Vous êtes sur la page 1sur 27

Professor: Sebastio Gomes de Abreu

Parafusos Todo parafuso tem rosca de diversos tipos. Para voc compreender melhor a noo de parafuso e as suas funes, vamos, antes, conhecer roscas. Roscas Rosca um conjunto de filetes em torno de uma superfcie cilndrica.

As roscas podem ser internas ou externas. As roscas internas encontram-se no interior das porcas. As roscas externas se localizam no corpo dos parafusos.

Tipos de Porcas

Arruelas

Arruelas so elementos de mquinas que servem para proteger a superfcie das peas, evitarem deformaes nas superfcies de contato, e tambm, de acordo com sua forma, evitar que a porca afrouxe.

Tipos As arruelas so geralmente classificadas em: Arruelas de segurana; Arruelas lisas ou planas; Arruelas de presso. Os desenhos abaixo mostram os vrios tipos de arruelas, bem como exemplos de aplicaes.

Chavetas

A Chaveta um elemento de mquina utilizado como meio de ligao no permanente. Evitando o deslizamento na transmisso de foras, a chaveta tem seu grande emprego na fixao de rodas dentadas, polias, volante etc., aos respectivos eixos.

Tipos Os tipos de chavetas mais empregadas so:

Observe que as chavetas no foram hachuradas, obedecendo conveno de que, no sentido longitudinal, os elementos de mquina no so cortados.

Rebites

Os rebites so empregados para unies, em carter permanente, de chapas e perfis laminados. Tm sua grande aplicao em estruturas metlicas, construes de reservatrios, caldeiras, etc. os rebites so feitos de material resistente e dctil, como o ao, o lato e o alumnio. So classificados de acordo com seus elementos: cabea, corpo e contra-cabea.

Costuras

Costura Simples

Costura Dupla

Costura ziguezague

Soldas Por seu grande emprego, nos diversos ramos industriais, faz-se necessrio o conhecimento da conveno para os diferentes tipos de soldas, visto que tal recurso vem substituindo o rebite e o parafuso na unio permanente de chapas, perfis laminados e estruturas metlicas. Nas construes de mquinas, muitas peas anteriormente fundidas ou forjadas so hoje projetadas e construdas em partes e unidas por solda. Exemplo:

Tipos de Solda

Simbologia da Soldagem

Os smbolos de soldagem constituem um importante meio tcnico em engenharia para transmitir informaes. Os todas smbolos fornecem todas as informaes. Os smbolos fornecem

as informaes necessrias soldagem, tais como: geometria e dimenses do chanfro,

comprimento da solda, se a solda deve ser executada no campo, etc. este item se baseia nas normas AWS A2.1, AWS A2.4 e ABNT RB-2, que tratam especificamente deste assunto.

Smbolos bsicos
Tipos de Solda
Aresta dupla Aresta Simples Bordas Paralelas ou em 1 V.X V.K Juntas Chanfradas

Smbolos Bsicos

Observaes

No caso de chanfro X, representar o X simetricamente em relao linha de referncia. No caso de chanfro K, representar o K simetricamente em relao linha de referncia: a linha vertical do smbolo deve ficar esquerda. A linha vertical do smbolo deve ficar esquerda.

Duplo J

No caso de chanfro em Duplo J, representar o smbolo simetricamente em relao linha de referencia: a linha vertical do smbolo deve ficar esquerda.

U Duplo U V Flangeado X Flangeado V Flangeado K Flangeado No caso de chanfro K flangeado, representar o smbolo simetricamente, em relao linha de referncia. Traar a linha vertical do smbolo esquerda; no caso de filetes duplos contnuos representarem o smbolo em ambos os lados da linha de referncia de modos simtricos; no caso filetes duplos em escalo, os tringulos devem ser defasados. No caso de chanfro X flangeado, representar o smbolo simetricamente em relao linha de referncia. No caso de chanfro em Duplo U, representar o smbolo simetricamente em relao linha de referncia.

Solda de Filete

Solda em bujo ou em ranhura Depsito de cordo Solda de enchimento ou depsito Pontos Representar simetricamente em relao linha de referncia

Solda por resistncia

Projeo

Costura

Representar simetricamente em relao linha de referncia. Representar simetricamente em relao linha de referncia.

Por descarga ou por fluncia

Smbolos suplementares Os smbolos suplementares so empregados para detalhar ou explicar algumas caractersticas do cordo, como sua aparncia, seu acabamento etc.; como o prprio nome indica, eles suplementam os smbolos bsicos, sendo geralmente representados na cauda ou junto linha de chamada da linha de referncia.

Representao dos smbolos A figura mostra os locais padronizados para os vrios elementos de um smbolo de soldagem.

A _ ngulo do chanfro, incluindo o ngulo de escariao para solda de tampo. (E) _ Garganta efetiva. F _ smbolo de acabamento. L _ Comprimento da solda. (N) - Nmero de soldas por pontos ou de solda por projeo. P _ Espaamento entre centro de soldas contnuas. R _ Abertura da raiz; altura do enchimento para soldas de tampo de fenda. T _ Especificao, processo ou outra referncia. 1 _ Cauda do smbolo. Pode ser omitida quando no se usar nenhuma referncia. 2 _ Smbolo bsico de solda ou referncia de detalhe de solda a ser consultado. 3 _ Linha de referncia. 4 _ Seta ligando a linha de referncia, ao lado indicado de junta. 5 _ Os elementos constantes desta rea, permanecem inalterados mesmo nos casos em que a causa e a seta do smbolo so invertidos.

Exemplos de aplicao da simbologia de solda

Exemplos de smbolos de acabamento de soldas

Solda em vrios planos executa em toda periferia de contato dos membros 1 e 2.

Exemplos de smbolos de soldagem descontnua.

Solda em todo contorno do membro 1 cuja extremidade foi usinada em forma de cone. Notar a indicao D/2 e os smbolos combinados, o primeiro relativo solda em chanfro complementada com uma solda em ngulo.

Junta de Tampo, chanfro em V e em U. Nestes casos, o smbolo pode possuir mais outra linha de referncia, sendo que a mais prxima da seta indica a primeira operao a executar. Aps concluso das operaes do lado oposto da seta, iniciar as operaes do lado da seta com a goivagem.

Molas A mola um dispositivo mecnico com o que se d impulso ou resistncia ao movimento de uma pea. So diversos os tipos de molas existentes sendo as molas helicoidais as de maior emprego. Seguem as representaes normais, simplificadas e esquemticas, segundo as Normas Tcnicas. Na representao de molas helicoidais, indicamos a seo do material, o nmero de espiras, o dimetro interno da espira, o comprimento livre e o passo.

Rolamentos Rolamentos so elementos de mquinas dos mais empregados, sendo difcil projetar um conjunto mecnico rotativo do qual no faa parte de um rolamento. Em desenho de mecnica, so representados da seguinte forma:

Observao Existindo uma variedade e considervel quantidade de tipos e tamanhos de rolamentos, a especificao de um tipo desejado deve ser feita sempre mediante os catlogos dos fabricantes. Numa correta especificao de rolamentos importante definir, pelo menos, os dados seguintes: Nome do Fabricante; Medidas do Eixo; Nmero do rolamento no catlogo; Dimetro do furo do rolamento; Dimetro externo; Medida da largura do rolamento.

Pinos So empregados para estabilizar posies relativas de certas pecas e para fixar partes de mquinas, tais como manpulos a eixos, etc. classificam-se os pinos em cnicos, cilindros e entalhados. Os pinos cnicos fixam as partes firmemente, graas sua conicidade, padronizada em 1:50. A medida nominal sempre a da extremidade menor, que corresponde ao dimetro do furo. As indicaes que devem contar do desenho so: comprimento, dimetro nominal, conicidade, e acabamento.

Os pinos cilndricos so produo e emprego mais econmicos que os anteriores, mas apresentam maior dificuldade de remoo. Tm sua funo no ajuste forado.

Os pinos entalhados simplificam e barateiam a operao de ajuste. Pino e furo tm o mesmo dimetro nominal. As salincias decorrentes do entalhe cedem elasticamente ao ser o pino introduzido forado no furo.

Contra pinos So elementos de segurana empregados em eixos, parafusos, etc. So de fcil utilizao e seu emprego muito difundido na indstria automobilstica e de mquinas em geral.

Exemplos de Aplicao:

Polias Polias so elementos de mquinas utilizados para transmitir movimentos de rotao entre dois eixos com o auxlio de correias. A seguir esto representadas em meia vista vrios tipos de polias e tambm alguns modelos de correias. No dimensionamento de uma polia devemos ter o cuidado de colocar as cotar e informaes necessrias sua construo, de acordo com as tabelas previstas pelos

fabricantes de polias e correias. Polia Detalhe Polia Detalhe

Tipos de Correias

Mancais

Os mancais servem de apoio fixo aos elementos de mquinas dotados de movimento giratrio (eixos). Compe-se o mancal, de estrutura geralmente de ferro fundido e bipartido (base e tampa), que encerra a bucha, no interior da qual gira o eixo.

Os mancais classificam-se, em relao ao sentido das cargas, em horizontais e verticais, conforme exemplos abaixo:

Quanto construo interna, os mancais se classificam em mancais de deslize e de rolamento. Nos mancais de deslizamento, o eixo desliza sobre a bucha que feita em metal antifrico ou de materiais plsticos. As buchas servem para diminuir o atrito e o desgaste do eixo. Nos mancais de rolamento, o eixo rola sobre rolos ou esferas de ao (rolamento), como no exemplo abaixo.

Engrenagens

As engrenagens so formadas por rodas dentadas. Constituem um meio importante de transmisso de movimentos de rotao entre dois eixos, de um modo direto e exato, sem deslizamento. As engrenagens mais usuais so: cilndricas paralelas, cnicas, helicoidais e helicoidal com parafuso sem-fim.

Nomenclatura dos elementos das engrenagens

Com

objetivo

de

facilitar

desenho,

representamos

as

engrenagens

de

forma

esquemtica, simplificada ou simblica, como no quadro abaixo, devendo-se ter o cuidado de colocar todos os dados e informaes necessrias sua confeco, tais como: nmero de dentes, dimetro primitivo interno e externo, modulo, passo, largura e dimenses do cubo.

Conjuntos

Desenho de conjunto Os conjuntos mecnicos, geralmente, so desenhados de duas formas: Desenho de detalhe _ as peas so desenhadas separadamente; Desenho de conjunto _ as peas so desenhadas em conjunto, dando uma idia de montagem. Nos exemplos abaixo, esto desenhados detalhes e conjuntos de uma chave de fenda de hastes permutveis.

A escolha das vistas para os desenhos de conjuntos obedece aos mesmos princpios usados nas projees das peas. As peas componentes de um conjunto so identificadas, no desenho, por nmeros, colocados dentro de pequenas circunferncias. Nos desenhos de conjuntos, existe uma tabela, colocada acima do rtulo, que indica a quantidade, o nmero, o nome e o material de cada pea, alm de outras informaes que se fizerem necessrias. O exemplo abaixo e o da folha seguinte mostram o conjunto e os detalhes do Grampo Fixo.

Grampo Fixo Escala 1:1

Desenho em Catlogo Um conjunto mecnico pode ser desenhado, tambm apenas com o objetivo de mostrar os seus componentes e a nomenclatura destes, como o caso do desenho da Serra Alternativa Tipo Mecnico apresentada abaixo. Note que o conjunto foi representado em VISTA NICA no houve no houve preocupao com os seus detalhes, pois o objetivo era apenas apresentar a nomenclatura das peas componentes da Serra Alternativa. Poderia ter sido utilizada tambm a representao em perspectiva, que nos mostraria o conjunto com suas trs dimenses; no entanto, sempre que possvel, evita-se esta representao, por ser de difcil e demorada elaborao. Estes desenhos de conjuntos so muito usados em Manuais de Instruo e Catlogos.

1 _ Manpulo da morsa 2 _ Arco da serra 3 _ Corredio do arco 4 _ suporte guia da corredia 5 _ contrapeso 6 _ parafuso da morsa 7 _ morsa 8 _ lmina 9 _ suporte do contrapeso 10 _ engrenagem de transmisso 11 _ volante da biela

12 _ capa da engrenagem 13 _ polia 14 _ pinho de transmisso 15 _ base da morsa 16 _ pea 17 _ desligador automtico da chave eltrica 18 _ manivela 19 _ barramento 20 _ motor eltrico 21 _ ps

Vista explodida Outro tipo de desenho de conjunto muito empregado o da VISTA

EXPLODIDA mostrando o conjunto como se estivesse desmontado, porm fazendo correspondncia s posies de cada detalhe no conjunto. Embora de difcil e demorada elaborao, tambm muito usado em catlogos comerciais em manuais de instruo. Os desenhos abaixo apresentam os conjuntos em VISTAS EXPLODIDAS.

Vous aimerez peut-être aussi