Vous êtes sur la page 1sur 3

ESCOLA DOMINICAL IGREJA DE CRISTO EM ITU EVANGELHO DE MARCOS

Lio 4 O MINISTRIO EXPANDIDO (7:24-9:50) Introduo


Este perodo marca o fim do Ministrio de Jesus na Galilia, durou aproximadamente seis meses. Foi um tempo de peregrinao por terras pags e semi-pags (Fencia e a confederao das dez cidades = Decpolis),recluso, Jesus evitou firmemente as multides e os confrontos com lderes religiosos e procurou ficar sozinho com os 12 ,e tambm um perodo de Instrues particulares. Neste perodo so registrados poucos milagres e pouco ensino pblico. Ele dedica mais tempo para treinar os 12 nas coisas essenciais do reino e os prepara para sua morte iminente em Jerusalm. (Mc 8:31)

I.

UM MINISTRIO DE INCLUSO (7:24-8:10 )


A. Aqui temos uma quebra geogrfica na narrativa de Marcos e o incio de uma nova seo de

B.

C. 1.

2.

Marcos. Esta seo encerra o Ministrio de Jesus na Galilia (7:23) e inicia o chamado ministrio expandido aos gentios (7:24-9:32) Jesus se retira para as regies adjacentes da Galilia, reas gentlicas, com o propsito de ter mais privacidade para treinar seus discpulos sobre o reino e para evitar a oposio na Galilia. Mas por que Jesus escolhe as regies pags gentlicas? Resposta: O ministrio de Jesus incluiria tambm s ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15:24). Estas regies foram grandemente influenciadas pela cultura grega e tinha uma religiosidade heterodoxa desde os tempos de Jezabel. A influncia da cultura grega era notada nas moedas e na arquitetura e paganismo cananeu era percebido nos tmulos de reis e templos dedicados a divindades pags. Era uma regio que precisava do evangelho e da graa de Jesus. Nesta regio Jesus realiza apenas trs milagres: A expulso do demnio da filha de uma mulher Siro-fencia (7:24-30) A narrativa deste milagre um tanto curiosa como encorajadora. Jesus fica impressionado com a f desta mulher. Poucas pessoas deixaram Jesus admirado (Centurio Romano-Mt 8:5-13 e esta Mulher Sirio-Fencia),curiosamente os dois so gentios e um deles uma mulher. A F desta mulher admirvel porque superou vrias barreiras at alcanar o seu milagre: A barreira da nacionalidade- Esta mulher era gentia e Jesus estava em misso para salvar as ovelhas perdidas de Israel (Mt 15:24) A resposta de Jesus aponta para a prioridade dos judeus na salvao (Mc 7:27) A barreira do Gnero- Era uma mulher numa sociedade dominada por homens, onde um rabino costumava falar com mulheres. A barreira do silencio de Jesus (Mt 15:23)- Jesus fica calado,talvez como recurso didtico para incentivar a perseverana da mulher (Lc 18:1-8) A barreira da resposta de Jesus (Mc 7:27)- Por que Jesus respondeu aparentemente de forma dura e exclusivista? O que Ele quis dizer com cachorrinhos? Porque usa esta linguagem? A resposta de Jesus no desanimou a mulher,mas evidenciou a sua f,humildade e persistncia. A Cura de um surdo gago(7:31-37) Outra cura impressionante entre os gentios a de um surdo e gago (mudo?).Vrios aspectos nos impressionam neste milagre: A misericrdia de Jesus em retornar a Decpolis (v.31) Esta a mesma regio onde Jesus foi expulso por expulsar uma legio de demnios de um homem (Mc 5:1-20)

Escola Dominical de Itu

ESCOLA DOMINICAL IGREJA DE CRISTO EM ITU EVANGELHO DE MARCOS A mudana possvel de atitude em relao a Jesus (v.32)- Anteriormente as pessoas daquela regio preferiram os porcos do que Jesus (Mc 5:16-17), priorizaram o dinheiro ao invs da salvao. Agora eles levam algum em sofrimento a Jesus. O que provocou a mudana? O suspiro de compaixo de Jesus (v.34) Marcos diz que Jesus deu um profundo suspiro e disse Efat (abre-te) A cura perfeita e completa de Jesus (v.37) Tudo que Jesus faz bem feito. O homem passa a ouvir e falar completamente (v.35) 3. A Segunda multiplicao dos pes (8:1-10) - Esta a segunda vez que Jesus multiplica os pes. A 1 vez foi para uma multido judaica (Mc 6:30-44), agora a 2 vez para uma multido gentlica. Jesus o nico alimento espiritual que satisfaz a todos (judeus e gentios). Por que Jesus realizou o mesmo milagres duas vezes? Algumas possveis razes: Mostrar que seu ministrio universal (judeu e gentio) Mostrar que sua compaixo universal (judeu e gentio)

II.

A. O pedido dos fariseus (8:11-13)-Os fariseus tinham visto os milagres de Jesus que constituam um sinal do seu amor e compaixo. Mas eles no esto satisfeito com curas e exorcismos. Eles querem um sinal do cu, talvez troves, fogo do cu, ou algo parecido. Por que querem um sinal do cu? Para desacredit-lo publicamente, na mente deles somente um sinal do cu provaria que Jesus foi de fato enviado do cu, por Deus. Porque Jesus no Jesus atende exigncia deles? A atitude deles reflete a atitude do Diabo ao tentar Jesus no deserto (Mt 4:6-7) Jesus no deu o sinal que eles queriam, mas o sinal que precisavam (Mt 12:39-40) Jesus sabe que no querem crer e seguir Jesus, mas querem controlar Jesus. A f no exige provas. B. O perigo dos fariseus (8:14-21) Este episodio com os fariseus suscita um alerta necessrio contra estes fariseus. Jesus alerta os seus discpulos para que no sejam contaminados pelos fariseus. O Cuidado com ms influncias (v.15) O fermento dos fariseus e de Herodes!O que simboliza o fermento aqui? Quais os fermentos que podem nos contaminar hoje? A Necessidade de discernimento espiritual (v.16-21) Quando o povo de Deus no tem discernimento espiritual e entendimento Bblico alvo de satans e do mal (Os 4:6; Hb 5:14) C. Um milagre-parbola (8:22-26)- Nos evangelhos so relatados cerca de 35 milagres de Jesus. Este um milagre diferentes dos demais realizados por Jesus. um milagre singular e esclarecedor. um milagre registrado apenas por Marcos. Ele faz parte do contexto de compreender Jesus claramente. (8:11-21 e 8:27-30) o nico milagre que no acontece imediatamente. Envolve um processo de 2 etapas. Por que? Jesus perdeu o poder? A cegueira era muito forte? um milagre-parbola- Tem um significado mais profundo do que a simples cura,simbolizada uma mensagem paralela. Qual? A necessidade de ver e compreender Jesus corretamente. Observe este mesmo padro no milagre da maldio da figueira (Mc 11:12-26). A figueira seca era um paralelo com Israel, tinha folhas (aparncia),mas no tinha frutos.

UM MINISTRIO DE CONFRONTAO E INSTRUO (8:11-26 )

Escola Dominical de Itu

ESCOLA DOMINICAL IGREJA DE CRISTO EM ITU EVANGELHO DE MARCOS

III.

A. O caminho mais importante a Cruz (8:31-9:1)- A pergunta sobre a identidade de

UM MINISTRIO DE SOFRIMENTO (8:27-9:50 )

Jesus conduziu a resposta sobre a misso de Jesus (v.31-33).


1. O sofrimento de Jesus - Morrer pelos nossos pecados na cruz e ressuscitar ao 3 dia. Pedro

2. B. 1.


2.

C.

1.

2. 3.

no gosta das noticias e comea a repreender Jesus. O protesto de Pedro tem dois aspectos: Positivo : Pedro amava a Jesus e no queria que Ele sofresse e morresse. Negativo: Apesar de ter sido instrudo, Pedro ainda se mantinha ignorante sobre o plano de Deus em Jesus.Pedro ainda no entendia a relao entre sofrimento e glria,depois de aprendida a lio ele a ensina em sua carta (1Pe 1:6-8;4:13-5:10) O nosso sofrimento Aps falar sobre o seu sofrimento e morte, Jesus passa a mostrar que segui-lo envolve tambm em sofrimento e morte. (v.34-38) A Revelao mais importante (9:1-13) O Monte da Transfigurao- xtase da Revelao da Divindade de Jesus (v.1-13) Um acontecimento singular e inigualvel. Jesus se transformou (metamorfose) e sua glria foi presenciada. Os discpulos viram alm de Jesus transfigurado,Moiss e Elias. O cu desceu a terra. A transfigurao era essencial para os discpulos descobrirem sobre Jesus. A centralidade da pessoa de Jesus (v.7) O cumprimento da Lei e profetas em Jesus (v.4) A aprovao de Deus sobre Jesus (v.7) O vale da grande frustrao (9:14-29)- Aps descerem do Monte Jesus e os 3 discpulos encontram dos demais discpulos envolvidos numa discusso e frustrados por no terem conseguido expulsar um demnio de um menino.Por que aps uma experincia to fantstica como a Transfigurao Marcos e os demais evangelistas narram este acontecimento negativo? Destacar a importncia da F- Os discpulos no conseguiram por falta de F. O pai precisava de aumentar a F e Jesus declara o grande poder da f. A pessoa mais importante (9:30-50)- Os discpulos discutem entre si quem seria o mais importante. Eles se preocupavam em serem grandes e importantes.Diversas vezes tiveram este tipo de discusso (Mc 10:35-45).Jesus ensina que a tica humana de grandeza est errada e que o caminho para a grandeza passa pela simplicidade e humildade de uma criana (v.36) Jesus mostra que no devemos julgar ou atrapalhar que trabalha para Ele,mesmo que de maneira diferente da nossa. (v.38-41). O Reino de Cristo e a obra de Cristo maior do que a nossa atuao. Deus no trabalha apenas atravs de ns,mas Ele usa muitas pessoas que no atrapalham a obra de Deus,mas cooperam,mesmo que no sejam do nosso grupo. No cabe a ns julgar,mas deixar e ajudar. Jesus alerta para no fazermos outros tropearem na F (v.42). As consequncias sero trgicas. Alerta tambm contra ns mesmo cairmos em pecado (v.43-50)- Para vencer o pecado preciso um rompimento radical,uma mudana radical. Jesus no incentiva automutilao. No temos exemplos Bblicos que comprovem e o Novo Testamento mostra que o problema do pecado est antes de tudo na mente e no corao (Tg 1:14-15) O Alerta cuidado para no pecar! E cuidado para no fazer algum pecar! 3

Escola Dominical de Itu

Vous aimerez peut-être aussi