como ele v, sente, pensa a respeito de algo Uma taa ou dois rostos A B C ou 12 13 14 Mulher ou uma velha de cabea baixa Coelho ou um pato A indstria de imagens transmite algo fundamentado no eu, so imagens do corpo, o corpo reificado, fetichizado, modelizado como ideal de ser atingido em consonncia com o cumprimento da promessa de umas felicidades sem mculas. Essa enorme nfase no exterior exalta um corpo glorificado, a busca pelo corpo forte, belo, jovem, veloz, preciso perfeito, inacreditavelmente perfeito extremamente valorizada. Como consequncia, a mdia como instrumento do poder econmico provoca srias alteraes no comportamento humano, a cultura miditica sonha nossos sonhos, e ns somos sonhados pelos cones dessa cultura. Se voc no for mais belo do que todos os outros ser liquidado pela maioria, com ou sem remorso, estamos de volta triste verdade evolucionista, o mais apto que invariavelmente sobrevive, nesse contexto, o que mais se encaixa nos valores estticos sociais. O resultado dessa corrida infinita ao pdio da juventude e perfeio esttica traz como resultado o vazio existencial. 2 FIGURA - exalta um corpo glorificado/ CULTO AO CORPO/ perfeio esttica

SLIDE 5 Outra das principais caractersticas do ps-modernismo o relativismo, pensamento que afirma todo conhecimento relativo, tudo relativo dependendo do momento e do indivduo. O relativismo gera alguns princpios sociedade e a identidade das pessoas. Na busca de serem politicamente corretas, as pessoas perdem suas opinies pessoais, pois, no momento em que emitimos uma opinio, estamos impondo nossa cosmoviso. Como consequncia, os indivduos no tm clareza nem firmeza quanto sua identidade, na verdade, falta-lhe segurana antolgica, sem saber, ignorando quem , e seria uma grande presuno sab-lo. Por conseguinte, os indivduos perdem seu fundamento epistemolgico, ou seja, no sabem se possvel conhecer alguma coisa como verdade e com certeza. E por ltimo, no h parmetros ticos universais, isto , a verdade para um no tem que ser certo para o outro. Este relativismo extremamente prejudicial, pois nega que existam padres universais e transculturais como at mesmo as leis da lgica, no existe racionalidade predefinida, o relativismo rejeita a ideia de que a racionalidade objetiva. Negar estes ltimos dois conceitos fazem com que o relativismo seja auto refutvel, partindo da afirmao no existe verdade tudo relativo, esta prpria afirmao que rege o pensamento relativista uma afirmao falsa. 1 - Figura, uma frase negando todo tipo de verdade religioso, a partir da cosmoviso crist essa afirmao extremamente incoerente. 2 Ecumenismo toda religio leva a Deus, tambm nega a maioria dos dogmas cristos, sugerindo que toda religio busca uma fora superior nica.

Bibliografia

Bauman, Zygmunt, Vida Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005 Bauman, Zygmunt, Modernidade Lquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005

Vous aimerez peut-être aussi