Vous êtes sur la page 1sur 5

Frenectomia a remoo cirrgica do freio lingual ou labial.

. Esse procedimento realizado quando o freio causa retrao gengival, diastemas, dificuldades de higienizao e problemas periodontais (ou oclusais).

A frenectomia o termo empregado em cirurgia plstica periodontal para designar a eliminao cirrgica total de um freio. A frenotomia consiste na eliminao parcial de um freio. Os objetivos da frenectomia so a correo ou a eliminao de uma anomalia anatmica presente na gengiva e/ou na mucosa alveolar. Essa tcnica pode estar associada ou no a um retalho posicionado lateralmente ou a um enxerto gengival para recobrir a rea de exciso do freio. Os freios vestibulares maxilares e mandibulares foram descritos por Placek et aI., em 1974, em funo de sua insero referente ao periodonto marginal. Esses autores propuseram que a insero do freio pode seguir a seguinte classificao: insero mucosa; insero gengival; insero papilar; insero interdentria. Essa classificao tambm pode ser aplicada para diferenciar a insero das bridas e dos freios linguais. Alm disso, um freio pode apresentar uma insero simples, como tambm dois ou trs pontos de insero, o que mais frequentemente observado nas bridas. Um freio no responsvel pela patologia periodontal nem pela presena de um diastema. Pode ser considerado como um fator anatmico desfavorvel que est associado ao problema. Segundo o relato da Academia Americana de Periodontologia, em 1989, a frenectomia no deve ser considerada como uma modalidade teraputica periodontal em si, mas deve fazer parte do plano de tratamento de outros defeitos: - Limitao dos movimentos da lngua e dos lbios; - Fechamento ortopdico de um diastema; - Problemas puramente estticos; - Posio em uma crista edntula que dificulte a realizao de uma prtese; - Associao a uma falta de tecido queratinizado. Fonte: PORTAL EDUCAO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/odontologia/artigos/34318/o-que-e-frenectomia#ixzz2PExyEK4d

FRENECTOMIA LINGUAL E LABIAL - CLNICA BUCAL FACE

FREIO LINGUAL

O freio lingual geralmente alargado e flcido; une o centro da face interna da mandbula com uma face inferior da lingua. Ele constituido por um tecido conjuntivo rico em fibras colgenas e elsticas, clulas gordurosas, algumas fibras vasos sangneos e musculares. O freio lingual curto modifica uma mecnica funcional da lngua e de outras estruturas bucais, limitando consideravelmente os movimentos linguais atrapalhando uma fontica. Quando proeminente e hipertrfico e inserido, pode na crista do rebordo alveolar, provocar um diastema entre os incisivos centrais inferiores (anomalia hereditria). No recm-nascido, o freio tem uma amplitude que vai desde a base do processo alveolar da mandbula at o pice da lingua. Com o tempo, h alongamento da lngua e o freio vai ocupar uma face da poro anterior da lngua, uma posio que passa a ter carter definitivo.

Frenectomia - Oportunidades de Remoo do Freio:


Finalidades Protticas: Quando o diastema dos incisivos centrais, promove

trauma mastigatrio com irritao constante favorecendo o surgimento de aftas, e apresentando problemas que dificultam uma suco dos alimentos, fonao (fala) e a adaptao de prtese total.

Finalidades ortodnticas: O autor julga que se deva executar uma frenectomia com papilectomias aos 8 anos de idade quando os incisivos laterais j erupcionaram , e no ocorreu uma regresso natural do freio labial. Finalidade Periodontal: Hirschfeld (1939) foi o primeiro a alertar sobre a insero marginal do freio como fator etiolgico avanado deformidade da doena periodontal, recomendando sua exciso (remoo cirrgica).

FREIO LABIAL

ORIGEM: Origina-se na mucosa da linha mdia da face interna do lbio superior inserindo-se na face externa do peristeo, no tecido conjuntivo da sutura maxilar interna e na apfise alveolar. "O freio labial uma faixa de tecido, que pode ou no estar relacionado ao diastema mediano. Quando relacionado a ele seu tratamento cirrgico, a frenectomia".(Autor desconhecido) CONSEQUNCIAS: O freio anormal pode causar diastema interincisal, dificultar a escovao dos dentes, restrio dos movimentos de lbio, dificultar a pronuncia de certas slabas, possibilitar o acmulo de partculas alimentares e a eventual formao de bolsas periodontais. Autores acreditam que a presena do diastema mediano possui uma relao com o freio, concluindo ento que o freio freqentemente a causa do diastema, porm, existem autores que consideram esta relao somente quando o freio labial superior tiver sua insero na papila palatina. H ainda os que acreditam que no se deva atribuir a presena do diastema ao freio labial.

Diagnstico: O diagnstico feito basicamente atravs de trs sinais clnicos: insero baixa na margem gengival ou na papila palatina, isquemia da papila palatina quando o freio tracionado (distendido) e diastema interincisal mediano. Com relao ao diastema mediano, h que se considerar que o mesmo fisiolgico na fase da dentio mista em que est ocorrendo a erupo dos incisivos e caninos superiores.

Em relao oportunidade cirrgica (frenectomia) tambm controvrsia entre autores, alguns recomendam a cirurgia aps a erupo dos caninos permanentes, outros, recomendam aps a erupo dos incisivos laterais. Em outros casos, a cirurgia indicada aps a erupo dos incisivos centrais superiores permanentes, onde falta espao para os laterais associado um freio labial anormal e diastema interincisal mediano. A frenectomia labial indicada nos seguintes casos: - presena de freio labial persistente; - presena de diastema interincisal no fisiolgico; - favorecimento do tratamento ortodntico (durante o tratamento, caso no tenha ocorrido a frenectomia, - o tecido que fica presente entre os incisivos, fica acumulado, j que o tecido gengival no sofre reabsoro. As fibras colgenas ento so comprimidas e haver uma fora de reao que pode resultar numa recidiva do diastema); - risco periodontal (mais freqente para o freio labial inferior).

Frenectomia para corrigir diastemas, fazer ou no fazer?


Frenectomia um procedimento cirrgico muito simples realizado quando se deseja remover o freio labial. Muitos mdicos e dentistas acreditam que o freio labial responsvel por manter os dentes separados e indicam este procedimento. Mas ser mesmo que a frenectomia necessria? Existe, como sempre na literatura cientfica, extenso debate sobre a remoo cirrgica do freio. Nossos argumentos sobre o assunto so: A) Em se fazendo a remoo cirrgica, o espao entre os dentes fecha sozinho? No! B) Sempre necessrio o uso de aparelho ortodntico para fechar o espao, logo: Por que no tentar fechar o espao sem cirurgia? At hoje nunca encaminhamos um paciente para frenectomia Talvez esse dia ainda chegue. Mas acho que no.

Vous aimerez peut-être aussi