Vous êtes sur la page 1sur 3

Cocana e Gestao

Consumo de cocana durante a gestao O consumo de cocana durante a gestao vem chamando a ateno da mdia e dos pesquisadores nos ltimos anos (Figura 1). Desde o ressurgimento do consumo de cocana no Ocidente, a partir dos anos 80, a questo vem sendo tratada. No entanto, apenas a partir dos anos noventa que os casos puderam ser analisados com mais propriedade. A cocana capaz de trazer problemas ao andamento da gestao e ao desenvolvimento do feto 1-4. Anomalias ou malformaes causadas pela ao cocana durante a gestao (teratogenias) tambm j foram detectadas entre gestantesusurias5. Isso mostra que a cocana tem uma ao txica direta sobre o desenvolvimento fetal. Mecanismo de ao da cocana sobre a gestao e o feto Figura 1: O consumo de cocana durante a gestao tem preocupado tanto os cientistas quanto a mdia leiga. O Journal of the American Medical Association (JAMA) dedicou ao tema um editorial e um artigo O principal mecanismo pelo qual a cocana original em sua edio de 17 de abril de 2002. J a revista Isto , publicou uma reportagem de capa em sua modifica o andamento da gestao e o edio de 07 de julho de 2000. desenvolvimento de feto sua ao sobre a circulao6 (Figura 2). A cocana atua no sistema nervoso central estimulando o sistema noradrenrgico. A ativao deste sistema, alm de outras coisas, aumenta a freqncia cardaca e contrai os vasos sangneos (vasoconstrico). Devido vasoconstrico h uma reduo da chegada de oxignio e nutrientes para a placenta e por conseguinte, para o feto. Neonatos expostos cocana durante a gestao apresentam maior incidncia de prejuzos ao crescimento fetal e baixo peso ao nascer7.

Figura 2: A ao da cocana sobre a gestao e o feto. A cocana atua sobre a secreo de noradrenalina, um neurotransmissor que provoca a contrao dos vasos. Isso diminui a chegada de sangue rico em oxignio e nutrientes placenta e por conseguinte, ao feto. A noradrenalina tambm estimula a contrao uterina. Para o feto, desprovido do oxignio e dos alimentos necessrios ao seu desenvolvimento, pode trazer prejuzos ao seu crescimento dentro do tero. As contraes uterinas e a reduo de sangue na placenta, podem levar ao seu descolamento ou ruptura. A cocana tambm atravessa a barreira placentria e atinge diretamente o feto. Isso pode levar reduo de oxignio (hipxia) no crebro do feto, causando leses secundrias falta deste (leses isqumicas) ou prejuzos ao seu desenvolvimento. O aumento da presso arterial dentro do crebro pode causar hemorragias nesse rgo. FONTE: Retirada e adaptada de Volpe JJ. Effect of cocaine use on the fetus. N Engl J Med 1992; 327: 1039.

A cocana atravessa a barreira placentria (Figura 2). Desse modo, age diretamente sobre o sistema nervoso fetal. Ela provoca neste, reaes semelhantes s produzidas na me. Alm disso, a ao direta da cocana sobre o feto parece provocar anomalias em alguns recm-nascidos (quadro 1). Parece no existir, no entanto, uma sndrome caracterstica, como ocorre entre os neonatos expostos ao lcool (sndrome alcolica fetal). Alm disso, tais alteraes so raras e relacionadas a outros fatores de riscos maternos 8. Quadro 1: Algumas anomalias em recm-nascidos expostos cocana durante a gestao. Sistema nervoso central Face Corao e circulao Hidrocefalia Fissura labial e palatina Defeitos no septo atrial e ventricular Transposio das grandes artrias Aumento do corao (cardiomegalia)

Aparelho digestivo e urinrio

Hrnia inguinal Agenesia (ausncia) dos rins Hipospdia Polidactilia

Extremidades

Sndrome de abstinncia fetal A existncia de uma sndrome de abstinncia fetal cocana permanece inconclusiva. Os estudos mais relevantes at o momento parecem rechaar a existncia de efeitos devastadores nos primeiros anos de vida da criana 7,9. Eles atribuem as alteraes encontradas intoxicao aguda, mas no presena de sintomas de abstinncia. Isso porque as diferenas observadas entre crianas expostas e no-expostas esto presentes discretamente nos primeiros dois dias e desaparecem completamente da em diante9. H necessidade de mais estudos sobre o assunto. Prejuzos ao desenvolvimento neuropsicomotor O consumo de cocana parece no trazer prejuzos ao desenvolvimento motor do recm-nascido10. Os prejuzos se concentram nas funes cognitivas. Estudos com crianas na faixa etria dos 2 aos 7 anos demonstraram problemas para manter o foco da ateno11, bem como na ateno seletiva10. Houve ainda, relatos de deficincia mental leve e prejuzos da memria e do aprendizado10. As alteraes cognitivas foram mais evidentes entre as gestantes que fizeram uso combinado de lcool ou de outras drogas 11. Os achados atuais apontam para o baixo peso ao nascer como a principal complicao envolvendo o consumo de cocana durante a gestao. Quanto s alteraes cognitivas detectadas, outros fatores de risco, tais como gravidade do consumo, perodo da gestao de maior uso, nvel scio-econmico, cuidados durante a gravidez e uso associado de outras drogas precisam ser considerados.

Vous aimerez peut-être aussi