Vous êtes sur la page 1sur 7

A QUALIDADE E O PROGRAMA 5S NAS EMPRESAS

Objetivo do Trabalho
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os mais importantes conceitos da Gesto pela Qualidade Total GQT e do Programa 5S, visando despertar a conscientizao dos colaboradores da Empresa para a importncia da implantao de um Programa de Qualidade Total.

Qualidade a Palavra de ordem !


Qualidade a palavra de ordem que vigora, hoje, em todos os segmentos de mercado, em virtude das mudanas profundas que esto ocorrendo nas relaes entre cliente e fornecedor. Este fato percebido, notadamente, no ramo da prestao de servios, onde somente a Qualidade dos produtos e servio oferecidos garante a sobrevivncia das organizaes e, sobretudo, abre novas portas para o sucesso. O novo cenrio econmico mundial, o cdigo de defesa do consumidor e a crescente conscientizao do povo brasileiro tm forado as organizaes (empresas, hospitais, escolas etc.) a reverem sua postura frente ao consumidor, ao empregado e outros membros, ao acionista e sociedade em geral.

Afinal, o que Qualidade ?


a totalidade das caractersticas e formas de um produto ou servio que capaz de atender s necessidades explcitas e implcitas dos clientes. Tal conceito s faz sentido quando temos a presena e a interao dos dois componentes bsicos de qualquer segmento de mercado: Cliente e Fornecedor.

O que um cliente ?
uma pessoa ou um setor que recebe os produtos ou servios resultantes de um processo. A satisfao das necessidades desse Cliente garante a manuteno da atividade dos seus fornecedores, ou seja, a sua sobrevivncia. O Cliente existe dentro e fora da Empresa. CLIENTE INTERNO: o colaborador ou setor da organizao que recebe um produto ou servio de outro colaborador ou setor da mesma organizao. CLIENTE EXTERNO: o Cliente final de um produto ou servio. Garante o resultado financeiro da Empresa.

O que um Fornecedor ?
uma pessoa ou um rgo que providencia os insumos necessrios execuo de um produto ou servio. Existe dentro e fora da Empresa. FORNECEDOR INTERNO: a pessoa ou setor da organizao que entrega um produto ou presta um servio a uma pessoa ou setor da mesma organizao. FORNECEDOR EXTERNO: a pessoa ou organizao que entrega um produto ou presta um servio a outra organizao.

O Fornecedor de sucesso, portanto, aquele que v no cliente sua razo de ser e sabe que a sua organizao existe porque existem clientes a serem atendidos. Por isso, a obteno da Qualidade requer um sadio e estreito relacionamento entre Cliente e Fornecedor. Este fato de vital importncia nos dois ambientes, interno e externo. A Qualidade um alvo em constante movimento, pois o mercado muda muito rapidamente suas expectativas. Ela s ser percebida e entendida pelos Clientes quando existir, em todos os segmentos da Empresa, o que se denomina de Qualidade Total.

O que Qualidade Total ?


a total mobilizao dos colaboradores da Empresa em busca de produtos e servios com Qualidade. Existem vrios caminhos para se chegar Qualidade Total, mas todos eles passam por uma Gesto administrativa construda sobre dados e fatos e orientada, sempre, para a satisfao total do Cliente a Gesto pela Qualidade Total.

O que Gesto pela Qualidade Total GQT ?

GQT
uma abordagem sistemtica de melhoria contnua da produtividade, onde todos os colaboradores da Empresa aplicam mtodos administrativos na melhoria permanente da Qualidade de todos os seus produtos e servios. Somente integrando mtodos e pessoas, torna-se possvel prestar um servio que atenda com Qualidade s necessidades dos Clientes. Este objetivo bsico da GQT direciona a Empresa para desenvolver novos processos, visando produtividade, competitividade e, sobretudo, sua sobrevivncia. A implantao da GQT inicia-se com o Programa "5S", que visa preparar a Empresa para a Qualidade Total a partir da sincronia dos elementos da produo: homem, materiais, mquinas e ambiente.

O que o Programa 5S ?
um Programa de melhoria comportamental, cuja principal caracterstica a simplicidade. Seus conceitos so bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal. Pessoas que praticam este conceito tornam-se gerentes de si mesmas proporcionando uma melhora para a organizao e para o mercado de trabalho.

A Essncia e os Objetivos do 5S
"Somente quando os empregados se sentirem orgulhosos por terem construdo um local de trabalho digno e se dispuserem a melhora-lo continuamente, ter-se- compreendido a verdadeira essncia do 5S." A essncia do 5S a autodisciplina, a iniciativa, a busca do conhecimento de si mesmo e do outro, o esprito de equipe, o autodidatismo e a melhoria contnua em nvel pessoal e organizacional.

O 5S deve ser implementado com o objetivo especfico de melhorar as condies de trabalho e criar o "ambiente da qualidade", ou seja, iniciar uma mudana de cultura na Empresa, que favorea a implantao da Gesto pela Qualidade Total em todos os ambientes da mesma.

Objetivos Especficos
Promover um ambiente de trabalho que favorea a Qualidade e a Produtividade das aes desenvolvidas pelos colaboradores da Empresa, trazendo benefcios tanto para eles como para seus Clientes. Implantar uma ferramenta que possibilite envolver e comprometer os colaboradores da Empresa com a Gesto pela Qualidade Total. Estimular a prtica do trabalho em equipe. Evidenciar a participao do colaborador nas atividades desenvolvidas em seu dia-a-dia de trabalho, valorizando-o como profissional e ser humano.

Resultados !
Melhoria da qualidade dos processos Aumento da produtividade Preveno de acidentes Padronizao das tarefas ou atividades Eliminao de desperdcios Incentivo criatividade da equipe Autodisciplina dos colaboradores Reduo do "stress" das pessoas Racionalizao do tempo Aumento de vida til das mquinas e equipamentos Otimizao do espao

O que so os "5S" ?
Os "5S" so as iniciais de 5 palavras, criadas no Japo, que representam atitudes de comportamentos essenciais para se obter Qualidade Total em tudo o que se faz.

Definindo os "5S"
SEIRI Senso de Utilizao SEITON Senso de Ordenao SEISO Senso de Limpeza SEIKETSU Senso de Sade SHITSUKE - Senso de Autodisciplina No se deve restringir as atitudes ao sentido literal do "5S", porque eles significam "sensos", isto , sentidos, algo do interior de cada um; portanto, torna-se imprescindvel que todo colaborador sinta a necessidade de estar integrado ao "5S".

Explicando cada "S"


SEIRI Senso de Utilizao Em sentido amplo significa: " utilizar os recursos disponveis, com bom senso e equilbrio, evitando ociosidade e carncias" Em sentido restrito, para possibilitar ao imediata, significa: "manter, no ambiente considerado, somente os recursos necessrios". Identificar e separar os itens necessrios e desnecessrios (por grau, tipo, tamanho, etc.) existentes no local de trabalho. Somente os itens necessrios devero permanecer nos ambientes de trabalho. A organizao deve criar frases curtas e esclarecedoras para expressar esse conceito. Exemplos: Mantenha somente o necessrio no local de trabalho; Selecione somente o que voc precisa; Combata o desperdcio. Benefcios do senso de utilizao: Liberao de espaos para diversos fins; Reciclagem de recursos escassos; Re-alocao de pessoas que no estejam sendo bem utilizadas; Combate ao excesso de burocracia; Diminuio de custos etc. Como praticar: Classificao: Objetos e Dados Necessrios Usados Constantemente: Colocar mais prximo possvel do local de trabalho. Usados Ocasionalmente: Colocar um pouco afastado do local de trabalho. Usados Raramente: Colocar separado num local determinado Objetos e Dados Desnecessrios Sem uso potencial: Vender ou dispor imediatamente. Potencialmente teis ou valiosos: transferir para onde forem teis. SEITON Senso de Ordenao Sentido amplo adotado: "dispor os recursos de forma sistemtica e estabelecer um excelente sistema de comunicao visual para rpido acesso a eles". Estabelecer um local de acordo com um princpio ou mtodo racional para guardar estes itens, facilitando a sua localizao. A ordenao facilita a utilizao, diminuindo o tempo de busca. No Japo, geralmente se faz referncia ao SEIRI/SEITON como constituindo um conceito unitrio. A comunicao desse senso dentro das organizaes feita com algumas farses do tipo:

Mantenha cada coisa no seu lugar; Um lugar para cada coisa; cada coisa no seu lugar; Deixe tudo vista; Encontre em 30 segundos. Benefcios do senso de utilizao: Economia de tempo; Diminuio do cansao fsico por movimentao desnecessria; Melhoria do fluxo de pessoas e materiais; Rapidez na movimentao e resgate de pessoas em caso de emergncia; Diminuio do estresse por buscas mal sucedidas etc. Como Praticar: Melhora o leiaute de forma a facilitar o fluxo das atividades e pessoas; Identificar todos os locais e recursos de forma bem visvel; Dispor os itens de acordo com a freqncia de uso, por exemplo: Colocar ao alcance da mo o que se usa toda hora; Colocar prximo ao local de trabalho o que se usa todo dia; Colocar no almoxarifado o que se usa toda semana; Colocar disposio o que no tem uso previsvel; Padronizar os termos importantes de uso comum na organizao; Usar rtulos e cores vivas para identificar os itens, seguindo as regras j existentes para o uso de cores; Guardar os objetos semelhantes no mesmo local; Expor visualmente todos os pontos crticos, tais como locais perigosos, parte das mquinas que exigem ateno especial etc; Cuidar para que a comunicao seja rpida e fcil; SEISO Senso de Limpeza Em sentido amplo significa: "praticar a limpeza de maneira habitual e rotineira e, sobretudo, no sujar". Pode-se dizer que no suficiente apenas varrer e remover p; importante que cada um, aps utilizar um material, deixe-o na melhor condio de uso possvel. Tambm utilizado para a limpeza de relaes e pensamentos. Num sentido mais restrito, a limpeza consiste em: "eliminar o p e a sujeira do ambiente e dos equipamentos". Mais importante do que limpar no sujar. Algumas frases tpicas usadas para divulgar a idia so: Jogue limpo; Mais importante do que limpar no sujar; Ser limpo estar limpo; Limpeza educao; Benefcios do senso de limpeza:

Sentimento de bem estar nos empregados; Sentimento de excelncia transmitido aos clientes; Preveno de acidentes; Manuteno dos equipamentos etc. Como fazer acontecer? Orientar os funcionrios com relao ao vesturio; Distribuir, amplamente, recipientes de coleta de lixo; Dar ateno especial aos banheiros Estabelecer horrio definido para que todos faam suas limpezas; Treinar todos os operadores para que sejam capazes de conhecer o equipamento que usam e estabelecer periodicidade para inspees detalhadas durante a limpeza. SEIKETSU Senso de Sade Manter as condies de trabalho favorveis para a sade fsica e mental de todos os colaboradores. No 5S o senso de sade refere-se ao estado atingido com a prtica dos trs sensos anteriores, acrescido de providncias rotineiras e habituais em termos de higiene, segurana no trabalho e sade pessoal. Enquanto a prtica dos trs primeiros sensos traz efeitos imediatos, o mesmo no ocorre com o senso de sade, pois os seus resultados no so prontamente observveis. Algumas frases: Mantenha um ambiente agradvel e seguro; Esteja atento s condies de segurana e de sade; Trabalhe seguro; Mantenha-se saudvel. Benefcios: Os benefcios relativos ao senso de sade so evidentes por si mesmos, j que o objetivo preservar a vida pelo seu valor intrnseco e, obviamente, para que o empregado possa transformar a sua energia fsica e mental em bens e servios. Cada dia afastado do trabalho SHITSUKE Senso de Autodisciplina Exercitar a fora mental, fsica e moral, utilizando instrues e autotreinamento com fora de vontade, na busca da melhoria e na manuteno dos quatro "S" anteriores.

Finalmente !
Os "5S" so instrumentos simples com nfase na prtica imediata de hbitos saudveis que permitem a integrao do pensar, do sentir e do agir. Essas prticas promovem a imediata mudana do ambiente de trabalho e da vida pessoal de cada colaborador, pois o Programa leva a transformaes, principalmente, de comportamento, para que todos criem atitudes e hbitos positivos. Cada profissional torna-se um multiplicador do "5S".

Com isso, ento, descobrimos que o Programa 5S prepara o ambiente de trabalho e desperta o esprito participativo, que favorecem a implantao da Gesto pela Qualidade Total GQT na Empresa.

" Os grandes resultados e as grandes conquistas jamais sero conseguidos atravs de grandes esforos de poucas pessoas. Os grandes resultados e as grandes conquistas s sero conseguidos atravs de pequenos esforos de todas as pessoas."
( autor desconhecido ) Matria adquirida na Internet

Vous aimerez peut-être aussi