Vous êtes sur la page 1sur 60

Manual de Identidade Visual e otimizao da imagem

Nenhum homem uma ilha, inteira em si mesma; toda pessoa parte do continente.

Esta frase do poeta ingls John Donne descreve o esprito de solidariedade que buscamos criar em nossos grupos escoteiros. Ns, os Escoteiros do Brasil, acreditamos verdadeiramente no somatrio de esforos para criar impactos duradouros e verdadeiros na juventude brasileira, promovendo assim um mundo melhor. Este Manual de Identidade Visual um exemplo da colaborao de indivduos e organizaes cujos talentos, recursos financeiros, conhecimentos, relacionamentos, bens ou servios criaram uma rede de apoio ao Escotismo e sua causa. Aos que j apoiam os projetos da Unio dos Escoteiros do Brasil, nossos sinceros agradecimentos por seu tempo, suas doaes e sua confiana em nosso trabalho. Aos demais, fica o convite de se juntar a ns, como investidor social ou voluntrio apoiando a idia de incentivar a sociedade na busca da formao de melhores cidados. Nosso cordial Sempre Alerta para Servir, Comisso Nacional de Imagem e Comunicao

John Donne

criando marcas para o futuro

Sumrio
Emblema e logotipo
Limite de reduo 18 Trabalhando com outras marcas 18 Tipologia 19 Aplicao colorida 20 Aplicao monocromtica 21 Cores especiais 22 Cor nica sem retcula 22 Restries 23 Regies, escritrios e comisses 25 Fundo de baixo contraste tarja vertical 26 Fundo de baixo contraste tarja horizontal

11 17

Tamanhos, cores e medidas

27

Internet

Stios de Internet - Institucionais 30 Pginas de grupos escoteiros filiados


4 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

29
32

Elementos de apoio
Fotografias contedo e estilo Selecionando fotografias 37 Elementos grficos 38
36

35

Papelaria e publicaes
Papel timbrado 43 Carto de visitas 44 Envelopes 45 Timbrado: unidades locais 46 Publicaes 48 Publicaes Grupo A 49 Publicaes Grupo B 50 Publicaes Grupo C 51 Vesturio 52 Uniformizao 53 Objetos, brindes e presentes 54

41

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 5

6 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

100 anos e alm

com muita alegria e satisfao que apresentamos o Manual de Identidade Visual da Unio dos Escoteiros do Brasil no ano em que celebramos o centenrio do Escotismo no Brasil. Nossa nova identidade visual, fruto de um trabalho tcnico minucioso coordenado pelo Dirigente Mrcio Andrade Cavalcanti de Albuquerque e criao de Glen Homer, envolveu a participao de aproximadamente 40 pessoas no Brasil e no exterior, e tem como objetivo ajudar UEB a consolidar sua imagem como uma organizao moderna e atuante na formao de nossos jovens, alm de estar firmemente vinculada aos princpios escoteiros que nos servem como guia neste mundo cada vez mais complexo. Tendo em mente o ensinamento de B-P de que o Escotismo divorciado da realidade uma impossibilidade, procuramos deixar a UEB com uma identidade visual mais moderna e, ao mesmo tempo, vinculada nossa tradio, em linha com a nossa filosofia de trabalho, que est assentada na concepo de que o aperfeioamento de uma instituio como a UEB resulta da experincia do passado que se renova sob o fluxo do presente, para o melhor desempenho no futuro. A nosso ver, o Movimento Escoteiro um exemplo vivo e marcante de que progredir conservar, melhorando. Progredindo (conservando e melhorando), a UEB lana sua nova identidade visual, colocando em prtica a expresso Movimento Escoteiro. A Flor de Lis, que nos identifica como membros da Fraternidade Mundial Escoteira e que congrega jovens e adultos do mundo inteiro em torno de Valores que, ao longo da histria, sempre demonstraram ser os mais caros e importantes para a humanidade, est ainda mais bonita e viva. Que ela fortalea ainda mais nossos sentimentos de Fraternidade e sirva como bssola para orientar nossa jornada no comeo deste novo ciclo de 100 anos que ora se inicia. Sempre Alerta Para Servir!

Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro Diretor-presidente da Unio dos Escoteiros do Brasil

A Flor de Lis

A Flor de Lis o tema central da identificao visual dos escoteiros desde a fundao do Movimento. Simbolizando a honra e mpeto de cada jovem que aspira dar o melhor de si, a Flor de Lis nos representa ao redor do globo. Ao lado, vemos o emblema da World Organization for the Scout Movement (WOSM).

8 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Nossa Histria

A Unio dos Escoteiros do Brasil tem uma rica histria em inovao. Fomos uma das primeiras organizaes a estimular a coeducao alm de sermos pioneiros no voluntariado juvenil e no estmulo ao protagonismo da juventude brasileira. Ao longo dos anos, alguns dos nossos smbolos evoluram para se adequarem s nossas necessidades de comunicao.

1929

1930

1940

1929

1930

1950 1940

195

1929

1930

1940

1950
Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 9

Emblema e logotipo

A logomarca

A marca grfica da Unio dos Escoteiros do Brasil foi concebida para atualizar a imagem dos Escoteiros perante a sociedade brasileira.

12 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

A utilizao da nossa logomarca deve ser feita de acordo com as diretrizes deste manual. Assim podemos nos certificar de que a mensagem que passamos ser a mesma onde estivermos e que falamos a mesma lngua apesar do sotaque de cada regio. Para termos mais flexibilidade, a logomarca pode ser apresentada em duas verses: horizontal e vertical.

emblema logomarca

logotipo

Verso horizontal

Verso vertical

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 13

O emblema

O Perfil da juventude Brasileira Precisamos representar de forma direta o que somos e o que fazemos como escoteiros. Para tanto, foi criado um smbolo humanizado, espontneo e com cores alegres em uma sobreposio de perfis de crianas e jovens que, com sua diversidade, nos torna mais fortes como instituio. A aluso s cores nacionais e ao Cruzeiro do Sul mantm, apesar das origens inglesas do Movimento Escoteiro, que somos brasileiros e que conhecemos e respeitamos nossa ptria com seus desafios e suas belezas. Com esta imagem renovada, apontamos para um futuro imediato onde o jovem brasileiro no sculo XXI pode se identificar com o maior movimento juvenil do planeta, juntar-se a ele, e construir um mundo melhor.

14 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

O logotipo

Escoteiros do Brasil Adotamos esta maneira informal de nos apresentar com a finalidade de mostrar sociedade uma face clara e sucinta do Escotismo. Isto nos retrata como uma organizao humana, formada por pessoas acessveis tanto junto mdia, formadoras de opinio, lderes comunitrios e agentes sociais como polticos, empresrios e jovens alheios ao Movimento. Consideramos mais adequada ao novo esprito da organizao a evoluo do nome Unio dos Escoteiros do Brasil para Escoteiros do Brasil. Esta alterao representa apenas a forma com que nos comunicamos com a sociedade O nome oficial da instituio continua sendo UNIO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL para fins fiscais e jurdicos.

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 15

Tamanhos, cores e medidas

Limite de reduo

Trabalhando com outras marcas


x/2 Em um mesmo evento, podemos ter vrios parceiros, sejam do setor privado, pblico ou do terceiro setor. Neste caso, a logomarca deve ser exposta em sua verso vertical com uma distncia mnima de x/2 em todos os lados. Assim damos espao para os escoteiros respirarem, mantendo o destaque que a marca merece.

Como queremos sempre ser bem reconhecidos, a logomarca no deve ser reduzida demasiadamente para mantermos a legibilidade do logotipo. A altura mnima de 15mm para a verso vertical, e 10 mm para a horizontal. Alguns tipos de papel como o jornal, podem comprometer ainda mais a legibilidade. Nestes casos, verifique com um espe cialista se a leitura ser adequada.

15mm

x/2 x

< 15mm

x/2

10mm

< 10mm

18 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Tipologia e fontes

Temos histrias para contar e informaes para passar. Em comunicados, ofcios, informativos e publicaes, a padronizao das fontes nos d uma voz unssona. As famlias Officina Sans e Officina Serif tem a clareza e a personalidade que desejamos passar em nossas mensagens. Para emails e uso online, estas fontes podem ser satisfatriamente substituidas por Tahoma (instalao padro Windows)

Famlia Officina Sans

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890 AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890 AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890 AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890

Oficina Sans uma fonte moderna que combina facilidade de leitura com uma personalidade incisiva. Sua forma estreita permite um maior nmero de palavras por linha mantendo uma excelente legibilidade. Recomendada para textos curtos , ttulos, chamadas, destaques. Oficina Serif uma fonte com as mesmas propores da Officina Sans, mas com um toque de tradio por suas terminaes (serifas) quadradas que, por sua vez, lembram as famosas pinturas escoteiras de Norman Rockwell. Recomendada para textos mais extensos, ttulos grandes e alguns destaques.

Officina Serif

AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890 AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890 AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890

Tahoma

Tahoma uma fonte criada para a Internet com propores que garantem sua alta legibilidade AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890 mesmo em tamanhos pequenos ou monitores AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKkLl 1234567890 com baixa resoluo. Sua melhor utilizao AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 eletrnica, j que as mesmas caractersticas que AaBbCcDdEeFfGgHhIiJjKk 1234567890 garantem o sucesso em um monitor, a tornam desengoada quando impressa em papel.
Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 19

Aplicao colorida
m c9 5 a 0 y1 00 flo re st c2 2 m y1 0 0 m 00 c1 la c1 00 m 67 y0 y2 k2 3 0 k0 00 k0 es tre g ua so lc 0 m br ot o 0 y1 00 k8

Valorizando nossas cores Estas cores representam cada um de ns, Escoteiros do Brasil. Mantendo estas cores, nos asseguramos que a jovialidade e juventude se perpetuam a cada vez que a nossa logomarca vista. Assim, mostramos a alegria e a pluralidade do nosso movimento que por um lado heterogneo, valorizando a diversidade dos seus membros e ao mesmo tempo unido por um s ideal.

20 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

k2 7

Aplicao monocromtica
10 0% % 50 20 %
Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 21

prefervel a reproduo colorida. SEMPRE. Mesmo assim, existem situaes como custo financeiro ou mtodo de reproduo (ex. fax, fotocpia, serigrafia) onde podemos encontrar uma limitao no uso de cores. Nestes casos, podemos usar uma das variaes ao lado. A base sempre uma das 5 cores que compem o nosso logo, o branco e o preto.

0%

#0 08 53 e

G1 33

G2 42

#f ff2 00

R2 55

on

Outros padres Para vdeo e publicaes especiais, seguem algumas especificaes

B3 5

Pa nt

R0

on

Cores especiais
a flo re st

B6 3

35 6

Especificao de cores:

B0

1. RGB 2. Hexa 3. Pantone

e a flo re st Pa nt br ot o e to Pa n ua g es tre la Pa n to ne ne 29 4 C 63 1 C on 39 45 C so l Pa nt e 38 0 C

flo re st so l ua g es tre la br ot o

G2 05

a #0 #0 04 a8 d 0a cc d #c 1c d 22

br ot

R1 90 so l 72 R1 ua g es tre la R0

Cor nica sem retcula


100%-0%

22 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

G7

B1

41

G2 05

B0

Restries

TEXTO texto

Na comunicao, sua imagem diz muito sobre voc. Para transmitir nossos valores de forma assertiva e coerente, use sempre a marca de forma correta. Utilize sempre os arquivos fornecidos oficialmente (via site)

Nunca usar como marca dgua

No preencher com cor nica.

No mudar as propores corretas.

No distorcer o logo.

No usar s o contorno.

No modificar a combinao de cores.

No modificar os perfis.

No adicionar formas ao logo.

No usar efeitos especias como bevel ou sombra.

No preencher com padres ou fotografias.

No customizar o logotipo.

No adicionar elementos ao logo.

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 23

Quando usar qual logo?

Nossa logomarca muito flexvel, mas algumas regras devem ser seguidas para mantermos clara e vibrante a nossa mensagem ao pblico. Para a comunicao com o pblico em geral (externo), sempre utilizada a logomarca vertical ou horizontal com o slogan. Alguns slogans complementares fazem parte do leque de opes para uso conforme a estratgia de comunicao.
24 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

gua a cor dos slogans

Slogans oficiais complementares

Regies, escritrios e comisses


x Podemos utilizar a logomarca horizontal tambm, para denominaes internas, quando for necessria a identificao de uma comisso ou em documentos que circulam entre regies. Verifique a lista de logos disponveis pelo site. Pais, jovens, apoiadores ou parceiros institucionais no devem se envolver em divises administrativas da nossa associao. Portanto, estas variaes so para uso interno onde o pblico integralmente escoteiro e majoritariamente adulto.

x/0.6 x

x/2

broto a cor das divises de operao da organizao branco pode ser utilizado para melhorar o contraste (2 opo)

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 25

Fundo de baixo contraste tarja vertical


Nem sempre temos uma cor propcia para a aplicao do logo. Em caso de aplicao sobre fundos coloridos ou fotogrficos, utilize a tarja como demonstrado ao lado. Para estes casos temos trs opes.

26 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

escoteiros
1

Voc pode tornar o nosso guia de especialidades ainda mais especial.

Ajude-nos a melhorar ainda mais o nosso guia. Sua contribuio importante para atualizarmos os tpicos de conquista e incluirmosnovas especialidades. Voc pode enviar sugestes para especialidades@escoteiros.org.br at o dia 30/11.

2
1. Superior 2. Inferior 3. Flutuante
(somente em materiais de terceiros no contexto multi-marcas)

www.queroserescoteiro.com

Faa parte dessa aventura

Fundo de baixo contraste tarja horizontal


Em relao a logomarca Horizontal, a mesma regra vale. A diferena que a tarja horizontal sangra (sai da pgina) de forma lateral.

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 27

Internet

Stios de Internet Institucionais


Padronizao de layout para o site do Escritrio Nacional e para os Escritrios Regionais A Internet rapidamente se tornou um dos principais instrumentos de comunio institucional, profissional e interpessoal. impossvel ignorar uma ferramenta to amplamente utilizada.

5 1

7 2 3 4

8 9

30 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Padronizao de layout para o site do Escritrio Nacional e para os Escritrios Regionais Este o projeto grfico e padro estrutural para os sites do Escritrio Nacional e para os Escritrios Regionais. As definies devem ser seguidas em totalidade, para que haja uniformidade em todos os sites que utilizam este layout.

1.

Espao reservado para a identificao do site. Quando o site for de propriedade de um Escritrio Regional, no lugar do slogan deve ir o nome do estado Ttulos em Tahoma, 18pt, cor #575A57 Imagens de destaque, no tamanho 90x70px Espao reservado para o endereo fsico do escritrio, seja nacional ou regional. Espao para o menu de navegao, que deve estar contextualizado com as necessidades do escritrio. Espao para o destaque das principais atividades, acontecimentos ou notcias importantes do escritrio, nacional ou regional.

2. 3. 4. 5. 6.

Importante O ttulo da pgina do seu Grupo Escoteiro deve sempre apresentar tambm a expresso Escoteiros do Brasil e o nome do seu estado. Veja como deve ficar: Grupo Escoteiro Silva Paes Escoteiros do Brasil Rio Grande do Sul Grupo Escoteiro Arara Azul Escoteiros do Brasil Gois Evite as abreviaes comuns, do tipo, GE Silva Paes, ou ainda, GESP. O mesmo vale para o nome do seu estado.

7. Textos em Tahoma, 11pt, cor #575A57 8. Espao para banners secundrios, especficos para anncios fixos ou anunciantes de menor quota.

9.

Espao reservado para a identificao da WOSM, indiferente se o site nacional ou regional.


Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 31

Pginas de grupos escoteiros filiados


Identificao da Associao para sites de Grupos Escoteiros Existem duas formas de aplicar a marca em sites escoteiros, considerando que estes no seguem o padro de layout definido para o Escritrio Nacional e para os Escritrios Regionais.

Rodap A opo padro para aplicao da marca no rodap do site, junto com a assinatura/endereo do Grupo Escoteiro.

32 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Lateral Esta opo adequada quando o site possuir apenas espao lateral. A marca deve ser colocada preferencialmente do lado direito, porm aceitvel a insero no lado esquerdo, como mostra a imagem.
Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 33

Elementos de apoio

Fotografias contedo e estilo


O que vemos em uma imagem? Uma imagem vale mil palavras... Ao escolhermos fotos para nossos folders, banners, cartazes e etc, importante entender a diferena entre o estilo da foto e o seu contedo. Para a imagem dos escoteiros, o contedo SEMPRE deve prevalecer. O bom estilo desejvel, mas secundrio.Veja os exemplos ao lado.

Contedo: Mutiro comunitrio, trabalho em equipe, pintura Estilo: Colorido, profundidade, enquadramento diagonal

Contedo: Jogo ativo, alegria, ar livre Estilo: Brilho, verde, destaque individual

36 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Selecionando fotografias
Transmitindo a imagem do escotismo

Gnero:
Somos um movimento que respeita as diferenas.

Idade: O relacionamento entre faixas etrias fundamental, mas somos um movimento de jovens. Evite fotos com adultos demais.
A energia do nosso movimento fala por si.

Pessoas: indivuos ou grupos, o escotismo feito de pessoas. Evite closes como mos ou ps que no transmitam a imagem escoteira.

Objetos no mostram o dinamismo e vida do movimento escoteiro.

Simbologia Escoteira: Sempre d preferncia a imagens que incluam smbolos escoteiros como o leno.

No-Escoteiro: No utilize imagens onde o protagonista no seja facilmente identificado como escoteiro.

Atividade:

Ambiente: seja no
campo, cidade, parque ou auditrio, o Escotismo est sempre presente.

Verdadeira: Imagens espontneas sempre mostram um momento real dentro da vida escoteira. Escoteiros so pessoas reais em situaes reais.

Foto posada: Fotos coreografadas ou foradas no mostram o que ser escoteiro e no inspiram o nosso pblico.

Envolvente: O movimento estimula a participao ativa de todos. As imagens que usamos devem refletir isso.

Parado: Pessoas cansadas e paradas no transmitem a energia do movimento escoteiro.

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 37

Elementos grficos

Nos perfis dos jovens, temos elementos grficos de apoio para a criao de peas e materiais de comunicao.

1.

Os perfis presentes na logomarca podem ser usados em conjunto ou em pares, nunca sozinhos. Podem ser usados em qualquer escala desde que no se cruzem ou sejam rotacionados (girados).

2. Os perfis podem ser usados nas cores


naturais do emblema - 4 cores ou monocromticos. Podem ainda ser preenchidos ou usar somente as linhas.

38 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Projeto para Mobilizao de Recursos


Manual do patrocinador

1910-2010

ESCOTISMO BRASILEIRO

100 Anos

TEXTO texto

3. Combinaes com fotos ou textos


valorizam a mensagem e geram composies interessantes.

4. Os perfis no podem ser (A) girados, (B)


multiplicados, (C) sobrepostos ou (D) usados como marca dgua com transparncia as cores devem ser apresentadas a 100% . (E) Os elementos devem sempre sangrar para fora da pgina.
Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 39

Papelaria e publicaes

Papelaria
construindo um mundo melho r

PAPEL TIMBRADO Uso exclusivo dos escritrios Nacional e Regionais Os documentos em A4 tm uma estrutura de 5 (cinco) colunas.

Importante Os modelos e templates de papelaria esto disponveis via site pelo www.escoteiros. org.br/marca

UNio dos esCoteiRos do BRasiL Regio estado distrito escritrio Rua do endereo Completo 99 Bairro, Cidade Aqui, UF Tel (54) 3210-9876 Fax(54) 4321.0987 www.escoteiros.org.br

42 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

23

32

32

32

32

32

15

Papel timbrado
Sr. Associado ou Parceiro 1 linha de endereo 2 linha de endereo 3 linha de endereo 4 linha de endereo 5 linha de endereo

1.

construindo um mundo melho r

Logomarca Horizontal verso 20mm com a descrio do escritrio, regio ou slogan. fonte Officina Serif tamanho 11pt sobre 14pt. Alinhado a equerda. Deixe um espao antes da data.

15 30 50

Uso exclusivo dos escritrios Nacional e Regionais O corpo do texto, endereos e assinatura so todos em caixa alta e baixa com exceo de siglas (ex. CNIC) e a razo social da organizao, Unio dos Escoteiros do Brasil, na linha de assinatura institucional. (medidas em mm)

DD de ms de AAA A

2. Endereo: em

Caro Sr. Associado ou Parceiro, Bor magnis prehenis si omnim cum ent etus estoritam nost exerrovid que nos aut quam, quam quibus et enia sequi dit qui dem quod qui voluptatque reicat rectem volupti umquiducium atur? Porum vernam explam as siminte voluptate ea nientinctur? Qui que estoreptae. Con cus quam, sa doluptatest exeri de nienitius, is de cori doluptiandae iusdam, ne praercia et fugitae occum alibus dit, omnis siminverum in con es everferum, occae nimi, quamendebis aceprat ibusam, seditis nisquidus, eum fugia ipsapicim enet reri debis voluptatibus sunt aditaecerum qui nis ex et, sinctorro iliquae eos moloriatiis et omnis veri as eseces explam dollitatur molluptatet fugia voloria core, sunt vera dunt qui aut eum enderum corpore prenis doloremporum fugitia ditatemque net fuga. Off ic tor rem liquid maximinvenim quam ducilit aturem facipsame net dicidel iciissimusam conserc iaepro tem es molupta sa cumet doluptatur? Met magnimo luptatiaecus am excearunt lam faccuptatem. Ita nullentus, ute vendam volorpore net hic tecab ipient. Exeruptio. Geni aut ad qui voluptate aut ad quis moluptatent ut magnis mint verferor aut laccuptas seditio venda nos eum as ut quuntiistrum dolorrum et ium dolupta prescipsa coribus dus Bor magnis prehenis si omnim cum ent etus estoritam nost exerrovid que nos aut quam, quam quibus et enia sequi dit qui dem quod qui voluptatque reicat rectem volupti umquiducium atur? Grato, Fulano de Siclano Diretor de Alguma Coisa

3. Corpo do

texto:em fonte Officina Serif tamanho 11pt sobre 14pt. Alinhado a equerda. Officina Sans 8pt sobre 10pt.

UNio dos esCoteiRos do BRasiL Regio estado distrito escritrio Rua do endereo Completo 99 Bairro, Cidade Aqui, UF Tel (54) 3210-9876 Fax(54) 4321.0987 www.escoteiros.org.br

4. Assinatura: fonte

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 43

5 20 15

Carto de visitas

1. 2.

Nome: fonte Officina Sans Bold, 10pt sobre 11.5pt Cargo e contatos pessoais: fonte Officina Sans Regular, 8pt sobre 9pt. Alinhado direita cor gua. Contatos Institucionais: Unio dos Escoteiros do Brasil fonte Officina Sans Bold. Cor Estrela. Endereo e informaes: Officina Sans Regular 8pt sobre 9pt. Cor Estrela. Logomarca Horizontal verso 20mm com slogan.

85mmx40mm 4 cores (f)/4 cores (v) Uso exclusivo dos escritrios Nacional e Regionais

3.

4.

5.

44 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Envelopes

1.

Aba de corte reto com cantos arredondados. Cor Broto. Contatos Institucionais: Unio dos Escoteiros do Brasil fonte Officina Sans Bold. Cor Broto. Endereo e informaes: Officina Sans Regular 8pt sobre 9pt. Cor Estrela.

2.

120

230mm x 120mm 4 cores (f)/0 cores (v) Uso exclusivo dos escritrios Nacional e Regionais

20 15

230

15

3.

120

4.
20

construindo um mundo melho r

Logomarca Horizontal verso 20mm com slogan

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 45

15

Timbrado: unidades locais


PAPEL TIMBRADO 2 Identificao da organizao muito importante que pais, associados e parceiros saibam que esto lidando com uma instituio sria e idnea. Portanto, fortemente recomendamos que seja usada a assinatura institucional como mostrada ao lado em todas as correspondncias oficiais de cada Grupo.Baixe um modelo pelo site. (medidas em mm)

23

32

32

32

32

32

15

1.
15 30

Logo do seu grupo escoteiro


Sr. Associado ou Parceiro 1 linha de endereo 2 linha de endereo 3 linha de endereo 4 linha de endereo 5 linha de endereo DD de ms de AAA A

Logomarca do seu Grupo: com tam. max. de 100mm de lagura por 25mm de altura fonte Officina Serif tamanho 11pt sobre 14pt. Alinhado a equerda. Deixe um espao antes da data. em fonte Officina Serif tamanho 11pt sobre 14pt. Alinhado a equerda. Officina Sans 8pt sobre 10pt

2. Endereo: em
50 5

Caro Sr. Associado ou Parceiro, Bor magnis prehenis si omnim cum ent etus estoritam nost exerrovid que nos aut quam, quam quibus et enia sequi dit qui dem quod qui voluptatque reicat rectem volupti umquiducium atur? Porum vernam explam as siminte voluptate ea nientinctur? Qui que estoreptae. Con cus quam, sa doluptatest exeri de nienitius, is de cori doluptiandae iusdam, ne praercia et fugitae occum alibus dit, omnis siminverum in con es everferum, occae nimi, quamendebis aceprat ibusam, seditis nisquidus, eum fugia ipsapicim enet reri debis voluptatibus sunt aditaecerum qui nis ex et, sinctorro iliquae eos moloriatiis et omnis veri as eseces explam dollitatur molluptatet fugia voloria core, sunt vera dunt qui aut eum enderum corpore prenis doloremporum fugitia ditatemque net fuga. Off ic tor rem liquid maximinvenim quam ducilit aturem facipsame net dicidel iciissimusam conserc iaepro tem es molupta sa cumet doluptatur? Met magnimo luptatiaecus am excearunt lam faccuptatem. Ita nullentus, ute vendam volorpore net hic tecab ipient. Exeruptio. Geni aut ad qui voluptate aut ad quis moluptatent ut magnis mint verferor aut laccuptas seditio venda nos eum as ut quuntiistrum dolorrum et ium dolupta prescipsa coribus dus Bor magnis prehenis si omnim cum ent etus estoritam nost exerrovid que nos aut quam, quam quibus et enia sequi dit qui dem quod qui voluptatque reicat rectem volupti umquiducium atur? Grato, Fulano de Siclano Diretor de Alguma Coisa

3. Corpo do texto:

4. Assinatura: Fonte 5. Logomarca

UNio dos esCoteiRos do BRasiL grupo escoteiro exemplo do exemplo em at duas linhas, 123 UF Tel (54) 3210-9876 Fax (54) 4321.0987 email.completo@escoteiros.org.br www.seusiteaqui.org.br

construindo um mundo melho r

Horizontal verso 20mm

20 15

46 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Envelope: unidades locais


Envelope Identificao da organizao Baixe um modelo pelo site. (medidas em mm)

1. Logomarca do
seu Grupo

2. Contatos

Institucionais: Unio dos Escoteiros do Brasil fonte Officina Sans Bold. Endereo e informaes: Officina Sans Regular 8pt sobre 9pt. Cor Horizontal com slogan: verso 20mm

3.

4. Logomarca

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 47

Publicaes

Linhas e Entrelinhas Um aspecto importante da nossa identidade apresentar um estilo visual organizado e limpo para aumentar o impacto provocado pela logomarca e ilus trao escolhidas. A consistncia de estilo vai aumentar a capacidade de reconhecimento da marca Escoteiros do Brasil parao pblico escolhido.
48 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

srie Manuais Prticos

Relatrio Anual de Atividades Escoteiras


Regio do Distrito Federal 2010

Amlia Chandler
2010

Manual de Cerimnias
Para grupos escoteiros

Grupo A Estas so as publicaes mais nobres. So tambm as mais flexveis em relao ao layout.

Grupo B So publicaes direcionadas para reas especficas na organizao. Um pouco mais rgidas.

Grupo C Estas publicaes so as mais rgidas de todas. As fontes de capa, miolo e layout seguem um modelo.

Publicaes Grupo A

Grupo A Estas publicaes tem uma tiragem maior. So geralmente coloridas e podem apresentar bastante flexibilidade de layout. O posicionamento da logomarca no canto superior direito constante. Exemplos: revistas, livros, anncios, materiais promocionais, brochuras.

Amlia Chandler

Consulte o Guia de Publicaes para mais informaes.

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 49

Publicaes Grupo B
srie Manuais Prticos

Grupo b Estas publicaes so primariamente para o pblico j Escoteiro e geralmente se enquadram em sries. Publicao geralmente colorida ou duas cores. Exemplos: cartilhas tcnicas, boletins e sries.

A Corte de Honra na Tropa Snior


Srie Cartilhas Tcnicas
2010

Manual de Cerimnias
Para grupos escoteiros

srie Manuais Prticos

Sistema de Patrulhas
Srie Cartilhas Tcnicas

2010

Encargos de Patrulha
Srie Cartilhas Tcnicas

Servindo a Comunidade
2010

Como programar suas atividades

50 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Publicaes Grupo C
Relatrio Anual de Atividades Escoteiras
Regio do Distrito Federal 2010

Eficcia de tcnicas Escoteiras no Projeto Educarivo


Diretoria de Mtodo Educativo 2010

Grupo c Estas so publicaes de cunho primariamente operacional e administrativo e pblico estritamente interno. Primariamente em Preto e Branco ou duas cores, este material se adapta bem s resties de custo podendo ser fotocopiadas sem grande perda de qualidade. Exemplos: relatrios, atas, resolues, pesquisas e material para cursos de formao.

Compreendendo os Fudamentos do Escotismo


Curso Bsico Geral Ramo Escoteiro Regio do Distrito Federal 2010

Os modelos das publicaes Grupo C, juntamente com todos os modelos de papelaria esto disponveis via site. www.escoteiros. org/marca

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 51

Vesturio

Alto contraste Sobre fundos que proporcionam alto contraste com as cores da logomarca, ela pode ser aplicada em verso (A) colorida sem tarja. Baixo contraste Quando a cor do tecido, ou fundo, no oferecer um bom contraste com as cores do emblema ou logotipo, temos duas opes:

A C

(B) com tarja e (C)monocromtica


sem tarja.

52 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Uniformizao

Para comisses, escritrio e equipes de servio para eventos Quando no estamos de traje ou uniforme, muitas vezes ainda precisamos nos apresentar como uma equipe. Nestes casos, a mesma regra de contraste se aplica, no entanto, usa-se a verso horizontal da logomarca com a denominao da rea administrativa/ executiva especfica.

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 53

Objetos, brindes e presentes


Legibilidade a chave Quando possvel, sempre use a logomarca de forma que as palavras Escoteiros do Brasil fiquem bem legveis, assim como o slogan. Alguns tens como gravatas, pins e brincos, por natureza, no levam o logotipo. Vale lembrar que casos como estes so uma exceo e devem ser evitados de for ma geral.

54 Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil

Manual de Identidade Visual | Escoteiros do Brasil 55

Crditos

Conselho de Administrao Nacional


Presidente

Diretoria Executiva Nacional


Presidente

Marco Aurlio de Mello Castrianni


Vice -Presidente

Rubem Tadeu Cordeiro Perlingeiro


1 Vice-Presidente

Mrcio Andrade C. de Albuquerque


Conselheiros

Marco Aurlio Romeu Fernandes


2 Vice-Presidente

Adir Barusso nio Hideyuki Cojho Geraldino Ferreira Moreira Helio Borba Moratelli Ivan Alves do Nascimento Jlio Carlos Massirer Luiz Salgado Klaes Marcelo de Assis Xaud Marcelo Lisboa Nelson Zepka Senna Paulo Henrique Maciel Barbosa Paulo Salamuni Raphael Tostes Salin e Souza Rafael Rocha de Macedo Sandra Valda Nogueira dos Santos David Izeckson Neto

Renato Bini
Diretor de Mtodo Educativo

Alessandro Garcia Vieira

Comisso Nacional de Imagem e Comunicao


Coordenador

Mrcio Andrade Cavalcanti de Albuquerque


Gesto da Imagem

Fotografia Estevo Salles (7 fotos) pg. 35 e 38 Glen Homer (17 fotos) pg. 1, 4, 13, 34, 46, 47, 48 e 49 Mrcio A. Cavalcanti de Albuquerque (3 fotos) pg. 25, 35 e 37 World Scout Bureau, Inc. (4 fotos) pg. 8, 14, 26 e 32 Agradecimentos gerais WWF pela inspirao em como manter a clareza da marca no sistema de publicaes. WOSM pelas orientaes do Brand Manual e ScoutBoom. Unio dos Escoteiros do Brasil pela viso em investir neste patrimnio valiosssimo que a sua marca. UEB Regio do Distrito Federal pelo apoio ao projeto e pela seo de algumas peas de divulgao para ilustrar este manual. 456studio Design Grafico e Branding pelo tempo da empresa dedicado ao branding e conceituao de gesto da marca Escoteiros do Brasil. www.456studio.com Parlare Solues pela reviso deste manual. www.parlaresolucoes.com.br Crculo 1 Comunicao pela diagramao deste manual. www.circulo1.com Rafael Curi, Iris Ferrera e Lucas Leite pela expertise em mdia online. Clmence Delannoy Homer que em momentos oportunos deu opinies precisas que melhor direcionaram o desenvolvimento deste trabalho.

Glen D. Homer
Mdias Digitais

Mauro Lages
Relaes Pblicas

Patrcia Diniz
Consultora de Mdia

Thiara Zavaglia
Designer do Escritrio Nacional

Andra Queirolo
Jornalista (Agncia Virtual)

Carolina Meneses
Jornalista (Agncia Virtual)

Fernando L.B. Chaves

Compromisso com o planeta

Compromisso da Comisso

Glen 5 rvores em Braslia, DF

Para neutralizar o impacto ecolgico da produo e impresso deste manual, se faz necessrio o plantio de 5 rvores. A Comisso Nacional de Imagem e Comunicao plantar 20 rvores em 2010. Acompanhe a ao pelo Twitter e pela pgina da comisso. Neutralize voc tambm a sua pegada de carbono com aes na sua comunidade e envie as fotos para comunicacao_nacional@escoteiros.org.br .

Mrcio 5 rvores em Niquelndia, GO

Mauro 5 rvores em Rio Grande, RS

Patrcia 5 rvores em So Paulo, SP

www.escoteiros .org.br/marca

Vous aimerez peut-être aussi