Vous êtes sur la page 1sur 4

AS 04 PROPOSTAS DE FARA

Quando Deus apareceu a Moiss no Monte Horebe, deu-lhe uma misso quase impossvel: Vem agora, pois, e Eu te enviarei a Fara para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. E tendo (de m vontade) aceitado aquela misso, Moiss enfrentou a astcia do soberano do Egito, que no tinha nenhuma vontade de deixar o povo ir. Por quatro vezes Fara tentou enganar Moiss, mas no logrou xito.

A primeira proposta Ento chamou Fara a Moiss e a Aro e disse: Ide e sacrificai ao vosso Deus nesta terra. Moiss no aceitou, e por duas razes: ele temia que, sacrificando no Egito, os egpcios considerariam o sacrifcio uma afronta a seus deuses e poderiam perseguir Israel. Mas o pior no era isso. Deus no aceitaria um sacrifcio na terra da escravido. O Egito simboliza o mundo, lugar do pecado; tem que sair do mundo para consagrar a vida ao Senhor. Deus requer uma mudana. Sacrifcio no Egito significa um falso ensino e uma falsa converso. A mensagem de Deus : Arrependei-vos e convertei-vos dos maus caminhos. O "Egito" um mau caminho - caminho do mundo. O pecador para receber o perdo de Deus o pecador tem que abandonar o mundo, sair do Egito, e tornar-se para Deus. O Fara com aquela proposta queria que Moiss e o povo de Israel pensassem que estariam agradando a Deus, mas seu real propsito era que eles continuassem escravos. O Egito a terra da escravido e o Fara simboliza satans, e Moiss, o libertador, uma figura do Cristo. Moiss recusou a proposta de Fara e no houve acordo. A segunda proposta Disse Fara: Deixar-vos-ei ir, para que sacrifiqueis ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente que indo, no v longe; orai tambm por mim. Tendo sofrido as consequncias da quarta praga, Deus estava quebrando o orgulho de Fara lento e gradualmente. Uma nova proposta Fara fez, depois de ouvir os conselheiros. Moiss no se deixou enganar pela aparente humildade, pois a trs daquela proposta escondia outra armadilha - sacrificar perto do Egito. Isto significava coxear entre dois caminhos. Morar na divisa do Egito era to perigoso quanto estar no Egito. Um exemplo: quando L, o sobrinho de Abrao, escolheu a campina do Jordo, no foi morar direto em Sodoma. Ao longo do tempo ele foi assentando sua tenda cada vez mais perto, e por fim, foi morar na prpria Sodoma. Quem aceita Jesus, mas no rompe com as velhas amizades, como a semente beira do caminho, que fica ao alcance do diabo. Se na primeira proposta Fara queria que Moiss aceitasse um sacrifcio de

mentirinha, na segunda ele esperava que a mudana tambm fosse de "brincadeirinha". A terceira proposta Mas trs pragas tinham cado sobre o Egito. Sete pragas. Moiss ia fortalecendo-se diante dos olhos do Egito e de Israel. Agora ele estava na ofensiva e Fara, acuado. Disse Moiss a Fara: Assim diz o Senhor: At quando recusas a humilhar-te diante de Mim? Deixa ir o Meu povo para que Me Sirva, e em seguida ameaou com a praga de gafanhotos. Ento Fara querendo mostrar fora diante de seus servos, endureceu as negociaes. Moiss queria que sasse povo com suas famlias, incluindo velhos, filhos, filhas e o gado para fazer uma festa ao Senhor a uma distncia de trs dias no deserto. Fara no concordou: Andai agora vs e os vares e ningum mais. E os lanou fora do palcio. De acordo com essa proposta, eles deviam deixar para trs as famlias e o gado. A famlia um projeto do Senhor. Seu conceito divino e uma Igreja forte se faz com famlias bem constitudas. Quando a famlia vai mal, sofrem a sociedade, a Igreja e toda nao. De que vale o crente ganhar o mundo inteiro para Cristo a custa da sua prpria famlia? isto que muitos pastores e pregadores esto fazendo. Moiss no aceitou deixar as famlias de Israel para trs; nem os velhos, nem as esposas, nem filhos, nem filhas; como tambm no ficariam nem os animais. Fara recusou a proposta de Moiss e a resposta de Deus foi praga dos gafanhotos, que arrasou a agricultura do Egito. A quarta proposta de Fara. E Fara chamou Moiss - em xodo 10. 24 - e props: Ide e servi ao Senhor, as crianas tambm podem ir, mas vo ficar as ovelhas e as vacas. Fara contava com a fuga de Israel para a liberdade. Ao exigir que ficassem as ovelhas e as vacas estava planejando que a fome debilitasse, fragilizasse Israel e quando estivesse assim, iriam se lembrar da comida dos escravos, das cebolas do Egito e votariam correndo com os prprios ps. Um povo sem vacas e sem ovelhas afetaria diretamente as crianas, pois no haveria leite e a reproduo ficaria comprometida. A esta altura, Moiss alm de querer levar a famlia e o gado imps uma nova condio: Tu tambm dars em nossas mos sacrifcios e holocaustos, para que ofereamos ao Senhor nosso Deus. Moiss aumentou as exigncias. Fara, irritado, disse que nunca mais queria v-lo. O Resultado de sua recusa em deixar sair Israel foi ltima e mais devastadora das pragas: a morte dos primognitos do Egito, tanto de pessoas como animais. O Egito inteiro acordou de luto.

A concluso do negcio Fara mandou chamar a Moiss pela ltima vez, na calada da noite, e disse: Levantai, e sa do meio do meu povo, tanto vs como os filhos de Israel; e ide, e servi ao Senhor, como tendes dito. Levai tambm convosco vossas ovelhas e vossas vacas, como tendes dito; e ide e abenoai-me tambm a mim. E os egpcios apertavam o povo, apressando-se para lan-los fora da terra com receio de serem todos mortos pelo Deus de Israel.. E fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moiss e pediram aos egpcios vasos de prata, vasos de ouro e vestes. E saram em vitria, livres e prsperos. Contextualizando: Moiss no fez nenhuma concesso a Fara; ao contrrio: aumentou as exigncias. Quando o que est em jogo a f, a vida espiritual, a famlia e os bens do crente - no se deve fazer concesses ao diabo de maneira alguma. Para mostrar que isso uma realidade vamos relatar um caso real. Quinze anos atrs tnhamos duas vizinhas, que no eram crentes nem suas casas. As duas frequentavam cultos em minha casa e na casa de outros vizinhos. Pouco depois, aceitaram Jesus. A vizinha "A" tinha problemas de possesso demonaca. Acordava de vez em quando vendo o diabo na cama e saa correndo pelo meio da rua, s vezes, at mesmo nua. Seu esposo era ateu; h muito tempo esperavam por um filho que nunca vinha. A vizinha "B" quando aceitou Jesus estava sem o marido, pois este abandonara o lar por causa de outra mulher. A vizinha "A" ficou firme com Jesus. Foi liberta dos demnios, com o passar do tempo seu marido, ateu, comeou a acompanh-la aos cultos. Em seguida, ele tambm aceitou Jesus. Depois ela ficou grvida, dando a luz a um lindo garoto. Cerca de uns sete anos atrs, fui convidado para cerimnia de consagrao de seu esposo - ao pastorado. De ateu a Pastor em sete anos, graas a uma esposa sbia. A vizinha "B" passou por um teste semelhante ao que Moiss enfrentou com Fara. O esposo que abandonara o lar deu-se mal. Foi posto no olho da rua pela outra mulher. A vizinha "B" amava muito seu esposo e o diabo sabendo que aquela histria iria terminar bem lhe fez uma proposta fatal. Um dia, O marido infiel veio para uma visita e disse vizinha "B": Se voc quiser que eu volte ter que deixar de ir Igreja, e quando voc fizer isto, eu volto. No sabendo ela que ele j estava no meio da rua, tomou uma atitude: aceitou as condies do (diabo) marido e abandonou a Igreja. At o ano passado ele

era o maior bbado da rua. O filho mais novo, s vezes tinha de busc-lo e ampar-lo at chegar em casa. Ela caiu no blefe do diabo e enfrentou uma luta desigual por mais de 15 anos. O nome deste vizinho esteve na primeira linha da minha lista de oraes at o comeo deste ano. Graas a Deus! Depois de 15 anos, ele se internou em uma clnica para recuperao de alcolatras em 2007. Se ela tivesse orado e dissesse: No! seu marido j seria um salvo em cristo h 15 anos. Cuidado com as propostas do diabo. Elas nunca so apenas o que aparentam ser. Seja exigente se o que estiver em jogo for sua vida espiritual e a da sua famlia.

Vous aimerez peut-être aussi