Vous êtes sur la page 1sur 6

Curso: Engenharia Civil - 3 Perodo. Fsica Experimental II. Prof. Samuel Figueiras Rodrigues.

RELATRIO 01 UM MODO DE DETERMINAR A DENSIDADE DE UM LQUIDO

Aluna: Mrcia Kerle Garcia Silva

So Lus MA 2012

1 - INTRODUO Os estados da matria esto classificados de forma especfica, em slido, lquido e gasoso. E uma das caractersticas que diferenciam esses trs estados a densidade (ou massa especfica). A densidade de um corpo ou de uma matria qualquer tambm pode ser considerada como uma medida, portanto, podemos afirmar que a densidade uma relao entre duas grandezas: a massa de uma matria / volume que ela ocupa. A unidade de densidade no SI o quilograma por metros cbico (kg/m), embora que as unidades mais utilizadas sejam grama por centmetro cbico (g/cm) ou grama por milmetro (g/ml). A expresso usada para calcular a densidade dada por:

Observando a expresso matemtica da densidade podemos perceber que ela inversamente proporcional ao volume, isto , quanto menor o volume ocupado por uma determinada massa, maior ser a sua densidade.

2 OBJETIVO Abordar o conceito de densidade e atravs de tcnicas instrumentais medir a densidade de um lquido (lcool), utilizando o mtodo de um aparelho denominado de Picnmetro.

3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 3.1 Material

Figura 1

Figura 2

- 01 Picnmetro de 25 ml; - 01 Copo de Becker de 250 ml; - 01 Termmetro; - 01 Trip com sapatas antiderrapantes; - 01 haste de 500 mm; - 01 suporte de fio de poliamida com gancho; - 01 funil;

01 Balana analtica; Papel toalha; 01 par de luvas; lcool etlico em torno de 26 graus Celsius (se possvel numa garrafa trmica); Bandeja.

3.2 Equipamentos Balana Eletrnica Digital modelo EEQ-400. 3.3 Mtodos Este mtodo de ensaio foi baseado na instruo 1992.096 Cuidados em picnometria. 4 RESULTADOS PRTICOS E DISCUSSES Para definir a densidade de um lquido atravs do picnmetro necessrio seguir alguns procedimentos. No experimento utilizamos um picnmetro que possui volume de 25 ml e o material a se encontrar a densidade o lcool. - Inicialmente coloca-se 150 ml de lcool no Becker e aguarde por 5 minutos; - Pea-se trs vezes o picnmetro em uma balana digital para estabelecer a massa do equipamento vazio (mpv) e adota-se a mdia aritmtica como o valor da mais provvel da medida; P1 = 27,27 g P2 = 27,21 g P3 = 27,21 g

27,2133 g

Encha o Picnmetro com lcool, e coloque o tubo capilar de maneira que o excesso de lquido escorra atravs do tubo;
-

- Em seguida coloque o Picnmetro imerso no lcool do Becker por 5 minutos para que ocorra o equilbrio trmico e anote a temperatura indicada (25 C). Aps o levantamento desses dados podemos determinar:

A massa de lcool mA= 49,55 27,21 mA= 22,34g

O volume do lcool VA que idntico ao volume interno do Picnmetro VP. E por fim a densidade do lcool dA para esta temperatura: dA= mA /VA dA=22,34 / 25 dA= 0,89 g/ml

A tabela 1 a seguir mostram os dados encontrados no decorrer do experimento para a determinao da densidade do lquido em questo (lcool).

MEDIDA DA DENSIDADE DE UM LQUIDO Grandeza Representao Medida Volume interno do Picnmetro VP 25 ml Massa do picnmetro vazio mPV 27,21 g Massa do picnmetro com lcool mPA 49,55 g Massa de lcool mA= mPA - mPV 22,34 g Temperatura do lcool t 25 C Volume do lcool VA 25 ml Densidade do lcool dA= mA/VA 0,89g/ml Tabela 1

5 CONCLUSO Todas as habilidades e competncias exigidas ao trmino do experimento foram alcanadas, agora se tem embasamento terico e prtico para definir e mensurar a densidade de um determinado lquido utilizando o picnmetro. De forma prtica, o experimento elucida de forma objetiva, que a densidade de um material depende do volume por ele ocupado. E que o volume uma grandeza fsica que varia com a temperatura e a presso, significando que consequentemente, a densidade tambm depender da temperatura e presso do material.

6 BIBLIOGRAFIA HALLIDAY, DAVID. Fundamentos de Fsica II. Traduo Amy Bello Barbosa de Oliveira. Rio de Janeiro: Ed.JC. 4 ed. CASTELLAN, G. Fundamentos de Fsico-Qumica. Livros Tcnicos e Cientficos.Editora, 1986.

Vous aimerez peut-être aussi