Vous êtes sur la page 1sur 3

Os tijolinhos de Nietzsche

Introduo Sempre quando escrevemos sobre Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) dentro de um contexto metafsico para uma disciplina de Metafsica , por demais, doloroso; porm a complexidade de Nietzsche tal que nos sentimos espantosamente atrados a, pelo menos, ser feita uma singela indicao, pelo texto que segue, para contemporizarmos Nietzsche. Contudo ser tanto mais difcil a tarefa de cifrar Nietzsche a um texto, quanto, porm com aquela grande caracterstica indelvel, nos considerarmos batizados como nietzschianos.
1

Figura 1 Removendo os tijolinhos de se esperar que Nietzsche seja considerado como portador de uma metralhadora que pretende destruir o pensamento metafsico at ento vigente em sua poca. Porm tal considerao pode ser muito prejudicial ao entendimento que pretendamos buscar sobre Nietzsche, visto que um pesquisador e como um pesquisador-fillogo suas palavras no podem ser uma metralhadora, uma vez que, para tal metfora seria ridculo trocar um humanista como Nietzsche por um militar crente no poder coercitivo que suas armas podem causar. Mesmo assim metralhar a histrica metafsica seria um procedimento um tanto antitico para Nietzsche e que por isso no poderia nunca justificar sua conduta moral que carregava consigo. Assim vai Nietzsche estudando as bases formadoras dos primeiros pensamentos metafsicos. A necessidade de relatar suas observaes medida que ia retirando cada elemento da casa metafsica com certeza a mesma medida que se transformava de fillogo em filsofo. Cada elemento, ou cada tijolinho que cuidadosamente retirava era para conhecer sua estrutura, sua natureza. Ento, o destruir no deve ser para Nietzsche uma premeditao coercitiva quela casa, mas conhec-la, estud-la e para tornar-se cada vez mais lgico, Nietzsche, deveria tambm reconstru-la, se no identicamente, mas muito similar, mas agora com um algo a mais: ele mesmo. A nova casa estaria, ento, imbuda

do prprio Nietzsche; seu objetivo era um novo fenmeno, no mais a metafsica como se nos apresenta, mas a metafsica como o sujeito se fenomena nela. Poder ser interessante entender-se porque Nietzsche foi contra, por exemplo, metafsica de Plato:
Nietzsche se encontrava no limiar de uma experincia do mundo em que, como conseqncia [sic] dos progressos do conhecimento, noes como Verdade, Falsidade, Justia, Bem, Mal, Virtude tinham sido relativizadas, no podendo mais responder a nossa eterna pergunta pelo sentido da existncia. (GIACOIA JUNIOR, 2000, p. 10)

Os conceitos so para Nietzsche o ponto nevrlgico onde elabora sua estratgia crtica que se dar porque os entende como relativizados, banalizados, uma vez que, o mundo os tratou no como realidade e inerente do nascimento ao perecimento de uma vida humana ao longo de seu desenvolvimento metafsico-filosfico, mas como um ideal-imaginrio um tanto quanto histrico, e por causa deste um tanto quanto histrico, seriam assumidos tais conceitos como reais e consequentemente, prximos ao Absoluto. Sobre as metafsicas que o homem vai desenvolvendo ao longo de sua existncia, vo sendo criados certos conceitos sobre valores absolutos. Entretanto para Nietzsche estes conceitos sobre valores absolutos, desde aquela original metafsica de Plato, nunca poderiam correr o risco de perderem seus significados por causa do progresso do conhecimento humano. Nietzsche vai busca da resignificao do homem; desconstri a metafsica de Plato para assegurar a certeza do destino do homem:
No se pode, porm, extrair as ltimas concluses desse impulso crtico sem retomar sua origem, isto , para Nietzsche, a metafsica de Plato. Por essa razo, uma das primeiras e mais fundamentais tarefas que Nietzsche se atribui a de refutar e destruir a metafsica platnica. (GIACOIA JUNIOR, 2000, p. 12)

Careceria neste ponto indagar ao comentador Giacoia Junior se seria inteno verdadeira de Nietzsche destruir a metafsica platnica e se, se fosse realmente esta sua inteno, ento o comentador deveria refutar o prprio Nietzsche, uma vez que, Nietzsche seria contraditrio por deixar de imaginar que algum dia algum destrusse seu prprio pensamento metafsico. Nisto me valho de uma oportuna considerao que Matos Jnior relembra: [...] ningum rejeita impunemente a metafsica. Quem a nega cai na contradio de ter de sup-la no ato mesmo da pretena negao. (2009) claro que poderemos em outra sequncia criticarmos se este negar Nietzsche poderia ser considerado como o destruir de Giacoia Junior. Mas, por hora deve ser entendvel que para um pblico ainda jovial, muitos querem fazer descer goela abaixo um Nietzsche destruidor e isto aps aprofundados estudos se percebe o contrrio em razo de que Nietzsche lidava com outra realidade: o mundo sensvel, catico e heraclitiano. Cuidando dos tijolinhos Da casa, s restaram pilhas e pilhas de tijolinhos, alm de outros elementos. Nietzsche vai reconstruir a casa, mas agora cada tijolinho tem que ter as cinzas da Fnix. Nietzsche tem de se tornar impregnvel nos tijolinhos e alm do mais tem de levar consigo as cinzas da Fnix. Estas cinzas so o puro pensamento schopenhaueriano que inicia um renascer da Metafsica a partir do prprio Schopenhauer quando este se detm naquilo que a introduo da Crtica da Razo Pura se limitava:
"Entretanto, na primeira parte da Metafsica, esta deduo da nossa faculdade de conhecer a priori conduz a um estranho resultado aparentemente muito prejudicial ao inteiro fim da mesma e do qual se ocupa sua segunda parte, a saber, que com esta faculdade JAMAIS PODEMOS ULTRAPASSAR OS LIMITES DA EXPERINCIA POSSVEL [maisculas

nossa], o que justamente a ocupao desta cincia [a Metafsica]." (Kant, Os pensadores, 1999, p.40)

Nietzsche no pode simplesmente triturar o tijolinho removido e reconstruir outro do seu jeito. Nietzsche tem de se fazer nele sem tritur-lo, sem destru-lo. Nietzsche parece saber que todos os pensamentos sobre metafsica representavam a vontade prpria de cada um de seus pensadores, porm agora era necessrio mais: os tijolinhos deveriam conter uma vontade de poder. Isto significar que Nietzsche vai tornar possvel a metafsica ser conhecida de uma maneira diferente aquilo de que at ento se conhecia. Uma vontade prenha de existncia e potencializada de uma moral muito mais vlida. Nietzsche usa de uma estratgia muito simples, que anular a compreenso dos tijolinhos como elementos de uma casa realizvel pelo inteligvel, pelo cosmos e por Deus. Simplesmente Nietzsche anula, isto , por niilismo vai resignificar a matria tijolinho. Embora encontrada soluo simplista, porm existe para tal soluo um alto preo a ser pago: Nietzsche tem de se reconsiderar em cada tijolinho, isto , apresentar-se a si mesmo como um homem que deve mergulhar na lama, no submundo, no caos: esta a nica via para o acesso Coisa em Si de Kant. Concluso Comear a entender Nietzsche por sua metafsica requer alguns entendimentos preliminares sobre circunstncias que ainda esto fora de suas obras, isto , torna-se muito importante entender o contexto histrico-cronolgico das principais dvidas dos pensadores at Nietzsche. Aqui se apresentam condies apenas muitssimas pequenas, mas que podem dar outra perspectiva para ns infantes filsofos enquanto nos dispomos a compreender Nietzsche. Do contrrio caso se queira compreender Nietzsche iniciando diretamente em suas obras, tal forma, como obtusa e dogmtica, pode estar se incorrendo num erro crucial para um discpulo de Zaratustra: deixar de mergulhar na lama, no submundo, no caos. por Armando Poli Junior

Referncias Bibliogrficas: KANT, Immanuel. Os pensadores. Traduo: Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. So Paulo: Nova Cultural, 1999. E-referncias: Figura 1 Nietzsche: disponvel em : http://e-ducation.net/philosophers/Nietzsche.jpg (acesso em: 29 abril 2012). GIACOIA JUNIOR, Oswaldo. pt.scribd.com. 2000. http://pt.scribd.com/doc/21555910/oswaldo-giacoia-jr-nietzsche-colecao-folha-explicadoc-rev (acesso em 21 de mar de 2012). MATOS JR, Ellio de Faria. 2009. http://padreelilio.blogspot.com.br/2009/12/kant-e-ofim-da-metafisica.html (acesso em 21 de mar de 2012).

Vous aimerez peut-être aussi