Vous êtes sur la page 1sur 12

DIREITO TRIBUTRIO

Aula do dia 20.02.2013.


Bibliografia: Luciano Amano. Direito Tributrio Brasileiro (Saraiva) Hugo de Brito Machado. Curso de Direito Tributrio (Malheiros) Paulo de Barros Carvalho. Curso de Direito Tributrio (Saraiva) 1. Direito Tributrio e Sistema Constitucional Tributrio 2. Normas Gerais de Direito Tributrio 3. Crdito Tributrio 4. Administrao Tributria Definio. Ramo do direito pblico. Ramo do direito que se ocupa das relaes entre o fisco e as pessoas sujeitas de imposies tributria de qualquer espcie, limitando o poder de tributar e protegendo os cidados contra abuso de poder. (Hugo de Brito Machado). Relao do direito tributrio e os outros ramos. Para estudar o direito tributrio temos que saber que ele est inserido no ordenamento. Art. 110, CTN. Contudo ele se relaciona com diversos outros ramos do direito. >Receitas. Oriundas dos tributos. Esse vamos estudar. >Gerencia. Direito financeiro ou outro >Despesas. Direito financeiro ou outro Receitas: Originarias. Negociais. Ex. leilo, locao e outros. Derivadas. Poder de imprio. O Estado impe o pagamento. Ex. impostos, tributos. Que tem carter de coercibilidade. Sempre que o Estado obriga o pagamento.

Aula do dia 27.02.2013.


Fontes do direito tributrio. Material. Fundamento de qualidade do direito tributrio. Fatos sociais que influenciam no direito. Idia de Miguel Reali. Fato valor e norma. Formal. A partir da construo material tem-se a fone formal. Quando a fonte formal contraria a material (os fatos). a norma como est no ordenamento. Fonte formal.

Constituio federal. A constituio no cria tributos. Ela autoriza um ente a criar. Lei complementar. Normas gerais. Que so criadas por lei complementar. O que difere uma lei complementar de uma lei ordinria. A diferena material (contedo da lei complementar) da lei complementar ser legislada quando a CF. determinar taxativamente. Formal. A aprovao da lei complementar o quorum qualificado tem que ter a maioria absoluta. A lei ordinria maioria simples. Maioria qualificada. 3/5. Maioria absoluta. Nmero imediatamente posterior a metade da composio da casa. Maioria simples. Maioria dos presentes. Atendido o quorum mnimo para instalao. O CTN foi recepcionado pela CF com status de lei complementar. Lei ordinria. Normalmente o veculo que cria o tributo, por cada ente federativo. Contudo o tributo s vai existir quando algum fere a lei e gera o fato. Na instituio de tributos existe ausncia de hierarquia. Iniciativa da lei ordinria. Tanto o executivo quanto o executivo. Bem como para a concesso de benefcios fiscais. Atos do Poder executivo Majoradoras. O poder executivo pode editar atos que sejam fonte de direito tributrio. Art. 153, 1 CF. Quando o executivo cria uma lei para regular a oferta e a procura. Quando o executivo cria uma leia para manter a funo econmica do um determinado produto. Leis delegadas. No pode tratar de matria reservada lei complementar. Medidas provisrias. No pode tratar de matrias gerais que reservada a lei complementar. Art. 62, 1 III, CF. 2. Importante. A medida provisria pode ser para instituir ou majorar impostos. Fontes do direito tributrio. Art. 84, VIII, CF. Art. 49, I, CF. Art. 98 CTN. Tratados internacionais. Tambm so fontes de direito tributrio. Atravs dos tratados sero estabelecidas quais as formas de tributao sobre determinado produto. Que atinge nosso ordenamento com fora normativa. Capacidade de revogar / modificar. Art. 98, CTN.

Leis supervenientes. Os tratados revogam leis ordinrias e tratados devero ser observados (respeitados) pelas leis posteriores a eles. Luciano Amado. Principio da especialidade. Haja vista que lei ordinria no pode revogar lei especial. (antinomia) especial revoga ordinria. Hugo de Brito. Regras de direito internacional (moralidade). Regra da moralidade de determinado Pas. Denncia. O modo para se desfazer denunciando o referido tratado perante o Estado que os instituram. S assim o tratado torna-se revogado. Convnios. Tambm so fontes de direito tributrio. Art. 155, 2, XII, g, CF. Norma complementar. Art. 100, CTN. Observer os incisos I, II, III, IV. Exclui o contribuinte conforme pargrafo nico dispe. Pela boa f. Pelo beneficio que a lei propicia o contribuinte. Quando o contribuinte age respeitando as normas constantes nos incisos do artigo, da h privilgio da boa f do contribuinte, com isso ser isento dos acrssimos previstos no artigo.

Aula do dia 06.03.2013.


Tributo. Art. 3 CTN. >Tributo uma prestao compulsria, em moeda. *Modalidade de extino. Bens imveis. Art. 156, XI, CTN. Regra. Pagamento somente em dinheiro. Exceo. *Bens imveis proibida devido leso ao processo licitatrio. *Reserva legal por normas gerais. >No constitui sano de ato ilcito. Multa no tributo. Tributo no multa. O que existe em comum entre tributo e multa? O poder derivado do Estado de cobrar. >Institudo em lei (ou outro ato com fora de lei). Ex. medida provisria. Para instituir tributo, somente atravs de lei. No confundir: aumentar ou diminuir alquota, com instituio de tributo. >cobrana feita mediante atividade administrativa plenamente vinculada. A atividade administrativa no pode escolher entre cobrar ou no, est vinculada na obrigatoriedade de cobrana e o que est estabelecido em lei.

Vinculada no direito tributrio pode nos levar a vrios sentidos. *a cobrana no depende da vontade do administrador. Vinculao: I Definio de tributo. Art. 3 CTN. A cobrana no depende da vontade do administrador. II Incidncia do tributo. *Vinculado (taxa, contribuio de melhorias). Para incidir o Estado tem que dar algo em troca. Art. 145, II, CF. *No vinculado (impostos). Para cobrar o imposto o Estado no precisa me dar nada. Ex. IPVA, o Estado no me deu o carro. *Art. 16, CTN. III Arrecadao. *Vinculado emprstimo compulsrio. Art. 148, pargrafo nico, CF. *No vinculado impostos. Espcies tributrias. Teoria Bipartida: *Impostos *Taxas. Teoria tripartida: *Impostos. *Taxas *Contribuio de melhorias. Teoria Pentapartida. S se admite para legitimar a sede de arrecadao do Estado. *Contribuies especiais. Art. 149, CF e 148 (pode a unio instituir) *Emprstimo compulsrio. >A CF. Adota a teoria Pentapartida. >Para o CTN. Art. 5. Impostos, Taxas e Contribuio de melhorias.

Art. 4 CTN. O CTN entende que existem trs espcies. Porm tem que ser analisado em conjunto com o art. 5 do CTN.

Aula do dia 12.03.2013.


CTN..CTNArt. 5 Art. 3........................................Art. 4.......................................Imposto. Conceito de tribute....................Natureza jurdica Poder de polcia, servio pblico................................................Taxa. 145, II, CTN. Abra que valoriza o imvel.........................................................Contribuio de melhoria Definio da Natureza jurdica do tributo. Posio que a espcie ocupa no ordenamento Com base no CTN no consigo justificar as contribuies. Competncia Tributria. o poder (autorizao constitucional) que o ente tem de instituir tributo. O outro sentido a competncia para legislar dos entes federados, que competncia legislativa concorrente. Na competncia concorrente se exclui os municpios. Art. 24 CF. Nos sistema concorrente ser estabelecido pela unio. Os estados devem estabelecer so normas complementares s normas gerais editadas pela unio. Diante de ausncia de norma geral da Unio os Estados passam a exercer poder pleno de legislar. Se a legislao da unio for superveniente, suspende a eficcia da lei Estadual, no que lhe for contrrio. Art. 24, 4, CF. Suspender. Se a lei que suspendeu for revogada, a Estadual volta a ter eficcia. Revogar. Se a lei revogar outra lei e esta for revogada, no voltar a ter eficcia a primeira revogada. As leis de normas gerais sobre tributria sero estabelecidas por lei complementar. O CTN quando recepcionado pela CF teve status de lei complementar. Embora o CTN seja lei ordinria. Competncia para instituir tributos. indelegvel. Somente o ente de legitimidade para instituir. Ex. unio instituindo IR.

Capacidade tributria ativa. Diz respeito possibilidade de cobrar, menos instituir o tributo. Art. 7, CTN. Art. 8 CTN. O no exerccio da competncia tributria institudo pela CF, no poder outro ente exercer. Ex. IPTU institudo pelo municpio, no tem competncia o Estado para instituir-lhe. Lei complementar 101/99. Ex. se um municpio no instituir ISS, no pode o municpio vizinho vir e instituir.

Aula do dia 19.03.2013.


Competncia tributria. Competncia Privativa. >Privativa - Exclusiva. S o ente determinado em lei pode instituir determinado imposto.

Art. 153, CF. S a unio pode instituir, Unio. II IE IR IPI IOF ITR IGF. Art. 155, CF. S o Estado pode instituir. Estados. ITCMD ICMS IPVA. Art. 156, CF. S os municpios podem instituir. Municpio. IPTU ITBI - ISS. UNIAO. >Emprstimo compulsrio. Art. 148, CF. >Contribuies especiais. Municpios. S os municpios podem instituir >Contribuio Social Custeio Previdncia. >Contribuio Social iluminao pblica. Ex. Oscip. Competncia comum. Todos os entes federativos podem instituir. O que diferencia quem realizou a contraprestao.

>Tributos vinculados. Quanto ao fato gerador. Necessita de uma contraprestao do Estado. Taxas contribuies de melhoria. competente quem realiza o fato gerador. Competncia Cumulativa. Uma pessoa poltica podendo atribuir a outra a instituio. Art. 147, CF. Aplicvel s demais espcies. Diviso do territrio em municpios. Distrito Federal (Art. 32 CF). o distrito pode instituir tantos os impostos Estaduais quanto os municipais. Competncia Residual. Diz respeito espcies tributrio que no foram previsto na constituio que dependendo da situao, podem ser institudos. Obs. Devem ser institudos por lei complementar. O que excluir a possibilidade de instituir o tributo por medida provisria e lei delegada, pois matria reservada a lei complementar. Art. 154, I (impostos). Tem que ser imposto novo. Art. 195, 4 (contribuies). Aqui veda duas contribuies com mesmo fato gerador. Lei complementar No cumutatividade. Fato gerador base de calculo distintos. Competncia Extraordinria. Compete Unio. S em situaes excepcionais. Lei ordinria. Art. 154, II, CF. Iminncia de guerra externa. S valo pra guerra externa. S quando o Estado brasileiro estiver em eminncia ou for atacado por um Estado estrangeiro. Neste imposto pode estar qualquer tipo de imposto, podem incidir sobre imposto j existente, com percentual maior. Visando arrecadar fundos para prover fundo. O fato gerador desse imposto no a guerra. Ex. fazer incidir no IPVA um percentual maior. Contudo o fato gerar continua sendo a Propriedade do veculo. Compreendidos ou no na competncia da Unio.

Supresso gradual (05 anos). Art. 76 CTN. Competncias: Residual Qualquer tempo No cumulativo IEG (imposto extraordinrio de guerra) Lei ordinria No h restituio Arrecadao no vinculada Extraordinria Guerra externa ou iminncia. No precisa ser no cumulativa Emprstimo compulsrio em caso de Guerra Lei complementar H restituio Arrecadao vinculada

Aula do dia 26.03.2013.


Impostos. No vinculados (Art l6 CTN). Manifestao de riqueza. Incide sobre a riqueza do contribuinte. Solidariedade Social. Carter contributivo unilateral. O estado impe. Vinculao do Produto da Arrecadao (Art. 167, IV CF). **Em regra proibido vincular. 1 parte do artigo 167, IV, CF O restante do inciso IV do Art. 167, CF permitido a vinculao. Excees Repartio constitucional Sade, Ensino, Administrao tributria (Art 37, XVIII, CF.). Garantias. Antecipao de receitas. Prestao de garantias para antecipar receitas. Ex. vinculo a arrecadao de IPTU. Unio (dbitos). Para dbitos que por ventura o ente deve.

Lei Ordinria (Regra). Todos os impostos devem ser institudos por lei ordinria de cada rgo. Exceo. Impostos residuais (Art. 154, I, CF) IGF. Imposto sobre grandes fortunas. (Art. 153, VIII). No foi institudo ainda. Taxas. A taxa tem natureza retributiva. Atividade pblica. Decorre da atividade pblica. Competncia comum (Art 145, II CF. 77 CTN) Taxas de polcia / Fiscalizao (art. 78 CTN) Conceito de poder de polcia. Limitaes das liberdades das pessoas em virtude da prevalncia do interesse pblico sobre o privado. ***Pela prestao dos servios o estado cobra uma taxa. Ex. taxa de alvar. Exerccio regular. (fiscalizar) Supremo entende que> Basta ter um rgo com meio de fiscalizar para cobrar a taxa. Efetivo, concreto. Meios de Exercer Taxas de servio (Art 79 CTN) Servio pblico Especifico (Art. 79, II CTN). Indivisvel (Art. 79, III CTN). Ex. limpeza pblica. Utilizao Efetiva. Efetivamente utilizo o servio pblico. Potencial (obrigatria). So os servios postos a minha disposio. Potencial quanto a utilizao dos servios pelo contribuinte. Ex. Servios pblicos gerais. Que no sero cobrados mediante taxas.

Segurana pblica. Limpeza pblica (sumula vinculante n 19). Iluminao pblica (Sumula 670 STF) Base de calculo. Art 145, 2, CF. Sumula 595 STF. Ex. taxa licenciamento de importao. Correlao razovel entre a base de calculo e o custo sumula 667 STF. Ressalvas. Coleta de lixo. Sumula vinculante 19 e 29. divisvel e especfica. constitucional. Trabalho: Falar sobre contribuies. Menos contribuio de melhorias. Manual de direito tributrio. Aula do dia 02.04.2013. Espcies de Tributos (continuao). Contribuio de melhoria. uma espcie de tributo autnoma. Espcie autnoma. Taxa. Precisa de um servio pblico. Imposto. No precisa o Estado fazer nada para ele incidir. Porque diferente das taxas? Aqui precisa o Estado realizar uma obra pblica que traz valorizao do imvel dos beneficirios. Enriquecimento lcito do particular. >Obra pblica. >Valorizao. >Bens imveis.

Sistema misto. (calculo) Art. 145, III, CF e Art. 81, CTN. Custo da obra pblica. Aqui se dividi entre os beneficirios. Coro o risco de cobrar mais do que valorizou. Se a valorizao foi menor que o custo o Estado perde. Valorizao. Esqueo o custo e cobro o que valorizou com a obra. Se a valorizao for maior do que o custo e Estado ganha. Limite Global. Individual. Competncia da Unio para impostos residuais. Que pode ser instituda atravs de lei complementar. Emprstimo compulsrio. Art. 148, CF e Art. 15, CTN. Contrato ou Tributo. Lei complementar. S por lei complementar poder ser institudo. Restitudo. O Estado tem que devolver ao contribuinte o que foi cobrado. Pressupostos fticos. S posso cobrar enquanto os pressupostos dos incisos I e II do Art. 148, existirem, pode ser cobrado por muito tempo, porm um dia acaba. Temporrio. Competncia da Unio. ART. 15, I E II, So os excepcionais. Excepcional (inciso I). Especial (inciso II) anterioridade. Emprstimo especial. Institui em um ano e pode cobrar a partir do ano subsequente. Os outros podem ser considerado como antecipao de receita. Anterioridade. Se instituir 90 dias antes de terminar o ano. III interferir no poder aquisitivo da populao. Esse inciso no foi recepcionada pela CF de 1988. Fato gerador. No importa os pressupostos do inciso I e II do Art. 15, CTN. Pode incidir sobre qualquer imposto institudo. Ex. sobre imposto vai incidir. A discusso sobre a incidncia do imposto estadual e municipal.

Tributo finalstico, art. 4 CTN. Art. 148, p. nico CF. Absoro do poder abusivo. Simultaneidade de deveres. Prova. Fontes do direito tributrio. Sistema constitucional tributrios. Conceito de tributo. Art. 3 CTN. Vinculao. Atividade Estatal. Caractersticas dos servios pblicos. Caractersticas dos impostos. Vinculao dos impostos. Competncias tributrias. Capacidade tributria. Caractersticas da competncia. Discusso jurisprudencial da possibilidade de extinguir o produto, recebendo imveis.

Vous aimerez peut-être aussi