Vous êtes sur la page 1sur 3

Paulo Roberto Martinez Lopes Secretrio-Executivo Comisso de tica do DNIT Braslia - DF

A CONDUTA TICA NA ADMINISTRAO PBLICA

A tica representa uma abordagem sobre as constantes morais, aquele conjunto de valores e costumes mais ou menos permanentes no tempo e uniforme no espao. A moral administrativa imposta ao agente pblico para sua conduta interna, segundo as exigncias da instituio a que serve, e a finalidade de sua ao: o bem comum. A tica na administrao e a moralidade administrativa no representam seno uma das faces da moralidade pblica que se sujeita ao controle social, pois a moralidade encontrada nos julgamentos que as pessoas fazem sobre a conduta e no na prpria conduta. E tratando-se de moralidade pblica, torna-se imperioso reivindicar-se alto grau de generalidade e autoridade, resultando, ento, do julgamento respectivo, em carter objetivo e pblico, no um ato individual e privado. As leis e normas so de carter impositivo, tendo o agente pblico o dever de cumprilas, e tendo que responder pelo seu no cumprimento. J a conduta tica de carter pessoal, o agente pblico tem a responsabilidade de ser tico. Porm sem jamais deixar de respeitar e cumprir o princpio constitucional da moralidade administrativa. E o que ser tico? Ser tico ter a certeza que sua funo pblica, e que tem a obrigao de tratar ao pblico e aos colegas de servio com toda dignidade, honra, eficincia, honestidade e muito respeito. Ser tico ter o zelo necessrio para com o patrimnio pblico, evitando ao mximo o desperdcio e o descaso. Ao ser tico o agente pblico estar automaticamente cumprindo a maioria de nossa legislao administrativa. O ser tico realizar a sua auto-avaliao, procurando corrigir seus vcios, melhorando seu comportamento e aprimorando suas relaes interpessoais. Ser tico uma constante busca de aprimoramento da conduta pessoal e profissional. Ser tico respeitar as diferenas e exaltar as boas prticas morais e ticas. E para que serve um cdigo de tica? Um cdigo de tica elaborado e implementado para pessoas ticas, pois ele serve como um balizador da boa conduta moral um referencial para a conduta tica. Caso contrrio temos o Direito Administrativo Disciplinar e o Cdigo Penal.

Portanto, tendo-se uma boa conduta tica, teremos sem sombra de dvida uma boa governana, um declnio acentuado em casos de corrupo, ilcitos administrativos e o mau uso da coisa pblica. Ao falarmos de conduta tica na administrao pblica, no podemos nos omitir em citar o crescente conflito de interesse hoje existente na Administrao. Devido principalmente ao crescente numero de nomeaes para cargos em comisso ou de provimento especial, que na sua grande maioria so ocupados por pessoas que no pertencem ao quadro efetivo de servidores da administrao pblica, podemos observar a crescente confuso entre o pblico e o privado e em sua maioria de casos, colaborando e facilitando atos de improbidade administrativa e desvios de conduta tica. Devemos observar que na expresso interesse pblico agrega-se o valor de moralidade, tica, independncia, honestidade objetiva e subjetiva da administrao em relao a rigorosamente todos os assuntos que dizem respeito s relaes da Administrao no mbito interno e externo. A Administrao Pblica est obrigada numa tica de dupla mo de sentido a tica da administrao e a tica na administrao dos negcios pblicos. A tica da administrao a garantia da observncia do interesse coletivo. A tica na administrao consubstancia-se na proteo do indivduo contra a prpria administrao. O gestor pblico jamais poder deixar de observar que o Poder Judicirio, no julgamento de ao de qualquer natureza, pode ingressar no exame da moralidade administrativa para salvaguarda dos interesses individuais e sociais, avaliando o

comportamento tico da e na Administrao Pblica. Visando dar concretude idia de moralidade no servio pblico, foram criados o Cdigo de tica e o Cdigo de Conduta da Alta Administrao Pblica. Mas, apesar de ter sido institudo em 22 de junho de 1.994, o Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, somente passou a ser efetivamente utilizado partir de 1 de fevereiro de 2007 com a edio do Decreto n 6.029/2007. Que cria o Sistema de Gesto da tica Pblica do Poder Executivo Federal e regulamenta as atribuies das comisses de tica na Administrao Pblica Federal. Com isso o gestor pblico passa a ter a responsabilidade da Gesto da tica e a obrigao de apoiar e instituir Comisso de tica em seu rgo ou Entidade. Porm, a maior atribuio de uma Comisso de tica est no trabalho de divulgao de normas ticas e morais visando alcanar a todos os servidores, com a divulgao das boas prticas ticas e morais. E esse trabalho tem que ser realizado de uma forma constante e ininterrupta, com a certeza que se trata da realizao de uma reeducao e por isso uma tarefa rdua. A reeducao luz da tica tem o desafio de tratar das mudanas comportamentais e vcios que se encontram arraigados na Administrao Pblica.

A Comisso de tica deve ser a porta de entrada para um bom e eficaz controle social, atravs dela que o cidado poder realizar consultas, esclarecer duvidas e apresentar reclamaes e denuncias sobre o comportamento tico e moral do servidor pblico. Vale ressaltar que a Comisso de tica executa a nobre tarefa de orientar, aconselhar e acompanhar os dirigentes e servidores quanto tica e a moralidade de seus atos. De nada adianta o esforo para a disseminao das boas prticas ticas e morais, se os dirigentes das Entidades e dos rgos Pblicos no estiverem realmente comprometidos com as atividades da Comisso de tica. O comprometimento no vem do apoio ao seu funcionamento, pois este apoio obrigatrio por fora do Decreto n 6.029/2007, o comprometimento deve se apresentar na forma do bom exemplo, pois notrio que os subordinados hierrquicos tendem a seguir os exemplos de seus superiores. Portanto, se fornecermos exemplos negativos de comportamento tico e moral teremos um ambiente infectado com a conduta atica. O bom exemplo de nossas aes e atitudes convence mais que nossas argumentaes. De que adianta pregar a tica e a moralidade se nossas aes no seguem o que pregamos? Louis Bottach definiu com grande nfase a importncia do assunto: O exemplo a mais fecunda semente, tanto das virtudes como dos vcios. J Plutarco, filosofo grego nos leva reflexo sobre a realidade que nos deparamos hoje. Confie nas aes dos homens e no em seus discursos. Nada to abundante como homens que vivem mal e falam bem. A tica e a moralidade administrativa devem ser a mola-mestre de nossa conduta, no s na Administrao Pblica como em nossa vida, devemos transformar a boa conduta em um hbito cotidiano em nossa existncia. E finalmente deixo o pensamento de D.F.Thomson.

tica pode ser apenas um instrumento, um meio para atingir um fim, mas ela um meio necessrio para alcanar um fim. A tica governamental prev as precondies para a elaborao e implantao de boas polticas pblicas. Neste sentido, a tica mais importante do que qualquer poltica isolada, porque todas as polticas pblicas dependem dela.

Paulo Roberto Martinez Lopes

Vous aimerez peut-être aussi