Vous êtes sur la page 1sur 4

WHITE PAPER

Anlise de Risco em Projetos Gerenciamento do risco


Termos como anlise, gerenciamento e administrao de risco so amplamente utilizados ao se tratar de projetos, sejam eles de finanas, logstica, tecnologia ou qualquer outra rea onde a mudana ocorra. Com a disseminao inicial desse conhecimento, surgem dvidas de como a eficincia da anlise de risco pode agregar valor a um projeto, o que se ganha ao realizar uma anlise de risco e quem deve pagar essa conta.

Grau de risco desejado


O risco do projeto uma escolha e varia de acordo com os objetivos do negcio e cultura da empresa. Nunca devemos buscar um projeto com risco zero, pois isso nos levaria ao gasto excessivo, como por exemplo, prazos folgados, recursos em excesso e contingenciamento desnecessrio. No outro extremo, os projetos de alto risco s devem ser aceitos quando a cultura da empresa permite que haja perdas irrecuperveis. Mas devemos lembrar que os maiores retornos so dos investimentos de mais alto risco.

Assim, gerenciar o risco encontrar o equilbrio entre o gasto desnecessrio e o retorno mais adequado.

WHITE PAPER

Anlise de Risco em Projetos Entendendo o conceito


O primeiro passo para realizar uma boa anlise de risco passar do knowhow para o know-why. O principal motivo que traz a necessidade de saber o por que realizar uma anlise de risco antes de saber o como realizar, responder perguntas como: O que eu ganho ao realizar o gerenciamento do risco? O que a empresa ganha com isso? Esse um custo do projeto, da rea ou do processo? Explicar que o ganho, neste caso, est relacionado com o no perder sem ter passado por uma experincia onde o risco se realizou, causando transtornos financeiros, de escopo e atrasos, muitas vezes uma tarefa mais complexa do que gerenciar o risco propriamente dito. Uma correta gesto do risco deve conter uma anlise estruturada de fatores organizacionais, tcnicos e comportamentais, baseada em melhores prticas de gesto de projetos. Para isso a conduo de um projeto pode ser categorizada em dois nveis diferentes. As dimenses e os componentes de gesto de projetos.

WHITE PAPER

Anlise de Risco em Projetos Definindo o risco


Risco - Possibilidade de perigo, incerto mas previsvel, que ameaa de dano a pessoa ou a coisa.
Fonte: Dicionrio Michaelis

A gesto de risco como um seguro do projeto, que procura eliminar o risco, ou minimizar os impactos, porm mantendo o mnimo investimento e o mximo retorno. A anlise estruturada de fatores organizacionais, tcnicos e comportamentais direciona o projeto s melhores prticas de gesto.

Fazendo o passo a passo


Inicialmente planeja-se a gesto do risco, onde se decide quais abordagens podem ser utilizadas, como por exemplo, qual a metodologia de anlise de risco mais adequada para o projeto, qual a equipe envolvida com a gesto de risco e qual o sponsor deste projeto. Algumas premissas so importantes para a eficcia de uma anlise de risco: que seja feita por uma entidade externa ao projeto, e que tenha um sponsor comprometido com a seriedade e imparcialidade da anlise de risco. A metodologia tem importncia vital nesse processo, pois alm de manter a estrutura da anlise de risco, a metodologia que descreve as caractersticas de riscos as quais o projeto est sujeito. Nesse momento so evidenciadas as dimenses e componentes de gesto do projeto, onde as melhores prticas sero comparadas com as informaes referentes ao andamento do projeto. A base para a correta identificao dos possveis riscos reside nas informaes do projeto, que so obtidas atravs de trs fontes: viso dos recursos do projeto, viso dos clientes (usurios) e documentao de avano do projeto.

WHITE PAPER

Anlise de Risco em Projetos

Em cada fonte de dados, devem ser coletadas informaes que direcionam a uma anlise criteriosa de forma constituir um diagnstico isento. Com os riscos identificados, devem ser analisados os impactos (variao) no objetivo e probabilidades de ocorrncia no projeto, e conseqentemente, recomendaes de aes para a mitigao dos riscos. A gesto do risco deve ocorrer em vrias e diferentes fases do projeto, pois cada fase contm impactos e ameaas diferentes. O monitoramento contnuo do risco possibilita minimizar impactos no momento de sua implantao. Sem a adequada gesto do risco, h uma tendncia natural de ignorar as vulnerabilidades e menosprezar ameaas, que por fim podem causar danos irreparveis ao negcio.

Elaborado pela TGT Consult. 2009 Contatos: diretoria@tgtconsult.com.br

Vous aimerez peut-être aussi