Vous êtes sur la page 1sur 96

O PLANO DA MINHA EMPRESA

O Plano da Minha Empresa

Apresentao e agradecimentos

O Plano da Minha Empresa

O saber fazer, a experincia adquirida ao longo do tempo e a vivncia de uma situao de desemprego so apenas alguns dos factores que contribuem para que uma pessoa se sinta motivada para dar o primeiro passo para a criao da sua empresa. Esta motivao para o desenvolvimento de uma actividade que realmente se gosta e para a qual se tem competncias pode surgir tambm durante a procura do 1 emprego ou como forma de ultrapassar a insatisfao com a situao laboral vivida. O GIIC (Gabinete Integrado de Informao e Consultoria) um gabinete da APDES, tendo sido criado no mbito de um projecto financiado pelo Programa da Iniciativa Comunitria Equal exactamente para apoiar todos aqueles que tm o desejo de criar o seu prprio emprego atravs do desenvolvimento de um micro negcio. No GIIC, acompanhamos os indivduos desde o momento em que manifestam a sua vontade de ter um negcio prprio at efectiva criao da empresa, e ainda durante os primeiros meses de actividade. Foi no trabalho desenvolvido com estas pessoas, tanto com as que criaram o seu negcio como com as restantes (as que no deram continuidade ao processo de criao de empresa), que fomos adquirindo experincia no mbito da consultoria de acompanhamento a novas iniciativas empresariais de pequena dimenso. O presente Plano um dos resultados desta experincia. O Plano da Minha Empresa foi desenvolvido num contexto de trabalho de proximidade com os(as) empreendedores(as). Exemplo disso o facto de este manual integrar contributos ao nvel da forma e contedo por parte dos indivduos que acompanhamos e apoiamos. Por esta razo, consideramos que o plano ficou enriquecido pois nele houve uma participao activa por parte dos indivduos que fazem parte do pblico para o qual este plano se destina. A banda desenhada que apresentamos neste plano retrata a estria de uma empreendedora chamada Carmo que percorre as vrias etapas de criao de uma empresa. Esta personagem foi inspirada num caso real que acompanhamos, com as devidas adaptaes, e pretende representar as dificuldades, receios e experincias vividas por quem ambiciona iniciar um negcio por conta prpria.

ndice

O Plano da Minha Empresa

Introduo Captulo 1 Resumo da Ideia e dos Resultados Previstos Captulo 2 Apresentao do(a) Empreendedor(a)

7 9 15 21 27 33 39 45 51 57 63 71 79 85 91

Captulo 3 Apresentao da Empresa Captulo 4 Descrio do Produto e/ou Servio

4 3

10 9

Captulo 5 Descrio dos Clientes Alvo Captulo 6 Descrio da Concorrncia Captulo 7 Diagnstico da Empresa Face ao Mercado Captulo 8 Descrio da Estratgia da Empresa Captulo 9 Descrio da Organizao e dos Recursos Humanos Captulo 10 Investimento Inicial Captulo 11 Viabilidade do Negcio Captulo 12 Financiamento Captulo 13 Formalizao e Incio da Empresa Concluso

11

12

13

ndice

O Plano da Minha Empresa

Anexos 1.Curriculum Vitae 2.Formas Jurdicas 3.Classificao da Actividade Econmica 4.Anlise Econmica e Financeira 95 103 111 115 129 137 141

5.Indicadores Econmicos e Financeiros 6.Financiamento 7.Formalidades para a Criao da Empresa

5 6

Introduo

O Plano da Minha Empresa

No basta ter uma boa ideia! preciso saber defini-la e, principalmente, conseguir concretiz-la. O primeiro passo para a sua concretizao ser o de conseguirmos traduzir uma boa ideia num negcio vivel e com sucesso! O Plano da Minha Empresa tem como objectivo apoiar o(a) potencial empreendedor(a) na reflexo e amadurecimento da ideia de negcio, bem como na anlise da sua viabilidade atravs de passos simples, mas que requerem bastante trabalho, dedicao, criatividade e tempo. Mas as suas potencialidades no se esgotam por aqui! Este plano de negcios tambm uma ferramenta indispensvel para apresentar a nossa empresa a pessoas e entidades externas, como por exemplo, bancos, fornecedores, potenciais parceiros de negcio, etc. Tendo um documento organizado com os aspectos importantes da empresa desde o seu momento de criao, mais facilmente atramos a ateno para as vantagens de aquelas entidades colaborarem connosco. Por modo a ser mais eficaz nos contactos e transmitir a informao que pertinente devemos, para cada caso, seleccionar do plano apenas o que necessrio mostrar. Para alm de funcionar como guia numa fase inicial do projecto, em termos de pesquisa e organizao da informao necessria, poder ser consultado e actualizado ao longo da actividade da empresa, funcionando como um instrumento bastante valioso de apoio gesto. O Plano da Minha Empresa constitudo por 13 captulos correspondentes s diferentes fases da elaborao do plano. Cada captulo deste plano iniciado com uma estria de BD que serve para introduzir de forma simples e agradvel a temtica que vai ser abordada. Seguidamente faz-se uma breve explicao da temtica e apresenta-se uma lista das aces bsicas a realizar. Esta lista serve como apoio e orientao na recolha de informao. medida que a informao obtida dever ser colocado um visto no quadro, sendo que nem sempre necessrio completar todo o quadro antes de passar ao captulo seguinte. Depois de a informao pertinente estar reunida ter que ser passada para suporte escrito. Desta forma comea a ser elaborado o plano de negcios da empresa obtendo-se uma ferramenta que foca aspectos to diversos que vo desde as caractersticas pessoais do(a) empreendedor(a) at s questes especficas relacionadas com a estratgia e o dia a dia da organizao. Votos de boas ideias, de bons projectos, de bons negcios e de muita energia!!!

1 1

Captulo

Resumo da Ideia e dos Resultados Previstos

Obrigada por me ter recebido

No tem de qu. Disse-me que tem uma ideia com valor e que gostaria de contar com a nossa colaborao. Ter que ser breve.

Peo desculpa, mas estamos aqui h imenso tempo e ainda no consegui perceber a sua ideia e a forma como a vai implementar.

Hum... Vou ter mesmo que trabalhar e estruturar melhor a minha ideia.

Resumo da Ideia e dos Resultados Previstos

O Plano da Minha Empresa

Esta primeira parte muito importante! As pessoas, empresas e instituies que vamos contactar esto primeiro interessadas em perceber o que vale o nosso negcio. Se no lhes conseguirmos explicar em poucas palavras quais os nossos produtos e/ou servios, qual a localizao da nossa empresa, a quem vamos vender e o lucro que esperamos obter, ento dificilmente vo perder muito mais tempo a ler o resto do plano da nossa empresa, ou seja, o plano de negcios. O resultado ser ento no investirem e no nos apoiarem. Ou se o fizerem, ser com condies de parceria bastante penalizadoras para a nossa empresa, por exemplo prazos de pagamento a fornecedores reduzidos, preos pouco competitivos, taxas de juro elevadas e outros. Para problemas j basta a concorrncia! Apesar deste resumo aparecer logo no incio, a verso final dever ser escrita apenas no fim de termos construdo o plano de negcios. Estranho?! No! Isto acontece porque s no final do nosso plano de negcios que teremos uma ideia mais precisa do percurso que vamos seguir, das necessidades e dos resultados previstos. Por exemplo, no que respeita ao investimento e previso de vendas, obviamente, s teremos os dados necessrios quando chegarmos aos captulos 10 e 11. De seguida esto alguns tpicos que devero aparecer neste primeiro ponto. Vamos ver quais os que conseguimos responder de imediato. Agora que vamos perceber at que ponto que conhecemos o nosso negcio. Ser que j sabemos tudo o que preciso, ou ainda temos muito que andar?!

12

Resumo da Ideia e dos Resultados Previstos

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Lista de Controlo
Nome da empresa? Qual a rea de actividade? Ser uma loja? Armazenista? Servios? Indstria? Agricultura? Quais os tipos de clientes que vamos servir e qual/quais o(s) mercado(s)? Quais os pontos em que vamos ser diferentes e mais fortes do que a concorrncia Nos produtos/servios? Nos preos? Na localizao? Qual o investimento total necessrio e quais as diversas fontes previstas? Isto , quanto que eu vou colocar do meu dinheiro? De emprstimos da famlia? De amigos(as)? De bancos? De sistemas de apoio? Qual a previso de vendas e lucros para os primeiros 3 anos (ou outro perodo)? Qual a rentabilidade do projecto? Quanto tempo necessrio para recuperarmos o dinheiro que investimos? Inserir outra informao verdadeiramente pertinente nesta primeira apresentao. Exemplo, se a apresentao for a um fornecedor, poder ter interesse apresentar um pargrafo com as vantagens que este tem em colaborar connosco. Quais as caractersticas essenciais, tcnicas e pessoais, que temos para assegurar o sucesso da nossa empresa? Outros

13

2 2

Captulo

Apresentao do(a) Empreendedor(a)

Ol Carmo!! Que fazes? Ol! Sabes, estou a pensar em criar a minha empresa!!

A srio?! De qu? Vou ser estafeta!!!

J vais perceber. Repara no que estou a escrever...

Apresentao do(a) Empreendedor(a)

Apresentao do(a) Empreendedor(a)

O Plano da Minha Empresa

De boas ideias est o mundo cheio! O que realmente faz com que as ideias se transformem em empresas com bons resultados, so as PESSOAS! Apenas com o esforo, a dedicao, a criatividade e as competncias tcnicas actualizadas da nossa equipa, que conseguimos realizar e fazer crescer a nossa ideia. Nesta parte temos de descrever as nossas caractersticas pessoais e profissionais que so verdadeiramente importantes para o projecto. No entanto, podero haver alguns traos pessoais que nos caracterizam e que trazem valor para o projecto, mas que no as consideramos como tal. Por exemplo, podemos no dar importncia ao facto de sermos organizados(as), mas esta ser uma caracterstica importante para quem pretende criar a sua prpria empresa. S mais frente no ponto 9 que vamos descrever o resto da equipa prevista ou j confirmada. Para organizarmos esta informao vamos utilizar a estrutura do Curriculum Vitae. A ttulo de exemplo, no anexo 1 pode-se ver uma das formas de apresentao do Curriculum Vitae.

19

Apresentao do(a) Empreendedor(a)

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Lista de Controlo
Nome, morada de contacto, telefone(s), fax, e-mail, estado civil, n do BI, n de contribuinte/identificao fiscal. Formao acadmica / grau de ensino. Experincia profissional no sector. Outra experincia profissional. Principais competncias relevantes para o projecto. Tempo dedicado empresa (parcial, tempo inteiro). Conhecimentos de informtica. Conhecimentos de lnguas. Passatempos, reas de interesse. Outros

20

3 3

Captulo

Apresentao da Empresa

3
Ento tenho uma boa notcia. Para a prxima contratas-me a mim!!

Pedro?! Quase no te via. Onde vais com isso tudo?

So uns dossiers que me pediram para entregar num cliente. E eu que estava a meio de um trabalho importante... Mas era urgente e no havia mais ningum disponvel!

Ah?! Como assim?

At ao final do ano vou criar a minha empresa de estafetas, Pacotes em Movimento.

No acredito! Vais criar uma empresa? E sozinha ou com outro scio?

rrrr... Sim sozinha!!! Porqu? Achas que no sou capaz de criar e gerir o meu prprio negcio?!

Apresentao da Empresa

O Plano da Minha Empresa

A empresa pode surgir por vrias razes: porque temos competncias para desenvolver uma actividade, por experincia, por gostarmos de determinada actividade, porque surge uma oportunidade de negcio, etc. O que temos que ter em ateno percebermos o que realmente pretendemos fazer pois se vamos pedir emprstimos ou outro tipo de apoios convm apresentarmos a nossa empresa com mais detalhe. Esta informao permite aos outros saberem quem somos, onde estamos instalados, quem detm e quem investe na empresa. Se tiverem informao transparente aumenta a probabilidade de colaborarem connosco. Por exemplo, a apresentao dever referir se a empresa s tem um(a) proprietrio(a), podendo optar por ser empresrio em nome individual, ou por constituir uma sociedade unipessoal por quotas. Se existir mais do que um(a) proprietrio(a), poder ser constituda, entre outras, uma sociedade por quotas. Estas diferentes classificaes so designadas de formas jurdicas. No anexo 2 encontra-se informao detalhada sobre algumas das formas jurdicas mais utilizadas. O capital social obrigatrio quando a nossa actividade reveste a forma de uma sociedade. Este capital o montante que os(as) scios(as) aplicam na empresa na fase inicial, podendo aumentlo no futuro. Outro dado que temos que apresentar a actividade principal da nossa empresa e respectiva classificao. Classificao?! Sim! Todas as actividades econmicas esto classificadas segundo uma lista bastante extensa. No anexo 3 esto listadas alguns exemplos de classificaes e a direco de instituies onde podemos consultar a lista actualizada e detalhada das actividades.

24

Apresentao da Empresa

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Lista de Controlo
Nome da empresa, incluindo a designao da forma jurdica, a sua sede, telefone(s), fax, email, endereo na internet. CAE Classificao das Actividades Econmicas. Instalaes onde a empresa vai funcionar. No caso de se tratar de uma sociedade, descrio do capital da empresa (% detida por cada um(a) dos(as) scios(as)). Data prevista de constituio da empresa e incio de actividade. Outros

25

4 4

Captulo

Descrio do Produto e/ou Servio

Portanto, o servio principal da minha empresa a entrega de encomendas e cartas urgentes

Mas tambm podia oferecer outros servios... Podia oferecer s empresas o servio de reconhecimento de assinaturas...

E tambm podia oferecer o servio de levantamento de certides ou o pagamento do IVA...

E at podia fazer transporte de valores... Tinha era de arranjar uma mota blindada...!

Descrio do Produto e/ou Servio

O Plano da Minha Empresa

Eis chegado o momento em que devemos descrever ao pormenor as caractersticas do nosso produto e/ou servio. Temos de ter em conta que perfeitamente natural que estas caractersticas sejam alteradas ao longo do processo de construo do plano de negcios e mesmo depois da empresa ter iniciado a sua actividade. at um sinal que a informao que vamos recolhendo e analisando relevante para a nossa empresa, o que bastante positivo. Devemos identificar quais os produtos/servios principais e secundrios da nossa empresa. Por exemplo, uma padaria ter como produto principal o po e os bolos, enquanto que as velas de aniversrio constituem o produto secundrio. O servio principal prestado por uma empresa de design grfico ser o desenvolvimento e produo do trabalho criativo. Como secundrio poder ser apontado o servio de fotocpias. Independentemente de ser principal ou secundrio o produto/servio deve ser sempre pensado tendo em conta a sua qualidade mxima. Se superarmos as expectativas dos nossos clientes, garantimos nveis de satisfao elevados pelo que contribumos para que se tornem fiis. Outro aspecto que devemos ter em considerao ser o de reflectirmos quais as necessidades que o nosso produto/servio vem satisfazer. Por exemplo, detectado que numa determinada comunidade existem muitas pessoas idosas que carecem de assistncia. Ento, a criao de um servio que apoie estas pessoas, que poder ser a implementao de um servio de apoio domicilirio, ser uma das formas de satisfazer a necessidade sentida. Deve salientar-se que, no basta haver uma necessidade por satisfazer. muito importante que consigamos conciliar a necessidade de desenvolver determinado produto e/ou servio com aquilo que gostamos e sabemos fazer.

30

Descrio do Produto e/ou Servio

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Lista de Controlo
Quais os produtos e/ou servios principais? Quais os produtos e/ou servios secundrios? Descrio das caractersticas de todos os produtos e/ou servios. Quais as necessidades que o meu produto/servio vem satisfazer? Outros

31

5 5

Captulo

Descrio dos Clientes Alvo

Destes possveis clientes o melhor ser optar pelas pequenas empresas, em especial: mercearias e farmcias.

So para entregar minha me. Hoje faz anos!!... Humm!!... Desculpe, mas...no fazemos entregas... Olha, descobri um outro tipo de cliente!...

Pronto! Os meus clientes podem ser as mercearias, farmcias e floristas.

5
Descrio dos Clientes Alvo

O Plano da Minha Empresa

Quem tudo quer, tudo perde! Este ditado pode-se aplicar completamente aos negcios que no tm bem definido e pensado a quem que vo vender. Ateno que dizer que se vai vender a toda a gente meio caminho para a falncia! Porqu?! Chegar a toda a gente custa muito dinheiro. Para alm do mais, quem disse que toda a gente estar interessada nos nossos produtos e servios?! A conquista, manuteno e fidelizao de clientes custa dinheiro e tempo. Convm portanto que estes sejam bem aplicados. Se eu no souber quais os meus clientes alvo, isto , quais os clientes que justificam a grande parte das vendas da minha empresa, como que vou decidir correctamente quais os produtos e quais os servios onde investir? Stock parado, aposta em produtos/servios desadequados, ou produtos/servios iguais a todos os outros , na maior parte das situaes, dinheiro deitado fora. O que devemos ento fazer? Em primeiro lugar, importantssimo ter uma viso global dos vrios tipos de consumidores que existem. S assim poderemos seleccionar aqueles a quem nos queremos dirigir. Os consumidores particulares podem-se agrupar com base em vrias caractersticas ou critrios, tal como a rea onde vivem, os rendimentos, o sexo, o estilo de vida, as necessidades de consumo, etc. Os consumidores institucionais podem-se agrupar com base noutras caractersticas tais como, localizao geogrfica, rea de actividade, com ou sem fins lucrativos, etc. A isto chamamos segmentao de mercado, na qual os consumidores so agrupados em diversos conjuntos pelo facto de apresentarem caractersticas semelhantes. O objectivo ser ter uma ideia clara dos vrios tipos de consumidores de forma a acertar em cheio no alvo que queremos atingir. Em segundo lugar, precisamos de saber se existe algum (empresa, classe profissional, tipo de pessoas me, pai, filho(a), etc) que influencie a deciso de comprar o produto/servio. Isto muito importante, pois por vezes podemos ter de entrar em contacto com estas pessoas/ empresas por modo a conseguir mais tarde a venda dos nossos produtos/servios aos clientes. Por exemplo, se quisermos vender brinquedos infantis no podemos apenas abordar os pais mas tambm promover o produto junto das crianas pois so estas que tm o poder de influenciar quem vai comprar. Um outro exemplo ser o de uma empresa que comercialize louas de casa de banho. Esta ter todo o interesse em divulgar os seus produtos junto de arquitectos(as), construtores e revistas de decorao, sendo que estes(as), muitas vezes, aconselham/influenciam empresas de construo civil e particulares na deciso de compra.

36

5
Descrio dos Clientes Alvo

O Plano da Minha Empresa

Um exemplo de segmentao poder ser o indivduo que pretende prestar servios de estafeta (entrega rpida de documentos e pequenos volumes). Comea por fazer uma descrio dos vrios tipos/grupos de pessoas e empresas que poderiam necessitar dos seus servios. Na sua descrio vai verificar que existem vrios tipos de clientes que se podem agrupar em grandes segmentos/grupos, entre outros, por exemplo: -Segmento dos particulares: normalmente apenas necessitam deste tipo de servio para entregas espordicas; -Segmentos das empresas/instituies: podemos dividir este segmento nas empresas que necessitam de servios de estafeta regularmente e nas que apenas necessitam de entregas espordicas. Depois de definidos os segmentos existentes, temos de seleccionar aquele(s) em que nos vamos concentrar. Vamos considerar que a nossa empresa optou pelo segmento das empresas/instituies. Esta deciso baseada tendo em considerao determinados critrios, tais como as caractersticas da nossa empresa e a envolvente externa, isto , o que nos rodeia e que poder influenciar a nossa actividade. Dentro do segmento seleccionado devemos ainda definir qual(ais) o(s) tipo(s) de empresa(s) para os quais vamos orientar os nossos esforos. Por exemplo: -segmento das floristas que necessitam de entregar com regularidade arranjos em maternidades, hospitais, festas, recepes; -segmento das agncias de viagens que precisam regularmente de recolher documentos dos seus clientes e entregar bilhetes e informao diversa aos mesmos; -segmento das farmcias que poderiam estar interessadas em entregas de medicamentos ao domiclio. Neste caso, apontamos como segmentos-alvo as farmcias e as floristas pelo facto de representarem um mercado potencial e de no estarem to explorados quanto o segmento das agncias de viagens. Esta foi uma das opes possveis, sendo que se poderia optar por outros segmentos se a informao, a envolvente externa e as caractersticas da nossa empresa fossem diferentes. Ateno! Embora este captulo seja bastante trabalhoso, no podemos desanimar. Teremos que ser persistentes, uma vez que uma boa escolha dos nossos clientes alvo um dos factores determinantes para o sucesso da nossa empresa.

37

5
Descrio dos Clientes Alvo
Faixa(s) etria(s); Estilo de vida; Rendimento mdio; Onde esto instalados; Cultura da empresa;

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Definio do tipo de consumidor: particular ou instituies/empresas. Se os nossos clientes so particulares: Onde vivem, onde trabalham (ex. em que cidade, etc.);

Situao face ao trabalho e profisso;

Cultura (formao, hobbies, religio, etc);

Se os nossos clientes so instituies/empresas:

Tipo de actividade que desenvolvem;

Dimenso mdia da empresa;

Pontos comuns a particulares e instituies/empresas: Hbitos de consumo/Processo de deciso; Motivaes/Necessidade para comprar; Outros

38

6 6

Captulo

Descrio da Concorrncia

Deixa l ver a concorrncia. Uau!! Parecem mesmo profissionais

Vi o vosso site e gostava de saber em que zonas fazem entregas! O qu?! No me sabe dizer?!

Entretanto Carmo pe prova uma outra empresa... J aqui est?!

Sim, ns somos os mais rpidos. A sua conta. Aah... Rpidos mas caros!!!

Nunca mais chega... assim perco o apetite

Pizzaaa!!!

...um acidente, sabe...

Podiam ter avisado!

6
Descrio da Concorrncia

O Plano da Minha Empresa

A nossa empresa no est sozinha no mercado a vender aos clientes. H empresas que j existem, outras vo aparecer depois de ns, outras vo ainda fechar. Interessa-nos saber, essencialmente, que tipo de empresas produzem e/ou comercializam o mesmo tipo de produto(s)/servio(s) que a nossa empresa pretende produzir e/ou comercializar, isto , os nossos concorrentes directos! Existem ainda alguns produtos/servios que podem ser diferentes, mas que podem satisfazer as mesmas necessidades que o nosso produto/servio. Por exemplo, alguns vegetais podem ser vendidos frescos ou congelados. Quando um(a) consumidor(a) compra o vegetal congelado em vez do fresco, ento estamos perante produtos substitutos. Um outro exemplo poder ser o de produtos como a manteiga, o queijo, o fiambre, as compotas, etc. pois estes so alimentos que podero ser substitutos uns dos outros, estando a deciso de compra dependente dos gostos e necessidades de cada pessoa. Neste sentido, interessa-nos tambm saber quais os nossos concorrentes indirectos. Se ns vamos aparecer de um momento para o outro a tentar vender a clientes de outras empresas, no podemos estar espera que os nossos concorrentes nos recebam de braos abertos! Em princpio, a concorrncia reagir com melhoramentos no que j faz, com novos produtos e servios, com alteraes profundas do prprio negcio, com promoes, entre outras reaces possveis. Temos definitivamente de conhecer quem so os nossos concorrentes directos e indirectos. Como fazer isto? como ir s compras! Temos de recolher informao que nos permita comparar produtos/servios e respectivos preos. Depois de termos realizado este trabalho de recolha junto dos nossos concorrentes teremos uma lista completa de preos, produtos e outros pontos relevantes que contribuiro para tomarmos decises mais acertadas. Por exemplo, se pretendermos abrir uma loja que comercialize vesturio para senhora, podemos visitar vrias lojas deste tipo, mostrando-nos interessados como se fossemos um(a) cliente que ir adquirir uma pea de vesturio. Deste modo podemos obter informao quanto aos preos, condies de venda, tipo de roupa vendida, marcas, forma de atendimento ao cliente, decorao da loja, etc. Depois de efectuarmos visitas a vrias lojas, teremos uma lista com informao detalhada dos nossos concorrentes. Isto permitir-nos- definir a oferta da nossa loja e saber como nos podemos diferenciar da existente. Este trabalho dever ser

42

6
Descrio da Concorrncia

O Plano da Minha Empresa

feito com alguma regularidade, mesmo depois da criao da empresa, de forma a respondermos rapidamente s inovaes da concorrncia. Este trabalho de recolha de informao pode ser realizado atravs de visitas, contactos telefnicos, internet, pedidos de oramentos e outros. Este tipo de aco perfeitamente normal e determinante para o sucesso da empresa. S podemos afirmar que conhecemos os nossos concorrentes quando soubermos o essencial da sua actuao no dia a dia e identificarmos o que os nossos potenciais clientes valorizam nos seus produtos/servios.

43

6
Descrio da Concorrncia Lista de Controlo
Que outros produtos vendem? Outros

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Quem vende o mesmo tipo de produtos/servios que ns? Quem vende/presta produtos/servios substitutos dos nossos? Onde esto os nossos concorrentes directos e indirectos?

Quais os preos e condies de venda? Quais as caractersticas dos produtos/servios da concorrncia? Quais os pontos fortes e fracos dos produtos da concorrncia? Como vendem: formas de distribuio utilizadas, preos, condies de venda, promoes utilizadas, se for o caso, tipo de loja que tm (rea, decorao, localizao)? Que reaco podero ter os nossos concorrentes face nossa entrada no mercado?

44

7 7

Captulo

Diagnstico da Empresa Face ao Mercado

Aquele nosso avanado mesmo rpido! Os nossos centrais no se entendem. Assim no vamos l...!

Ento ele um ponto forte da equipa. como na minha empresa: um dos pontos fortes do meu negcio a relao qualidade/preo. Ento eles so um ponto fraco da equipa. como na minha empresa: um dos pontos fracos a falta de meios humanos. Sozinha no consigo dar resposta a muitos pedidos...

Pronto! Foi penalti e ele no marcou! Este rbitro est comprado! Expulso! Agora que vai ser marcar golos!! Esta uma grande ameaa. como na minha empresa: uma das ameaas ao meu negcio que muito fcil aparecerem concorrentes. No fundo, o principal investimento uma mota

Esta uma oportunidade para vocs. como na minha empresa: uma oportunidade para o meu negcio crescer existirem clientes interessados em servios personalizados. Vs! E dizias tu que eu no percebia nada de futebol...

Diagnstico da Empresa Face ao Mercado

O Plano da Minha Empresa

Agora que temos definido qual o nosso produto/servio, quem so os nossos clientes e quais os nossos concorrentes j conseguimos apontar de forma mais clara e realista quais os pontos fortes e fracos da nossa empresa, bem como as oportunidades que temos de agarrar e as ameaas para as quais nos temos que preparar. Pontos fortes e fracos (diagnstico interno): Chegou o momento de fazermos uma anlise interna da nossa empresa, ou seja, sabermos quais as nossas foras e fraquezas. Todos ns sabemos que no h empresas perfeitas, por isso devemos identificar os pontos fortes e fracos da nossa empresa. Para alm de estarmos a obter informao sobre o estado da mesma em determinado momento, tambm estamos a ter conscincia do que podemos melhorar ou manter, sem perdas de tempo e gastos desnecessrios. Por um lado, temos que saber quais as caractersticas boas que a nossa empresa apresenta em relao ao mercado, isto , em relao aos concorrentes, aos clientes e aos fornecedores. Por exemplo, um ponto forte de um servio de estafeta poder ser o facto de fazer entregas 24 horas por dia, se houver necessidade deste servio durante a noite e se existirem poucas ou nenhumas empresas que prestem este servio durante essas horas. Por outro lado, temos que ponderar os aspectos menos positivos que possam fazer parte da nossa empresa. Por exemplo, uma fraqueza ou ponto fraco de um servio de estafeta poder ser o facto de as entregas apenas serem feitas num raio de 15 kms. Oportunidades e ameaas (diagnstico externo): Nesta parte do diagnstico vamos fazer um levantamento das oportunidades e ameaas ao negcio vindas da envolvente externa, ou seja, os factores que no so directamente controlados por ns. Com isto no significa que devemos ficar de braos cruzados espera que a ameaa passe, antes pelo contrrio, temos que trabalhar no sentido de tornar uma amea numa oportunidade. A evoluo dos hbitos de consumo, concorrentes existentes/novos e produtos/servios novos e/ou melhorados constituem exemplos de oportunidades e/ou ameaas. Por exemplo, a inexistncia de uma loja de flores perto de um cemitrio uma oportunidade a agarrar. Por outro lado, um(a) vendedor(a) de flores ambulante quecomercialize flores porta do cemitrio nos dias de maior afluncia, poder ser uma ameaa que inviabilize a loja de flores

48

Diagnstico da Empresa Face ao Mercado

O Plano da Minha Empresa

que esteja instalada perto desse mesmo local. Esta ameaa poder ser ultrapassada se a loja de flores melhorar ainda mais a qualidade dos seus produtos/servios e/ou se comear a diversificar o negcio. Resumindo, se juntarmos estes dois diagnsticos, o interno e o externo, iremos perceber mais facilmente onde devemos actuar por modo a estarmos constantemente um passo frente dos nossos concorrentes e a estarmos mais aptos a surpreender os nossos clientes. muito importante que saibamos que esta anlise um retrato da empresa num determinado momento do tempo, ou seja, rapidamente pode ficar desactualizada. Este diagnstico deve, por isso, ser feito ao longo da actividade da empresa para que possamos perceber como vai evoluindo o funcionamento do nosso negcio.

49

Diagnstico da Empresa Face ao Mercado

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Lista de Controlo
Pontos fortes da nossa empresa em relao aos concorrentes (experincia e conhecimento do produto/servio, inovao do produto/servio, servios personalizados, localizao, parcerias, etc.). Pontos fracos da nossa empresa em relao aos concorrentes (pouca/nenhuma experincia, falta de conhecimento do funcionamento do mercado, fraca visibilidade da empresa, incapacidade de estabelecer parcerias, etc.). Oportunidades mais relevantes para a nossa empresa (partes do mercado no exploradas, tendncias de consumo, parcerias com fornecedores e/ou clientes ou mesmo com concorrentes, etc.). Ameaas mais relevantes nossa empresa (empresas j existentes, produtos/servios novos ou substitutos, dimenso dos concorrentes, conjuntura econmica, etc.). Outros

50

8 8

Captulo

Descrio da Estratgia

Carmo fale-nos dos seus concorrentes.

...Pois! Existem alguns que tm um servio de entregas rpido a preos elevados... Existem outros com preos mais baixos mas com um servio fraco.

Ento, qual ser a estratgia da empresa? Penso que tenho a capacidade para apostar num servio de qualidade, personalizado e a preos competitivos! Na prtica como que vai fazer isso? Por exemplo, para o segmento das floristas vou utilizar uma caixa de transporte refrigerada que permita a entrega de arranjos frescos.

E qual o rumo que pretende para a empresa nos prximos 4 anos?

Quero construir uma empresa com um servio medida do cliente e tentar alargar a minha oferta para outros pontos do pas.

Descrio da Estratgia da Empresa

O Plano da Minha Empresa

Pode demorar anos a conquistar a confiana de um cliente mas pode demorar muito pouco tempo a perd-la! Se desviarmos a nossa ateno e por consequncia o produto/servio baixar de qualidade ou o atendimento comear a ser fraco, ento vamos perder clientes. Temos por isso que trabalhar rdua e continuamente para sermos os preferidos na nossa rea de negcio. Chegou assim o momento de pensar a srio sobre os passos que vamos dar para traar o rumo que queremos seguir e as estratgias para o alcanar. Uma das primeiras coisas em que devemos pensar na questo das parcerias. crucial para qualquer empresa arranjar aliados para o seu negcio. Angariao de clientes, desenvolvimento e distribuio de produtos/servios so algumas das reas em que podemos tirar vantagens do trabalho conjunto com outras pessoas e/ou entidades. Para alm das parcerias existem outras questes que devemos ter em conta. Como vamos actuar no mercado? Como vamos chegar aos clientes? Qual a nossa estratgia de distribuio venda em loja(s), venda porta-a-porta, etc.? Ao responder a estas questes estamos a falar de estratgias de captao de clientes. Vamos ter capacidade de oferecer um produto/servio algo distinto da concorrncia e em relao ao qual o cliente realmente perceba a diferena e esteja disposto a comprar por um preo mais elevado? Aqui estamos a falar de como podemos ser originais e diferentes dos nossos concorrentes. Quais as principais caractersticas pelas quais desejamos ser conhecidos pelo mercado? Os mais rpidos? Os mais baratos? Os mais eficazes? Os mais credveis? A melhor relao qualidade/preo? Aqui estamos a falar da posio que a nossa empresa ocupa na mente do consumidor. Vamos especializar-nos num determinado tipo de produto/servio? Ou vamos apostar num leque alargado diversificando a nossa oferta? Neste caso falamos de estratgia de diversificao. A nossa empresa apenas uma no meio de milhares de empresas e como tal temos que trabalhar de forma a conquistar a confiana dos nossos clientes. O que leva a dizer que h pequenos pormenores que marcam a diferena. Desde o uniforme, at ao logtipo, aos cartes de visita, ao papel de carta, ao modo como atendemos o telefone, tudo, mas mesmo tudo, influencia a qualidade do servio prestado e a imagem que transmitimos.

54

Descrio da Estratgia da Empresa

O Plano da Minha Empresa

Actualmente, as empresas tm uma preocupao cada vez maior com questes sociais e ambientais. Neste sentido tentam englobar na sua actuao princpios de respeito pelo meio ambiente e pelas comunidades com as quais interagem. As empresas que tm em linha de conta estas questes so designadas de socialmente responsveis. A responsabilidade social das empresas cada vez mais valorizada pelo mercado, pelo que constitui um ponto estratgico da empresa.

55

Descrio da Estratgia da Empresa

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Lista de Controlo
Lista dos preos praticados por produto/servio. Condies de venda, poltica de promoes. Distribuio: loja prpria, venda para outras lojas/fbricas, entrega ao domiclio, etc. Principais caractersticas pelas quais queremos ser reconhecidos no mercado. Comunicao: imagem grfica da empresa, logtipo, tipo de publicidade, etc. Perspectivas de crescimento/expanso no futuro (gama de produtos, espao geogrfico, etc.). Parcerias a realizar (para a captao de clientes, para o desenvolvimento do produto, para a distribuio, etc.). Estratgia de animao do ponto de venda/loja (Vitrinas, actividades que atraiam os clientes, etc.). Outros

56

9 9

Captulo

Descrio da Organizao e dos Recursos Humanos

Quando comear a trabalhar... vai-se juntar tanta coisa: fornecedores, clientes, casa, mecnico...

Ora bem!! Vou mesmo ter que organizar o meu dia-a-dia.

Se isto correr como eu espero, dentro de algum tempo, posso contratar outra pessoa! Ah... mas ela no conhece nada da minha empresa. Bom, vou ter que lhe dar formao.

Descrio da Organizao e dos Recursos Humanos

O que seria importante essa pessoa aprender?... Caractersticas dos clientes, gostos pessoais, pequenos detalhes, como por exemplo: na mercearia do Sr. Joaquim s posso levantar encomendas entre as 13h e as 14h.

Bom, alm disso seria importante que ela fizesse uma formao em Atendimento ao Pblico.

Descrio da Organizao e dos Recursos Humanos

O Plano da Minha Empresa

Como que vamos organizar a nossa empresa? Vai-se andando e depois logo se v no resposta! Temos normalmente poucos recursos financeiros, pouco espao, pouco tempo e pouco pessoal. Logo, precisamos de fazer bom uso de todos estes factores. Em relao organizao do nosso negcio precisamos de planear as actividades procurando permanentemente atingir o mximo de produtividade e qualidade na satisfao das necessidades dos nossos clientes, ao menor custo possvel. Temos de pensar em todos os momentos de produo/ prestao do servio desde o simples servir de um caf mesa, passando pelo servio de entrega de encomendas, pela venda de flores, at produo de qualquer produto. Todos estes momentos tm de ser analisados e melhorados ao mximo. Por isso devemos ter as pessoas certas nos lugares certos. Os recursos humanos. O pessoal. Os(as) colaboradores(as). Os(as) scios(as). Tantos nomes para dizer uma simples palavra: a nossa equipa! mesmo isso, a nossa equipa. Na maior parte dos casos no vamos trabalhar sozinhos(as). A partir deste momento temos de gerir diferentes competncias e principalmente diferentes motivaes. Temos de escolher as pessoas certas para as funes a desempenhar, como j referido. O que leva a dizer que devemos ter as funes bem definidas, caso contrrio teremos gente a fazer o trabalho dos outros e chega-se ao final do dia, da semana sem se ter feito nada. Uma parte que, normalmente, nos esquecemos a necessidade de formao contnua e de momentos de fortalecimento do esprito de equipa. Se todos estivermos na mesma onda de esforo e dedicao, os resultados so alcanados mais rapidamente e a um menor custo. Para organizarmos a nossa equipa podemos realizar um esquema com a estrutura da empresa, a isto chamamos organigrama. Neste so representadas as funes que cada pessoa desempenha dentro da organizao.

61

Descrio da Organizao e dos Recursos Humanos

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Lista de Controlo
Tarefas a realizar. Responsveis por cada uma das tarefas definidas. N de postos de trabalho. Remunerao de cada posto de trabalho. Programa de formao contnua. Estratgia para a motivao e fortalecimento do esprito de equipa. Outros

62

10

10

10 10

10

10

10

10

10

10

10

10

10

10

Captulo

Investimento Inicial

10

Bom dia, gostaria que me indicasse quais as melhores motas em termos de segurana, consumos e assistncia.

Para que fins pretende a mota?

Para servios de estafeta.

Muito bem! Existem vrias solues. ptimo! Vou precisar dos oramentos!

Investimento Inicial

10

10
Investimento Inicial

O Plano da Minha Empresa

Vamos agora calcular qual o dinheiro/capital que precisamos de obter para fazer face aos investimentos a realizar e lista de custos que temos pela frente. Em primeiro lugar, dependendo do tipo de negcio, temos de adquirir uma srie de equipamentos, realizar obras de remodelao/adaptao de instalaes, obter direitos de franchising e outros investimentos sem os quais no conseguimos arrancar com a nossa actividade. A esta primeira fase de investimentos chamamos investimento inicial. Em segundo lugar, depois de lanada a nossa empresa, h custos que vamos ter de suportar todos os meses: aluguer das instalaes, luz, gua, telefone, salrios, matrias-primas, consumveis, etc. A isto chamamos custos correntes. importante no esquecer esta distino entre investimento inicial e custos correntes. Neste captulo vamos apenas analisar o investimento. Como que vamos saber os valores do investimento? Para alm da ideia que j temos do que precisamos para arrancar, devemos pesquisar, visitar empresas que tm negcios semelhantes ao nosso e verificar como so as suas instalaes, quais os seus equipamentos, o tipo de decorao e outros pontos essenciais nossa actividade. Quando j tivermos uma lista de tudo o que vamos necessitar, est na hora de procurar os melhores fornecedores de equipamento, ou seja, os que nos vo oferecer a melhor relao entre qualidade/preo e as melhores condies de venda. Uma vez mais, como ir s compras! No entanto o investimento inicial no se refere somente aquisio de equipamentos, remodelaes, etc. Existe outro tipo de investimentos que temos de efectuar. A ttulo de exemplo, se abrirmos uma sapataria teremos que comprar pares de sapatos em quantidade suficiente por modo a termos variedade de escolha e stock para venda imediata. O dinheiro investido neste stock s dar frutos quando realmente conseguirmos vender esses pares de sapatos. Portanto, na prtica, desde o momento em que tivermos de pagar aos fornecedores os pares de sapatos e o momento do recebimento das vendas, teremos na verdade dinheiro parado nas prateleiras. O dinheiro para financiar este perodo que vai desde o pagamento das compras at ao recebimento posterior das vendas, chama-se investimento em necessidades de fundo de maneio. Este valor tambm precisa de ser calculado, seno arriscamo-nos a ter a empresa criada, as instalaes e equipamentos bsicos preparados e no termos dinheiro para aguentar a empresa nos primeiros tempos.

67

10
Investimento Inicial

O Plano da Minha Empresa

Um outro exemplo poder ser o de uma empresa de prestao de servios de estafeta. Numa fase inicial de arranque da actividade vamos ter gastos de combustvel, sem no entanto termos recebido de alguns clientes para os quais fizmos as entregas. Ou seja vamos ter de investir em combustvel. A este montante de dinheiro que ser necessrio para que a actividade inicie chamamos novamente de investimento em necessidades de fundo de maneio.

68

10
Investimento Inicial Lista de Controlo
Construes; Viaturas; Aquisio de imveis; Direitos de entrada (franchising); Aquisio de terrenos. Outros

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Equipamentos bsicos (mquinas, utenslios, ferramentas, etc.); Equipamento administrativo (computadores, mobilirio, etc.); Obras de remodelao das instalaes; Investimento em Necessidades de Fundo de Maneio; Despesas com a constituio da sociedade;

69

11

11

11 11

11

11

11

11

11

11

11

11

11

11

Captulo

Viabilidade do Negcio

11

Chegou o momento de saber se o seu negcio vivel!! E como que eu sei isso?

Imagine que tem uma balana onde pesa os proveitos e os custos que prev que a sua empresa venha a ter!

Mas como posso saber isso se ainda nem comecei a fazer entregas?! Tem que fazer uma previso! Pode pensar em quantas entregas, em mdia, consegue fazer por dia! Depois s calcular para uma semana, para um ms e para um ano. Com os custos a mesma coisa! Humm! como fazer contas do que tenho para pagar todos os meses: a renda da casa, a luz, a gua, o telefone, o infantrio da minha filha...

Exactamente!

Ento e depois de ter a lista com os proveitos e os custos j posso saber se o meu negcio vai correr bem???

Se a balana for mais pesada do lado dos proveitos, ento significa que a sua empresa est no bom caminho!!!

Mas isto por si s, no basta! Claro! Tenho que oferecer sempre um servio de qualidade com um bom atendimento!!!!

11
Viabilidade do Negcio

O Plano da Minha Empresa

Este um dos pontos mais importantes do plano de negcios, tanto para ns que precisamos de saber se a empresa vivel, como para outros amigos(as)/famlia, possveis scios(as), investidores, bancos, entidades que concedem sistemas de incentivo que podero fundamentar a sua deciso em nos apoiar ou no, com base no resultado deste estudo. Se os dados apresentados forem sinceros, realistas, claros, completos e bem estruturados meio caminho para termos as coisas a nosso favor. O que um negcio vivel? um negcio em que, depois de pesar os proveitos resultantes das vendas e os custos suportados, se obtm um saldo positivo. Ento, para sabermos se o nosso negcio vivel vamos ter que fazer um esforo para prever quais sero as nossas vendas e os nossos custos no futuro. Como posso eu saber hoje, os meus proveitos de amanh? Ou seja, qual o volume de vendas de bens e/ou prestaes de servios que posso prever para a minha empresa? No necessrio ser mgico para responder a estas perguntas! Existem dados que j recolhemos at este momento que nos permitem ter uma ideia aproximada das vendas previstas. No assim to complicado. Quantos clientes que, provavelmente, vamos servir numa fase inicial? Isto , quantos produtos ou servios vou vender/prestar nos primeiros dias? Nas primeiras semanas? Nos primeiros meses? No primeiro ano? A que preos? E depois desta fase inicial? Como foi referido no captulo 10, existem custos correntes que vamos ter de suportar todos os meses. Alguns destes custos vo ocorrer, independentemente de termos vendido muito ou pouco. A renda, os salrios, os seguros so alguns dos exemplos destes custos fixos. Outros custos variam consoante as quantidades de produtos vendidos ou de servios prestados. As matrias-primas consumidas, subcontratao de servios, chamadas telefnicas so alguns dos exemplos de custos variveis. Por exemplo, no caso de uma empresa de estafetas, se no houver entregas ento tambm no existir gasto de combustvel. Este um exemplo de custo varivel. Se o saldo entre os nossos proveitos e os nossos custos for negativo, ento algo poder estar errado. No entanto, nos primeiros tempos normal que em algumas actividades os resultados obtidos sejam negativos. Entre outras causas, a principal o facto da base de clientes ainda estar a ser construda. Porm, isto tambm pode ser um indicador de que alguma coisa est a falhar no nosso plano de negcios. Devemos verificar passo a passo

74

11
Viabilidade do Negcio

O Plano da Minha Empresa

tudo o que foi feito at agora e rectificar o que for necessrio. No anexo 4a apresenta-se uma tabela que nos vai ajudar a calcular como chegmos aos resultados anuais da nossa empresa (demonstrao de resultados previsionais). De referir que existem ainda outras medidas de anlise dos resultados do nosso negcio que permitem ter uma leitura mais completa do comportamento da nossa actividade. Se houver interesse em saber mais, podemos sempre consultar manuais especializados em gesto ou pedir apoio a consultores(as). A viabilidade da empresa passa tambm por cumprir atempadamente com os seus pagamentos! Por isso temos de ter uma ideia clara das entradas e sadas de dinheiro, isto , das receitas e das despesas. Os prazos de pagamento dos nossos clientes so diferentes dos prazos de recebimento aos nossos fornecedores, ao Estado, aos funcionrios e outros. Se colocarmos toda esta informao numa folha, temos uma tabela pela qual nos podemos orientar e saber quando e quanto que vamos receber e pagar. Deste modo conseguimos saber se temos saldo positivo, ou se teremos de negociar o prolongamento de alguns pagamentos ou a antecipao de alguns recebimentos. Em ltimo caso, pode recorrer-se a um emprstimo. A esta tabela chamase mapa de tesouraria previsional, que fundamental para ajudar a organizar toda a informao de forma simples e bastante intuitiva (ver anexo 4b). Outro documento fundamental para compreender a situao da empresa o balano. Neste documento vamos fazer uma sistematizao do patrimnio previsto para a empresa, o qual inclui as suas obrigaes (dvidas a pagar), os seus direitos (dvidas a receber) e os bens detidos por esta. No anexo 4c apresenta-se um modelo de balano. Aps iniciarmos a actividade, como conseguimos controlar se estamos no caminho certo? Uma medida frequentemente utilizada passa por saber quais as vendas mnimas mensais que temos de realizar por modo a cobrir os custos fixos (rendas, salrios, etc.) e os custos variveis (matrias consumidas, combustvel, chamadas telefnicas realizadas, etc.). Se as vendas mensais estiverem abaixo deste valor, ento devemos detectar o que est a correr mal e corrigir as falhas. como se fosse um sistema de alerta no qual a luz vermelha acende quando algo est errado, pelo que devemos actuar no sentido de evitar que a situao piore. Se as vendas mensais estiverem acima do valor mnimo, quer dizer que estamos no bom caminho. Ou seja, o sistema de alerta mantm

75

11
Viabilidade do Negcio

O Plano da Minha Empresa

a luz verde acesa pelo que devemos continuar e melhorar ainda mais. Esta lgica de sistema de alerta est na verdade presente em vrias situaes da nossa vida. Por exemplo, nos automveis quando o ponteiro do combustvel atinge um determinado nvel mnimo, abastecemos. Porqu? Porque antecipamos ficar parados no meio da estrada uns quilmetros mais frente. Na nossa empresa muito semelhante: o nosso sistema de alerta pode ser composto por indicadores econmicos bsicos (anexo 5), atravs dos quais conseguimos antecipar cenrios e evitar situaes aparentemente inesperadas. Existem, no entanto, outros indicadores que podemos estabelecer de forma a nos ajudar a controlar o desempenho da empresa. Varia de caso para caso.

76

11
Viabilidade do Negcio Lista de Controlo
Proveitos: Custos correntes (fixos e variveis): Rendas; Stocks para venda; Matria-prima; Outros

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Vendas de produtos (quantidade x preo); Servios prestados (quantidade x preo).

Custos com pessoal (salrios, segurana social suportada pela empresa, etc.);

Outros gastos correntes (electricidade, gua, correio, combustvel, telecomunicaes, internet, etc.); Consumveis (papel, tinteiros de impressora,etc.).

77

12

12

12 12

12

12

12

12

12

12

12

12

12

12

Captulo

Financiamento

12
Existem ainda apoios para ajudar na criao de empresas. preciso verificar se algum se adapta sua situao.

Tenho a certeza que a minha empresa tem tudo para dar certo! O meu problema que no tenho dinheiro suficiente! Existem vrias solues! Se o projecto for de qualidade, talvez algum familiar ou amigo esteja disposto a emprestar-lhe uma parte

E se no conseguir ser apoiada?

Mas eles tambm tm as suas contas para pagar...

Com ou sem apoio, devemos procurar saber quais as condies dos Bancos e que Instituies tm sistemas de micro-crdito. Pois...

Pode ainda pensar em associar-se a outra pessoa ou empresa que j exista. Mos ao trabalho!

12
Financiamento

O Plano da Minha Empresa

Neste momento j temos uma noo do investimento necessrio para arrancar com o nosso negcio e sabemos que este vivel. Agora falta respondermos pergunta: onde vamos arranjar o dinheiro?! Recordando o que j dissemos nos captulos 10 e 11, o nosso negcio precisa de financiamento para o investimento inicial e para fazer face aos compromissos com fornecedores, funcionrios(as) e outros durante o perodo em que ainda no recebemos os pagamentos dos clientes. No futuro, poderemos tambm vir a precisar de financiamento para a expanso da nossa empresa. O financiamento pode e deve ser o resultado de uma combinao de vrias fontes: as nossas poupanas, emprstimos de familiares ou amigos(as), de bancos, de microcrdito bancrio, de capitais de risco, e/ou ainda no caso de existirem, sistemas de incentivo criao de empresas e ao investimento. Cada caso um caso diferente, pelo que a estratgia de financiamento varia conforme a(s) pessoa(s), a sua capacidade/vontade de endividamento, as garantias que se podem apresentar e o projecto de empresa/ actividade em causa. Os bancos, para alm de estarem interessados no nosso plano de negcios e na nossa capacidade para o implementar, querem tambm saber da nossa capacidade real para pagar o(s) emprstimo(s) que queremos efectuar. Isto poder ser avaliado atravs do patrimnio que tenhamos, fiadores(as), declarao de rendimentos recentes ou outro tipo de informao. Existem ainda algumas instituies que gerem sistemas de incentivo criao de empresas e ao investimento, podendo o nosso projecto reunir as condies exigidas. No anexo 6 esto listadas algumas dessas instituies. De referir que as associaes sectoriais/ profissionais podero ser uma fonte de informao bastante valiosa. Resumindo, devemos ponderar tranquila e racionalmente as diferentes solues credveis que existam ao nvel do financiamento.

82

12
Financiamento Lista de Controlo
Lista de bancos a contactar. Outros

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm estar definidos:

OK

Tenho poupanas que possa investir na empresa? Familiares ou amigos(as) com interesse/capacidade para investir na nossa empresa.

Condies oferecidas por cada um dos bancos. Lista de potenciais investidores na nossa empresa/actividade. Lista de sistemas de incentivo existentes mais apropriados nossa empresa.

83

13

13

13 13

13

13

13

13

13

13

13

13

13

13

Captulo

Formalizao e Incio da Empresa

13

13
Formalizao e Incio da Empresa

O Plano da Minha Empresa

As diferentes actividades da empresa devem ser devidamente pensadas e planeadas. A prpria formalizao da empresa uma destas actividades. Quando se inicia uma actividade por conta prpria pode-se optar por diferentes formas jurdicas. Esta deciso vai depender, entre outros, se avanamos sozinhos(as) ou com scios(as) e do nvel de responsabilidade que cada forma jurdica acarreta, conforme se pode verificar no anexo 2 onde esto caracterizadas algumas das formas jurdicas que podemos adoptar para a empresa. Uma empresa/actividade tem de ser registada em alguns organismos pblicos. Do mesmo modo que uma pessoa tem um nmero de identificao pessoal no bilhete de identidade, um nmero de identificao fiscal no carto de contribuinte, entre outras identificaes, tambm a empresa ou actividade por conta prpria tem de ter vrias identificaes por modo a poder trabalhar legalmente. Algumas actividades s podem entrar em funcionamento aps terem as respectivas autorizaes. A necessidade destas existirem tem normalmente a ver com o interesse em assegurar o cumprimento da legislao, no que diz respeito proteco do bem-estar das pessoas que vivem perto da empresa, do meio ambiente, das condies de segurana e de higiene das instalaes, da organizao do espao, etc. Por exemplo, um Centro de Actividades de Tempos Livres A.T.L. tem que cumprir algumas regras de funcionamento tanto no que respeita ao exerccio da actividade (nomeadamente, a afectao do pessoal tcnico e auxiliar pelo nmero de crianas) como no que respeita s condies de espao fsico (entre outros, os estabelecimentos tm que ter salas destinadas a actividades, instalaes sanitrias, sala polivalente, etc.). Como a legislao neste campo est em constante evoluo podemos ponderar a possibilidade de fazermos parte de associaes empresariais ou sectoriais que nos mantenham informados sobre este e outros assuntos. De forma a facilitar este processo esto referidas no anexo 7 algumas das das instituies envolvidas. Iniciar uma actividade sem que esta se encontre devidamente autorizada poder levar ao encerramento da mesma aps alguns dias, semanas, meses. De que vale o esforo financeiro e pessoal realizado no investimento em instalaes, equipamentos e outros para depois ter tudo parado espera de algumas autorizaes? Para evitar este tipo de situaes devemos comear a procurar informao sobre o licenciamento da actividade logo que saibamos o tipo de negcio que queremos desenvolver. Isto porque, normalmente, este um processo que demora algum tempo e implica vrios procedimentos burocrticos. 88

13
Formalizao e Incio da Empresa Lista de Controlo
Lista dos registos necessrios. Outros

O Plano da Minha Empresa

Pontos que tm que estar definidos:

OK

Qual a forma jurdica seleccionada para a empresa/actividade.

Lista de licenciamentos/autorizaes necessrias. Lista das entidades a que temos que recorrer para obter os licenciamentos necessrios.

89

Concluso

O Plano da Minha Empresa

O Plano da Minha Empresa permitiu-nos, entre outros, pesquisar informao, estabelecer contactos, reflectir. Como referido na introduo, este plano serve como guia para a implementao do nosso projecto de negcio, mas vai-nos tambm obrigar a estar atentos ao que nos rodeia e adaptar a nossa estratgia sempre que necessrio. Muitas das decises e estratgias que fomos desenvolvendo ao longo do plano precisam agora de ser concretizadas. Para nos ajudar a passar das ideias prtica podemos recorrer a um instrumento de trabalho chamado cronograma. Para o construir devemos listar numa grelha todas as actividades que queremos ver implementadas, as respectivas pessoas responsveis e as datas para as cumprir. Desta forma controla-se se estamos a cumprir com tudo aquilo a que nos propusemos e no tempo previsto. Podemos usar o cronograma no apenas nesta fase inicial mas tambm no dia-a-dia da empresa como um instrumento de apoio gesto. O plano de negcios e o incio de actividade da nossa empresa marcam apenas a partida para uma aventura aliciante. um facto que existem riscos, mas tambm verdade que se trabalharmos com profissionalismo e nos dedicarmos empresa, ento os resultados podero superar os riscos e o investimento. O retorno ser tanto ao nvel financeiro como ao nvel pessoal. Fora!!!

91

A quem interessa "O Plano da Minha Empresa"? - Desempregados(as) - Jovens recm licenciados(as) - Finalistas de cursos tcnico profissionais - Trabalhadores(as) em situao precria - Empregados(as) insatisfeitos(as) com o seu trabalho - Seniores com vontade para iniciar um negcio - - Todos(as) aqueles(as) que ambicionam ter o seu prprio negcio!

Vous aimerez peut-être aussi