Vous êtes sur la page 1sur 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Escola de Engenharia Curso de Graduao em Engenharia Eltrica

LEVANTAMENTO DE PROBLEMAS DE ENGENHARIA


Trabalho Prtico - Fase 1

DESENVOLVIDO PELA EQUIPE SOLUO AQUOSA: Fernando de Souza Vieira Fernando Pletschette Galvo Karen Morais Dias Marcos Paulo Quinto Fernandes Thiago Lukashevich Meira

Data de Entrega 03/04/2013

1/5

1 INTRODUO

2/5

Neste trabalho prtico iremos descrever os problemas levantados por nossa equipe durante as discusses em grupo a respeito do tema Aproveitamento de Recursos Hdricos, assim como os pontos favorveis ou desfavorveis de tratar cada problema, nossas concluses, argumentos, a escolha de nosso problema e a nossa justificativa. Os objetivos deste trabalho so: a escolha de um problema e a elaborao de um projeto de engenharia que solucione esse problema.

2 DESENVOLVIMENTO
O trabalho desenvolvido pelo grupo teve ao longo das primeiras semanas de aula diferentes fases de elaborao. A primeira etapa foi, de fato, a prpria criao do grupo, tendo como desafios a escolha dos membros que o constituiriam e, depois disso, a escolha do nome da equipe. O nome adotado aps muitas tentativas criativas, mas no necessariamente adequadas, foi Soluo Aquosa, que buscou relacionar a proposta de solues com o tema adotado para este trabalho: a gua. Em sala de aula, reunimos o grupo para discusses que tinham o objetivo de reunir o maior nmero de ideias sobre um contexto mais geral da situao da gua no mundo. Todos contriburam com os conhecimentos que possuam sobre o assunto e, dessa forma, tivemos a nossa disposio vrias situaes problemas a serem solucionadas para um melhor aproveitamento dos recursos hdricos do planeta. Passamos ento para uma etapa de descrio mais detalhada dos problemas e das possveis solues a serem adotadas. Dessa forma, a exposio das propostas base do nosso trabalho poderia ficar mais clara em nossas mentes e tambm nas daqueles que vierem a analis-lo.

3 DESCRIO DOS PROBLEMAS


3.1 POLUIO DA GUA DOCE
A poluio das guas de rios e lagos, bem como a destruio de nascentes, podem acarretar na inviabilizao do uso destes para o consumo do ser humano. Alm disso, pode ocorrer o desequilbrio da fauna e da flora presentes nos ambientes poludos. Outro fator relacionado, que boa parte da poluio praticamente irreversvel causada pelas grandes indstrias que se localizam prximas a reas de gua doce. PONTOS FAVORVEIS Existem diversos mtodos de tratamento; fcil encontrar ambientes que ilustram esse problema, viabilizando maior contato com esses locais e possibilitando maior recolhimento de informaes;

3/5

Facilidade em elaborar solues para o problema, bem como acessar informaes que detalham o processo de tratamento. PONTOS DESFAVORVEIS Devido existncia de vrias formas de tratamento, surge a necessidade de abordar todas elas, o que torna o trabalho mais longo e rduo; A existncia de ambientes diversificados, desde lagos dentro das cidades a nascentes prximas s indstrias, dificuldade a descrio especfica de um futuro oramento das formas de tratamento.

3.2 M DISTRIBUIO DE RECURSOS HDRICOS


Apesar da abundncia de gua no planeta Terra, apenas cerca de 3% da gua doce, e menos ainda potvel. Essa pequena quantidade est dividida pelo territrio mundial, porm de forma desigual. Isso acarreta falta de gua para alguns, enquanto outros tm abastecimento suficiente. PONTOS FAVORVEIS uma realidade presente no prprio territrio nacional, o que facilita a obteno de dados e ndices reais; J existem diversas medidas para tentar solucionar o problema, o que nos permite analisar quais so realmente viveis. PONTOS DESFAVORVEIS Os processos para solucionar o problema so muito diversificados, dificultando um planejamento fixo em relao ao oramento, desenvolvimento, etc. Algumas solues, como a transposio de rios, j foram colocadas em prtica, dificultando a elaborao de novas ideias.

3.3 DESPERDCIO DOMSTICO DE GUA


O desperdcio de gua consideravelmente grande, mesmo com o elevado nmero de campanhas de conscientizao. Nos domiclios, banhos demorados, torneiras abertas e descargas desnecessrias, contribuem para esse desperdcio. PONTOS FAVORVEIS Existem diversas maneiras de reaproveitar a gua, o que contribui para facilitar a soluo do problema; Alm do retorno para o meio ambiente, h tambm o retorno financeiro, o que contribui para que as pessoas reconheam o problema e tentem mudar; Alguns processos para solucionar o problema podem ser implantados sem muitas dificuldades; Facilidade em analisar o ambiente em que ocorre o problema. PONTOS DESFAVORVEIS

4/5

Algumas solues abrangem diversos nveis profissionais (arquiteto, engenheiro mecnico, engenheiro civil, entre outros), o que pode gerar um custo elevado.

3.4 PRIORIZAO E JUSTIFICATIVA DE ESCOLHA


O problema escolhido foi o do Desperdcio Domstico de gua (3.3) por haver diversos pontos favorveis que nos estimulam a estud-lo. Alm disso, o grupo j chegou a elaborar um projeto para solucionar o problema, relacionada ao reaproveitamento da gua do chuveiro e pias para fins no potveis, como as descargas. Outro fator que nos levou a escolher esse problema a proximidade dos componentes dos grupos com esses desperdcios, uma vez que eles ocorrem na maioria das residncias.

4 CONCLUSES
Visando os problemas de escassez de gua potvel e o grande desperdcio causados pela urbanizao, vem significncia da utilizao de formas alternativas para obteno deste recurso. E a reutilizao para fins no potveis uma dessas variveis. Baseando-se nesta tica, ressaltou-se a importncia do levantamento do potencial de aproveitamento de gua desperdiada nos banhos das pessoas em atividades como descarga de vasos sanitrios (que, por sua vez, tambm desperdia uma grande quantidade de gua). Essa prtica contribuiria para a reduo no consumo de gua tratada para fins no potveis, trazendo melhorias ao meio ambiente e reduo no custo de tratamento e distribuio.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ADEODATO, S.; Poluio e desperdcio reduzem a gua disponvel no Brasil. Disponvel em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_345578.shtml>. Acesso em: 02 abr. 2013. REDE DIRIO DE COMUNICAO. Desperdcio de gua ocorre em toda a cidade com vazamentos e gatos. Disponvel em: <http://www.d24am.com/amazonia/meioambiente/desperdicio-de-agua-ocorre-em-toda-a-cidade-com-vazamentos-e-gatos/82743>. Acesso em: 26 mar. 2013. CENTRAL GLOBO DE JORNALISMO. Poluio da gua na costa da China aumenta 180% em um ano, diz estudo. Disponvel em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/03/poluicao-da-agua-na-costa-da-chinaaumenta-180-em-um-ano-diz-estudo.html>. Acesso em: 26 mar. 2013.

5/5

Vous aimerez peut-être aussi