Vous êtes sur la page 1sur 6

Resumo das trs aulas de Sociologia

Aula 1 Sociologia e o Mtodo Positivista


O que Sociologia?
o estudo da sociedade. Procura compreender as diferentes sociedades. Surgida no sc. XIX como decorrncia da necessidade dos homens de compreender os inmeros problemas sociais que estavam aparecendo, em propores nunca vistas, devido industrializao iniciada no sc. XVIII. A sociologia estuda os fenmenos sociais, tentando explic-los e analisando os seres humanos em suas relaes de interdependncia.

Como eram as cidades antes das indstrias?


A vida na cidade era pacata, tranquila. As questes sociais eram estagnadas. No havia tantos problemas sociais, como por exemplo, de habitao. A maior parte da populao estava na zona rural.

Por que a Sociologia no existia nas sociedades pr-capitalistas?


Porque as cidades antes das revolues e da industrializao no se apresentavam como objeto de anlise/estudo.

Por que esta cincia conhecida como cincia da crise?


Porque fruto da crise gerada em toda sociedade europeia pela Revoluo Industrial.

Surgimento da Sociologia na Europa


Perodo de Formao = ocorre no sculo XVIII, quando surgem as primeiras tentativas e pensadores buscando pensar a sociedade de forma cientfica, mas sem superar, ainda, a viso filosfica ento predominante. Perodo de Sistematizao = marca o nascimento da nova no sculo XIX, quando surgem as grandes obras sociolgicas e os pensadores clssicos desta cincia, os quais lanas as bases tericas e metodolgicas da cincia da sociedade. Perodo de Consolidao = ocorre no sculo XX, quando reconhecida como cincia. As bases so aplicadas, tornando-se institucionalizada (entra nas universidades).

O que positivismo?
uma corrente filosfica criada por Comte que nega radicalmente os pensamentos teolgicos e metafsicos, supervalorizando o empirismo (baseados na observao em vez de intuio).

Filosofia da histria

Teologia = A sociedade governada por foras sobrenaturais. Explicao atravs da religio. Os fenmenos so explicados atravs de vontades de seres sobrenaturais e/ou transcendentais. Metafsica = A sociedade comea a ser vista em termos naturais (no sobrenaturais), da fora essencial que os governa. Onde os fenmenos so explicados por meio de foras ocultas e/ou entidades abstratas. As abstraes personificadas substituem as vontades sobrenaturais. Positiva = A sociedade governada pela cincia experimental. Conhecimentos cientficos = fatos devem ser comprovados por experincias prticas. O esprito humano renuncia a busca das causas primrias e dos fins ltimos, subordinando os fenmenos a leis naturais experimentalmente demonstradas.

Diviso do Positivismo
Positivismo Heterodoxo = Aproxima-se dos estudos iniciais de Comte quando iniciou os pensamentos sobre a sociedade. Positivismo Ortodoxo = As ltimas concepes comteanas. por assim dizer, a prpria religio da humanidade criada por Comte.

O Positivismo no Brasil
1891 Os positivistas influenciaram na constituio, e a bandeira do Brasil passou a ostentar o lema Comteano: Ordem e Progresso.

A Sociologia no Brasil
Formao: Sculo XIX at 1930 com o incio da industrializao no Brasil, sob forte influncia do positivismo Comteano. Organizao e Institucionalizao: De 1930 a 1945 quando a sociologia coloca seus alicerses no Brasil. Na Europa j estava institucionalizada. Consolidao: A partir de 1945, marcada pela aplicao de referenciais tericos oriundos da Europa e Estados Unidos.

Termos mais complicados:


Positivismo: foi uma corrente filosfica iniciada por Auguste Comte, onde as ideias de percepo humanas so baseadas na observao, exatido, deixando de lado teorias e especulaes da Teologia e Metafsica. Segundo Comte, as cincias que so positivistas so a Matemtica, Fsica, Astronomia, Qumica, Biologia e a recmcriada Sociologia, que se baseia em dados estatsticos. Metafsica: possui origem grega e significa: meta: depois de, alm de e fsica/physis: natureza ou fsico, e trata-se de um ramo da filosofia que se ocupa em estudar a essncia do mundo. Pode ser definida como o estudo do ser ou da realidade, e se destina a buscar respostas para perguntas complexas como: O que realidade? O que a vida? O que natural? O que sobrenatural? O que nos faz essencialmente humanos? Fetichismo: culto de objetos que se supe representarem entidades espirituais e possurem poderes de magia. Ortodoxo: aquilo que segue risca o que diz uma palavra ou regra.

Heterodoxo: o que ou quem se manifesta contrrio a uma doutrina ortodoxa Empirismo: aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experincias e observaes. Teorias no bastam, somente atravs da experincia, de fatos ocorridos e observados, um conhecimento considerado pelo empirista. Humanismo: a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importncia. Religio da Humanidade: o sistema religioso criado pelo francs Augusto Comte em 1854 como coroamento da carreira filosfica, em que procurou estabelecer as bases de uma completa espiritualidade humana, sem elementos extra-humanos ou sobrenaturais. A Religio da Humanidade tambm conhecida como "Positivismo religioso". Lei dos Trs Estados: Lei dos trs estados a coluna principal na qual est assentado o edifcio filosfico, cientfico e poltico elaborado pelo pensador francs Auguste Comte (1798-1857), o fundador do positivismo. A Lei dos Trs Estados o fundamento da obra de Comte, aplicando-se aos vrios mbitos da existncia humana, desde as belas-artes at a poltica, passando pelas cincias e pela economia. Ela uma concepo ao mesmo tempo epistemolgica, histrica e filosfica (em sentido amplo), tendo permitido a Comte criar a Sociologia, a Histria das Cincias e tambm a Psicologia Positiva (por ele chamada de "Moral").

Aula 2 Os Mtodos Sociolgicos nas Concepes Positivista e Compreensiva


mile Durkheim
Mtodo Positivista-Funcionalista Funcionalismo: Como funciona as partes. Da parte p/ o todo. Do fato social p/ a sociedade. Regra fundamental: Tratar o Fato Social como coisa. Ser objetivo (neutro) na pesquisa, afastando sistematicamente as prenoes.

Fatos Sociais
Regras morais, costumes, dogmas que consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivduo e estabelecida em toda sociedade, dotadas de um poder de coero sobre este mesmo indivduo. Esta ao coercitiva do fato social o que nos impede ou nos autoriza a praticar algo, por exercer uma presso em nossa conscincia, dizendo o que se pode ou no fazer. Assim, os fatos sociais so produtos da vida em sociedade, e sua manifestao o que interessa a Sociologia.

Caractersticas dos Fatos Sociais:


Coercitividade: fora com a qual os padres culturais de uma sociedade se impem ao indivduo. Exterioridade: esses padres so exteriores ao indivduo e independentes de sua conscincia. Generalidade: os fatos sociais so coletivos, existem para todo o grupo ou sociedade.

A funo integradora dos Fatos Sociais.


Quando prevalecem os fatos sociais normais numa sociedade, esta se encontra em estado de integrao, ordem e harmonia. Mas se os fatos sociais patolgicos esto em evidncia, a sociedade encontra-se em crise, o que Dukheim chama de anomia, que a ausncia de regras ou fatos sociais suficientemente fortes para que a sociedade se mantenha integrada. Ex.: Educao: Fato integrador, pois o mecanismo bsico de reproduo de valores sociais. Desemprego: Fato desintegrador, devido aos problemas que seus efeitos impem coeso social. Crime: desintegrador quando h impunidade, pois o torna um fatos social patolgico. Todavia pode ser integrador, pois a sociedade se une na reprovao conduta praticada pelo criminoso, manifestando-se, fazendo passeatas e reivindicando segurana.

Max Weber
Sociologia Compreensiva = no basta observar, necessrio compreender. Segundo Weber, no possvel ser totalmente neutro nas pesquisas. Sempre haver subjetividade no processo de pesquisa.

Conceitos fundamentais da teoria weberiana. Ao Social


todo comportamento cuja origem depende da reao ou da expectativa de reao de outras partes envolvidas. A ideia central da ao social a existncia de um sentido na ao: ela se realiza de uma parte (agente) para outra. Como toda relao social, determinada no s pelos resultados para o agente, mas tambm pelos efeitos (reais ou esperados) que pode causar ao outro.

Tipos de ao social
(1) ao tradicional, cuja realizao se deve a um costume ou um hbito enraizado (v. Tradio); (2) ao afetiva ou emocional, motivada por sentimentos do agente pelo seu(s) interlocutor(es); (3) ao racional com relao a valores, atitudes que envolvem um planejamento orientado pelos princpios do agente; (4) ao racional com relao a fins, atitudes cujo planejamento orientado pelos resultados que sero alcanados com sua realizao.

Termos mais complicados:


Funcionalismo: procura explicar aspectos da sociedade em termos de funes realizadas por instituies e suas consequncias para sociedade como um todo. Cada instituio exerce uma funo especfica na sociedade e seu mau funcionamento significa um desregramento da prpria sociedade. Fato Social Normal: aquele fato que no extrapola limites dos acontecimentos mais gerais de uma determinada sociedade e que reflete os valores e as condutas aceiras pela maior parte da populao.

Fato Social Patolgico: aquele que se encontra fora dos limites permitidos pela ordem social e pela moral vigente. Anomia: um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformaes ocorrentes no mundo social moderno. A partir do surgimento do Capitalismo, e da tomada da Razo, como forma de explicar o mundo, h um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados concepo religiosa. A Modernidade, com seus intensos processos de mudana, no fornece novos valores que preencham os anteriores demolidos, ocasionando uma espcie de vazio de significado no cotidiano de muitos indivduos. Este termo mostra que algo na sociedade no funciona de forma harmnica. Algo desse corpo est funcionando de forma patolgica ou "anomicamente." Coeso Social: as foras que mantm os homens juntos (unidos) em sociedade.

Aula 3 O Socialismo de Marx e Engels.


Por que os revolucionrios Marx e Engels pretendiam diferenciar-se dos socialistas que os antecederam?
Porque seus antecessores agiam ou se comportavam de maneira utpica, filosfica, inclinando-se para o lado dos senhores capitalistas. Enquanto Marx e Engels buscavam um socialismo cientfico, procurando analisar criticamente a sociedade capitalista, tendo como objetivo dotar a classe trabalhadora de uma anlise da sociedade de seu tempo.

Socialismo Utpico.
Tentativa de conciliar o capital e trabalho, imaginando que, enuanto os homens ficariam mais ricos, mais ainda eles ajudariam os pobres.

Socialismo Cientfico.
Enquanto o avano tcnico permita o domnio crescente do ser humano sobre a natureza, gerando o progresso e o enriquecimento de alguns homens, a classe operria era cada vez mais explorada e empobrecida.

Quais so os objetivos de Karl Marx?


Marx procurava realizar uma crtica radical sociedade capitalista, colocando em evidncia os seus antagonismos e contradies.

O que pretende a teoria de Marx?


Na teoria marxista, o materialismo histrico pretende a explicao da histria das sociedades humanas, em todas as pocas, atravs dos fatos materiais, essencialmente econmicos e tcnicos. Encontrar a explicao para as causas dos problemas sociais.

Materialismo Dialtico.

o modo de pensarmos as contradies da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditria em permanente transformao. Dialtica: a forma de raciocnio na qual toda ideia possui necessariamente seu oposto. Toda tese possui sua sntese e consequentemente, uma sntese. Mais-Valia: a diferena do valor produzido pela fora de trabalho e o custo de sua manuteno. Ou seja, o lucro obtido pelo empresrio burgus. Para Marx, pare do lucro do patro teria que ser dividido igualmente entre os funcionrios.

Quando podemos observar o carter social da produo e do trabalho?


Quando a produo no para subsistncia do produtor, mas para outras pessoas que vo consumir o seu produto. Ao produzir para as necessidades dos demais, voc estar submetido a uma dependncia social.

Quando a produo de carter social (que tem valor de troca) se converte em meio de subsistncia para o produtor?
Esta produo s se converter em meio de subsistncia para o produtor depois de convertida em dinheiro. Assim, o produtor poder utilizar o dinheiro para compra de algo que tenha valor de uso para si.

Outros termos.
Ideologia: o sistema de ideias que compreendem uma doutrina poltica ou social seguida por um partido ou grupo social. Globalizao: Palavra que designa a constituio de uma economia mundial, caracterizada pelo enfraquecimento dos Estados-nao e pela interdependncia casa vez maior entre as diversas regies do planeta.

Outros termos mais difceis bem como os citados neste resumo podero ser encontrados no Glossrio da pgina 177 do livro.

Vous aimerez peut-être aussi