Vous êtes sur la page 1sur 17

O ensino de E/LE no CEFET/RJ: articulando gneros do discurso, tipos textuais e temas sociais.

Fabio Sampaio de Almeida (CEFET/RJ Petrpolis) Maria Cristina Giorgi (CEFET/RJ Maracan)

Objetivo geral
Problematizar a lgica por meio

da qual o professor o que sabe tudo e o aluno o que nada sabe e est na escola para absorver os contedos que ns professamos em nossas aulas.

De onde falamos
Propostas de ensino de lngua que

ultrapassam a noo de mera aquisio de contedos lingsticos e esto voltadas para a formao de um aluno crtico.

A aula de E/LE como espao que viabiliza a construo de novas formas de alteridade. a construo de prticas alternativas nas quais propomos:
oferecer uma reflexo acerca da nossa prpria

identidade e cultura;

desconstruir a ideia de identidade

globalizada; contrariar o desejo de apropriao de uma identidade alheia.

O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS


preparar os estudantes para a cidadania e o trabalho a fim de que

possam continuar aprendendo e se adaptando a novas possibilidades; buscar o desenvolvimento dos alunos, incluindo sua formao tica e o progresso de sua autonomia intelectual e de pensamento crtico; propiciar ferramentas ao aluno que o permitam ser capaz de compreender os processos fundamentais de produo cientfica e tecnolgica, vinculando a teoria e a prtica de cada disciplina; adotar metodologias de ensino e avaliao que estimulem a iniciativa dos estudantes.

Uma mudana de olhar

Educao como processo e no como resultado.

O que pretendemos
Aproximarmo-nos de outros campos do saber,

possibilitando a implementao de um ensino interdisciplinar. Apresentarmos ao aluno uma nova forma de compreender a lngua. Fazer o aluno perceber que os enunciados s so produzidos pelos sujeitos quando esses atuam em situaes sociais, pois nessas situaes que assumem a dita condio de sujeito.

Mostrar ao aluno que os sentidos no podem ser

construdos apenas pelo lingstico, mas sim pela sua relao com fatores que normatizam a lngua, de acordo com os grupos nos quais os sujeitos esto inscritos. Aprender uma LE mais do que aprender gramtica, vocabulrio ou decorar formas verbais. entender, at mesmo, de onde ele e aqueles que o cercam falam, e, conseqentemente, onde ele mesmo se insere dentro dos diversos contextos dos quais faz parte. Ou seja, entender-se como sujeito de seu prprio discurso.

Professor(a), e a aula?
preciso desnaturalizar algumas idias que

j esto cristalizadas nos alunos, e em ns, buscando desconstruir o que eles entendem acerca do que aprender uma lngua estrangeira, do que aprender uma lngua, do que aprender, e re-significar essas construes.

A proposta de gnero de discurso de Bakhtin

Todas as esferas de atividade humana, por mais variadas que sejam, esto sempre relacionadas com a utilizao da lngua. No de surpreender que o carter e os modos dessa utilizao sejam to variados como as prprias esferas da atividade humana, o que no contradiz a unidade nacional de uma lngua. A utilizao da lngua efetua-se em forma de enunciados (orais ou escritos), concretos e nicos, que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana. O enunciado reflete as condies especficas e as finalidades de cada uma dessas esferas, no s por seu contedo (temtico) e por seu estilo verbal, ou seja,pela seleo operada nos recursos da lngua recursos lexicais, fraseolgicos e gramaticais -, mas tambm, e sobretudo, por sua construo composicional. Estes trs elementos (contedo temtico, estilo e construo composicional) fundem-se indissoluvelmente no todo do enunciado, e todos eles so marcados pela especificidade de uma esfera de comunicao. Qualquer enunciado considerado isoladamente , claro,individual, mas cada esfera de utilizao da lngua elabora seus tipos relativamente estveis de enunciados, sendo isso que denominamos gneros do discurso. (BAKHTIN, 2000, p. 279)

Para Maingueneau (2002), os gneros do discurso possuem:


Uma finalidade reconhecida;
Um estatuto de interlocutores legtimos;

Espao e tempo legtimos;


Um suporte material; Uma organizao textual.

TIPOS TEXTUAIS 1. construtos tericos definidos por propriedades lingusticas intrnsecas; 2. constituem sequncias lingusticas ou sequncias de enunciados no interior dos gneros e no so textos empricos; 3. sua nomeao abrange um conjunto limitado de categorias tericas determinadas por aspectos lexicais, sintticos relaes lgicas, tempo verbal; 4. designaes tericas dos tipos: narrao, argumentao, descrio,injuno e exposio.

GNEROSTEXTUAIS 1. realizaes lingusticas concretas definidas por propriedades sciocomunicativas; 2. constituem textos empiricamente realizados cumprindo funes em situaes comunicativas; sua nomeao abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designaes concretas determinadas pelo canal, estilo, contedo, composio e funo; exemplos de gneros: telefonema, sermo, carta comercial, romance, bilhete, aula expositiva, horscopo, receita culinria, bula de remdio, piada, conversao espontnea etc.

Retirado de MARCUSCHI, L. A. (2005) Gneros textuais: definio e funcionalidade. p. 23.

Uma proposta baseada na competncia comunicativa (Mainguenau, 2002):


COMPETNCIA COMUNICATIVA

COMPETNCIA LINGUSTICA

COMPETNCIA GENRICA

COMPETNCIA ENCICLOPDICA

Formas da lngua: dimenso textual do discurso.

Conhecimento das prticas dos gneros discursivos.

Articulao crtica de diversos saberes escolares ou no.

Tipos textuais: descrio, narrao e argumentao.

Gneros do discurso miditico, literrio, publicitrio, poltico etc.

Cincias, poltica, tica, tecnologia, artes, sexualidade etc.

Uma proposta triangular...

Tipo textual

Temas

Gnero discursivo

Articular tipos textuais e gramtica em perspectiva discursiva:

Gnero do discurso

Em que esfera de comunicao (atividade humana) ele circula? Que relao mantm com tempo e o espao? Qual a sua finalidade comunicativa?

Dimenso social

Que funes sociais ou papeis ele impe aos seus interlocutores (enunciador e co-enunciador)? Em que suporte ele foi veiculado? Que tema mobilizado? Como ele tratado?

Como sua organizao textual (composio do texto, tipografia, imagens, msica etc.)?

Dimenso
textual

Que tipologias textuais so mobilizadas? Qual a de maior destaque? Que elementos lingusticos se destacam? A que outros textos / gneros ele remete?

Vous aimerez peut-être aussi