Vous êtes sur la page 1sur 8

Manual de Instalao e Configurao: Receptor de Controle Remoto para PC (porta serial ou USB).

Obrigado por ter adquirido este produto, ele foi projetado e produzido dentro dos padres de qualidade para atender as suas necessidades. Antes de prosseguir, leia atentamente todo o contedo deste manual de instrues, a no ser que voc j tenha experincia com o produto em questo. As orientaes a seguir, so especficas para o uso no Microsoft Windows (95 e seguintes para o modelo serial, e 98SE e seguintes para o modelo USB), caso deseje utilizar os receptores em outro sistema operacional, ambos so suportados no Linux, e o modelo serial tambm suportado no Microsoft DOS. Para orientaes sobre o uso nestes sistemas operacionais, consulte os arquivos install.txt que esto nas pastas Linux e DOS do CD que acompanha o produto. 1- Instalao do receptor (e drivers): Se voc est instalando um receptor para porta serial (porta de 9 pinos dos antigos mouses), basta conect-lo a porta e prosseguir com a instalao do software (Etapa 2). Se o receptor for para porta USB, necessrio que sejam instalados os drivers para que ele funcione corretamente:

Figura 3

Na primeira janela, apenas selecione No, no agora e clique em avanar. Na janela seguinte (Figura 3), selecione Instalar de uma lista ou local especifico (avanado) e clique em avanar. Na etapa seguinte, necessrio que o CD de instalao j esteja no seu drive, caso contrrio o Windows no conseguir encontrar os drivers para a instalao, assinale apenas Procurar o melhor driver nestes locais e Pesquisar mdia removvel (disquete, CDROM...) (Figura 4), e clique em avanar.

Figura 1

Conecte o receptor em uma das portas USB disponveis, imediatamente o Windows ir detectar o novo dispositivo (Figura 1) e iniciar o assistente para a instalao dos respectivos drivers (Figura 2).

Figura 4

Figura 2

Figura 5

Neste ponto, o Windows localiza os drivers corretos e os instala (Figura 5).

Figura 9

Figura 6

Jamais feche essa janela, a no ser que tenha certeza de que quer faz-lo, apenas minimize-a, pois fechando-a, o receptor deixar de funcionar at que o computador seja reiniciado. 2 Instalao do software: Independendo do modelo de receptor que voc esteja instalando, este e os demais procedimentos so necessrios para o perfeito funcionamento do sistema, ou seja, todas as informaes adiante, se aplicam tanto para o receptor serial, como para o USB. O CD-ROM que acompanha o produto contm diversos programas que podem ser utilizados com o Receptor de Controle Remoto, mas vamos abordar apenas o principal deles, o PC Remote Control, pois alm de possuir todos os recursos do demais, o mais simples de ser utilizado:

Dependendo da verso, o Windows poder pedir algum tipo de confirmao (Figura 6) antes de instalar os drivers, nesse caso apenas confirme clicando sobre a alternativa afirmativa.

Figura 7

Concluda a cpia dos arquivos (Figura 7), apenas clique no boto Concluir. Windows mostrar uma mensagem (Figura 8) informando que o novo dispositivo foi instalado corretamente e est pronto para ser utilizado.

Figura 8

Antes de prosseguir com a instalao e configurao do software, necessrio que voc reinicie o seu computador, para que o receptor seja inicializado corretamente. Aps reiniciar o computador, voc poder verificar o funcionamento do receptor, pressionado Ctrl+Windows+Alt+R, abre-se a janela (Figura 9) de configurao do receptor USB, na qual pode se verificar o funcionamento da decodificao, configurar o LED para que pisque ou no quando receber um comando e habilitar uma cone na rea de notificaes.

Figura 10

Execute o programa \PC Remote Control.exe que se encontra dentro da pasta PC Remote Control do CD-ROM. Na primeira janela que aparece (Figura 10), apenas clique em Next. Na janela seguinte (Figura 11), assinalese a primeira opo: I accept the terms in the license agreement e clique em Next. Na prxima janela (Figura 12), voc poder escolher a pasta na qual o programa ser

instalado, caso contrrio clicando em Next.

apenas

prossiga

Na janela seguinte (Figura 13), voc poder personalizar as opes que sero instaladas, recomendamos a instalao padro para tanto, mantenha assinalada a opo Typical e clique em Next. Aguarde at que os arquivos tenham sido copiados para o seu computador. Na ltima janela (Figura 14), apenas clique em Finish, e a primeira etapa da instalao estar concluda. Se todo o processo foi feito de forma correta, a instalao est concluda e voc poder passar para a etapa seguinte. 3 Configurao do Receptor Execute o programa PC Remote Control, atravs do atalho criado no Menu Iniciar, o qual abrir como uma nova cone na rea de notificaes, clique duas vezes sobre essa cone para abrir a janela principal do programa (Figura 15).

Figura 11

Figura 12

Figura 15

Clique no menu Arquivo >> Configuraes... >> Origem do controle (Figura 16, precisamos configurar o tipo de receptor, nesse ponto a configurao difere um pouco entre o modelo serial e o USB:
Figura 13

Figura 16 Figura 14

Receptor Serial: assinale a opo Porta

serial. Nesse momento, necessrio que o receptor j esteja conectado a uma porta serial do seu computador. Clique no boto Properties..., em Device type selecione UIR, Irman, caso voc saiba em que porta o receptor est conectado, apenas selecione a respectiva COM em Port, caso contrrio, clique no boto Find, que o programa ir localizar o receptor (Figura 17). Confirme em todas as janelas e o programa estar pronto para receber os comandos de qualquer controle remoto.

clique no boto Properties.. Na janela que abre (Figura 19), selecione a primeira opo, Client: connect to a server, preencha o campo Port com o nmero 8767 e o campo Host adress com localhost. Caso voc utilize outro programa, a configurao do receptor USB sempre est: Dispositivo: TCP/IP; Porta: 8767; Host: localhost.

Figura 17

Figura 19

Caso voc utilize outro programa, a configurao do receptor serial sempre ser esta: Dispositivo: IRMan ou compatvel; Porta Serial: 9600bps, 8 bits sem paridade, 1 stop bit, e sem controle de fluxo; Comando de Inicializao: IR. Com est configurao padro, o LED do receptor ir piscar sempre que receber algum comando, opcionalmente possvel desabilitar o LED do receptor serial, nesse caso o comando de inicializao deve ser Ir, o que tambm possvel no PC Remote Control, escolhendo Generic em Device type, e preenchendo manualmente as especificaes do receptor conforme a figura abaixo (Figura 18).

Mas se o seu programa no dispor da opo de dispositivo TCP/IP, voc pode utilizar o plugin, ou opo , WinLIRC (mas nunca instale o WinLIRC) configurado com os valores padro do plugin: Porta: 8765; Host: localhost. Confirme em todas as janelas e o programa estar pronto para receber os comandos de qualquer controle remoto. 4 Configurao do controle remoto Para que o programa execute tarefas, necessrio que receba os comandos de um controle remoto por sinais infra-vermelhos, porem o programa s ir reconhecer os comandos do controle remoto que estiver cadastrado (podendo ser mais de um, para as mesmas tarefas ou tarefas diferentes). No menu Comandos, clique em Adicionar novo remoto e d um nome para o controle remoto (Figura 20). necessrio tambm cada cadastrar os botes do respectivo controle remoto, para tanto, selecione o controle que acabou de nomear e no menu Comandos, clique em Adicionar novo comando, nomeie o comando como no exemplo (Figura 21). Agora o programa ir aprender o comando do controle remoto (Figura 22),

Figura 18

Receptor USB: assinale a opo TCP/IP,

sejam 0 (Figura 23), caso contrrio, poder ocorrer esse tipo de problema.

Figura 20

pressione o devido boto do controle remoto repetidas vezes com intervalos regulares, at que todos os indicadores fiquem verdes, ento s clicar no boto Aceitar para confirmar o comando, caso algum indicador fique vermelho durante o processo, clique no boto Reiniciar e tente novamente.

Figura 23

5 Configurao das tarefas Aps todas as etapas anteriores, chegou a hora de definir as tarefas que sero executadas, o programa funciona atravs de Layouts, que so um conjunto de aes ou tarefas para um determinado programa. De inicio voc tem o layout Padro na qual devem ficar todas as tarefas, digamos, genricas, ou que no sejam especificas para um programa em particular, como por exemplo: movimentar o mouse, abrir programas, desligar o computador, etc... Todos os programas controlados devero ter o seu prprio layout, o qual agrupar as funes especificas a esses programas.

Figura 21

Figura 24 Figura 22

Cadastre todos os botes do controle remoto, repetindo o mesmo procedimento (figuras 21 e 22). Aps cadastrar todos os botes, pressione-os e verifique se o cadastro correspondente acionado, se o programa confundir algum boto, certifique-se que no menu Arquivo >> Configurao... >> Reconhecimento os trs primeiros valores

Vamos ver um exemplo prtico, criando um layout para o Windows Media Player: abra o programa em questo (Windows Media Player), sempre que for criado um layout voc dever ter o programa aberto, isso facilita bastante o processo, agora no menu Aes, clique em Configurar Layouts. Em aplicaes ativas (Figura 24) voc dever selecionar o programa, no nosso caso, o Windows Media Player, depois clicar no boto Adicionar aos Layouts.

(seleo de layout) caso j esteja em execuo, evitando tambm que mais de uma cpia do programa estejam em execuo ao mesmo tempo. Para que est opo funcione perfeitamente, necessrio selecionar da lista, o processo (programa) que deve ser ativado, no nosso caso, o Windows Media Player, obedecendo as mesmas regras da criao do layout, deixando apenas o nome do programa e da classe.
Figura 25

J est criado o layout para o Windows Media Player, mas antes de proceguir voc deve se certificar de alguns detalhes, selecione o layout recm criado e clique no boto Properties... (Figura 25), os dois primeiros campos deve conter apenas o nome do programa, tirando nomes de arquivos, nmeros de verses, etc... j o terceiro campo deve ser mantido como est. atravs dessas informaes que o PC Remote Control vai identificar o programa que est em primeiro plano e selecionar o layout com as funes correspondentes.

Figura 27

Figura 28 Figura 26

Agora vamos criar uma ao que abra o Windows Media Player, ou ative-o para o primeiro plano se j estiver sendo executado. Selecione o Layout atual como Padro, j que abrir/ativar um programa uma tarefa que deve estar acessvel independente do programa que estiver em primeiro plano. Clique no boto Nova e d um nome que identifique a tarefa (Figura 26). Na aba Lista de aes, clique no boto Nova. Na janela que abre (Figura 27), voc vai propriamente definir a tarefa: Em Tipo de ao escolha Execuo do programa, em Executvel coloque o endereo (path) do programa a ser executado. Ainda temos a opo tentar primeiro para ativar a janela, est opo quando assinalada, faz com que o programa apenas seja ativado para receber os comandos

Terminada a configurao da tarefa, o momento de atribuir um comando do controle remoto, o qual ir executar a tarefa, selecione a aba Comandos de disparo, e arraste um dos botes do controle remoto (que tenha sido cadastrado) para este local (Figura 28), no nosso exemplo, o boto 1, resumindo, sempre que for pressionado o boto 1 do controle remoto, o Windows Media Player ser executado (ou ativado para o primeiro plano) e seu layout estar pronto para receber comandos especficos. Agora vamos criar uma tarefa especifica para o Windows Media Player: Selecione o Layout atual como Windows Media Player e clique no boto Nova, d um nome para a tarefa, por exemplo, Play/Pausa (Figura 29). Na aba Lista de aes, clique no boto Nova. Na janela Configurao de aes (Figura 30), em Tipo de ao selecione Repetio de tecla (est funo envia teclas de

Figura 29

atalho ao programa a ser controlado), assinale Tecla(s) particulares e coloque a letra p no respectivo campo, e assinale a opo +Ctrl em Teclas modificadoras. Em janela de destino, deixe em branco, j que o comando para o programa do layout atual, apenas selecione um programa desta lista, quando a partir de um layout voc que enviar um comando para outro programa.

Figura 30

Para finalizar a configurao da tarefa, atribua um boto do controle remoto, o qual ir executar a tarefa, arrastando-o e soltando-o em Comandos de disparo. Ainda nesta mesma aba, esto as opes Disparo Ativado / Desativado que servem para habilitar ou desabilitar a tarefa quando desejado, alm da opo Modo E / OU, no modo E, voc pode atribuir mais de um boto (at mesmo de controle diferentes) que devem ser pressionados em seqncia para que a tarefa seja executada, j no modo OU voc pode atribuir mais de um boto (tambm podem ser de controles diferentes), mas nesse caso a tarefa executada pressionando-se qualquer um dos botes (Figura 31). Repetindo essas etapas, outras tarefas podem ser facilmente configuradas para qualquer outro programa, cada programa pode ter configuradas quantas tarefas voc desejar, e os mesmos botes podem ser configurados para tarefas diferentes em programas diferentes, a nica observao quanto aos botes que so utilizados no layout Padro, se eles forem utilizados em outro layout tambm, s executaro as tarefas Padro se os outros programas no estiverem ativos (em execuo), ou seja, os outros layouts tm preferncia na execuo das tarefas. Vamos a mais alguns exemplos, para facilitar a compreenso, no layout Padro vamos criar uma nova ao para diminuir o volume do som: selecione o layout padro, clique no boto Nova e nomeie a ao como, por exemplo, Diminuir Volume ou Vol-, como preferir.

O Ctrl+p o atalho de teclado correspondente as funes play e pausa do Windows Media Player, outras teclas de atalho desse e de outros programas podem ser encontradas nos respectivos arquivos de ajuda, normalmente quase todas as funes de um programa tm teclas de atalho.

Figura 32

Figura 31

Na aba Lista de aes, clique no boto Nova. Na janela Configurao de aes (Figura 32), em Tipo de ao selecione Controle de volume, em Mixer selecione a sua placa de som, em Destination escolha se o controle de volume se aplicar a reproduo ou a gravao, em Controle do Mixer voc escolhe a qual controle ser aplicado o volume

(Principal, Wave, Midi, Microfone, etc...), na barra Aumenta voc define a porcentagem que o volume deve diminuir ou aumentar a cada execuo da tarefa. O tipo de ao Controle de volume funciona apenas nas verses do Windows at XP, no Windows Vista e Seven o controle de volume deve ser feito em cada aplicao, atravs de teclas de atalho. No se esquea de sempre atribuir um boto para a nova tarefa configurada. No prximo exemplo vamos criar uma tarefa que move o cursor do mouse para cima est tarefa deve estar no layout "Padro".

"Desativar o sistema" e na caixa ao lado "Desativar", agora s atribuir um boto do controle para esta nova tarefa. Sempre que fizer alguma alterao na sua configurao, no se esquea de salv-la, sempre que o PC Remote Control for executado ele automaticamente vai carregar a ltima configurao que foi salva. Todos esses exemplos do uma boa referencia para configurar inmeras novas tarefas, e no CD de instalao, na pasta PC Remote Control, voc encontra o arquivo Exemplos.pcr com dezenas de aes configuradas para diversos programas, bastando voc cadastrar o seu controle remoto e atribuir os botes as funes. Mas se mesmo assim voc tiver dificuldades ou encontrar problemas para configurar o seu Receptor de Controle Remoto, entre em contato por e-mail ou MSN: daviofranke@yahoo.com.br, que teremos muito prazer em lhe ajudar.

Figura 33

Selecione o Layout atual como Padro, clique no boto Nova e nomeie a ao, como por exemplo, Mouse pra Cima, na aba Lista de aes, clique no boto Nova, na janela "Configurao das aes" (Figura 33), em "Tipo de ao", selecione "Movimento do Mouse", assinale a opo "Movimento relativo do cursor" e na caixa ao lado selecione "P/cima", em Acelerao" voc define o quanto o cursor ir para cima sempre que a tarefa for executada.

Figura 34

E por ltimo vamos criar uma tarefa que desliga o computador: No layout "Padro" criamos a nova ao, de nome "Desliga Computador", em "Tipo de ao" (Figura 34) selecionamos "Miscelneos", assinalamos

Vous aimerez peut-être aussi