Vous êtes sur la page 1sur 8

DPP Lembrando que as alternativas podem estar em ordem diferente.

Aula tema 01: O MUNDO COMO VOCE VE QUESTO 1 No que diz respeito viso de mundo correto afirmar que: I) Pessoas que vivem na mesma regio tm vises de mundo idnticas, pois a cultura regional influencia a todos. II) A viso de mundo de cada pessoa pode ser afetada pelo tipo de educao que recebe e os valores familiares. III) Existem vises de mundo diferentes, sendo que a viso de mundo linear considerada como mais atual. IV) A viso de mundo particular (de cada um) e possibilita interpretar e dar significado a realidade que nos cerca. Esto corretas apenas as afirmaes expressas em: Escolher uma resposta. a. I e II. b. III e IV. c. II e IV. Correto d. II e III e. I e III. Resposta Correta: II e IV esto corretas. QUESTO 2 Para responder esta questo, considere a frase abaixo, que foi atribuda a Charlie Chaplin (online): A humanidade no se divide em heris e tiranos. As suas paixes, boas e ms, foram-lhe dadas pela sociedade, no pela natureza. Qual das ideias a seguir est diretamente relacionada frase: Escolher uma resposta. a. A viso de mundo de uma pessoa pode ser influenciada pelo meio em que vive. b. Um heri algum que pode escolher entre o bem e o mal. c. Uma viso de mundo conservadora considera que as pessoas so influenciveis. d. No existem vises de mundo certas ou erradas, boas ou ruins. e. A humanidade cria heris e tiranos como resultado da vida em sociedade.

Resposta Correta: A viso de mundo de uma pessoa pode ser influenciada pelo meio em que vive. QUESTO 3 Para responder a esta questo, primeiro leia a cano abaixo composta por Renato Russo, gravada pela banda Legio Urbana- Que Pas Esse? : Nas favelas, no senado Sujeira pra todo lado Ningum respeita a constituio Mas todos acreditam no futuro da nao Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? No Amazonas, no Araguaia i, i, Na Baixada Fluminense Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz Na morte eu descanso, mas o Sangue anda solto Manchando os papis, documentos fiis Ao descanso do patro Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? Terceiro mundo, se for Piada no exterior Mas o Brasil vai ficar rico Vamos faturar um milho Quando vendermos todas as almas Dos nossos ndios num leilo Que pas esse? Que pas esse? Que pas esse? H relao entre a letra da msica e alguns dos princpios propostos pela declarao chamada "The Earth Charter Initiative". Identifique quais dos princpios podem fazer frente s crticas contidas na msica: I. Integrar na educao formal e aprendizagem ao longo da vida, conhecimentos, valores e habilidades necessrias para um estilo de vida saudvel. II. Garantir a generosidade e a beleza da Terra para geraes presentes e futuras. III. Defender os direitos de todos, sem discriminao, para um ambiente social apoiado na dignidade humana, sade e bem-estar espiritual, com especial ateno aos direitos dos povos indgenas e minorias. IV. Garantir que as atividades e instituies econmicas em todos os nveis promovam o desenvolvimento humano de modo equitativo e sustentvel. V. Fortalecer as instituies democrticas em todos os nveis e assegurar transparncia e responsabilidade na gesto pblica, inclusive na participao e tomada de deciso e acesso a justia. Esto corretas apenas as afirmativas: Escolher uma resposta. a. I, IV e V.

b. III, IV e V. c. I, III e V. d. II, III e V. e. I, II e IV. Resposta Correta: III, IV e V QUESTO 4 Leia atentamente os textos a seguir: Texto 1 A globalizao tem seus efeitos positivos, como a informao em rede, o avano da democracia, o maior acesso s informaes, a educao distncia, a rpida disseminao dos conceitos de desenvolvimento sustentvel (Henderson, 2003, citado por Yaeko, 2011). Texto 2 (...) h que se pensar nos efeitos perversos da globalizao, como a desigualdade social, o desemprego, a liberalizao e a desregulamentao dos direitos sociais para garantir a competitividade (Souza, 2004, citado por Yaeko, 2011). Ao pensarmos na funo dos textos para a compreenso do conceito de globalizao possvel afirmar que: Escolher uma resposta. a. O Texto 1 est correto e o Texto 2 est incorreto. b. O Texto 1 no trata do mesmo fenmeno apresentado no Texto 2. c. Os textos se complementam. d. O Texto 1 est incorreto e o Texto 2 est correto. e. O Texto 1 se ope ao Texto 2. Resposta Correta: Os textos se complementam. QUESTO 5 Leia com ateno: O ser humano no dono, mas sim inquilino da terra e do sistema solar. A humanidade depende da disponibilidade de terra, gua e ar no planeta. Ultrapassar os limites existentes significa caminhar para o suicdio e o ecocdio [1] . A afirmao est diretamente relacionada ao conceito de: [1] Alves, J. E. D. A terra no limite. Revista Veja, Edio Especial. Ano 43,Dezembro, 2010. Escolher uma resposta. a. Realidade Virtual. b. Globalizao. c. Biodiversidade. d. Responsabilidade Social. e. Sustentabilidade.

Resposta Correta: Sustentabilidade. QUESTO 6 De acordo com as consideraes do captulo 1, mais especificamente relatadas no item Tendncias, possvel afirmar que: I) O aumento populacional mundial uma decorrncia do aumento da qualidade de vida. II) A questo da matriz energtica uma das preocupaes recorrentes em termos da sustentabilidade mundial. III) O crescimento dos pases em desenvolvimento, chamados de BRIC depende unicamente do desenvolvimento de novas tecnologias. IV) O desenvolvimento da espiritualidade passa necessariamente pela opo por determinada religio. Esto corretas as afirmativas que constam em: Escolher uma resposta. a. II e V. b. II e III. c. I e III. d. II e IV. e. I e II. Correto Resposta Correta: I e II. Aula tema 02: O MUNDO DO TRABALHO QUESTO 1 No Brasil, o estudo das funes e tarefas de funcionrios para desenho e descrio de cargos vem passando por modificaes importantes desde a dcada de 90. Entre estas, destacam-se a ampliao do espao ocupacional e a nfase na entrega esperada (expectativa de resultados) . A explicao para essas mudanas considera que: Escolher uma resposta. a. Os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funes de acordo com os resultados esperados. b. Os cargos devem incluir conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam ao aprendizado contnuo. c. A flexibilidade e o foco em desenvolvimento contnuo so de responsabilidade das pessoas. d. O processo de horizontalizao tem mudado no apenas os processos de trabalho, mas os requisitos exigidos do profissional e sua relao com a empresa. e. O desenvolvimento horizontal se torna mais importante do que o crescimento vertical por cargos.

Resposta Correta: a. Os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funes de acordo com os resultados esperados. QUESTO 2 Leia as charges abaixo:

Escolher uma resposta. a. A globalizao tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os pases menos desenvolvidos se aproximem dos mais avanados, mesmo que de forma desigual. b. O fenmeno da globalizao trouxe vantagens para a humanidade no que se refere melhoria da qualidade de vida.

c. Os benefcios gerados pela globalizao so acessveis apenas para uma parcela da populao mundial. d. A globalizao um fenmeno mundial que promoveu a integrao dos povos em termos econmicos e culturais. e. A globalizao gerou consequncias positivas e negativas para os povos ao redor do mundo. Resposta Correta: c. Os benefcios gerados pela globalizao so acessveis apenas para uma parcela da populao mundial QUESTO 3 Leia o texto a seguir: Depois de contratar 400 profissionais de TI em 2010, o HABC Global Technology, empresa de servios de TI para o banco HSBC, pretende contratar mais 200 pessoas. Precisamos de gente com ingls fluente, diz Jacques Depocas, executivo da empresa. (Fonte: Giardino, 2011. Conversa de Corredor. Revista Voc S. A., Maro/2011) Leia as afirmativas abaixo: I. A situao do mercado de trabalho brasileiro positiva, pois tem oferecido muitas e novas oportunidades de emprego. II. As empresas multinacionais (que tem origem em outros pases) sempre do preferncias aos profissionais da mesma nacionalidade. III. O nmero de contrataes vem aumentando em diversos setores, ao mesmo tempo os processos seletivos esto mais exigentes. IV. As melhores chances de evoluo profissional so oferecidas por empresas europeias e asiticas. As afirmativas que, se verdadeiras, complementam a ideia do texto esto em: Escolher uma resposta. a. I e II. b. I e III. c. I e IV. d. III e IV e. I e V. Resposta Correta: b. I e III QUESTO 4 Leia o texto abaixo: Novas profisses tm mudado o mercado de trabalho. Gastronomia e moda, por exemplo, so carreiras novas que mudaram o conceito de roupas e comidas no Brasil. Se antes o que importava era apenas matar a fome, hoje quase imprescindvel saber quem assina o prato do dia. Porm, preciso tomar cuidado com os modismos, avisam os especialistas. Se por um lado as novas carreiras atraem muitos candidatos, aps um tempo, elas tendem a inchar o mercado e falta emprego.

O contrrio tambm acontece. Nas dcadas de 80 e 90, muita gente deixou de fazer engenharia com medo de ficar desempregado; hoje, as empresas correm atrs dos engenheiros com ofertas de salrios generosas. Para Karin Pardi, especialista em carreiras, depois de um tempo, a profisso passou a ser muito valorizada exatamente pela falta de mo de obra. Se tiver vocao para carreiras mais tradicionais, como medicina e direito, nunca fuja do mercado tradicional. Sempre haver espao, dizem os especialistas. Leia as afirmativas abaixo, retiradas da discusso proposta pelo captulo, e escolha aquela que melhor expressa a idia do texto. Escolher uma resposta. a. O termo profissional sustentvel recente e para os especialistas algum que pratica a responsabilidade social em sua rotina cotidiana. b. H uma tendncia no mercado de trabalho para que as carreiras tradicionais voltem a oferecer maior nmero maior de vagas e salrios generosos c. As novas ocupaes, como Psiclogo de Animais e Corretores de Cabelo so possibilidades de gerao de renda de uma maneira pouco comum. d. A escolha por ocupaes emergentes ou por carreiras tradicionais deve levar em conta os resultados de uma auto avaliao criteriosa. e. Segundo especialistas, alguns dos elementos da empregabilidade so: motivao, autoconfiana e comprometimento. Resposta Correta: d. A escolha por ocupaes emergentes ou por carreiras tradicionais deve levar em conta os resultados de uma auto avaliao criteriosa. QUESTO 5 Leia atentamente o texto: Uma pesquisa realizada pela Revista Voc S/A e apresentada em sua edio de Maro/2011, teve como objetivo definir o Mapa do Emprego no Brasil em funo da previso de contrataes para o ano de 2011. Participaram 217 empresas, de pequeno, mdio e grande portes, pertencentes a 17 setores diferentes. Uma das questes levantadas pela pesquisa buscou identificar quais so as caractersticas (entre habilidades tcnicas e comportamentais) que as empresas procuram na hora de contratar. O resultado foi apresentado como um ranking, onde as 10 caractersticas mais citadas foram: 1 boa comunicao; 2 flexibilidade; 3 liderana; 4 alta energia; 5 pensamento estratgico; 6 ingls; 7 - poder de conectar-se com pessoas; 8 otimismo; 9 poder de anlise; 10 raciocnio lgico. A partir da anlise destes dados possvel concluir que: Escolher uma resposta. a. Habilidades tcnicas e comportamentais tm o mesmo peso na hora da contratao, segundo as empresas pesquisadas.

b. As empresas participantes da pesquisa so extremamente exigentes e procuram profissionais raros. c. O perfil profissional desejado apia-se em slida formao tcnica, pois as habilidades comportamentais variam entre as pessoas e a cultura organizazicional. d. Os requisitos mais valorizados pelas empresas mostram uma preocupao com o grau de instruo e a qualidade do ensino no pas. e. As habilidades mais procuradas na opinio das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais. Resposta Correta: e. As habilidades mais procuradas na opinio das empresas pesquisadas se referem a habilidades comportamentais. QUESTO 6 Campos (2011), ao tentar conhecer os fatores relevantes para a empregabilidade no Brasil, definiu alguns comportamentos necessrios para manuteno do emprego, so eles: Escolher uma resposta. a. Capacidade para identificar, organizar, planejar e alocar recursos de forma eficiente e eficaz, o que se traduz em habilidades organizacionais relevantes. b. Habilidades para lidar com novas tecnologias e sistemas gerenciais, gerenciamento de crises e tomada de deciso em sistemas complexos. c. Compreenso de sistemas complexos, incluindo sistema tcnico e social, bem como o trabalho com vrias tecnologias. d. Atuao visando soluo de problemas, gerenciamento de pessoal, habilidades organizacionais, para desenvolver trabalhos em equipe, negociao e compreenso sistmica. e. Condies de trabalhar cooperativamente com pessoas de diversos nveis de conhecimento e habilidades, alm de contribuir com ideias e sugestes. Resposta Correta: d. Atuao visando soluo de problemas, gerenciamento de pessoal, habilidades organizacionais, para desenvolver trabalhos em equipe, negociao e compreenso sistmica.

Vous aimerez peut-être aussi