Vous êtes sur la page 1sur 2

Centro Educacional

NOME: GRAU:

MAT.:

2o

SRIE:

3a

TURMA:

DATA:

DISCIPLINA(S):

BIOLOGIA II

PROVA NO

MENSAL

BIMESTRAL

2a CHAMADA

RECUPERAO

EXERCCIOS

EXERCCIOS SOBRE BIOTICA TRABALHO EM GRUPO (Grupos com 5 componentes. Ser recolhido um por grupo ao final da aula) Questo 01 Mudanas certamente ocorrero. O difcil distinguir o certo do errado. Divergncias de opinies so constantes e, de certa forma, vlidas, mas certos pontos devem ser levados em considerao. A Gentica no pode aumentar ainda mais o abismo entre ricos e pobres. Se, atualmente, o acesso a uma vida saudvel j privilgio dos mais ricos, quando as pessoas com melhores condies econmicas puderem selecionar os genes de seus filhos para que adoeam menos e vivam mais, as diferenas sociais sero muito maiores. Como voc avalia o papel tico da Gentica no processo de melhoramento gentico dos vegetais, microrganismos e seres humanos ? (Cite dois argumentos)

O papel da Gentica pode ser interpretado por dois pontos de vista: a) Os benefcios: - O surgimento de alimentos transgnicos, com maior teor nutritivo, resistncia a pragas e herbicidas, maior taxa de produtividade, etc - O progresso na chamada Cincia Forense, onde testes de DNA so usados para resolver questes legais e criminais. - O desenvolvimento de medicamentos. b) Os problemas: - Os transgnicos ainda precisam ser pesquisados para avaliar se h complicaes ambientais ou de sade pblica. - Os diagnsticos moleculares podem representar um aumento nos problemas psicolgicos, familiares e no preconceito social. - A Gentica pode ser responsvel por uma nova forma de comrcio: o da informao cientfica, j que patentes tm sido obtidas sem o menor controle. Questo 02 - A figura ilustra uma tcnica em que se analisa a seqncia de nucleotdeos em uma molcula de DNA, extrada de leuccitos de uma paciente portadora do gene BRCA-1 (Gene para cncer de mama)

Cite uma vantagem e uma desvantagem da tcnica descrita.

Benefcios: - possibilidade de preveno antes da manifestao da doena; - clculo de probabilidade da manifestao dessas doenas nas prximas geraes (aconselhamento gentico); Problemas: - Traumas psicolgicos; Preconceito (recusa das empresas de plano de sade, empregadores etc)

NOME: GRAU:

MAT.:

FL.:

2o

SRIE:

3a

TURMA:

DATA:

DISCIPLINA(S):

BIOLOGIA II

PROVA NO

MENSAL

BIMESTRAL

2a CHAMADA

RECUPERAO

EXERCCIOS

Questo 03 - Em 88, aps ampla polmica e discusso, um camundongo transgnico, portador de um gene para o cncer humano, tornou-se o primeiro animal protegido por patente. Com o desenvolvimento do Projeto Genoma Humano, os nossos cerca de 100 mil genes estaro em breve sequenciados. Ser razovel patentear aquilo que a natureza levou 3,5 bilhes de anos para criar ? OBSERVAO: Em sua resposta use, adequadamente, os termos Biotica, transgnico e Projeto Genoma Humano.

O Projeto Genoma Humano tem sido responsvel pelo grande desenvolvimento da Gentica nos ltimos quinze anos. H pouco tempo, falar em exame de DNA era uma fantasia. Hoje, entretanto, tais exames esto se popularizando cada vez mais. Apesar dos benefcios, a Biologia ainda deve resolver um problema mais grave: as patentes conseguidas por grupos de pesquisa esto se tornando uma mercadoria, ferindo completamente os princpios e normas da Biotica. claro que existe investimento empresarial, mas no justo patentear um gene para a produo de um alimento transgnico, por exemplo, e passar a utiliz-lo comercialmente exigindo o pagamento de direitos autorais. Os genes pertencem a todos ns. A pesquisa precisa trazer benefcios a todos e no apenas elite econmica dos grandes pases.
Questo 04 - No ano seguinte (...) iniciaram-se as obras em Isla Nubar. Isso inclua terraplanagem em larga escala, inclusive para a construo de um lago raso, com trs quilmetros de comprimento, no centro da ilha. Os planos para a construo de um complexo turstico foram levados adiante, cercados do maior sigilo. Mas parece que a InGen de fato construiu um enorme zoo lgico na ilha. Um dos diretores iniciou-se para a frente: - E da, senhor Dogson? - No se trata de um zoolgico comum- Dogson explicou. Esse zoolgico o nico do mundo no gnero. Ao que parece a InGen conseguiu algo realmente extraordinrio. Eles tiveram sucesso na tentativa de clonar animais do passado. - Que animais? - Dinossauros Dogson revelou Eles conseguiram gerar dinossauros atravs de clonagem. (Trecho de O Parque dos Dinossauros, Micheael Crichton, Editora Best Seller, So Paulo, 1992) Baseando-se nas informaes do texto acima, justifique a possibilidade de ocorrncia, ou no, da clonagem das feras pr-histricas. Use para tanto, o embasamento terico sobre biotecnologia trabalhado nas ltimas aulas.

Com a tecnologia atual seria totalmente impossvel. Em primeiro lugar seria preciso uma molcula ntegra de DNA pr-histrico, sem os buracos mencionados no livro. Alm disso, uma clula hospedeira compatvel seria essencial e, por fim, seria preciso possuir uma espcie muito prxima aos dinossauros para realizar o desenvolvimento dos mesmos. Hoje fala-se muito no mamute encontrado na Sibria e em sua possvel clonagem. No futuro talvez, mas os prprios cientistas esto cticos quanto a isso.
Questo 05 - A insulina humana recombinante (lH-r), um dos mais significativos produtos do avano cientfico nacional na rea da enqenharia gentica, est prestes a chegar ao mercado, com o nome de Biohulin: a empresa BIOBRAS, uma das quatro empresas em todo o mundo e a nica no hemisfrio sul a deter a tecnologia de produo desta insulina, inicia em 1999 a comercializao do produto. Uma parceria entre a BIOBRS e a Universidade de Braslia (UnB), em 1988, deu incio aos trabalhos. Ao grupo da UnB coube a parte de Biologia Molecular, desenvolvendo clones de bactrias produtores de insulina. Esta conquista tecnolgica permitir o desenvolvimento de outros medicamentos, como o hormnio de crescimento, o interferon e a calcitonina. Tais clones bacterianos podem ser considerados seres transgnicos ? Explique sua resposta diferenciando os termos clone e transgnico. Sim. As bactrias mencionadas no enunciado foram geneticamente modificados, recebendo um gene da espcie humana, sendo consideradas transgnicas. As cpias produzidas a partir da matriz so clones geneticamente idnticos.

Download do Vestibular1 O Portal do Vestibular www.vestibular1.com.br

Vous aimerez peut-être aussi