Vous êtes sur la page 1sur 17

Conhea O Deus Que Habita No Homem (Estudo sobre o Esprito Santo)

fev 6, 2008 Autor: MOISS CARNEIRO O ESPRITO SANTO Introduo Bem, falar da pessoa e obra do Esprito Santo uma tarefa muito difcil. Mesmo aqueles que uma vez j o recebeu sentem essa dificuldade. Porm um assunto maravilhoso, que traz aos leitores um desejo maior de entregarem suas vidas para serem cheios dEsse Esprito. Ns cristos sabemos que vivemos num mundo espiritual onde lutamos constantemente contra os poderes espirituais da maldade (Ef 6.12). So os nossos adversrios, o prprio diabo e seus sditos. Essa fascinante batalha exige que vivamos uma ntima relao de comunho com o Esprito de Deus. Portanto ns devemos buscar esse revestimento atravs da Consagrao: orao e leitura da palavra do Senhor, afim de que conheamos de perto este Poder e o resultado disso ser a nossa vitria contra nos nossos adversrios. Esse Estudo Sistematizado vai ajudar voc conhecer melhor o Esprito de Deus, como : sua personalidade; smbolos; ministrio; fruto; dons, etc. Por que devemos conhecer o Esprito Santo? , ou no , importante conhec-lo? Sim, necessrio conhecer ao Esprito Santo. Porque Ele to importante quanto o Pai e o Filho. o prprio Deus. o Deus que atua sobrenaturalmente em ns e no Universo de uma maneira invisvel, oculta, para proclamar o nome do Filho de Deus Pai (Jo. 15.26). E tornar a Igreja semelhante a Ele Jesus o Cristo Ressurecto. E eu rogarei ao Pai e ele vos dar outro Consolador, para que esteja sempre convosco. (Jo 14.16) A NATUREZA DO ESPRITO SANTO NOMES DO ESPRITO SANTO O Esprito de Deus: ( Gn.1.2; 1Sm. 10.10; Mt 3.16; Rm. 8.9 ) esse nome dado ao Esprito Santo, o que mais o identifica como participante da Divindade. No seria difcil descrever a divindade do Pai ou a do Filho, mas quando pensamos em formar um conceito definido e verdadeiro do Esprito Santo, confessamos Ter algumas dificuldades. Por qu ? Existem duas razes para essa teologia: a- No relato das escrituras, o Esprito Santo opera invisivelmente. So operaes que os olhos humanos no podem ver. b- A segunda razo, porque o Esprito Santo no fala de si mesmo.

Voc cr no Esprito Santo como uma pessoa ? Para muitas pessoas como a Sr.. Mary Baker (Fundadora da Seita Cincia Crist), o Esprito Santo, uma Cincia Divina; j para outras, Ele simplesmente uma fora que atua no Universo, enfim, um ser impessoal. Contudo, as Escrituras descreve de uma maneira plena quanto a sua personalidade. Provas de que o Esprito Santo uma pessoa: Ele pensa; (Rm8.27) Ele sente; (Rm15.30) Determina; (1Co12.11 ) Revela; (2Pe1.21) Clama; (G4.6) Entristece-se; (Ef4.31) Fala; (Ap2.7) Portanto, devemos honr-lo como uma pessoa. Uma pessoa que independe de Deus. Porque age distintamente do Pai e do Filho. Diz Myer Pearlman : o Esprito Santo uma pessoa distinta e separada de Deus Ele sempre representa o nico Deus que opera nas esferas dos pensamentos, da vontade, da atividade. O fato de o Esprito Santo ser um com o Pai e ao mesmo tempo ser diferente de Deus, parte do grande mistrio da Trindade. Esprito Consolador: (Jo14.16; 17.6) A palavra consolador, significa no grego parcleto, que condiz com o mesmo que algum separado para ajudar, dar assistncia a outrem em qualquer que seja a circunstncia. J no latim, a palavra parcleto se conhecia como advocatus. nome esse que era dado aos amigos que compartilhavam e auxiliavam no julgamento dos rus na antigidade. E foi isso realmente, que o Senhor Jesus quis passar para a mente de seus discpulos, quando disse : Eu rogarei ao Pai e ele vos dar outro Consolador. Estava dizendo que enviaria algum que lhes ajudaria em suas causas, que daria assistncia em todas as necessidades de suas vidas. E estaria com eles para sempre. Na histria da igreja primitiva (livro de Atos), vemos como o Esprito Santo atuou maravilhosamente. Derramando sobre ela a virtude para pregar o evangelho aos homens; orientando-a; guardando-a em todos os momentos, principalmente em meio s perseguies. E de l at aqui, o mesmo Esprito continua atuando sobre a igreja. Portanto, se voc faz parte do corpo de Cristo, saiba que Ele est contigo, para advogar sua causa. E lhe dar assistncia em todo o tempo. Esprito da Verdade: (Jo14.17; 15.26) Esse dado ao Esprito Santo, por ser Ele quem testifica e revela o Filho do Homem ao mundo. Ele fala a respeito das palavras e da vida de Jesus Cristo. E no fala de si mesmo. O Esprito da Verdade uma expresso que comporta em si um significado apreciativo de seu tratamento em relao ao Senhor Jesus. Por isso, quando se diz Esprito da Verdade, o mesmo que dizer Esprito que testifica a Verdade. Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida(Jo14.6). Em outro verso disse ainda : O Esprito da Verdade que procede do Pai, ele testificar de mim (Jo15.26). Ento, a Verdade que o Esprito testifica o prprio Jesus.

Esprito de Adoo: (Rm8.15-16) Todo homem que recebe a Jesus como seu Salvador, torna-se participante da famlia divina ( Jo1.12 ). Um filho por adoo em Jesus. E o Esprito Santo atua decisivamente como uma testemunha disso no homem, ou melhor no interior do homem. O mesmo Esprito, testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus. (Rm8.11) Esprito da Promessa: (Ef1.13). O Senhor Deus, atravs do profeta Isaas (Is44.3), Joel (Joel2.28), e outros, predisse a Israel um futuro derramamento do Esprito sobre toda a carne. Com isso, d-se esse nome ao Esprito Santo, por ser prometido pelo Pai na Antiga Aliana. Uma Promessa que foi reivindicada pelo Salvador. E teve seu cumprimento parcial no Dia de Pentecostes (At2.1-4). E continua se cumprindo na Igreja. Esprito Santo: (Atos 5.3; Rm1.4). Esse nome dado ao Esprito, porque Ele Santo, Deus, e Deus Santo (Lv 20.26). Sua obra no homem baseia-se na santificao. O Esprito de Deus Santo, e veio a santificar os filhos de Deus de forma processual, trabalhando na personalidade do ser, separando-os plenamente da fora do pecado, e das contaminaes que esto sobre este mundo. O processo da santificao, em relao ao tempo, de acordo com a natureza de cada indivduo. Uns, alcanam rapidamente uma estatura de santidade, que louvvel; j outros, s vezes, demoram um pouco mais. um processo que faz com que todos os servos do Senhor alcancem uma estatura de varo perfeito. SMBOLOS DO ESPRITO SANTO gua: (Ez 36.25-26; Is 44.3; Jo 3.5). O Esprito Santo uma Cisterna de gua viva. a gua que lava e purifica, santificando e saciando o pecador. a gua viva, porque se distingue da gua natural, uma vez que esta pode ser detida, e contaminada por sua inertibilidade. Mas, o Esprito Santo, a gua Viva, est sempre correndo e saltando, e por onde quer que passa, produz vida. leo / Azeite: (Sl 45.7). Um smbolo freqentemente usado para comparar o Esprito o leo (azeite). A sua utilizao pelo povo Hebreu, na Antiga Aliana, dava consagrao nos rituais que eram realizados. Por exemplo, a consagrao dos Sacerdotes; dos objetos que faziam parte do Tabernculo construdo por Moiss, etc. Essa consagrao, na verdade, nada mais do que uma separao para o Servio do Senhor que era feita simbolicamente atravs do leo (azeite). O Esprito Santo, o leo, que quer tornar sua vida consagrada (separada) e qualificada, para um ministrio aprovado. Fogo: (Ex 13.21; Is 4.4; Ml 3.2; Mt 3.11). O fogo nos traz em seu significado, uma idia de purificao. o fogo do Esprito que penetra no interior dos servos de Deus consumindo os pequenos resduos, que se atrofiam diariamente na alma, como: tristeza, amargura de esprito, rancor, dio, etc. Esse Fogo queima, e d uma vida de vitria para os que recebem; faz do seu portador um vencedor sobre esses ressentimentos que provm de uma vida amarga. E produz uma vida de perfeito e agradvel louvor ao Senhor. Pomba: (Mt 3.16; 10.32). Pomba a forma comparativa de qualificao que pode ser dado a uma pessoa ou um ser.

Pomba indica: simplicidade, doura, amabilidade, paz, pureza, brandura, sensibilidade. Jesus advertiu os fariseu, h que no proferissem palavras de blasfmias contra o Esprito Santo, devido a Sua Sensibilidade. Selo: (Ef 1.13; 2Tm 2.19). O selo fala de possesso. Fala que o Senhor nos comprou com seu sangue e nos selou com o doce Esprito Santo. Ento, somos propriedade exclusiva de Deus. Esse selo no tem que ver com o batismo no Esprito Santo, baseado no falar em lnguas. Esse selo , indica a Sua atuao ( moradia ) na vida do homem que cr em Jesus. Tambm fala de uma garantia de herana celestial. Vento: (Ez 37.7-10; Atos 2.2). O vento indica uma espontnea regenerao. Imagine uma rvore com muitas folhas, umas verdes e outras secas. Logo, um vento assoprando fortemente sobre ela. Voc deve Ter concludo que , voc acertou ! S restaram as folhas verdes (com vidas). As secas no possuam mais em si nenhum valor para aquela rvore, ento, o vento as deslocou daquela rvore. Assim tambm opera o Vento do Esprito, o vento Regenerador. O Seu assoprar sobre o homem (rvore), limpa-o, purifica-o, tira o que no presta, e o torna perfeito para Deus. MINISTRIO DO ESPRITO SANTO O ministrio do Esprito Santo se baseia na plena atuao da Sua Pessoa sobre a vida da Comunidade (Igreja)administrando os filhos de Deus pelos seus dons, poder, graa, etc. Esse ministrio teve seu incio no Dia de Pentecostes, quando da efuso ( derramamento ), do Esprito. Devendo continuar at o dia da Vinda de nosso Salvador Jesus Cristo. O Esprito no Antigo Testamento importante lembrar que o Esprito Santo, tambm atuou na Criao do Universo (Gn.1.2). Diz o texto que, Ele pairava sobre a face das guas, participando em comum com o Pai e o Filho na Criao de todo o Universo. Atuou tambm na formao do homem. (Gn1.26). Aps a criao do homem, o Esprito passou a se manifestar na vida humana, em acordo com a necessidade do servio divino. No era dado como na efuso. Era dado de uma maneira transitria e especfica, que inspirava os santos de Deus para revelar e transmitir uma mensagem divina. Homens inspirados pelo Esprito Santo no Antigo Testamento: Moiss (Nm. 11.16-17) Josu (Nm. 27.8-21) Jos (Gneses). 41.38-40) Otoniel (Jz 3.9-10) Bezaleel (Ex 35.30-31)

Gideo (Jz 6.34) Jeft (Jz 11.29) Sanso (Jz 13.24-25) Davi (1Sm. 16.13) Jaaziel (2Cr. 20.14) A Promessa O Esprito Santo foi prometido ao povo de Deus (Israel) na Antiga Aliana. Deus consolou seu povo dizendo que nos ltimos dias, derramaria do Seu Esprito sobre toda a carne (Joel 2.28-31). E de fato esse acontecimento se deu no Dia de Pentecostes (Atos 2.1-5). O Esprito Santo em Cristo Devido importncia da vida de Jesus e o cumprimento das profecias feitas no Antigo Testamento com relao a sua Obra. No a poderia fazer sem a atuao do Esprito Santo sobre sua vida. Nascimento: (Mt 1.18-20; Lc 1.35) A misteriosa encarnao de Deus entre os homens, se deu pela obra milagrosa do Esprito Santo. Jesus foi concebido no ventre de Maria, pelo poder do Esprito do Altssimo (Mt 1.18). Infncia: (Lc 2.39-40 ) Jesus foi criado como uma criana normal. Mas seus pais, Jos e Maria, sabiam de Sua Misso, e viam o diferente dos demais. O menino Jesus com certeza aprendeu a ler, e escrever na sinagoga na cidade de Nazar. Sua sabedoria no se baseou somente nos ensinos humanos, mas principalmente do que o Esprito lhe ensinava. O texto de Lucas 2.40 diz e o menino crescia e se fortalecia em esprito, cheio de sabedoria, e a graa de Deus estava sobre ele. Nota. Prova de que Jesus: sabia ler. ( 4.16-20) sabia escrever. (Jo 8.6) Batismo: (Mt 3.13-17; Lc. 3.21-22) O batismo de Jesus marcou o incio de seu ministrio. Comeou, ento, a Ter em sua vida uma nova relao com o Esprito Santo. E o Esprito Santo desceu sobre ele em forma corprea de pomba(Lc 3.22). Jesus estava recebendo a uno para o ministrio. Isto era uma indicao de que seus passos seriam iluminados, sua vida seria guiada e amparada pelo Esprito de Deus at completar a sua Obra. Ministrio: (Lc 4.18) O ministrio de Jesus foi marcado com o poder do Esprito Santo. Ele foi levado ao deserto pelo Esprito (Mt 4.1), depois de ter vencido as tentaes, comeou a ensinar, pregar o Reino de Deus, e a curar todos os que estavam enfermos (Mt. 4.23). Cumprindo o que disse o profeta Isaas (Is 60.1): O Esprito do Senhor est

sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas novas aos quebrantados de corao, a proclamar liberdade aos cativos, e pr em liberdade os algemados, e apregoar o ano aceitvel do Senhor. Morte: (Hb 9.14) Diz Myer Pearlman: O mesmo Esprito que levou a Jesus para ser tentado no deserto e o guardou ali, tambm lhe deu fora para chegar at a Cruz e cumpriu o seu ministrio. Glria a Deus! Ressurreio: (Rm1.4) O Esprito Santo foi o agente vivificante na ressurreio de Cristo. Aps sua ressurreio, Jesus apareceu aos discpulos, ordenando a eles o Esprito Santo (Jo 20.22). Isso foi uma pr-figurao do que haveria de se proceder no Pentecostes. Contudo, estava abenoando-os com o Esprito vivificante. o Esprito que d vida aos mortos. E que segundo a prescincia de Deus o Pai, foi o promotor da ressurreio de Jesus Cristo. Ascenso: (Atos 1.5-11) A ascenso de Jesus foi o ponto de partida para o cumprimento da promessa do Esprito Santo (Joel 2.28), tambm marcou o final do ministrio terreno de Jesus para o incio da atuao do Esprito sobre a igreja e o Mundo. Na ascenso, o Esprito concluiu seu ministrio em Jesus, e iniciou sobre a igreja (o corpo de Cristo). O Esprito Santo na Igreja O incio da igreja como organismo vivo deu-se no Dia de Pentecostes, com a efuso do Esprito Santo (Atos 2.1-4), marcando o cumprimento parcial da antiga promessa feita em Joel 2.28-31. E tambm de uma nova Dispensao, a dispensao da graa. A partir dali, a igreja estava capacitada para pregar o Evangelho comeando por Jerusalm, at os confins da Terra (Atos 1.8). Vemos que o inicio da igreja foi marcado com um grande milagre, pela atuao nica do Esprito Santo. Quando o apstolo Pedro, ao deu seu discurso sobre o cumprimento das antigas profecias feitas por Deus no Antigo Testamento, depois de ter recebido esse poder. Viu uma grande converso de almas, quase trs mil. Esse poder, fazia a igreja crescer muito naqueles dias. Somente pela atuao do Esprito de Deus que a igreja pode crescer plenamente. O Esprito Santo opera na igreja da seguinte forma: Na obra de Misses; No Ministrio da Pregao, Na Orao. Grandes verdades: A igreja primitiva nasceu no Poder do Esprito (Atos 2.1-4). O Esprito Santo habitava naquela igreja (Atos 9.3; Ef 2.22). O mago do batismo com Esprito Santo, o recebimento de Poder (Atos 1.8; 4.34; 1Tess. 1.5). Se a igreja viver sob a direo do Esprito Santo, poder ento manter o despertamento

e a doutrina inalterveis. Somente com a renovao contnua, a igreja poder se manter cheia do Esprito Santo (2Co. 4.16). O Esprito Santo na Experincia Humana Convico: Jesus disse E quando ele vier, convencer o mundo do pecado, da justia, e do juzo(Jo 16.8). Como pode o homem se justificar diante de seu Criador? impossvel que ele realize isso por si prprio. Pois as obras, na verdade, quem fazem separao entre Deus e os homens. Porm o pecador que recebe a assistncia do Esprito Santo, pode alcanar a sua adoo de filho pelo processo da Salvao. Converso significa, voltar em direo oposta. O pecador est em direo ao abismo, e sempre pecando contra Deus, mas o Esprito com o Seu poder o incita para o Caminho Perfeito, Jesus Cristo. Pois Ele, o Esprito Santo, persuasivo para fazer o mais vil pecador se arrepender de seus pecados. a) Pecado: por muito grande e perigoso que seja o pecado, tal a ignorncia dos homens ao seu respeito que sua criminalidade inteiramente desconhecida, at que seja esclarecida pela influncia do Esprito Santo, o Consolador. A conscincia poder convencer os homens dos pecados comuns, mas nuca do pecado da incredulidade. Jamais homem algum foi convencido da enormidade desse pecado, a no ser pelo prprio Esprito Santo. b) Justia: Todos sabem, como foi de maneira humilhante e escarnecedora que os judeus mataram a Jesus. Consideraram-no um malfeitor, um impostor da lei. Mas agora, quando foi derramado o Esprito Santo no Dia de pentecostes, o poder que veio sobre aqueles irmos (quase 120), e a ocorrncia de muitos milagres que eram realizados em Seu nome. Vendo tudo isso, muitos se convenceram quanto ao que ele havia falado e feito em sua vida. E tambm de que Ele era o Justo vindo do Deus. c) Juzo: Jesus falou a respeito de Satans, que j havia sido julgado e sentenciado a condenao eterna (Jo 16.11). Conclumos com isso, que Satans nosso inimigo quer levar consigo o mundo inteiro para a mesma condenao. Mas para aqueles que ouvem a voz do Esprito Santo, e aceitam a Jesus como seu Salvador, no sero condenados (Rm 8.1). Pois o prprio Cristo entregou-se na Cruz, e com seu sangue apagou todos os nossos pecados, e agora todos estamos livres desse juzo. Regenerao: Regenerao a forma espiritual e instantnea que o Esprito Santo usa para trabalhar no homem que recebe a Jesus, dando-lhe uma vida nova. Resumindo, o homem recebe uma vida nova pelo Esprito. Textos para memorizao: se algum no nascer de novo, no pode ver o Reino de Deus. (Jo 3.3) todo aquele que nascido de Deus no vive na prtica do pecado. (1Jo. 3.9) Em verdade, em verdade te digo, quem no nascer da gua e do Esprito no pode entrar no Reino de Deus. O que nascido da carne carne, o que nascido do Esprito esprito. (Jo 3.5-6) se algum est em Cristo, nova criatura , e as coisas antigas j se passaram, eis que tudo se fez novo. (2Co. 5.17)

Justificao: J regenerado, o homem automaticamente justificado. Pois Deus o v, de agora em diante, puro e justificado como se jamais tivesse cometido pecado. Como que algum que sempre est pecando pode se apresentar puro diante de Deus? Isso acontece pelo sangue poderoso e carmesim de Jesus Cristo. Pelo sangue, a dvida do homem est paga diante do Senhor. E o Esprito Santo atua decisivamente no interior do homem, lhe assegurando essa quitao de dvida, por meio do sacrifcio vicrio de Jesus. E como Promotor da Justia, o Esprito diz Agora, nenhuma condenao h para os que esto em Cristo Jesus, que no andam segundo a carne, mas segundo o Esprito (Rm 8.1). Santificao: A santificao o processo pelo qual o Esprito de Vida leva o pecador arrependido a renunciar este mundo tenebroso, e viver separadamente para Deus. um processo que desenvolve a purificao no homem, s vezes lentamente, porm muito eficiente. O Esprito Santo vai deportando as bagagens como: sujeiras, costumes, que o pecador trs consigo deste mundo, e o ensina a viver em novidade de vida, at que chegue a ser varo perfeito diante do Senhor. Segui a paz com todos, e a santificao, sem a qual ningum ver o Senhor (Hb 12.14). E o Esprito completar essa obra em ns, quando for transformados os nossos corpos fracos em corpos de glria, no dia do arrebatamento. Mas at que chegue esse dia, temos o compromisso de nos esforar e com Seu auxlio, nos santificar. O Batismo no Esprito Santo Habitao e Poder: Como parte do rol das grandes doutrinas (verdades) bblicas, o Batismo no Esprito Santo, para muitos tem sido um assunto polmico, e aceito de maneiras diferentes pelas diversas Comunidades ( Igrejas ). Na verdade, o Batismo no Esprito Santo, dado espontaneamente pela graa a todos os que professam sua f no Filho de Deus. Assim como o batismo nas guas, que significa imerso, para os cristos que recebem o batismo no Esprito Santo, tambm significa ser imerso nas guas do Seu Poder. (Atos 1.5-8). Esse Batismo, na verdade a Habitao Plena e Vitalizante do Esprito de Deus que emana poder capacitando o crente a fazer a obra do Senhor. O batismo no Esprito Santo uma obra diferente e a parte da regenerao, tambm por Ele efetuada. Assim como a obra da santificao diferente e completiva em relao obra regeneradora do mesmo Esprito, assim tambm o batismo no Esprito complementa a obra regeneradora e santificadora. Pode algum ser cheio do Esprito Santo, e no ter falado noutras lnguas? A resposta sim. O Novo Testamento, ensina que a pessoa no pode ser filho de Deus sem ter o Esprito, ou seja, ter a habitao do Esprito. se algum no tem o Esprito de Deus, esse tal no dele (Rm 8.9). No devemos confundir. O batismo no Esprito Santo no essa atuao que vem sob o homem que aceita a Cristo. Mas a Plena Habitao, que libera Poder para pregar o Evangelho. Essa habitao plena e contnua do Esprito Santo sobre o homem, reveste-o de poder, para falar em outras lnguas. (Atos 2.4). Por ocorrer uma s vez na vida do

crente, o batismo no Esprito Santo deve ser acompanhado em orao, santificao, e deve ser sempre renovado e conservado (Ef 5.18). Falar em outras lnguas: (evidncia inicial) E todos foram cheios do Esprito Santo, e comearam a falar em outras lnguas, conforme o Esprito santo lhes concedia que falassem (Atos 2.4). O falar em lnguas, para ns pentecostais, faz parte da evidncia inicial do Batismo no Esprito Santo. Com base nas Escrituras, em especial no livro de Atos dos Apstolos. Esse revestimento uma sobrenatural atuao do Esprito, que inspira o homem a falar em lnguas que nunca aprendeu. o Dom que vem sobre os servos de Deus fazendo-os alcanarem o xtase numa adorao perfeita. O Esprito insta a falar no s em lnguas celestiais, mas tambm humanas (Atos 2.6). O falar em outras lnguas, era o dom mais conspcuo e popular dos primeiros anos na igreja. Parece que foi o acompanhamento regular da descida do Esprito Santo sobre os crentes. Diz Rees. Pode algum falar em lnguas e no ser cheio do Esprito? Sim, porque o falar em lnguas no uma evidncia irrefutvel que comprova a presena do Esprito Santo. E mesmo porque, a Bblia nos adverte a ter cuidado com os falsos e mentirosos(1Tm. 4.12), que infelizmente esto no meio do povo de Deus, disfarados, dizendo que so cheios do poder de Deus, e na verdade no so. Como receber o batismo: atravs da orao, (Atos 1.14) por intermdio de Jesus. (Jo 1.33; Mt. 3.13-14) O batismo no Esprito : uma promessa; (Joel 2.28-30) um revestimento de poder, (Mc. 16.17-18) uma necessidade. (Atos 19.6) Os Frutos do Esprito andai em Esprito e no cumprireis as obras da carne, mas o fruto do Esprito caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido e temperana. E contra essas coisas no h lei (Gl 5.16,22-23) Para alguns escritores famosos como Jr Winllians, o fruto do Esprito tambm parte da evidncia contnua do batismo o Esprito Santo. J para outros; pentecostais, essa idia no pode ser comprovada, quando ainda permite muitas dvidas. Contudo, o fruto do Esprito, mesmo que no seja uma evidncia inicial e contnua do batismo no Esprito, deve fazer parte na vida daqueles que servem ao Senhor. a) Caridade: (gr. gape). Amor verdadeiro e nico de Deus. (Jo 3.16)

b) Gozo: (gr. Chara). Alegria baseada nos resultados do perdo de Deus. (1Pe. 1.8) c) Paz: (gr. Eirn). Tranqilidade interior acima de qualquer circunstncia. (Rm 5.1) d) Longanimidade: (gr. Makrothumia). Possuindo um esprito paciente e perseverante. (Ef 4.2) e) Benignidade: (gr. Chrstots). Ser movido por boas intenes. (1Co. 13.4; Cl. 3.12) f) Bondade: (gr. Agathsun). Que pratica atos bons. (Lc 7.35-50) g) F: (gr. Pitis). Fidelidade constante. (1Tm.6.12; 2Tm. 2.2) h) Mansido: (gr. Prauts). Ter controle absoluto nas situaes adversas; fala tambm da quietude. (Mt 11.29) i) Temperana: (gr. Egkrateia). Equilbrio; moderao, domnio sobre os prprios desejos. (1Co. 7.9; Tt 1.8) Os Dons Espirituais O Senhor Jesus ddiva de Deus ao mundo. Ele oferece tudo o que a humanidade pecaminosa necessita para ser justificada diante de Deus Pai. O Esprito Santo ddiva do Pai e do Filho a todo crente. E Ele oferece todas as condies para uma vida frutfera, prspera, e um testemunho poderoso. Por isso, devemos entregar nossa vida a Ele; e assim, seremos revestidos de Poder (Atos 2.4). E faremos parte de uma igreja que se desenvolve com a atuao dos Seus dons, pela Sua orientao. Natureza dos Dons Os dons do Esprito so repartidos aos crentes para edificao do Corpo de Cristo. Eles formam a base do crescimento espiritual e capacita o crente para o servio do Senhor. Seu exerccio importante, tanto na adorao, como na edificao da igreja. E no provoca confuses na Casa do Senhor. Os dons so de natureza espirituais, so tambm dados aos santos, pela manifestao do Esprito (1Co.12.7) mas a manifestao do Esprito dada a cada um para o que lhe for til. E medida que so usados na igreja conforme os princpios bblicos, a igreja local se encaminha para uma unidade e maturidade maiores. Vivenciando o verdadeiro crescimento espiritual. O Apstolo Paulo escreveu uma relao aos irmos da igreja de Corinto, a respeito dos dons espirituais, separando-os em nove. (1Co. 12.1-11). Isso devido s confuses que havia naquela igreja a esse respeito. Eles (os dons) devem ser avaliados sistematicamente em trs grupos na seguinte ordem: 1) Dons de Revelao

a) Palavra da Sabedoria; b) Palavra de Conhecimento, c) Discernimento de espritos. 2) Dons de Poder a) F; b) Dons de Curar, c) Operao de Maravilhas. 3) Dons de Inspirao a) Profecia; b) Variedades de Lnguas, c) Interpretao de Lnguas. 1) Dons de Revelao: a) Palavra da Sabedoria: A palavra da sabedoria aquela que capacita o crente resolver as questes mais difceis desta vida. Capacita a interpretar sonhos, vises e, aconselhar sabiamente. uma capacidade sobrenatural que proporciona um perfeito entendimento e grande habilidade para sanar os mais diversos problemas que se possam existir (Leia Tiago 1.5; 3.17; e 1Co. 2.6-8). Isso prova que a nossa vida crist no depende da sabedoria humana. E sim, da Sabedoria que vem do alto. Veja o que Jesus predisse a esse respeito aos seus discpulos: Proponde em vosso corao no premeditar como haveis de responder, porque eu vos darei boca e sabedoria, que no podereis resistir (Lc 21.14-15). Pois no sois vs quem falar, mas o Esprito de vosso Pai que fala em vs (Mt 10.20). b) Palavra de Conhecimento: o dom que d ao crente habilidade de governar bem os fatos, acontecimentos, em sua mensagem local. Algo que uma pessoa natural no consegue realizar. considerado tambm como uma revelao proftica. No adivinhao, fenmeno psquico, preceptivo ou teleptico (Dt 8.9-12). Qual a diferena entre a Palavra da Sabedoria e Palavra de Conhecimento (Cincia)? Resposta: A cincia o conhecimento profundo, ou melhor, a compreenso das coisas divinas; a Sabedoria o conhecimento prtico, ou a habilidade que ordena e regula a vida de acordo com os seus princpios fundamentais. c) Discernimento de espritos: Esse o dom que capacita em especial os lderes da igreja (Obreiros), a reconhecer os motivos por detrs do que certas pessoas fazem ou dizem. Em especial, julgar corretamente as profecias, e saber se uma mensagem provm de Deus ou no. Ajuda os santos a separar o verdadeiro do falso, o puro do impuro, o santo do pecador. Exemplos de homens que receberam essa manifestao: Eliseu Antigo Testamento; (2 Reis 5. 20-27) Pedro, (Atos 5.1-11) Paulo. (Atos 16.16-18)

Nota: Isso no quer dizer, que o lder ou qualquer outra pessoa que seja portador desse dom, deva sair procurando por algum, e julg-la de que esprito , se verdadeiro ou falso 2) Dons de Poder a) F: no se trata aqui da f que salva. Mas daquela f milagrosa, que deve ser usada em momentos especficos. a F capaz de mover montanhas (1Co. 13.2). Ela capacita o portador a operar grandes milagres, em nome do Senhor. Quatro tipos de F. 1) F natural; (1Co. 15.44) 2) F salvadora; (Atos 16.31) 3) F dom, (1Co. 12.9) 4) F fruto. (Gl 5.22) b) Dons de curar: So os dons que o Esprito Santo usa para reintegrar a sade fsica do homem. Quanto aos dons de curar, Deus no os concede aos que precisam ser curados, na maioria das vezes. Mas d as pessoas que Ele usa a fim de curar os enfermos. So concedidos para sanar o sofrimento humano, e s podem ser exercitados por meio do nome de Jesus Cristo. Exemplos de algumas curas no Novo Testamento: O servo do centurio romano; (Mt 8.2-4) O paraltico do tanque de Betesda; (Jo 5.1-9) O menino endemoninhado; (Mc. 9.17-29) Uma mulher paraltica; (Lc 13.11-13) Um coxo curado; (Atos 3.9) Enias curado; (Atos 9.33-35) A cura de Elmas; (Atos 3.8-10) Cura do pai de Pblio, (Atos 28.7-9) A cura de um coxo. (Atos 14.8-10) c) Operao de Maravilhas: o dom que intervm na lei da natureza, quebrando as barreiras. o Dom que produz acontecimentos de poder, uma atuao fora do comum. Exemplo: Paulo Atos 19.11. 3) Dons de Inspirao: a) Profecia: Falar profeticamente com a propriedade do dom falar aos homens com o propsito de edificar, exortar, consolar (1Co14.3). considerada uma manifestao exttica que capacita o crente a falar uma mensagem de maneira espontnea, numa linguagem conhecida a quem ela dirigida. b) Variedades de Lnguas: Esse dom d ao seu portador a habilidade de falar lnguas nunca aprendidas por mtodos naturais. Em Atos 2.4-5, vemos que a manifestao desse dom leva o crente ao seu crescimento espiritual (1Co. 14.4). Conduz o crente a uma adorao perfeita e espiritual para Deus, at mesmo com cnticos espirituais.

c) Interpretao de Lnguas: Fala da capacidade concedida pelo Esprito Santo, para que se possa transmitir o significado de uma mensagem dada em lnguas que seja desconhecida. o dom que completa o dom de variedades de lnguas. Na maioria dos casos, o prprio mensageiro fala em lnguas, e interpreta-as para a igreja. Como receber os dons do Esprito? A orao o primeiro passo. Estar unido com a igreja. Viver no Esprito. Purificar a mente pelo Esprito. Ser exemplo dos fiis. Ser controlado pelo Esprito. No ser menino espiritual. No se sentir superior aos outros. Pecados contra o Esprito Santo Veja uma lista de pecados contra o Esprito de Deus. Ns no podemos: a) Tenta-lo; (Atos 5.9) b) Abaf-lo; (1Tes. 5.19) c) Entristec-lo; (Ef 4.30) d) Vex-lo; (Is 63.10) e) Resistir-lhe; (Atos 7.51) f) Mentir-lhe; (Atos 5.3-4) g) Desprez-lo; ( Hb 10.29) h) Desvalorizar seus dons, (Atos 8.19-20) i) Brincar com seu Poder. (Hb 6.4-6) O Pecado Imperdovel A Blasfmia: a palavra que transgride e ofende a divindade. Relacionada a pessoa do Esprito Santo, o blasfemo (aquele que blasfema), no alcana o perdo de Deus. Porque o Esprito de Deus sensvel. Se algum falar alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe- isso perdoado, mas se algum falar contra o Esprito Santo, no lhe ser isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir (Mt 12.32). Leia tambm (Mc. 3.29; Lc 12.10; 1Jo. 5.16). O Esprito Santo e o Ministrio da Orao A Natureza da Orao: Sem dvida, a orao uma das atividades mais importantes na vida crist. A Bblia ensina que devemos orar sempre (Mt 26.41). A orao uma arma poderosa que nos ajuda a vencer todas as nossas dificuldades. Orar comunicar-se com Deus, invocar o nome do Senhor. falar e ser ouvido por Deus. tambm se prostrar diante do altar do Senhor com confiana. Leia (Sl 3.4;17.6; Hb 10.22).

Orando no Esprito Toda orao deve ser dirigida ao Pai (Mt 6.9), em nome de Jesus Cristo (Jo 16.23-24), no poder do Esprito (Jd 20). Quando nos dirigimos a Deus, devemos orar com sabedoria, pedindo que realize Sua vontade e no a nossa (Mt 6.10). A Bblia nos ensina que devemos orar em todo tempo com toda orao e splica no Esprito (Ef 6.18). E que no devemos pensar, que quando oramos, estamos sozinhos. Pois no estamos, o Esprito Santo est conosco. Ele que nos incita a orar, e faz da nossa orao poderosa e perfeita diante do nosso Pai. Essa orao no Esprito mencionada vrias vezes nas Escrituras (Ef 6.18; Jd 20; Rm 8.26-27). O Esprito Santo tem atuado como intercessor de nossas vidas aqui na terra (Rm 8.2627). Assim como o Senhor Jesus Cristo tambm o tem feito no cu (Hb 7.25). J aprendemos que o Esprito Santo veio para o mundo a fim de dar assistncia / auxlio para a igreja do Senhor. Ns somos essa igreja, ento, quando oramos, devemos crer nisso; crer que temos o Seu auxlio divino. Tudo porque no sabemos como convm orar. Cobiais e nada tendes, matais, invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. E nada tendes porque no pedis; pedis e no recebeis, porque pedis mal para esbanjares em vossos prazeres (Tg 4.2-3). Tambm o Esprito semelhantemente, nos assiste em nossas fraquezas, porque no sabemos orar como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns sobremaneira, com gemidos inexprimveis. E aquele que sonda os coraes sabe qual a mente do Esprito, porque segundo a vontade de Deus que Ele intercede pelos santos (Rm 8.26-27). A experincia com o Esprito Santo na orao, faz dos servos do servos do Senhor, verdadeiros adoradores. Derramando os seus coraes perante Deus, permitindo que realize Sua vontade em todo o tempo. Condies para Orao a) Devemos orar ao Pai; (Mt 6.8-9) b) Em nome do Senhor Jesus; (Jo 14.14) c) Devemos orar crendo; (Mt 21.22) d) Segundo a Sua vontade; (1 Jo 5.14) e) Estar sempre ligados em Jesus, (Jo 15.7) f) Devemos orar No Esprito. (Jd 20) Pelo que devemos Orar ? a) Para honra e santificao do nome do Pai; (Mt 6.9) b) Para que venha o Seu Reino (Mt 6.10) c) Para que Sua vontade seja feita; (Mt 6.10) d) Por proteo contra o mal; (Mt 6.13) e) Por nossas necessidades; (Mt 6.11) f) Por sabedoria divina; (Tg 1.5) g) Pelo poder do Esprito Santo; (Atos 1.11; 2.1; Lc 11.13) h) Pela plenitude da igreja; (Jo 16.24) i) Pelos enfermos e para ressurreio dos mortos; (Atos 9.40)

j) Pela vida da humanidade, (1 Tm 2.1) k) Por uma vida tranqila e piedosa. (1 Tm 2.2) O Esprito Santo e Misses Ide por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado ser salvo, mas quem no crer ser condenado (Mc 15.15-16). Eis que envio sobre vs a promessa de meu Pai, ficai porm na cidade de Jerusalm, at que do alto sejais revestidos (Lc 24.49). Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, que h de vir sobre vs e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalm, como em toda a Judia, Samaria e at os confins da terra (Atos 1.8). Conclumos nesses versos, que o Poder do Esprito Santo base da Evangelizao. Com a ascenso do Senhor Jesus (Atos 1.9-11), os seus discpulos foram para Jerusalm e l esperaram pela promessa do Consolador (Atos 1.16). A promessa era o sinal verde para comearem a pregar o Evangelho Pleno. Eles receberiam o Esprito que convence o mundo do pecado, da justia, e do juzo. Ento, no poderiam sair daquele Cenculo, sem primeiro receberem esse poder convencedor que dado pelo mesmo Esprito. Diz Byron D. Klaus: Quando o Esprito Santo vem sobre ns, e nos usa como seus instrumentos; esse o poder que convence homens e mulheres e os leva a ver que servir a Jesus realidade. Misses, na verdade, o cumprimento do ide de Jesus. Por isso deve ser feito pela orientao do Esprito. Misso sem o poder do Esprito Santo, como um automvel sem o seu motor, insuficiente e incapaz de se locomover; como uma flor sem as suas ptalas, sem vida e deformada ! a presena do Esprito a nica fonte de Poder para o cumprimento da Grande Comisso , e para confirmao do pleno evangelho de Jesus Cristo. o Esprito Santo quem orienta quando e como realizar misses ! Uma grande nota para quem quer ser um missionrio: Voc j reparou num semforo? vermelho Proibida passagem amarelo Freie / Pare verde Siga em frente Agora observe o seu significado: Vinde (Mt 11.28) Primeiro deve aceitar Jesus. No pode ir. Ficai (Lc 24.49) Espere por ser revestido pelo poder do Esprito. Ide (Mc 16.25; Atos !.8) Agora, j revestido, seja um Missionrio!

Esse o processo que Deus usa para fazer de voc um grande missionrio. Primeiro deve vir para o evangelho, para ser salvo; em seguida deve ficar na igreja at que seja revestido do poder do Esprito Santo, e por ltimo, voc deve ir porque agora j est aprovado para pregar o evangelho. O Senhor nos alertar a trabalhar espontaneamente enquanto dia, pois vem a noite, quando ningum mais poder trabalhar (Jo 9.4). O tempo est curto, a vinda do Senhor est prxima; as oportunidades para pregar o evangelho no duraro por muito tempo. Por isso o Senhor lhe convida a ser um semeador com urgncia. Ento o que dirs ao Senhor? Diga o que disse o profeta Isaas Eis me aqui, envia-me a mim (Is 6.8). O Amigo Esprito Santo O Esprito Santo o companheiro amigo, de todo tempo, que foi enviado por Deus. Um Amigo Verdadeiro que conhece as nossas fraquezas e nos conforta. A Sua presena nos torna vencedores, nos faz alcanar uma maior revelao do Salvador. Esse o Seu propsito, fazer da nossa vida semelhante de Cristo. Como voc pode conhecer esse Amigo se no o pode v-lo? Talvez no o possa v-lo, mas pode senti-lo; assim como no pode ver ao vento que assopra fortemente sobre uma rvore, ou sobre voc, mas pode senti-lo. Essa convico de que o vento existe, e que tambm no podemos v-lo, tambm vlida para o Amigo Esprito Santo. E quando vem sobre ns, Ele conforta, anima, ensina. Recebendo o Amigo: Voc pensa, ser que o Esprito pode vir sobre mim? Se eu sou to fraco, pecador, como? Sim. Ele pode vir sobre ti; mesmo que sejas fraco, mesmo que seja um pecador! Na realidade, por isso mesmo que vem sobre ti, para te tornar forte, purificado, perfeito para Deus Pai. O seu amor espontneo e gratuito (Rm 5.5). Para que receba esse Amigo, se faz necessrio somente abrir seu corao. E ento, quando voc orar ao Pai, Ele vir sobre sua vida como uma fonte de gua inesgotvel. S precisa realmente se abrir, se entregar a Deus, se humilhar ! Tenha certeza que ao fazer isso, logo o Esprito Santo, o grande Amigo, estar sobre sua vida. O Esprito Santo quer: Ele quer ser seu Amigo. Quer fazer cumprir atravs de voc, o plano de Deus com relao ao crescimento do Reino, produzir justia, poder, e salvao para o interior dos homens. No a pea amanh, pois melhor comear senti-lo agora. E ento, amanh voc vai querer mais, mais do Esprito Santo. Jesus por certo aumentar essa comunho de dia em dia. O mundo no pode conhecer ao Esprito; mas voc pode, creia nisso! Concluso Para ns os cristos, o Esprito Santo o Deus Verdadeiro que habita sobre nossas vidas produzindo alegria paz constante. Ele sempre vai estar em ns. Sabemos que o seu ministrio com relao preparao da Igreja vai se findar no dia do arrebatamento. Porm, a promessa de Jesus, que sempre Ele vai estar conosco, mesmo na eternidade. Glria a Deus!

O Esprito Santo quer estender a sua atuao poderosa sobre toda humanidade. E far isso atravs de voc, atravs de mim. Portanto, devemos nos entregar a Ele em orao. Porque atravs do Seu poder, far cumprir todas as divinas promessas do Senhor em nossa vida. A graa de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com todos. Amm. (2 Co 13.13) moisescarneiro@ig.com.br moisescarneiro@hotmail.com

Vous aimerez peut-être aussi