Vous êtes sur la page 1sur 12

N 23 FEV. 2010 VOL.

ISSN 1645-5576

AVALIAO DE FLECHAS DE PROTTIPOS DE LAJES TRELIADAS, SEM E COM ADIO DE RESDUO DE BORRACHA DE PNEU
M. R. SANTOS Eng. Civil UNESP BRASIL J. L. AKASAKI Professor Adjunto UNESP BRASIL J. V. FAZZAN Eng. Civil UNESP BRASIL R. BERTOLINO JR. Professor Titular UNESP BRASIL J. L. P. MELGES Professor Doutor UNESP BRASIL

SUMRIO A previso da flecha imediata de prottipos de lajes pr-moldadas treliadas, sem e com resduos de borracha de pneu incorporados ao concreto complementar, feita neste trabalho com base em diferentes mtodos de clculo. O objetivo verificar se a eficincia do comportamento estrutural comprometida em funo da presena desse resduo.

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu

1. INTRODUO A evoluo da informtica, bem como a dos materiais usados na construo civil, possibilitou o uso de novas tcnicas construtivas e de novos concretos. Como exemplo, tm-se as lajes treliadas que, para determinadas situaes, substituem a laje macia com as seguintes vantagens: capacidade para vencer vos maiores com um menor volume de concreto, menor volume de frmas, reduo do peso prprio e do tempo de execuo. Vrios estudos de adies de resduos industriais em concretos tm sido realizados visando diminuir o seu custo, o impacto ambiental provocado por esses resduos, que geralmente so descartados de modo inadequado na natureza, e o consumo excessivo de matrias-primas. Um exemplo a utilizao do resduo de borracha proveniente da recauchutagem de pneus em misturas com bases cimentceas, em substituio parcial ao agregado mido. Observa-se que essa substituio pode melhorar algumas caractersticas mecnicas do concreto e piorar outras, afetando o comportamento de um elemento estrutural como um todo. Sendo assim, apresenta-se, neste trabalho, o estudo de alguns mtodos para a avaliao da flecha imediata de prottipos de lajes treliadas pr-moldadas, sem e com resduo de pneu incorporados ao concreto da capa. 2. METODOLOGIA Utilizando o cimento CPII E 32, Trigo [1] estudou os deslocamentos de prottipos de lajes unidirecionais biapoiadas com dois tipos diferentes de concreto complementar: o concreto padro, sem resduo de borracha (CSR), e o com adio (CCR). Os concretos CSR e CCR foram dosados procurando-se obter uma resistncia caracterstica compresso mnima de 20 MPa, aos 28 dias, e um abatimento de 7cm 1cm. A adio do resduo de borracha no concreto provocou um aumento do consumo de cimento de aproximadamente 15%, para manter sua resistncia prxima do concreto sem adio, embora esta ainda tenha ficado superior quela. A porcentagem de substituio parcial do agregado mido pelo resduo de borracha de pneu foi de 12% em volume. Foram analisados seis prottipos, com o comprimento total e o vo terico iguais a 210 cm e 200 cm, respectivamente, largura de 86 cm e altura de 9,5 cm. Trs deles foram elaborados sem resduos de borracha de pneu - P1 (SR), P2 (SR) e P3 (SR) -, e trs deles com - P1 (CR), P2 (CR) e P3 (CR) -. A seo transversal e os resultados dos ensaios dos traos esto representados na Figura 1 e na Tabela 1, respectivamente. Na Figura 2, extrada de Trigo et al. [2], apresentam-se o aparato utilizado nos ensaios e o esquema esttico adotado. Na Tabela 2, apresentam-se as caractersticas geomtricas dos modelos. As previses das flechas imediatas dos prottipos foram baseadas na expresso de Branson, indicada pela NBR 6118 [3], no mtodo do CEB 90 [4], e tambm considerando-se a rigidez de cada seo transversal do elemento estrutural, conforme esteja no Estdio I ou II.

Figura 1 Seo transversal dos prottipos (unidades em cm). Tabela 1 Resultados dos ensaios dos traos de concreto utilizados nos prottipos, aos 28 dias.

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu Tabela 2 Caractersticas geomtricas dos prottipos

Figura 2 Aparato utilizado no ensaio do prottipo da laje (item a), e esquema esttico (item b, com dimenses em cm). (Fonte: Trigo et al. [2]). 2.1 Branson A expresso de Branson, mostrada na Equao 1, adotada pela NBR 6118 [3] e define uma rigidez equivalente (EIeq) constante ao longo de todo o elemento estrutural. Essa expresso leva em considerao a diminuio da rigidez do elemento estrutural decorrente do fenmeno da fissurao do concreto quando o momento fletor atuante em uma determinada seo transversal ultrapassa o valor do momento de fissurao, conforme mostrado na Figura 3. Segundo Santine [5], essa rigidez equivalente corresponde interpolao direta das rigidezes entre os estdios I, que considera o momento de inrcia da seo no estdio I, ou, de modo simplificado, da prpria seo bruta, e II puro, que considera o momento de inrcia da seo fissurada.

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu

Figura 3 - Comportamento de um elemento estrutural bi-apoiado solicitado flexo simples.


Mr EI eq = E cs Ma 3 M Ic + 1 r M a 3 I II E cs I c

(1)

onde: EIeq Ecs Mr Ma Ic III

= = = = = =

rigidez equivalente do elemento estrutural como um todo; mdulo de elasticidade secante do concreto (item 8.2.8, NBR 6118 [3]); momento de fissurao do elemento estrutural (item 17.3.1, NBR 6118 [3]); momento fletor mximo no vo, para vigas biapoiadas; momento de inrcia da seo bruta de concreto; momento de inrcia da seo fissurada do concreto armado no estdio II.

Deste modo, a flecha imediata pode ser obtida atravs da Equao 2, baseada na teoria da Resistncia dos Materiais, conforme o esquema esttico apresentado na Figura 2b). As caractersticas mecnicas utilizadas neste mtodo esto apresentadas na Tabela 3, para cada um dos modelos ensaiados.
2 2 Pa 3" 4a v max = 24 EI eq

(2)

onde: vmax = P = " = a =

flecha mxima correspondente seo transversal localizada no meio do vo, para vigas biapoiadas; fora concentrada aplicada ao modelo (Figura 2b); vo; distncia entre o apoio e o ponto onde a fora concentrada aplicada. Tabela 3 Caractersticas mecnicas utilizadas no mtodo de Branson

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu 2.2 Branson - discretizado Por uma questo de curiosidade, tambm foi feita a aplicao da expresso de Branson, no mais ao elemento estrutural como um todo, mas aos elementos finitos que o constituem. Neste caso, os recursos do programa computacional ANSYS tiveram que ser utilizados. 2.3 Estdios I e II - discretizado O elemento estrutural de concreto armado, inicialmente, apresenta um comportamento linear em relao aos esforos solicitantes, uma vez que a rigidez da seo transversal permanece constante. Aps o momento de fissurao ser atingido na seo mais solicitada, comea o inicio do processo de fissurao e ocorre uma diminuio dessa rigidez. O clculo deste momento de fissurao (Mr) e do momento de inrcia, aps a fissurao do concreto, no Estdio II (III), so determinados atravs das Equaes 3 e 4, respectivamente, com base nas recomendaes da NBR 6118 [3]. Destaca-se que a seo transversal do concreto armado, no Estdio II, apresentou o comportamento mecnico de uma seo retangular, embora geometricamente ela tenha um formato de duplo T.

Mr =

f ct I c
yt

(3) ;

I II =

b f x3 3

+ e

Asi (d i x )

(4)

Utilizando-se novamente o programa computacional ANSYS, a definio do valor da rigidez de cada elemento finito foi feita em funo do maior momento fletor nele aplicado: se o elemento no estivesse fissurado, o momento de inrcia da seo transversal corresponderia da seo bruta (Estdio I); se o elemento estivesse fissurado, o momento de inrcia seria calculado com base nas hipteses do Estdio II. As caractersticas mecnicas utilizadas neste mtodo tambm esto apresentadas na Tabela 3. 2.4 CEB 90 - discretizado O mtodo do CEB 90 [4] considera a no-linearidade do elemento estrutural de concreto armado, decorrente do surgimento e ampliao das fissuras, por meio de uma diminuio da rigidez do elemento estrutural, e, conseqentemente, por meio de uma diminuio do valor do momento de inrcia. Este mtodo relaciona a curvatura (1/r) de um elemento sob flexo pura ao momento fletor atuante (M), para a determinao da rigidez (EcI) do elemento estrutural, conforme mostrado na Equao 5.

(1 r )=

M E c I = Ec I

(1 r )

(5)

O mtodo do CEB 90 [4] considera que o elemento de concreto armado pode, em funo da relao entre o momento (M) e a curvatura (1/r), trabalhar em trs estdios, conforme mostrado na Figura 4. No estdio I, o concreto armado abaixo da linha neutra encontra-se ntegro e a rigidez do elemento estrutural constante; deste modo, tem-se um comportamento linear, onde a deformao do concreto igual do ao. Esse estdio termina quando o momento atuante atinge o valor correspondente ao produto do momento de fissurao pela raiz quadrada do coeficiente b, tendo incio o Estdio II. Nesse estdio, inicia-se o processo de formao das fissuras. Com o acrscimo de carregamento, as fissuras ampliam suas aberturas, fazendo com que ocorra uma diminuio da rigidez do elemento estrutural, que, por sua vez, no apresenta mais um comportamento linear. Quando ocorre a formao e ampliao das fissuras, a curvatura influenciada pelo efeito tension stiffening, que so regies ntegras de concreto tracionado localizadas entre fissuras e que tm uma parcela de contribuio na rigidez do elemento estrutural, diminuindo a sua curvatura. Por fim, no Estdio III, aps o momento atuante ultrapassar o valor do momento de escoamento ou de plastificao (My), h uma variao sensvel da rigidez. O elemento praticamente pra de absorver os esforos e escoa at atingir o momento ltimo (Mu), correspondente runa. As formulaes para determinar as curvaturas e os momentos podem ser encontradas nas dissertaes de mestrado de Santos [6] e de Droppa Jr. [7].

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu

Figura 4 - Momento x curvatura. (Fonte: CEB-90, 1999, pg.203) Este mtodo foi aplicado aos modelos juntamente com o auxlio do programa de anlise numrica ANSYS. Neste caso, o programa computacional calculou a flecha imediata a partir do comportamento dos elementos finitos que subdividiram o prottipo. As caractersticas mecnicas utilizadas neste mtodo esto apresentadas na Tabela 4. Tabela 4 Caractersticas mecnicas utilizadas no mtodo CEB 90 discretizado

2.5 Programa computacional ANSYS (verso 11) A utilizao do programa computacional ANSYS, associado aos mtodos mencionados nos itens 2.2 a 2.4, permitiu a considerao da aplicao do carregamento de modo incremental. Droppa e El Debs [8] destacam que o

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

10

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu carregamento incremental considera que em cada etapa de carga, h linearidade entre esforos e deslocamentos. Como a rigidez de cada elemento finito atualizada em cada etapa de incremento de carga, sendo esta rigidez definida em funo do maior momento fletor que atua neste elemento, relacionado, por sua vez, ao nvel de solicitaes da etapa anterior, adapta-se o problema no-linear em uma soma de parcelas lineares. Destaca-se que quando maior for a quantidade de etapas de carregamento, maior ser a preciso dos resultados. Neste trabalho, foram adotadas 20 etapas de carregamento. A Figura 5 representa o exemplo de um grfico que relaciona a carga ao deslocamento de um certo elemento estrutural. Observa-se que aps o terceiro incremento de carga, o momento de fissurao foi ultrapassado pelo momento atuante, e, conseqentemente, tem-se uma diminuio da rigidez. Para considerar a no-linearidade entre o carregamento e o deslocamento vertical da viga, ao invs de se considerar uma diminuio do momento de inrcia da seo transversal, quando o momento de fissurao fosse atingido, foi feita uma reduo no mdulo de elasticidade. Este procedimento foi adotado em funo se ter uma maior facilidade de programao na atualizao do mdulo de elasticidade em relao atualizao do momento de inrcia, que envolveria manipulaes diretamente na matriz de rigidez da estrutura. Na modelagem, a viga foi subdividida em 40 elementos lineares finitos. O tipo de elemento finito usado para simular a viga foi o BEAM3-2D, que bidirecional, com trs graus de liberdade em cada n, com translao em X e Y, e rotao em torno do eixo Z (Figura 6). Para definir as caractersticas da seo transversal so necessrios apenas os valores da rea, do momento de inrcia e da altura da viga.

Figura 5 - Diagrama de carga x deslocamento

Figura 6 - Elemento finito: Beam3 - 2D

3. APRESENTAO DOS RESULTADOS Os resultados obtidos da anlise experimental dos prottipos de lajes foram a carga aplicada e o deslocamento vertical da regio central. Como a laje foi instrumentada com relgios comparadores aps a colocao dos perfis metlicos usados para transferir a carga aplicada pelos macacos hidrulicos laje, os deslocamentos obtidos esto relacionados somente com a carga aplicada pelos macacos, no se considerando as flechas provocadas pelo peso dos perfis e pelo peso prprio da laje. Deste modo, nos grficos apresentados a seguir, pode-se observar que o momento fletor na seo mais solicitada comea a partir de um valor igual a 77 kN.cm, que justamente referente ao peso prprio do prottipo somado ao dos perfis. Nos mtodos estudados, a rigidez est diretamente ligada ao momento fletor atuante na seo transversal e ao momento de fissurao. Deste modo, o momento fletor resultante do peso dos perfis e do peso prprio das lajes foi somado ao momento atuante provocado pela aplicao da fora pelos macacos hidrulicos no clculo da rigidez equivalente. A anlise dos resultados foi feita atravs da comparao das flechas experimentais dos prottipos, sem e com resduo, com as obtidas por diferentes mtodos, como, por exemplo, o de Branson e o dos mtodos associados s recomendaes do CEB 90 [4] e dos Estdios I e II, devidamente discretizados, com o auxlio do programa computacional ANSYS. As comparaes foram feitas tendo-se como referncia um deslocamento igual a "/250, sendo " o vo terico do prottipo. Este deslocamento, conforme a NBR 6118 [3], est associado a um Estado Limite em Servio, de aceitabilidade sensorial na limitao visual. Nos grficos mostrados na Figuras 7 a 12, este limite corresponde a uma

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

11

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu relao flecha/vo igual a 0,004. A Tabela 5 apresenta os valores dos momentos fletores correspondentes ao Estado Limite ltimo e ao Estado Limite em Servio. Nas Figuras 7 a 12, apresentam-se os grficos relacionados s flechas experimentais e as calculadas pelos mtodos j mencionados. Destaca-se que os relgios comparadores foram retirados antes da runa dos prottipos, para evitar danos aos equipamentos.

Figura 7 Prottipo P1 (SR), sem resduo.

Figura 8 Prottipo P2 (SR), sem resduo.

Figura 9 Prottipo P3 (SR), sem resduo.

Figura 10 Prottipo P1 (CR), com resduo.

Figura 11 Prottipo P2 (CR), com resduo.

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

12

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu

Figura 12 Prottipo P3 (CR), com resduo. Tabela 5 Valores dos momentos fletores referentes s situaes correspondentes aos Estados Limites ltimo e em Servio

4. CONCLUSES O prottipo P1 (CR) apresentou um valor correspondente ao momento ltimo de runa incoerente com a resistncia do concreto e foi excludo das anlises feitas a seguir. Com relao ao Estado Limite ltimo, observa-se que os momentos fletores ltimos calculados para os modelos sem e com resduo foram iguais a 85% e 87% dos valores experimentais, em mdia, respectivamente. Estes resultados mostram que os valores calculados esto a favor da segurana e a incluso do resduo no afetou significativamente a resistncia dos modelos. Destaca-se, no entanto, que, na situao de clculo analisada, relativa ao Domnio 2, o ao escoa com uma deformao correspondente deformao mxima permitida pela norma (10), e o concreto comprimido apresenta uma deformao inferior a 3,5, estando, deste modo, sendo muito pouco solicitado. Para verificar de um modo mais completo a influncia da incluso do resduo de borracha no comportamento estrutural, outros prottipos, com uma maior rea de armadura tracionada, precisariam ser ensaiados. Nesse caso, os modelos trabalhariam no Domnio 3, onde o ao continuaria a escoar, mas com deformaes menores que a mxima, e o

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

13

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu concreto estaria sendo mais solicitado, estando submetido a uma deformao mxima igual a 3,5. Com relao ao Estado Limite em Servio, definido a partir de uma flecha/vo igual a 0,004, apresentam-se as seguintes concluses: os mtodos de Branson e do CEB 90-discretizado apresentaram resultados muito prximos entre si e tambm foram os que apresentaram os resultados mais prximos dos experimentais, a favor da segurana, correspondentes a 92% e 93%, em mdia, conforme a ausncia e a presena de resduos, respectivamente; o mtodo dos Estdios I e II-discretizado apresentou resultados a favor da segurana, correspondentes a 85% dos valores experimentais, em mdia, tanto para os prottipos sem resduos, como para os com, tendo sido mais conservador que os mtodos de Branson e do CEB 90 discretizado; o mtodo de Branson-discretizado apresentou valores contrrios segurana, indicando que a aplicao da formulao diretamente aos elementos finitos resultou em uma estrutura mais rgida do que a real.

Por fim, destaca-se que as concluses apresentadas so especficas para as condies de ensaio adotadas, servindo apenas para se obter uma idia do comportamento estrutural mediante a utilizao de resduos de borracha no concreto complementar de lajes pr-moldadas treliadas. 5. AGRADECIMENTOS CAPES, pela bolsa de mestrado concedida ao primeiro autor, e ao Prof. Dr. Roberto Chust Carvalho, da Universidade Federal de So Carlos, pelas sugestes apresentadas por ocasio do exame de qualificao do primeiro autor. 6. REFERNCIAS [1] TRIGO, A. P. M. Estudo de lajes com adio de resduo de pneu. 2008. 110f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Faculdade de Engenharia, Universidade Estadual Paulista, Ilha Solteira, 2008. TRIGO, A. P. M.; AKASAKI, J. L.; MELGES, J. L. P.; CAMACHO, J. S. Avaliao do comportamento estrutural de prottipos de lajes pr-moldadas com concreto com resduo de borracha de pneu. Revista Ambiente Construdo, Porto Alegre, v.8, n. 4, p.37-50, out.-dez., 2008. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6118: projeto de estruturas de concreto - procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. COMIT EURO-INTERNATIONAL DU BTON (1990). CEB-FIP model code 1990: desing code. London: Published by Thomas Telford, 1993. p. 437. SANTINE, C.R. Projeto e construo de lajes pr-fabricadas de concreto armado. 2005, 165f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Estruturas) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos, 2005. SANTOS, M. R. Anlise numrica de lajes treliadas pr-moldadas com adio de resduo de borracha. 2009, 123f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil) Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Universidade Estadual Paulista, 2009. DROPPA JNIOR, A. Anlise estrutural de lajes formadas por elementos pr-moldados tipo vigota com armao treliada. 1999. 176f. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Estruturas) Escola de Engenharia de So Carlos, Universidade de So Paulo, So Carlos, 1999. DROPPA JNIOR, A; EL DEBS, M. K. Anlise no-linear de lajes pr-moldadas com armao treliada: comparao de valores tericos com experimentais e simulaes numricas em painis isolados. So Carlos: USP, 2001. p. 105-120. (Cadernos de Engenharia de Estruturas, 17).

[2]

[3] [4] [5]

[6]

[7]

[8]

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

14

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu MARCOS REBU DOS SANTOS
Eng. Civil, Aluno de Mestrado FEIS, UNESP BRASIL

JOO VICTOR FAZZAN


Eng. Civil, Aluno de Mestrado FEIS, UNESP BRASIL

JOS LUIZ PINHEIRO MELGES


Professor Doutor, Dep. Eng. Civil FEIS, UNESP BRASIL

JORGE LUS AKASAKI


Professor Adjunto, Dep. Eng. Civil FEIS, UNESP BRASIL

RENATO BERTOLINO JNIOR


Professor Titular, Dep. Eng. Civil FEIS, UNESP BRASIL

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

15

Avaliao de flechas de prottipos de lajes treliadas sem e com adio de resduo de borracha de pneu

Revista Internacional Construlink; N 23 FEV. 2010 VOL. 8

16

Vous aimerez peut-être aussi