Vous êtes sur la page 1sur 23

Princpios do Direito Processual Penal

1- Princpio do Devido Processo Legal Consiste em assegurar pessoa o direito de no ser privada de sua liberdade e de seus bens, sem a garantia de um processo desenvolvido na forma que estabelece a lei (due processo of low CF, artigo 5, LIV). 2 - Princpio Imparcialidade do Juiz O juiz situa-se na relao processual entre as partes e acima delas, no pode ir ao processo em nome prprio, nem em conflito de interesses com as partes. um dos pressupostos para a constituio de uma relao processual vlida. Para assegurar essa imparcialidade o juiz tem garantias previstas na CF: Vitalidade, sempre ser juiz ate se aposentar. Inamovibilidade, o juiz no pode ser retirado de localidade. (s se ele pedir) Irredutibilidade de salrio. 3 - Princpio da Igualdade das Partes (paridade de armas) Todas as pessoas so iguais perante a lei. Dessa forma as partes devem ter, em juzo, as mesmas oportunidades de fazer valer suas razoes, e ser tratadas igualitariamente. No processo penal, o principio sofre alguma atenuao do principio favor rei, postulado segundo o qual o interesse do acusado goza de alguma prevalncia em contraste a pretenso punitiva. 4 - Princpio da Persuaso Racional O juiz s decide com base nos elementos existentes no processo, mas os avalia segundo critrios crticos e racionais, devendo observar, na sua apreciao, as regras legais. Esse o sistema que vale como regra. 5 - Princpio da Publicidade Garantia de independncia, imparcialidade, autoridade e responsabilidade do juiz. A regra publicidade popular, pois as audincias e atos processuais so franqueados ao pblico em geral. Mas se da publicidade da audincia, as sesso ou do ato processual, puder resultar escndalo, inconveniente grave ou perigo de perturbao da ordem, o juiz, ou tribunal, cmara ou turma, poder, de oficio ou a requerimento da parte ou do MP, determinar que o ato seja realizado a portas fechadas, limitando o numero de pessoas que posam estarem presentes. OBS: P. ex: o inqurito policial embora seja um procedimento inquisitivo e sigiloso, o novo estatuto da ordem dos advogados do Brasil, estabelece como direito do advogado o de examinar em qualquer repartio policial, mesmo sem procurao, autos de flagrantes e de inqurito, findos ou em andamento, ainda que conclusos autoridade, podendo copiar peas e tomar apontamentos. Este princpio tem exceo nos casos em que o decoro ou o interesse social aconselhem que eles no sejam divulgados, a chamada publicidade restrita, segundo o qual os autos so pblicos s para as partes e seus procuradores, ou para um reduzido nmero de pessoas.

6 - Princpio do Contraditrio O ru deve conhecer a acusao que se lhe imputa para poder contrari-la, evitando, assim, que possa ser condenado sem ser ouvido. O contraditrio um princpio tpico do processo acusatrio, inexistindo no aquisitivo. essencial que o acusador, ao formular a denuncia ou a queixa-crime, narre claramente os fatos que est a imputar ao futuro ru, a fim de que este tenha pleno conhecimento da acusao, podendo elaborar sua defesa e produzir as provas necessrias, sob pena de inpcia da inicial, por violao a este princpio. STF Smula Vinculante n 5 - Falta de Defesa Tcnica por Advogado no Processo Administrativo Disciplinar - Ofensa Constituio - A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a constituio. OBS: este princpio usado nos processos judiciais, o inqurito policial um processo administrativo, que vem sedo considerado processo informativo, nele o contraditrio est sendo dispensado. 7 - Princpio do Estado de Inocncia Ningum ser considerado culpado at o transito em julgado da sentena penal condenatria. OBS: NO SE DIZ PRESUNO DE INOCNCIA OBS: A priso preventiva no ofende a CF, no viola o princpio, pois a prpria CF diz os casos que poder haver priso preventiva (priso preventiva, para garantir o processo, que o individuo vai responder o processo (s porque foi preso quer dizer que culpado, pois s culpado com o transito em julgado aplicao do princpio do estado de inocncia) permitida nos casos de flagrante ou ordem judicial. P. ex: aplica-se quando est fugindo do processo ou ameaando testemunhas). 8 - Princpio da Iniciativa das Partes (ne procedat judex ex officio) O juiz no pode dar incio ao processo sem a provao da parte. Cabe ao Ministrio Pblico promover privativamente a ao penal pblica e ao ofendido, a ao penal privada, inclusive a subsidiria da pblica. (Art. 129, inciso I, dispe que ao penal pblica promovida privativamente pelo Ministrio Pblico. a instituio do sistema acusatrio. Apenas o Ministrio Pblico pode dar incio a ao penal pblica, atravs da denncia). OBS: toda ao deve ter iniciativa da parte, e no por parte do judicirio ou policia p. ex. OBS: esse princpio uma garantia de imparcialidade, pois ao juiz vedada a iniciativa de propor ao penal. OBS: O procedimento Judicialiforme, as contravenes penais podem ser iniciadas pelo auto de priso em flagrante da autoridade policial, ou de oficio pelo juiz ou delegado, atravs da abertura de uma portaria. Este procedimento no foi recepcionado pela CF/88. 9 - Princpio do Duplo Grau de Jurisdio Possibilidade de reviso, por via de recurso, das causas j julgadas pelo juiz de primeiro grau. Este princpio no tratado de forma expressa em todos os textos legais, ele est implcito. P. ex: havia possibilidade de reviso por meio de recurso do julgamento nos casos em que o ru fosse condenado a 20 anos de pena. Com a reforma do Cdigo Penal de 2008, esse tipo de recurso foi

extinto. Se, este princpio fosse expresso na CF, esse tipo de recurso no poderia ser extinto, pois lhe afrontaria. A prpria CF que atribui outorga de competncia recursal a vrios rgos da jurisdio. 10 - Princpio da Celeridade Processual Princpio expresso na CF. Artigo 5, LXXVIII, CF a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao. OBS: uma garantia razovel de durao do processo. Depende de cada processo. 11 - Princpio da Oralidade Quanto ao princpio da oralidade, em algumas etapas do processo, a palavra oral deve prevalecer sobre a palavra escrita, como forma de promover os princpios da concentrao, da imediatidade e da identidade fsica do juiz. Ao princpio da concentrao, entende-se que toda a colheita da prova e o julgamento devem ocorrer em uma nica audincia (audincia de instruo e julgamento) ou ao menos no menor nmero de audincias (j que, na prtica, possvel cindir a audincia de instruo e julgamento) -, o que, passou a ser regra expressamente consagrada no CPP, mais precisamente nos artigos 400, 1, e 411, 2, com a redao dada pela Lei n 11.719/08. Ao princpio da imediatidade, compreende-se que o magistrado deve ter contato direto com a prova produzida, formando mais facilmente sua convico (NUCCI, 2008, p. 108). O princpio da identidade fsica do juiz consiste no fato de que o juiz que preside a instruo do processo, colhendo as provas, deve ser aquele que julgar o feito, vinculando-se causa (NUCCI, 2008, p. 108). novidade do processo penal (existia apenas no processo civil), estando consagrado atualmente no art. 399, 2, CPP, com a redao dada pela Lei n 11.719/08. As excees ao princpio da identidade fsica do juiz previstas no art. 132, caput, do Cdigo de Processo Civil (se o juiz estiver convocado, licenciado, afastado por qualquer motivo, promovido ou aposentado) so aplicadas, por analogia, ao Processo Penal (casos em que o juiz passar os autos ao seu sucessor). OBS: deve haver uma proporcionalidade entre a escrita e a fala (oral), pois no pode prevalecer a oralidade absoluta, pois necessrio fazer registros escritos daquilo que j foi feito no processo. OBS: Art. 204 CPP - O depoimento ser prestado oralmente, no sendo permitido testemunha trazlo por escrito. 12 - Princpio da Identidade Fsica do Juiz Art. 399. Recebida a denncia ou queixa, o juiz designar dia e hora para a audincia, ordenando a intimao do acusado, de seu defensor, do Ministrio Pblico e, se for o caso, do querelante e do assistente.

1 O acusado preso ser requisitado para comparecer ao interrogatrio, devendo o poder pblico providenciar sua apresentao. 2 O juiz que presidiu a instruo dever proferir a sentena. No processo penal a aplicao deste princpio s ocorrer nos processos ajuizados, aps o incio da vigncia da Lei n 11.719/2008, que deu nova redao ao artigo 399 do Cdigo de Processo Penal. Por este princpio, o juiz de direito est vinculado ao processo sendo que somente ele dever proferir a sentena, pelo fato de que se ele colheu as provas ter melhores condies para analisar a questo. OBS: de regra no h exceo, mas, no caso de convocao pelo Tribunal, licena, afastamento, promoo ou aposentadoria, ocasio em que outro juiz poder sentenciar o processo. Portanto, somente excepcionalmente permitir-se- que juiz diverso daquele que encerrou a audincia de instruo prolate sentena. Entretanto, muitas vezes na prtica tal princpio no aplicado. E salvo as excees legais, a deciso proferida com ofensa ao princpio da identidade fsica do juiz acarreta a nulidade do processo. Todavia, no pacfico na jurisprudncia a nulidade processual em razo da no aplicao deste princpio.

Fontes do Direito Processual Penal


Conceito: o local de onde provem o direito, a origem. Espcies: a) fonte material: so aquelas que criam o direito. o estado que cria leis. - Compete privativamente (somente) Unio legislar sobre direito processual. -Lei complementar federal pode autorizar os Estados a legislar em processo penal, sobre questes especificas de interesse local. -A Unio, os Estados e o Distrito Federal possuem competncia concorrente para legislar sobre criao, funcionamento e processo do juizado de pequenas causas e sobre direito penitencirio. -Procedimento em matria processual, a competncia para legislar concorrente entre Unio, os Estados e o Distrito Federal. b) fonte formal: Imediata: a lei; mediata: costumes e princpios gerais. Costumes so normas de comportamento a que as pessoas obedecem de maneira uniforme e constante. O costume nunca revoga uma lei. Princpios gerais do direito se fundam em premissas ticas extradas do material legislativo. OBS: a lei processual pode ser suplementada pelos costumes e princpios gerais do direito.

Aplicao da Lei Processual


01-Aplicao da Lei Processual no Espao A lei processual penal aplica-se a todas as infraes penais cometidas em territrio brasileiro, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional.

Vigora o princpio da absoluta territorialidade, que impe a aplicao da lcus regit actum (o local rege o ato), segundo a qual, aos processos e julgamentos realizados no territrio brasileiro, aplica-se a lei processual penal nacional. adotada a teoria da ubiqidade ou mista. Considera-se praticado em territrio brasileiro o crime cuja ao ou omisso, ou cujo resultado, no todo ou em parte, ocorreu em territrio nacional. Considera-se como extenso do territrio nacional, para efeitos penais, as embarcaes e aeronaves pblicas ou a servio do governo brasileiro, onde quer que se encontrem e, as embarcaes e aeronaves particulares que se acharem em espao areo ou martimo brasileiro, ou em alto-mar ou espao areo correspondente. Conceito estrito de Territrio: solo, subsolo, espao areo, guas internas, mar territorial. -guas internas: as que esto dentro do nosso territrio, o limite at o meio. P. Ex: rio Paran ate o meio nosso, ai faz fronteira com PY. -mar territorial: no tem meio, do inicio at 12 milhas (22 KM) territrio nacional. -zona contigua: se ganha mais 12 milhas alem das 12. Tambm ser territrio nacional OBS: o espao cmico no de ningum, somos signatrios de um tratado internacional disso. -territrio por fora da lei: as grandes embarcaes (de grande calada), grandes aeronaves, devem ter registro no cartrio de bens imveis, e por fora da lei so uma extenso do territrio nacional. P ex: mesmo que a embarcao esteja em territrio estrangeiro considerada extenso do territrio nacional, e pode fazer priso em flagrante. Entretanto, enquanto no direito penal se fala da extraterritorialidade, ou seja, da aplicao da lei brasileira a crimes cometidos fora do territrio nacional, a lei processual penal no ultrapassa os limites do territrio j que exprime um dos aspectos da soberania nacional, que no pode ser exercida seno dentro das fronteiras do Estado. OBS: a lei processual brasileira s vale dentro dos limites territoriais nacionais (lcus regit actum). Se o
processo tiver tramitao no estrangeiro, aplicar-se- a lei do PIS em que os atos processuais forem praticados.

02-Aplicao da Lei Processual no Tempo a atividade o perodo situado entre a entrada em vigor e a revogao de uma lei, durante o qual ela est viva, vigente, produzindo efeitos e alcanando todas as situaes ocorridas sob sua proteo. Na data da cessao de sua vigncia, a lei se torna inativa, revogada, deixando de irradiar efeitos no mundo jurdico. Efeito, vigncia e inatividade da Lei Em princpio, a lei, inclusive a processual, elaborada para viger por tempo indeterminado. Aps a promulgao, que o ato governamental que declara a existncia da lei e ordena a sua execuo, ela publicada. Ao perodo decorrente entre a publicao e a data em que comea a sua vigncia, destinado a dar tempo ao conhecimento dela aos cidados, dado o nome de vacatio legis (durante a vacatio legis, a lei ainda no eficaz, pois no entrou em atividade, no podendo produzir nenhum efeito, nem mesmo o de revogar a legislao anterior).Esse perodo de 45 dias quando a prpria lei no dispe de modo contrrio. Encerra-se a vigncia da lei com a sua revogao, que pode ser expressa (quando declarada na lei revogadora) ou tcita (quando a lei posterior regulamenta a matria disciplinada pela antiga). A revogao pode ser parcial, caso em que denominada derrogao, ou total, quando chamada de

ab-rogao. Existe a auto-revogao quando cessa a situao de emergncia na lei excepcional ou se esgota o prazo da lei temporria. A lei processual penal no tem extratividade, nem ultratividade e no retroage. OBS: As leis que falam sobre direito processual e material podem retroagir e ultragir. 03 - Aplicao da Lei Processual em Razo da Funo (Pessoa) A - Imunidade Diplomtica Os chefes de Estado e os representantes de governos estrangeiros esto excludos da jurisdio criminal dos pases em que exercem suas funes. Baseia-se no respeito e considerao ao Estado que representam e na necessidade de sua atividade de garantia para o perfeito desempenho de sua misso diplomtica, um aspecto da soberania do Estado estrangeiro. OBS: tem imunidade material e processual, so imunes ao processo penal, e no tem incidncia de normas penais. possvel, porm, a renncia garantia da imunidade da jurisdio penal que, pela prpria natureza do instituto, da competncia do Estado, e no do agente diplomtico. Fundamentalmente, a questo das imunidades est prevista na Conveno de Viena sobre relaes diplomticas, e da Conveno de Viena sobre relaes consulares. Referem-se elas a qualquer delito e se estendem a todos os agentes diplomticos (embaixador, secretrios da embaixada, pessoal tcnico e administrativo das representaes), aos componentes da famlia deles e aos funcionrios das organizaes internacionais (ONU, OEA etc.) quando em servio. Em caso de falecimento de um diplomata os membros de sua famlia "continuaro no gzo dos privilgios e imunidades a que tm direito, at a expirao de um prazo razovel que lhes permita deixar o territrio do Estado acreditado. Cobre tambm a imunidade o chefe de Estado estrangeiro que visita o pas, bem como os membros de sua comitiva. Esto excludos das imunidades referidas os empregados particulares dos agentes diplomticos, ainda que da mesma nacionalidade destes, a no ser que o Estado as reconhea. Os cnsules, agentes administrativos que representam interesses de pessoas fsicas ou jurdicas estrangeiras, no gozam de ampla imunidade, a no ser na existncia de tratado entre as naes interessadas. No esto, porm sujeitos jurisdio das autoridades judicirias e administrativas do Estado receptor pelos atos realizados no exerccio das funes consulares. Alm disso, gozam de alguns privilgios a respeito da priso preventiva As sedes diplomticas (embaixadas, sedes de organismos internacionais etc.) j no so consideradas extenso de territrio estrangeiro, embora sejam inviolveis como garantia aos representantes aliengenas. Nas citadas conveno assinala-se que "os locais das misses diplomticas so inviolveis,

no podendo ser objeto de busca, requisio, embargo ou medida de execuo", ficando assegurada a proteo aos seus arquivos, documentos, correspondncia etc., includos os dos funcionrios consulares, por no pertencerem a estes, mas ao Estado a que eles servem. O Estado acreditante pode tambm renunciar a tais imunidades, mas o deve fazer expressamente. Os delitos cometidos nas representaes diplomticas so alcanados pela lei brasileira se praticados por pessoas que no gozem de imunidade, respeitando-se entretanto as imunidades no que diz respeito aos atos de investigao e do processo. A inviolabilidade dos diplomatas se estende residncia particular ou oficial dos protegidos. B - Imunidades Parlamentares As imunidades parlamentares compem a "prerrogativa que assegura aos membros do Congresso (deputados e senadores) a mais ampla liberdade de palavra, no exerccio de suas funes, e os protege contra abusos e violaes por parte dos outros Poderes constitucionais". Para que o Poder Legislativo, como um todo, e seus membros, individualmente, possam atuar com liberdade e independncia, a Constituio outorga em favor dos congressistas algumas prerrogativas e, entre elas, as imunidades. No h Poder Legislativo que possa representar, com fidelidade e coragem, os interesses do povo sem essa garantia constitucional. So duas as espcies: a de natureza material, denominada imunidade absoluta, e a de natureza processual, denominada imunidade relativa. Imunidade Material Art. 53 CF. Os Deputados e Senadores so inviolveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opinies, palavras e votos. OBS: Tem imunidade para crimes de opinio (crimes de injria, calnia e difamao). OBS: No tem imunidades para crimes comuns (P. ex: estelionato, receptao, trfico, homicdio, etc.) Os deputados e senadores so inviolveis, cvel e penalmente, em quaisquer manifestaes proferidas no exerccio ou desempenho de suas funes. Abrange qualquer forma de manifestao, escrita ou falada, exigindo-se apenas que ocorra no exerccio da funo, dentro ou fora da Casa respectiva. Mais do que a liberdade de expresso do parlamentar, objetiva-se tutelar o livre exerccio da atividade legislativa, com como a independncia e harmonia entre os Poderes. OBS: essa imunidade no pode ser utilizada para ofender pessoas, pois a garantia s se impe para o livre desempenho da funo legislativa. OBS: a imunidade irrenuncivel, Imunidade Processual As imunidades parlamentares processuais so as que se referem priso, ao processo, s prerrogativas de foro e para servir como testemunha. Quanto priso, em crimes afianveis (tem fiana), o parlamentar jamais pode ser preso. Nos crimes inafianveis (no tem fiana), somente admissvel a priso em flagrante (nenhuma outra modalidade de priso).

Nunca pode ocorrer, portanto, a priso e a autuao em flagrante delito se o parlamentar tiver praticado crime afianvel. Sendo o delito inafianvel, deve ser efetuada a priso em flagrante; a autoridade que preside o ato lavra o auto normalmente, e, dentro de vinte quatro horas, remete os autos Casa respectiva (Cmara ou Senado), que, por maioria absoluta e em votao, poder determinar a soltura e, ainda, impedir que se instaure posteriormente a ao penal.
Quanto ao processo, recebida a denncia contra o Senador ou Deputado, o Supremo Tribunal Federal dar cincia Casa respectiva, que, por iniciativa de partido poltico nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poder, at a deciso final, sustar o andamento da ao. OBS: podem sustar a ao at a deciso final, pois passar esse prazo, ai vai para recursos, e no pode mais sustar o andamento da ao.

Quanto ao foro por prerrogativa de funo, os Deputados e Senadores, desde a expedio do diploma, sero submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal. Encerrada a funo parlamentar, cessa automaticamente o foro por prerrogativa de funo. (vai para o juzo de 1 grau). O foro especial por prerrogativa de funo restringe-se, exclusivamente, as causas penais, no alcanando as de natureza civil. Quanto imunidade de servir como testemunha, os deputados e senadores no so obrigados a testemunhar sobre informaes recebidas ou prestadas em razo do exerccio do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informaes. Podero ainda, optar pelo depoimento escrito. C - Imunidades Funcionais Advogado: tem imunidade material e processual. Imune aos delitos de opinio, injria (ofensa por meio de xingamento), calnia ( a afirmao de um fato criminoso contra uma pessoa) e difamao (afirma um fato verdadeiro ou no, que no constitui crime, mas que ofende a pessoa). OBS: para o advogado poder afirmar que algum cometeu um crime, ele deve ter uma procurao de seu cliente, pois seno pode caracterizar calnia. OBS: no jri o advogado pode afirmar tudo, pode acusar algum do crime. OBS: o advogado no est imune ao desacato ao juiz. O advogado est imune a priso nos crimes afianveis (tem fiana), podendo ser preso em flagrante nos crimes inafianveis (no tem fiana). Prefeitos, Governadores e Presidente: no tem imunidade material, no tem imunidade a crimes de opinio. Possuem foro privilegiado, so julgados em 2 grau.

Inqurito Policial
1 - Persecuo Penal Praticado um fato definido como infrao penal, surge para o Estado o jus puniendi, que s pode ser concretizado atravs do processo. na ao penal que deve ser deduzida em juzo a pretenso punitiva do Estado, a fim de ser aplicada sano penal adequada.

Para que se proponha a ao penal, entretanto, necessrio que o Estado disponha de um mnimo de elementos probatrios que indiquem a ocorrncia de uma infrao penal e de sua autoria. O meio mais comum o inqurito policial. Tem este por objeto, assim, "a apurao de fato que configure infrao penal e respectiva autoria, para servir de base ao penal ou s providncias cautelares". Nos termos do artigo 4 do CPP, cabe polcia judiciria, exercida pelas autoridades policiais, a atividade destinada apurao das infraes penais e da autoria por meio do inqurito policial, preliminar ou preparatrio da ao penal. soma dessa atividade investigatria com a ao penal promovido pelo Ministrio Pblico ou ofendido se d o nome de persecuo penal (persecutio criminis). Com ela se procura tornar efetivo o jus puniendi resultante da prtica do crime a fim de se impor ao seu autor a sano penal cabvel. Persecuo penal significa, portanto, a ao de perseguir o crime. Assim, alm da idia da ao da justia para punio ou condenao do responsvel por infrao penal, em processo regular, inclui ela os atos praticados para capturar ou prender o criminoso, a fim de que se veja processar e sofrer a pena que lhe for imposta. 2 - Polcia Judiciria a) Conceito: A Polcia, instrumento da Administrao, uma instituio de direito pblico, destinada a manter, junto sociedade e na medida dos recursos de que dispe, a paz pblica ou a segurana individual. b) Funes: Segundo o ordenamento jurdico do Pas, Polcia cabem duas funes: a administrativa e a judiciria. Com a primeira, de carter preventivo, ela garante a ordem pblica e impede a prtica de fatos que possam lesar ou pr em perigo os bens individuais ou coletivos; A segunda, de carter repressivo, atua quando os atos que a polcia administrativa pretendia impedir no foram efetivados, ocorreu prtica de uma infrao penal ( a investigao criminal, ps-crime). Possui a finalidade de apurar as infraes penais e suas respectivas autorias, a fim de fornecer ao titular da ao penal elementos para prop-la. c) Atribuies: Polcia Federal: tem atribuio especifica, s pode fazer investigao criminal. Polcia Civil: tem atribuio residual, se no for atribuio da polcia federal ser da civil. OBS: o MP pode fazer investigao criminal. 3 - Inqurito Policial a) Conceito: Inqurito policial todo procedimento policial destinado a reunir os elementos necessrios apurao da prtica de uma infrao penal e de sua autoria. Trata-se de uma instruo provisria, preparatria, informativa, em que se colhem elementos por vezes difceis de obter na instruo judiciria, como auto de flagrante, exames periciais etc. b) Natureza Jurdica: No o inqurito "processo", mas procedimento administrativo informativo, destinado a fornecer ao rgo da acusao o mnimo de elementos necessrios propositura da ao penal. c) Destinatrio: Seu destinatrio imediato o Ministrio Pblico (no caso de crime que se apura mediante ao penal pblica) ou o ofendido (na hiptese de ao penal privada), que com ele formam sua opinio delicti para a propositura da denncia ou queixa. O destinatrio mediato o Juiz, que nele tambm pode encontrar fundamentos para julgar.

d) Dispensvel: Os artigos 39, 5, e 46, 1, dispe, que o rgo do MP pode dispensar o inqurito. Tendo o titular da ao penal em mos os elementos necessrios ao oferecimento da denncia ou queixa, o inqurito perfeitamente dispensvel. Mesmo quanto ao privada, portanto, pode ser ela instaurada independentemente da realizao do inqurito policial desde que o ofendido ou seu representante legal tenha recolhido os elementos necessrios propositura da ao (documentos, declaraes, percias particulares etc.). f) Caractersticas: -Discricionrio: As atribuies concedidas polcia no inqurito policial so de carter discricionrio, ou seja, tm elas a faculdade de operar ou deixar de operar, dentro, porm, de um campo cujos limites so fixados estritamente pelo direito. -Sigiloso: O inqurito policial sigiloso, qualidade necessria a que possa a autoridade policial providenciar as diligncias necessrias para a completa elucidao do fato sem que se lhe oponham, no caminho, empecilhos para impedir ou dificultar a colheita de informaes como ocultao ou destruio de provas, influncia sobre testemunhas etc. O sigilo no se estende ao Ministrio Pblico, que pode acompanhar os atos investigatrios, nem ao Judicirio. O advogado s pode ter acesso ao inqurito policial quando possua legitimatio ad procedimentum e, decretado o sigilo em segredo de Justia, no est autorizada a sua presena a atos procedimentais quanto investigao. Pode, porm, manusear e consultar os autos de inqurito, findos ou em andamento. O sigilo no inqurito policial ainda dever ser observado como forma de garantia da intimidade do investigado, resguardando seu estado de inocncia. -Escrito: O inqurito policial um procedimento escrito, j que destinado a fornecer elementos ao titular da ao penal. Dispe o artigo 9 do CPP que "todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade". -Obrigatrio: No crime que se apura mediante ao penal pblica, a abertura do inqurito policial obrigatria, pois a autoridade policial dever instaur-lo, de ofcio, assim que tenha a notcia da prtica da infrao (art. 5, I, CPP). -Indisponvel: Uma vez instaurado regularmente, em qualquer hiptese, no poder a autoridade policial arquivar os autos (art. 17 CPP). 4 - Valor Probatrio do Inqurito O inqurito policial tem valor informativo, tendo por finalidade fornecer ao MP ou ao ofendido, os elementos necessrios para propositura da ao penal. No entanto, o inqurito policial tambm tem valor probatrio, embora relativo, haja vista que os elementos de informao no so colhidos sob a proteo do contraditrio e da ampla defesa, nem tampouco na presena do juiz de direito. P. ex: a confisso extrajudicial, s ter validade como elemento de convico do juiz apenas se confirmada por outros elementos colhidos durante a instruo processual. 5 - Vcios No sendo o inqurito policial ato de manifestao do Poder Jurisdicional, mas procedimento informativo destinado formao da opinio delicti do titular da ao penal, os vcios por acaso existentes nessa fase no acarretam nulidades processuais, isto , no atingem a fase seguinte a persecuo penal: a da ao penal. A desobedincia a formalidades legais pode acarretar a ineficcia do ato em si (p. ex: priso em flagrante), mas no influi na ao j iniciada, com denncia recebida. OBS: a ao penal independente do inqurito policial, assim se inqurito tiver algum vcio, o titular da ao penal (MP ou ofendido) pode prop-la.

6 - Juizados de Instruo O juizado de instruo o instrumento destinado apurao das infraes penais sob a presidncia de um juiz. A funo da Polcia, nesse caso, fica reduzida a prender os infratores e a apontar os meios de prova, inclusive testemunhal, cabendo ao "juiz instrutor", como presidente do procedimento, a colher todos os elementos probatrios instruir a ao penal. Tem-se entendido que esse sistema de instruo preparatria seria impraticvel em nosso pas, dada a extenso do territrio e as dificuldades de locomoo, o que s poderia ser evitado quebrando-se a unidade do sistema, isto , adotando-se para as capitais e sedes de comarca em geral o juizado de instruo, ou de instruo nica, e o atual sistema do inqurito para as reas do interior. 7 - Instaurao do Inqurito Policial a) Formas: -Portaria: o delegado que da abertura ao inqurito policial, feito ex officio. (est obrigado quando houver crime). S pode nas aes penais Pblicas Incondicionadas. -Requisio: do MP ou da autoridade judiciria, tomando conhecimento do crime eles podem requerer a abertura do inqurito policial, na ao penal Pblica Condicionada quando acompanhada de representao e na ao Pblica Incondicionada. -Requerimento: do ofendido, ele faz um requerimento para a abertura do inqurito policial. No caso de ao penal privada faz-se requerimento, na ao penal Pblica Condicionada necessria se faz a representao da vitima. Tal requerimento poder ser indeferido pela autoridade policial, por entender, por exemplo, que o fato no constitui crime. Do indeferimento do pedido de instaurao de inqurito, cabe o recurso administrativo ao Secretrio de Segurana Pblica ("chefe de Polcia" nos termos do art. 5, 2 do CPP). incabvel recurso judicial. -Auto de Priso em Flagrante: a priso em flagrante tambm da incio a abertura do inqurito policial. 8 - Instruo do Inqurito em Ao Penal Pblica Condicionada A ao pblica pode estar condicionada representao da vtima ou requisio do Ministro da Justia. Assim, a instaurao do inqurito policial, nessas hipteses, tambm depende da prtica desses atos jurdicos, que so previstos expressamente pela lei processual. Diz o artigo 5, 4, do CPP: "O inqurito, nos crimes em que a ao pblica depender de representao, no poder sem ela ser iniciado". A representao um pedido-autorizao em que o interessado manifesta o desejo de que seja proposta a ao penal pblica e, portanto, como medida preliminar, o inqurito policial. Nos termos dos artigos 100, 1, do CP, e 24, do CPP, podem oferecer representao o ofendido ou quem tiver qualidade para represent-lo, ou seja, representante legal da vtima, e, por fora do artigo 39, caput, do segundo Estatuto, o procurador com poderes especiais. A representao, pode ser dirigida autoridade policial, ao juiz ou ao rgo do Ministrio Pblico. O magistrado e o membro do Ministrio Pblico, se no tiverem elementos para o oferecimento da denncia, devero encaminh-la autoridade policial, requisitando a instaurao do procedimento inquisitorial. Constitui-se a representao numa declarao escrita ou oral, deve conter as informaes que possam servir apurao do fato e da autoria. A representao oral ou sem assinatura autenticada deve ser reduzida a termo. O direito de representao est sujeito decadncia, extinguindo-se a punibilidade do crime se no for ela oferecida no prazo legal.

9 - Instruo do Inqurito em Ao Penal Privada Quando a lei prev expressamente que determinado crime somente se apura mediante queixa, determina para ele a ao penal privada. Nessas hipteses, o inqurito policial tambm s pode ser instaurado mediante a iniciativa da vtima. Diz o artigo 5, 5, do CPP: "Nos crimes de ao privada, a autoridade policial somente poder proceder a inqurito a requerimento de quem tenha qualidade para intent-la". Tm essa qualidade o ofendido ou seu representante legal. Na hiptese de morte ou ausncia judicialmente declarada do titular, o direito de queixa passa a ser do cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. O requerimento no exige formalidades, mas necessrio que sejam fornecidos os elementos indispensveis instaurao do inqurito policial. Na hiptese de priso em flagrante por crime que se apura mediante queixa, o auto respectivo s pode ser lavrado quando requerida, por escrito ou oralmente, a instaurao do inqurito pela vtima ou outra pessoa que tenha a qualidade para a propositura da ao privada. Isto porque o auto de priso em flagrante a pea inicial do inqurito policial e este s pode ser intentado aps tal requerimento. Decorrido o prazo de decadncia no pode ser instaurado o inqurito policial; houve, no caso, a extino da punibilidade. 10 - Procedimentos O inqurito no tem uma ordem prefixada para a prtica dos atos, de regra, algumas providncias devem ser tomadas pela autoridade policial para a elucidao do crime e da sua autoria. Deve a autoridade policial, obrigatoriamente, de incio "dirigir-se ao local, providenciando para que no se alterem o estado de conservao das coisas, at a chegada dos peritos criminais". Tal providncia importante em vrios delitos (homicdio, roubo, furto etc.), para que se possa efetuar o exame do lugar do crime e outras diligncias (colheita de impresses digitais, exame de manchas etc.) que podem revelar provas ou indcios teis elucidao do fato. Entretanto, "em caso de acidente de trnsito, a autoridade ou agente policial que primeiro tomar conhecimento do fato poder autorizar, independentemente de exame do local, a imediata remoo das pessoas que tenham sofrido leso, bem como dos veculos nele envolvidos, se estiverem no leito da via pblica e prejudicarem o trfego". Deve tambm a autoridade "apreender os objetos que tiverem relao com o fato, aps liberados pelos peritos criminais". Esses objetos devem final, acompanhar os autos do inqurito. Os instrumentos empregados para a prtica da infrao sero submetidos a exame a fim de se lhes verificar a natureza e eficincia. Decreta-se, alis, a perda em favor da Unio, ressalvada o direito do lesado ou de terceiro de boa-f, dos instrumentos do crime, desde que consistam em coisas cujo fabrico, alienao, uso, porte ou deteno constitua fato ilcito. Sero eles inutilizados ou recolhidos a museu criminal, se houver interesse na sua conservao. Cabe ainda autoridade "colher todas as provas que servirem para o esclarecimento do fato e suas circunstncias". Observados os direitos e garantias individuais previstos na Constituio e nas leis ordinrias, a autoridade policial poder desenvolver qualquer diligncia, incluindo-se evidentemente, a de intimar testemunha, vtima ou suspeito para prestar declaraes no inqurito.

Na maioria dos casos a pessoa que mais pode prestar informaes a respeito do crime, suas circunstncias e autoria a vtima. Por isso, a autoridade deve "ouvir o ofendido". Embora seja relativo o valor probatrio das declaraes do sujeito passivo do crime, suas informaes so extremamente teis para o desenvolvimento das investigaes. Deve a autoridade policial tambm, quando necessrio, "proceder a reconhecimento de pessoas e coisas e a acareaes". O reconhecimento a identificao de pessoa ou coisa feita na presena da autoridade. A simples referncia identificao ocorrida longe da vista da autoridade deve ser computada como testemunho. A acareao deve ser realizada quando houver divergncias relevantes entre as declaraes prestadas no interrogatrio, depoimento das testemunhas, declaraes da vtima etc. Deve ainda a autoridade "determinar, se for o caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras percias". O exame de corpo de delito indispensvel todas as vezes que a infrao deixar vestgios, constituindo-se na verificao dos elementos exteriores ou da materialidade da infrao penal pelo perito, a quem compete o exame do fato delituoso, de suas causas, conseqncias, circunstncias etc. As demais percias sero determinadas de acordo com a natureza do crime, a necessidade para a elucidao do fato. Para verificar a possibilidade de haver a infrao sido praticada de determinado modo, a autoridade policial poder proceder reproduo simulada dos fatos, desde que esta no contrarie a moralidade ou a ordem pblica. timo elemento de convico para o julgado e garantia de serenidade de quem dirige o inqurito, pois, cercado o ato quase sempre de certa publicidade, demonstra a espontaneidade do indiciado. O indiciado, porm, no est obrigado a participar da reconstituio, ainda que tenha confessado o delito no interrogatrio. Se, em termos constitucionais, pode permanecer calado, com muito maior razo no pode estar obrigado a produzir prova contra si mesmo. 11 - Indiciamento No se refere lei expressamente ao ato de "indiciamento" do autor ou autores da infrao, mas menciona, em vrias oportunidades, o "indiciado". Indiciamento a imputao a algum, no inqurito policial, da prtica do ilcito penal, ou "o resultado concreto da convergncia de indcios que apontam determinada pessoa ou determinadas pessoas como praticantes de fatos ou atos tidos pela legislao penal em vigor como tpicos, antijurdicos e culpveis". a) Indcios: Havendo qualquer indcio da autoria, deve a autoridade policial providenciar o indiciamento. S devem ser indiciadas, as pessoas que tenham contra si indcios de autoria do crime que est sendo apurado. Com o indiciamento todas as investigaes passam a se concentrar a pessoa do indiciado. P. ex: O suspeito, sobre o qual se reuniu prova da autoria da infrao tem que ser indiciado; j aquele que contra si possua frgeis indcios, no pode ser indiciado pois mero suspeito. b) Interrogatrio: Indiciado o presumido autor da infrao penal, deve a autoridade policial ouvi-lo, ou seja, interrog-lo, devendo o respectivo termo ser assinado pela autoridade policial, pelo escrivo, pelo interrogado e por duas testemunhas que lhe tenham ouvido a leitura (no necessrio que as testemunhas estejam presentes no interrogatrio, mas s leitura). Se o interrogado no quiser, no puder ou no souber assinar, devera ser consignado no termo. O indiciado no inqurito tambm pode ser conduzido coercitivamente para ser interrogado, no caso de descumprimento injustificado de intimao. No est, obrigado a responder s perguntas que lhe

forem feitas, pois um direito individual assegurado na Constituio Federal vigente o de permanecer calado, sem que dessa opo se possa extrair qualquer presuno que o desfavorea. c) Identificao: Deve a autoridade policial ordenar a identificao do indiciado "pelo processo dactiloscpico, se possvel, e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes". A identificao o processo usado para se estabelecer a identidade, conjunto de dados e sinais que caracterizam o indivduo. Procede-se ento sua "qualificao" citando o nome, filiao, naturalidade etc., bem como todas as outras qualidades fsicas, morais, sociais que possam ajudar a identificar o indiciado, profisso, alcunha, defeitos corporais, sinais visveis e assim por diante. Constituio Federal de 1988, o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei". Dessa forma, somente aquele que no tiver sido identificado estar obrigado identificao criminal. Quanto identificao civil, o nmero nico de Registro de Identidade Civil, pelo qual cada cidado brasileiro, nato ou naturalizado, ser identificado em todas as suas relaes com a sociedade e com os organismos governamentais e privados. d) Antecedentes: A autoridade policial deve tambm juntar aos autos do inqurito a folha de antecedentes do indiciado, para que se possa tomar conhecimento de sua eventual vida criminal pregressa, em especial se j foi condenado anteriormente para a caracterizao da reincidncia. Serve apenas de elemento para a obteno das certides judiciais que comprovem a reincidncia e para indicar o envolvimento em outros inquritos ou aes penais. e) Vida Progressiva: Deve ainda a autoridade "averiguar a vida pregressa do indiciado, sob o ponto de vista individual, familiar e social, sua condio econmica, sua atitude e estado de nimo antes e depois do crime e durante ele, e quaisquer outros elementos que contriburem para a apreciao do seu temperamento e carter". Visa-se a "apurao de fatos que evidentemente no podem constar da folha de antecedentes e que permite ajuizar da ndole, da individualidade moral, psquica e social do indiciado, de sua maior ou menor firmeza, seu modo de reagir s solicitaes exteriores, seu grau de prudncia e mesmo de generosidade, sua condio econmica e, enfim, todos os fatores pessoais que possibilitem conhecer-lhe a personalidade". 12 - Incomunicabilidade A fim de impedir-se que o indiciado prejudicasse a marcha das investigaes, comunicando-se com pessoas amigas, comparsas do crime, parentes etc. A impossibilidade de comunicar-se o preso com qualquer pessoa que no a autoridade estava prevista no artigo 21 do CPP, que a limitava a trs dias no caso de interesse da sociedade ou a convenincia da investigao e exigia despacho fundamentado do juiz. Respeitava-se, apenas, o direito do preso de comunicar-se com seu advogado previsto no artigo 89, inciso III, do Estatuto de Ordem dos Advogados do Brasil (Lei n 4.215, de 27 de abril de 1963). O artigo 21 do CPP, entretanto, foi revogado pela nova Constituio Federal que: " vedada a incomunicabilidade do preso". A CF assegura ainda ao preso a "assistncia da famlia e de advogado", determinando que sua priso seja comunicada imediatamente ao "juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada". No havendo nenhuma ressalva a esses direitos nos dispositivos constitucionais no pode a lei possibilitar a incomunicabilidade do preso em hiptese alguma.

O direito do advogado pode comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procurao, quando estes se acharem presos, detida ou recolhida em estabelecimentos civis ou militares. 13 - Encerramento do Inqurito Policial Concludas as investigaes, a autoridade policial deve fazer minucioso relatrio do que tiver sido apurado no inqurito policial. No cabe a autoridade emitir qualquer juzo de valor, expender opinies ou julgamentos, mas apenas prestar todas as informaes colhidas durante as investigaes e as diligncias realizadas. Nele, dever indicar testemunhas que no tiverem sido inquiridas, mencionando o lugar onde possam ser encontradas, bem como ainda as diligncias no realizadas. Dever, ainda, a autoridade justificar, em despacho fundamentado, as razes que a levaram classificao legal do fato, mencionando, concretamente, as circunstncias, sem prejuzo de posterior alterao pelo MP. Concludo o inqurito e elaborado o relatrio, a autoridade dever remeter os autos ao juiz competente. Os instrumentos do crime, bem como os objetos que interessarem a prova, devem acompanhar os autos. Ao fazer a remessa dos autos do inqurito ao juiz competente, a autoridade policial deve oficiar ao Instituto de Identificao e Estatstica, mencionando o juzo a que tiverem sido distribudos, e os dados relativos infrao penal e pessoa do indiciado. Do juzo devem ser remetidos ao rgo do MP, para que este adote as medidas cabveis. OBS: se for crime de ao privada, a vtima pode pedir o translado, que a cpia de todo o inqurito policial. -Prazo: a) Ru Solto: O prazo de 30 dias para a concluso do inqurito policial se o indiciado estiver solto, mediante fiana ou sem ela, contando-se o lapso de tempo da data do recebimento pela autoridade policial da requisio ou requerimento ou, em geral, da portaria do delegado. Nesta hiptese, isto , quando o sujeito estiver solto Dispe, porm, o artigo 10, 3: "Quando o fato for de difcil elucidao, e o indiciado estiver solto, a autoridade poder requerer ao juiz a devoluo dos autos, para ulteriores diligncias, que sero realizadas no prazo marcado pelo juiz". OBS: A prorrogao do prazo tem sido deferida ordinariamente mesmo na hiptese de crime de fcil elucidao quando no foi possvel ultimar no prazo legal todas as diligncias necessrias concluso do inqurito. b) Ru Preso: Estando o ru preso, o prazo de 10 dias, contados da data da priso (em flagrante ou decorrente do cumprimento de mandado de priso preventiva). 14 - Arquivamento Tal providncia s cabe ao juiz, a requerimento do MP, que o exclusivo titular da ao penal pblica. A autoridade policial, incumbida apenas de colher os elementos para a formao do convencimento de titular da ao penal, no pode arquivar os autos do inqurito, pois o ato envolve a valorao do que foi colhido. Faltando a justa causa, a autoridade policial deve deixar de instaurar o inqurito, mas uma vez feito, o arquivamento s se d mediante deciso judicial, provocada pelo MP, e de forma fundamentada. O juiz jamais poder determinar o arquivamento do inqurito, sem previa manifestao do MP, se o fizer da deciso caber correio parcial.

Se o juiz discordar do pedido de arquivamento do representante do MP, dever remeter os autos ao Procurador-Geral de justia, o qual poder oferecer denncia, designar outro rgo do MP para fazlo, ou insistir no arquivamento, quando, ento, estar o juiz obrigado a atend-lo. O promotor ou procurador designado, pelo procurador-geral para oferecer denncia, estar obrigado a faz-lo, haja vista que no atua, no caso, em nome prprio, mas no da autoridade que o designou.

Ao Penal 1 - Conceito: o direito de pedir ao Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo a um caso concreto. tambm o direito pblico subjetivo do Estado-Administrao, nico titular de poder-dever de punir, de pleitear ao Estado-Juiz a aplicao do direito penal objetivo, com a consequente satisfao da pretenso punitiva. Em princpio toda a ao penal pblica, pois um direito subjetivo perante o Estado-Juiz. A distino que se faz de ao pblica e ao privada se estabelece em razo da legitimidade para agir: se for promovida pelo prprio Estado-Administrao, por intermdio do Ministrio Pblico, ela ao penal pblica; se a lei defere o direito de agir vtima, ao penal privada. Na distino com relao ao sujeito do exerccio do direito Jurisdio, a ao penal pblica promovida pelo Ministrio Pblico. 2 - Caractersticas: a) Direito Autnomo: que no se confunde com o direito material que se pretende tutelar. Esse direito autnomo em relao ao direito material, direito autnomo em relao aos outros ramos. Direito de exercer a ao mesmo que se ao afinal ele for julgada improcedente. b) Direito Abstrato: faculdade de invocar o poder pblico por meio dos rgos judicirios, para compor uma lide e atender, se possvel, a pretenso insatisfeita de que este se origina. E independe do resultado final do processo, que independe do resultado final do processo de que o autor tenha ou no razo, ou de que obtenha ou no xito no que pretende. Existe e ser exercido mesmo nas hipteses em que o Juiz julgar improcedente o pedido de condenao do acusado. Se o Estado o MP, por exemplo, me processa e o prprio estado julga improcedente vou poder pedir indenizao para o estado? No, porque o estado tem direito de ao, o estado age de forma legal, exerce seu direito regular, s poder se houver uma m-f dos agentes pblicos (MP), leviana, s assim vou poder processar o estado. c) Direito Subjetivo: pois o titular pode exigir do Estado-Juiz a prestao jurisdicional. Refere-se vontade do titular de propor a ao. Quem pode exercer o direito subjetivo da ao? O rgo do Ministrio Pblico o titular das aes penais pblicas, o promotor que representa esse titular. Nas aes privadas o titular o ofendido, ele o titular do direito subjetivo contra o ru. OBS: O MP se houver indcios de materialidade, este obrigado a propor a ao penal, j o ofendido facultativo. d) Direito Pblico: pblico, porque no h um contrato, pois ele institudo sem acordo das partes e no h acordo de vontades, e sim uma exposio da norma que leva o promotor propor a ao penal. No se pode negociar como vai ser a ao penal. 3 - Condies da Ao Penal So requisitos que subordinam o exerccio do direito de ao. Para se poder exigir, no caso concreto, a prestao jurisdicional faz-se necessrio, antes de tudo, o preenchimento das condies da ao. a) Possibilidade Jurdica do Pedido: necessrio que seja admissvel, em tese, o direito objetivo material reclamado no pedido de prestao jurisdicional penal. No se pode instaurar a ao penal, por exemplo, se o fato narrado na denncia ou queixa "evidentemente no constitui crime". (art. 43,

I, do CPP); no se pode pedir a prestao jurisdicional para a imposio de pena em caso de fato que, pela inicial, no previsto na lei como crime.

b) Interesse de Agir: O titular (MP) tem interesse da punio, em que o ru cumpre a pena, em razo de ter ofendido o bem jurdico. - Necessidade: inerente ao processo penal, tendo em vista a impossibilidade de se impor pena sem o devido processo legal. Por conseguinte, no ser recebida a denncia, quando j estiver extinta a punibilidade do acusado, j que, nesse caso, a perda do direito material de punir resultou na desnecessidade de utilizao das vias processuais. Exemplo: O Pai que esquece o filho no carro, e o filho morre, nesse caso h necessidade de punir? O juiz vai verificar se houve um esquecimento mesmo pelo pai, o juiz no aplicar pena. - Utilidade: para que serve a ao: punir, retribuir, ressocializar. Se houver decadncia, prescrio, perdo, morte do ru o juiz no pode nem receber a ao, pois perdeu a utilidade. - Adequao: reside no processo penal condenatrio e no pedido de aplicao de sano penal. A ao no adequada, sem assinatura do promotor, advogado, falta requisito para a ao ser analisada. Tenho que ter indcios mnimos de autoria e materialidade podendo ser rejeitada a denncia. c) Legitimidade: O juiz tem que verificar se o titular e legitimo para propor a ao, caso o titular no for legitimo o juiz tem que rejeitar a ao por falta de legitimidade. Plo ativo - A legitimidade Ad Causam, que a legitimidade para ocupar tanto o plo ativo da relao jurdica processual, o que feito pelo Ministrio Pblico, na ao penal pblica, e pelo ofendido, na ao penal privada, A legitimidade Ad Processum, que a capacidade para estar no plo ativo, em nome prprio, na defesa de interesse prprio. Plo passivo - A legitimidade Ad Causam, quanto no plo passivo, pelo provvel autor do fato representado por seu advogado para defend-lo. A legitimidade Ad Processum, que a capacidade para estar no plo ativo, em nome prprio, na defesa de interesse prprio. 4 - Condies de procedibilidade De acordo com a doutrina, alm das condies da ao (condies genricas) existiriam as chamadas condies de procedibilidade (condies especiais). As condies de procedibilidade so as que condicionam o exerccio da ao penal, tm carter processual e se atm somente a admissibilidade da persecuo penal. As condies de procedibilidade podem atuar sobre o mrito, sobre a ao ou sobre o processo, tudo dependendo dos efeitos que a lei lhes der, o momento em que so reconhecidas pelo juiz ou em razo de outras circunstncias. A falta de representao do ofendido, por exemplo, d causa a deciso de absolvio da instncia na fase preambular do processo (ocasio para o recebimento da denncia) ou deciso de mrito, ao julgar-se, afinal, que deveria ter havido representao e, na ausncia desta, declarar extinta a punibilidade. Ao Penal Pblica De regra todas as aes penais so pblicas, s ser ao penal privada quando estiver descrito no artigo que ela ser privada isso uma exceo.

1 - Princpios: a) Obrigatoriedade: O rgo do Ministrio Pblico, na ao penal pblica, esta submetido ao princpio da obrigatoriedade (ou legalidade ou necessidade) da ao penal. No fica ao seu arbtrio ou discricionariedade mover ou no a ao penal. Existindo elementos que indiquem a ocorrncia de um fato tpico e antijurdico, ele obrigado a promover a ao penal. o que deflui do artigo 24 do CPP, ao dispor que a ao penal "ser promovida" por denncia do Ministrio Pblico. b) Indisponibilidade: Oferecida a ao penal, o Ministrio Pblico dela no pode desistir. Esse princpio nada mais que a manifestao do princpio anterior no desenvolvimento do processo penal. Seria, de fato, completamente intil prescrever a obrigatoriedade da ao penal pblica se o rgo do Ministrio Pblico pudesse, posteriormente, desistir da ao penal, ou mesmo transigir sobre o seu objetivo. c) Oficialidade: Os rgos encarregados de persecuo penais so oficiais, isto , pblicos. Sendo o controle da criminalidade uma das funes mais tpicas do Estado. O estado o titular exclusivo do direito de punir, que s se efetiva mediante o devido processo legal, o qual tem inicio com a propositura da ao penal. Segue-se que em regra, cabem os rgos do prprio estado tarefa de persecutria, como p. ex: ao ORGO do Ministrio Pblico e no o promotor. d) Autoridade: So as autoridades pblicas aos encarregados da persecuo penal. Todo o representante do Ministrio Pblico deve ser autoridade pblica, deve ser representado pelo promotor somente aquele investido ( um ato formal, solene em que investe o individuo ao cargo pblico, ai sim ser autorizado para exercer sua funo de promotor pblico, possuindo j sua carteirinha para o cargo) no cargo ele representar o rgo do Ministrio Pblico. e) Oficiosidade: Os encarregados de persecuo penal devem agir de oficio, independentemente da provocao. Primeiro depende da iniciativa da denncia do Ministrio Pblico, depois no precisa mais de requerimentos, pois, ser sempre de oficio. f) Intranscendncia: A ao penal s pode ser proposta contra a pessoa a quem se imputa a prtica do delito. Exemplo faleceu o ru extingue-se a punibilidade, o delito no pode ficar como herana. g) Insuficincia/ suficincia das aes penais: aquilo que no normal um acidente no processo chamado de processo acidental. Processo Acidental somente nas questes prejudiciais. Questo prejudicial aquela que pr-judica, isto , aquela que pre-julga. - Insuficincia: A prejudicialidade ser obrigatria quando a questo prejudicial estiver relacionada ao estado de pessoas (vivo, morto, parente ou no, casado ou no). Nessa hiptese, o juiz ser obrigado a suspender o processo criminal at que a polmica seja solucionada no juzo cvel. Exemplo: Se o juiz criminal falar que ele cometeu o crime de bigamia e o juiz civil fala que nulo o primeiro casamento. Como fica a situao, ele cometeu ou no o crime de bigamia? Nesse caso o juiz criminal ser obrigado a suspender o processo at o juiz civil dizer que ser nulo ou no o primeiro casamento, isso chamado de questo prejudicial ao processo. - Suficincia: ser facultativa quando a questo no estiver ligada ao estado de pessoa. Nesse caso o juiz criminal no estar obrigado, mas poder suspender o processo, aguardando para discutir a propriedade do bem jurdico, o juzo penal no precisar aguardar a soluo da demanda na esfera extrapenal, pois ele deve ter elementos suficientes para condenar ou no o ru. Exemplo: O juiz criminal diz que ele devedor de debito tributrio, e o juiz civil est fazendo um levantamento que no existe esse fato gerador. Nesse caso o juiz poder suspender, caso haja um grande chance que ele

no deve. E que foi apenas um engano, mas mesmo assim ele poder suspender, pois ele no obrigado. uma faculdade. 2 - Espcies: A nova Constituio da Republica atribuiu ao ministrio pblico, com exclusividade, a propositura da ao penal publica, seja ela incondicionada ou condicionada. A Constituio prev uma nica exceo. Caso o Ministrio publico no oferea denncia no prazo legal, admitida ao penal privada subsidiaria, proposta pelo ofendido ou seu representante legal. a)Ao Penal Pblica Incondicionada Dispe, porm, o artigo 24 do CPP: "Nos crimes de ao pblica, esta ser promovida por denncia do Ministrio Pblico, mas depender, quando a lei o exigir, de requisio do ministro da Justia ou de representao do ofendido ou de quem tiver qualidade para represent-lo". Distinguem-se, assim, na nossa legislao, a ao penal pblica incondicionada, promovida pelo Ministrio Pblico sem que haja manifestao da vontade da vtima ou qualquer pessoa, da ao penal pblica condicionada, em que o rgo oficial depende, para a propositura, da representao da vtima ou da requisio do Ministro da Justia, como dispuser a lei. b) Ao Penal Pblica Condicionada: Dispe a lei que a ao penal pblica pode ficar, por disposio expressa, condicionada representao do ofendido ou requisio do Ministro da Justia (art. 102, 1 do CP, e art. 24, do CPP). Assim, quanto a determinados crimes, a lei determina que o Ministrio Pblico s pode promover a ao penal quando existir uma ou outra dessas condies. A ao penal pblica est condicionada nessas hipteses representao da vtima ou requisio do Ministro da Justia. OBS: A regra que a ao penal incondicionada, ento o cdigo no fala nada, agora se falar que o crime se precede mediante representao quer dizer que ao pena condicionada. - Representao Pode a ao pblica depender de representao do ofendido, que se constitui numa espcie de pedido-autorizao em que a vtima, seu representante legal ou curador nomeado para a funo expressam o desejo de que a ao seja instaurada, autorizando a persecuo penal. A representao , assim, "a manifestao da vontade do ofendido ou de seu representante legal no sentido de autorizar o Ministrio Pblico a desencadear persecuo penal". ela necessria inclusive para a instaurao do inqurito policial. OBS: O direito de representao tambm pode ser exercido por procurador (da vtima ou de seu representante legal) com poderes especiais, mediante declarao escrita ou oral (art. 39, caput, do CPP). Evidentemente, no se tratando de figura judicial, mas meramente processual, no necessrio que seja a representao formulada por intermdio de profissional dotado de capacidade postulatria. Dispe ainda o CPP: "No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de representao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. OBS: condio especifica da ao penal pblica condicionada - Prazo: O direito de representao s pode ser exercido no prazo de seis meses, contado do dia em que a vtima ou seu representante legal veio a saber quem o autor do crime (arts. 103 do CP e 38 do CPP). No oferecida representao no prazo legal, ocorre decadncia, causa extintiva da punibilidade.

- Irretratabilidade: A retratao feita antes do oferecimento da denncia impede a propositura da ao penal. Oferecida a denncia, no cabe mais a retratao. OBS: a retratao deve ser expressa. Pode o ofendido renovar a representao, da qual se retratou, se ainda no fluiu o prazo de decadncia. possvel, assim, a revogao da retratao, ou seja, a retratao da retratao. O STF entende que antes do oferecimento da denuncia poder haver retratao da retratao da representao, no prazo de 06 seis meses que o prazo que a vitima tem para oferecer a representao. Ao penal Privada A ao de iniciativa privada promovida mediante queixa do ofendido ou de quem tenha qualidade para represent-lo (art. 100, 2). Mesmo na ao privada, o Estado continua sendo o nico titular do direito de punir e, portanto, da pretenso punitiva. A queixa o equivalente denncia, pela qual se instaura a ao penal, devendo conter, na sua forma, os mesmos requisitos desta (arts. 41 e 43 do CPP), e s se diferenciam, formalmente, pelo subscritor: a denncia oferecida pelo membro do Ministrio Pblico, e a queixa intentada pelo particular ofendido, atravs de procurador com poderes expressos. 1 - Titularidade O titular do direito de agir na ao penal privada a vtima. Dispem os artigos 102, 2, do CP, e 30 do CPP, que ao ofendido ou a quem tenha qualidade para represent-lo cabe intentar a ao privada. Como a propositura da queixa exige procurador legalmente habilitado, prev a lei que, nos crimes de ao privada, o juiz, a requerimento da parte que comprovar a sua pobreza, nomear advogado para promover a ao penal (art. 32 do CPP). Dispe o artigo 33 do CPP duas hipteses: se o ofendido for menor de 18 anos ou mentalmente enfermo, ou retardado mental, e no tiver representante legal, ou colidirem os interesses destes com os daquele, o direito de queixa poder ser exercido por curador especial, nomeado, de ofcio ou a requerimento do Ministrio Pblico, pelo juiz competente para o processo penal". No caso de ser o ofendido menor de 21 e maior de 18 anos, o direito de queixa pode ser exercido por ele ou por seu representante legal (art. 34). Aplica-se, na hiptese, a Smula 594: "Os direitos de queixa e de representao podem ser exercidos, independentemente, pelo ofendido ou por seu representante legal". No caso de morte do ofendido ou quando declarado ausente por deciso judicial, o direito de oferecer queixa ou prosseguir na ao passar ao cnjuge, ascendente, descendente ou irmo (so os substitutos legais), conforme dispem os artigos 100, 4, do CP e 31, do CPP. OBS: a morte da vtima pode ocorrer antes ou depois do oferecimento da queixa. OBS: O companheiro que conviveu com a vtima falecida, ele est legitimado a propor a queixa antes ou aps seu falecimento? Sim, por fora da CF, provada a unio estvel, ela se compara ao casamento em regime parcial de bens. No se extingue a ao. As pessoas jurdicas so representadas por quem os respectivos contratos ou estatutos designarem ou, no silncio destes, pelos seus diretores ou scios-gerentes. A queixa oferecida por terceiro no investido de poderes especiais no ato capaz de iniciar a ao penal privada.

OBS: pessoa jurdica no pode ser parte r numa ao penal, pois, a pessoa jurdica no tem vontade prpria, o crime por pessoa humana (e no de uma pessoa jurdica que fantasia). Mas poder ser parte autora, no plo ativo, portanto se difamar uma pessoa jurdica crime. 2 - Princpios a) Oportunidade/convenincia: a disponibilidade, da indivisibilidade e da intranscendncia. Enquanto na ao pblica incondicionada vige o princpio da obrigatoriedade, a ao privada est submetida ao princpio da oportunidade. Cabe ao titular do direito de agir a faculdade de propor, ou no, a ao privada, segundo sua convenincia. - Renncia: Extingue-se a punibilidade pela "renncia do direito de queixa" (art. 107, inciso V, primeira parte, do CP). A renncia, ato unilateral, a desistncia do direito de ao por parte do ofendido. Assim, o direito de queixa no pode ser exercido quando renunciado expressa ou tacitamente (art. 104, do CP). OBS: A renncia anterior a ao a ao, pois se j propor a ao ser perdo. Expressa: a renncia expressa deve contar de declarao assinada pelo ofendido, por ser representante legal ou por procurador com poderes especial, no obrigatoriamente advogado. No se perfaz a renncia expressa quando firmada por procurador sem poderes especiais para esse fim. Tcita: A renncia tcita quando o querelante pratica ato incompatvel com a vontade de exercer o direito de queixa (art.104, pargrafo nico, primeira parte, do CP). Deve tratar-se de atos inequvocos conscientes e livres, que traduzam uma verdadeira reconciliao, ou o positivo propsito de no exercer o direito de queixa. So exemplos de renncia tcita o reatamento de amizade com o ofensor, a visita amigvel, a aceitao de convite para uma festa etc. Nesse caso de renncia implcita admitese todos os meios de provas que sejam possveis para tentar comprovar a renuncia da vtima. Em decorrncia do princpio da indivisibilidade, expresso no artigo 48, a renncia ao exerccio do direito de queixa, em relao a um dos autores do crime, a todos se estender (art. 49). Obriga-se o querelante a promover a ao penal contra todos os co-autores do fato delituoso em tese, no podendo abstrair nenhum. A no propositura contra um dos autores ou partcipes do crime de identidade conhecida e em relao a quem milita tambm os necessrios elementos de convico, importa em renncia tcita, que aos demais se estende. , pois, causa comunicvel a todos. Pode ocorrer, porm, que um ou outro partcipe do crime no seja conhecido do ofendido ou de que no haja elementos que permitam a imputao. Nessas hipteses, a no incluso deles na queixa no significa renncia tcita. o que pode ocorrer no caso de crime societrio, ou na excluso ao advogado que atua no cumprimento de ofcio, como mandatrio. No cabe, na hiptese de renncia tcita, o aditamento da queixa pelo Ministrio Pblico a pretexto de zelar pela indivisibilidade da ao privada. PROVA: - Renuncia involuntria: A vtima no sabia que aquela pessoa tinha participado do crime junto com os demais, nesse caso por meio de aditamento do MP inclui essa pessoa na ao criminal, no ocorrendo a renncia tcita. - Renuncia voluntaria: A vtima sbia que o ru estava envolvido no delito, mas no o processou, a renuncia estender para todos.

OBS: tem que haver a concordncia de todos (menor, representante e do curador especial) seno no ocorrer a renuncia e assim extingue-se a punibilidade. Renncia do Representante do menor: Dispe expressamente, alis, o artigo 50, pargrafo nico, que a renncia do representante legal do menor que houver completado 18 anos no privar este do direito da queixa, nem a renncia do ltimo excluir o direito do primeiro. Tambm no se estende a renncia entre os vrios ofendidos, podendo intentar a ao privada aquele que no renunciou quanto ao delito contra ele praticado. No vlida, evidentemente, a renncia ao direito de queixa feita por menor de 18 anos; no se pode renunciar a direito no nascido, nem o menor tem capacidade para renunciar a ele. b) Disponibilidade: A vtima possa dispor perdoar, abandonar a ao privada. Exemplo: no h uma obrigatoriedade de comparecer numa audincia por exemplo. Se for proposta queixa-crime, e a vtima no quer mais continuar o processo tem-se o perdo e no renncia. O perdo para um se estende para todos, mas para aceitao individual, p. ex: o perdo foi proposto pela vitima, o ru deve se manifestar dizendo se aceita ou no, se aceitar a punibilidade se extingue, s para ele, os demais tambm devem manifestar se aceitam ou no o perdo da vtima. Portanto o perdo se estende para todos, mas a aceitao individual. Caso o ru no se manifeste, presume-se que ele aceitou o perdo. Tem que estar expresso que ele no aceita. Expresso: deve ser escrito. Tcito: implcito, o ru tem que dizer que aceita. Na audincia por exemplo. (mesmas coisa da renncia) OBS: O perdo extingue a punibilidade. - Interesse Colidente: Art. 53 CPP Se o querelado for mentalmente enfermo ou retardado mental e no tiver representante legal, ou colidirem os interesses deste com os do querelado, a aceitao do perdo caber ao curador que o juiz Ihe nomear. OBS: Pode haver perdo e renncia feitos por procurao. c) Indivisibilidade: Registra expressamente o artigo 48 o princpio da indivisibilidade da ao privada: "A queixa contra qualquer dos autores do crime obrigar o processo de todos e o, Ministrio Publico velar pela sua indivisibilidade". Quando se trata de crime praticado por vrias pessoas (concursus delinquentium) no se aceita que a vtima escolha apenas um ou alguns dos que colaboraram na prtica do ilcito penal, devendo a queixa abranger todos os autores, co-autores ou partcipes do fato criminoso. Aditamento da queixa: Dispe o artigo 45 que "a queixa, ainda quando a ao penal for privativa do ofendido, poder ser aditada pelo Ministrio Pblico, a quem caber intervir em todos os termos subsequentes do processo". O dispositivo no trata, evidentemente, da hiptese de conexo do crime apurado mediante a queixa com crime de ao pblica, pois, nesse caso, o Ministrio Pblico dever oferecer denncia, dando causa ao litisconsrcio ativo. O Cdigo do Processo Penal usa o verbo aditar nos sentido de corrigir, acrescentar, ampliar, complementar, e no de se iniciar uma nova ao, ainda que em litisconsrcio.

d) Intranscedncia: a ao penal s Poe ser proposta em face do autor e do participe da infrao penal, no podendo se estender a quaisquer outras pessoas. No se herda ao penal se o ru morreu extingue-se a punibilidade. 3 - Espcies a) Exclusivamente Privada: A ao privada exclusiva somente pode ser proposta pelo ofendido, se maior de 18 anos; por seu representante legal, se o ofendido for menor de 18 anos; ou no caso de morte do ofendido, pelo seu cnjuge, ascendente, descendente ou irmo. Especifica-se na Parte Especial do Cdigo Penal quais os delitos que a admitem, geralmente com a expresso "s se procede mediante queixa". b) Personalssima: atribuda nica e exclusivamente ao ofendido, sendo o seu exerccio vedado at mesmo ao seu representante legal, inexistindo ainda, sucesso por morte ou ausncia. Assim, falecendo o ofendido, nada h que se fazer a no ser aguardar a extino da punibilidade do agente. um direito personalssimo e intransmissvel. Sendo ela incapaz (doente mental, menor de 18 anos) no possvel a instaurao da ao penal. No caso de doena mental s a recuperao da vtima lhe poder conceder a titularidade; no caso da menor, deve ela aguardar a cessao da sua incapacidade. c) Subsidiaria da Pblica: A ao de iniciativa privada pode intentar-se nos crimes de ao pblica, condicionada ou incondicionada, se o Ministrio Pblico no oferece denncia no prazo legal (art. 100, 3, do CP, e art. 29, do CPP). Essa ao privada subsidiria da ao pblica passou a constituir garantia constitucional. Qualquer que seja o delito que se apura mediante ao penal pblica, se o Ministrio Pblico no oferece a denncia no prazo que, em regra de cinco dias, se o agente estiver preso, e de quinze dias, se solto (art. 46 do CPP), poder a ao penal ser instaurada mediante queixa do ofendido ou de quem tenha qualidade para represent-lo. Isso no significa que, ultrapassados esses prazos, no mais possa ser iniciada a ao pblica, e sim que se faculta vtima a substituio pela ao privada. PROVA: Se o promotor no oferecer a denncia? Aplica-se o artigo 28 CPP. Nomeia outro promotor e ele no pode deixar de oferecer, pois, a mando do juiz, caso houver concordncia que no caso de denncia arquiva o processo.

Vous aimerez peut-être aussi