Vous êtes sur la page 1sur 19

ELETRICIDADE E MAGNETISMO

Profa Nilza Pires DFTE - UFRN

Objetivos: Natureza da carga eltrica Como os objetos se tornam carregados Lei de Coulomb e a interao eletrosttica O que campo eltrico Clculo do campo eltrico de conjunto de cargas Linhas de campo eltrico (linhas de fora)

Grcia (sc VI ou IV aC)

1 Registro escrito: Plato , menciona no seu TIMEO (sc IV aC) o maravilhoso poder de atrao do mbar.
Porem, segundo a tradio, teria sido Tales de Mileto (cidade na atual Turquia), no sec VI aC, a primeira pessoa a observar este fenmeno, ao notar que o mbar, quando atritado com pedaos de l, era capaz de atrair corpos leves.

Timeo fala sobre a origem do universo desde sua estrutura astronmica, at o surgimento do homem.

William Gilbert
O mdico ingls William Gilbert publicou em 1600 o livro Sobre o m, sobre os corpos magnticos e sobre o grande m Terra, comumente chamado De magnete.

William Gilbert - De magnete


Ele enfatiza a distino entre os efeitos do mbar e do im.

Inspirado pelo termo ELEKTRON, nome que os gregos davam ao mbar denominou de eltricos os corpos que se comportavam como o mbar e de no-eltricos, os outros.

E assim nasceu o termo eletricidade!

No sculo XVII:
No incio deste sculo (Heliocentrismo e leis do movimento planetrio) Galileu (1564 1642) , Kepler (1571 1630) Newton (1642 1727)
Philosophi Naturalis Principia Mathematica ("Mathematical Principles of Natural Philosophy"), publicado em 1687 Fudamentos da Mecnica Clssica

28 November 1660 fundao da The Royal Society of London for Improving Natural Knowledge (ou simplesmente, Royal Society). Promovia reunies semanais. (veja http://royalsociety.org/)

Porem, com relao ao eletromagnetismo, muito pouca coisa foi feita.

Em 1729 Stephen Gray descobriu que os efeitos eltricos podiam ser transmitidos distncia, atravs de metais e alguns outros materiais. Gray chamou os condutores de no eltricos, pois no se eletrizavam por atrito.
Descoberta da conduo eltrica e induo eltrica.

A criao de associaes como a Royal Society, facilitou a troca de informaes cientificas, alm da aglutinao de pessoas que se interessavam por cincia.

Charles Franois de Cisternay du Fay, como membro da Royal Society, ficou conhecendo os trabalhos de Gray e junto com seus experimentos , em 1734, descobre que existem dois tipos de eletricidade que na poca, ele chamou de VTREA (hoje, positiva) e RESINOSA (hoje, negativa).
Excerpt from "A Discourse concerning Electricity" from Philosophical Transactions Charles Franois de Cisternay DuFay, 1734.

Dufay percebeu que a repulso ou atrao de 2 esferas dependia de como elas eram eletrizadas: Se atravs de bastes de vidro atritados com seda, ou Se atravs de bastes de resina atritados com uma pelia.

Benjamin Franklin (em 1747)


No sc. XVIII, era grande a influncia das concepes mecnicas sobre os outros ramos da cincia.

Para explicar o fenmeno da eletrizao, em 1747, Franklin postulou a teoria do fluido nico. Admitia que todo corpo possusse certa quantidade de um fluido indestrutvel, associado a matria em maior ou menor quantidade. Um corpo em estado neutro teria uma quantidade desse fluido eltrico que era chamada a quantidade normal de fluido para esse corpo. Se o corpo tivesse excesso desse fluido estaria eletrizado positivamente (+). Se tivesse falta, estaria eletrizado negativamente (-). Para explicar as atraes e repulses entre os corpos eletrizados admitia que as partculas que constituem a matria se repeliam umas com as outras, e atraam o fluido eltrico. A eletrizao por atrito entre os dois corpos era explicada pela passagem de fluido de um corpo a outro.

Na 2 metade do sc. XIX, a investigao sobre a natureza da eletricidade ganha impulso e a ideia de sua constituio corpuscular finalmente confirmada com a descoberta do eltron.

Em resumo:
Existem dois tipos de cargas, hoje chamadas POSITIVA e NEGATIVA. Cargas de mesmo nome se repelem. Cargas de nomes diferentes se atraem.

A carga eltrica uma propriedade inerente da matria, assim como a massa.

Ncleo:

Prton (+) Neutrons (neutro)

Circundado pelos Eltrons (-)

tomo neutro nmero de prtons = nmero de eltrons on positivo Faltam eltrons on negativo excesso de eltrons
Matria neutra numero de eltrons= numero de prtons Corpo carregado negativamente excesso de eltrons Corpo carregado positivamente Falta de eltrons

carga eltron = carga prton = 1,602 x 10-19 C = e

A CARGA CONSERVADA.
A soma algbrica de todas as cargas eltricas existentes em um sistema isolado permanece constante. A carga num corpo quantizada: q= n e No. inteiro

Carga fundamental

Condutores

So materiais nos quais as cargas se movem com facilidade (metais, corpo humano, gua da torneira...) As cargas no se movem atravs do corpo (plstico, borracha, vidro...)

No-condutores ou isolantes

Estrutura cristalina dos condutores metlicos eltrons de conduo.

Isolantes

Pouqussimos ou nenhum eltron.

CONDUTORES

Vous aimerez peut-être aussi